Sie sind auf Seite 1von 24

MICROSCOPIA DE ALIMENTOS

Prof. MSc. Sheylla Maria Luz Teixeira

Microscopia de Alimentos
Carga horria semestral: 40 horas Carga horria semanal: 02horas Disciplina obrigatria do 5 perodo Pr-requisito: Microbiologia Bsica

Microscopia de Alimentos
Objetivo:
Identificar microscopicamente corpos estranhos (insetos ou partes deles), microrganismos, sujidades de natureza diversa (areia, terra, pedras, cascas, paus, etc) que possam contaminar os alimentos de maneira acidental ou intencional.

Microscopia de Alimentos
OBJETIVOS ESPECFICOS:
Realizar anlise microscpica de alimentos, atravs de microscopia ptica. Preparar amostras para os diversos tipos de microscopia. Conhecer a microestrutura de diversos tecidos vegetais. Verificar contaminao dos alimentos por substncias estranhas. Isolar e quantificar sujidades dos alimentos Compreender as tcnicas avanadas de microscopia (fluorescncia e eletrnica de varredura) descritas na literatura. Escolher quais os mtodos microscpicos que devem ser aplicados para pesquisa e controle de qualidade dos alimentos. Interpretar e descrever cientificamente os resultados.

Microscopia de Alimentos
Ementa: Introduo. Princpios e equipamentos para Microscopia ptica, eletrnica de varredura, de fluorescncia. Preparao de amostra e aplicao na rea de alimentos. Histologia, pesquisa de substncias estranhas e mtodos analticos de isolamento de sujidades na microscopia de alimentos.

Microscopia de Alimentos
Bibliografia:
Barbieri, M. K. Microscopia de Alimentos: Identificao histolgica, isolamento e deteco de material estranho em alimentos. Campinas: ITAL, 1990. Atlas de Microscopia Alimentar Identificao de Elementos Histolgicos. Fungos em alimentos: ocorrncia e deteco, ITAL 2001, 82p. Microscopia em alimentos: identificao histolgica e material estranho, ITAL -2001, 151 p. Insetos de gros armazenados aspectos biolgicos e identificao, ITAL - 2002 Farmacopia Brasileira 4 Edio Editora Canuto - So Paulo - 1997 OLIVEIRA, Fernando; AKISUE, Gokithi; AKISUE, Maria Kubota Farmacognosia 1 edio, Editora Atheneu, So Paulo, 2005, 426 p. CECCHI, Heloisa Mascia Fundamentos Tericos e Prticos em Anlise de Alimentos 2 edio- Editora da Unicamp., Campinas, S.P. 2003, 207p.

PROGRAMA TERICO:
Introduo: 1.1 - Apresentao preliminar dos diferentes tipos de microscopia e aplicaes dos mesmos na rea de alimentos. 1.2 - Historia da microscopia; 2. Microscopia ptica: 2.1 - Percepo das estruturas; 2.2 - Interao com a luz, profundidade de campo; contraste 2.3 - O microscpio ptico, partes e funcionamento 2.4 - Comparao com o microscpio eletrnico de varredura.

PROGRAMA TERICO:
3. Histologia e Anatomia Vegetal na Microscopia: 3.1 - Reconhecimento de elementos histolgicos 3.2 - Reconhecimento de gros de amido 3.3 - Reconhecimento dos produtos atravs de sua microscopia. 4. Pesquisa de Substncias Estranhas nos Alimentos pela Microscopia: 4.1 - Preparao da amostra: tratamentos preliminares, qumicos e complementares

PROGRAMA TERICO:
5. Microscopia Eletrnica de Varredura (MEV) 5.1 - Princpios, funcionamento e preparo de amostras 5.2 - Uso na rea de alimentos. 6. Microscopia de fluorescncia 6.1 - Princpios, equipamento 6.2 - Fatores que afetam a fluorescncia 6.3 - Fluorescncia primria e secundria: preparao de amostras 6.4 - Uso na rea de alimentos.

PROGRAMA PRTICO:
Microscopia ptica:
O microscpio ptico, partes e funcionamento

Histologia e Anatomia Vegetal na Microscopia:


Preparao de amostras Reconhecimento de elementos histolgicos Reconhecimento dos produtos atravs de sua microscopia. Identificao de amidos.

Pesquisa de Substncias Estranhas nos Alimentos pela Microscopia:


Preparao da amostra: tratamentos preliminares, qumicos e complementares

MICROSCOPIA
Cincia que estuda os mtodos e as aplicaes em que se usa o Microscpio para observao de objetos, ou pormenores de objetos, com dimenses inferiores ao limite de resoluo do olho humano (0,1 mm).

Classificao dos microscpios em funo do nmero de lentes.


Microscpio simples ou Lupa apenas possui uma lente ou um sistema de lentes centradas; Microscpio composto possui dois sistemas de lentes centradas, ocular e objetiva, para produzir uma imagem ampliada;

Classificao do microscpio composto.


Em funo do princpio de iluminao que utiliza: Fotnico: em que o responsvel pela transmisso de imagem um feixe de ftons (luz visvel, ultravioleta ou infravermelho); Eletrnico: emprega um feixe de eltrons para produzir imagens ampliadas.

Histria do Microscpio
Melhorias do sculo XVIII O sculo XVIII foi uma poca de melhorias nas lentes e microscpios: maior estabilidade, preciso de foco e facilidades de uso. Os instrumentos at passaram a ser anunciados em diversas publicaes pelo mundo inteiro, e vrios microscopistas lanavam seus modelos. Por volta do ano de 1742, os microscpios que projetavam imagens fizeram grande sucesso. Uma das diverses da poca era visitar os espetculos de projeo microscpica.

Histria do Microscpio
Esquema retratando a forma de utilizao do microscpio de projeo solar e um espetculo de projeo microscpica.

Histria do Microscpio
Modelo de microscpio italiano de 1700

Microscpio solar de projeo, modelo italiano de 1760

Histria do Microscpio
Microscpios no sculo XIX No sculo XIX, os fabricantes de microscpios desenvolveram novas tcnicas para fabricao de lentes. Passaram, tambm, a utilizar espelhos curvos para melhorar a capacidade de foco desses instrumentos. Em 1840, os Estados Unidos passaram a fabricar microscpios, uma atividade at ento restrita basicamente Inglaterra. Finalmente, por volta de 1880, os chamados microscpios pticos atingiram a resoluo de 0,2 micrmetros, limite que permanece at os dias de hoje.

Histria do Microscpio
Microscpio com espelhos e conjunto de acessrios. Modelo construdo pelo italiano Giovan Battista em 1813

Histria do Microscpio
Microscpios de uma lente
Ainda no final do sculo XVII, o cientista alemo Antoni Van Leeuwenhoek fez descobertas significativas, usando simples microscpios com apenas uma lente. Empregando tcnicas revolucionrias na poca para a construo de lentes, Leeuwenhoek produziu instrumentos com magnificao entre 50 e 200 vezes. Com o grande sucesso, os microscpios simples conquistaram um lugar ao lado dos modelos compostos de vrias lentes. Na verdade, at o incio do sculo XIX, alguns dos melhores microscpios podiam ser usados como simples ou compostos.

Histria do Microscpio

Microscpio de uma lente datado de 1700. Esse tipo de instrumento foi popularizado por Leeuwenhoek no final do sculo XVII.

O Microscpio na atualidade
Atualmente, os microscpios e as tcnicas de observao esto bastante avanados. Os modelos pticos confocais possibilitam regulagens extremamente precisas no foco e na capacidade de ampliao. Novos microscpios eletrnicos esto levando a observao a um limite que os cientistas do sculo XVI jamais imaginariam: o nvel atmico. No sculo XX, o microscpio conquistou seu espao em campos to diversos quanto a medicina e a engenharia.

O Microscpio na atualidade

Os microscpios eletrnicos permitem um fator de aumento da ordem de centenas de milhares de vezes.

O Microscpio na atualidade
O microscpio eletrnico foi inventado no incio dos anos 30, pelo alemo Ernest Ruska. Esses instrumentos utilizam feixes de eltrons e lentes eletromagnticas, no lugar da luz e das lentes de vidro, permitindo ampliaes de at um milho de vezes. H 3 tipos bsicos de microscpio eletrnico: transmisso (para observao de cortes ultrafinos), varredura (para observao de superfcies) e tunelamento (para visualizao de tomos).

O Microscpio na atualidade

Microscpio eletrnico de varredura

Das könnte Ihnen auch gefallen