Sie sind auf Seite 1von 1

Conformao em Aletas de Trocador de Calor

Gabriel Nogaroto Gonzalez


Professor: Irionson Antonio Bassani Conformao e Soldagem I / Laboratrio de Conformao Mecnica/ Engenharia Mecnica Pontifcia Universidade Catlica do Paran

Introduo Um trocador de calor um dispositivo para transferencia de calor de um fluido para o outro, encontrando-se estes a temperaturas diferentes. Os meios podem ser separados por uma parede solida, tanto que eles nunca se misturem, eles sao usados em aquecedores e refrigerao, o exemplo mais comum o radiador do carro, utilziado para resfriar o inevitavel aquecimento do motor em funcionamento. Em outras aplicaes so usados para refrigerao de fluidos, sendo os mais comuns, leo e gua e so construdos em tubos, onde, normalmente circula o fluido refrigerante (no caso de um trocador para refrigerao). O fluido a ser refrigerado circula ao redor da rea do tubo, isolado por outro sistema de tubos (similar a uma serpentina) que possui uma ampla rea geometricamente favorecida para troca de calor, as partes do trocador de calor podem ser visto na figura 2. O material usado na fabricao de trocadores de calor, geralmente possui um coeficiente de condutibilidade trmica elevado. Sendo assim, so amplamente utilizados o cobre e o alumnio. A eficincia de um trocador de calor depende principalmente: Do material utilizado para construo; Da caracterstica geomtrica; Do fluxo, temperatura e coeficiente de condutibilidade trmica dos fluidos em evidncia. Os processo de conformao mecnica alteram a geometria do material atravs de foras aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde pequenas matrizes at grandes cilindros, como os empregados na laminao. Em funo da temperatura e do material utilizado a conformao mecnica pode ser classificada como trabalho a frio, a morno e a quente. Cada um destes trabalhos fornecera caractersticas especiais ao material e pea obtida. Descrio do processo de conformao no trocador de calor As chapas j furadas que sero transformadas em Aletas, so postas na prensa de conformao, coloca-se os tubos concntrico aos furos das chapas, estes tubos onde passar o fluido refrigerante, os tubos normalmente so feitos de cobre ou alguma outra liga metalica de excelente confuo terminca. Com os tubos j posicionados a ferramenta chamada Mandril (forma exemplificada no desenho 1) tem um diametro levemente maior que o tubo, onde o mandril baixado e forando as paredes internas dos tubos para fora, ele alargado e faz com que as parede dos furos das aletas se "deformem" e se "elevem", processo chamado de repuxo. O resultado desse processo (visto no desenho 3) alem de fixar os tubos de cobre nas aletas de aluminio sem precisar uma solda, somente com a fora de pressao, ele ajudara na troca de calor que sera feita por conduo onde quanto maior a area de contato, maior a troca de calor entre corpos.

Conformao Conformao o processo mecnico onde se obtm peas atravs da compresso de metais slidos em moldes, utilizando a deformao plstica da matria-prima para o preenchimento das cavidades dos moldes.

Das könnte Ihnen auch gefallen