Sie sind auf Seite 1von 9

PERFIL PROFISSIONAL

TCNICO/A AUXILIAR DE SADE

PERFIL PROFISSIONAL

Tcnico/a Auxiliar de Sade

Nvel 3

CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

1/9

REA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL

SADE Auxiliar na prestao de cuidados de sade aos utentes, na recolha e transporte de amostras biolgicas, na limpeza, higienizao e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienizao dos espaos e no apoio logstico e administrativo das diferentes unidades e servios de sade, sob orientaes do profissional de sade.

SADA(S) PROFISSIONAL(IS)

Tcnico/a Auxiliar de Sade

ACTIVIDADES 1. Auxiliar na prestao de cuidados aos utentes, de acordo com orientaes do enfermeiro: 1.1. Ajudar o utente nas necessidades de eliminao e nos cuidados de higiene e conforto de acordo com orientaes do enfermeiro; 1.2. Auxiliar o enfermeiro na prestao de cuidados de eliminao, nos cuidados de higiene e conforto ao utente e na realizao de tratamentos a feridas e lceras; 1.3. Auxiliar o enfermeiro na prestao de cuidados ao utente que vai fazer, ou fez, uma interveno cirrgica; 1.4. Auxiliar nas tarefas de alimentao e hidratao do utente, nomeadamente na preparao de refeies ligeiras ou suplementos alimentares e no acompanhamento durante as refeies; 1.5. Executar tarefas que exijam uma interveno imediata e simultnea ao alerta do profissional de sade; 1.6. Auxiliar na transferncia, posicionamento e transporte do utente, que necessita de ajuda total ou parcial, de acordo com orientaes do profissional de sade. 2. 3. Auxiliar nos cuidados post-mortem, de acordo com orientaes do profissional de sade. Assegurar a limpeza, higienizao e transporte de roupas, espaos, materiais e equipamentos, sob a orientao de profissional de sade: 3.1. Assegurar a recolha, transporte, triagem e acondicionamento de roupa da unidade do utente, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos; 3.2. Efectuar a limpeza e higienizao das instalaes/ superfcies da unidade do utente, e de outros espaos especficos, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
PERFIL PROFISSIONAL Tcnico/a Auxiliar de Sade Nvel 3 CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

2/9

3.3. Efectuar a lavagem e desinfeco de material hoteleiro, material clnico e material de apoio clnico em local prprio, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos; 3.4. Assegurar o armazenamento e conservao adequada de material hoteleiro, material de apoio clnico e clnico de acordo com normas e/ou procedimentos definidos; 3.5. Efectuar a lavagem (manual e mecnica) e desinfeco qumica, em local apropriado, de equipamentos do servio, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos; 3.6. Recolher, lavar e acondicionar os materiais e equipamentos utilizados na lavagem e desinfeco, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos, para posterior recolha de servio interna ou externa; 3.7. Assegurar a recolha, triagem, transporte e acondicionamento de resduos hospitalares, garantindo o manuseamento e transporte adequado dos mesmos de acordo com procedimentos definidos. 4. Assegurar actividades de apoio ao funcionamento das diferentes unidades e servios de sade: 4.1. Efectuar a manuteno preventiva e reposio de material e equipamentos; 4.2. Efectuar o transporte de informao entre as diferentes unidades e servios de prestao de cuidados de sade; 4.3. Encaminhar os contactos telefnicos de acordo com normas e/ ou procedimentos definidos; 4.4. Encaminhar o utente, familiar e/ou cuidador, de acordo com normas e/ ou procedimentos definidos. 5. Auxiliar o profissional de sade na recolha de amostras biolgicas e transporte para o servio adequado, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos.

COMPETNCIAS SABERES Noes de: 1. 2. Alcoolismo e a toxicodependncia. Alimentao, nutrio, diettica e hidratao: conceitos, classificao, composio diettica

dos alimentos, necessidades no ciclo de vida e teraputicas nutricionais.


PERFIL PROFISSIONAL Tcnico/a Auxiliar de Sade Nvel 3 CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

3/9

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Acesso sade. Doenas profissionais: tipologia e causas. Ergonomia: conceito. Estruturas Prestadoras de Cuidados de Sade: diferentes contextos. Grupos: conceito e princpios de funcionamento. Hepatite e tuberculose. Interculturalidade e gnero na sade.

10. Morte e luto. 11. Necessidades humanas bsicas. 12. Negligncia, mal tratos e violncia. 13. Polticas e orientaes no domnio da sade. 14. Direitos e deveres da utente que recorre aos servios de sade. 15. Qualidade em sade. 16. Sade mental: doena mental e alteraes/perturbaes mentais: conceito 17. Sistemas, subsistemas e seguros de sade. 18. Trabalho em equipa: equipas multidisciplinares em sade. 19. VIH-Sida. Conhecimentos de: 20. Lavagem, desinfeco, esterilizao: princpios, mtodos e tcnicas associadas. 21. Pele e sua integridade: estrutura, funes, envelhecimento e implicaes nos cuidados de sade, factores que interferem na cicatrizao, conceito de ferida aguda e crnica. 22. Privacidade e intimidade nos cuidados de higiene e eliminao; factores ambientais e pessoais propiciadores de conforto e desconforto. 23. Acompanhamento da criana nas actividades dirias: especificidades. 24. Acompanhamento do utente com alteraes de sade mental nas actividades dirias: especificidades. 25. Acompanhamento do utente em situao vulnervel nas actividades dirias: especificidades. 26. Acompanhamento do idoso nas actividades dirias: especificidades.
PERFIL PROFISSIONAL Tcnico/a Auxiliar de Sade Nvel 3 CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

4/9

27. Acompanhamento nas actividades dirias ao utente em final de vida: especificidades. 28. Armazenamento e conservao de material de apoio clnico, material clnico desinfectado /esterilizado: mtodos e tcnicas. 29. Atendimento telefnico e presencial em Servios de Sade; 30. Circuitos de informao e mecanismos de articulao entre unidades e servios. 31. Comunicao e interculturalidade em Sade. 32. Comunicao e o Gnero em Sade; 33. Comunicao na interaco com indivduos: em situaes de vulnerabilidade; com alteraes sensoriais; com alteraes de comportamento, e/ou alteraes ou perturbaes mentais. 34. Comunicao na interaco com o utente, cuidador e/ ou famlia. 35. Confeco de refeies ligeiras e suplementos alimentares. 36. Cuidados de apoio eliminao: materiais, tcnicas e dispositivos de apoio, sinais de alerta. 37. Cuidados de higiene e conforto: materiais, tcnicas e dispositivos de apoio. 38. Cuidados na alimentao e hidratao oral: tcnicas, riscos e sinais de alerta. 39. Direitos e deveres do Auxiliar de Sade. 40. Equipamento de proteco individual (utilizao e descarte). 41. Equipas multidisciplinares nos diferentes contextos da sade. 42. Erro Humano: Conceito, causas e consequncias. 43. Etapas do ciclo de vida do homem. 44. Anatomia e fisiologia do corpo Humano: noes gerais. 45. Sistemas circulatrio, respiratrio, nervoso, msculo-esqueltico, urinrio, genito-reprodutor, gastrointestinal, neurolgico, endcrino e os rgos dos sentidos: sinais e sintomas de alerta de problemas associados: noes gerais. 46. Lavagem de materiais e equipamentos utilizados na lavagem, higienizao e desinfeco de instalaes/superfcies do servio/unidade: mtodos e tcnicas. 47. Lavagem e desinfeco de equipamentos do servio/unidade: mtodos e tcnicas. 48. Lavagem e desinfeco de materiais hoteleiros, apoio clnico e clnico: mtodos e tcnicas. 49. Lavagem e higienizao de instalaes e mobilirio da unidade do utente: processo, mtodos e tcnicas.
PERFIL PROFISSIONAL Tcnico/a Auxiliar de Sade Nvel 3 CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

5/9

50. Legislao de enquadramento da actividade profissional. 51. Legislao no mbito da preveno e controlo da Infeco. 52. Logstica e reposio de materiais. 53. Manuteno preventiva de equipamentos prprios a cada servio. 54. Medidas de preveno, proteco e tipos de actuao no mbito da SHST. 55. Sistema integrado de emergncia mdica. 56. Tratamento de resduos: recolha, triagem transporte e acondicionamento e manuseamento. 57. Perfil profissional Auxiliar de Sade: contexto de interveno. 58. Posicionamento, mobilizao, transferncia e transporte: conceito, princpios, e ajudas tcnicas. 59. Preveno e controlo da infeco: princpios, medidas e recomendaes. 60. Princpios ticos no desempenho profissional. 61. Qualidade e higiene alimentar. 62. Primeiros socorros. 63. Tcnicas de banho na cama e na casa de banho. 64. Tcnicas de fazer de desfazer camas, beros e macas desocupadas. 65. Tcnicas de vestir e despir. 66. Tcnicas preventivas de controlo e gesto do stress profissional nomeadamente em situaes limite, sofrimento e agonia. 67. Tipologia de equipamentos de servio/unidades no mbito dos cuidados directos ao utente. 68. Tipologia de materiais de apoio clnico e material clnico. 69. Tipologia de materiais de cada servio: tipo de utilizao, funo e mecanismos de controlo de gastos associados. 70. Tipologia de materiais e produtos de higiene e limpeza da unidade do utente: tipo de utilizao, manipulao e modo de conservao. 71. Tcnicas de cuidados ao corpo post-mortem. 72. Tipologia de produtos de lavagem, desinfeco, esterilizao: aplicao e recomendaes associadas. 73. Tipologia de resduos.
PERFIL PROFISSIONAL Tcnico/a Auxiliar de Sade Nvel 3 CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

6/9

74. Tipologia de roupa. 75. Tipologia e caractersticas dos servios/unidades no mbito dos cuidados directos ao utente: consultas, servio laboratrio e patologia clnica, farmcia, estomatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, imagiologia-diagnstico e teraputica, cardiologia, pediatria, ginecologia e obstetrcia, fisioterapia e reabilitao, urgncia, neurofisiologia e electroconvulsivoterapia, ortopedia e traumatologia, medicina nuclear e farmcia. 76. Transporte de amostras biolgicas: procedimentos e protocolos. 77. Tratamento de roupas recolha, manuseamento, triagem, transporte e acondicionamento.

SABERES-FAZER 1. Aplicar as medidas de preveno, proteco e tipos de actuao no mbito da higiene e segurana no trabalho. 2. Aplicar as tcnicas de higienizao das mos, de acordo com normas e procedimentos definidos. 3. Aplicar as tcnicas de lavagem (manual e mecnica) e desinfeco aos equipamentos do servio. 4. Aplicar as tcnicas de lavagem (manual e mecnica) e desinfeco a material hoteleiro, material de apoio clnico e material clnico. 5. Aplicar as tcnicas de lavagem higienizao das instalaes e mobilirio da unidade do utente/servio. 6. Aplicar as tcnicas de tratamento de resduos: recepo, identificao, manipulao, triagem, transporte e acondicionamento. 7. 8. Aplicar as tcnicas de tratamento de roupa: recolha, triagem, transporte e acondicionamento. Aplicar as tcnicas de tratamento, lavagem (manual e mecnica) e desinfeco aos equipamentos e materiais utilizados na lavagem e higienizao das instalaes/superfcies da unidade/servio. 9. Aplicar normas e procedimentos a adoptar perante uma situao de emergncia no trabalho.

10. Aplicar normas e procedimentos de qualidade. 11. Aplicar os mtodos e tcnicas de lavagem, desinfeco e esterilizao de materiais.

PERFIL PROFISSIONAL

Tcnico/a Auxiliar de Sade

Nvel 3

CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

7/9

12. Aplicar tcnicas de apoio eliminao manuseando os dispositivos indicados: cadeira sanitria; arrastadeira; urinol; fralda; saco de drenagem de urina (despejo). 13. Aplicar tcnicas de apoio higiene e conforto, na cama e na casa de banho. 14. Aplicar tcnicas de apoio na alimentao e hidratao oral. 15. Aplicar tcnicas de armazenamento e conservao de material de apoio clnico, material clnico desinfectado/esterilizado. 16. Aplicar tcnicas de comunicao na interaco com o indivduo com alteraes sensoriais. 17. Aplicar tcnicas de comunicao na interaco com o indivduo em situao de vulnerabilidade. 18. Aplicar tcnicas de comunicao na interaco com o indivduo, cuidador e/ou famlia com alteraes de comportamento ou alteraes ou perturbaes mentais. 19. Aplicar tcnicas de comunicao no atendimento presencial e telefnico em servios de sade. 20. Aplicar tcnicas preventivas de controlo e gesto do stress profissional nomeadamente em situaes limite, sofrimento e agonia. 21. Cumprir e aplicar procedimentos definidos. 22. Preparar e aplicar os diferentes tipos de produtos de lavagem, desinfeco e esterilizao. 23. Preparar um tabuleiro de alimentao, segundo plano alimentar/ diettico, prescrito. 24. Preparar, acondicionar e conservar alimentos frescos e confeccionados, para pequenas refeies e suplementos alimentares, prescritas em plano alimentar/diettico. 25. Utilizar e descartar correctamente o equipamento de proteco individual adequado. 26. Utilizar o equipamento de proteco individual adequado.

SABERES-SER 1. 2. 3. 4. 5.
PERFIL PROFISSIONAL

Adaptar-se e actualizar-se a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias. Agir em funo das orientaes do profissional de sade e sob a sua superviso. Agir em funo de normas e/ou procedimentos. Agir em funo de princpios de tica. Agir em funo de diferentes contextos institucionais no mbito dos cuidados de sade.
Tcnico/a Auxiliar de Sade Nvel 3 CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

8/9

6. 7. 8. 9.

Agir em funo do estado de sade do utente, segundo orientao do profissional de sade. Agir em funo dos aspectos culturais dos diferentes pblicos. Assumir uma atitude de melhoria contnua. Concentrar-se na execuo das tarefas.

10. Trabalhar em equipa multidisciplinar. 11. Agir em funo do bem-estar de terceiros. 12. Comunicar de forma clara e assertiva. 13. Cuidar da sua apresentao pessoal. 14. Demonstrar compreenso, pacincia e sensibilidade na interaco com utentes. 15. Demonstrar interesse e disponibilidade na interaco com utentes, familiares e/ou cuidadores. 16. Demonstrar interesse e disponibilidade na interaco com os colegas de trabalho. 17. Demonstrar segurana durante a execuo das tarefas. 18. Autocontrolar-se em situaes crticas e de limite.

PERFIL PROFISSIONAL

Tcnico/a Auxiliar de Sade

Nvel 3

CATLOGO NACIONAL DE QUALIFICAES

9/9

Das könnte Ihnen auch gefallen