Sie sind auf Seite 1von 7

7.

Trabalho Experimental Preparo de Solues


7.1 Introduo
As solues so definidas como misturas homogneas de duas ou mais substncias. Elas so encontradas em qualquer um dos trs estados da matria: slido, lquido e gasoso. Todas as misturas gasosas so solues porque qualquer mistura de gases homognea. Solues slidas, como certas ligas metlicas, so comuns. A grande maioria das solues, entretanto, existe no estado lquido. Solues lquidas so formadas pela dissoluo de um gs, lquido ou slido em um lquido. Se o lquido a gua, a soluo chamada de soluo aquosa.

7.2 Solues
Geralmente uma soluo constituda por um componente em maior quantidade, o solvente e, um ou mais componentes denominados solutos. OBS.: Em toda soluo com participao da gua, esta considerada como solvente, esteja ou no em maior quantidade

Soluo= Soluto + Solvente


Tabela 1 Tipos de solues segundo o estado fsico do soluto e do solvente

Solvente Gs Lquido Lquido Slido Lquido Slido Slido

Soluto Gs Gs Lquido Lquido Slido Gs Slido

Soluo Gasosa Lquida Lquida Slida Lquida Slida Slida

Exemplo Atmosfera gua-amnia gua-etanol Zinco-mercrio(amlgama) gua-sal Paldio-hidrognio Zinco-cobre(lato)

A maior parte da terra constituda por solues aquosas os oceanos. Vivemos na dependncia completa de duas espcies de solues: uma gasosa (a atmosfera) e a outra aquosa.

Para estudo das solues trs aspectos devem ser considerados: quantidade, composio e concentrao. A quantidade da soluo envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume. A composio de uma soluo a soma total de todos os ingredientes que a compem, e a concentrao de uma soluo so as quantidades relativas destes vrios componentes. Quando adicionamos 1 grama de NaCl em 1 litro de gua , observamos que toda sal se dissolve facilmente. Esta soluo assim obtida conter pequena quantidade do soluto(sal de cozinha) em relao quantidade do solvente (gua) usada e ser chamada soluo diluda. Soluo diluda, contm pouco soluto em relao quantidade do solvente. Soluo concentrada contm muito soluto em relao quantidade de solvente. Ao acrescentarmos mais soluto a soluo anterior(soluo diluda) estaremos transformando uma soluo diluda em concentrada. Quando a quantidade do soluto for grande em relao a quantidade do solvente, obteremos uma soluo concentrada. Assim, uma soluo que contenha 300 gamas de NaCl em 1 litro de gua uma soluo concentrada. No h limite para considerarmos uma soluo, diluda ou concentrada, sem um termo de comparao. Uma soluo definida em funo da outra. Assim, se tem duas solues: I) 10 gramas de sal em 500 gramas de gua. II) 2 gramas de sal em 500 gramas de gua. Dizemos que a soluo I concentrada concentrada em relao soluo II, e que a soluo II mais diluda em relao a soluo I. A cor de uma soluo de tinta ou a doura de uma soluo de acar dependem da quantidade do soluto contida em determinada quantidade da soluo(soluto + solvente). Esta relao denominada de concentrao de uma soluo. Tabela 2 Sistemas para designar a concentrao das solues Sistemas Percentual Notao % Solues Partes por 100(p/p; p/v; v/p; Aplicaes Geral

Molaridade Normalidade Frao Molar

mol/L eq./L X

n(nm oles ) soluto V ( L) soluo

v/v)

Qumica Qumica Fsica/qumica

N eq . g ( soluto ) V ( L) soluo n ( n moles )componente n total ( moles )componente s

OBS.: Outro sistema comum de expressar concentrao : gramas por litro(g/l) que a relao entre a massa do soluto em gramas e o volume da soluo em litros.

7.3 Propriedades coligativas de eletrlitos


As propriedades coligativas de solues diludas so diretamente proporcionais concentrao de partculas de soluto. Quando 1 mol de um no-eletrlito, como glucose, se dissolve em gua, 1mol de molculas de soluto obtido. Por outro lado, 1mol de eletrlito NaCl resulta em moles de ons. Com cloreto de clcio. CaCl2, 3 moles de ons so produzidos por mol de soluto. Por exemplo, comparemos as presses de vapor de solues 1M de glucose, cloreto de sdio e cloreto de clcio. Descobre-se que o abaixamento da presso de vapor o menor para a glucose e o maior para o cloreto de clcio. Em outras palavras, pv gua pura > pv soluo glucose > pv soluo NaCl > pv soluo CaCl2 Muitos eletrlitos formam solues aquosas saturadas cujas presses de vapor so to baixas que os slidos absorvem gua (deliqescem) quando expostos ao ar mido. Isto ocorre com o cloreto de clcio, cuja soluo saturada te uma presso de vapor de apenas 20% em relao da gua. Se CaCl2seco exposto ao ar no qual a umidade relativa maior que 20%, ele absorve gua e forma uma soluo saturada. A deliqescncia continua at a presso de vapor da soluo se tonar igual da gua no ar.

7.4 PARTE EXPERIMENTAL


Materiais: Balana Bquer de 100mL Reagentes: Cloreto de sdio (NaCl) Hidrxido de sdio (NaOH)

Basto de vidro Garrafa lavadeira Balo volumtrico de 100mL Esptula de porcelana Funil Estante com tubos de ensaio

cido sulfrico (H2SO4) gua destilada Soluo de fenolftalena Papel Tornassol azul e vermelho

1 EXPERINCIA: Preparar 100mL de soluo aquosa de NaOH de concentrao aproximadamente 0,5mol/L. a) Pese 2g de NaOH em um bquer de 100mL OBS. 1: A balana um aparelho delicado que deve ser manuseado com CUIDADO ! M: Molaridade n1: n de moles de soluto V(L): Volume da soluo em litros n1: n de moles do soluto m1: massa do soluto PM1: Peso molecular do soluto

M =

n1 V ( L)

m1 n1 = PM 1

OBS.2: O ndice 1 se refere ao soluto, o ndice 2 se refere ao solvente e ausncia de ndice indica dados da soluo. b) Acrescente ao bquer uma quantidade de gua destilada, aproximadamente 30mL, suficiente para dissolver o soluto. OBS.3: A dissoluo do NaOH exotrmica c) Transfira esta soluo para um balo volumtrico de 100mL, com auxlio de um funil. Lave o bquer e o funil, com gua destilada e transfira as guas de lavagem tambm para o balo. d) Complete o volume do balo, enchendo-o com gua destilada at o trao de referncia. O balo deve ser arrolhado e agitado para homogeneizao. e) Guarde a soluo em frasco rotulado(NaOH 0,5mol/L).

2 EXPERINCIA: Preparar 100mL de soluo aquosa H2SO4 ( cido sulfrico) de concentrao 0,5 mol/L a) Mea 2,7mL de H2SO4 98% atravs de uma bureta contendo o referido cido, em um bquer de 100mL, contendo aproximadamente 20mL de H2O destilada.

b) Transfira vagarosamente o H2SO4 para um balo volumtrico de 100mL, utilizando um funil. Lave o bquer e o funil, com gua destilada e transfira as guas de lavagem tambm para o balo. c) Complete o volume do balo com gua destilada at o trao de referncia. Arrolhar o balo e agit-lo para homogeneizao. a) Guarde a soluo em frasco rotulado(H2SO4 0,5mol/L) 3 EXPERINCIA: Preparar 100mL de soluo aquosa de NaCl (cloreto de sdio) de concentrao 0,5mol/L. a)Faa os clculos necessrios e proceda como na experincia 1. Clculos:

4 EXPERINCIA: Identificar algumas propriedades funcionais dos cidos e bases. a) Em uma estante coloque trs tubos de ensaio. Adicione (aproximadamente) 2mL de cido sulfrico 0,5mol/L, 2mL de hidrxido de sdio 0,5mol/L e 2mL de cloreto de sdio 0,5mol/L a cada um dos tubos, respectivamente.

b) Molhe a ponta de um papel tornassol azul em cada uma das solues contidas nos tubos. Observe e anote a cor. c) Proceda do modo anterior com um papel tornassol vermelho. Observe e anote a cor. d) Adicione duas gotas de soluo de fenolftalena a cada um dos trs tubos. Agite, observe e anote as cores. b) Adicione, gota a gota, a soluo diluda de hidrxido de sdio no tubo contendo cido. Observe o aparecimento da cor vermelha e comente o ocorrido. Indicador Tornassol azul Tornassol vermelho Fenolftalena Soluo de H2SO4 Soluo de NaOH Soluo de NaCl

Questionrio:
1) As solues preparadas nesta prtica podero ser usadas como padro? Justifique sua resposta.

Anotaes:

2) Por que deve-se usar balo volumtrico para preparar uma soluo?

3) A dissoluo do NaOH em H2O exotrmica e do NaCl no . Explique porque.

4) Dez gramas de cido ascrbico (vitamina C), C6H8O6 , so dissolvidos em gua suficiente para preparar 125mL de soluo. Qual a molaridade do cido ascrbico?

5) Qual a normalidade de uma soluo 0,9 molar de hidrxido de alumnio?

Das könnte Ihnen auch gefallen