Sie sind auf Seite 1von 2

Nmero:289 Maria Tereza de Queiroz Piacentini*

Ter por haver e tautologia

Em No meio do caminho, Carlos Drummond de Andrade usa vrias vezes o verbo ter no lugar de haver, ou seja, tinha por havia. O poema termina assim: Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra. Na coluna No Tropece na Lngua n 46 citei verso de Chico Buarque corroborando fato lingstico muito comum na lngua portuguesa que o uso do verbo TER de forma impessoal, com o sentido de existir. Impessoal quer dizer que no h um sujeito com que o verbo deva fazer a concordncia; por isso ele permanece na forma neutra, que a terceira pessoa do singular. Vejamos uma frase em que o verbo TER flexiona de acordo com seu sujeito (sublinhado): - Tinham alguns meninos chegado ao ponto de nibus quando o acidente aconteceu. Quem tinha chegado? A resposta ser alguns meninos. No entanto, o verbo ficar no singular se alguns meninos no for o sujeito da orao, mas sim o objeto direto: - Tinha alguns meninos no ponto de nibus quando o acidente aconteceu. Mbr> Aqui, no existe resposta para quem tinha, pois ningum tinha feito nada. No existe um sujeito. O verbo portanto impessoal, no podendo ser flexionado. por essa razo que no se usa o acento circunflexo no presente em condies de impessoalidade: Tem mulheres que adoram rodar a baiana. Tem vezes que s queremos sair do pas. Na padaria do portugus sempre tem pes e doces feitos na hora. Tem mais rapazes que moas na discoteca hoje. evidente que o tempo do verbo pode ir alm do presente, e ele usado inclusive em tempos compostos e locues verbais: Tem tido muitas brigas no condomnio. Vai teruma feijoada l em casa no sbado.

Com certeza teve ocasies que os latinos se sentiram desanimados. Tinha gente que apelava para o ridculo. Estamos entendidos: tudo isso est certo, vlido, est muito bom. Porm... O porm da histria que nenhuma das frases acima citadas de natureza formal. Ou poesia, ou propaganda (em que se costuma privilegiar o coloquial) ou frase do dia-a-dia, incluindo transcrio de depoimento nos autos de um processo. Em linguagem mais cultivada, exigida nos meios acadmicos ou oficiais, impe-se o uso do verbo HAVER, e nos mesmos moldes, isto , sem a flexo: Sempre haver os descontentes com o rumo dos acontecimentos. H ocasies em que todos nos sentimos propensos ao desnimo. Enfrentaremos com denodo todos os obstculos que houver. Tautologia verbal Perguntaram-me se seria viciosa, por tautolgica, a construo de sentenas como concelebrar uma missa com os prelados ou compartilhar sua alegria com os amigos, nas quais o com aparece duplamente. Chama-se tautologia a repetio das mesmas palavras ou o uso de palavras diferentes para dizer o que j foi dito. Pode ser de significado ou de forma. No primeiro caso, configura um vcio de linguagem; exemplo: Haver simulao nos atos quando as partes os tiverem simulado. J no segundo, de forma, no h problema: trata-se de fenmeno lingstico natural, de evoluo regencial. Quando se analisa a regncia preposicional, dentro da regncia verbal, pode-se observar um condicionamento morfossemntico entre prefixos e preposies, isto , o prefixo da palavra regente volta sob a forma de preposio. Assim, por exemplo, de celebrar com e partilhar com temse a evoluo para concelebrar com e compartilhar com. Do mesmo modo, temos: acorrer a, compactuar com, contemporizar com, conviver com, derivar de, embarcar em. Isso ocorre tambm com alomorfia (variao de forma), como em cmplice com, incluir em, implicar em, interpor entre, peregrinar por, perpassar por (cum-com / inem / inter-entre / per-por).
*Maria Tereza de Queiroz Piacentini diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros S Vrgula, S Palavras Compostas e Lngua Brasil Crase, pronomes & curiosidades - www.linguabrasil.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen