Sie sind auf Seite 1von 7

O Sagrado Feminino

Escrito por Claudinei Prieto Qui, 16 de Abril de 2009 03:43 - ltima atualizao Ter, 21 de Abril de 2009 14:45

Claudiney Prieto pioneiro da Wicca no Brasil e um dos autores brasileiros mais respeitados e conhecidos

fundador da Tradio Dinica Nemorensis e autor dos best seller Wicca A Religio da Deusa, publicado pela Editora Gaia. tambm autor dos livros ABC da Bruxaria, Todas as Deusas do Mundo, Wicca- Ritos e Mistrios da Bruxaria Moderna e Coven- Criando e Organizando seu Prprio Grupo,Wicca para Bruxos Solitrios e Ritos de Passagem Celebrando Nascimento, Vida e Morte na Wicca.

Foi o idealizador da ABRAWICCA, a primeira associao Pag brasileira e Owner de umas das maiores listas de discusso sobre Wicca do mundo, a mailinglist virtual Pentculo., no Yahoogroups. tambm proprietrio do maior grupo de Paganismo do Orkut, a comunidade Sociedade Wicca, com mais de 30 mil membros.

Atualmente coordena a organizao da Conferncia Anual de Wicca & Espiritualidade da Deusa no Brasil ( http://www.conferencia.com.br ), evento de mbito nacional e internacional, direcionado apresentao de teses, vises e discusses sobre as experincias transformadoras com o Sagrado Feminino em suas muitas manifestaes.

Alm de ser muito procurado para ministrar cursos e palestras sobre Bruxaria, freqentemente convidado dar entrevistas em rdio e TV, para desmistificar os velhos estigmas negativos, equvocos e deturpaes associados religio Wicca.

Programa do J, Fantstico (Rede Globo), SBT Reprter(Sbt), A Hora do Ronco (Band FM), Gazeta do meio-dia, Mulheres (TV Gazeta), Jornal da Band (TV Bandeirantes), Jornal do

1/7

O Sagrado Feminino
Escrito por Claudinei Prieto Qui, 16 de Abril de 2009 03:43 - ltima atualizao Ter, 21 de Abril de 2009 14:45

meio-dia (Canal 21), so alguns dos programas nos quais esteve divulgando a Bruxaria em suas entrevistas.

Estudioso da Bruxaria h anos, Claudiney propaga estes conhecimentos de forma clara e objetiva, para que assim cada pessoa possa direcionar seu prprio destino. Acredita que atravs desta prtica mgica todos podem despertar seu poder interior adormecido e encontrar o equilbrio e a paz espiritual.

Para entrar em contato com o autor visite os sites:

http://www.nemorensis.com.br & http://www.wiccanaweb.com.br

O Sagrado Feminino

2/7

O Sagrado Feminino
Escrito por Claudinei Prieto Qui, 16 de Abril de 2009 03:43 - ltima atualizao Ter, 21 de Abril de 2009 14:45

Seguramente, os paleo-europeus acreditavam que o poder criador universal era feminino e adoravam as foras da natureza como forma de estabelecer contato com o Divino.

O culto Deusa Me muito anterior Era de Touro(4000 AEC 2000 AEC), tempo em que os homens viviam da caa e pesca e as mulheres eram as grandes Sacerdotisas, Xams e detentoras do poder religioso. Nesta poca o respeito ao feminino e aos mistrios da procriao estavam em seu apogeu. Os homens ainda no tinham associado o ato sexual concepo e viam a gravidez e o nascimento como algo sagrado, recebido diretamente dos Deuses. Os homens ancestrais acreditavam que as mulheres engravidavam deitadas ao luar, atravs da Grande Deusa personificada como a prpria Lua.

Foi partir da, que o conceito do Princpio Divino Feminino passou a existir e prevaleceu durante milnios. Nossos ancestrais acreditavam que o poder que conspirou para que o Universo existisse era feminino e por isso cultuavam a Deusa como a Criadora do mundo e de tudo aquilo que existe nele. Segundo as crenas Pags primitivas, essa Deusa teria criado tudo e todos, at seu prprio complemento, o Deus, que personificado atravs do Sol.

A adorao Deusa foi a primeira religio estabelecida pelos seres humanos. Muitas evidncias arqueolgicas incluindo esttuas, amuletos, cermicas, pinturas nas cavernas e outras imagens indicando a venerao da Deusa foram descobertas comprovando a existncia de um culto primordial, onde uma Divindade Criadora feminina era adorada.

Merlin Stone, em When God was a Woman (Quando Deus era uma Mulher), diz, "Archeolgos localizaram evidncias de adorao a Deusa antes das comunidades do Neolitico de cerca de 7000 AC., algumas das esculturas datam do Paleolitico Superior, de cerca de 25,000 AEC. Desde as origens Neoliticas, sua existncia foi comprovada repetidamente at os tempos romanos".

A evidncia mais convincente de adorao Deusa vem de numerosas esculturas de mulheres grvidas com seios, quadris, coxas, ndegas e vulvas exagerados. Estas imagens foram intituladas pelos arquelogos como estatuetas de Vnus, ou dolos do culto Grande Me. Elas so feitas de pedra, osso, barro e foram descobertas perto dos restos de paredes das primeiras habitaes humanas. Estas esttuas foram encontradas na Espanha, Frana, Alemanha, ustria, Checoslovquia e Rssia e parecem ter pelo menos dez mil anos.

3/7

O Sagrado Feminino
Escrito por Claudinei Prieto Qui, 16 de Abril de 2009 03:43 - ltima atualizao Ter, 21 de Abril de 2009 14:45

Elas no foram meras decoraes das pessoas que as criaram, mas sim objetos profundamente importantes porque representavam o meio pelo qual os seres humanos se expressavam antes mesmo de comearem a utilizar a fala. A arte, atravs da histria, sempre revelou o que as culturas valorizavam e o conhecimento que tentavam passar s geraes futuras. Claramente o parto, a maternidade e sexualidade feminina eram considerados sagrados. Isto nos mostra que estas culturas tiveram pouco ou nenhum conhecimento do papel do homem na reproduo. Para todos, a mulher concebia o beb por ela mesma. Sexo no era associado com o parto e as mulheres foram consideradas as doadoras exclusivas da vida. At hoje, algumas culturas isoladas na Terra, acreditam que o homem no tem participao nenhuma na concepo.

Alm disso, como o conceito de paternidade ainda no tinha sido entendido, as crianas s pertenciam s mes e a comunidade. Crianas "ilegtimas" no existiam. As crianas levavam o nome de suas mes e a famlia descendia pela linhagem materna. Esta estrutura social, baseada na afinidade feminina, chamada de "matrilinear" e ainda existe em algumas partes da frica, ndia, Melansia e Micronsia.

As culturas primitivas eram freqentemente matrifocais e isto significa que quando uma mulher casava, o marido ia morar com a famlia da esposa, ao invs da mulher ser desarraigada e se mudar para a casa da famlia do marido. Isto significa que as mulheres detiveram todo o poder e o status da mulher na sociedade teria sido certamente cada vez mais alto se no fosse a queda matrilinear. Se no fosse o domnio patriarcal da sociedade e religio, mulheres jamais teriam sido totalmente dependentes dos homens e consideradas suas propriedades. A importncia da virgindade e castigos por adultrio no teriam existido, pois eles fazem parte de conceitos patrilineares, onde a paternidade mais estimada que a maternidade.

A adorao da Deusa nas culturas antigas inclua o papel principal das mulheres nos trabalhos religiosos e celebraes sagradas. As mulheres eram as grandes sacerdotisas, adivinhas, parteiras, poetisas e curandeiras. Elas presidiam templos erguidos somente a Deusas como Ishtar, Isis, Brigit, rtemis e Diana, que esto entre as mais populares.

Do envolvimento das mulheres com a religio vieram muitos avanos como o conhecimento do poder das ervas, que curavam os doentes e aliviavam a dor do parto, at o primeiro calendrio, o calendrio lunar que foi utilizado por muito tempo e que pode ter comeado com mulheres que observavam seus ciclos menstruais e os comparavam com os ciclos de Lua. Alm da astronomia, as mulheres desenvolveram tambm os idiomas, a agricultura, a culinria, a cermica e muito mais. As contribuies de mulheres para as culturas humanas so inmeras e nunca tiveram o devido crdito e valor.

4/7

O Sagrado Feminino
Escrito por Claudinei Prieto Qui, 16 de Abril de 2009 03:43 - ltima atualizao Ter, 21 de Abril de 2009 14:45

A Deusa teve grande popularidade e proeminncia at as religies patriarcais como Judasmo, Cristianismo, Islamismo, entre outras, silenciarem-na. A mudana para o patriarcado foi gradual e procedeu de uma reformulao nos sistemas de parentesco que se tornou de matrilinear patrilinear. A nfase na paternidade e no homem clara e evidente nas principais religies praticadas at hoje.

A relao de pai/filho e Deus/Jesus a chave do Cristianismo, embora a figura da me conseguiu persistir e aparecer no Catolicismo como Maria, que instigantemente chamada de A Me de Deus..

Outros fatores relativo ascenso das religies patriarcais foi a nfase as ditaduras militares, que aumentaram o culto aos Deuses guerreiros. Esther Harding escreveu em Women's Mysteries( Mistrios das Mulheres), " A subida do poder masculino e da sociedade patriarcal provavelmente comeou quando o homem passou a acumular bens, o que no comunitrio, propriedades e achou que a fora pessoal dele e a sua coragem pudessem aumentar suas posses e riquezas. Esta mudana de poder secular coincidiu com a subida da adorao ao Sol sob um sacerdcio masculino que comeou a substituir os muitos cultos Lua realizados desde tempos imemorveis". Assim, como os homens ganharam poder sobre as mulheres e o masculino se tornou a Grande Divindade, O Sagrado Feminino passou a ser reconhecido cada vez menos. A ausncia do culto Deusa trouxe guerras, crimes,regras e a tirania.

A Deusa o princpio Divino Feminino, a Divindade suprema adorada nas prticas Pags. Ela foi adorada ao redor do mundo por milhares de anos at que foi silenciada atravs das religies patriarcais. Em anos recentes a Deusa e seus cultos tiveram ressurgimento e hoje contam com grande popularidade entre as feministas, que buscam uma dimenso espiritual para as suas causas polticas aqueles que se interessam pelas religies antigas, abrangendo aqui todas as manifestaes Pags pelas mulheres e homens comuns que sentem que algo est se perdendo nas proeminentes religies organizadas de hoje.

difcil definir a Deusa em alguns pargrafos, mas a versatilidade uma de Suas caractersticas mais interessantes. Para alguns Ela a nica Divindade existente. A Deusa no necessariamente vista como uma pessoa, mas uma fora multifacetada de energia que se expressa em uma variedade de formas e pode ter inmeros nomes diferentes.

Ela foi chamada Ishtar, Astarte, Inanna, Lillith, Isis, Maat, Brigid, Cerridwen, Gaia, Demeter, Danu, Arianhod, Ceridwen, Afrodite, Vnus, Artemis, Athena, Kali, Lakshmi, Kuan-Yi, Pele e

5/7

O Sagrado Feminino
Escrito por Claudinei Prieto Qui, 16 de Abril de 2009 03:43 - ltima atualizao Ter, 21 de Abril de 2009 14:45

Mary, entre muitos outros nomes. A Ela foram atribudos muitos smbolos, como serpentes, pssaros, a Lua e a Terra.

A Deusa a Criadora de todas as coisas e ao mesmo tempo a Destruidora. Tudo vem Dela e tudo retornar Ela. A Deusa est contida em tudo e vive na Terra, ns cus, no mar, em cada boto de flor, em cada pingo dgua e em cada gro de areia. Ela no um Ser distante e intocvel, mas sim uma Divindade que est aqui conosco, vive e se manifesta em cada um de ns. Ela Virgem, a Me e a Anci. Ela voc, Ela eu, Ela tudo e todos.

Nas praticas Pags a Deusa possui 3 aspectos distintos. A Triplicidade da Deusa muito anterior ao Cristianismo e no difcil que seja ela quem deu origem ao pensamento da Trindade Crist. Porm na Wicca, a Triplicidade se refere a 3 estados distintos da mesmo divindade.

Cada um destes aspectos tem suas caractersticas particulares, distintas das outras e cada uma delas traz a possibilidade de serem relacionadas com aspectos internos de nossa psiqu. Suas trs faces so a Virgem, Me e Anci, os seus aspectos reverenciados por toda a humanidade desde tempos imemorveis. A Virgem representa os impulsos, os comeos e est relacionada a Lua Crescente. A Me a Doadora da Vida, a Grande Nutridora e est associada Lua Cheia. A Anci a detentora da sabedoria, A Grande Conhecedora e Tranformadora e est associada a Lua Minguante

A Deusa abrangente porque pode ser tudo que voc quiser que Ela seja. A maioria dos seguidores da Deusa compartilham algumas convices em comum. Starhawk, uma das mais atuantes Bruxas modernas e autora da "Dana Csmica das Feiticeiras" afirma que os trs princpios da religio da Deusa so: a imanncia, interconeco e comunidade. Imanncia o meio pelo qual a Deusa est presente na Terra e em ns. A Natureza, a cultura , a vida. Interconeco o meio pelo qual todos os seres esto relacionados e a forma como estamos unidos ao Cosmo. Como comunidade, crescimento e transformao passam por interaes ntimas, basicamente, a lei da Deusa Amor - Amor Incondicional. Ela no tem nenhuma ordem ser seguida no ser o Amor, em todas as suas manifestaes e formas.

Das origens primitivas do Neoltico e Paleoltico surgiram todas as formas de Magia e religio e a inspirao para recriar muitas outras formas de espiritualidade que surgiram posteriormente,incluindo a Wicca.

6/7

O Sagrado Feminino
Escrito por Claudinei Prieto Qui, 16 de Abril de 2009 03:43 - ltima atualizao Ter, 21 de Abril de 2009 14:45

A maioria das religies atuais da humanidade so baseadas em figuras e princpios divinos masculinos, com Deuses e Sacerdotes ao invs de Deusas e Sacerdotisas. Durante milnios, os valores femininos foram colocados em segundo plano e em muitas culturas as mulheres fora subjugadas e passaram a ocupar uma posio inferior aos homens, quer seja no nvel social ou espiritual.

A Wicca busca recuperar o Sagrado Feminino e o papel das mulheres na religio como Sacerdotisas da Grande Me, alm da complementaridade e equilbrio entre homem e mulher, simbolizados atravs da Deusa e do Deus, que se complementam.

7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen