Sie sind auf Seite 1von 53

Niteri, 13 de junho de 2011.

Prof: Fbio Tavares

DIREITO CONSTITUCIONAL
Princpios Fundamentais:
1 - Fundamentos 2 - Poder 3 - Objetivos: so objetivos da Repblica Federativa do Brasil: (tudo que tratar em objetivos so princpios fundamentais) 1. Construir uma sociedade livre, justa e solidria; 2. Garantir o desenvolvimento nacional; 3. Erradicar a pobreza; 4. Erradicar a marginalizao; 5. Reduzir as desigualdades sociais e regionais; 6. Promover o bem de todos, sem preconceito de raa, cor, idade e sexo. 4 - Princpios Internacionais: A Repblica Federativa do Brasil deve observar as relaes internacionais, que sero pautadas pelos seguintes princpios: 1. Independncia Nacional; 2. Prevalncia dos direitos humanos; 3. Autodeterminao dos povos; 4. No interveno; 5. Igualdade entre os Estados; 6. Sempre repudiar o terrorismo e o racismo; 7. Cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; 8. Concesso de asilo poltico; 9. Defesa da paz. DIREITOS FUNDAMENTAIS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Direitos Fundamentais Individuais Coletivos Nacionalidade Direitos Sociais Direitos Polticos Partidos Polticos Art. 5, 6, 7... CF Princpios Fundamentais Fundamentos Poderes Objetivos Princpios Internacionais

Art. 1 at o 4, CF Limita a ao do Estado Obs: Temos direitos fundamentais e temos princpios fundamentais (ver tabela acima). No se pode confundir os grupos. Dignidade da pessoa humana fundamento.

Normas Constitucionais:
Inseridas na prpria Constituio, e deve se encaixar nos elementos de Constituio pode ser um direito fundamental ou um princpio fundamental. Pode ser um direito fundamental ou um princpio fundamental. As normas constitucionais so aquelas providas de supremacia, ou seja, SUPERIORIDADE HIERRQUICA, logo todas as demais normas so normas INFRACONSTITUCIONAIS (leis em sentido amplo e regulamentos).

C.F

Supremacia sob as demais normas.

Normas infraconstitucionais: Leis em sentido amplo


Cdigos: civil, penal, trnsito... Leis: complementares, ordinrias...

Regulamentos

Atos secundrios, inclusive contratos entre particulares.

Hans Kelsen idealizou o sistema atravs de uma pirmide, dando ao intrprete a noo que o sistema jurdico escalonado, fazendo com que a Norma Constitucional esteja no pice do ordenamento jurdico, logo todas as demais normas denominadas de INFRACONSTITUCIONAIS que so as leis em sentido amplo e os regulamentos DEVEM BUSCAR SUA VALIDADE OU COMPATIBILIDADE na Constituio j que elas so desprovidas de superioridade hierrquica, ou seja, sem supremacia. Das Normas Infraconstitucionais: As leis em sentido amplo so normas infraconstitucionais, que so: As leis complementares; As leis ordinrias; As leis delegadas; As resolues; Os decretos legislativos; As medidas provisrias. Leis de SENTIDO AMPLO estes atos so criados pelos PODERES INSTITUDOS. Todos os atos legislativos infraconstitucionais sero elaborados pelos poderes institudos, que so: - Executivo - Legislativo - Judicirio Os poderes institudos: S podem criar normas infraconstitucionais; Fazem parte da classe dos Princpios Fundamentais da Repblica Federativa do Brasil; Pertencem aos elementos orgnicos de Constituio; 1. Leis complementares e Leis Ordinrias: sero elaboradas pelo PRESIDENTE DA REPBLICA; pelo PROCURADOR GERAL DA REPBLICA; pelo CONGRESSO NACIONAL; pelos MEMBROS OU COMISSES DA CMARA DOS DEPUTADOS OU DO SENADO FEDERAL; SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL; TRIBUNAIS SUPERIORES; QUALQUER CIDADO, conforme art. 61 da Constituio. Obs.: Conforme o pargrafo nico do art.1 da Constituio TODO O PODER EMANA DO POVO QUE EXERCE DIRETAMENTE OU ATRAVS DE SEUS REPRESENTANTES, nos termos da Constituio Federal. Consoante a isso a democracia ser exercida pelo povo DIRETAMENTE ou atravs de seus REPRESENTANTES sendo certo, que o Regime Democrtico Direto compreende: o plebiscito, o referendo, a ao popular e a iniciativa popular, em contrapartida a expresso representantes denuncia um Regime Democrtico Indireto que aquele que o povo exerce atravs dos chefes do executivo, deputados e vereadores.

DEMOCRACIA POVO DIRETAMENTE INDIRETAMENTE Regime Democrtico DIRETO Regime Democrtico INDIRETO PLEBISCITO CHEFES DO EXECUTIVO (presidente, prefeito, governador) REFERENDO DEPUTADOS AO POPULAR VEREADORES INICIATIVA POPULAR REGIME DEMOCRTICO SEMIDIRETO Leis complementares e leis ordinrias: - Presidente da Repblica; - Procurador Geral da Repblica; - Congresso Nacional; - Membros ou Comisses da Cmara dos deputados ou do Senado Federal - Supremo Tribunal Federal; - Tribunais Superiores; - QUALQUER CIDADO (art. 61, CF) As leis ordinrias e complementares que tambm sero elaboradas por qualquer cidado pertencem ao REGIME DEMOCRTICO DIRETO que se materializa pela INICIATIVA POPULAR. Obs.: A Constituio Federal de 1988 adota o REGIME DEMOCRTICO DE DIREITO SEMIDIRETO, que compreende o Direto e o Indireto. 2. Leis Delegadas: sero elaboradas pelo Presidente da Repblica mediante autorizao do Congresso Nacional, conforme art. 68, C.F/88. LEIS DELEGADAS PRESIDENTE DA REPBLICA ARTIGO 68, CONSTITUIO FEDERAL 3. Resolues: so atos legislativos que como regra sero elaborados pela CMARA DOS DEPUTADOS e SENADO FEDERAL, mas excepcionalmente o CONGRESSO NACIONAL poder editar Resolues para autorizar o Presidente da Repblica a elaborar Leis Delegadas, conforme art. 68, 2, Constituio Federal. RESOLUES REGRA exceo: Congresso Nacional, art.68,2 Cmara dos Deputados Senado Federal 4. Decretos Legislativos: sero elaborados pelo CONGRESSO NACIONAL, conforme art. 49, da Constituio Federal. DECRETOS LEGISLATIVOS CONGRESSO NACIONAL art.49, C.F.

5. Medidas Provisrias: so atos legislativos com fora de lei elaborados pelo Presidente da Repblica quando houver relevncia e urgncia na matria, conforme art. 62, Constituio Federal. MEDIDAS PROVISRIAS Fora de Lei Presidente da Repblica Art. 62, C.F.

Presidente da Repblica Procurador Geral da Repblica Congresso Nacional Leis complementares e Leis ordinrias
Membros ou Comisses da Cmara dos Deputados

Membros ou Comisses do Senado Federal

Supremo Tribunal Federal Tribunais Superiores Qualquer cidado Conforme art. 61, CF.

Leis Delegadas

Presidente da Repblica

Mediante autorizao do Congresso Nacional Art. 68, CF.

Congresso Nacional Resolues Excepcionalmente: Presidente da Repblica

Cmara dos Deputados Senado Federal


autorizado pelo Congresso Nacional

art. 68, CF

Decretos Legislativos

Congresso Nacional

Conforme art. 49, C.F.

Medidas Provisrias

Presidente da Repblica

Quando houver urgncia e relevncia na matria. Art.62, C.F. Tem FORA DE LEI.

PODER CONSTITUINTE:
a) Conceito: o poder de criar Constituies, que so normas dotadas de SUPREMACIA. b) Tipologia: as espcies de Poder Constituinte so: - Poder Constituinte ORIGINRIO; - Poder Constituinte DERIVADO; - Poder Constituinte DECORRENTE. Poder Constituinte Originrio: 1) Poder Constituinte Originrio FUNDACIONAL: o poder de criao, aquele que estabelece a PRIMEIRA ORDEM CONSTITUCIONAL. 2) Poder Constituinte Originrio PS-FUNDACIONAL: trata-se de um poder tambm de criao que institui, constitui todas as demais Constituies. P.C.O. (Poder Constituinte Originrio) Fundacional PS Fundacional Constituio do Brasil Imprio Todas as demais C.Fs. 1891, 1934, 1946, 1967 (emenda const.69) e a atual C.F. de 05.10.1988 a. Natureza Jurdica do Poder Constituinte Originrio: 1) Tese Positivista: denuncia que o Poder Constituinte Originrio um poder de fato, sendo certo que as normas esto positivadas no corpo constitucional, logo a norma est legislada em face do Estado. um poder de fato positivadas na CF 88 2) Tese Jusnaturalista: um PODER de DIREITO que no se limita a norma positivada, sendo possvel a interpretao. Direito no se limita a norma positiva interpretao Obs.: O Poder Constituinte Originrio tem uma natureza jurdica de fato e de direito, na exata medida que a norma constitucional est positivada, escrita e admite a interpretao. b. Teorias: Titularidade do Poder Constituinte Originrio TITULARIDADE PCO = Povo Teoria de Sieys Teoria de Rousseau Nao Povo O Poder Constituinte Originrio pertence ao povo, conforme Rousseau, logo a CF/88 foi elaborada pelo PCO, a pedido de seu titular o povo. Se eventualmente for criada uma nova ordem constitucional sem a manifestao popular ser ela ilegtima, pois estaremos diante de um golpe. Abade Emmanuel Joseph Siys fundador daTeoria Originria. Frana estamentos = estados (composio da Frana), ela tinha nveis/estados. 1 nvel Coroa 2 nvel clero 3 nvel povo

Na proposta de Siys a composio da Frana deixaria de ser vertical e passaria a ser horizontal, a idia de horizontal remete igualdade. Proposta de Siys = coroa clero povo IGUALDADE FRATERNIDADE SOLIDARIEDADE. O PCO foi idealizado por Siys que no perodo da burguesia francesa (sc. XVIII) o Estado da Frana era dividido em 3 estamentos: 1,2e 3nveis. Siys olhando atentamente o seu Estado verificou que o 1 e o 2 nvel s tinham privilgios e os que mantinham tais privilgios viviam na misria, foi a que Siys comeou a questionar tias injustias dando origem a sua obra O que o Terceiro Estado? Com esta obra Siys reorganizou o Estado da Frana, colocando os trs nveis na horizontal, o que conseqentemente deflagrou a Revoluo Francesa, que foi pautada na Igualdade, Fraternidade e Solidariedade. Ao final identificamos que a coroa, o clero e o povo formam um nico grupo denominado de NAO,que para Siys o titular do Poder Constituinte. c. Caractersticas do PCO: trata-se de um poder soberano, permanente, ilimitado, incondicionado e autnomo. Poder Constituinte Derivado: Trata-se de um poder criado pelo Poder Constituinte Originrio (PCO), que tem como misso reformar o texto constitucional atravs de EMENDAS CONSTITUCIONAIS e revisar o texto constitucional atravs da reviso constitucional, respectivamente art. 60, CF e art. 3 do ADCT (Atos das Disposies Constitucionais Transitrias) PCD Reformar Emendas Constitucionais ART. 60, CF Revisar Reviso da Constituio ART. 3, ADCT

O art. 59, CF, reza que compreende o Processo Legislativo: - Emendas Constitucionais => NORMA CONSTITUCIONAL => Derivado poder de reforma - Leis Complementares - Leis Ordinrias - Leis Delegadas - Resolues - Decretos Legislativos - Medidas Provisrias Emenda Constitucional Leis Complementares Leis Ordinrias Leis Derivadas Resolues Decretos Lei Medidas Provisrias

NORMAS INFRACONSTITUCIONAIS

Criadas pelo poder constitudo

PROCESSO LEGISLATIVO

Art. 59, CF

a. Caracteres do Poder Constituinte Derivado: o Poder Constituinte Derivado tambm denominado de PODER DE SEGUNDO GRAU ou SECUNDRIO apresenta as seguintes caractersticas: Limitado Condicionado ao PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO Subordinado Poder Constituinte Originrio => CONSTITUIO FEDERAL Art.60, CF e art.3, ADCT Reforma Poder Constituinte DERIVADO Revisa b. Formas de manifestao do Poder Constituinte Derivado: FORMAL INFORMAL Alterao do texto constitucional Sem alterao do texto constitucional; mas temos uma alterao de entendimento. Atividade legislativa Atividade Jurisprudencial Vontade de poucos (quem vai alterar o legislativo, Vontade da coletividade. executivo ou judicirio) Emendas Constitucionais e da Interpretao Reviso Constitucional Mutao Constitucional *Mutao Constitucional = Manifestao informal (para definir Mutao, leia este quadro de baixo para cima). Ex.: Art. 226, 3, CF. Consoante a isto, conclumos que a mutao constitucional uma forma de manifestao INFORMAL do Poder Constituinte DERIVADO. J a Manifestao FORMAL se materializa pelo Poder Reformador e pelo Poder Revisor, ambos do Poder Constituinte Derivado. EMENDAS CONSTITUCIONAIS Poder Constituinte Derivado Manifestao Formal Atuao tpica (temas, tipos) Sistema Bicameral Aprovao: qurum qualificado de de seus membros. Pode ser criada a qualquer tempo ART. 60, CF X REVISO CONSTITUCIONAL Poder Constituinte Derivado Manifestao Formal Atuao genrica Sistema Unicameral Aprovao: Maioria absoluta de seus membros. Somente aps 5 anos da proclamao Constituio Federal. ART. 3, ADCT Letra morta, s serve para concurso. da

As EMENDAS CONSTITUCIONAIS sero elaboradas pelo Poder Constituinte DERIVADO REFORMADOR, atravs da iniciativa do Presidente da Repblica, da Cmara, do Senado ou mais da metade das Assemblias Legislativas. A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) jamais ir tratar de vrios temas,mas sim de um NICO TEMA, como por exemplo: A PEC da Reforma do Poder Judicirio; da Reforma Poltica; ou da Reforma Tributria; so atuaes TPICAS. Uma vez feita a propositura da PEC ser ela discutida em cada casa do

Congresso Nacional, em dois (2) turnos e aprovadas pelo Qurum Qualificado de dos membros da Cmara e do Senado Federal. 2C + 2T + Onde: C = Casas, no caso Cmara e Senado T = Turnos = membros de cada casa Congresso Nacional bicameral Cmara dos Senado Deputados Federal 513 dep. 81 sen. 1 turno 1 turno + + 2 turno 2 turno
Tem duas casas (Cmara e Senado)

O 1 e o 2 turnos so feitos, mesmo que no haja Alterao por nenhuma das casas.

2 turnos em cada casa

Por fim, a Reviso Constitucional s poder ser realizada uma nica vez, aps cinco (5) anos da promulgao da Constituio Federal em sesso UNICAMERAL aprovada pela MAIORIA ABSOLUTA de seus membros, sendo certo que a REVISO CONSTITUCIONAL visa rever TODOS os temas inseridos na Constituio Federal. A Reviso Constitucional foi realizada em 1994, que deu origem a seis (6) Emendas Constitucionais de Reviso. Obs.: Conclumos que atualmente o Poder Constituinte Derivado s pode ATUALIZAR O TEXTO CONSTITUCIONAL ATRAVS DAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS. Poder Constituinte Decorrente: Criado pelo Poder Constituinte Originrio. PCO DERIVADO Reformador Revisor Decorrente Altera o texto constitucional. No altera o texto constitucional Cria textos: Constituio Estadual e Distrital.

Na verdade pertence ao Poder Constitucional DERIVADO, pois dele que decorre o poder de organizar os Estados Membros e o Distrito Federal, respectivamente atravs de suas Constituies Estaduais e a Lei Orgnica Distrital, em outras palavras o Poder Constituinte Derivado Decorrente serve para criar as Constituies Estaduais e a Lei Orgnica do Distrito Federal. P.C.DECORRENTE Organizar Estados Membros Constituio Estadual Distrito Federal Lei Orgnica

Niteri, 16 de junho de 2011.

Princpio da Simetria ou do Paralelismo: Lei Orgnica do Distrito Federal


Conforme o art.32 da C.F. a Lei Orgnica do Distrito Federal ser elaborada, aprovada e promulgada pela Cmara Legislativa do Distrito Federal, em dois turnos e pelo qurum de de seus membros. Quem cria a Lei Orgnica do Distrito Federal o PODER CONSTITUINTE DERIVADO DECORRENTE, mas quem vai materializar a idia deste Poder Constituinte Derivado Decorrente a CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Elaborada Aprovada Promulgada Cmara Legislativa do DF 1 turno 2 turno Lei Orgnica do DF Cmara Legislativa do Distrito Federal em 2 turnos e pelo qurum de de seus membros.

Que deve observar os princpios contidos na Constituio Federal, para prestigiar o Princpio da SIMETRIA ou do PARALELISMO.

Obs.: A Constituio Federal exige que a Lei Orgnica Distrital seja aprovada em dois (2) turnos, sendo certo que de um turno para o outro se exige no mnimo 10 dias. Constituio Federal Constituio Estadual Lei Orgnica 05 de outubro de 1988 Estados membros Distrito Federal

Nota: Os Estados-membros s podem se organizar aps um (1) ano da promulgao da Constituio Federal. E as Leis Orgnicas s sero criadas seis (6) meses DEPOIS da promulgao da Constituio Estadual. (Princpio da Simetria ou do Paralelismo) Todas as Constituies Estaduais comearam a ser criadas a partir de um ano da promulgao da Constituio Federal. As Leis Orgnicas comearam a ser elaboradas seis meses depois da promulgao da Constituio do seu Estado, conforme o art.11 do ADCT. (Atos das Disposies Constitucionais Transitrias)

C.F.

SUPREMACIA

Norma Inaugural

Constituio Federal

Prembulo: uma norma inaugural, pois o texto constitucional no se inicia no art. 1, mas sim no prembulo. O
ordenamento jurdico brasileiro adota duas teorias sobre o prembulo, mas temos trs teorias que so:

a) Teoria Poltica ou da Irrelevncia; b) Teoria Jurdica Comum; c) Teoria Jurdica Especfica.

STF No adotamos Doutrina

A Constituio Federal que anuncia o prembulo pela Doutrina e pela Jurisprudncia adotamos a TEORIA POLTICA do Supremo Tribunal Federal e a TEORIA JURDICA ESPECFICA adotada pela Doutrina. a) Teoria Poltica: o prembulo irrelevante, pois no passa de uma retrica poltica, mero discurso filosfico, social e cultural, sendo ento uma norma no obrigatria, no cogente, ou seja, sem eficcia normativa. (no cogente = no tem carter pblico, no tem obrigatoriedade. No tem eficcia perante as outras normas). b) Teoria Jurdica Comum: o prembulo foi criado pelo Poder Constituinte Originrio, logo uma norma cogente, com eficcia normativa. Pois, tem SUPREMACIA. c) Teoria Jurdica Especfica: denuncia que o prembulo uma norma no cogente, sem eficcia normativa, mas o prembulo FONTE INTERPRETATIVA.

*FONTE DE INTERPRETAO: de fato o prembulo no define direitos, liberdades e nem prerrogativas


constitucionais, mas na sua essncia traduz o objetivo e o esprito do texto constitucional, pois ele conduz os intrpretes (acadmicos, advogados, promotores, juzes...) a seguinte concluso: Forma de Estado: Forma de Governo: Regime de Governo: Estado Testa: Estado no-confessional: FEDERAO. A REPBLICA. DEMOCRTICO DE DIREITO. CR EM DEUS, TEM F. o Estado leigo ou laico, sem religio oficial. Prembulo Teoria Poltica Teoria Jurdica Comum NORMA INAUGURAL no cogente STF ou sem eficcia Jurisprudncia com eficcia normativa cogente no congente sem eficcia Doutrina fonte interpretativa Quem estiver lendo vai concluir que o Brasil tem uma Forma.
5 fontes de interpretao

Teoria Jurdica Especfica

TEORIA POLTICA

ANLISE: Constituio Federal Constituio Estadual Prembulo Prembulo (pela Teoria Jurdica Comum este prembulo teria

de ser igual ao prembulo da Constituio Federal)

Por exemplo: O Estado do Acre em seu Prembulo no tem a frase: sob a proteo de Deus. Conforme ADIN (Ao Direta de Inconstitucionalidade) n 2.076/02 proposta em desfavor da Constituio Estadual do Acre foi julgada improcedente pelo STF, que na ocasio o ministro Carlos Veloso entendeu que era um excesso declarar inconstitucional uma Constituio Estadual simplesmente porque no inseriu a palavra Deus. Nesta mesma oportunidade o ex-ministro Seplveda Pertence indagou muita petulncia o povo brasileiro exigir, coagir Deus a proteg-los. Consoante a isto o STF concluiu que o prembulo no tem eficcia normativa, logo as demais normas no esto obrigadas a transcreverem suas expresses:

Prembulo
Teorias:

Poltica STF Jurisprudncia

Especfica Doutrina
Apesar de ser fonte interpretativa.

SEM EFICCIA NORMATIVA

* ADCT: Atos das Disposies Constitucionais Transitrias. Os Atos das Disposies Constitucionais Transitrias esto localizados na parte final no texto constitucional, e so eles formados por 97 artigos. ESTRUTURA DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 1. 2. 3. 4. PREMBULO 250 ARTIGOS NOVE TTULOS Atualmente temos 67 E.C.* 5. ADCTs com 97 ARTIGOS NO H SUPREMACIA, NO COGENTE. SUPREMACIA. SUPREMACIA. SUPREMACIA SUPREMACIA. *E.C.: Emendas Constitucionais

Os 97 artigos do ADCT so normas providas de superioridade hierrquica, ou seja, tem supremacia como todas as demais normas constitucionais, mas so normas intertemporais, no permanentes, temporrias na exata medida que aps a sua aplicabilidade passa a ser uma norma exaurida ou hipottica, como por exemplo, o art.3 do ADCT (Reviso Constitucional).

Reviso Constitucional Art.3, ADCT 1994 (j foi realizado)

- 5 anos aps a promulgao da CF de 88. - Sesso unicameral. - Maioria absoluta J no tem mais efeito, no pode mais ser aplicado. Passando a ser norma hipottica.

Obs.: Todos os artigos do ADCT um dia passaro a ser normas sem efeitos, exauridas, pois se perderam no tempo. Ex.: Art.2 (1993), tambm norma exaurida. Outro exemplo o Plebiscito que foi realizado no Brasil no dia 7 de setembro de 1993, que o povo foi consultado pelo Congresso Nacional previamente para decidir sobre a forma de governo (Repblica ou Monarquia) e sistema de governo (Parlamentarismo ou Presidencialismo) conforme o art.2 do ADCT. Naquela ocasio o povo decidiu: mantm a Repblica e o Presidencialismo. Os artigos que j foram aplicados ainda tm supremacia, s no tem mais efeito porque exauriu. No se pode criar uma lei para acabar com o Presidencialismo ou com a Repblica. A nica coisa que se pode fazer uma EMENDA CONSTITUCIONAL.

Direitos e Garantias Fundamentais:


Os Direitos Fundamentais so os individuais, coletivos, nacionalidade, direitos polticos e partidos polticos, sendo eles classificados em trs geraes: a) Primeira Gerao dos Direitos Fundamentais: so as LIBERDADES, ou seja, so os direitos e garantias individuais, direitos clssicos de ordem pblica. Os direitos fundamentais de 1 gerao surgiram na Inglaterra do Rei Joo Sem Terra por intermdio da carta magna de 1215. b) Direitos Fundamentais de 2 gerao: so os direitos econmicos, sociais e culturais. Os direitos fundamentais de 2 gerao surgiram no sculo XX, o que materializou a IGUALDADE. c) Direitos Fundamentais de 3 gerao: traz a ideia de FRATERNIDADE ou direitos de SOLIDARIEDADE que so materializados pelo meio ambiente.

Obs.: Os Direitos Ambientais em sentido amplo que so ligados preservao de um meio ambiente ecologicamente equilibrado surgiu no final do sculo XX, mas os DIREITOS FUNDAMENTAIS de 3 gerao tambm denominados de Direitos Difusos surgiram no Brasil somente a partir da Constituio Federal de 1988. Direitos Ambientais SENTIDO AMPLO Fraternidade ou Solidariedade Preservao de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Princpio da Isonomia:
Conceito: significa igualdade em sentido amplo, tanto que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos da Constituio.
Vida Liberdade 5 caput Isonomia Sentido lato Igualdade Segurana Propriedade

Obs: A expresso residentes no pas quer dizer estrangeiros com residncia, domiclio ou de passagem no pas, como por exemplo, os turistas. O caput do art.5 celebra a ISONOMIA FORMAL, mas o constituinte, os poderes institudos atravs de polticas pblicas e sociais buscam a ISONOMIA MATERIAL. Consoante a isto, o art.5, I, CF, reza que homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes nos termos da Constituio (uma lei s pode criar distines entre homens e mulheres se estiver em consonncia com a Constituio, caso contrrio ser inconstitucional). A Constituio Federal determina indiretamente que vedada a exigncia de atestados de gravidez. O Princpio da Igualdade traz baila inmeras leis discriminando qualquer inteno de menosprezar mulheres ou homens, tanto que o Decreto 4.377/02 trata da Conveno Internacional de eliminao de todas as formas de discriminao contra a mulher.

Princpio da Legalidade:

Legalidade

Amplo art. 5, II, C.F.

Estrito art. 37, caput, C.F.

Legalidade Sentido Amplo: Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo se no em virtude da lei. O que quer dizer que: Na omisso da lei, o particular pode agir. Legalidade Sentido Estrito: Conforme o art. 37, caput, C.F. ningum da administrao pblica pode descumprir a lei, na exata medida que a Administrao Pblica Direta e Indireta vigoram os seguintes princpios: da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia, logo o princpio da legalidade em sentido estrito denuncia que na omisso da lei o servidor pblico no pode agir, em contrapartida a Legalidade em sentido amplo denuncia que na omisso da lei o particular pode fazer ou no.

LEGALIDADE, art. 37, C.F. Administrao Pblica DIRETA UNIO ESTADOS MUNICPIOS DISTRITO FEDERAL INDIRETA Fundaes Pblicas Autarquias Sociedades de Economia Mista Empresas Pblicas Empresas Estatais (ou economia mista ou empresa pblica)

LEGALIDADE, art. 5, C.F. Particular

Observao: PRINCPIO DA LEGALIDADE X DEVIDO PROCESSO LEGAL O Processo Civil e o Processo Penal ambos devem respeito ao Princpio da Legalidade, pois o Princpio do Devido Processo Legal determina que ningum ser privado de sua liberdade ou de seus bens, o que conduz o intrprete a concluir que TODAS as normas infraconstitucionais ao tratarem de matrias processuais no podem ofender nenhuma liberdade, direito ou prerrogativa constitucional. art.5, II / art. 37 art. 5, XXXIX PRINCPIO DA LEGALIDADE X PRINCPIO DA RESERVA LEGAL O Princpio da Reserva Legal determina que no h crime sem lei anterior queo o defina e no h pena sem prvia cominao legal.
Leis complementares Leis ordinrias Legalidade art.5, II atos do art. 59, C.F. Leis delegadas Resolues Decretos legislativos

Particulares

Medidas Provisrias

Leis complementares Reserva Legal No h crime sem lei anterior que o defina. Leis ordinrias

O Princpio da Reserva Legal no a mesma coisa que o Princpio da Legalidade por dois motivos: a) O Princpio da Legalidade est no art. 5, II, C.F. e compreende todos os atos legislativos do art. 59, C.F. b) O Princpio da Reserva Legal previsto no art. 5, XXXIX, C.F., traz dentro dele o Princpio da Anterioridade que determina que o fato criminoso tem que ocorrer aps a vigncia da lei, sob pena do fato no ser crime, logo somente duas leis podem criar condutas criminosas, as leis complementares e as leis ordinrias.
Reserva Legal Anterioridade Lei x Fato

Obs.: Em suma, o Princpio da Reserva Legal que pertence a seara penal denuncia que quem cria normas incriminadoras so apenas LEIS COMPLEMENTARES e LEIS ORDINRIAS.

Princpio da Vedao de Penas Cruis:


Ningum ser submetido tortura nem a tratamento desumano ou degradante. O art. 5, III, C.F., materializa e motiva as seguintes concepes: Que no haver penas de morte, salvo guerra declarada, onde a pena dever ser de fuzilamento; Priso perptua; Penas cruis; Trabalhos forados; Banimento.

O art. 5, XLVII, C.F. probe tais penas simplesmente porque so degradantes ou totalmente desumanas.

Princpio da Vedao do Anonimato ou Princpio da Liberdade de Expresso:


livre a manifestao de pensamento sendo vedado o anonimato. SALVO O DISQUE-DENNCIA. A manifestao do pensamento um direito constitucional, que assegura ao ofendido a ter o seu direito de resposta, proporcional ao agravo, sem prejuzo das indenizaes de carter moral, material ou de imagem, contudo no Brasil o disque-denncia uma manifestao de pensamento no anonimato e que a Constituio garante. Nestes termos a C.F. garante o anonimato por fora do PRINCPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO que deve prevalecer sobre o interesse privado.

REMDIOS CONSTITUCIONAIS:
Habeas Corpus Mandado de Segurana Mandado de Injuno Habeas Data Ao Popular Todos tm direito lquido e certo.

Habeas Corpus: uma ao mandamental de carter constitucional que ser concedido sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo por ilegalidade ou abuso de poder.
Habeas Corpus

Sofrer

Ameaa

Repressivo Alvar de soltura

Preventivo

Salvo-conduto

Niteri, 13 de junho de 2011.

REMDIOS CONSTITUCIONAIS:
Habeas Corpus a) Impetrante: aquele que impetra o Habeas Corpus. Advogado

b) Impetrado: Delegado, juiz, tribunal a autoridade co-atora que pratica o abuso ou ilegalidade contra o paciente que vem sofrendo a ameaa ou coao no direito de ir e vir. ( o sujeito que est mantendo algum sob crcere). c) o que est preso O Paciente: o sujeito que se acha ameaado ou est sofrendo a coao ou violncia em sua liberdade de locomoo.

Mandado de Segurana: Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo no amparado por habeas corpus e habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica com atribuies do poder pblico.
Habeas Corpus = Locomoo

ameaa

sofrer

Habeas Data = INFORMAES Informaes pessoais Habeas corpus Mandado de Segurana quando no for caso de Habeas Data

O mandado de Segurana ser impetrado dentro do prazo de 120 dias. Mandado de Segurana Coletivo: S poder ser impetrado por: Partidos Polticos com representao no Congresso Nacional; Organizaes Sindicais ou Entidades de Classe; As Associaes constitudas h mais de um (1) ano. Obs.: As Organizaes Sindicais ou Entidades de Classe esto dispensadas de comprovarem a pr-instituio*. * Pr-instituio: a prova cabal que a associao est constituda, criada h pelo menos um (1) ano. Mandado de Injuno: s ser utilizado quando estivermos diante de uma norma de eficcia limitada ( uma norma constitucional que depende de regulamentao).
Tem que criar polticas pblicas e sociais para que a norma fosse/seja cumprida.

Mandado de Injuno Norma de eficcia limitada


Norma constitucional que depende de Regulamentao

Omisso um dos poderes ou de um rgo da administrao pblica

Conceder-se- Mandado de Injuno sempre que a falta de NORMA REGULAMENTADORA torne invivel o exerccio dos direitos, liberdades e principalmente prerrogativas inerentes nacionalidade, cidadania e soberania. Por fim, o Mandado de Injuno s poder ser proposto quando estivermos diante de Norma de Eficcia Limitada que materializa a falta de norma regulamentadora. Habeas Data: s ser utilizado quando esgotar a via administrativa.
Habeas Data assegurar retificar informao

Conceder-se- HABEAS DATA para assegurar: a) O conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, contantes em registros ou banco de dados pblicos ou entidades equiparadas. Ex.: Serasa e SPC rgo pblico. Ex.: Faculdade Particular no rgo pblico, uma entidade equiparada. Ex.: Hospital pblico rgo pblico. b) Para a retificao de dados quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Obs.: O HABEAS DATA s poder ser impetrado se houver um esgotamento ou exaurimento da via administrativa. Ao Popular: a) Legitimados: quem pode propor a AO POPULAR. A ao popular s poder ser proposta por cidados (entenda-se por cidado aqueles com capacidade eleitoral ativa, ou seja, o eleitor posse do ttulo de eleitor). b) Finalidade da Ao Popular: visa anular ato lesivo ao patrimnio ou entidade de que o Estado participe, visando proteger o patrimnio pblico cultural, histrico e do meio ambiente (porque no se limita somente a Constituio Federal). c) Princpios: uma vez proposta a Ao Popular, estar caracterizado o dano aos seguintes princpios:
Legalidade Impessoalidade Publicidade Eficincia e principalmente a Moralidade Pblica.

d) Custas Processuais: o autor da Ao Popular ficar isento das custas judiciais e do nus da sucumbncia. Exceo: o autor da ao popular ser condenado a pagar as custas se agir com m f. e) Efeitos: os atos de improbidade (desonestidade) acarretaram os seguintes efeitos: Perda da funo pblica ou cargo, Suspenso dos direitos polticos, Indisponibilidade dos bens, Ressarcimento do errio pblico, sem prejuzo das aes penais (por exemplo: peculato, corrupo, fraude, lavagem de dinheiro, crimes licitatrios...)

Assistncia Judiciria O Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita para aqueles que comprovarem insuficincia de recursos. (pessoas pobres na concepo jurdica da lei 1.060/50). Obs.: Trata-se de uma imunidade, j que a prestao ser gratuita. O Estado prestar a assistncia atravs de suas defensorias pblicas ou procuradorias de assistncia judiciria que so conveniadas com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)e com o Estado. Os reconhecidamente pobres: a lei que reconhece o pobre, no a Constituio Federal. Nos termos da Constituio Federal so gratuitos para os pobres na forma da lei o registro de nascimento e a certido de bito. ( uma imunidade). Dentre os Remdios Constitucionais so gratuitas as aes de Habeas Corpus e Habeas Data, e na forma da lei os atos necessrios ao exerccio da cidadania. Obs: Trata-se tambm de uma imunidade Constitucional: Certides de bito Registro Civil + Habeas Corpus + Habeas Data

A Constituio ir reconhecer a gratuidade.

Celeridade Processual Emenda Constitucional n 45, de 08 de dezembro de 2004 Reforma do Poder Judicirio Inciso LXXVII. Conforme a Emenda 45/04 o art.5 da C.F., ganhou um novo inciso que garante a todos no mbito judicial ou administrativo uma razovel durao na tramitao dos processos, sob pena de afrontar os princpios da dignidade humana e do acesso ao poder judicirio. O acesso ao poder judicirio um direto fundamental de todos os jurisdicionados, logo a Constituio Federal deve garantir um acesso pleno sob pena do jurisdicionado no atingir o seu objetivo em vida. Tribunal Penal Internacional O Brasil se submete jurisdio do Tribunal Penal Internacional, na exata medida que aderiu os termos do Estatuto de Roma. O Estatuto de Roma um tratado internacional que elenca os seguintes crimes: Genocdio, Crimes contra a humanidade, Crimes de agresso, Crimes de guerra, logo qualquer signatrio que violar o Estatuto de Roma ser submetido julgamento na Holanda, precisamente no Tribunal de Penal Internacional localizado em Haia. O Brasil aderiu o Estatuto de Roma com o advento da E.C.45/04, sendo certo que o Estatuto de Roma foi incorporado ao ordenamento jurdico em 2002 por intermdio do decreto 4.388, de 2002. Decreto Legislativo 4.388/02 o ato legislativo que materializa o Estatuto de Roma. Com o advento da E.C. 45/04 o Brasil passou a se submeter ao T.P.I. Extradio x Tribunal Penal Internacional (TPI) Conforme o art.5, LI, C.F., nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o brasileiro naturalizado que praticar crime comum antes da naturalizao ou envolvimento comprovado com trfico de drogas aps a naturalizao.

Extradio brasileiros Natos no pode ser extraditado Naturalizados depende: Antes qualquer crime j autoriza a extradio SIM Depois Somente trfico de drogas SIM

Conceito de Extradio: trata-se de um ato de soberania onde teremos no mnimo dois (2) pases envolvidos, de um lado o pas solicitante e de outro o pas solicitado, sendo certo que o pas solicitante ir requerer a extradio de determinado sujeito que praticou um crime no pas solicitante, mas fugiu para o pas solicitado. Em outras palavras, o sujeito que estava no pas solicitante praticou um crime, foi processado, julgado e condenado, mas o mesmo pas est impossibilitado de aplicar a sua lei, pois o sujeito no se encontra mais na base territorial do pas ofendido, o que lhe autoriza a requerer ao outro pas que entregue (extradite) o infrator. Extradio
Sujeito/crime

Pas solicitante

Pas solicitado

Ir requerer a extradio Obs.: se eventualmente um brasileiro nato violar um dos dispositivos do Estatuto de Roma, o Brasil no poder extraditar o seu nacional, pois o T.P.I. no tem soberania, mas tem jurisdio, o que o STF chamou mera entrega. Natureza Jurdica do T.I.P: O Tribunal Penal Internacional um tribunal residual, supletivo ou subsidirio, logo o brasileiro ser entregue se houver esgotamento das vias judiciais cumulada com a impossibilidade. Obs.: O prprio texto constitucional determina que no ser concedida a extradio de estrangeiro que praticou crime poltico ou de opinio.

Pena de Banimento A mesma norma constitucional probe/veda as seguintes penas: a) Priso perptua; b) Pena de morte; c) Penas cruis; d) Trabalhos forados; e) Pena de banimento. Deportao: no h um crime, apenas mera ilegalidade de documentos. Trata-se de um ato administrativo realizado pela autoridade policial federal em desfavor de um estrangeiro que entrou ou permanece ilegalmente no pas. (ex.: visto vencido).

Com isto a pena de banimento outra coisa no seno a deportao de brasileiros para o estrangeiro. A Constituio de 1967 tinha a pena de banimento. (ditadura militar). Expulso: trata-se de um ato de coao, quando determinado estrangeiro praticar um ato nocivo ordem pblica, ou seja, qualquer ato que na concepo do Presidente da Repblica seja atentrio contra o interesse nacional. Na expulso os laos familiares so relevantes. A extradio ser processada e julgada pelo STF, quando determinado Estado estrangeiro solicitar a extradio, conforme art.102, I, g, C.F., sendo certo que os laos familiares so irrelevantes, em contrapartida se for caso de expulso os laos familiares so relevantes, desde que os filhos tenham dependncia econmica ou seja ele casado por no mnimo cinco (5) anos, conforme a smula n 1, do STF.
Extradio laos familiares so irrelevantes art. 102, I, "g", C.F

Expulso

laos familiares so relevantes

smula n1, STF

Penas A norma constitucional prev crimes afianveis e inafianveis. A Constituio Federal prev a prtica de racismo como crime inafianvel e imprescritvel, assim como a ao de grupos armados militares ou civis contra a ordem democrtica de direito ou contra a ordem constitucional.
Tortura Trfico Terrorismo Prescritveis e inafianveis

J os crimes de trfico, tortura e terrorismo que so crimes assemelhados aos hediondos so inafianveis, prescritvies e insuscetveis da graa e da anistia. (Insuscetvel = no possvel a concesso). Niteri, 05 de julho de 2011. Princpio da Individualizao da Pena A Constituio Federal faz meno no art.5, XLVI, C.F., mas ser a lei ordinria que ir regulamentar a pena, adotando os seguintes critrios: a) Privao ou restrio da liberdade; b) Perda de bens; c) Multa; d) Penas restritivas de direitos ou de suspenso ou interdio de direitos; e) Perda de bens; f) Penas alternativas.

C.F.

Regularizar ser LEP

A lei que ir regulamentar ser a lei de execuo penal que a 7.210/84. Obs.: Lei 8.072/90 lei dos crimes hediondos art.2
art.2 vedado regresso

proibio da regresso de regime.


STF classificou como inconstitucional

Contudo o art.2, da lei 8.072/90, lei dos crimes hediondos proibe a progresso de regime para aqueles que praticaram crimes hediondos. O STF entendeu que o mesmo dispositivo inconstitucional, pois a C.F. determina que a pena seja individualizada, no exigindo e muito menos determinando que o sujeito ativo no pratique um crime hediondo. Tribunal do Juri O Tribunal do Juri uma instituio reconhecida e devidamente organizada pela lei, que dever observar os seguintes princpios: a) Sigilo das votaes; b) Soberania dos vereditos; c) Plenitude de defesa; d) Competncia para processar e julgar os crimes dolosos contra a vida. O Jri um sistema bifsico, ou seja, formado por duas fases, sendo certo que se o juiz ficar na dvida ir pronunciar o ru que ser julgado pelo Tribunal do Jri por fora do Princpio Pr-Societ (na dvida a favor da sociedade). O Tribunal do Jri formado sete juzes leigos, denominados de jurados e um juiz togado que s ir elaborar a sentena absolutria ou condenatria. A soberania dos vereditos torna a deciso irrecorrvel, o que quer dizer que a deciso NO pode ser reformada, mas somente se admite Recurso de Apelao para anular o julgamento. Defende a sociedade Acusao MP soberania J U R A D O S D E F E S A
Tem plenitude de defesa, pode tudo.

JUIZ

RU

A deciso do Jri, que soberana, admite o Recurso de Apelao para reformar a Dosimetria da pena, pois quem lavra a sentena o juiz. O Princpio do Sigilo das Votaes ir prestigiar a intimidade e a identidade dos jurados. A Plenitude de Defesa denuncia que o ru pode utilizar todos os meios de provas lcitos e ilcitos, desde que a prova seja cabal para provar a inocncia do ru, em contrapartida o Ministrio Pblico estar pautado na lei, pois quem acusa deve provar seguindo rigorosamente o que a lei impor.

Os crimes dolosos contra a vida tentados ou consumados so aqueles que o sujeito ativo tem vontade livre, consciente e dirigida de eliminar a vida de outrem, sendo certo que os crimes so: a) Homicdio, que a eliminao da vida extra-uterina; b) Aborto, que a eliminao da vida intra-uterina; c) Infanticdio, que ser praticado pela mulher em estado puerperal, durante ou logo aps o parto. d) Auxlio, instigao e induzimento ao suicdio. O estado puerperal cessa com o estado de bonana que a calmaria, a volta estabilidade psquica da me; O aborto pode ser provocado pela gestante, provocado por terceiros com ou sem autorizao da gestante; E por fim no suicdio o auxlio material, no induzimento o suicida ainda no tem a idia e na instigao a idia j existe, mas ele ser incentivado. Tribunal de Exceo vedado no Brasil. No h juzo ou Tribunal de exceo no Brasil, ou seja, qualquer tribunal s poder julgar fatos passados, sob pena de ser inconstitucional.
ANTES FATO exceo Criao do tribunal

O fato se deu antes da criao do tribunal.

CORRETO:

DEPOIS Criao do tribunal

O fato ocorre depois da criao do tribunal.


FATO

Constitucional

O Tribunal do Jri um Tribunal de Exceo? No. Pois a instituio do Tribunal do Jri existe antes mesmo da ocorrncia do fato. Exemplo de Tribunal de Exceo: Tribunal de Numremberg (ou Nuremberg) O julgamento de Numremberg se deu porque aps a 2 guerra mundial os soldados nazistas foram processados e julgados por um Tribunal de Exceo. Tribunal Penal Internacional O Brasil se submete jurisdio do Tribunal Penal Internacional. Localizado: Haia T.P.I. Pas: Haia Regulamentado: Estatuto de Roma Incorporao do tratado: Decreto 4.388, de 25 de setembro de 2002. O Tribunal Penal Internacional um tribunal de exceo? No. Pois a sua constituio se deu antes da prtica do genocdio, crimes de guerra, crimes de agresso ou crimes contra a Humanidade. um tribunal constitucional.

Direito de Reunio Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico independentemente de AUTORIZAO, mas que ao menos a autoridade competente seja comunicada e que se eventualmente uma reunio frustrar a outra ser aquela imediatamente interrompida. O Direito de Reunio conforme o art.5, XVI, C.F. ir ocorrer em local aberto ao pblico. Propriedade garantido o Direito de Propriedade e ela atender funo social da propriedade (dar funo a ela). Desapropriao: a Constituio Federal autoriza a desapropriao, mas somente a lei ir estabelecer o procedimento que ir ocorrer: a) Por necessidade ou utilidade pblica; em ambos os casos a indenizao ser b) Por interesse social. prvia, justa e em dinheiro, ressalvados os casos previstos na C.F.
Desapropriao Comum Sano

por interesse ou necessidade pblica

por interesse ou necessidade social

com funo social

sem funo social

indenizao prvia, justa e em dinheiro

Desapropriao iminente: No caso de iminente perigo pblico a autoridade competente poder usar de propriedade particular, sendo garantido ao proprietrio indenizao posterior, se houver dano. A expresso se houver dano quer dizer que se o Estado utilizar da propriedade e no causar nenhum dano, o Estado no tem nada que indenizar.

Pequena Propriedade Rural: A Constituio Federal no conceitua a Propriedade Rural, pois o constituinte determinou que a definio ser elaborada pela lei, com os seguintes requisitos: a) Desde que seja ela trabalhada pela famlia; b) No ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrente da produo; c) A lei ir determinar mecanismos para que a produo ou produtividade da terra no cesse. Obs.: somente a lei ir definir os meios de financiamento para o desenvolvimento da produo, conforme o Estatuto da Terra, 4.504/64. Direito de Herana: O direito de herana garantido pela Constituio Federal. A sucesso s ser aberta com a morte, que poder ser: Legtima: aquela que decorre da lei. Testamentria: ato de ltima vontade do de cujus. Os herdeiros so proprietrios e possuidores.

O inventrio somente para saber o ativo e o passivo. A regra a sucesso Testamentria, pois s ser aberta a sucesso ab intestado, ou seja, sem testamento que a legtima se o falecido no tiver deixado testamento.
Herana sucesso se abre com a morte "ab intestado" legtima

Testamentria

decorre da lei

ato da vtima, vontade do "de cujus"

Os herdeiros sero proprietrios e possuidores desde o dia da morte do autor da herana, como por exemplo: Fazenda no Mato Grosso Algum (A) Proprietrio e possuidor Imveis A A morre. B e C passam a ser proprietrios e possuidores. Ainda sem o inventrio B e C podem vender a fazenda para D, atravs da Cesso de Direitos Hereditrios para D. Conforme o Princpio de Saisine, com a morte se abre a sucesso e transmite desde logo a POSSE e a PROPRIEDADE, logo aquele que nunca foi possuidor em vida do de cujus poder aps a sua morte propor ao de reintegrao de posse, pois passou a ser possuidor. Sucesso de Estrangeiros com bens no Brasil: E Bens no Brasil E Bens no Brasil Rio de Janeiro B C

A sucesso de bens de estrangeiros situados no Brasil ser regulada pela lei Brasileira, em benefcio do cnjuge e/ou dos filhos brasileiros, sempre que a lei do pas de origem do de cujus no for mais favorvel. Se o casal tiver dois filhos, com a morte do marido, a diviso ser: 50% para a mulher e 25% para cada filho do casal. Comunho Universal de Bens (hoje em dia somente por PACTO ANTENUPCIAL).

M 50%

Mas pela lei italiana: Se o casal tiver dois filhos, com a morte do marido, a diviso ser: 33% para a mulher e 33% para cada filho do casal.

M 33%

Obs.: Conforme o art.5, XXXI,CF, a lei do pas do estrangeiro falecido dever ser aplicada se ficar constatado que ela mais benfica para o conjug e para os filhos.

Direito do Consumidor O Estado promover na forma da lei a defesa do consumidor. A Constituio Federal de 1988, o que denuncia que o Cdigo de Defesa do Consumidor s foi criado no dia 11 de setembro de 1990, atravs da lei 8.078, sendo certo que do dia 05 de outubro de 1988 11 de setembro de 1990, os consumidores eram protegidos pelo Estado por meio do Cdigo Civil, que na poca era o Cdigo Civil de 1916 de Clvis Bevilqua. Com o advento do Novo Cdigo Civil idealizado pelo professor Miguel Reali, no tirou a aplicabilidade do Cdigo de Defesa do Consumidor que uma lei especfica para regulamentar as relaes consumeristas. O Cdigo de Defesa do Consumidor s poder ser utilizado por consumidores e no revendedores, fabricantes, conforme o caso concreto.

Direito do Trabalho ou Liberdade do Trabalho livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Estamos diante de uma NORMA DE EFICCIA CONTIDA ou REDUZIDA, pois o campo de atuao do jurisdicionado ser reduzido, restringido por determinada NORMA.

Asilo Inviolvel A casa o Asilo Inviolvel do indivduo, ningum poder entrar ou permanecer sem o consentimento do morador (proprietrio, possuidor, detentor ou o inquilino), salvo: a) Priso em flagrante delito se ao efetuar a priso a autoridade policial ou o agente causar dano ao morador, o Estado que titular de uma responsabilidade objetiva dever indenizar. (A responsabilidade objetiva aquela que o Estado responde independentemente do dolo ou culpa. b) Prestao de socorro; c) Iminente perigo ou desastre; d) Mandado judicial por determinao judicial o servidor poder entrar na casa do morador sem o seu consentimento se for de dia.

Prises a) Priso penal ou pena: so as prises que decorrem do trnsito em julgado (deciso transitado e julgado so as prises que no admitem mais recurso). b) Priso processual ou acautelatria: so as prises que ocorrem antes do trnsito em julgado, que so: priso em flagrante, priso temporria ou priso preventiva. c) Priso administrativa; d) Priso disciplinar; e) Priso civil.

Niteri, 07 de julho de 2011. Prises CONTINUAO A Priso civil como regra proibida pela Constituio Federal Brasileira, contudo apresenta duas excees:
ALIMENTOS, ou seja, o inadimplemento voluntrio da obrigao de pagar alimentos; e no caso do sujeito ser considerado DEPOSITRIO INFIEL.

art.5, LXVII

Mas, a Emenda Constitucional 45/2004 criou o 3, do art.5. 2 casas 2 turnos Pacto So Jos da Costa Rica (7, item 7)

T.I.D.H.

Emenda Constitucional

Conforme o art.5, 3, CF, os tratados e convenes internacionais de Direitos Humanos que forem aprovados em cada casa do Congresso Nacional, em 2 turnos e de seus membros, sero equivalentes s Emendas Constitucionais. O ordenamento jurdico brasileiro assinou, aprovou, ratificou e incorporou o Tratado Internacional denominado Pacto de So Jos da Costa Rica que dispe que ningum poder ser preso por dvida civil, salvo a de alimentos, o que quer dizer que o prprio Pacto de So Jos da Costa Rica probe a priso do depositrio infiel, o que no era nenhum empecilho at o advento da EMENDA CONSTITUCIONAL 45/04, que condicionava os magistrados a aplicar a priso do depositrio infiel j que naquela oportunidade o Pacto era equivalente a uma NORMA INFRACONSTITUCIONAL. Dentro desta linha de raciocnio o 3 at 2004 no existia, mas a partir de ento o Pacto de So Jos da Costa Rica ganhou uma nova roupagem conforme o STF que deslocou o pacto da base do sistema e o adicionou a uma base intermediria denominada de SUPRALEGALIDADE que pertence a todos os Tratados Internacionais de Direitos Humanos, como por exemplo, o Pacto de So Jos da Costa Rica. Dessa forma o STF editou a smula vinculante 25 que probe em qualquer circunstncia a priso do Depositrio Infiel.

Nacionalidade: Trata-se de um direito fundamental que pertence aos Direitos da Personalidade. (s adquire personalidade aquele que nascer com vida). O Cdigo Civil Brasileiro determina no art.2, que a personalidade jurdica se adquire com o nascimento com vida, que se materializa com a respirao. Se eventualmente o nascente nasceu morto, infelizmente, o mdico dever fazer um exame pericial denominado de DOSIMASIA HIDROSTTICA DE GALENO, que ir dizer se a criana nasceu ou no com vida. O nascimento com vida, alm de dar ao sujeito personalidade jurdica por fora da Teoria Natalista ir conceder tambm um dos direitos fundamentais do homem, a Nacionalidade. Obs.: se a criana respirou 30 segundos ela adquire personalidade. Tendo de ser feita uma certido de nascimento e uma certido de bito. O Cdigo Civil adota tambm a Teoria da Concepo para o nascituro que no tem personalidade jurdica, mas sim mera expectativa de direito. A expectativa de direito para o nascituro comea a partir da nidao, que o fenmeno em que o vulo j fecundado gruda na parede do tero.
Nacionalidade vnculo jurdico entre: Nacionais Brasileiros natos art.12, I, CF Estado, referente ao pas

Brasileiros naturalizados art.12,II, CF

Dos brasileiros natos: a) Aquisio: os brasileiros natos tm uma aquisio PRIMRIA, ORIGINRIA, GENUNA ou de PRIMEIRO GRAU. b) Teorias:
Brasileiros natos Teorias, art.12, I, C.F. Sangue "ius sanguinis" alnea "b" alnea "c" Solo "ius solis" alnea "a"

b.1) Art. 12, I, a brasileiros natos + aquisio de 1 grau + solo Os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que filhos de estrangeiros sero brasileiros natos. (no importando quem o pai ou quem a me). Exceo: Os filhos de estrangeiros nascidos na Repblica Federativa do Brasil NO SERO brasileiros natos se qualquer um dos pais estiver a servio de seu pas de origem. b.2) Art. 12, I, b brasileiros natos + aquisio genuna + sangue Os filhos de brasileiros nascidos no estrangeiro sero brasileiros natos, desde que os pais estejam a servio da Repblica Federativa do Brasil, que compreende a administrao pblica direta e indireta. b.3) Art. 12, I, c brasileiros natos + aquisio originria + sangue Nacionalidade POTESTATIVA, pois os filhos de brasileiros nascidos no estrangeiro sendo certo que os pais brasileiros no esto a servio da Repblica Federativa do Brasil, devero registrar os seus filhos na repartio competente no estrangeiro (Consulado Brasileiro) ou venham a residir a qualquer tempo na Repblica Federativa do Brasil, mas somente depois da maioridade ir requerer a sua nacionalidade. Dos Brasileiros Naturalizados: (no se fala em teorias) Os brasileiros naturalizados tm uma aquisio de 2grau derivada ou secundria. Os brasileiros naturalizados tm trs espcies: a) Nacionalidade ordinria conforme art.12, II, a. b) Nacionalidade extraordinria conforme art.12, II, b. c) Quase nacionalidade conforme art.12,1, C.F. a) Nacionalidade ordinria: os estrangeiros que fixarem residncia por um (1) ano ininterrupto na repblica Federativa do Brasil ser brasileiro naturalizado, mas o constituinte exige que o estrangeiro tenha idoneidade moral e que o seu pas de origem tenha como idioma oficial a lngua portuguesa. Ex.: Angola, Guin Bissau b) Nacionalidade extraordinria: independentemente do pas de origem ou do idioma adotado, o estrangeiro que residir na Repblica Federativa do Brasil por mais de 15 anos ininterruptos sem nunca ter sofrido uma condenao penal poder se naturalizar brasileiro. O prazo mnimo de 15 anos e 1 dia poder ser suspenso por fora maior ou caso fortuito. Exemplo: desastres, problemas familiares, bito na famlia, frias. Se no for fora maior ou caso fortuito e o estrangeiro se ausentar do pas antes dos 15 anos e 1 dia, quando ele retornar o perodo em que ele permaneceu no Brasil ser interrompido (comea novamente a contagem) c) Quase nacionalidade: s pertence a um grupo de pessoas, os portugueses. Pertence aos portugueses com residncia permanente no pas por fora do Tratado Internacional da Reciprocidade que existe entre Portugal e a Repblica Federativa do Brasil, que equipara os portugueses aos brasileiros naturalizados.

Distines entre brasileiros natos e naturalizados Regra: caput, art. 5, C.F. todos so iguais perante a lei, sendo inviolvel a vida, a liberdade, a igualdade, a segurana e a propriedade logo no h distines perante a lei entre brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros. Distines

Natos

Caput, 5, C.F.

Naturalizados

So iguais Exceo: Conforme o artigo 12, 2, CF,no haver distines entre brasileiros e naturalizados, salvo nos seguintes casos: a) Cargos Privativos de brasileiros natos art. 12, 3, CF. b) Quanto funo art. 89, VII, CF. c) Extradio art. 5, LI, CF. d) Propriedades art. 222, CF. Distines Distines

Natos

Naturalizados

Natos

Excees

Naturalizados

Regra: caput, 5, CF/88

Lei: Vida Liberdade Igualdade Segurana Propriedade

Cargos privativos de brasileiros natos: 12,2. Quanto funo: 89, VII Extradio: 5, LI Propriedades: 222, C.F.

a) Cargos Privativos: alguns cargos jamais sero ocupados por brasileiros naturalizados. Presidente da Repblica; Vice - presidente da Repblica; Presidente do Senado Federal; Presidente da Cmara; Ministros do STF; Ministro do Estado da Defesa; Carreiras Diplomticas; Oficiais das Foras Armadas.

O art.12, 3, apresenta um rol exemplificativo, pois a C.F. apresenta outros cargos privativos de brasileiros natos, que so: Que em ambos os casos ser o presidente do Presidente do Conselho Nacional de Justia; STF, que um dos ministros do STF, que cargo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral; privativo. Obs.: O chefe da carreira da diplomacia ser nomeado livremente pelo Presidente da Repblica, logo o Ministro das Relaes Exteriores poder ser brasileiro nato ou naturalizado. b) Quanto funo: conforme o art.89, VII, C.F., o Conselho da Repblica rgo superior de consulta do Presidente da Repblica, e seis cidados natos iro fazer parte do Conselho, sendo dois nomeados pelo Presidente da Repblica, dois eleitos pela Cmara e dois eleitos pelo Senado Federal, todos para o mandato de trs (3) anos sendo vedada a reconduo. c) Extradio: os brasileiros natos no sero extraditados e nem os naturalizados, salvo se antes da naturalizao o brasileiro praticar crime comum ou se depois da naturalizao ficar comprovado o envolvimento com trfico de drogas. d) Propriedades: as propriedades jornalsticas, som, imagem e radiodifuso podero ser de propriedade de brasileiros natos e naturalizados a mais de dez (10) anos. E os estrangeiros, podero ser proprietrios de tais empresas? - Sim, desde que o cargo no seja de gesto, ou seja, pode ser o administrador, mas mero investidor. E o capital social no poder ser superior a 30%, logo no mnimo 70% do capital social dever pertencer aos brasileiros natos ou naturalizados a mais de dez (10) anos. Cancelamento da Nacionalidade

Perda

Quando brasileiro nato

Quando brasileiro naturalizado

Sentena judicial transitada em julgada

Ato de liberalidade VONTADE

Quando brasileiro naturalizado praticar:

Atividade Nociva contra o interesse nacional

Perda da Nacionalidade

O brasileiro nato ou naturalizado ir perder a sua nacionalidade por manifestao inequvoca de vontade. Em contrapartida se no houver liberalidade por parte do brasileiro ele poder se naturalizar e ir conservar a sua nacionalidade brasileira nos seguintes casos:

a) Reconhecimento da lei estrangeira que determina que os descendentes tero os mesmos direitos. Em outras palavras a lei estrangeira ir reconhecer a nacionalidade originria (filhos de italianos, filhos de japoneses). b) Os brasileiros residentes no estrangeiro no perdero a sua nacionalidade quando a lei estrangeira impuser a ele naturalizao para que ele exera os atos da vida civil (trabalho, testamento e casamento).

Niteri, 12 de julho de 2011. Direitos Polticos Regime de Governo: A Constituio Federal adota o Regime Democrtico de Direito. Conforme o nico do art. 1, C.F./88, Todo o poder emana do povo que o exerce diretamente ou atravs de seus representantes nos termos da C.F..
art.1, C.F/88

POVO Diretamente Regime Democrtico Direto IMEDIATO Representantes


Regime Democrtico Indireto MEDIATO

a) Regime Democrtico Direto: aquele que o povo exerce diretamente atravs do: Plebiscito, Referendo, Iniciativa Popular e Ao Popular. Conforme artigos 1; 14, I, II e III; 61, 2; 27, 4; 29, XIII; 37, 4 da Constituio Federal, todos combinados com a primeira parte do nico do artigo 1, C.F. Art. 1 Art. 14, I, II e III Art. 61, 2 Art. 27, 4 Art. 29, XIII Art. 37, 4 b) Regime Democrtico Indireto: o regime pelo qual o povo ir exercer a democracia atravs dos seus representantes que so os: Chefes de Governo (Presidente, Governadores e Prefeitos), Deputados (Federal e Estadual) e Vereadores. Os Chefes de Governo que sero eleitos pelo povo para que eles representem os interesses do mesmo so: Presidente da Repblica, os Governadores e os Prefeitos, cada um com seus respectivos vices. Obs.: Os Senadores sero eleitos pelo povo, mas iro representar os interesses dos Estados e do Distrito Federal, sendo certo que cada Estado da Federao ir eleger trs Senadores e o Distrito Federal segue a mesma sorte, logo temos 26 Estados e 1 Distrito Federal, o que totaliza 81 senadores, cada um com 2 suplentes, ou seja, 162 suplentes no Congresso Nacional. Com isto verificamos que os Senadores no pertencem ao Regime Democrtico Indireto.
Primeira parte do nico do art. 1

Senadores

Estados

Distrito Federal

26 x 3 = 78

1x3=3

81 senadores

Mais 2 suplentes para cada senador

Os suplentes so indicados pelos Senadores e no eleitos pelo povo.

Plebiscito: a consulta prvia, antes da elaborao da lei. Referendo: a consulta posterior, o projeto est pronto, mas a consulta realizada antes da lei ser colocada em vigor. O Plebiscito denuncia um Regime Democrtico Direto, onde o povo ir decidir se elabora ou no determinado projeto de lei, ou ainda, se mantm ou no determinada instituio, em suma o plebiscito se materializa antes de qualquer pronunciamento por parte do legislativo. OBSERVAES: Conforme o art. 2 do ADCT o plebiscito que tem destaque aquele que ocorreu no dia 07 de setembro de 1993, quando o povo foi convocado previamente para decidir se iria manter ou no a forma de governo e o sistema de governo. Da Organizao Poltica Administrativa: 1. A Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal, todos autnomos nos termos da Constituio Federal, sendo certo que Braslia a Capital Federal e que os territrios federais integram a Unio, e a sua criao ou reintegrao em um Estado ser regulada por lei complementar. 2. Os Estados-membros podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros Estados, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante a aprovao da populao interessada, atravs de Plebiscito e do Congresso Nacional por Lei Complementar.
Estado + Estado Territrio Federal Estado Incorporar, criar, subdividir-se Ex.: RJ + SP, plebiscito entre eles criao ou reintegrao Estado em outro Lei Complementar Lei Complementar Lei complementar
Lei complementar + Plebiscito, aprovao da populao interessada + manifestao do Congresso Nacional.

3. Plebiscito e Referendo: a iniciativa ser de da Cmara ou do Senado Federal, sendo certo que quem convoca o Plebiscito o Congresso Nacional, e quem aprova o Referendo tambm o Congresso Nacional. Iniciativa Popular: Federal: art. 14, III combinado com art. 61, 2, C.F. Estadual: art. 14, III combinado com art. 27, 4, C.F. Municipal: art. 14, III, combinado com art. Art. 29, XIII, C.F. Iniciativa Popular Federal: Conforme o artigo 61, C.F., o povo, melhor dizendo, qualquer cidado tem legitimidade para criar leis ordinrias ou complementares pela via da Iniciativa Popular Federal.

I.P.Federal

Exige-se 1% de assinaturas, Todo eleitorado Nacional (s quem tem ttulo de eleitor), Dividido por 5 Estados, No podendo ter menos que trs dcimos de representao.

Projeto elaborado pelo povo: O projeto (lei complementar ou lei ordinria) ser proposto na Cmara dos Deputados, mas ser ele deliberado, discutido e aprovado pelo Congresso Nacional. Iniciativa Popular Estadual: A Constituio Federal prev a possibilidade da Iniciativa Popular Estadual, mas somente as Constituies Estaduais de seus respectivos Estados iro regulamentar o art. 27, 4, C.F. (indica o procedimento).
Iniciativa Popular Estadual

art. 27, 4, C.F.

Iniciativa Popular Municipal: Somente de interesse local exigindo-se 5% de assinaturas do eleitorado Municipal.
Iniciativa Popular Municipal

Interesse local

5% de assinaturas do eleitorado municipal

Ao Popular Nos termos do art.5, LXXIII, da C.F., qualquer cidado tem legitimidade para propor ao popular, que visa anular ato lesivo ao patrimnio pblico. Conforme o art.37, 4, C.F., os atos de improbidade importaro: Perda do cargo ou funo; Suspenso dos direitos polticos; Ressarcimento ao errio pblico; Indisponibilidade dos bens; Aes penais. Sufrgio: um direito subjetivo de natureza poltica, que d ao sujeito de direito a capacidade eleitoral ativa e a capacidade eleitoral passiva, ou seja, o sufrgio outra coisa no seno direito de votar e de ser votado NOS TERMOS DA LEI. Tecnicamente estamos diante da alistabilidade e da elegibilidade.
Sufrgio
Direito subjetivo de natureza poltica Capacidade eleitoral ATIVA ALISTABILIDADE = VOTAR Capacidade eleitoral PASSIVA ELEGIBILIDADE = SER VOTADO

Espcies de sufrgio: a) O Sufrgio Universal aquele que denuncia como regra que todos tm alistabilidade e elegibilidade nos termos da Constituio Federal e da lei. b) O Sufrgio Restrito capacitrio e censitrio. Conforme o caput do art. 14, C.F., o Brasil adota o sufrgio Universal, que no exige condies intelectuais e muito menos econmicas para votar e para ser votado. Sufrgio

Universal

Restrito

Como regra todos tm alistamento e elegibilidade nos termos da C.F. e da lei.

Capacitrio

Censitrio

Condies intelectuais

Condies financeiras, econmicas

Condies da Alistabilidade: a) Nacionalidade brasileira: podendo ser nato ou naturalizado; b) Idade mnima de 16 anos. Aquele que no preencher as condies ser considerado um inalistvel, ou seja, sem capacidade eleitoral ativa. (No pode tirar o ttulo de eleitor). a) b) c) d) e) f) Condies da Elegibilidade: Alistamento eleitoral; Nacionalidade brasileira: nato ou naturalizado; Plenitude dos direitos polticos, por exemplo, de suspenso: ato de improbidade administrativa; Domiclio eleitoral; Filiao partidria; Idade mnima de: 35 anos para Presidente da Repblica, Vice Presidente da Repblica e Senador; 30 anos para Governador e Vice-Governador; 21 anos para Prefeito, Vice Prefeito, deputado federal, deputado estadual e juiz de paz; 18 anos para Vereador. A ausncia de qualquer uma das condies ir acarretar uma inelegibilidade. Voto: um direito subjetivo de natureza eleitoral que apresenta as seguintes caractersticas: Obrigatrio No clusula ptrea; (podendo ser modificado por Emendas Constitucionais); Direto clusula ptrea; Secreto clusula ptrea; Universal clusula ptrea; Peridico clusula ptrea.

Atualmente o voto obrigatrio, mas no uma das limitaes materiais do art.60, 4, C.F., que traz um rol das clusulas ptreas, o que denuncia a possibilidade de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) transformar o voto obrigatrio em facultativo. Em contrapartida todas as demais caractersticas so clusulas ptreas, conforme o art.60, 4, II, da Constituio Federal. a) Voto Obrigatrio: os maiores de 18 anos; b) Voto Facultativo: os maiores de 70 anos, os analfabetos e os maiores de 16 anos, mas menores de 18 anos.

Observaes: 1. Estrangeiros: so inalistveis, pois no tm a nacionalidade brasileira; 2. Conscritos: so inalistveis durante o servio militar obrigatrio. Os estrangeiros e os conscritos so inalistveis e inelegveis. Imaginemos que determinada pessoa tenha tirado o ttulo de eleitor aos 16 anos e aos 17 anos foi convocado para o SERVIO MILITAR OBRIGATRIO, neste perodo o Ttulo de Eleitor estar suspenso, o que no lhe tira a condio de inalistvel e inelegvel. 3. Os brasileiros naturalizados devero se alistar na justia eleitoral at 1 ano depois da sentena transitado em julgado e os conscritos at os 19 anos. 4. Os analfabetos: so alistveis, mas so inelegveis, logo os inelegveis so os inalistveis e os analfabetos.
Estrangeiros e conscritos.

Ao de Impugnao de Mandato Eletivo: a) Legitimados: Ministrio Pblico, Partidos Polticos, Coligaes Partidrias e os demais candidatos; b) Prazo: O mandato eletivo poder ser impugnado na Justia Eleitoral no prazo mximo de 15 dias contados da diplomao, instruda com a prova de fraude, corrupo ou abuso do poder econmico. c) Custas da ao: a ao ir tramitar em segredo de justia, e se o autor agir de m f ser condenado a pagar todas as custas processuais, sem prejuzo de sofrer uma ao de dano moral ou imagem.

Cassao, Perda e Suspenso dos Direitos Polticos:

A cassao proibida no Brasil. vedada a cassao dos Direitos Polticos, mas nos termos da Constituio ser admitida a perda ou a suspenso dos Direitos Polticos. a) Cancelamento da Naturalizao por sentena transitada em julgada: o caso de perda dos direitos polticos. b) Incapacidade Civil Absoluta: s tem eficcia se for decretada por sentena judicial transitada em julgado em ao de interdio, que ser caso de suspenso dos direitos polticos. c) Condeno Criminal Transitado em Julgado e enquanto durarem seus efeitos: ser caso de suspenso dos Direitos Polticos e s ir recair em desfavor dos presos definitivos que esto sofrendo priso penal ou pena, que aquela que ocorre aps o trnsito em julgado. J os presos temporrios que esto cumprindo a priso processual ou acautelatria que decorre da PRISO EM FLAGRANTE, PREVENTIVA ou TEMPORRIA so obrigados, ou melhor dizendo, o Estado deve dar condies que ele exera seu direito constitucional.

Priso Penal / Pena

Aps Transitado em julgado

em flagrante Priso Processual Acautelatria preventiva temporria


Antes do transitado em julgado

Obs.: No podemos confundir com as prises administrativas e disciplinares, pois as primeiras so proibidas no Brasil, salvo quando se tratar de estrangeiros. E as prises disciplinares so inerentes ao militarismo.

d) Recusa de cumprir obrigao imposta a todos ou prestao alternativa nos termos do art.5, VIII, C.F.: Se houver recusa sem fundamento ou recusa fundamentada, mas sem a adeso da alternativa ora proposta os direitos polticos sero suspensos. (sempre no campo religioso). e) Improbidade Administrativa nos termos do art.37, 4, C.F.: ser caso de suspenso dos direitos polticos. Princpio da Anterioridade ou da Anualidade:

A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao no se aplicando eleio que ocorra at 1 ano de sua vigncia. Novembro de 2009 Outubro de 2010 Eleies Lei da ficha limpa Outubro de 2012

11 meses

Obs.: A ttulo de exemplo podemos citar a Lei da Ficha Limpa que foi declarada inconstitucional pelo STF por dois motivos: Violao ao art.16, C.F. Violao ao princpio da Presuno da Inocncia, conforme art.5, LXXVII, C.F., que rege: Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado. (Ministro Fux).

Niteri, 13 de julho de 2011. Partidos Polticos

a) Criao dos Partidos Polticos: livre a criao, fuso e incorporao de partidos polticos. b) Extino: livre a extino dos Partidos Polticos. c) Finalidade dos Partidos Polticos: A criao, fuso e incorporao de Partidos Polticos tm um condo de resguardar a soberania nacional, o regime democrtico de direito, o pluripartidarismo e os direitos da pessoa humana. d) Princpios: Os Partidos Polticos uma vez criados devem observar: Os preceitos de carter nacional; Vedao de receber recursos financeiros de entidades ou de governo estrangeiro; Prestao de contas justia eleitoral; Funcionamento parlamentar de acordo com a lei. e) Registro: As sociedades empresrias sero reguladas por seus respectivos atos constitutivos denominados de Contrato Social ou Estatuto Social, que como regra sero registrados no Registro (Cartrio) de Empresas Mercantis / Junta Comercial.

A partir do registro as sociedades empresariais adquirem personalidade jurdica. Os Partidos Polticos seguem a mesma sorte com as seguintes reservas: Os Partidos Polticos regem-se por Estatutos Sociais que na forma da lei civil registraram seus respectivos estatutos no T.S.E. Se eventualmente o Estatuto for registrado no Cartrio de Ttulos e Documentos, o Estatuto no ter efeitos, pois o Partido Poltico permanecer sem personalidade jurdica. f) Paramilitar: vedada a utilizao pelos Partidos Polticos de organizao paramilitar. g) Fundo: Conforme o art.17, 3, os Partidos Polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e a televiso na forma da lei. Inteligncia do art.17, 1, 2, 3 e 4 da C.F./88.

Da Organizao dos Poderes: PODER LEGISLATIVO:

PODER LEGISLATIVO

FEDERAL

ESTADUAL

MUNICIPAL

CONGRESSO NACIONAL

ASSEMBLIAS LEGISLATIVAS

CMARA DOS VEREADORES / ou CMARA MUNICIPAL

CMARA DOS DEPUTADOS

SENADO FEDERAL

DEPUTADOS ESTADUAIS

VEREADORES

513 deputados

81 senadores

SISTEMA UNICAMERAL

SISTEMA UNICAMERAL

SISTEMA BICAMERAL

O poder legislativo pode ser: Bicameral; Unicameral. No mbito federal o sistema ser bicameral, pois o Congresso Nacional formado pela Cmara e pelo Senado Federal. J no mbito Estadual e Municipal o sistema ser o unicameral.

Congresso Nacional
Art.49, C.F. Atribuies exclusivas
Atribuies exclusivas = poder, competncia.

Cmara dos Deputados 51, C.F. Competncia Privativa

Senado Federal 52, C.F. Competncia Privativa

Cmara e Senado so dois rgos distintos.

Dentro do sistema bicameral identificamos as competncias ou atribuies que so exclusiva ou privativa, sendo certo que a primeira pertence ao Congresso Nacional, conforme o art.49, C.F. E a competncia privativa pertence Cmara e ao Senado Federal conforme artigos 51 e 52 C.F/88. Nos termos do artigo 49, C.F/88, o Congresso Nacional ir atuar atravs de decretos legislativos, e a Cmara e o Senado Federal atravs de resolues.
Congresso Nacional Decretos legislativos Resolues

Cmara e Senado Federal

Atribuies

Absoluta

Exclusiva

Privativa

possvel exceo

no pode delegar

no pode delegar, salvo por disposio contrria da C.F./88.

Regra: As competncias so indelegveis. Mas, no caso das atribuies privativas possvel exceo. Excees: as competncias exclusivas sero sempre indelegveis, mas as privativas admitem excees. Acompanhar explicao do udio e observar o grfico acima que tem a estrela ao lado. Obs.: A ttulo de exemplo temos o nico do artigo 84, C.F., que autoriza o Presidente da Repblica a delegar uma de suas atribuies para o Procurador Geral da Unio, Advogado Geral da Unio ou Ministros de Estado.

EXCEO

Sistema Eleitoral a) Sistema Eleitoral Majoritrio: os chefes de governo e os senadores sero eleitos pelo sistema majoritrio. Chefe de Governo: Presidente (1) Governador (1) Prefeito (1) Sistema Majoritrio Senadores: Estados (3) Distrito Federal (3)

b) Sistema Eleitoral Proporcional: sero eleitos os deputados e os vereadores pelo sistema proporcional que quer dizer que quanto maior for a unidade federativa em nmero de habitantes, maior ser o nmero de deputados ou vereadores eleitos. O sistema proporcional no mbito federal impe um nmero mnimo e mximo, pois o menor Estado da Federao em nmero populacional dever ter oito (8) deputados e o maior setenta (70) deputados, como o caso do Estado de So Paulo. Territrios: Cada territrio eleger quatro (4) deputados. No se falando em senadores. Obs.: Os chefes de Governo sero eleitos para o mandato de quatro (4) anos, sendo admitida uma nica reeleio; Os deputados e vereadores sero eleitos para um mandato de quatro (4) anos; e por fim Os senadores sero eleitos para um mandato de oito (8) anos de forma alternada, sendo um tero () e dois teros () de quatro (4) em quatro (4) anos. CHEFES DE GOVERNO DEPUTADOS E VEREADORES SENADORES 4 ANOS + 4.

4 + 4 + 4 + 4.........

Exemplo:
2010 1, 2, 3 2 senadores 2014 1, 2, 3 2018 1, 2, 3

1 senador

Das Reunies a) Sesso Legislativa: 2 FEV 22 DEZ

o perodo que compreende 02 de fevereiro at 22 de dezembro, ou seja, o Congresso Nacional reunir-se- anualmente na Capital Federal de 02 de fevereiro at 22 de dezembro o Ano Legislativo. Ano Legislativo Sesso Legislativa b) Legislatura: So quatro sesses legislativas, ou seja, quatro anos. c) Perodos Legislativos: So os perodos compreendidos de 02 de fevereiro at o dia 17 de julho, e 1 de agosto at o dia 22 de dezembro. 1 perodo: 02 FEV 17 JUL 1 perodo: 1 AGO 22 DEZ 2 perodos Uma legislatura que tem 04 anos s pode ter 04 sesses legislativas e 08 perodos legislativos. 1 legislatura = 4 anos. 1 sesso legislativa = 1 ano (1x4) = 4 sesses legislativas. 1 perodo legislativo = 6 meses = 2 perodos por ano, (2x4) = 8 perodos legislativos.

2FEV

17JUL

1AGO

22DEZ

ANO LEGISLATIVO d) Recesso Legislativo: O Congresso Nacional estar de recesso nos dias 18 de julho at 31 de julho, e de 23 de dezembro at o dia 1 de fevereiro. e) Reunies Extraordinrias: Sero convocadas como regra pelo Presidente do Senado Federal, que tambm o Presidente do Congresso Nacional. Tais reunies sero realizadas nos dias de recesso do Congresso Nacional. f) Reunies Extraordinrias: So aquelas que ocorrem nos perodos de 2 de fevereiro at 17 de julho, e do dia 1 de agosto at o dia 22 de dezembro.

g) Sesso conjunta: A Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o em sesso conjunta para: Receber o compromisso de posse do Presidente da Repblica e do Vice-Presidente da Repblica; Elaborar o Regimento Interno e regular a criao de servios comuns s duas casas; Inaugurar a sesso legislativa; Deliberar sobre o veto presidencial. Processo Legislativo Conforme o artigo 59, C.F., compreende o processo legislativo: Emendas Constitucionais Leis Complementares Leis Ordinrias Leis Delegadas 3 fases cada um. Resolues Decretos Legislativos Medidas Provisrias O processo legislativo tem 3 fases: 1 FASE DA INICIATIVA: que o momento em que identificamos a propositura do projeto de lei, ou seja, identificamos quem pode propor o projeto. 2 FASE DELIBERATIVA: compreende a discusso do projeto, aprovao do projeto e em alguns casos a sano e o veto do Presidente da Repblica. 3 FASE COMPLEMENTAR: formada pela promulgao e a publicao. FASES INICIATIVA DELIBERATIVA COMPLEMENTAR LEIS COMPLEMENTARES
Presidente da Repblica; Procurador Geral da Repblica; Ministros do STF; Membros da Cmara; Membros do Senado; Congresso Nacional; Comisses da Cmara e do Senado; Tribunais Superiores; e qualquer cidado. Discusso: 2casas + 1turno + maioria absoluta. Em cada casa do C.N., em 1 turno e ser aprovado pelo qurum da maioria absoluta. Promulgao: Presidente da Repblica. Publicao: Dirio Oficial da Unio. IDEM Art.61, C.F. 2 casas + 1 turno + maioria simples.

LEIS ORDINRIAS

IDEM.

Os projetos de leis (ordinria e complementar) sero propostos pelos legitimados do art.61, da C.F/88. Uma vez feita a proposta o Projeto de Lei ser discutido e aprovado em cada casa do Congresso Nacional, e se aprovado o qurum ser da maioria absoluta para os Projetos de leis complementares. E o qurum ser da maioria simples ou relativa para os Projetos de leis ordinrias. Congresso Nacional Cmara
1 turno na Cmara

Senado
1 turno no Senado

513 deputados Leis complementares maioria absoluta Qurum Leis ordinrias

81 senadores Leis complementares maioria absoluta Leis ordinrias

maioria simples

maioria simples

a) Maioria absoluta: 50% + 1 de TODOS os membros. b) Maioria simples ou relativa: 50% + 1 dos PRESENTES desde que o qurum de instalao tenha sido observado.
No mnimo:

Qurum da MAIORIA ABSOLUTA Lei complementar

Cmara = 513/2 = 256,5 + 1 = 257 deputados Senado = 81/2 = 40,5 + 1 = 41 senadores

Qurum de Instalao: Toda sesso deliberativa dever ser instalada pelo qurum da maioria absoluta dos membros da Cmara e do Senado, logo se a sesso deliberativa no der qurum para a instalao, o Projeto de Lei estar prejudicado. Em outras palavras, o projeto de lei s poder ser discutido se a sesso for instalada conforme art.47, C.F/88.
Qurum de Instalao Maioria Absoluta Cmara 257 deputados Senado 41 senadores

Presentes 300 deputados


Aprovado na Cmara

30 senadores no pode instalar a sesso

Aprovado na Cmara, mas no Senado, foi prejudicado.

151 votos

Presentes 300 deputados 151 votos 60 senadores 30 votos = projeto rejeitado 31 votos = projeto aprovado

Sesso instalada na Cmara e no Senado.

Se a sesso no for instalada por NO ATINGIR O QURUM DE INSTALAO o projeto ser considerado Prejudicado. Se a sesso FOR INSTALADA, mas o projeto no atingir o nmero mnimo de aprovao, o projeto ser considerado REJEITADO. SITUAO HIPOTTICA: Imaginemos que a Cmara dos Deputados tivesse 100 deputados e o Senado Federal 40 senadores. O projeto de lei ordinria foi apresentado na Cmara dos Deputados onde estavam presentes os 100 deputados, logo a sesso foi instalada, pois o nmero mnimo exigido seria de 51 deputados (Maioria Absoluta), e como esto presentes os 100 deputados o qurum ser da maioria simples, ou seja, 50% + 1 dos presentes, logo se exige 51 votos (NO MNIMO) para aprovar o projeto. Aps a aprovao na Cmara, o projeto seguiu para o Senado Federal, que se deparou com 20 senadores ali presentes. Pergunta-se: a) A sesso ser instalada? Resposta: No, pois o nmero mnimo seria de 21 senadores, logo o projeto ser prejudicado. b) Qual seria o nmero mnimo para instalar a sesso no Senado Federal? Resposta: no mnimo 21 senadores. c) Imaginemos que a sesso foi instalada (no Senado), mas o projeto que tinha sido aprovado na Cmara no teve a mesma sorte no Senado Federal, seria correto afirmar que o projeto foi prejudicado? Resposta: No, no seria correto. Pois, a sesso foi instalada na Cmara e no Senado Federal, logo a NO aprovao desencadeia a rejeio do projeto. udio: nmero real = 513 deputados e 81 senadores. REGRA: Se o projeto de lei for rejeitado ou prejudicado, no poder ser proposto novamente na mesma sesso legislativa, mas to somente na sesso legislativa seguinte. Os projetos prejudicados ou rejeitados sero arquivados.
Que o ano legislativo, por exemplo, o ano de 2011.

EXCEO: Os projetos de leis prejudicados ou rejeitados excepcionalmente podero ser propostos na mesma sesso legislativa, desde que a Cmara ou o Senado decida pelo qurum da Maioria Absoluta de seus membros, conforme o art.67, C.F./88.
Congresso Nacional Cmara 513 deputados Senado 81 senadores

50% + 1

50% + 1

FASES

EMENDAS CONSTITUCIONAIS
Presidente da Repblica; da Cmara dos Deputados; do Senado Federal; Mais da metade (1/2) das Assembleias Legislativas Duas casas (Cmara e Senado); Dois Turnos em cada casa (ou seja, duas vezes na Cmara e duas vezes no Senado); de qurum (em cada casa e em cada turno). Promulgao: Mesas da Cmara e do Senado Federal. Publicao: D.O.U. (Dirio Oficial da Unio).

INICIATIVA

DELIBERATIVA COMPLEMENTAR

As LEIS DELEGADAS so atpicas, no se encaixam nas trs (3) fases. a) Iniciativa: somente o Presidente da Repblica poder criar Leis Delegadas. b) Autorizao: O Presidente da Repblica s poder elaborar/criar leis delegadas mediante autorizao do Congresso Nacional, atravs de uma resoluo. c) Promulgao: Lei Delegada no promulgada. d) Publicao: Depois da elaborao da Lei Delegada ela no ser promulgada, mas sim publicada no D.O.U.

Niteri, 14 de julho de 2011. Processo Legislativo Decretos x Resolues

Decretos

Resolues Cmara dos Deputados Senado Federal Privativa art.51, C.F. art. 52, C.F.
Exceo: Congresso Nacional autorizar o Presidente da Repblica elaborar sua Lei Delegada: art.68, 2, C.F.

Congresso Nacional

Exclusiva

art.49, C.F.

Fase Deliberativa: Os decretos legislativos e as resolues sero deliberados conforme o Regimento Interno do Congresso Nacional quando se tratar dos DECRETOS, e conforme o Regimento Interno da Cmara e do Senado Federal, quando o ato legislativo pertencer a uma das casas, como o caso das resolues. Os DECRETOS LEGISLATIVOS e as RESOLUES sero aprovados pelo qurum da maioria simples ou relativa.

Fase Complementar: Decreto Legislativo

Congresso Nacional

Uma vez aprovado

Regimento interno

Promulgao

Publicao

Presidente do Senado Federal

D.O.U. Dirio Oficial da Unio

Resolues
Cmara dos Deputados

Aprovada Publicada D.O.U.

Promulgada Mesa da Cmara

Resolues
Senado Federal

Aprovada Publicada D.O.U.

Promulgada Mesa do Senado

Como regra o Congresso Nacional no pode criar Resolues. Mas excepcionalmente a pedido do Presidente da Repblica. Exceo: Resoluo Congresso Nacional Promulgada Presidente do Senado Federal
Que tambm Presidente do Congresso Nacional.

Publicada D.O.U.

Obs.: Natureza Jurdica da Resoluo editada pelo Congresso Nacional para autorizar o Presidente da Repblica a elaborar a Lei DELEGADA.
autorizao limites condies termos contedo

RESOLUES Congresso Nacional

MATRIAS:
A B D G H J

RESOLUO C.N. Lei Delegada ABDJC

Presidente da Repblica

D.O.U.

Viola a resoluo. O Congresso Nacional pode sustar atos normativos exorbitantes.

Alm de ser uma autorizaoir especificar os termos, as condies, o contedo e os limites para elaborao da LEI DELEGADA. Se eventualmente o Presidente da Repblica criar uma lei delegada em desconformidade com a resoluo do Congresso Nacional, o mesmo nos termos do art. 49, V, C.F., poder sustar os ATOS NORMATIVOS exorbitantes da delegao, atravs de um Decreto Legislativo. Por exemplo: determinada resoluo editada pelo Congresso Nacional autorizou o Presidente da Repblica a elaboraraLei Delegada sobre as matrias (A B D J), contudo o Presidente da Repblica publicou no D.O.U. uma lei delegada tratando das seguintes matrias A B C D J. Dessa forma o Congresso Nacional poder sustar a matria C, pois ela exorbitante. O ato de sustar tem natureza de controle de constitucionalidade e como regra o Ato Normativo hora impugnado ter efeitos ex tunc, ou seja, ir retroagir, o que muitas vezes poder ofender a Segurana Jurdica, sendo pertinente estabelecer os efeitos ex nunc, daqui para a frente. (esta ltima informao no ser exigida para tcnicos dos tribunais).
Leis Ordinrias Maioria simples ou relativa Resolues Decretos legislativos

Maioria absoluta

Leis complementares

Qurum qualificado

Emendas constitucionais

Medidas Provisrias: a) Iniciativa: as medidas provisrias sero editadas pelo Presidente da Repblica; b) Natureza Jurdica da Medida Provisria: no uma lei, mas tem natureza jurdica de fora de lei. c) Requisitos da Medida Provisria: as medidas provisrias sero editadas pelo Presidente da Repblica quando a matria for relevante e urgente. d) Prazo da Medida Provisria: 60 dias prorrogveis por igual perodo. e) Prazo mximo: 120 dias. f) Edio da Medida Provisria: o Presidente da Repblica dever comunicar imediatamente o Congresso Nacional, aps a edio da Medida Provisria. g) Congresso Nacional: o Congresso Nacional ter prazo mximo de 45 dias para apreciar a Medida Provisria que foi editada pelo Presidente da Repblica, sendo certo que a Medida Provisria poder ser convertida em lei ou simplesmente ser rejeitada pelo Congresso Nacional.
Presidente da Repblica

Fora de lei

Relevncia e urgncia

60 + 60 = 120

120 dias de prazo mximo

comunicar imediatamente o C.N.

que pode rejeitar a M.P.

Obs.: Como regra a Medida Provisria no pode permanecer em vigor por mais de 120 dias, salvo se o Congresso Nacional estiver de recesso, pois somente o Legislativo Federal pode decidir pela converso ou rejeio da Medida Provisria. Datas que o Congresso Nacional est trabalhando:

h) Converso da Medida Provisria: se as Medidas Provisrias forem convertidas em lei porque sero elas leis ordinrias que sero aprovadas em cada casa do Congresso Nacional, em 1 turno e aprovadas pelo qurum da maioria simples, sendo observado o qurum de instalao. i) Rejeio da Medida Provisria: se a medida provisria for rejeitada o ato ser arquivado e o perodo em que a Medida Provisria permaneceu em vigor ser regulamentado pelo prprio Congresso Nacional atravs de um decreto legislativo.
MP(edio) 45 dias C.N converteu em lei ordinria.

MP Edio

C.N. rejeitou efeitos ex tunc

decreto legislativo

no pode mais ser usado...

j)

Vedaes: vedada a edio de Medidas Provisrias relativas s seguintes matrias: Direito penal; Direito processual civil; Direito processual penal; Direitos polticos; Direito eleitoral; Nacionalidade; Cidadania; Oramento; Leis ordinrias; Leis das diretrizes bsicas; Crditos suplementares; Crditos decorrentes; Matrias reservadas s leis complementares; Partidos polticos; Organizao do poder judicirio; Organizao da carreira do Ministrio Pblico; Planos plurianuais; Deteno ou sequestro de poupana ou de qualquer ativo financeiro; Matrias j disciplinadase aprovadas pelo Congresso Nacional, mas pendentes de sano ou veto do Presidente da Repblica; Instituio (criao) ou marjorao (aumento) de impostos*.

*excees: Imposto de importao; Imposto de exportao; Imposto de produtos industrializados; Imposto extraordinrio; Imposto de operaes financeiras (IOF). Fundamento: art. 62 e seus 12. Disposies Gerais:

1 Disposio Geral:

Processo legislativo

Iniciativa/propositura do projeto

Deliberativa

Discusso aprovado Sano/veto

Complementar Promulgada Publicada

O art. 59, C.F., dispe sobre os Atos Legislativos que so sete (7), contudo somente dois (2) atos se submetem sano e ao veto do Presidente da Repblica, que so as leis ordinrias e as leis complementares, logo o projeto de Lei Complementar sendo proposto por qualquer um dos legitimados do art. 61, C.F., ser ele discutido em cada casa do Congresso Nacional e aprovado pelo qurum da maioria absoluta, ato contnuo ser o projeto aprovado e encaminhado para o Presidente da Repblica que poder sancionar ou vetar o projeto de lei; o mesmo ocorre com os projetos de leis ordinrias, com uma nica ressalva, aps a propositura ser o projeto discutido e aprovado pelo qurum da maioria simples, e posteriormente ser encaminhado para o Presidente da Repblica para a sano ou veto.

Quando o Presidente da Repblica receber o projeto de lei poder sancionar ou vetar, se ele for sancionado porque o Presidente da Repblica CONCORDA COM A APROVAO e AUTOMATICAMENTE CONVERTE O PROJETO DE LEI EM LEI, e PROMULGA e posteriormente PUBLICA NO D.O.U. Veto: uma vez aprovado o projeto de lei seguir ele para o Presidente da Repblica, que poder sancionar ou vetar o projeto de lei. Se o Presidente se manifestar pelo veto porque ele NO CONCORDA COM A APROVAOE QUE O PROJETO NO MERECE SER CONVERTIDO. Ocorrendo o veto, o Presidente da Repblica deve comunicar o Presidente do Senado Federal no prazo de 48 horas. O Presidente do Senado ao receber o comunicado atravs de um ofcio presidencial ir convocar o Congresso Nacional, que no prazo de 30 dias ir deliberar sobre o veto em sesso conjunta. Se o Congresso Nacional decidir manter o veto, o projeto ser arquivado e s poder ser proposto novamente na sesso legislativa seguinte, salvo nos termos do art.67, C.F. Se o Congresso Nacional em sesso conjunta deliberar e aprovar por deciso da maioria absoluta de seus membros sobre a rejeio do veto o Presidente da Repblica ser comunicado para PROMULGAR a lei (ordinria ou complementar) no prazo de 48 horas. Se o Presidente da Repblica NO PROMULGAR em 48 horas o Presidente do Senado ir promulgar nas 48 horas seguintes, mas se no promulgar o Vice-presidente do Senado DEVER promulgar em 48 horas e publicar no D.O.U. SANO E VETO
Projeto de lei

aprovado Presidente da Repblica Sano Veto

Expressa

Tcita no assina (parado mais de 15 dias teis)

Poltico No atende o interesse pblico

Jurdico

assina o projeto

inconstitucional

Promulgao

Promulgao

Observao: O veto poltico ou jurdico pode ser total ou parcial, o primeiro aquele que atinge todo o projeto e o veto parcial aquele que atinge alguns artigos, pargrafos, alneas ou incisos do projeto de lei. Exemplo: 1 I a Artigos 2 incisos V alneas b pargrafos 10 X c 34 L d No se admite veto parcial de artigos, alneas, incisos ou pargrafos, logo se mexer com um artigo, deve ser ele retirado. Para o veto no existe prazo expresso na Constituio, mas por uma questo de lgica o veto s pode ser expresso e deve ele ocorrer at 15 dias teis, sob pena de ser considerado sano tcita.

2 Disposio Geral: Casa iniciadora e Casa Revisora


Casa Iniciadora Casa Revisora
2 casa a ter acesso ao projeto.

Cmara dos Deputados

REGRA

Senado Federal

Senado membros do senado e comisses do senado

EXCEO

Cmara

Discutido e Aprovado

Presidente da Repblica

Como regra a 1 casa a ter acesso, a deliberar, discutir e aprovar o projeto de lei ser a Cmara dos Deputados, que a Casa Iniciadora por excelncia. Se o autor do projeto for um dos membros do Senado Federal ou uma das comisses do Senado Federal, a casa iniciadora passar a ser o Senado Federal, e consequentemente a Cmara dos Deputados ser a Casa Revisora. CUIDADO! Se a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) tiver como autor mais da metade das Assemblias Legislativas a Casa Iniciadora ser o Senado Federal. 3 Disposio Geral: Feita a propositura do Projeto de Lei a Casa Iniciadora poder aprovar ou rejeitar. Se o projeto for aprovado seguir para a Casa Revisora, que poder: a) Rejeitar o projeto = arquivar; b) Aprovar sem alteraes (modificaes) = Presidente da Repblica (para sano ou veto); c) Aprovar com alteraes = o projeto ser devolvido para a Casa Iniciadora, que poder: Aprovar as alteraes = encaminha todo o projeto para o Presidente da Repblica; ou Rejeitar as alteraes = as alteraessero arquivadas e o projeto de origem encaminhado para o Presidente da Repblica.

Se a Casa Iniciadora rejeitar o Projeto de Lei a deciso ser absoluta, mas se a Casa Revisora rejeitar o Projeto de Lei a deciso ser absoluta. No entanto, se a Casa Revisora modificar o Projeto de Lei a deciso absoluta ser da Casa Iniciadora.

Fundamento: Artigos 59 at 69, todos combinados com o artigo 44, 45, 46, 47 e 49 da Constituio Federal.

Prxima aula: Eficcia das Normas Constitucionais e Poder Judicirio.

Niteri, 19 de julho de 2011. Eficcia das Normas Constitucionais Teoria da Eficcia das Normas Constitucionais Criada pelo Professor Jos Afonso da Silva, em que coloca o seguinte: As normas constitucionais so dotadas de supremacia.
Prembulo 250 artigos Constituio Federal de 05 de outubro de 1988 97 ADCTs
Normas Constitucionais

67 E.C. (atualmente) 6 E.C. - Reviso

Dotadas de supremacia.

9 ttulos

Normas Constitucionais EFICCIA PLENA

Campo da Aplicabilidade

Campo dos Efeitos

IMEDIATA DIRETA

IMEDIATOS DIRETOS MEDIATOS INDIRETOS NEGATIVOS JURDICOS

CONTIDA

IMEDIATA DIRETA

LIMITADA

MEDIATA INDIRETA

Norma de Eficcia Plena a) Denominaes: normas bastantes em si, normas completas, auto-aplicveis, ou normas diretas. b) Aplicabilidade: imediata ou direta, pois so normas que no dependem de regulamentao. c) Efeitos: imediatos ou diretos, pois o seu campo de atuao NO SER LIMITADO, reduzido ou restringido por nenhuma norma. Norma de Eficcia Contida a) Denominaes: Michel Temer diz que as normas de eficcia contida so denominadas de normas reduzidas, restringidas, redutveis. b) Aplicabilidade: imediata ou direta, pois no dependem de regulamentao. c) Efeitos: mediatos ou indiretos, pois o seu campo de atuao ser reduzido, restringido por determinada norma.

EXEMPLOS: Normas de Eficcia Plena: art.1 e 2, C.F. Normas de Eficcia Contida: Direito de Reunio, art.5, XVI; Trabalho, art.5, XIII, C.F.; Caput do art.5, C.F.

Norma de Eficcia Limitada a) Denominaes: normas incompletas; normas no-integrais; no bastantes em si ou normas incompletas. b) Aplicabilidade: Mediata ou Indireta, pois dependem de regulamentao (depende de uma lei ou de uma poltica pblica efetiva). c) Efeitos: Negativos jurdicos, no vai produzir efeitos na vida do cidado. Ex.: art. 196, C.F. (A sade um direito de todos e dever do Estado); Educao; Segurana Pblica; Lazer; Cultura; Moradia...

A maioria das normas constitucionais so de Eficcia Limitada. No exige uma fiscalizao os programas de governo. So normas de eficcia limitada a ttulo de exemplo: Educao; Sade; Alimentao; Trabalho; Moradia; TODOS ELES SO DIREITOS SOCIAIS. Segurana; Lazer; Proteo maternidade; Proteo infncia e juventude; Proteo aos desamparados na forma da C.F. Processo Legislativo

1 Fase Propositura ou Da iniciativa: a fase em que o projeto de lei ser proposto pelos legitimados. 2 Fase Deliberativa: o momento em que o Projeto de Lei ser discutido e aprovado. 3 Fase Complementar: o momento em que o Proejto ser: Promulgado e Publicado. (Promulgao e Publicao). Projetos ou Propostas Emenda Constitucional Iniciativa Deliberao Complementar

Presidente da Repblica; do senado; ou mais da metade das Assemblias Legislativas. Presidente da Repblica; Congresso Nacional; Membros da Cmara; Membros do Senado; S.T.F.; Procurador Geral da Repblica; Tribunal Superior; Comisses da Cmara; Comisses do Senado; e Qualquer cidado. Presidente da Repblica; Congresso Nacional; Membros da Cmara; Membros do Senado; S.T.F.; Procurador Geral da Repblica; Tribunal Superior; Comisses da Cmara; Comisses do Senado; e Qualquer cidado.

2 casas; 2 turnos; dos membros

Promulgao: mesas da Cmara e mesas do Senado; Publicao: Dirio Oficial da Unio. Promulgao: Presidente Repblica. da

2 casas; 1 turno; Maioria absoluta.

Leis Complementares

Publicao: Dirio Oficial da Unio.

2 casas; 1 turno; Maioria simples.

Promulgao: Presidente Repblica.

da

Leis Ordinrias

Publicao: Dirio Oficial da Unio.

Obs.: Aps a aprovao de uma Emenda Constitucional jamais sero elas sancionadas ou vetadas pelo Presidente da Repblica, logo aps aprovao das Emendas Constitucionais sero elas apenas PROMULGADAS pelas mesas da Cmara e mesas do Senado Federal. Em contrapartida, as leis complementares e leis ordinrias aps aprovao sero elas sancionadas pelo Presidente da Repblica e promulgadas pelo mesmo. Poder Judicirio: rgos do Poder Judicirio

S.T.F.
S.T.J.
Justia do Trabalho
T.S.T.

Conselho Nacional de Justia

Justia Eleitoral
T.S.E.

Justia Militar
S.T.M.

Justia Federal
T.R.F.

Justia Estadual
Tribunal de Justia dos Estados e do D.F. Juzes dos Estados ou do Distrito Federal

T.R.Ts.

T.R.E.

Tribunais Militares

Juzes da Justia Federal

JUZES DO TRABALHO

Juzes / Justia Eleitoral

Juzes Militares

JUNTAS

O Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justia tm sede na Capital Federal (Braslia). O STF no Tribunal Superior, mas sim rgo de cpula do Poder Judicirio, logo os Tribunais Superiores so: o TST, o STJ, o TSE e o STM, e por fim o Conselho Nacional de Justia no um rgo jurisdicional, mas sim administrativo e financeiro, mas todos localizados na Capital Federal. Estatuto da Magistratura Ser de iniciativa do STF atravs da elaborao de uma LEI COMPLEMENTAR. (ou seja, criado pelo STF). Promulgado pelo Presidente da Repblica e publicado no D.O.U. 5 Constitucional Composto por desembargadores (25%). Significa dizer que dos lugares dos Tribunais Regionais da Justia Federal e dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, sero ocupados por advogados e promotores com mais de 10 anos de carreira, de notrio saber jurdico e conduta ilibada. Observao: Ser elaborada uma lista sextupla pelo respectivo tribunal onde sero escolhidos os possveis futuros desembargadores, nesta ocasio se forma uma lista trplice aps o recebimento, sendo certo que em vinte (20) dias o Chefe do Poder Executivo ir nomear os membros do TRF e do Tribunal de Justia. (lista sextupla converte em lista trplice e nomeia/escolhe em 20 dias). Garantias: a) Vitaliciedade: Os juzes e os promotores so vitalceos aps 2 anos. Antes da vitaliciedade pode perder o cargo a qualquer momento. Antes dos dois anos o magistrado poder perder o cargo por deliberao do Tribunal e atravs de sentena transitada em julgada. b) Inamovibilidade: Os magistrados e os promotores de justia no sero transferidos, removidos, salvo por interesse pblico. Observao: Os delegados de polcia no gozam de tais garantias. c) Irredutibilidade de subsdios: A Constituio Federal probe a reduo de remunerao dos magistrados e dos membros do Ministrio Pblico.

Competncia dos Tribunais Art. 96, C.F./88. Compete privativamente aos tribunais: Eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos com observncia das normas e das garantias das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos; Conceder frias, licena e outros afastamentos aos juzes e servidores que forem imediatamente vinculados; Criar novas varas judicirias; Prover na forma da Constituio os cargos de juiz; Promover abertura de concurso pblico de provas e ttulos, salvo os cargos de confiana; Organizar as secretarias, os servios auxiliares, sempre observando e velando pela atividade correcional e etc. Observao: O STF, Tribunais Superiores e Tribunais de Justia podero propor ao Poder Legislativo as seguintes matrias: a) Alterao do nmero de membros dos Tribunais inferiores que so: Tribunais Regionais e Tribunais Militares; b) Criao e extino de cargos, e a remunerao de seus servios auxiliares; c) Criao ou extino de cargos; Observao: Os Tribunais de Justia iro julgar os juzes estaduais, bem como os membros do Ministrio Pblico que praticarem crimes de responsabilidade ou crimes comuns, salvo a competncia da justia eleitoral. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: a) Composio: O STF composto por onze (11) ministros sendo certo que cada turma ser formada por cinco (5) ministros. So duas turmas e um presidente. b) Requisitos para ser ministro do STF: Ser brasileiro nato; Ter mais de 35 anos; Menos de 65 anos; Notrio saber jurdico; Reputao ilibada. c) Nomeao: Pelo Presidente da Repblica aps aprovao da maioria absoluta do Senado Federal. d) Competncia: O STF titular de duas competncias: Competncia originria conforme art. 102, I, a at r. Competncia recursal conforme art. 102, I, II e III, C.F./88. Competncia Originria Competncia Recursal

Decises Delegadas Art. 102


Art. 102, II

Crimes Polticos
Art. 102, III

Inciso I
Recurso ordinrio Recurso Extraordinrio

Alneas a at r
Qd estiver diante de decises delegatrias dos Tribunais Superiores:

HC

HD

MS

MI

O STF ir conhecer do recurso extraordinrio quando a deciso recorrida for de ltima instncia e contrariar a Constituio Federal, declarar inconstitucional lei federal ou tratado internacional, julgar vlida lei ou ato local contestado em face da Constituio ou da Lei Federal. O STF titular da competncia originria o guardio da Constituio Federal e compete a ele julgar: Ao de reclamao; Solicitao de estrangeiro para fins de extradio; Ao declaratria de constitucionalidade; Habeas Corpus e Mandado de Injuno quando a autoridade co-autora for o Presidente da Repblica ou o Congresso Nacional; Ao direta de Inconstitucionalidade interventiva; Ao direta de Inconstitucionalidade por omisso; Ao direta de Inconstitucionalidade genrica; Argio de descumprimento do preceito fundamental; O Presidente da Republica quando praticar crime comum; Os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, Aeronutica e Exrcito quando praticarem crimes de responsabilidade e comum; Medidas cautelares das Aes Diretas de Inconstitucionalidade; etc. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA: a) Composio: 15 membros. b) Nomeao: sero nomeados pelo Presidente da Repblica aps a aprovao da maioria absoluta dos membros do Senado Federal. O Presidente da Repblica s poder nomear 14 membros, pois o Presidente do CNJ dever ser o Presidente do STF. c) Ausncia ou impedimento do Presidente do C.N.J: se o Presidente do CNJ que o Presidente do STF se ausentar a presidncia ser ocupada pelo vice-presidente do STF. d) Corregedoria: o CNJ contar com uma corregedoria formada por 1 ministro do STJ. e) Mandato: os demais membros do CNJ tero mandato de 2 anos, sendo admitida uma nica reconduo (2 + 1 reconduo). f) Atuao do CNJ: atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio, bem como o cumprimento dos deveres dos membros da magistratura e de seus servidores. Fundamentao: art. 103b, C.F. SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIA: a) Fundamentao: art.104 e 105, C.F. b) Composio: no mnimo 33 ministros. (Sendo: do TER; dos TJs; advogados e promotores). c) Nomeao: sero nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao da maioria absoluta do Senado Federal. d) Requisitos: Ser brasileiro nato ou naturalizado; Ter mais de 35 anos; Menos de 65 anos; Conduta ilibada; Notrio saber jurdico. e) Tribunais: o STJ formado por de desembargadores dos Tribunais Regionais, da Justia Federal, dos Tribunais de Justia indicados pela lista trplice e de advogados e membros do Ministrio Pblico com mais de 10 anos de carreira, notrio saber jurdico e conduta ilibada. Competncia do STJ: tem duas competncias, Originria e Recursal, sendo certo que a primeira est tipificada no art. 105, I, C.F e art. 105, II, da C.F.

f)

LER: art. 1 ao 17, 70 75 e 92 at 126. FIM DO MDULO

Das könnte Ihnen auch gefallen