Sie sind auf Seite 1von 16

Nem tudo que reluz ouro: contribuio para uma reflexo terica sobre o jornalismo cultural( *)

J. S. Faro

Resumo: O trabalho apresenta um conjunto de consideraes terico-conceituais sobre as condies de produo do jornalismo cultural, procurando identific-lo como um gnero cuja complexidade vai alm de sua insero no mercado de bens simblicos, j que suas prticas mantm estreitas relaes com a produo intelectual das diferentes conjunturas histricas. Palavras-chave: jornalismo, produo cultural, intelectuais, cultura J.S.Faro docente do programa de ps-graduao em Comunicao Social da Universidade Metodista de So Paulo e professor dos cursos de jornalismo da UMESP e da PUC-SP. Doutor em jornalismo pela ECA/USP. Consultor da CAPES e da FAPESP. O jornalismo cultural 1 ocupa um papel importante na imprensa brasileira. Na atualidade, alm das seces destinadas ao comentrio e crtica da produo intelectual e artstica que integram diversos veculos de grande circulao, e alm dos chamados cadernos de cultura, tambm voltados para a cobertura noticiosa e para a anlise dessas atividades, um nmero superior a 20 ttulos de revistas especializadas em diversos setores da produo cultural est presente nas bancas. Ao contrrio do que se tem dito a respeito de uma profunda crise na imprensa, que se traduziria no desaparecimento ou no enxugamento de rgos tradicionais 2 , com a conseqente perda da qualidade informativa de sua produo, as manifestaes jornalsticas especializadas na cobertura de eventos culturais, na sua avaliao e na reflexo em torno de tendncias da arte e do pensamento contemporneo, mostram-se bastante intensas e numerosas e, em alguns
*) O presente texto, uma reflexo terica que busca fundamentar o projeto de pesquisa sobre o jornalismo cultural como espao pblico da produo intelectual desenvolvido no curso de ps-graduao da UMESP. As dissertaes de mestrado e as teses de doutorado j concludas ou ainda em fase de orientao no mbito desse projeto encontram-se indicadas em www.jsfaro.pro.br. Agradeo a Patrcia Polacow as observaes precisas e valiosas feitas sobre a forma e o contedo deste trabalho. 1 Por jornalismo cultural entende-se aqui a produo noticiosa e analtica referente a eventos de natureza artstica e editorial pautados por seces, suplementos e revistas especializadas nessa rea. O conceito de cultura, portanto, o conceito genrico usualmente adotado na esfera da produo jornalstica e inclui o acompanhamento que essa produo faz em torno das tendncias interpretadoras que se apresentam na mdia atravs do processo de legitimao pblica conferida por seu vnculo com problemas emergentes da sociedade contempornea. 2 Refiro-me aqui a uma interpretao bastante comum segundo a qual a imprensa atravessa nos ltimos cinco anos, pelo menos, uma crise de dupla natureza e que pode ser sintetizada em sua dimenso econmico-editorial. A traduo desse momento no se revelaria apenas nas dificuldades financeiras dos rgos de informao, mas tambm na perda de sua substncia propriamente jornalstica, isto , uma espcie de pasteurizao nos processos de produo que estaria levando as pautas dos principais jornais a
(

casos, com sustentao material de razovel consistncia.

Apesar dessa presena quantitativamente significativa, o jornalismo cultural ainda no conseguiu produzir em torno de si reflexes acadmicas que dem conta de sua complexidade. Embora se possa afirmar que estamos diante de uma vaga, dada a proliferao de livros, artigos, disciplinas em programas de ps-graduao e nos prprios cursos de graduao, sites e at comunidades virtuais que discutem o assunto, os estudos existentes sobre o gnero, na maior parte dos casos, enveredam por linhas de interpretao que diluem sua natureza em explicaes formalistas que, por sua simplicidade, acabam por turvar a riqueza de possibilidades de anlise que o jornalismo cultural permite, com srios prejuzos para a pesquisa e para o aprofundamento da discusso em torno desse fenmeno.

Exemplo disso a matria do jornalista Breno Castro Alves publicada no site Comunique-se em 20 de abril de 2006 (www.comunique-se.com.br) intitulada Os desafios do jornalista que cobre Cultura. Trata-se de um inventrio que procura apontar as dificuldades enfrentadas nessa rea que, segundo o autor, a que exige a maior quantidade de esforo e dedicao do jornalista. Diz Breno Castro Alves: ... essa vertente [a do jornalismo cultural] se prope a cumprir a tarefa de cobrir, analisar e relatar os principais expoentes da produo cultural do gnero humano, em reas to diversas quanto dana, artes plsticas, teatro, msica ou cinema e em regies que vo desde o serto nordestino at as estepes russas. Essa complexidade teria sido agravada com o advento da internet, instrumento atravs do qual as demandas do pblico interessado tm sido exponencialmente ampliadas. Apesar dessa importncia e dinamismo, no entanto, a opinio de alguns editores de cadernos e publicaes do gnero entrevistados para a matria de Breno Alves bastante ctica: para eles o sentido de urgncia do noticirio cultural, as presses do mercado e at mesmo a pouca qualificao dos jornalistas para cobrir a rea acabam funcionando como elementos que criam empecilhos para a qualidade de sua produo.

A matria do Comunique-se desencadeou uma razovel repercusso entre os freqentadores do site, a julgar pelo nmero de comentrios interativos que o texto provocou: em apenas cinco dias, foram mais de 60 opinies registradas sobre o
um exerccio de pouca densidade informativa e investigativa.

levantamento de Breno Alves, todas tambm marcadas, em sua maioria, por uma recorrente dose de descrena no papel do jornalismo cultural. Invariavelmente, os internautas que participaram da discusso classificaram o gnero como espao de mercado, de vaidades, de despreparo dos editores, de oportunismo etc. corroborando a idia, tambm presente no mbito universitrio, segundo a qual as pautas da produo do jornalismo cultural s encontram lgica nos fundamentos do que ele aparenta ser: um prestador de servios de pouca qualidade que oculta uma operao de natureza basicamente econmica. Nesse sentido, cadernos, seces e suplementos que noticiam e analisam os eventos classificados genericamente como culturais no fazem mais que reproduzir uma mesma concepo do jornalismo em geral, isto , uma atividade marcadamente dominada por interesses empresariais que se impem aos veculos por seu valor de mercado, empobrecendo a dimenso social da notcia. No jornalismo cultural e fora dele, a natureza fundamental das coberturas poderia ser resumida a um desempenho profissional hegemonicamente dominado pelas presses das assessorias de imprensa, pelas relaes de poder estabelecidas pelas empresas jornalsticas e pelo oportunismo publicitrio.

No mbito acadmico as reflexes sobre o tema eventualmente exploram variveis mais complexas que atuam sobre a produo do jornalismo cultural, mesmo quando visto sob o prisma do sentido geral da mercantilizao que estaria dominando as atividades da imprensa em todas as suas editorias. Exemplo de uma concepo mais refinada em torno desse fator estruturante do gnero o artigo publicado por Herom Vargas na revista Estudos de Jornalismo e Relaes Pblicas da UMESP 3 . Para o autor, alguns dos sintomas do estado atual do jornalismo cultural (que Vargas considera em crise) tm a ver com sua permanente sujeio aos ditames da lgica mercantil no capitalismo, visvel na incorporao da dinmica da publicidade e no consumo/leitura imediata. Na medida em que entende a notcia na imprensa contempornea como portadora de um valor de troca que condiciona sua existncia, Herom Vargas considera impraticvel que sua produo possa estar descolada das determinaes do sistema econmico que lhe d sustentao, isto , fora do seu enquadramento como mercadoria, lgica de onde se pode extrair a medida atravs da qual o gnero deve ser analisado. Diz Vargas:

Herom Vargas. Reflexes sobre o jornalismo cultural contemporneo. Estudos de Jornalismo e Relaes Pblicas. Dezembro de 2004, ano 2, no. 4. So Bernardo do Campo: UMESP.

(...) como possvel avaliarmos a produo jornalstica da rea cultural, levando em conta sua caracterstica de produto do sistema capitalista e a manuteno de determinado nvel de qualidade que, obviamente, no encontramos nas mercadorias, muito estandartizadas e voltadas mera finalidade hedonista do consumo. Em outras palavras, como manter certo grau de profundidade e reflexo em um produto que teima em ser superficial, por conta das relaes de determinao mtua travadas com seu entorno cultural e tcnico?

Para Herom Vargas, enxergar o jornalismo cultural fora desses condicionamentos no seria mais que manifestao romntica, j que o ensasmo e a crtica, que antes se constituam nos elementos caractersticos fundamentais do gnero, pertencem a um passado irrecupervel e desfigurado pela natureza contempornea dos processos jornalsticos.

Naturalmente, no se pretende neste ensaio ignorar a contribuio que essa linha de abordagem e de intepretao d para o entendimento do jornalismo cultural. Afinal, no h como desconsiderar essa dimenso empresarial do jornalismo e a racionalidade que ela imprime aos veculos na concorrncia que se estabelece no mercado de bens simblicos. Imaginar que algum segmento miditico ou jornalstico possa estar livre dessa lgica seria adotar um enfoque to abstrato e idealista quanto dissonante da observao dos fatos: basta percorrer sries histricas das publicaes do gnero para se perceber que uma parte significativa de suas pautas guarda uma relao muito estreita com os critrios da celebrao fetichizada que a indstria cultural agrega s coberturas jornalsticas. No caso do jornalismo cultural, essa relao potencializada pela vinculao quase imediata entre seus cones (no cinema, no teatro, na literatura etc.) e o sentido espetacular que eles adquirem em todo o complexo miditico. No final das contas, quando o leitor se depara com uma crtica teatral, por exemplo, h uma enorme dificuldade em distinguir o que reflexo sobre a dramaturgia e o que reiterao da mitologia criada pela televiso. Os suplementos culturais esto recheados de situaes dessa natureza.

No entanto, nem tudo que reluz ouro. A seduo que essa anlise provoca a da relao elementar e determinante entre o mercado de bens simblicos e o jornalismo pode ocultar a complexa natureza da produo cultural e a no menos complexa relao que essa produo estabelece com o jornalismo. Portanto, preciso, segundo entendemos, relativizar a assertiva que concebe o jornalismo cultural como uma prtica estruturada exclusivamente por variveis externas matria-prima com a qual trabalha

sob pena de, no o fazendo, persistir um paradoxo bastante comum nos estudos e nas pesquisas sobre o jornalismo, isto , o divrcio com que as prticas profissionais so vistas sob o prisma terico-conceitual e aquilo que observado no plano emprico ou, em outras palavras, uma reflexo terica insuficiente para dar conta da complexidade do fenmeno observado. Nesse sentido, a hiptese com a qual trabalhamos a de que o jornalismo cultural constitui-se num territrio de prticas jornalsticas que tanto reiteram os signos, valores e procedimentos da cultura de massa quanto discursos que revelam tenses contra-hegemnicas caractersticas de conjunturas histricas especficas. essa dupla dimenso, mas em especial do papel que a segunda desenvolve no mbito da primeira, que explicaria o jornalismo cultural como um gnero marcado por uma forte presena autoral, opinativa e analtica que extrapola a mera cobertura noticiosa, identificando-se com movimentos esttico-conceituais e ideolgicos que se situam fora do campo das atividades da imprensa. Da a idia central desta contribuio: o jornalismo cultural visto (tambm) como um espao pblico da produo intelectual 4 .

Alm das restries que fazemos a uma viso economicista do jornalismo cultural cujas caractersticas e limitaes procuramos sintetizar acima, outra dificuldade em recuperar as linhas de anlise do fenmeno reside na amplitude conceitual pouco rigorosa com que o tema tem sido estudado. O melhor exemplo vem da afirmao bvia, tantas vezes repetida, segundo a qual todo jornalismo cultural, uma espcie de trusmo ao qual se segue quase sempre uma outra tautologia: todo jornalista um intelectual. O horizonte dessas definies to vasto e to diluidor de uma demarcao dos diferentes tipos de produo jornalstica que seu resultado s pode conduzir a uma abstrao autoritria. A rigor, essas generalizaes acabam por ocultar a especificidade dos objetos e sua generosidade (tudo isso e tudo aquilo) no diz respeito natureza epistmica do assunto, mas sua insero no universo geral dos fenmenos sociais. Equivaleria dizer mais ou menos que todo homem um ser social ou todo homem um ser poltico, constataes que a Filosofia, a Sociologia e a Cincia Poltica deixaram gradativamente de lado na medida em que adensaram sua
4

Para Daniel Piza, ... uma tendncia do jornalismo brasileiro recente (...) a de querer aparentar o jornalismo cultural aos outros poltico, econmico, policial etc em mtodo, o que, numa frase, significa no reconhecer o maior peso relativo da interpretao e da opinio em suas pginas, fato que leva o autor a concluir que h muito o que fazer pelo jornalismo cultural como gnero da reportagem, inclusive no chamado hard news (...) mas isso no pode ser feito custa da anlise, da crtica, do debate de idias vocaes caractersticas do jornalismo cultural e carncias fortes do leitor contemporneo (In Jornalismo Cultural. So Paulo: Editora Contexto, 2003. Pgina 8)

compreenso sobre a complexidade da existncia humana. A ningum ocorreria negar que, alm de social ou poltico, o Homem pode ser tambm trabalhador braal ou regente de orquestra sinfnica. Pois com esse tipo de conceituao do jornalismo cultural acontece exatamente o inverso: a largueza aparentemente profunda contida na afirmao segundo a qual todo jornalismo cultural (e todo jornalista um intelectual) esconde, segundo entendemos, uma incompreenso radical quanto aos desdobramentos concretos da atividade jornalstica e a possibilidade de que ela possa tomar corpo num tipo especfico de cobertura, com intersees prprias, lgicas prprias, especificidades etc.

Ainda no mbito das dificuldades conceituais existentes para o estudo do jornalismo cultural, vale lembrar que em contraposio amplitude desmesurada com que o objeto tratado e que procuramos apresentar resumidamente acima -, persiste nos estudos sobre o tema uma perspectiva que vai na direo contrria, isto , ajusta sua anlise ao enfoque da narrativa como elemento que o define: o gnero no se caracterizaria pelo contedo de suas pautas mas por sua proximidade com uma prtica estilstica localizada na fronteira com a narrativa literria, ainda que ela esteja, como jornalstica, imune aos elementos ficcionais prprios da criao artstica. Nesse sentido, o jornalismo cultural porque cultural o estilo, no importando muito se trata-se de reportagem ou crnica, resenha ou notcia, notcias da poltica nacional ou do esporte. O que vale nessa interpretao a identificao de um sistema de significaes que encontra suas origens no no jornalismo, mas na literatura, deduo responsvel pela construo de um outro conceito, usado alternativamente ao de jornalismo cultural: o de jornalismo literrio. Ora, parece evidente a inconsistncia dessa anlise dada a verdadeira mistura que ela promove entre objetos de natureza diversa. Uma coisa o jornalismo como prtica informativa e analtica dos fatos da cultura; outra, bem diferente, o cdigo com que os fatos (quaisquer que sejam eles) so narrados. bastante razovel supor que a origem dessa fragilidade terico-conceitual resida na exploso das novelas de no-fico a partir dos anos 60, tanto no jornalismo norte-americano (o new journalism) quanto, depois, no jornalismo brasileiro, movimento que representou uma ruptura com a estrutura convencional da narrativa jornalstica. Mas disso no se conclui que o novo cdigo se transformou em elemento constitutivo do gnero.

O tratamento do tema, portanto, exige maior rigor de demarcao conceitual atravs do

exerccio de identificao das particularidades do fenmeno, a exemplo do que faz Nadja Miranda 5 . Segundo a autora, embora a mdia impressa possa ser vista, genericamente, como um canal de difuso cultural e o jornalista um artfice do processo de aculturao pblica que promove a orientao do pblico nas sociedades contemporneas,

o jornalismo cultural uma rea de especializao que se realiza sob as mesmas circunstncias do jornalismo geral e influenciado por todos os momentos polticos e econmicos do pas. Ele expressa tanto uma viso crtica, discutindo questes em pauta na atualidade, quanto opinies ou contedos tradicionalmente identificado com o status quo das sociedades onde emerge 6 .

Para Miranda, essa especificidade, no entanto, a um s tempo o resultado da estruturao editorial dos veculos impressos e conseqncia histrica da gradativa ocupao da esfera pblica pela produo cultural 7 , o que a consagrou como temtica do cotidiano e sedimentou uma concepo especializada do noticirio de relevncia no campo da literatura, do teatro e das artes em geral. Nesse sentido, os cadernos de cultura (ainda que com nomes diversos) atestam e representam a consolidao dessa tendncia no Brasil e no exterior:

Os cadernos dirios de cultura assumem a dimenso de um espao especializado do conhecimento, inclusive no contexto de mudanas operadas na estrutura das prprias redaes e na articulao das editorias de texto e arte. Enquanto expresso do jornalismo dirio, eles tanto sumarizam o conjunto de manifestaes culturais que se amplificam na prpria indstria cultural da qual so parte integrante, quanto so subordinados rotinizao produtiva das empresas. Como rea especializada, esses cadernos representam a possibilidade de reflexo das manifestaes artstico-culturais e, embora sintonizados com a atualidade, operam com critrios de noticiabilidade prprios, distintos daqueles utilizados pelas pginas do jornalismo cotidiano. Todos esses aspectos repercutem na prtica jornalstica de produo das notcias culturais, determinando assim suas caractersticas mais notrias 8 .

Outros autores reforam a especificidade do jornalismo cultural, contribuindo para que o conceito de cultura, na aplicao particular que adquire na prtica profissional jornalstica, seja entendido como um conceito relacional 9 , diferenciado de sua compreenso antropolgica presente no entendimento de toda a operao noticiosa da
5

Divulgao e jornalismo cultural. In Linda Rubim. Organizao e Produo da Cultura. Salvador: EDUFBA, 2005. 6 Idem, pginas 79-82. 7 A referncia a essa ocupao da esfera pblica pela produo cultural, posta aqui como fundamento da importncia constituda historicamente pelo jornalismo cultural, ter desdobramentos importantes para a identificao que nele ocupam os intelectuais. o que pretendemos demonstrar adiante. 8 Nadja Miranda. Idem, pgina 83. 9 Ver Tim OSullivan e outros. Conceitos-chave em Estudos de Comunicao e Cultura. Piracicaba: Editora Unimep, 2001.

imprensa. Neste caso, seu referente a produo artstico-intelectual, factual ou analtica, que adquire o estatuto da notcia no espao pblico, o que lhe d tambm a perspectiva de localizao histrica, no Brasil e no exterior 10 .

Encontramos em Raymond Williams uma boa indicao terica que nos ajuda a compreender a amplitude do fenmeno. Em Cultura 11 , diz o professor de Cambridge que ela (a cultura) um sistema de significaes mediante o qual necessariamente (...) uma dada ordem social comunicada, reproduzida, vivenciada e estudada e que tal sistema tanto converge para o sentido antropolgico do conceito quanto para a sua apreenso sociolgica. Neste ltimo caso o sentido sociolgico -, estaramos diante de sua compreenso mais especializada:

atividades artsticas e intelectuais, embora estas, devido nfase em um sistema de significaes geral, sejam agora definidas de maneira muito mais ampla, de modo a incluir no apenas as artes e as formas de produo intelectual tradicionais, mas tambm todas as prticas significativas desde a linguagem, passando pelas artes e filosofia, at o jornalismo, moda e publicidade que agora constituem esse campo complexo 12 .

A reflexo de Williams permite uma dupla constatao: o jornalismo no apenas prtica cultural constitutiva de um sistema de significaes geral, mas tambm instrumento de comunicao, de reproduo e de estudo das atividades e valores que se desenvolvem no mbito desse sistema, como de resto o prprio Raymond Williams classifica o que ele chama de modernas instituies de comunicao, o que indica que a atividade do registro da informao cultural desenvolve-se no interior de um sistema que intui sobre ela, na medida em que parte da construo geral de sentidos presente na produo cultural. Deixado de lado, como o prprio Williams faz, o pressuposto acrtico de uma sociedade de mercado da sociologia funcionalista norte-americana que viu no processo jornalstico apenas o carter socializador e comercial da informao concepo ainda bastante presente numa sociologia ortodoxa da cultura, preciso indagar sobre as condies sociais da produo cultural e seu vnculo com a produo jornalstica.

Essa construo terica de Williams, cuja essncia indica um fenmeno tensionado por
Para uma boa periodizao do jornalismo cultural ver Daniel Piza (op. cit) e Jorge Rivera (El periodismo cultural. Buenos Aires: Paids, 2003). 11 Raymond Williams. Cultura. So Paulo: Paz e Terra, 2000 12 Idem, pg. 13
10

sua dupla dimenso constitutiva, tem sido corroborada por autores que se debruam sobre o jornalismo cultural a partir da investigao de suas prticas. Jorge Rivera, por exemplo, identifica essa relao dialtica apontada pelo professor de Cambridge afirmando que

Una parte substancial do periodismo que intentaremos describir se relaciona con la reproduccin y circulacindel capital cultural objetivado de una sociedad, por fuera de canales institucionales como la escuela y la universidad, pero en cierto sentido la prensa cultural tambin es una fuente de criacin de capital, y en si mesma es capital objetivado. Conviene no olvidar, en consecuencia, esta doble condicin creadora y reproductora, cuyos componentes aparcern, segn los casos, como dominantes o como trminos complementarios 13

Para esse autor, em razo dessas reflexes, a prtica do jornalismo cultural pode ser identificada como um espao de exploracin y la revelacin de la verdad literaria o artstica e tambm no papel perifrico de divulgador que debe adecuar su tratamiento a outro tipo de reglas de juego, sospechadas a su vez de ser vehculos de superficialidad y banalizacin: las de la difusin masiva para pblicos no especializados 14 . Uma dinmica que, na acepo de Bourdieu, poderia ser vista como uma interseco do campo do mercado com o campo do jornalismo, formulao esta que, em nossa opinio, pe por terra a possibilidade de que o gnero se manifeste se seja visto como um espao de produo estruturado exclusiva ou hegemonicamente a partir do mercado dos bens culturais 15 .

Como afirma Douglas Kellner,

Partimos do pressuposto de que os textos da cultura [na] mdia no so simples veculos de uma ideologia dominante nem entretenimento puro e inocente. Ao contrrio, so produes complexas que incorporam discursos sociais e polticos cuja anlise e interpretao exigem mtodos de leitura e crtica capazes de articular sua insero na economia poltica, nas relaes sociais e no meio poltico em que so criados, veiculados e recebidos 16 .

Esse delineamento terico-conceitual que permite aprofundar a identidade epistemolgica do jornalismo cultural como um terreno contraditrio e complexo: de
Jorge B. Rivera. El periodismo cultural. Buenos Aires: Paids, 2003 (pgina 16). Ver tambm, em apoio a essa concepo, o trabalho de Srgio Luiz Gadini, A cultura como notcia no jornalismo brasileiro. Cadernos da Comunicao, nmero 8. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2003. 14 Jorge B. Rivera, idem, pgina 17. 15 Pierre Bourdieu. Sobre a televiso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997. Apoiamo-nos tambm no ensaio de Srgio Miceli produzido como introduo obra de Pierre Bourdieu A economia das trocas simblicas. So Paulo: Editora Perspectiva: 2004. 16 Douglas Kellner. A cultura da mdia. Bauru: Edusc, 2001.
13

10

um lado, trata-se de uma instncia da produo jornalstica reiterativa dos signos da cultura de massa, espao em que se torna possvel sua verificao como produto mercadolgico e disseminador dos padres da indstria cultural; de outro, como uma outra instncia, a do trnsito de produo e reflexo contra-hegemnica, cuja identificao escapa lgica linear das relaes discursivas consagradas nos demais setores da produo jornalstica e cuja incidncia reflete os contextos polticoideolgicos que cercam, em cada situao histrica, a prtica dos profissionais da imprensa.

Entendemos que essa nossa definio decorre da prpria anlise histrica da constituio do gnero, em especial na anlise de sua formao no interior do jornalismo brasileiro. De fato, o jornalismo cultural, como diz Daniel Piza 17 , se desenvolveu paralelamente complexidade urbana e trouxe consigo, desde essa origem, a marca da crtica, inicialmente literria e depois extensiva s demais manifestaes da arte e do pensamento, e s implicaes polticas de sua produo. Embora se trate de uma referncia feita pelo autor ao desenvolvimento do jornalismo europeu, as mesmas causas podem ser percebidas quando o gnero surge, se consolida e se desenvolve na imprensa brasileira, em especial quando se identifica nos principais centros de maior pulso modernizadora do pas a presena da crtica literria como matria de reflexo poltica em veculos da imprensa paulista e carioca.

Trata-se da consolidao de uma tendncia cujos traos indicam, a partir da passagem do sculo XIX para o sculo XX, duas vertentes. A primeira delas, j apontada por Cristiane Costa 18 , diz respeito s fortes e complexas relaes de natureza funcional e intelectual que se estabelecem entre duas atividades profissionais que estruturam as relaes entre o campo literrio e o campo do jornalismo ao longo da histria da cultura brasileira. Tais relaes vm marcadas, desde sua origem, pela forte influncia que a vida intelectual recebia da imprensa, espao este que se constitua [na] principal instncia de produo cultural da poca [a passagem do sculo] e que fornecia a maioria das gratificaes e posies intelectuais. Diz a autora,

Os escritores profissionais viam-se forados a ajustar-se aos gneros havia pouco importados Daniel Piza. idem, pgina 12. Cristiane Costa. Pena de aluguel. Escritores jornalistas no Brasil. 1904-2004. So Paulo: Companhia das Letras, 2005.
18 17

11

da imprensa francesa: a reportagem, a entrevista, o inqurito literrio e, em especial, a crnica 19 .

Essas relaes, que se estendem ao longo da histria da imprensa brasileira (Cristiane Costa mapeia sua presena at a primeira dcada deste nosso sculo), transformaram o jornalismo cultural em segmento de reflexo pblica que se, em seus primrdios, feita principalmente atravs da crtica literria, ao longo do tempo consagra-se como esfera pblica da reflexo intelectual em geral, naturalmente a partir das possibilidades permitidas pela produo artstica 20 . A reflexo esttica se confunde com o complexo das novas doutrinas, ancoradas numa cosmoviso laicizada, diz Tnia Regina de Luca 21 , permitindo aos intelectuais considerarem-se como sujeitos da transformao cultural operada pelos padres da modernizao que se espalham pela sociedade brasileira. Da o sentido de misso, de militncia pensante que a crtica adquire na imprensa, espao em que a discusso em torno de questes de natureza estticoexpressiva transborda para consideraes de natureza tico-poltica, um suporte miditico de representao no interior do qual atuam as elites intelectuais com base em referenciais que se situam, no entanto, fora do enfoque especfico de qualquer um dos dois campos: nem informao, nem literatura, mas jornalismo cultural 22 .

Naturalmente no possvel apontar aqui todas as publicaes, ao longo da histria da imprensa brasileira, que traduzem em suas pautas e nos textos de seus colaboradores esse perfil constitutivo do jornalismo cultural, e nem este o objetivo deste trabalho. Mas h indicativos bastante concretos de que os segundos cadernos, os suplementos de cultura e de literatura, as seces especializadas em crtica cultural e eventualmente as publicaes especficas da rea (como as revistas acadmicas de cultura, nunca estudadas em suas relaes com o jornalismo), especialmente aquelas que surgiram no
Idem, pgina 25. interessante, nesse sentido, observar como os prprios intelectuais refletem sobre essas relaes entre crtica literria e cultural e a imprensa para que se tenha uma dimenso do papel estruturante que elas tiveram no desenvolvimento do jornalismo cultural, naturalmente com espaos abertos para as dificuldades que o carter da mdia na sociedade contempornea impe qualidade reflexiva de ambas as atividades. Ver Silviano Santiago. O cosmopolitismo do pobre: crtica literria e crtica cultural. Belo Horizonte: UFMG/Humanitas, 2004 (em especial o captulo A crtica literria no jornal, pginas 158 e seguintes). 21 Tnia Regina de Luca. A Revista do Brasil: um diagnstico para a (n)ao. So Paulo: Unesp, 1998 (pgina 21) 22 Em nossa opinio, o melhor trabalho que d conta da complexidade ideolgica da produo intelectual brasileira nesta fase e que, segundo pensamos, funciona como elemento constitutivo do jornalismo cultural, o livro de Nicolau Sevcenko, Literatura como misso. Tenses sociais e criao cultural na Primeira Repblica (So Paulo: Brasiliense, 1989)
20 19

12

eixo de maior complexidade moderna do pas e que, ao longo de todo o sculo XX, tornaram-se espaos formadores de um pblico qualificado da produo artsticoreflexiva. Como conseqncia da dimenso adquirida em seu interior pela reflexo intelectual, tais veculos acabaram por produzir jornalismo cultural de servio, certamente, mas tambm de veiculao de interpretaes crticas de natureza bastante variada, fato que, em nossa anlise e nos estudos que vm sendo desenvolvidos no mbito da pesquisa ps-graduada, configura a identificao da produo cultural como territrio de conflito entre foras sociais ao redor das quais gravita a atividade do profissional da imprensa, entendido aqui como um ator social no espao pblico contemporneo 23 .

Nessa medida, o jornalismo cultural, para alm de sua dimenso informativa e mercadolgica, tambm uma instncia de categorias valorativas e histricas, negociadas entre os vrios sujeitos que a produzem. A resenha, a crtica teatral, a crtica literria, a avaliao da filmografia, esto permanentemente formulando um olhar que extrapola o mbito especfico do fato motivador da pauta e do texto e se estende sobre a prpria tenso decorrente da avaliao jornalstica ou da avaliao produzida para sua insero no produto (o suplemento, a seo, a revista especializada).

Se h, portanto, fundamento conceitual nos estudos culturais de extrao gramsciana no terreno dessa forma especfica de produo jornalstica que ele se manifesta com bastante intensidade, traduzindo, com pertinncia maior, a afirmao de Walter Lippman segundo a qual o jornalismo no mais o ofcio menor (...) do trabalho prtico, mas antes uma totalidade (...) capaz de (...) interpretar e criticar todas as atividades da humanidade 24 . No jornalismo cultural ocorreria, portanto, um trnsito orgnico em torno da avaliao e da anlise da produo simblica representada pelos eventos de natureza artstico-interpretativa do mundo social, razo pela qual diversos veculos com as caractersticas j apontadas se prestaram (a despeito de suas eventuais orientaes mercantis) condio de plataformas interpretadoras, aglutinando correntes de pensamento, escolas, ncleos de reflexo cujo feitio poltico imanente sua condio pblica.
Fernando Resende. O jornal e o jornalista: atores sociais no espao pblico contemporneo. Novos Olhares, ano II, no. 3. So Paulo: ECA/USP, 1999. 24 Apud Jos Marques de Melo in Indstria Cultural, Jornalismo, Jornalistas. Revista Brasileira de Comunicao. Ano XIV, no. 65, julho-dezembro, 1991.
23

13

Essas formulaes tericas, apresentadas aqui como contribuio para o entendimento das dimenses do gnero, colocam-se essencialmente na rea da Comunicao e na rea dos estudos especficos sobre o jornalismo, mas recebem contribuies significativas da Sociologia da Cultura, da Histria das Idias e da Literatura. Nesses casos, o enfoque principal naturalmente no o dos processos miditicos ou propriamente comunicacionais, mas suas formulaes analticas enriquecem e concretizam a possibilidade de tratamento multidisciplinar do fenmeno. Nessas reas, h uma considervel produo que centralizou suas atenes no inventrio das revistas de cultura sob uma perspectiva historicista que deixou registrada a contribuio dessas publicaes na formao de geraes de explicadores do Brasil e que precisam ser reinterpretadas luz de seus efeitos sobre a imprensa 25 . Em outro patamar de estudos, estes vinculados rea da Comunicao e do jornalismo, verifica-se a presena de pesquisas que procuram dar conta da interseco entre o jornalismo cultural e a presena de movimentos intelectuais que se organizaram a partir da produo miditica 26 . Alm disso, o aprofundamento dos estudos sobre jornalismo, em especial, vem permitindo o surgimento de um estoque significativo de anlises sobre a segmentao da imprensa escrita e do papel que o acompanhamento noticioso e analtico das atividades culturais tem adquirido no conjunto da produo noticiosa 27 .
Ver a esse respeito, alm dos j citados: A B Amaral. Nossas revistas de Cultura. Ensaio histricoliterrio. Revista do Arquivo Municipal. Volume CLXXIV, 1967. Antonio Cndido. Literatura e Sociedade. Estudos de teoria e histria literria. So Paulo: Nacional, 1965. Jos Aderaldo Castello. A anlise de peridicos da literatura brasileira (In: R O Napoli. Lanterna Verde e o modernismo. So Paulo: IEB/USP, 1970). A L Machado Neto. Estrutura social da Repblica das Letras. Sociologia da vida intelectual brasileira (1870-1930). So Paulo: EDUSP, Grijalbo, 1973. Srgio Miceli. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). So Paulo: DIFEL, 1979. Renato Ortiz. Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo: Brasiliense, 1986. Carlos Guilherme Mota. Ideologia da Cultura Brasileira (1933-1974). So Paulo: tica, 1977. Wilson Martins. Histria da inteligncia brasileira. So Paulo: EDUSP/Cultrix, 1978. Humberto Werneck. O desatino da rapaziada. Jornalistas e escritores em Minas Gerais. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. Reinaldo Cabral. Literatura e poder ps-64. Rio de Janeiro: Opo, 1977; Enio Passiani. Na trilha do Jeca. Monteiro Lobato e a formao do campo literrio no Brasil. Bauru: Edusc, 2003. Mencione-se ainda trabalhos diversos de Roberto Schwarz e de Nicolau Sevcenko, alm dos dois ltimos volumes da obra Histria da vida privada no Brasil dirigida por Fernando A Novais (So Paulo: Cia. das Letras, 1998). 26 Refiro-me, em especial, aos seguintes trabalhos: Alice Mitika Koshiyama. Monteiro Lobato: intelectual, empresrio, editor. So Paulo: T A Queiroz, 1985. J.S.Faro. Revista Realidade, 1966-1968. Tempo da reportagem na imprensa brasileira. Porto Alegre: AGE/Ulbra, 1999. J.S.Faro. Escritores, poltica e poder: a Repblica das Letras. In: Ideologia, cultura e comunicao no Brasil. So Bernardo do Campo: Ims, 1982. Antonio Hohlfeldt. As diferenas entre jornalismo e literatura. Cadernos de Jornalismo/2. Porto Alegre, s/d. Otvio Ianni. O intelectual e a indstria da cultura. Revista Comunicaes e Artes. Ano 11, no. 17, So Paulo: ECA/USP, 1986. Edvaldo Pereira Lima. Pginas ampliadas. O livro-reportagem como extenso do jornalismo. Campinas: UNICAMP, 1993 27 Ver a esse respeito, alm dos j citados: Jos Arbex Jr. Showrnalismo. A notcia como espetculo. So Paulo: Casa Amarela, 2001. Jorge Cludio Ribeiro. Sempre Alerta. Condies e contradies do trabalho jornalstico. So Paulo: Olho Dgua, 2001. Berlarmino Cesar Guimares da Costa. Esttica da violncia. Jornalismo e produo de sentidos. So Paulo: FAPESP/UNIMEP/Autores Associados, 2002.
25

14

Como se tentou demonstrar, portanto, possvel perceber que o entendimento das dimenses do jornalismo cultural cobra dos pesquisadores uma ampla discusso que permita o alargamento conceitual com que o fenmeno tem sido visto. Tambm neste segmento dos estudos sobre a imprensa, a concepo de que os processos de apurao e de produo noticiosa possam ser explicados linearmente, exclusivamente com base na sua aparncia factual e econmica, tem como efeito um reducionismo que impede a investigao de dar conta do carter complexo e contraditrio dos objetos de anlise. O jornalismo cultural, nesse sentido, ilustra, de forma privilegiada, a necessidade de aprofundamento reflexivo sobre a natureza e a amplitude de suas prticas.

Bibliografia:

ALBUQUERQUE, Afonso. Um outro quarto poder: imprensa e compromisso poltico no Brasil. Revista Contracampo. No. 4. UFF, janeiro de 2000. BARBERO, Jess Martn. Dos meios s mediaes: comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. BORDIEU, P. Coisas ditas. So Paulo: Brasiliense, 1990. __________. Sobre a televiso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1996 __________. A produo da crena. So Paulo: Zouk, 2002. __________. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 2004. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. So Paulo: Companhia Editora Nacional,1973 CHARTIER, R. A histria cultural. Entre prticas e representaes. Lisboa: DIFEL, 1990. COSTA, Cristiane. Pena de Aluguel. Escritores jornalistas no Brasil, 1904-2004. So Paulo: Companhia das Letras, 2005 FARO, J.S. Revista Realidade, 1966-1968. Tempo da reportagem na imprensa brasileira. Porto Alegre: Age/Ulbra, 1999. HELLER, Agnes. O cotidiano e a Histria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, s/d. HOHLFELDT, Antonio. Cotidiano da escrita. Porto Alegre: Edipaz, 1985

Nilson Lage. Ideologia e tcnica da notcia. Florianpolis: Insular/UFSC, 2001. Luiz Gozaga Mota. Para uma antropologia da notcia. Revista Brasileira de Cincias da Comunicao, Vol. XXV, no. 2, julho/dezembro de 2002, So Paulo

15

IANNI, Octavio. O intelectual e a indstria da cultura. Revista Comunicaes e Artes. Ano II, no. 17. So Paulo: ECA/USP, 1986. JACOBY, Russell. O fim da utopia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. KELLNER, Douglas. A cultura da mdia. Bauru: Edusc, 2001. KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionrios. So Paulo: Scritta Editorial, 1991. LAGE, Nilson. Ideologia e tcnica da notcia. Florianpolis: Insular/Editora da UFSC, 2001. LINS, Osman. Guerra sem testemunhas. So Paulo: Editora tica, 1974. LUCA, Tania Regina de. A Revista do Brasil: um diagnstico para a (n)ao. So Paulo: Unesp, 1998. MARCONDES FILHO, Ciro. A saga dos ces perdidos. So Paulo: Hacker, 2000. __________. O capital da notcia. So Paulo: tica: 1989. MARQUES DE MELO, Jos. Indstria cultural, jornalismo, jornalistas. Revista Brasileira de Cincias da Comunicao, volume XIV, no. 65. Intercom, julho/dezembro de 1991. __________. A opinio no jornalismo brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1994. MIGE, Bernard. La sociedad conquistada por la comunicacin. Barcelona: ESRP/PPU, 1992. MIRANDA, Nadja. Divulgao e jornalismo cultural. In RUBIM, Linda. Organizao e Produo da Cultura. Salvador: Eufba, 2005 MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira. So Paulo: tica, 1977 MOTA, Luiz Gonzada. Para uma antropologia da notcia. Revista Brasileira de Cincias da Comunicao, volume XXV, no. 2. Intercom, julho/dezembro de 2002. __________ (org). Imprensa e poder. Braslia: UnB/Imprensa Oficial SP, 2002. OSULLIVAN, Tim e outros. Estudos de Comunicao e Cultura. Piracicaba (SP): Editora Unimep, 2001. PASSIANI, Enio. Na trilha do Jeca. Monteiro Lobato e a formao do campo literrio no Brasil. Bauru (SP): Edusc, 2003. PEREIRA LIMA, Edvaldo. Pginas Ampliadas. Barueri (SP): Editora Manole, 2004. PINTO, Milton. Comunicao e discurso. So Paulo: Hacker, 1999. PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. So Paulo: Editora Contexto, 2003. RESENDE, Fernando. O jornal e o jornalista: atores sociais no espao pblico contemporneo. Novos olhares, ano II, no. 3. So Paulo: ECA/USP, 1999. RIVERA, Jorge B. El periodismo cultural. Buenos Aires: Paids, 2003.

16

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Comunicao e poltica. So Paulo: Hacker, 2000. SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Humanitas, 2004 SEVCENKO. Literatura como misso. Tenses sociais e criao cultural na Primeira Repblica. So Paulo: Brasiliense, 1989. VARGAS, Herom. Reflexes sobre o jornalismo cultural contemporneo. Estudos de Jornalismo e Relaes Pblicas, ano 2, no. 4, dezembro de 2004. So Bernardo do Campo (SP) WERNECK, Humberto. O desatino da rapaziada. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. WILLIAMS, Raymond. Cultura. So Paulo: Paz e Terra, 1992. WOLFE, Tom. El nuevo periodismo. Barcelona: Anagrama, 1977.

Das könnte Ihnen auch gefallen