Sie sind auf Seite 1von 5

Mtodo de Fajans Determinao de ons cloreto

1) Objetivo: Determinar ons cloreto utilizando o mtodo de Fajans.

2)Introduo: Mtodo Fajans A determinao de cloreto usando-se um indicador de adsoro chamada de mtodo de Fajans. um mtodo direto, baseado na propriedade que certos compostos orgnicos apresentam ao serem adsorvidos sobre determinados precipitados, sofrendo mudana de cor. O indicador existe na forma de nion. De um modo geral anion do indicador ser atrado e adsorvido por uma camada carregada positivamente. O mtodo apresenta vantagens e desvantagens. A vantagem do mtodo que possvel determinar iodeto. A grande desvantagem o alto custo do indicador e em certos indicadores utilizados, o ponto de viragem no perceptvel, pois a clorao vai de amarelo limo a verde limo. AgCl : Ag+ :: InA cor do indicador adsorvido sobre o precipitado diferente daquela do indicador livre e exatamente esta diferena que indicar o ponto final.

Indicadores de adsoro. Os indicadores orgnicos foram introduzidos por FAJANS. So corantes orgnicos, cidos ou bases fracas (aninicos ou catinicos, respectivamente), que acusam o ponto final atravs de uma mudana de colorao sobre o precipitado. A mudana de colorao se deve adsoro ou dessoro do corante como conseqncia de uma modificao da dupla camada eltrica em torno das partculas do precipitado na passagem do ponto de equivalncia; assim, o aparecimento ou o desaparecimento de uma colorao sobre o precipitado servem para sinalizar o ponto final. Um exemplo de indicador de adsoro do tipo aninico a fluorescena que pode ser empregada para acusar o ponto final na titulao de cloreto com nitrato de prata. Este indicador tambm se aplica titulaes de brometo, iodeto e tiocianato. A soluo aquosa utilizada neutra ou fracamente bsica. Nesta condio, o composto se dissocia parcialmente dando ons hidrognio e fluoresceinato; a soluo aquosa verde-amarelada. O ponto final acusado pela mudana de colorao sobre o precipitado, que passa de branco a vermelho em virtude da deposio de fluoresceinato de prata superfcie do precipitado. Trata-se realmente de um processo de adsoro, pois o produto de solubilidade do fluoresceinato de prata no chega a ser ultrapassado. O processo reversvel e, como, tal, o corante retorna soluo com adio de excesso de halognio. As condies essenciais para o bom funcionamento dos indicadores de adsoro so as seguintes:

a) O precipitado deve separar-se com uma superfcie especfica relativamente grande, pois o funcionamento dos indicadores de adsoro envolve um fenmeno de superfcie. Geralmente a melhor mudana de colorao obtida quando uma quantidade considervel do precipitado ainda permanece em estado coloidal no ponto de equivalLenci. Grandes concentraes de sais neutros, principalmente de ons polivalentes, so prejudiciais por seu efeito floculante. s vezes, recomendvel a adio de colides protetores, por exemplo, dextrina. b) O corane dever ser firmemente fixado poi on primariamente adsorvido pelo precipitado. Na maioria das titulaes, o ponto final assinalado pela passagem do corante da soluo par a superfcie do precipitado. c) a nitidez do ponto final e a localizao deste com relao ao ponto de equivalncia somente so satisfatrias em condies favorveis da adsorbabilidades relativas dos ons presentes. d) O pH da soluo deve ser tal que possa ocorrer uma aprecivel ionizao do corante. A faixa de pH dentro da qual um corante capa de atuar como indicador de adsoro depende largamente da sua constante de ionizao.

4) Materiais Utilizados Reagentes: - 50 mL Soluo Fisiolgica; - gua Destilada; - 1 mL de suspenso de dextrina;


- 4 gotas de fluorescena; - Nitrato de Prata 0,1 M

Vidrarias e Equipamentos: - balo volumtrico de 100 mL; - erlemeyer de 100 mL; - pipeta volumtrica de 5 e 25 mL; - bureta de 10 mL; - suporte universal com garras para bureta.

4) Procedimento: 1. Pipetou-se 50 mL de soluo fisiolgica e transferiu-se para um balo volumtrico de 100 mL de capacidade; 2. Completou-se o volume do balo com gua destilada, e homogeneizou-se a soluo; 3. Pipetou-se 5 mL da soluo anteriormente preparada e transferiu-se para um erlenmeyer de 100 mL; 4. Adicionou-se, aproximadamente, 20 mL de gua destilada, 1 mL (10 gotas) de suspenso de dextrina e 4 gotas de fluorescena; 5. Titulou-se com nitrato de prata, sob agitao constante, at a viragem do indicador; 6. Repetiu-se este procedimento mais duas vezes; 7. Calculou-se a quantidade de cloreto, em g kg 1 na soluo fisiolgica.

5)Resultados: Reaes:

Clculos: 1 Titulao:

2 Titulao:

3 Titulao:

Mdia das Trs Titulaes:

Quantidade de cloreto, em g kg 1, na soluo fisiolgica:

6) Discusso: Ao redor do precipitado foi formada uma dupla camada eltrica por causa do excesso de ons cloreto e prata. O excesso de cloreto causa repulso com o indicador que tambm negativo, ao contrrio do on prata no qual apresenta atrao pelo indicador, e faz com que exista uma atrao eletrosttica na superfcie do precipitado, ocasionando a mudana de colorao branca para rosa claro. Foi necessria uma agitao forte durante a titulao para se conseguir uma boa viragem do indicador. A dextrina utilizada para impedir a coagulao excessiva do precipitado no ponto final, mantendo uma superfcie exposta maior para adsoro do indicador, melhorando a deteco do ponto final. O pH da soluo neutra ou fracamente bsica para que possa haver a dissociao parcial da fluorescena em ons hidrognio e fluoresceinato.

7) Concluso:

O mtodo de Fajans utiliza indicadores de adsoro, assim com a mudana das cargas ao redor do precipitado, o indicador fica ao redor do mesmo dando colorao indicando o ponto de equivalncia da soluo. um mtodo que tambm pode ser empregado para determinao de iodetos, tomando-se o cuidado com o pH em todos os casos. A desvantagem que os reagentes so caros, e dois deles so difceis de visualizar a viragem. Obtivemos como resultado 9,87g de cloreto de sdio por kilo de soro fisiolgico, o teste foi feito em triplicata e apesar da fcil visualizao, a colorao rsea bem clara. Devido a isto tivemos uma diferena de 0,35 ml de uma titulao a outra. O resultado est um pouco acima do estipulado pelos mdicos, que est como concentrao tima a 0,9%, ou seja 9,0g/Kg, que proporciona a mesma presso osmtica do sangue humano, segundo rida Maria Diniz Leite, enfermeira do Hospital Universitrio Onofre Lopes ( UFRN ).

8) Bibliografia: BACCAN, N. et al. Qumica Analtica Quantitativa Elementar.3 edio. Editora Edgard Blcher Ltda, 2001, 308 p. DICIONRIO DE TERMOS MDICOS 2007 Disponvel em: http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_15314.php Acesso em 14 outubro de 2009. OHLWEILER, Otto A.Qumica Analtica Quantitativa. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos, 1974, Vol 2.

TITULAES DE PRECIPITAO Disponvel em: <http://www.cg.iqm.unicamp.br/material/qa213/aula2_volprecipitacao-Dosil.pdf> Acesso em 13 outubro de 2009.

VOLUMETRIA DE PRECIPITAO Disponvel em: http://www2.ufpi.br/quimica/rosa/Intro.doc Acesso em 13 outubro de 2009

Das könnte Ihnen auch gefallen