Sie sind auf Seite 1von 3

Construo de uma escala do tempo geolgico Discusso

Ao realizar a escala de tempo geolgico podemos constatar as seguintes divises, formas de vida e principais acontecimentos: ones (grandes divises): Pr-cmbrico; FORMAS DE VIDA Primeiros organismos multicelulares. Primeiros organismos unicelulares. Origem da Terra. PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS Formao de supercontinente (1500 M.a). Atmosfera primitiva. Arrefecimento da terra. Rocha mais antigas da terra (3900 M.a).

Fanerzoico; j tem rochas que por vezes contem fosseis, rochas manifestamente fossilferas. Eras: Arcaico; j tem micro fsseis inequvoco, formao da terra 4600 Hada anos. Proterozico; aparecem os primeiros fsseis inequvocos. As eras seguintes, tambm esto divididas em perodos: Paleozica; PERIODOS Cmbrico Ordovcico Silrico Devnico Carbonfero FORMAS DE VIDA Trilobites dominantes. Primeiros organismo com conchas. Primeiros fsseis de plantas terrestres. Primeiros anfbios. Grandes florestas que estiveram na gnese do carvo, abundncia de insectos e primeiros rpteis.

Mesozica;

PERIODOS

FORMAS DE VIDA

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS Abertura do Oceano Atlntico. Extino das amonites.

Trisico

Primeiros dinossauros.

Jurssico

Primeira aves e mamferos. Abundncia de dinossauros. Primeiras plantas com flores. Desenvolvimento dos dinossauros.

Cretcico

Formao das montanhas rochosas.

Cenozico; PERIODOS FORMAS DE VIDA PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS Levantamento dos Alpes e dos Himalaias. Formao das calotes polares.

Paleognico

Aparecimento dos primeiros homindeos (3,4 a 8 M.a), baleias e macacos. Extino dos dinossauros e de muitas outras espcies (65 M.a). Mamferos desenvolvem-se e tornam-se dominantes. Extino de muitas aves e mamferos de grande porte. Homo erectus.

Neognico

Glaciao mundial.

Concluso
Conseguimos atingir o objectivo pretendido, que era a construo da escala de tempo geolgico. Na escala observarmos a evoluo da vida e os maiores acontecimentos da histria da terra. Durante 3,5 mil milhes de anos a vida evoluiu dentro de gua, de formas macroscpicas para uma enorme biodiversidade. Ao longo do tempo, apenas os organismos suficientemente versteis para sobreviver aos acontecimentos geolgicos foram capazes de evoluir. Outros organismos mantiveram-se praticamente inalterados at actualidade. Todos os outros extinguiram-se. A terra teve origem aproximadamente h 4,6 G.a., e tem aproximadamente 4600 M.a. A etapa mais longa da Terra, desde a sua formao at 550 milhes de anos, denomina-se Pr-Cmbrico. Seguiu- -se a Era Paleozica, marcada por uma exploso de biodiversidade. O final da Era Paleozica foi marcado por uma extino em massa de muitos seres vivos aquticos e terrestres, seguiu-se a Era

Mesozica, durante a qual a terra voltou lentamente a enriquecer em vida, seguiu-se tambm a Era Cenozico, durante a qual evoluram os mamferos. Ento pode-se concluir que a escala do tempo geolgico o calendrio da histria geolgica da Terra, o final das Eras geolgicas est marcado por extines em massa desde o Pr-cmbrico aumentou a complexidade e a diversidade dos seres vivos. As grandes etapas da histria da terra tm sido marcadas por extines em massa. Foi o que aconteceu com as trilobites, no final do Paleozico, e com os dinossauros, no final do Mesozico.

Bibliografia
Motta, Lucinda et alii (2007) Bioterra, Porto, Porto Editora. Motta, Lucinda, Maria dos Anjos Viana (2006) Bioterra [CD.ROM], Porto, Porto Editora. Dias, A.Guerner et alii (2007) Geologia 10/11,Lisboa, Areal Editores.

Das könnte Ihnen auch gefallen