Sie sind auf Seite 1von 13

15

1 OS CAMINHOS DA ARTE E TECNOLOGIA NO BRASIL

Este captulo aborda as influncias interdisciplinares de diversas teorias na arte do Brasil, expondo quais correntes tericas orientaram os artistas brasileiros, a partir dos anos 1950, em direo arte e tecnologia. A pintura e a poesia concreta tm como antecedente o pensamento matemtico, que resultou nos primeiros experimentos em tecnologia, representados pela tecnologia mecnica da arte cintica de Abraham Palatnik e pela tecnologia da informtica da computer art1 de Waldemar Cordeiro.

No Brasil a Computer Art encontra antecedentes metodolgicos da Arte Concreta, que apareceu no fim da dcada de 40 e teve seu maior desenvolvimento, atingindo o apogeu, na dcada 50/60. A arte concreta foi no Brasil a nica que utilizou mtodos digitais para a criao. Coincidindo com o perodo que apresentou o maior ndice de industrializao, a arte concreta no Brasil, principalmente nas reas urbanas, forneceu algoritmos largamente utilizados para comunicao atravs de meios industriais de produo. A arte concreta visual influi decisivamente sobre a vanguarda na poesia, na msica e na programao visual. (CORDEIRO, 1971, p. 4).

A partir dos anos 60, podemos destacar as primeiras experincias de uma arte participativa e polissensorial, que privilegiavam a entrada do espectador na obra, realizadas por Hlio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape. O texto busca mapear as influncias e os principais colaboradores para a difuso e produo da arte e tecnologia no Brasil2.

1 2

Computer art arte computacional. Precursor no Brasil, Waldemar Cordeiro. Este captulo teve como base o texto Parmetros para o entendimento das mdias emergentes e a formao de um pblico especializado no Brasil (GUASQUE ARAUJO; GUADAGNINI; FACHINELLO, 2007), publicado no 6 Encontro de Arte e Tecnologia.

16

1.1 Trajetria da arte e tecnologia no Brasil

A partir da dcada de 50, comea a se esboar no Brasil uma vertente tecnolgica na arte. A seguir apresentam-se os principais eventos que contriburam, dcada a dcada, para o desenvolvimento da arte e tecnologia no pas.

1.1.1 Anos 50 As primeiras influncias para uma arte tecnolgica

A criao da Bienal de So Paulo teve o objetivo de mudar a mentalidade reinante no Brasil de uma arte figurativa e atuou como um projeto pedaggico para auxiliar o pblico a se familiarizar com a arte moderna, principalmente com as linguagens do abstracionismo e do cubismo. A partir da dcada de 50, a arte abstrata tornou-se uma tendncia na arte brasileira. A crtica associava o desenvolvimento da arte abstrata modernizao acelerada do pas nessa poca. A exposio de Max Bill, no Museu de Arte de So Paulo, em 1950, foi uma forte influncia para os artistas e para o concretismo no pas, principalmente para o grupo de artistas paulistas. A arte concreta mostrou evidentes diferenas entre as vanguardas paulista e carioca. Mrio Pedrosa, com seu interesse pela Gestalt e pela abstrao, foi o mentor da vanguarda carioca. Ele sempre exorcizou a frieza da mquina e o esprito analtico da cincia. Isso pode ser visto na descrio feita sobre o trabalho de Alexander Calder, artista que ele admirava, porque via nele um sonhador de olhos abertos que conseguiu coordenar as imagens etreas sob precisos clculos matemticos (PEDROSA apud ARANTES, Otlia, 2004, p. 65). Calder, diz Pedrosa, brinca com a modernidade e, com humor, desmonta as finalidades da mquina (PEDROSA apud ARANTES, Otlia, 2004, p. 55). O concretismo em So Paulo era representado pelo grupo Ruptura, do qual faziam parte os artistas Waldemar Cordeiro, Lothar Charoux, Geraldo de Barros, Luiz Sacilotto, Kazmer Fjer, Anatol Wladyslaw e Leopoldo Haar, que desde a dcada anterior realizavam experincias com a abstrao, tendo abandonado a representao da realidade em suas obras (MAC NA WEB, 2007). O grupo de

17

artistas plsticos tinha contato com o grupo de poetas concretos, representados por Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Dcio Pignatari. Os poetas concretos lanaram a revista Noigandres, em 1952, fazendo da poesia concreta o primeiro movimento literrio no Brasil que esteve na vanguarda internacional. A revista Noigandres n 3 tinha como subttulo Arte Concreta e foi lanada na Exposio Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna, em So Paulo, exposio que foi organizada conjuntamente pelo grupo de artistas e poetas concretos. Foi o primeiro encontro de artes de vanguarda realizado no pas, tanto para as artes visuais como para a poesia concreta. Participaram da exposio tambm os artistas cariocas do grupo Frente (1954), como Lygia Pape, Lygia Clark, Hlio Oiticica, Franz Weissman e Elisa Martins da Silveira, entre outros que eram liderados por Ivan Serpa, e tambm os poetas Ferreira Gullar e Ronaldo Azeredo. A exposio foi levada, no ano seguinte, para o saguo do Ministrio da Educao e Cultura do Rio de Janeiro (MEC-RJ). A Exposio Nacional de Arte Concreta reuniu a arte concreta praticada no Brasil e explicitou tambm divergncias entre grupos e tendncias. A investigao do grupo paulista, centrada no conceito de pura visualidade da forma, se opunha ao grupo carioca progressivamente, que tinha uma articulao forte entre arte e vida articulao esta que afasta a considerao da obra como mquina ou objeto e que dava maior nfase na intuio como requisito fundamental do trabalho artstico. Dessa exposio decorreria uma srie de polmicas entre os grupos paulista e carioca, principalmente entre Waldemar Cordeiro e Ferreira Gullar, que levariam ciso desses grupos e fundao do Grupo Neoconcreto no Rio de Janeiro (1959)3. A experincia neoconcreta delineada pelas vertentes de Hlio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape decisiva para que se compreenda o novo campo de ao da prtica artstica. Foi nesse esprito que Ferreira Gullar, no Manifesto Neoconcreto, mostrou a participao cada vez mais ativa do espectador e o carter vivencial da obra de arte desses artistas:

Segundo MAC na Web (2007), Em 1956/57 [Lygia Clark] participou da I Exposio Nacional de Arte Concreta, mostra que reuniu artistas concretos de So Paulo e do Rio de Janeiro. Na ocasio, ficou evidenciado que as obras de Clark estavam rompendo com os padres da arte moderna, levando as discusses para o plano da fenomenologia. Suas obras, assim como as de Hlio Oiticica, geraram novas teorias que separaram os concretos cariocas dos paulistas, levando Ferreira Gullar a desenvolver a Teoria do No-Objeto, e o Manifesto Neoconcreto, que foi mostrado ao pblico em 1959, na I Exposio de Arte Neoconcreta, no MAM-RJ.

18

No concebemos a obra de arte nem como mquina nem como objeto, mas como um quasi-corpus, isto , um ser cuja realidade no se esgota nas relaes exteriores de seus elementos: um ser que, decomponvel em partes pela anlise, s se d plenamente abordagem direta, fenomenolgica. (GULLAR apud ARANTES, Priscila, 2005, p. 119).

A pura visualidade da forma e a aproximao da obra mquina e ao objeto dos paulistas mostravam na poesia concreta o carter pansemitico, intersemitico, que estava mais relacionado com a msica e as artes plsticas do que com o restante da literatura. Os poetas concretos eram familiarizados com a Teoria da Informao, a Teoria dos Signos, a Semiologia e a Semitica. So de Dcio Pignatari as primeiras tradues de Marshall McLuhan para o portugus, entre elas O meio a mensagem, e foi Haroldo de Campos quem teve a oportunidade de ter participado de uma mesa-redonda composta, entre outros, de Buckminster Fuller e do prprio Marshall McLuhan sobre a condio do escritor na era eletrnica, que ocorreu em 1966, em Nova York. O grupo de poetas paulistas cultivava a matemtica da composio, e foram considerados, em comparao com o grupo do Rio, muito cerebrais, pois seguiam a Geometria do Esprito, de Mallarm, e a matemtica inspirada de Pound. Os poetas concretos desenvolveram poemas de cunho matemtico, em que exploraram a frmula n-fatorial de Haroldo de Campos em lea 1 e lea 24, nos livros-objetos como a coleo Caixa Preta5 e os Poembiles6, que surgiram da colaborao entre Julio Plaza e Augusto de Campos, e que exploraram as imbricaes entre os signos visual e semntico. Esses poemas j envolviam o leitor na criao da potica da obra, permitindo ao leitor-intrprete diversas leituras. Haroldo de Campos, antecipando as idias de abertura esttica, escreveu em 1955 o artigo A Obra de Arte Aberta, cinco anos antes de Umberto Eco escrever a sua Teoria da Obra Aberta.

Alea 1 Variaes Semnticas o jogo combinatrio, inspirado nas formas computacionais de codificao e descodificao de mensagens, permitiu destruir a cristalizao semntica contida nos enunciados e abrir os signos ao seu potencial significante indeterminado. 5 Caixa Preta (1975), colees de poemas-objetos em colaborao com o artista plstico e designer Julio Plaza. 6 Poembiles (1974), objetos-poemas tridimensionais que se moviam manipulao, como dobraduras.

19

Outro expoente da arte que envolveu a tecnologia da mquina em suas obras foi Abraham Palatnik, que desde os anos 1940 desenvolvia mecanismos de experimentao com luz artificial e movimento, que esto entre as primeiras experincias de arte cintica. Em 1951, ele exibiu na Bienal de So Paulo seu Azul e Roxo em Primeiro Movimento. Palatnik, com seus aparelhos cinecromticos, no apenas se antecipa vertente construtiva, que eclode com os grupos Ruptura (So Paulo, 1952) e Frente (Rio de Janeiro, 1954), para se consolidar com o concretismo (1956) e o neoconcretismo (1959), como funda a vertente tecnolgica da arte brasileira.
Os aparelhos cinecromticos estariam mais prximos da pintura e do cinema. Os objetos cinticos, da escultura e do desenho. Nos aparelhos, a engrenagem mecnica invisvel, reforando a sensao de animao pictrica. Nos objetos, a mecnica ganha visibilidade, integra o campo visual, sendo parte do significado esttico da obra. Nos aparelhos a metamorfose contnua de formas e cores provoca efeitos de cinestesia; nos objetos, o movimento provoca encantamento. Aparelhos e objetos so mquinas e foram construdos com o mesmo rigor e esprito lgico, mas os primeiros sugerem maior ordenao e controle. Os objetos parecem mais espontneos, como se neles o acaso interviesse. Como se fossem brinquedos e no mquinas. certo que os objetos cinticos se movimentam com a ajuda de motores ou eletroms, mas o esprito que os anima o do mbile, que tambm mquina, mas acionada por uma fonte de energia natural que lhe confere frescor, leveza e lirismo. (MORAIS apud OSORIO, 2004, p. 170).

Mrio Pedrosa, ao comentar o trabalho de Palatnik, mostra-se partidrio de uma arte que se utilize dos clculos matemticos e da geometria, e que se inspire nas ltimas tendncias da cincia, mas nunca em uma arte ou esttica tecnolgica, como propunha Max Bense7. Os artistas revolucionrios de nossos dias ou sero inventores, ou no sero (PEDROSA apud ARANTES, Otlia, 2004, p. 67).

A Esttica Racional de Bense se apia no estudo analtico da prpria estrutura da obra, em sua funo metalingstica. A arte, principalmente a arte moderna, no pode ser definida em termos de propores, simetrias ou harmonias como a arte clssica, mas sim enfatiza o contraste, a evaso da norma, constata Bense. O processo esttico tende a uma direo contrria ao mundo fsico. Ambos so, por princpio, distintos, j que o mundo da Fsica um mundo dado, enquanto o mundo da Esttica um mundo construdo. Faz falta, segundo a convico de Bense, uma teoria que possa avaliar objetivamente esse campo e oferecer uma programao do belo.

20

A utilizao dos recursos tecnocientficos s se justifica para Pedrosa na medida em que podem proporcionar uma maior liberdade (PEDROSA apud ARANTES, Otlia, 2004, p. 67). Palatnik introduz em suas obras a tecnologia da mquina mecnica utilizando motores, mquinas e eletroms, e criando assim seus aparelhos cinecromticos e objetos cinticos.

1.1.2 Anos 60 O nascimento da arte computacional

Waldemar Cordeiro, em 1968, realizou em conjunto com o fsico e matemtico Giorgio Moscati8, na Faculdade de Fsica da Universidade de So Paulo (USP), as primeiras tentativas de uma arte computacional no Brasil. Nessa poca, comeavam a florescer, sobretudo na Europa, as chamadas estticas informacionais, que visavam construir modelos matemticos rigorosos, capazes de avaliar, isto , quantificar a informao esttica contida num objeto dotado de qualidades artsticas. Essa tendncia, que tinha em Abraham Moles e em Max Bense os seus expoentes mais conhecidos, visava aplicar produo artstica princpios formulados na confluncia da Teoria da Informao com a Ciberntica. As estticas informacionais visavam tornar objetiva, racional, cientfica a apreciao do objeto artstico, com base na sua carga informativa, ou seja, na sua taxa de originalidade, e no de redundncia. Para elas, uma composio plstica ou musical no poderia mais ser avaliada com base em conceitos vagos e psicologizantes, tais como expresso, emoo, inspirao, mas sim na percepo de qualidades estticas mais abstratas, tais como a novidade, a configurao e a estrutura (GIANETTI, 2002, p. 37).

Inicialmente fiquei relutante pois temia que Cordeiro tivesse idias preconcebidas e quisesse apenas usar o computador como um novo conversor grfico que estava entrando na moda. Rapidamente verifiquei que esta no era sua inteno. Desejava sim estudar as possibilidades deste novo instrumento em Artes e percebera que era necessrio conhec-lo em profundidade, o que s seria possvel atravs de discusses com quem tivesse familiaridade e amplos conhecimentos no campo da computao. (MOSCATI apud ARTENICA, 1993).

21

O primeiro experimento em uma arte computacional realizado por Waldemar Cordeiro produziu a srie Beab, tambm conhecida como Contedo Informativo de Trs Consoantes e Trs Vogais Tratadas por Computador, nome este derivado do fato de que as imagens foram produzidas aplicando-se as probabilidades estatsticas de ocorrncia de determinadas letras na lngua portuguesa. Os trabalhos seguintes Derivadas de uma Imagem, Retrato de Fabiana e A Mulher que No B.B. foram produzidos transformando o conjunto de retculas de imagens fotogrficas preexistentes em valores numricos tcnica que depois seria chamada de digitalizao e, em seguida, atribuindo a cada um desses valores numricos uma letra equivalente, para permitir imprimir a imagem numa impressora de texto. Em alguns casos, como em Derivadas de uma Imagem, h ainda certa distoro da imagem, produzida pela aplicao de certa taxa de perturbao randmica (ITA CULTURAL, 2007a).
Aqui no Brasil, embora o primeiro trabalho com computador de nossa autoria, em colaborao com o prof. Moscati, tenha sido realizado em 1968, esta a primeira mostra de arte com computador (Computer Plotter Art 1969). , tambm, a primeira da Amrica Latina. A arte computadorizada, enquanto metodologia, se identifica, em ltima anlise, com as tendncias da arte contempornea chamadas, genericamente construtivas e que visam quantificao e digitalizao dos elementos da obra de arte. Na arte digital (dgito = nmero) a mensagem processada numericamente, alcanando um grau superior de preciso. Exemplos histricos de arte digital so Seurat, o cubismo analtico, o suprematismo, o neo-plasticismo, todo o construtivismo e a arte concreta. Na arte digital a grandeza fsica representada por um nmero, em termos estatsticos probabilsticos que no excluem o recurso acaso. Atualmente, nas condies gerais da segunda revoluo industrial, os processos de programao e digitalizao so bem mais sofisticados e pressupem a utilizao de instrumentos mais eficazes, como o computador. (CORDEIRO apud BELLUZZO; AMARAL; RESTAGNY; PIGNATARI, 1986 [1969], p. 145-146).

Em 1971, Waldemar Cordeiro organiza na Fundao Armando lvares Penteado (FAAP), em So Paulo, a primeira grande exposio e conferncia sobre arte e tecnologia, o evento Artenica, para o qual convidou as mais proeminentes personalidades do mundo artstico e da crtica especializada. Artenica foi um evento pioneiro, e no apenas no mbito do Brasil, por reunir muitas das

22

inteligncias que estavam naquele momento pensando as mudanas radicais que estavam ocorrendo nas artes. Sua morte prematura, em julho de 1973, levou a um hiato nas pesquisas de arte computacional no Brasil, s retomadas quase dez anos depois por Julio Plaza, artista e professor da USP9, e pelos poetas concretos Haroldo e Augusto de Campos, com os recursos do videotexto (MAC NA WEB, 2007).

1.1.3 Anos 70 Espaos de experimentao tecnolgica

Walter Zanini, em Primeiro tempos da arte/tecnologia no Brasil, justifica a acanhada produo em arte e tecnologia pela dificuldade de se estabelecer um espao de experimentao tecnolgica aberto aos artistas brasileiros. O florescimento da produo em arte e tecnologia iniciou-se a partir dos anos 1970, com o aparelhamento de alguns espaos experimentais, impulsionado pela crise dos suportes tradicionais (ZANINI, 1997). O conceito nascente de obras participativas que s se completam ao serem manipuladas era explorado, j desde os anos 40 e 50, nas obras de Mary Vieira e de Lygia Clark, que convidavam o participante a interagir; e a ruptura da concepo de uma arte objetual era presente nas manifestaes de Hlio Oiticica e de Lygia Clark, que se orientavam para uma arte processual. As exposies internacionais, como a Bienal, mantinham os artistas informados sobre as pesquisas mais relevantes e traziam alguns exemplos em arte e tecnologia. Mesmo com o boicote das participaes internacionais, devido presena dos militares no poder, a IX Bienal, de 1969, abriu timidamente uma seo chamada Arte/Tecnologia. A VI Jovem Arte Contempornea da USP, no Parque Ibirapuera, foi caracterizada pelas performances conduzidas por artistas que valorizavam prioritariamente o processo em relao s questes formais. As experincias comportamentais inflamaram as pesquisas com o uso experimental do Super 8 e do
9

Atuou tambm como docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Fundao Armando lvares Penteado (FAAP).

23

16 mm, desenvolvendo uma linguagem que Hlio Oiticica denominou de Quasecinema. Essas manifestaes foram mostradas na Expo-projeo, organizada por Aracy Amaral em 1973, em So Paulo. Na Bienal de 1973, as articulaes internacionais ficaram a cargo de Vilm Flusser, que trouxe Fred Forest. Na edio seguinte, de 1975, Fred Forest preparou uma ao miditica no MAC, a Bienal dos anos 2000, parodiando o evento da XIII Bienal. Somente nas Bienais de 1975 e de 1977, a participao da videoarte obteve xito com a presena de Nam June Paik, com Jardim de TV, Vito Acconci, Richard Serra e Bruce Nauman, entre outros. As exposies Prospectiva 74 e Poticas Visuais de 1977, ambas no MACUSP, reuniram exploraes com novas tecnologias como xerox, serigrafias, offset, postais, grficos, fotografias e diapositivos. Em 1976, o MAC-USP adquiriu o equipamento Portapak, da Sony, que viabilizou a realizao de vrios projetos de artistas como Regina Silveira, Julio Plaza, Carmela Gross, Gabriel Borba, Marcelo Nietsche e Gasto de Magalhes. Em 1978, ocorreu o I Encontro Internacional de Vdeo-arte, sediado no Museu de Imagem e Som de So Paulo, que tinha o intuito de reunir apresentaes de arte e tecnologia que discutissem a interatividade e as telecomunicaes (ZANINI, 1997, p. 233-242). Ainda no final dos anos 70, artistas como Rafael Frana, Mrio Ramiro, Walter Silveira, Artur Matuck, Diana Domingues, Jos Wagner Garcia e Marco do Valle iniciaram pesquisas que faziam da arte e tecnologia a via principal de construo de suas linguagens e poticas (BOUSSO, 1997 apud ITA CULTURAL, 2006e).

1.1.4 Anos 80 Videoarte, Holografia, Arte e Telecomunicaes

Na dcada de 80, a produo videogrfica contava com alguns egressos dos cursos de comunicao da USP que parodiavam a produo de massa da TV, como Tadeu Jungle e Walter Silveira, alm de outros como Pedro Vieira e os integrantes do Olhar Eletrnico Fernando Meirelles, Jos Roberto Salatini, Paulo Morelli, Marcelo Machado, Marcelo Tas e Renato Barbieri, tendo os dois ltimos aderido ao

24

grupo posteriormente. Coube a Arlindo Machado o desenvolvimento de um olhar crtico sobre essa produo. Em outubro de 1980, aconteceu a primeira mostra de Holografia no Brasil, na Fundao Bienal de So Paulo, cabendo ao artista plstico Jos Wagner Garcia a realizao da primeira mostra individual no MIS paulista, dois anos depois. Eduardo Kac, Fernando Catta Preta, Moyss Baumstein, Julio Plaza e Dcio Pignatari so alguns entre os artistas brasileiros que se dedicaram holografia (MORAIS, 1991, p. 83). No Rio de Janeiro, Eduardo Kac produziu diversos poemas hologrficos entre 1983 e 1993. A XVI Bienal de So Paulo, de 1981, montou uma sala especial de mbito internacional sobre arte postal, com curadoria de Jlio Plaza e apresentao de Walter Zanini (MORAIS, 1991, p. 83). A partir dos anos 80 surgiram tambm as primeiras experincias em arte e telecomunicaes no Brasil. Julio Plaza organizou, em 1982, no MIS de So Paulo, a mostra Arte pelo telefone: videotexto. Plaza juntou-se a quatro artistas plsticos Carmela Gross, Leon Ferrari, Mrio Ramiro e Roberto Sandoval e a cinco poetas para experimentarem a sensibilidade do novo meio. Em 1983, na Bienal de So Paulo, Plaza voltou a promover o videotexto, reunindo 35 artistas. Em 1985, organizou uma exposio de arte e tecnologia para o Museu de Arte Contempornea da USP com vrias sees: Arte-computador, Holografia, Microficha, Vdeo-Arte, Videotexto, Heliografia e Xrox (MORAIS, 1991, p. 137). Guasque Arajo, baseando-se nos dados publicados em Trilhas de Gilbertto Prado, diz que os experimentos que envolvem arte e telecomunicaes usando a televiso de varredura lenta se iniciaram em 14 de outubro de 1986, quando se estabeleceu a Sky Art Conference entre os grupos do Center for Advanced Visual Studies, coordenado por Otto Piene, e da Escola de Comunicaes e Artes da USP, coordenado por Jos Wagner Garcia. Depois, o projeto Intercities de 1988, de Artur Matuck, ligou as cidades de So Paulo e Pittsburgh usando tambm a televiso de varredura lenta. Integrando-se s cidades de Viena, Lisboa, Boston, Baltimore, Pittsburgh, Chicago, Vancouver e Los Angeles, participaram So Paulo e Campinas do evento da celebrao do Dia da Terra atravs de transmisses de varredura lenta e fax. O Earthday 90 Global Telematic Network & Impromptu, como originalmente foi nomeado, foi organizado pelo grupo DAX, situado na Universidade Carnegie Mellon de Pittsburgh. Mais tarde, o projeto Reflux, concebido e coordenado por Artur

25

Matuck, que participou da XXI Bienal de So Paulo, em 1991, realizou transmisses entre localidades diferentes usando fax, televiso de varredura lenta e computadores (GUASQUE ARAUJO, 2005, p. 37-38). Eduardo Kac teve presena marcante no cenrio brasileiro de arte e tecnologia usando a interatividade e os sistemas de telecomunicao junto telerrobtica desde 1986. Seu projeto Ornitorrinco, que se iniciou em 1989, utiliza a telepresena como projeto artstico. importante citar a fundao do Instituto de Pesquisas em Arte e Tecnologia de So Paulo (Ipat), em 1987, do qual participaram, entre outros, Artur Matuck, Jos Wagner Garcia, Milton Sogabe, Paulo LaurentIz, Mrio Ramiro, Rafael Frana e Jlio Plaza, com o intuito de reunir artistas que realizavam trabalhos na rea de arte e tecnologia (ARANTES, Priscila, 2005, p. 90; ITA CULTURAL, 2006b).

1.1.5 Anos 90 Experimentaes em meios digitais

A partir dos anos 90, com a introduo da internet no pas, diversos artistas passaram a explor-la como meio de expresso artstica. A arte na rede d continuidade a algumas idias e propostas da arte e comunicao dos anos 1980 em um contexto eminentemente digital, como a bidirecionalidade do sistema, a participao do pblico no trabalho proposto, o desenvolvimento de uma obra em tempo real, desmaterializao/imaterializao da produo artstica, ubiqidade, coletividade, simultaneidade, processualidade, compartilhamento, etc. (ARANTES, Priscila, 2005, p. 98). A arte nas redes inclui propostas de web art, telepresena, teleperformances e teleinterveno; criao coletiva em ambientes colaborativos, ambientes imersivos multiusurios, poesia digital, etc. Alguns artistas que realizam trabalhos de arte nas redes a partir de 1990 so Eduardo Kac, Artur Matuck, Diana Domingues, o grupo Corpos Informticos, Yara Guasque, Kiko Goifman, Lcia Leo, Giselle Beiguelman, Gilbertto Prado, Silvia Laurentiz, Suzette Venturelli, Tnia Fraga, Wilton Azevedo e Andr Vallias10.

10

O levantamento de nomes de artistas e categorias dentro da arte e tecnologia apresentado a partir dos anos 90 foi referenciado por uma pesquisa em diversas fontes, entre elas a Enciclopdia de Arte e Tecnologia do Ita Cultural, organizada por Arlindo Machado e Silvia Laurentiz; Gilbertto Prado e

26

As novas possibilidades dos meios digitais estimularam diversos artistas a desenvolver trabalhos focando a possibilidade de simulao virtual. A modelagem de mundos virtuais, mundos de dados constitudos por informaes numricas e binrias, como a criao de ambientes imersivos de realidade virtual, possibilitou aos interatores ver, tocar, ouvir e manipular objetos que no existem, ou percorrer espaos sem lugares em companhia de pessoas que esto em outros locais (ARANTES, Priscila, 2005, p. 112). Alguns artistas que desenvolveram ambientes imersivos de realidade virtual no Brasil so Daniela Kutschat, Rejane Cantoni e Diana Domingues. A utilizao dos recursos eletrnicos (analgicos) e digitais abordou tambm o conceito de instalao, gerando as videoinstalaes, as instalaes multimdia e as instalaes interativas. As videoinstalaes criam espaos para a interiorizao do corpo humano e acrescentam, em relao s instalaes, a possibilidade de conviver com dados materiais e imateriais/eletrnicos ao mesmo tempo. J as instalaes interativas permitem um dilogo entre o homem e a mquina, em que os sinais enviados pelo corpo do interator como sopro, voz, tato, deslocamento corporal so recebidos e transformados pelo computador, em tempo real, em paradigmas computacionais (DOMINGUES, 2002, p. 160). Alguns exemplos de artistas no Brasil que desenvolveram videoinstalaes e instalaes interativas so Kiko Goifman, Lucas Bambozzi, Ktia Maciel, Raquel Kogan, Diana Domingues, Gilbertto Prado, Equipe Interdisciplinar SCIArts, Giselle Beiguelman, Andr Parente, Simone Michelin, Tnia Fraga e Mrio Ramiro. Experincias em robtica foram desenvolvidas por Diana Domingues, com Insn(h)ak(r)es (2000), e por Eduardo Kac, com RC Robot (1986), Rara Avis (1996), A-positive (1997) e Darker Than Night (1999). Outros artistas como Ricardo Barreto e Aychele Szot (ps-humano), Jos Wagner Garcia (1989-1990), Diana Domingues (2002), Artemis Moroni (2000), Wilson Sukorski (1983, XVI Bienal) desenvolveram experincias em vida artificial, um campo de pesquisa dedicado criao de organismos sintticos semelhantes aos organismos vivos em ambientes no-orgnicos, isto , maqunicos.

projeto wAwRwT (http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/artistas.html); as edies anteriores do Prmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (http://www.premiosergiomotta.org.br/); e Priscila Arantes, em seu livro Arte e mdia: perspectivas da esttica digital; alm da pesquisa individual de artistas.

27

Eduardo Kac, com seus projetos Genesis (1999), GFP Bunny (2000) e Eighth Day (2002), passou a atuar tambm em arte transgnica, uma interseco do campo da biologia com o campo da arte, potencializando a emergncia de um novo segmento esttico, no qual a manipulao da natureza serve de ponto de partida para a criao artstica. O panorama atual da arte e tecnologia no Brasil se compe de diversas exposies e eventos que esto, desde o final dos anos 90, sendo organizados e patrocinados por instituies cujas iniciativas so focadas na divulgao, formao de pblico e incentivo da produo em arte e tecnologia. Em So Paulo, pode-se citar os exemplos do VideoBrasil, criado em 1991, e seu Festival de Arte Eletrnica, criado em 1994, o Festival Internacional de Linguagem Eletrnica (FILE), criado em 2000, o Italab, o Cibercultura, as exposies e simpsios como Emoo Art.ficial, promovidos pelo Instituto Ita Cultural, e o Prmio Cultural Sergio Motta de Tecnologia, criado em 2000; no Rio de Janeiro, a revista eletrnica Canal Contemporneo, FILE Rio e o Centro Cultural Oifuturo, criados em 2005. A grande concentrao dos eventos e de ncleos de pesquisa encontra-se ainda no eixo RioSo Paulo. O Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Semitica da PUC-SP contribui com inmeras dissertaes e teses em arte e tecnologia. Novos ncleos de pesquisa surgem tambm em universidades de outros Estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, Braslia, no Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais, e podem rapidamente transformar esse cenrio.

1.2 Grfico Cronolgico da Arte e Tecnologia no Brasil

A prxima pgina contm um grfico cronolgico, partindo dos anos 50 at os dias atuais, sintetizando os principais eventos, coletados durante o processo de pesquisa, que contriburam para a formao de uma vertente tecnolgica no Brasil.

Das könnte Ihnen auch gefallen