Sie sind auf Seite 1von 63

CDIGO BRASILEIRO DE AERONUTICA (CBAer)

Prof. Carlos Trifilio

Disposies Gerais
O Direito Aeronutico regulado pelos Tratados, Convenes e Atos Internacionais de que o Brasil seja parte, por este cdigo, e pela Legislao complementar

Prof. Carlos Trifilio

CONVENES DA ICAO
Unidades de medida
Distncias............................................................. Km e NM (Milha Nutica) Altitudes, alturas, elevaes, dimenses em aerdromos e pequenas distncias.............................................................. m (metros) e Ft (ps) Velocidade Horizontal........................................... Km/h ; NM/h (Kt); Mach (M) Velocidade Vertical .............................................. Ft/min Velocidade do Vento............................................. Kt (ns) Direo do Vento para pouso e decolagem.......... Graus magnticos Visibilidade............................................................ Metros at 5000 ou Km Ajuste do Altmetro................................................ Hpa (Hectopascal) Temperatura.......................................................... C (Graus centgrados) Peso...................................................................... Kg (Kilograma)/ Lbs (Libras) Horas e minutos.................................................... UTC (00:00Z at 24:00Z)
Prof. Carlos Trifilio
AIP - Brasil GEN Item 3.2

CDIGO BRASILEIRO DE AERONUTICA (CBAer)


O Direito Aeronutico regulado pelos Tratados, Convenes e Atos Internacionais de que o Brasil seja parte, por este Cdigo (Lei 7.565 de 1986) e pela legislao complementar.

AUTORIDADE
Para os efeitos deste Cdigo consideram-se autoridades aeronuticas competentes as do Ministrio (Comando) da Aeronutica.

Prof. Carlos Trifilio

REA DE RESPONSABILIDADE DO BRASIL

Espao Areo Territorial

10 W Espao Areo Jurisdicional

O espao areo de responsabilidade do Brasil foi estendido sobre guas internacionais, por meio de Acordo Regional, at o meridiano 10 W, firmado durante a 1 Conferncia Regional de Navegao Area do Caribe/Amrica do Sul.
Prof. Carlos Trifilio 5

CDIGO BRASILEIRO DE AERONUTICA (CBAer)


APLICABILIDADE - Acfts Nacionais e Estrangeiras , em todo territrio nacional - Exterior , at onde for admitida sua extraterritorialidade

Prof. Carlos Trifilio

ESPAO AREO BRASILEIRO


ESPAO AREO BRASILEIRO O Brasil exerce completa e exclusiva soberania sobre o espao areo acima de seu territrio e mar territorial.

EXTRATERRITORIALIDADE
Consideram-se situadas no territrio do Estado de sua nacionalidade:
As aeronaves militares, bem como as civis de propriedade do/ou a servio do Estado, por este diretamente utilizada; e As aeronaves de outra espcie, quando em alto mar ou regio que no pertena a qualquer Estado.
NOTA1 :Exceto os casos acima citados, uma aeronave brasileira, voando em Estado estrangeiro, estar sujeita s leis daquele Estado. NOTA 2:Os casos de assistncia, salvamento e abalroamento sero regidos pela lei do Estado em que ocorrerem.
Prof. Carlos Trifilio 7

ESPAO AREO BRASILEIRO


Utilizao do Espao Areo Livre o trfego de aeronave dedicada a servios areos privados.(mediante prvia informao); A entrada e o trfego no espao areo brasileiro da acft dedicada a servios areos pblicos dependem de autorizao e acordos bilaterais; Nenhuma acft militar ou civil a servio do ESTADO estrangeiro poder sem autorizao, voar no espao areo Brasileiro ou aterrissar no territrio subjacente. A utilizao do espao areo brasileiro; por qualquer acft, fica sujeita as normas e condies estabelecidas, assim como as tarifas de uso das comunicaes e dos auxlios navegao area em rota. Obs: Esto isentas das tarifas previstas, as acfts pertencentes aos aeroclubes.
Prof. Carlos Trifilio 8

ESPAO AREO BRASILEIRO


Trfego Areo
proibido vo de acrobacia ou evoluo que possa contribuir ou constituir perigo para ocupantes, instalaes, pessoas na superfcie ou para o trfego areo, salvo com autorizao da autoridade aeronutica; O lanamento de coisas de bordo da acft, depender de permisso prvia da autoridade aeronutica, salvo caso de EMERGNCIA, devendo o Comandante, neste caso, fazer o registro no dirio de bordo, e concluda a viagem, imediatamente comunicar autoridade aeronutica; O Comandante da aeronave que receber de rgo controlador de trfego areo ordem para pousar dever dirigir-se imediatamente para o aerdromo que lhe for indicado e nele efetuar o pouso;

Salvo motivo de fora maior, as aeronaves s podero decolar ou pousar em


aerdromo cujas caractersticas comportarem suas operaes.
Prof. Carlos Trifilio 9

ESPAO AREO BRASILEIRO

Trafego Areo Ningum poder opor-se, em razo de direito de propriedade na superfcie, ao sobrevo de acft, desde que este sobrevo se realize nas alturas mnimas previstas nas Regras do Ar. No caso de pouso de emergncia ou forado, o proprietrio do solo no poder opor-se retirada da aeronave, desde que lhe seja dada a garantia do dano. A falta de garantia autoriza o seqestro preventivo da acft.

Prof. Carlos Trifilio

10

ESPAO AREO BRASILEIRO

Trafego Areo
Salvo com autorizao especial do rgo competente, nenhuma aeronave poder transportar explosivos, munies, armas de fogo, material blico, equipamento destinado a levantamento aerofotogrfico ou de prospeco ou ainda quaisquer outros objetos ou substncias consideradas perigosas para a segurana pblica, da prpria aeronave ou de seus ocupantes. O porte de aparelhos fotogrficos, cinematogrficos, eletrnicos ou nucleares a bordo de aeronave, poder ser impedido quando a segurana da navegao area ou o interesse pblico assim o exigir.

Prof. Carlos Trifilio

11

SISTEMA AEROPORTURIO

AERDROMOS

Aerdromos so reas sobre terra ou gua destinada a chegada, partida e movimentao de aeronaves. Poder ser somente uma pista como no exemplo

Prof. Carlos Trifilio

12

AEROPORTOS
Aeroportos so aerdromos dotados de instalaes e facilidades para apoio das operaes de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Os Aeroportos podem ser: Internacionais : Quando destinados a aeronaves nacionais e estrangeiras na realizao de servios internacionais, regulares ou no. Toda aeronave procedente do exterior far primeiro pouso e ltima decolagem num aeroporto internacional Domstico : Quando se destina aeronaves em vo apenas no territrio nacional

Prof. Carlos Trifilio

13

AERDROMOS E AEROPORTOS Classificao dos Aerdromos


Militares : para uso exclusivo de aeronaves militares

Pblicos ; Para uso de aeronaves em geral,onde ocorre explorao comercial Civis Privado ; Para uso do proprietrio e outras com sua permisso, neste caso proibida a explorao comercial
Prof. Carlos Trifilio 14

Da Construo e Utilizao de Aerdromos


Nenhum aerdromo poder ser construdo sem prvia autorizao da autoridade aeronutica; (COMAR Comando Areo Regional) Nenhum aerdromo civil poder ser utilizado sem estar devidamente cadastrado. Os aerdromos pblicos sero abertos ao trfego atravs de processo de certificao e cadastro; Os aerdromos privados s podero ser utilizados aps registrados e cadastrados ,com permisso de seu proprietrio, vedada a explorao comercial. Os aerdromos privados sero construdos, mantidos e operados por seus proprietrios, obedecidas as instrues, normas e planos da autoridade aeronutica;

Prof. Carlos Trifilio

15

NOVE REGIES DA ICAO


A ICAO dividiu o globo terrestre em nove regies, para administrar internacionalmente assuntos ligados aviao O Brasil como pas signatrio compe a regio SAM (Sul Atlntico Meridional)

Prof. Carlos Trifilio

16

INDICADORES DE LOCALIDADE
Cada regio agrupa vrios pases, cujas localidades so identificadas por grupos de quatro letras , para o Brasil esto reservadas as seguintes sries: As sries SBAA / SBZZ Esta srie reservada para indicar aerdromos ou helipontos que possuem Servio Fixo Aeronutico (rgos ATC ou uma rdio capaz de trocar informaes sobre movimento de aeronaves. As sries SDAA / SDZZ ; SIAA / SIZZ ; SJAA / SJZZ ; SNAA / SNZZ ; SSAA / SSZZ ; SWAA / SWZZ; Estas sries foram reservadas para indicar aerdromos ou helipontos que no possuem Servio Fixo Aeronutico.

Prof. Carlos Trifilio

17

Indicadores de Localidade
Os indicadores de localidades brasileiras para fins aeronuticos so distribudos dentro das sries: SBAA/SBZZ - aerdromos servidos por rgo do servio de trfego areo (ATS) em qualquer parte do Brasil. ex. SBSP - Congonhas, So Paulo SDAA/SDZZ - destina-se a aerdromos situados nos estados de SP e RJ. ex. SDIM - Itanhm,So Paulo SNAA/SNZZ - destina-se a aerdromos situados em MG, ES, toda a regio NE e Amap. SSAA/SSZZ - destina-se a aerdromos situados em MS, e toda a regio Sul. SWAA/SWZZ - destina-se a aerdromos no AC, AM, GO, MT, TO, RR, RO, DF
Prof. Carlos Trifilio 18

Sistema de Proteo ao Vo
O sistema de proteo ao vo visa regularidade, segurana e eficincia de fluxo de trfego no espao areo, abrangendo as seguintes atividades: a De controle de trfego areo; b De telecomunicaes aeronuticas e dos auxlios navegao area; c De meteorologia aeronutica; d De cartografia e informaes aeronuticas; e De busca e salvamento; f De inspeo de vo; g De coordenao e fiscalizao do ensino tcnico especfico; h De superviso de fabricao, reparo, manuteno e distribuio de equipamentos terrestres de auxlio navegao area.
19

Prof. Carlos Trifilio

Coordenao de Busca, Assistncia e Salvamento


O Comandante da aeronave obrigado a prestar assistncia a quem se encontrar em perigo de vida no mar, no ar ou em terra, desde que o possa fazer sem perigo para a aeronave, sua tripulao, seus passageiros ou outras pessoas. A assistncia poder consistir em simples informao. A obrigao de prestar socorro, sempre que possvel, recai sobre a aeronave em vo ou pronta para partir. Todo aquele que, por imprudncia, negligncia ou transgresso, provocar a movimentao desnecessria de recursos de busca e salvamento ficar obrigado a indenizar a Unio pelas despesas decorrentes dessa movimentao, mesmo que no tenha perigo de vida ou solicitao de socorro.
Prof. Carlos Trifilio 20

Sistema, Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos


Compete ao Sistema de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades de investigao e de preveno de acidentes aeronuticos. A Preveno de Acidentes Aeronuticos da responsabilidade de todas as pessoas, naturais ou jurdicas, envolvidas com fabricao, manuteno, operao e circulao de aeronaves, bem assim com as atividades de apoio da infra-estrutura aeronutica no territrio brasileiro. Toda pessoa que tiver conhecimento de qualquer acidente de aviao ou da existncia de restos ou despojos de aeronave, tem o dever de comunic-lo autoridade pblica mais prxima e pelo meio mais rpido. Exceto para efeito de salvar vidas, nenhuma aeronave acidentada, seus restos ou coisas que por ela eram transportadas podem ser vasculhados ou removidos, a no ser em presena de autoridade aeronutica. Em caso de no comparecimento da autoridade aeronutica os destroos podem ser removidos aps 5 dias.
21

Prof. Carlos Trifilio

Sistema de Formao e Adestramento de Pessoal AEROCLUBES


Aeroclube toda Sociedade Civil com patrimnio e administrao prprios, com servios locais e regionais, cujos objetivos principais so o ensino e a prtica da aviao civil, de turismo e desportiva em todas as suas modalidades, podendo cumprir misses de emergncia ou de notrio interesse da coletividade. 1 Os servios areos prestados por aeroclubes abrangem as atividades de: I - Ensino e adestramento de pessoal do vo; II - Ensino e adestramento de pessoal de infra-estrutura aeronutica; III - Recreio e desportes. 2 - Os aeroclubes e as demais entidades afins, uma vez autorizada a funcionar, so considerados como de utilidade pblica.
22

Prof. Carlos Trifilio

AERONAVES
Aeronave: Qualquer aparelho que possa sustentar-se na atmosfera a sustentarpartir de reaes do ar. Essa definio contempla: avies; helicpteros; ultra leves; trikes; trikes; bales; etc.

Prof. Carlos Trifilio

23

CLASSIFICAO DAS AERONAVES


Classificam-se Militares Civis

Militares : So as aeronaves integrantes das Foras armadas., inclusive as requisitadas na forma da lei para cumprir misses militares

Civis: So as aeronaves em geral, podem ser pblicas ou privadas

Prof. Carlos Trifilio

24

CLASSIFICAO DAS AERONAVES


As aeronaves Civis classificam-se em : Pblicas Administrao direta federal; Administrao direta estadual; e Administrao direta municipal. Servio Areo Pblico: o transporte areo remunerado

Privadas

Servio Areo Privado: o transporte areo em benefcio do proprietrio, portanto no remunerado

Prof. Carlos Trifilio

25

SERVIO DAS AERONAVES


Transporte pblico: Regular ou No regular;

Servio Areo Pblico

Servio especializado pblico; e Servio a entidades da administrao pblica indireta federal, estadual ou municipal.

Privadas

Transporte reservado ao proprietrio ou operador para recreio ou desporto;

Servio Areo Privado

Servio especializado exclusivo para o proprietrio explorador; e Instruo e treinamento.

Prof. Carlos Trifilio

26

CLASSIFICAO DAS AERONAVES


SERVIO AREO PBLICO Transporte areo remunerado. PBLICOREGULAR - TAM, GOL, Oceanair, TRIP, Pantanal, Azul, WEB Jet, etc.

NO REGULAR- Txi areo, vo de fretamento.

Prof. Carlos Trifilio

27

CLASSIFICAO DAS AERONAVES


SERVIOS AREOS EPECIALIZADOS Qualquer modalidade EPECIALIZADOSremunerada, distinta do transporte pblico

Prof. Carlos Trifilio

28

CLASSIFICAO DAS AERONAVES


SERVIO AREO PRIVADO - Em benefcio do proprietrio.

Prof. Carlos Trifilio

29

CLASSIFICAO DAS AERONAVES

AERONAVE AERODESPORTIVA

AERONAVE DO TRABALHO AREO

NACIONALIDADE E MATRICULA
A ICAO atravs do Anexo 7 estabeleceu cinco grupos de duas letras para identificao das aeronaves no Brasil: PP / PR / PT / PU e PS (reserva); seguidas de trs letras de identificao separadas por hfen.
Matriculas Brasileiras Matricula Americana

Prof. Carlos Trifilio

31

MARCA DE NACIONALIDADE E MATRICULA

Marcas de nacionalidade: PP / PR / PT / PU e PS (reserva); Matrcula; arranjo de 3 letras (todas do alfabeto) exceto: os arranjos iniciados com a letra Q; os arranjos que tenham W como segunda letra; os arranjos SOS, XXX, PAN, TTT, VFR, IFR, VMC e IMC; e os arranjos que apresentem significado pejorativo, imprprio ou ofensivo;
Prof. Carlos Trifilio 32

NACIONALIDADE E MATRICULA So as marcas identificadoras da acft, as quais so atribudas no Brasil, atravs do RAB, no ato da inscrio, aps a vistoria tcnica; A aeronave considerada da nacionalidade do Estado em que esteja matriculada Nenhuma aeronave poder ser autorizada para vo sem a prvia expedio do correspondente Certificado de Aeronavegabilidade(CA) que s ser vlido durante o prazo estipulado e enquanto observadas as condies obrigatrias nele mencionadas ( obrigatrio seguro averbado no RAB)
O RAB (Registro Aeronutico Brasileiro) um servio pblico realizado pela ANAC
Prof. Carlos Trifilio 33

NACIONALIDADE E MATRICULA

Aeronaves Militares

Ex. FAB 2613 (avio) : EB 1008 (Helicptero) ; MAR 2045 (Helicptero)

Aeronaves Civis Pblicas

Ex. PP-FDO (Federal) ; PP-EIE (Estadual) ; PP-MAD (Municipal)

Prof. Carlos Trifilio

34

NACIONALIDADE E MATRICULA Aeronaves Privadas


As aeronaves privadas podero ter suas matriculas iniciadas por quaisquer dos grupos de letras reservadas ao Brasil. Companhias Areas : Varig PP VPZ (B-737-300) ; TAM PT MZF (A- 320) ; GOL PR-GOC (B-737-700). Aviao Geral Avies : PT-WEW (LR-24 Lear-Jet) ; PR-ABC (C-172 Skyhawk). PP-YOF (C-525 Citation) ;

Aviao Geral Helicpteros : PT-HYP (AS-50 Esquilo) ; PP-MBR (S-76 Sikorsky) ; PR-COS (A-109 Agusta). Aviao Geral Ultraleves : PU-LRR (STORM 300) ; Salvo disposio em contrrio, os preceitos deste cdigo no se aplicam s aeronaves Militares, reguladas por Legislao especial.
Prof. Carlos Trifilio 35

Propriedade e Explorao da Aeronave


D-se a explorao da aeronave quando uma pessoa, fsica ou jurdica, proprietria ou no, a utiliza, legitimamente, por conta prpria, com ou sem fins lucrativos.
- Explorador - Pessoa jurdica que possui a concesso ou autorizao dos servios de transporte pblico regular ou no regular. - Proprietrio da aeronave, quando se tratar de servio areo privado; - Fretador o qual reservou a conduo tcnica da aeronave e a autoridade sobre a tripulao.(tripulao do proprietrio) CVC/TAM - O Arrendatrio, que adquiriu a conduo tcnica da aeronave e a autoridade sobre a tripulao. (tripulao do arrendatrio) empresas em relao aos bancos

Prof. Carlos Trifilio

36

Propriedade e Explorao da Aeronave


Adquiri-se a propriedade da aeronave por: Construo; Usucapio; Direito hereditrio; Inscrio do ttulo de transferncia no RAB ( Registro Aeronutico Brasileiro); Transferncia legal.

Prof. Carlos Trifilio

37

Propriedade e Explorao da Aeronave


Perde-se a propriedade da aeronave pela alienao, renncia, abandono, perecimento, desapropriao e transferncia de propriedade e pelas causas de extino previstas em lei. Ocorre o abandono da aeronave ou de parte dela quando no for possvel determinar sua legtima origem ou quando manifestar-se o proprietrio, de modo expresso, no sentido de abandon-la; Considera-se perecida a aeronave quando verificada a impossibilidade de sua recuperao ou aps o transcurso de mais de 180 (cento e oitenta) dias a contar da data em que dela se teve a ltima notcia oficial; Verificado, em inqurito administrativo, o abandono ou perecimento da aeronave, ser cancelada ex officio a respectiva matrcula.
38

Prof. Carlos Trifilio

TRIPULAO DAS AERONAVES


TRIPULAO DAS AERONAVES

O conjunto de tripulantes chamado de tripulao e, tripulante a pessoa devidamente habilitada que exerce funo a bordo das aeronaves. Aeronauta aquele que regido por contrato de trabalho A funo remunerada a bordo de aeronaves nacionais privativa de brasileiros natos ou naturalizados. Tripulantes estrangeiros habilitados, podero exercer funo no remunerada, a bordo de aeronaves do servio areo privado. Podero ser admitidos como tripulantes, em carter provisrio, instrutores estrangeiros, na falta de instrutores brasileiros. O prazo de contrato de instrutores estrangeiros no poder exceder de 6 (seis) meses.
Prof. Carlos Trifilio 39

TRIPULAO DAS AERONAVES

Comandante Toda aeronave ter a bordo um comandante, membro da tripulao, designado pelo proprietrio ou explorador e que ser seu preposto durante a viagem
Ele exercer a autoridade inerente a sua funo, a qual decisria, desde o momento em que se apresenta para o vo, at o momento em que entregar a aeronave, concluda a viagem. No caso de pouso forado, a autoridade do comandante persiste at que as autoridades competentes assumam a responsabilidade pela aeronave, pessoas e coisas transportadas.
40

Prof. Carlos Trifilio

TRIPULAO DAS AERONAVES

Comandante Responsabilidades: pela operao e segurana da aeronave; pela guarda de valores, mercadorias despachadas e mala postal, desde que lhe sejam asseguradas pelo proprietrio ou explorador condies de verificar a quantidade e os estados das mesmas; em caso de mal sbito/bito de pessoa a bordo da aeronave, providenciar, na primeira escala o comparecimento da autoridade mdica / policial local;

Prof. Carlos Trifilio

41

TRIPULAO DAS AERONAVES

Comandante Responsabilidades: por desembarcar passageiro que comprometa boa ordem; alijar a carga ou parte dela, quando indispensvel segurana de vo. No caso de estar a carga sujeita a controle aduaneiro, ser o alijamento comunicado autoridade fazendria mais prxima. poder, sob sua responsabilidade, adiar ou suspender a partida da acft, quando julgar indispensvel segurana do vo; poder delegar a outro membro da tripulao as atribuies que lhe competem, menos as que se relacionem com a segurana do vo.
Prof. Carlos Trifilio 42

TRIPULAO DAS AERONAVES

Comandante
Responsabilidades: Durante a viagem, o responsvel, no que se refere tripulao, pelo cumprimento da regulamentao profissional no tocante a: I - limites da jornada de trabalho; II - limites de vo; III - intervalos de repouso; IV - fornecimento de alimentos. O comandante da aeronave obrigado a prestar assistncia a quem se encontrar em perigo de vida no mar, no ar ou em terra, desde que possa faz-lo sem colocar em perigo a aeronave, sua tripulao, seus passageiros ou outras pessoas.

Prof. Carlos Trifilio

43

TRIPULAO DAS AERONAVES

Comandante
As decises tomadas pelo comandante, na forma da autoridade que lhe so conferidas por lei, sero registradas no DIRIO DE BORDO e, concluda a viagem, imediatamente comunicadas autoridade aeronutica. O comandante proceder ao assento (registrar), no dirio de bordo, os nascimentos e bitos que ocorrerem durante a viagem e dele extrair cpia para fins de direito.

DIRIO DE BORDO
um documento de valor jurdico, conduzido a bordo, que alm de mencionar as marcas de nacionalidade e matrcula, os nomes do proprietrio e do explorador, dever indicar para cada vo, a data, natureza do vo, os nomes dos tripulantes, lugar e hora da sada e da chegada, incidentes e observaes.

Prof. Carlos Trifilio

44

TRIPULAO DAS AERONAVES

Comissrio de vo
O comissrio de vo o profissional responsvel pela segurana dos passageiros e tambm da aeronave, pois eles no s tem o conhecimento dos sistemas da aeronave como tambm em primeiros socorros para ao a bordo da aeronave em caso de acidente aeronutico, pela operao e segurana da aeronave; No servio areo internacional podero ser empregados comissrios estrangeiros, contanto que o nmero no exceda a um tero (1/3) dos comissrios a bordo da mesma aeronave.

Prof. Carlos Trifilio

45

TRIPULAO DAS AERONAVES


Licenas e Certificados
Para que um tripulante possa exercer funo a bordo necessrio que esteja habilitado. Essa prerrogativa alcanada atravs de trs documentos, concedidos pela autoridade aeronutica: Licena: Tem carter permanente. O Certificado de Habilitao Tcnica (CHT): Vigorar pelo perodo nele estabelecido. (normalmente 1 ano) Para o DOV 6 anos; O Certificado de Capacidade Fsica (CCF): Vigorar pelo perodo nele estabelecido.

CATEGORIA PP PP Aeronautas- PC/CMS Aeronautas- PC/CMS


Prof. Carlos Trifilio

IDADE < 40 ANOS 40 ANOS < 40 ANOS 40 ANOS

VALIDADE 24 MESES 12 MESES 12 MESES 06 MESES


46

TRIPULAO DAS AERONAVES

Licenas e Certificados
Cessada a validade do certificado de habilitao tcnica ou de capacidade fsica, o titular da licena ficar impedido do exerccio da funo nela especificada. Sempre que o titular de licena apresentar indcio comprometedor de sua aptido tcnica ou das condies fsicas estabelecidas na regulamentao especfica poder ser submetido a novos exames mdicos ou de capacidade fsica, ainda que vlidos estejam os respectivos certificados. No caso de uma acft declarar emergncia ou ocorra um acidente, a CCF automaticamente suspensa de toda tripulao.

Prof. Carlos Trifilio

47

Transporte Areo Regular


TRANSPORTE AREO todo servio areo destinado ao transporte, em aeronaves, de pessoas e coisas de um AD a outro. O Transporte de coisas pode ser o servio postal ou de carga. TRANSPORTE AREO DOMSTICO todo transporte em que os pontos de partida, intermedirios e de destino estejam situados em territrio nacional; Em caso de escala tcnica em territrio estrangeiro considera-se ainda vo domstico; Os servios areos de transporte pblico domstico so reservados s pessoas jurdicas brasileiras. Considera-se tambm nesta categoria o Transporte Areo Regional transporte realizado entre aeroportos de uma mesma regio do pas. TRANSPORTE AREO INTERNACIONAL todo transporte em que os pontos de partida, e de destino estejam situados em Estados diferentes; Toda acft proveniente do exterior dever respectivamente, fazer o primeiro pouso ou a ltima decolagem em aeroporto internacional.
Prof. Carlos Trifilio 48

CONTRATO DE TRANSPORTE AREO


um documento que obriga o empresrio a transportar passageiro, bagagem, carga, encomenda ou mala postal, por meio de acft, mediante pagamento. EXISTEM TRS TIPOS: Bilhete de passagem contrato de transporte areo de passageiro; (valido por 1 ano) Nota de bagagem contrato de transporte areo de bagagem; Conhecimento de carga contrato de transporte areo de carga despachada.
A falta, irregularidade ou perda do bilhete de passagem, nota de bagagem ou conhecimento de carga no prejudica a existncia e eficcia do respectivo contrato.
Prof. Carlos Trifilio 49

BILHETE DE PASSAGEM

No transporte de pessoas, o transportador obrigado a entregar o respectivo bilhete individual ou coletivo de passagem, que dever indicar o lugar e a data da emisso, os pontos de partida e destino, assim como o nome dos transportadores

Em caso de atraso da partida por mais de quatro horas, o transportador providenciar o embarque do passageiro, em vo que oferea servio equivalente para o mesmo destino, se houver, ou restituir, de imediato, se o passageiro o preferir, o valor do bilhete de passagem.

Prof. Carlos Trifilio

50

BILHETE DE PASSAGEM

Quando o transporte sofrer interrupo ou atraso em aeroporto de escala por perodo superior a quatro horas, qualquer que seja o motivo, o passageiro poder optar pelo endosso do bilhete de passagem ou pela imediata devoluo do preo. Todas as despesas decorrentes da interrupo ou atraso da viagem, inclusive transporte de qualquer espcie, alimentao e hospedagem, correro por conta do transportador contratual, sem prejuzo da responsabilidade civil.

Prof. Carlos Trifilio

51

BILHETE DE PASSAGEM
A execuo do contrato de transporte areo de passageiro compreende as operaes de embarque, alm das efetuadas a bordo da aeronave. Considera-se operao de embarque a que se realiza desde quando o passageiro, j despachado no aeroporto, transpe o limite da rea destinada ao pblico em geral, e entra em respectiva aeronave, abrangendo o percurso feito a p, por meios mecnicos ou com a utilizao de viaturas. A operao de desembarque inicia-se com a sada de bordo da aeronave e termina no ponto de interseo da rea interna do aeroporto e da rea aberta ao pblico em geral.

Prof. Carlos Trifilio

52

REGISTRO AERONUTICO BRASILEIRO (RAB)

O Registro Aeronutico Brasileiro pblico, nico e centralizado, ser regulamentado pelo poder Executivo, destinado a ter, em relao aeronave, as funes de: emitir certificados de matricula , de aero navegabilidade e de nacionalidade de aeronaves sujeitas legislao brasileira; reconhecer a aquisio do domnio na transferncia por ato entre vivos e dos direitos reais de gozo e garantia, quando se tratar de matria regulada pelo CBAer assegurar a autenticidade, inalterabilidade e conservao de documentos inscritos e arquivados; promover cadastramento geral
Prof. Carlos Trifilio 53

RESPONSABILIDADE POR DANOS

O transportador responde pelo dano decorrente: I - de morte ou leso de passageiro, causada por acidente ocorrido durante a execuo do contrato de transporte areo, a bordo de aeronave ou no curso das operaes de embarque e desembarque; (salvo morte ou leso devido ao estado de sade do passageiro ou acidente causado pelo mesmo) II - de atraso do transporte areo contratado. (exceo quando cumprindo determinao de autoridade aeronutica, a qual ser responsabilizada) A responsabilidade do transportador estende-se: a) a seus tripulantes, diretores e empregados que viajarem na aeronave acidentada, sem prejuzo de eventual indenizao por acidente de trabalho; b) aos passageiros gratuitos, que viajarem por cortesia.

Prof. Carlos Trifilio

54

RESPONSABILIDADE POR DANOS

Prescreve em 2 (dois) anos a ao: I - por danos causados a passageiros, bagagem ou carga transportada, a contar da data em que se verificou o dano, da data da chegada ou do dia em que devia chegar aeronave ao ponto de destino, ou da interrupo do transporte; II - por danos causados a terceiros na superfcie, a partir do dia da ocorrncia do fato; III - por danos emergentes no caso de abalroamento a partir da data da ocorrncia do fato;

Prof. Carlos Trifilio

55

Responsabilidade por dano a terceiros na superfcie


O explorador responde por danos causados por acft em vo ou manobra, assim como por pessoa ou coisa dela cada ou projetada;

Considera-se a aeronave em vo desde o momento em que a fora motriz aplicada para decolar at o momento em que termina a operao de pouso. Tratando-se de aeronave mais leve que o ar, planador ou asa voadora, considera-se em vo desde o momento em que se desprende da superfcie at aquele em que a ela novamente retorne. Considera-se em manobra a aeronave que estiver sendo movimentada ou rebocada em reas aeroporturias. No so tratados por este Cdigo os danos causados por aeronave no solo com os motores parados.
Prof. Carlos Trifilio 56

RESPONSABILIDADE POR ABALROAMENTO

Consideram-se provenientes de abalroamento os danos produzidos pela coliso de duas ou mais aeronaves, em vo ou em manobra na superfcie, e os produzidos s pessoas ou coisas a bordo, por outra aeronave em vo. - A responsabilidade pela reparao dos danos resultantes do abalroamento cabe ao explorador ou proprietrio da aeronave causadora, quer a utilize pessoalmente, quer por preposto.

Prof. Carlos Trifilio

57

INFRAES E PROVIDNCIAS ADMINISTRATIVAS

Na infrao aos preceitos deste Cdigo ou da legislao complementar, a autoridade aeronutica poder tomar as seguintes providncias administrativas: I - multa;(de 2 a 20 salrios, na reincidncia aplica-se o dobro) II - suspenso de certificados, licenas, concesses ou autorizaes; III - cassao de certificados, licenas, concesses ou autorizaes; IV - deteno, interdio ou apreenso de aeronave, ou do material transportado; V - interveno nas empresas concessionrias ou autorizadas. A pessoa jurdica empregadora responder solidariamente com seus prepostos, agente empregados ou intermedirios pelas infraes por eles cometidas no exerccio das respectivas funes.

Prof. Carlos Trifilio

58

INFRAES E PROVIDNCIAS ADMINISTRATIVAS


Multa, suspenso ou cassao de certificados -Falta de idoneidade no exerccio da funo; -Atraso no pagamento de tarifas aeroporturias; -Comprometimento da segurana publica; -Fornecimento de dados e estatsticas adulterados; Suspenso:poder ser aplicada por perodo no superior a 180 dias, prorrogveis uma vez por igual perodo. (tripulantes) A suspenso poder ser por prazo at 180 (cento e oitenta) dias, prorrogveis por igual perodo. (empresa) Cassao: depender de inqurito administrativo, no curso do qual ser assegurada a defesa do infrator, ou provada sua incapacidade fsica. Impedimento: quando cessada a validade do certificado de habilitao tcnica (CHT) ou de capacidade fsica (CCF), o titular da licena ficar impedido do exerccio da funo nela especificada.
Prof. Carlos Trifilio 59

INFRAES E PROVIDNCIAS ADMINISTRATIVAS


Infraes referentes ao uso de aeronaves: -Utilizar acft sem matrcula; -Utilizar acft com certificados vencidos; -Transportar material perigos ou proibido; -Lanar objetos ou substncias sem licena; -Utilizar acft para execuo de atividade diferente daquela que possui licena; -Realizar vo com peso ou nmero de passageiros acima do mximo estabelecido; -Recuperar ou reconstruir acft acidentada sem autorizao do rgo competente;
Prof. Carlos Trifilio 60

INFRAES E PROVIDNCIAS ADMINISTRATIVAS


Infraes imputadas a aeronautas/operadores: -Preencher de maneira incorreta os documentos exigidos pela fiscalizao; -Dificultar a ao dos agentes pblicos; -Tripular acft com CHT ou CCF vencidos; -Utilizar acft com tripulao em desacordo com as normas; -Desobedecer as determinaes da autoridade do aeroporto; -Desobedecer aos regulamentos de trfego areo; -Inobservncia as normas sobre assistncia e salvamento;

Prof. Carlos Trifilio

61

INFRAES E PROVIDNCIAS ADMINISTRATIVAS


Deteno: A aeronave poder ser detida por autoridades aeronuticas, fazendrias ou da Polcia Federal I - se voar no espao areo brasileiro com infrao das convenes ou atos internacionais, ou das autorizaes para tal fim; II - se, entrando no espao areo brasileiro, desrespeitar a obrigatoriedade de pouso em aeroporto internacional; III - para exame dos certificados e outros documentos indispensveis; IV - para verificao de sua carga no caso de restrio legal ou de porte proibido de equipamento; V - para averiguao de ilcito. -A autoridade aeronutica poder empregar os meios que julgar necessrios para compelir a aeronave a efetuar o pouso no aerdromo que lhe for indicado.
Prof. Carlos Trifilio 62

INFRAES E PROVIDNCIAS ADMINISTRATIVAS


Interdio prazo mximo de 15 dias - (autoridade sanitria, fazendria ou polcia federal) Utilizar ou empregar a aeronave : 1- Sem matrcula ou matrcula falsa 2- Falsa nacionalidade 3- Certificados vencidos 4- Sem documentos exigidos a bordo. 5- No observncia as normas de trfego areo 6- Sem autorizao de sobrevo(caso de aeronaves estrangeiras) Obs: a ACFT interditada pode ser usada para efeito de manuteno. Apreenso - Por determinao judicial
Prof. Carlos Trifilio 63

Das könnte Ihnen auch gefallen