Sie sind auf Seite 1von 23

Hospital Israelita Albert Einstein pesquisa planta amaznica para criar novo medicamento contra o cncer

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) vem realizando pesquisas em seres humanos para a criao de um medicamento contra o cncer, produzido a partir de uma erva da Amaznia chamada Avels. Trata-se de um estudo indito no Brasil com pesquisas de erva da flora amaznica cujo objetivo criar uma nova opo para o tratamento do cncer. O estudo entrar na fase 2, ou seja, somente os pacientes que j esto participando das pesquisas continuaro a ser avaliados at a concluso do trabalho. Este estudo realizado em pessoas pela primeira vez no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), instituio com um dos mais avanados centros oncolgicos da Amrica Latina. A planta Avels (Euphorbia tirucalli), tpica das regies norte e nordeste do Pas, produz uma seiva semelhante ao ltex e j foi estudada por meio da anlise de sua ao em clulas em cultura e em animais. A erva utilizada na cultura popular h dcadas como planta medicinal, mas sem comprovao cientfica como benfica ao tratamento do cncer em humanos. Isso levou realizao de estudos laboratoriais que, de fato, comprovaram uma atividade antitumoral de substncias presentes na Avels. Caso os resultados iniciais sejam positivos, estudos mais aprofundados da ao da Avels em tumores podero revelar uma nova gerao de medicamentos para o cncer, explica dr. Auro Del Giglio, Gerente do Programa Integrado de Oncologia do Einstein e um dos coordenadores do estudo. O novo medicamento poder ser disponibilizado ao mercado depois

de avaliada sua eficincia e grau de toxidade, o que ser feito aps novos estudos que comprovem sua eficcia e sua aprovao pelas instituies responsveis. A pesquisa realizada por meio da parceria entre o IIEP e a PHC Pharma Consulting empresa de consultoria e assessoria cientfica, especializada no segmento industrial farmacutico. O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein um dos diferenciais que conferem ao Hospital Israelita Albert Einstein a posio de liderana no setor da sade, atuando em parceria com importantes instituies de pesquisa cientfica no pas e no exterior, agncias nacionais e internacionais de fomento e rgos governamentais. Fonte: www.einstein.br/Pesquisa/Paginas/Pesquisa-com-plantaamazonica-avelos.aspx

30/8/2009 - Plantas Medicinais


Cientistas testam a Aveloz ,planta encontrada no Brasil, no tratamento de doenas graves ,como o cncer de mama

Em vez de folhas, ramos que se entrelaam e inspiram vrios nomes populares:rvore lpis,pau pelado,dedinho,labirinto. Mas, aveloz o mais conhecido.A espcie teve origem na frica e se deu bem em vrias regies de clima tropical.A aveloz uma rvore de porte mdio que se adaptou muito bem ao clima do nordeste, em So Paulo mais difcil de ser vista. Mas, a ao teraputica da planta uma velha conhecida da cultura popular.Dos ramos sai uma seiva branca , uma espcie de ltex , que pode at queimar a pele. muito txico, mas partir desta seiva que comea uma histria, que se der certo, vai terminar nas prateleiras das farmcias.O ltex da planta usado h muito tempo pela medicina popular para tratar alguns tipos de cncer. Entrevista com Luiz Francisco Pianowski

farmacutico: "De todos os produtos que eu trabalhei, que j esto no mercado e que eram derivados de plantas, todos eles vieram de conhecimento popular." Luiz Francisco Pianowsky dirige este laboratrio de pesquisa e desenvovimento farmacutico que j colocou no mercado cerca de treze medicamentos derivados de plantas.Agora a aveloz que ocupa as bancadas do laboratrio. O primeiro composto desenvolvido a partir da Avelz foi batizado de am 10. Nos testes feitos em laboratrio ele revelou ao analgsica ,antiinflamatria e tambm agiu diretamente em clulas com cncer. Entrevista com Luiz Francisco Pianowski farmacutico: "Ns fizemos testes mostrando a ao citotxica ,ou seja, destrem as celulas cancergenas, linhagens ento de mama, leucemia prostata e pulmo.Mas precisamos de uma avaliao cientfica com humanos" O estudo com pacientes comeou em 2008 sob a superviso do mdico Auro Del Giglio, coordenador do programa de oncologia do hospital Albert Einstein, na zona sul de So Paulo. Entrevista com Dr.Auro Del Giglio-oncologista Hospital Albert Einstein: "Esse estudo envolveu seis pacientes, ns tivemos s uma estabilizao, cinco pacientes no responderam.Mas,no primeiro nvel da droga, no nvel que utilizamos, ns j conseguimos ver algumas toxicidades desta droga de tal modo que paramos o aumento das doses que estava previsto.Ns acreditamos atravs de dados pr clnicos que essa droga estimule a morte celular programada das clulas tumorais O mdico informou que a chamada fase dois do estudo ainda no comeou . Entrevista com Luiz Francisco Pianowski farmacutico: "Este um momento muito importante para a cincia brasileira, porque h uma grande expectativa que na biodiversidade que ns temos,muitas drogas novas possam surgir, muitos pacientes possam se beneficiar, s que esse processo tem que acontecer dentro de parmetros cientficos bem determinados. Ento,eu recomendo cautela, aguardar, pacincia, porque a cincia evolui desta forma." Autor: Editora-Chefe:Vera Diegoli. Reportagem:Mrcia Bongiovanni. Pauta:Paula Piccin. Edio de Texto:Camila Doretto.Imagens: Adilson de Paula e Alexandre Bissoli. Edio de Imagens: Joo Kralik.

Oleo de Copaiba,Composto 10 Ervas,Graviola,Extrato de aveloz.

Mais indicado em casos com metastase

Descrio:

Composto 10 Ervas:

Composto de ervas que aumentam a imunidade.

Graviola: uma arma contra o cncer

A Graviola 10.000 vezes mais forte do que quimioterapia por drogas, e sem efeitos colaterais...

A Mdica Socorro Magalhes conta que pesquisadores dos Estados Unidos e de outros pases descobriram que a folha da graviola contm substncias medicinais, chamadas acetogeninas, que curam muitos tipos de cncer. Dentro de um tubo de ensaio matam clulas cancergenas dez mil vezes mais rpido que o melhor remdio usado nos hospitais, mas at agora os laboratrios no conseguiram sintetiz-las para patentear o remdio, por isso elas s so usadas em sua forma natural. Na capital do Texas, uma pequena empresa - Raintree - a maior distribuidora de graviola e outras plantas medicinais da Amaznia, enviando-as de l para todo o mundo. A Raintree importa cerca de 400 toneladas de plantas do Brasil, Peru e Equador. Quem comanda essa operao a naturopata Leslie, uma texana que, aos 24 anos, descobriu ter uma forma rara de leucemia, conseguindo curar-se com o tratamento fitoterpico.

H pesquisas nos EUA indicando que vrios dos ingredientes ativos da graviola matam clulas malignas de 12 diferentes tipos de cncer, incluindo mama, ovrio, clon, prstata, fgado, pulmo, pncreas e linfomas.

Usando a graviola possvel combater o cncer com uma terapia completamente natural, que no cause efeitos secundrios severos, como nuseas e perda de cabelo, pois a graviola, por ter ao seletiva, destri apenas as clulas doentes, protegendo as clulas saudveis, ao contrrio da quimioterapia, que sai matando todas as clulas indistintamente.

Algumas partes da rvore, como casca, raiz e fruto, so usados h centenas de anos pela populao indgena do Sul da Amrica para o tratamento de doenas cardacas, asma, problemas no fgado e artrite. OBSERVAES

O tratamento com a graviola no combate ao cncer pode ser combinado com vitaminas A, E, C (naturais, e no sintticas) e associada com o aveloz so fulminantes para o cncer de prstata e pulmo.

leo de copaba testado em 9 tipos de cncer

Substncias sintetizadas no laboratrio a partir de componentes isolados do leo de copaba e do breu de pinheiro apresentaram resultados importantes contra nove linhagens de cncer e contra a tuberculose, inibindo ou matando clulas doentes, segundo estudos de pesquisadores do Instituto de Qumica (IQ) e do Centro de Pesquisas Qumicas, Biolgicas e Agrcolas (CPQBA) da Unicamp. O processo com a copaba, executado em nvel de doutorado e patenteado em 2002, ainda carece de testes toxicolgicos para averiguar se as substncias no afetam tambm as clulas normais, o que exigiria estudos mais detalhados sobre dosagens at que se chegue a uma concentrao que no seja txica.

O professor Paulo Imamura, do Departamento de Qumica Orgnica, orientou a doutoranda Ins Lunardi em sua tese (Sntese do sesterterpeno hyrtiosal a partir do cido coplico - Determinao da configurao absoluta do produto natural). Ele explica que uma srie de reaes qumicas envolvendo o leo de copaba levou ao (-)-hyrtiosal, composto isolado da esponja marinha e patenteado por cientistas japoneses em 1992. "Aqueles testes foram dirigidos apenas contra clulas KB, da leucemia, com dosagens de 3 a 10 microgramas por mililitro em clulas doentes, o que uma atividade razovel", informa o professor.

A aluna do IQ, segundo Imamura, sintetizou o (-)-hyrtiosal e tambm compostos anlogos, que passaram por testes no CPQBA, onde o professor Joo Ernesto de Carvalho constatou atividades contra clulas cancergenas de ovrio, prstata, renal, clon, pulmo, mama, mama resistente e melanoma, mais a leucemia. Os resultados so prximos ou iguais aos encontrados na literatura envolvendo outras substncias. Quanto ao breu de pinheiro, transformaes qumicas de um cido resnico nele existente permitiram a obteno de ozondio, um perxido que altamente reativo. "O ozondio foi enviado aos Estados Unidos para um ensaio especfico contra a tuberculose, apresentando um valor de inibio da doena em torno de 85%. Ele demonstrou boa atividade, mas os experimentos pararam por a, pois era preciso chegar acima de 90%, ndice exigido para seguir adiante at os testes in vivo", diz Paulo Imamura.

Testes - O professor Joo Ernesto de Carvalho, coordenador da Diviso de Farmacologia e Toxicologia do CPQBA, realizou as culturas in vitro e recorda que uma das substncias, (-)-hyrtiosal, foi a que apresentou atividade mais seletiva, sobre a linhagem do melanoma. "Se precisasse escolher um dos compostos para dar seguimento s experincias, com testes em animais, seria este", afirma. Ele ensina que a seletividade o que torna o material interessante. Uma substncia que destri todas as linhagens de clulas cancergenas entra no primeiro critrio de excluso, pois provavelmente mata tambm as clulas normais, inviabilizando sua aplicao no paciente. " impossvel obter uma s droga que combata todos os tipos de cncer. No se trata de uma patologia nica, mas de mais de cem doenas, cada qual com etiologia, sintomas, progresso e tratamento prprios", acrescenta.

No CPQBA, as quatro substncias foram deixadas em contato com as linhagens de cncer por 48 horas, quando se interrompeu o processo para determinao de concentrao de protenas, mostrando se houve crescimento, inibio ou morte das clulas em relao s concentraes que variaram de 0,25 a 250 microgramas por mililitro - faixa adotada tambm para drogas j aprovadas. Para passar aos testes in vivo, Carvalho afirma que precisaria de quantidades maiores das substncias sintetizadas.

Dosagem - Apesar da ausncia de testes cito txico, a tese de Ins Lunardi preserva sua relevncia enquanto pesquisa bsica. "Caso as substncias afetem tambm as clulas normais, a limitao aumentaria, j que precisaramos detalhar os estudos sobre a dosagem. Contudo, isso acontece com muitos produtos conhecidos, como o veneno de cobra, muitas vezes letal numa picada, mas que em baixas concentraes funciona como remdio", ilustra Paulo Imamura.

Uma vantagem deste processo est na obteno das matrias-primas: a copaba, cujo leo extrado com a perfurao do tronco (sem corte da rvore), e o pinheiro, abundante em projetos de reflorestamento. "No raro, uma quantidade razovel de droga natural necessita de toneladas de matriaprima. Um exemplo o taxol, aplicado em cncer de tero ou clon, que antes exigia o corte de oito rvores (Taxus brevifolia) de 100 anos de idade para atender a um nico paciente. Isto foi resolvido com o aproveitamento e a transformao qumica de substncia extrada de galhos e folhas de uma espcie europia, a Taxus baccata", explica.

Imamura pessimista quanto possibilidade de a indstria farmacutica nacional investir na pesquisa e viabilizao de medicamentos base do leo de copaba e do breu de pinheiro. Contudo, acha que a solicitao de patente do processo de transformao qumica foi um cuidado necessrio: "No Brasil, costumamos sintetizar substncias academicamente e publicar nossos trabalhos, quando h ocorrncias de grandes indstrias do exterior que se apropriam dos estudos realizados no chamado terceiro mundo, principalmente na rea de fitoqumica. Pelo menos no Instituto de Qumica, j vejo a preocupao de resguardar as pesquisas no apenas como forma de publicao", finaliza.

O Aveloz Funciona assim:


A substncia age nas clulas do cncer induzindo o apoptose uma espcie de suicdio celular. o que chamam de morte celular programada, o que explicou ao G1 Auro Del Giglio, gerente do programa integrado de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos coordenadores do estudo. Em clulas normais, um procedimento que acontece para a renovao das clulas, com as antigas dando lugar s novas. Mas nas clulas do cncer isso quase nunca acontece, e a idia exacerbar essa tendncia.

A tintura do aveloz tem o potencial para, se no fazer regredir, conter, reduzir e eliminar a doena, induzindo o apoptose de muitas das clulas do tumor. No custa lembrar que o cncer basicamente um agrupamento de clulas que se rebelou contra o corpo, multiplicando-se enlouquecida mente e consumindo os recursos do organismo tudo em prol de seu prprio crescimento.

Aveloz , a cura de diversos tipos de cncer est aqui.


Estudo o primeiro de que se tem notcia em solo nacional. Pesquisa est sendo feita no Hospital Israelita Albert Einstein. Cientistas e mdicos brasileiros esto testando em humanos o potencial de uma erva amaznica para o tratamento do cncer. possivelmente a primeira vez que o Brasil submete um medicamento dessa natureza, obtido em solo nacional, aos rigorosos testes mdicos para a aprovao de uma nova droga. A planta a aveloz (nome cientfico Euphorbia tirucalli), tpica das regies norte e nordeste do Pas. Sua ao medicinal j era mencionada na cultura popular, o que motivou a indstria farmacutica a analisar sua ao em clulas em cultura e em animais. Os resultados foram bastante promissores. Ao que tudo indica, a substncia age nas clulas do cncer induzindo o apoptose, uma espcie de suicdio celular. " o que chamamos de morte celular programada", explicou ao G1 Auro Del Giglio, gerente do programa integrado de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos coordenadores do estudo. "Em clulas normais, um procedimento que acontece para a renovao das clulas, com as antigas dando lugar s novas. Mas nas clulas do cncer isso quase nunca acontece, e a idia exacerbar essa tendncia." Com isso, a droga tem o potencial para, se no fazer regredir, pelo menos conter ou reduzir o avano da doena, induzindo o apoptose de muitas das clulas do tumor. No custa lembrar que o cncer basicamente um agrupamento de clulas que se rebelaram contra o corpo, multiplicando-se enlouquecida mente e consumindo os recursos do organismo todo em prol de seu prprio crescimento. Simples de descrever, dificlimo de tratar. Mas agora j temos a tintura de aveloz onde milhar de pessoas j esto se tratando e se curando de forma inacreditvel, no perca tempo, o quanto antes voc tomar as gotinhas maiores sero as chances de cura.

Depoimentos
ESFAGO

Eu, JOO DIONSIO DE FREITAS, encaminho junto a esta os resultados da bipsias feitas antes e depois do tratamento com a tintura de labirinto - AVELS. Junto com o tratamento de quimioterapia e radioterapia, fazia tambm o tratamento com o Avels. Aps o trmino de todo o tratamento, foi realizada endoscopia e tomografia, sendo que no lugar onde existiam as chagas, encontra-se apenas cicatriz. Muito obrigado por tudo e que Deus nosso Pai abenoe a todos. ESTRADA DE ITAPECERICA - Vila Prel - SP CAPITAL.

PELE

Meu nome AIDA AUGUSTA, com cncer na pele, abaixo dos olhos. Tinha vergonha de sair em pblico, pois tinha duas feridas e duas cascas grandes, abaixo dos olhos. Depois que usei o AVELOS em 4 meses caram as cascas e cicatrizou-se as feridas, graas a Deus e ao avelos. Bairro Fragata - PELOTAS - RS. GARGANTA

Amigos, Gostaria de solicitar novamente mais um kit de Avelos, para o Sr. Jose Fcil. Aproveito para agradecer o trabalho de vocs pois o Sr. Jose est muito bem. Ele estava com a doena centralizada na garganta j estava bem avanada quando iniciou o tratamento mdico e o tratamento com o avelos. E hoje ele est muito melhor doena est regredindo e o seu tratamento est caminhando muito bem. Atualmente ele terminou o tratamento de radioterapia mais continua com o tratamento de quimioterapia. A doena foi diagnosticada em abril/2006, e foi operado em 10/maio/2006, os mdicos no estavam esperanosos com o tratamento devido o tamanho do tumor. Hoje ele est muito melhor embora at hoje j faa 128 dias que no se alimenta via oral apenas por sonda nasal. Mais ele est com uma cabea incrvel superando todos os desafios. Nossa famlia s tem a agradecer. Favor confirme se devo contribuir com os mesmos dados anteriores? Muito Obrigada Fique com Deus -Claudinei Fbio - Estrada Municipal - Valinhos/SP FASE TERMINAIS - ESTADOS UNIDOS

Salve! Graas a Deus meu mal e muito pequeno em relao a muitos que lhe escreve. Quero agradecer por terem me respondido o meu e-mail com minhas dvidas. Atualmente moro muito longe dai de minha famlia, moro nos Estados Unidos, mas desde que conheci e tive informaes sobre vocs que no paro de divulgar. Obrigado por mandarem a gotinha para as Irms Lucatto de Limeira-SP, tenho informaes que esto super felizes com as melhoras a olho nu de ambas, uma j foi dada como terminal, mas hoje ela se levantou para ir comer na mesa com a famlia e no sente mais as dores insuportvel do cncer comendo a matria. Digo sempre que somos mero instrumento do senhor e que essas gotinhas pode no ser a cura se no tiver mais algo a ser resgatado aqui na terra, mas se tiver com certeza ter nova oportunidade de vida e mesmo no tendo ao menos far a passagem mais leve, sem dores... Um dia se Deus me permitir quero conhecer voc pessoalmente e fazer parte dessa famlia linda que vocs so ai ajudando a quem realmente precisa. Fiquem com Deus e que ele sempre ilumine vocs dando muita sabedoria. Jose Luis - USA COLITE ULCERATIVA

Lourival Rezende - Jardim Guanabara - Cuiab - MT - Tenho doena de "crohl colite ulceraativa. Estou tomando mais um vidro do "avelos". Graas a Deus no estou sentindo nada mais sobre a doena, est sendo excelente. S.D.S Lourival

PRSTATA

Quero agradecer a vocs, pois meu sogro estava muito mal com c de prstata e vocs me enviaram o avelos e ele tomou fez os exames e baixou muitssimo. Enviamos o kit para o Paraguai - pois ele mora longe de ns o que fazemos com muito amor e carinho. Estou depositando hoje na conta e oportunamente pedir mais avelos agora para trs pessoas mande mais quatro vidrinhos ok MARIA CECILIA - CORONEL SAPUCAIA - MS PNCREA

Junior, remeter se possvel 2 vidros de avelos que a minha me est muito bem tomando-os Tadeu Fraga - Bairro Ingleses - Florianpolis SC - Obs. Se possvel me avise do dia da remessa, obrigado p/ ateno. MAMA

Novamente estou necessitando das gotinhas de Avels para minha esposa. Ela est melhorando muito. O Avels realmente muito bom. Como da primeira vez, enviar no mesmo endereo. Gostaria de saber se possvel fazermos da mesma maneira. Roberto de Camargo - Vila Clementino - So Paulo Obrigado mais uma vez pela ateno. - Muita paz para todos. Que Deus lhes ilumine cada vez mais. PELE

Um amigo que est no segundo frasquinho de aveloz, hoje pela manh ligou-me pedindo mais um para a sua filha que tem doena de pele e ao fazer o tratamento suas feridas deixaram de existir, secando quase por completo e tirou a dor que essa criatura sentia no seu dia-a-dia, inclusive em seu trabalho observaram que sua pele est mudando para uma aparncia sadia, diferente do que ela se encontrava. Aguardamos mais esse atendimento a todos vocs que nos ajudam nesta caminhada de cura! Antonio Darci - Rua Cesrio Chaves - Itaja-SC RETO

Ol, bom dia! H 3 anos minha me fez uso do avels aps uma cirurgia no reto para a retirada de um carcinoma, deu tudo certo e ela nem precisou fazer radioterapia como estava previsto, muito obrigada. Hoje recorro a vocs para expor o problema do meu irmo (Augusto Csar), ele sofre de terrveis dores de cabea j h bastante tempo e isso tem interferido at mesmo em sua vida profissional, como no se descobre verdadeira causa ele enfrenta essas dores fazendo uso de enorme quantidade de analgsicos. Nesse caso as gotas de avels seriam indicadas? Por favor, me ajudem e fiquem com Deus! Sibele Andrade. NATAL-RN

PNCREAS

Alzira Fraga em 30/11(22h37min)

Comecei o tratamento a aproximadamente h 5 meses estava com cncer no pncreas, realizei tomografia pela segunda vez, estando o mesmo regredindo com f em Deus e tomando o avelos tendo eu 87 anos estando bem . R.FLOR DO CAMPO - FLORIANOPOLIS-SC MAMA

Estou escrevendo pela 1 vez, aps quatro anos de ter iniciado o tratamento com Avelos. Eu tomei o Avelos por dois anos. Como fui curada a parei de tomar. Junior eu quero agradecer muito pela cordialidade com que nos tem atendido e vos dizer que falar no "Avelos", uma coisa que me deixa emocionada, pois o avels, amparado pelas mos de Deus e Jesus foi um dos aliados na minha cura. Em junho de 2001 foi diagnosticado cncer de mama, e eu comecei h tomar quatro dias antes de fazer a 1 quimioterapia. Eu tinha na mama um tumor bem grande; quando fui fazer o exame para a 2 quimio o mdico admirou-se que 70% do tumor haviam desaparecido. E j no exame da 3 quimio no havia mais nada, graas a Deus, tomando Avels; fiz iguais as seis quimios que o mdico prescreveu, mas no precisei tirar a mama e nem fazer rdio; que o mdico havia falado se fosse necessrio teria que fazer esses dois procedimentos. Declaro a voc junior que o Avels um santo remdio. Obrigado por voc ter aparecido na minha vida meu anjo. THEREZINHA DE JESUS - Santo ngelo RS

Descoberta planta que cura o cncer.


Hospital Albert Einstein avalia remdio feito com planta medicinal De uma planta tipicamente nordestina nasceu o primeiro medicamento 100% natura brasileiro para o tratamento de cnceres. O produto foi desenvolvido a partir de uma planta conhecida como avels e se mostrou eficaz em testes in vitro e com animais. Agora ele comea a ser avaliado clinicamente em pacientes no Hospital Albert Einstein, em So Paulo.

A rvore, presente no Brasil e em outras partes do mundo, h anos manipulada em chs e nas tais garrafadas - misturas feitas com plantas consideradas medicinais pelo conhecimento popular e usadas para os mais diversos fins.

O suposto potencial antitumoral do avels havia despertado a curiosidade de cientistas, mas as vrias tentativas de transform-lo em medicamento se mostravam frustradas, por conta do seu alto teor de toxicidade. Nenhuma ainda tinha conseguido comprovar sua segurana ou eficcia.

At que entrou em cena o empresrio do setor de bebidas Everardo Ferreira Telles, que viu um parente

com cncer apresentar melhora aps tomar o preparado em Teresina (PI). Oncologistas disseram que era apenas uma coincidncia, mas, intrigado com o resultado, Telles resolveu investir em pesquisas com a planta.

O pesquisador Luiz Francisco Pianowski, proprietrio de uma empresa de consultoria farmacutica, foi chamado para fazer o meio de campo entre pesquisadores e indstria. "Quando ele me procurou, confesso que estava um pouco ctico, mas depois percebi que os resultados eram realmente promissores", conta o farmacutico, que coordenou os estudos junto a laboratrios e uma universidade do Brasil e do exterior, alm do Einstein.

O trabalho comeou h apenas cinco anos, tempo considerado curto para a mdia de desenvolvimento de novas drogas, que costuma ser de dez anos, mas Pianowski afirma que isso se deveu aos altos investimentos. Sem citar cifras nem mais detalhes sobre a molcula isolada, o pesquisador s conta que ela age inibindo enzimas relacionadas multiplicao dos tumores e tem potencial antiinflamatrio e analgsico.

Ele credita boa parte do avano dos estudos tambm ao fato de os pesquisadores terem identificado uma espcie menos comum de avels (famlia das Euphorbiaceaes) que apresenta uma concentrao menor de substncias txicas. Mas os pesquisadores fizeram ainda uma depurao da toxicidade para deix-la adequada ao consumo humano.

No trabalho de desenvolvimento da molcula esteve envolvido, entre outros, o laboratrio do farmacologista Joo Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina. Parcerias anteriores entre Calixto e Pianowski renderam, por exemplo, o antiinflamatrio de uso tpico feito com a erva-baleeira ou maria-milagrosa (Cordia verbenacea) - um dos mais vendidos hoje no Brasil.

Alm de atestar a segurana, as pesquisas farmacolgicas serviram ainda para padronizar a planta, aumentando seu potencial, visto que no chegou a ser desenvolvida uma molcula sinttica. "A idia continuar usando a planta, para no desfigurar a caracterstica fitoterpica", explica Pianowski.

O projeto recm-iniciado no Einstein tenta agora comprovar a eficcia e a qualidade do produto. Segundo o mdico Dagoberto Brando, da empresa PHC Pharma Consulting, que coordena os testes clnicos junto com Augusto Paranhos, gerente de pesquisa clnica do Einstein, a droga est sendo avaliada originalmente para tumores de mama e prstata.

Esta primeira etapa, com 20 voluntrios, busca descobrir a dose mais bem tolerada pelos pacientes. "Um possvel efeito colateral a diarria, ento tentamos ver a dose mxima que podemos dar sem que isso se torne um problema", diz Brando, que participou do desenvolvimento do antiinflamatrio base de erva-baleeira.

Avels: um aliado contra o cncer


Da sabedoria popular para os laboratrios. Essa a trajetria do avels (Euphorbia tirucalli) uma planta de origem africana encontrada no norte e no nordeste do Brasil que produz uma seiva semelhante ao ltex.
O avels est sendo pesquisado no IIEP e pode tornar-se princpio ativo do primeiro medicamento nacional para o tratamento de cncer. Tradicional ingrediente de chs medicinais e garrafadas (tipo de bebida feita a partir de ervas supostamente medicinais, de acordo com o conhecimento popular), atribui-se planta caractersticas antitumorais. Entretanto, ainda no h comprovaes cientficas.

O avels aguou a curiosidade de um empresrio nordestino, que viu melhora de um familiar com cncer depois do tratamento com a planta. H cinco anos, ele decidiu investir em pesquisas. Na fase pr-clnica que inclui testes em clulas em cultura e em animais , foram demonstrados resultados positivos em diversos tipos de tumores slidos.

A pesquisa passou ento para a primeira fase clnica no IIEP, com durao de cerca de seis meses em seis pacientes. O intuito dessa fase, que j est finalizada, era descobrir a dose mxima tolerada. Do ltex da planta foi isolada a substncia ativa, que virou uma plula, explica o dr. Auro Del Giglio, gerente do Programa de Oncologia do Einstein e um dos coordenadores da pesquisa. Esses estudos so realizados por meio de parceria entre o IIEP e a PHC Pharma Consulting empresa de consultoria e assessoria cientfica, especializada no segmento industrial farmacutico.

Ainda no temos previso sobre resultados. Pesquisas desse tipo geram muitas expectativas, mas antes de tudo preciso comprovar a eficcia da planta
A prxima fase cujo objetivo testar a atividade do princpio ativo nas clulas tumorais foi iniciada. O que se sabe que o avels age inibindo enzimas relacionadas multiplicao dos tumores, alm de ter potencial anti-inflamatrio e analgsico. Ainda no temos previso sobre resultados. Pesquisas desse tipo geram muitas expectativas, mas antes de tudo preciso comprovar a eficcia da planta, completa o dr. Del Giglio.

Incio dos Estudos em Fase II


A pesquisa que investiga a efetividade do medicamento AM 10 (Avels) como uma nova opo de tratamento para o cncer iniciou a fase 2 do estudo.

As pacientes que estiverem dentro dos critrios iniciais e tiverem interesse em participar do estudo podero fazer contato com o setor de Oncologia.

Critrios para participar do estudo:


Paciente do sexo feminino e com Diagnstico de cncer de mama metasttico (doena que se espalhou para outras
partes do corpo)

Como participar do estudo?


Enviar email ou fax, aos cuidados de Roberta, com os seguintes dados:

Nome completo da paciente Data de nascimento da paciente Telefone e horrio para contato Data do diagnstico Nome do tumor Local das metstases Data e tipo dos ltimos exames realizados (ex.: PET, tomografia, ressonncia etc.) Nome dos tratamentos realizados

Contato:
E-mail: robertapf@einstein.br Fax: (55 11) 2151-0305

Importante:
Caso a paciente preencha os critrios iniciais para participar do estudo, ser encaminhada para uma avaliao com mdico oncologista.

Nesta segunda etapa, o oncologista far uma avaliao; em identificando que o estudo indicado para o caso, a paciente ser includa no estudo.

Importante ressaltar que o estudo ser responsvel apenas por despesas de sade relacionadas ao tratamento com o AM 10 (Avels).

Todas as demais despesas relacionadas a outros tratamentos ou a problemas de sade que venham a surgir durante a fase de estudo sero de responsabilidade da cliente ou de sua famlia.

Atualizada em janeiro/2010

7/4/2010 21:32:56
regina
boa noite estou desesperada minha sobrinha tem 7 anos e esta com neuroblastoma e metasas faz tratamento no itaci e paciente do dr. vicente odone esta com tumor no tronco celebral os medicos ja desenganaram e ela sente muita dor por favor ela pode participar dessa pesquisa do avelos eu ja pensei em dar o ch para ela mas resolvi deixar pra la e ter uma resposta de voces por favor me ajude por deus ela e uma gigante e esta lutando contra essa doenca com muita forca.

Resposta:

Cara Sra. Regina: agradecemos seu contato com nosso Hospital. A pesquisa que investiga a efetividade do medicamento AM 10 (Aveloz) como uma nova opo de tratamento para o cncer est na 2 fases. O critrio inicial para participar da pesquisa que o cliente seja do sexo feminino e tenha o diagnstico de Cncer de Mama Metasttico, ou seja, a doena que se espalhou da mama para outras partes do corpo.

7/4/2010 20:35:02
Martha
Boa Noite, Meu pai descobriu h um mes que est com um tumor muito raro, chamado de Tumor de Askin. Fez cirurgia e agora faz quimio. Descobrimos o Avels e ele ja vem tomando o xarope vindo de Pernambuco. Se possivel, gostaria de inscreve-lo para participar da pesquisa. Obrigada.

Resposta:

Cara Sra. Martha: agradecemos seu contato com nosso Hospital. A pesquisa que investiga a efetividade do medicamento AM 10 (Aveloz) como uma nova opo de tratamento para o cncer est na 2 fases. O critrio inicial para participar da pesquisa que o cliente seja do sexo feminino e tenha o diagnstico de Cncer de Mama Metasttico, ou seja, a doena que se espalhou da mama para outras partes do corpo.

3/3/2010 10:42:09
amelia lima
minha mae faz uso do avelos a 3 anos e esta otima, ela tem cancer de mama e meta nos ossos e pulmes e conforme os ultimos exames citilografia e tomografia a doena esta estabilizada e com alguns focos dos plumes desapareceram graas a Deus e do aveloz !!!!1 Amelia Lima

19/2/2010 23:09:48
Mariah
Quem participar da pesquisa com Aveloz, no precisar fazer quimio nem radioterapia ? Ou s substitui a quimioterapia?

17/2/2010 23:35:40
Berna
gostaria de saber pq voces no aconselham tomar o aveloz fora da pesquisa. Tem risco de piorar a situao da paciente?

20/1/2010 07:44:26
Daniel
Por qual motivo a prxima fase da pesquisa ainda no esta sendo realizada?

18/1/2010 11:04:33

claudia c. duarte
qd a pesquisa voltar, quero me candidatar pq estou fazendo quimio p tratamento de CA de reto reicidivado.

A pesquisa que investiga a efetividade do medicamento AM 10 (Aveloz) como uma nova opo de tratamento para o cncer iniciou a fase 2 do estudo. O critrio inicial para participar da pesquisa que o cliente seja do sexo feminino e tenha o diagnstico de Cncer de Mama Metasttico, ou seja, a doena se espalhou da mama para outras partes do corpo. As pacientes que estiverem dentro destes critrios iniciais e tiverem interesse em participar do estudo podero fazer contato com o setor de Oncologia. Por e-mail ou FAX devero ser encaminhados para Sra. Fernanda Cardoso, com os seguintes dados preenchidos: Nome da Paciente Completo; Data de Nascimento da Paciente; Telefone e horrio para contato; Data do Diagnstico; Nome do Tumor; Local das metstases; Data e tipo dos ltimos exames realizados (ex. PET, tomografia, ressonncia...); Nome dos tratamentos prvios: E-mail: fernandac@einstein.br FAX: 5511 3747-0302 Se a paciente possuir os critrios para participar do estudo, esta ento ser encaminhada para uma avaliao com mdico oncologista. Se o mdico oncologista avaliar que o estudo indicado para o caso, a paciente ser includa no estudo. Importante ressaltar que o estudo ser responsvel apenas por despesas de sade relacionadas ao tratamento com o AM 10 (Aveloz). Todas as outras despesas relacionadas a outros tratamentos ou a problemas de sade que venham a surgir durante a fase de estudo sero de responsabilidade da cliente ou sua famlia.

17/1/2010 15:18:37
renata araujo
gostaria de saber se pacientes que esto fazendo quimioterapia podem usar a planta avels , pois tenho em casa e estou anciosa para poder utiliza-la . por favor aguardo respostas...

No Recomendamos o uso do Avelos fora de um protocolo de pesquisa

16/1/2010 21:01:44
Dayana
Minha prima desenvolveu pela terceira vez um cncer e gostaria de saber quando a pesquisa recomear para que se possvel ela se candidate.

15/1/2010 21:02:50
Maria Emilia
Ol, meu esposo portador de cancer renal com metstase nos pulmes j fez uso do medicamento sutent mas no houve regresso da doena, pelo contrario ela progrediu, agora ele ira usar outro medicamento.Gostaria muito que ele participasse dos testes com o avels, se possivel quando forem iniciar os testes entrem em contato conosco atravs do email. grata , Maria Emlia.

12/1/2010 11:26:57
jakelline
o que falta pra dar continuidade a essa pesquisa???

10/1/2010 18:39:54
Lenilda Santos
Gostaria de saber como participar dos testes com avelos. Tenho cncer de ovrio e j usei todos os medicamentos, mas no deu certo . Gostaria muito de tentar o avelos, no queria desistir assim. Eu tenho 43 anos e muita vontade de viver. Se Deus quiser venceremos essa luta. antecipadamente Lenilda Maria dos Santos. Agradeo

9/1/2010 09:58:24
Vera Rocha
me enviem, por favor, o contato com este empresrio nordestino, sobre avels.

5/1/2010 14:35:09
Brasiliense de Assun

Cncer de utero,evoluir para mestse ssea das vterbras f4 e f5(coluna) dores intensas , me quando eu incluo ela como paciente na pesquisa do Avels, por causas das dores intensas e insuportveis delas e o tratamentos convecionais no esto adiantando mais! Ela est sopfrendo muito. moramso em Braslia-DF. Por favor inclem minah maes nesse programa de vocs!

5/1/2010 10:46:23
Luzia Mller
Em 2003 tive cncer na mama direita. Tirei um quadrante e continuo sendo monitorada. Alm disso tenho um tumor na parte posterior da cela trsica. Tentaram chegar at l para aspirar uma poro e no foi possvel. Sangrei muito, tive duas meningites e fiquei com uma fstula por onde escorre lkor do crebro. Gostaria de ser informada sobre novas pesquisas. Obrigada. Luzia Mller

5/1/2010 09:00:17
Ricardo Assuno
Minha me, Maria Cruz de Assuno, est com cancer do colo de tero com metstese ssea de progresso, at o momento, lenta. Se conseguir o alvio das dores, j ser de grande valia, por isto gostaria de candidat-la nos experimentos. Meu tel. Um Abrao

4/1/2010 18:15:10
Neila Campos
Caros especialistas do Einstein Vcs orientam o paciente que deseja fazer uso do avelos? Meu marido foi operado de cancer de prostata neste hopital em 2005. Mas, no exame de PSA realizado em dezembro ocorreu um aumento significativo do PSA. Em maro far novo exame. Uma amiga comentou sobre o uso do avelos para baixar o PSA. Pesquisando na rede, encontrei este estudo do Einstein. H espao para agendar um horrio com vcs para obter mais informaes acerca desta planta e a sua aplicao?

4/1/2010 14:42:32
Socorro Barata
Meu marido tem cancer naso-faringe, gostaria de ter maiores

esclarecimentos sobre a pesquisa.

4/1/2010 12:00:29
marilena de Assuno
04/01/2010 Temos especial interesse nesta pesquisa e na possibilidade de incluir minha me como voluntria na fase II da pesquisa com o avels. Ela tem metstase ssea de cncer de colo de tero. Desde 2008 vem perdendo seus movimentos (andar, sentar) e padece de extrema dor, controlada parcialmente com dimorf LC 35 mg, 12/12 hs. O que buscamos o alvio da dor e alguma melhora em sua qualidade de vida. Algo que lhe permita o alento de participar ainda do convvio familiar e ver o lado de fora

2/1/2010 15:55:04
Maria Silvina Rossi
Minha me tem cancer e no est aguentando a quimioterapia,desde a ltima aplicao ficou internada 9 dias para recuperao da imunidade e minerais,pois estava desidratada e os Leuccitos chegaram a 1000. Queremos uma soluo mais "natural" ao organismo para poder cur-la e acredito no Avels. Quero candidat-la ao tratamento. Muito obrigada! Atenciosamente, Maria Silvina Rossi

31/12/2009 23:36:59
Sarblio Silva
O meu pai a pouco mais de 50 dias, foi diagnosticado com um cncer no estmago e no fgado. Todos os mdicos que o avaliaram, disseram que no quadro em que ele se encontrava, na medicina no havia o que fazer. Pois bem, descobrir o avels, foi como uma luz no fundo do tnel. Fomos a cidade

de Bom Jardim no Pernambuco e conseguimos um xarope de avels. O pior que isso j fazem 30 dias e os mdicos em dois hospitais no querem medic-lo. Assinamos um termo nos responsabilizando,.e no esto dando

31/12/2009 22:33:16
AILTON CARLOS
Meu pai est internado na UTI do Hospital da Cidade em Salvador-Bahia, com estado avanado de cncer no estmago. interessante observar que o uso do avelos(planta nordestina) que est animando toda comunidade cientfica estava sendo aplicado com bons resultados no Hospital das Clnicas de Alagoinhas-Bahia, mesmo no tendo especialidade em Oncologia.Transferido para o Hospital da Cidade em Salvador-Bahia, especializado em Oncologia, agora insiste em no aplicar o remdio mesmo com documento assinado pela famlia isentando o Hospital de qualquer responsabilidade no fato, sob o argumento de que tal droga no tem registro no Ministrio da Sade. At onde a burocracia atrapalha? No seria vlida qualquer tentativa visto que o estado terminal? Ser necessrio retir-lo do ambiente adequado para tratamento visto que no h qualquer alternativa clnica, para que o avelos seja aplicado em casa? Infelizmente so escolhidos alguns burrocratas para funes diretivas de hospitais cujo entendimento no condiz com o entendimento humanitrio que se deve ter.

29/12/2009 20:25:31
VALTINIER RAIMUNDO R
TENHO HEPATOCARCINOMA GOSTARIA EM FASE TERMINAL

GOSTARIA DE PARTICIPAR DA PESQUISA

29/12/2009 13:50:32
Fabrcia Espindula
Meu marido tem cancer de pancreas e gostaria muito de ser informada sobre as futuras pesquisas.

29/12/2009 09:46:43
ricardo assuno
minha me, com 73 anos, residente em Brasilia tem cncer de cncer de colo do utero com metastase ssea na coluna lombar, com dores intensas, quando a pesquisa retornar gostaria de informaes para se possivel candidatar-se.

28/12/2009 21:24:05
cira
meu marido encontra-se com hepatocarcinoma em fase terminal qdo a pesquisa voltar gostaria de inclui-lo no programa. pq urgente. estamos tentando de tudo.

28/12/2009 17:31:49
orlando gomes de fre
Prezados Senhores : Minha esposa retirou tumor cerebral ( astrocitoma) encontra-se em tratamento, por favor, quando reiciarem pesquisa queremos participar. Muito obrigado ! Orlando Gomesde Freitas Capital-SP.

27/12/2009 19:05:37
Danielle A.Guimares
Boa noite, Dr Auro,gostaria de informaes para candidatar minha me na segunda fase do do estudo.

27/12/2009 19:02:01
flavia martiniano
Gostaria de falar com o Dr. Auro Del Giglio, li no jornal esta semana, FOlha de So Paulo, que esta planta j est na fase 2, com a plula AM10, e

precisaria de 40 pessoas para fazer os testes. Meu pai est com cancer no esofago, e, li muito sobre o avelos que nesta regio faz muito efeito. Gostaria que meu pai pudesse participar deste tratamento muito obrigado feliz 2.010

26/12/2009 17:30:35
thomaz
meu irmo est com cncer de prstata, j avanadissimo , com metstase ssea. gostaria muito de inclui-lo nas pesquisas. ( ele j vem tomando o avels in natura) obrigado

25/12/2009 19:18:23
Homero Icaza
Meu pai, com 84 anos, tem cancer no rim. Gostaria de ser avisado em caso de novos testes.

13/12/2009 11:35:34
monica barbosa dos p
meu pai tem cancer de prostata,quando a pesquisa voltar quero informacoe p se candidatar.

Das könnte Ihnen auch gefallen