Sie sind auf Seite 1von 6

REFORMA AGRRIA Compromisso de todos REFORMA AGRRIA NO BRASIL Histrico

A histria da reforma agrria, no Brasil, uma histria de oportunidades perdidas. Ainda colnia de Portugal, o Brasil no teve os movimentos sociais que, no sculo 18, democratizaram o acesso propriedade da terra e mudaram a face da Europa. No sculo 19, o fantasma que rondou a Europa e contribuiu para acelerar os avanos sociais no cruzou o Oceano Atlntico, para assombrar o Brasil e sua injusta concentrao de terras. E, ao contrrio dos Estados Unidos que, no perodo da ocupao dos territrios do nordeste e do centro-oeste, resolveram o problema do acesso terra, a ocupao brasileira que ainda est longe de se completar - continuou seguindo o velho modelo do latifndio, sob o domnio da mesma velha oligarquia rural. As revolues socialistas do sculo 20 - russa e chinesa, principalmente embora tenham chamado a ateno de parcela da elite intelectual brasileira, no tiveram mais do que influncia terica. O Brasil tambm no passou pelas guerras que impulsionaram a reforma agrria na Itlia e no Japo, por exemplo. Tampouco fez uma revoluo de bases fortemente camponesas, como a de Emiliano Zapata, no Mxico do comeo do sculo. Na Primeira Repblica ou Repblica Velha (1889-1930), grandes reas foram incorporadas ao processo produtivo e os imigrantes europeus e japoneses passaram a desempenhar um papel relevante. O nmero de propriedades e de proprietrios aumentou, em relao s dcadas anteriores, mas, em sua essncia, a estrutura fundiria manteve-se inalterada. A revoluo de 1930, que derrubou a oligarquia cafeeira, deu um grande impulso ao processo de industrializao, reconheceu direitos legais aos trabalhadores urbanos e atribuiu ao Estado o papel principal no processo econmico, mas no interveio na ordem agrria. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Brasil redemocratizou-se e prosseguiu seu processo de transformao com industrializao e urbanizao aceleradas. A questo agrria comeou, ento, a ser discutida com nfase e tida como um obstculo ao desenvolvimento do pas. Dezenas de projetos-de-lei de reforma agrria foram apresentados ao Congresso Nacional. Nenhum foi aprovado. No final dos anos 50 e incio dos 60, os debates ampliaram-se com a participao popular. As chamadas reformas de base (agrria, urbana, bancria e universitria) eram consideradas essenciais pelo governo, para o desenvolvimento econmico e social do pas. Entre todas, foi a reforma agrria que polarizou as atenes. Em 1962, foi criada a Superintendncia de Poltica Agrria - SUPRA, com a atribuio de executar a reforma agrria.

Em maro de 1963, foi aprovado o Estatuto do Trabalhador Rural, regulando as relaes de trabalho no campo, que at ento estivera margem da legislao trabalhista. Um ano depois, em 13 de maro de 1964, o Presidente da Repblica assinou decreto prevendo a desapropriao, para fins de reforma agrria, das terras localizadas numa faixa de dez quilmetros ao longo das rodovias, ferrovias e audes construdos pela Unio. No dia 15, em mensagem ao Congresso Nacional, props uma srie de providncias consideradas "indispensveis e inadiveis para atender s velhas e justas aspiraes da populao." A primeira delas, a reforma agrria. No deu tempo. No dia 31 de maro de 1964, caiu o Presidente da Repblica e teve incio o ciclo dos governos militares, que duraria 21 anos.

O Estatuto da Terra
Logo aps assumir o poder, os militares incluram a reforma agrria entre suas prioridades. Um grupo de trabalho foi imediatamente designado, sob a coordenao do Ministro do Planejamento, para a elaborao de um projeto de lei de reforma agrria. O grupo trabalhou rpido e, no dia 30 de novembro de 1964, o Presidente da Repblica, aps aprovao pelo Congresso Nacional, sancionou a Lei n 4.504, que tratava do Estatuto da Terra. O texto - longo, detalhista, abrangente e bem-elaborado - constituiu-se na primeira proposta articulada de reforma agrria, feita por um governo, na histria do Brasil. Em vez de dividir a propriedade, porm, o capitalismo impulsionado pelo regime militar brasileiro (1964-1984) promoveu a modernizao do latifndio, por meio do crdito rural fortemente subsidiado e abundante. O dinheiro farto e barato, aliado ao estmulo cultura da soja - para gerar grandes excedentes exportveis - propiciou a incorporao das pequenas propriedades rurais pelas mdias e grandes: a soja exigia maiores propriedades e o crdito facilitava a aquisio de terra. Assim, quanto mais terra tivesse o proprietrio, mais crdito recebia e mais terra podia comprar. Nesse perodo, toda a economia brasileira cresceu com vigor - eram os tempos do "milagre brasileiro" -, o pas urbanizou-se e industrializou-se em alta velocidade, sem ter que democratizar a posse da terra, nem precisar do mercado interno rural. O projeto de reforma agrria foi esquecido e a herana da concentrao da terra e da renda permaneceu intocada. O Brasil chega s portas do sculo 21 sem ter resolvido um problema com razes no sculo 16.

Os Projetos de Colonizao
A partir de 1970, como substitutivos da reforma agrria, o governo Federal lanou vrios programas especiais de desenvolvimento regional. Entre eles, o Programa de Integrao Nacional - PIN (1970); o Programa de Redistribuio de Terras e de Estmulo Agroindstria do Norte e Nordeste - PROTERRA

(1971); o Programa Especial para o Vale do So Francisco - PROVALE (1972); o Programa de Plos Agropecurios e Agro minerais da Amaznia POLAMAZNIA (1974); o Programa de Desenvolvimento de reas Integradas do Nordeste - POLONORDESTE (1974). O PIN e o PROTERRA foram os programas que mereceram maior ateno e aos quais foi destinada uma soma significativa de recursos. Com o propsito de ocupar uma parte da Amaznia, ao longo da rodovia Transamaznica, o PIN era baseado em projetos de colonizao em torno de agrovilas e, segundo a verso da poca, buscava integrar "os homens sem terra do Nordeste com as terras sem homens da Amaznia." Na prtica, verificou-se que a maior parte das cerca de 5.000 famlias deslocadas para a regio eram procedentes do extremo Sul do pas, principalmente, dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e no do Nordeste. Estudos posteriores demonstraram que os custos do programa foram altos, o nmero de famlias beneficiadas reduzido e o impacto sobre a regio insignificante. O desempenho do PROTERRA tambm deixou a desejar: o programa desapropriava reas escolhidas pelos prprios donos, pagava vista, em dinheiro, e liberava crditos altamente subsidiados aos fazendeiros. Apenas cerca de 500 famlias foram assentadas depois de quatro anos de criao do programa.

Resultados
Nos primeiros 15 anos de vigncia do Estatuto da Terra (1964-1979), o captulo relativo reforma agrria, na prtica, foi abandonado, enquanto o que tratava da poltica agrcola foi executado em larga escala. No total, foram beneficiadas apenas 9.327 famlias em projetos de reforma agrria e 39.948 em projetos de colonizao. O ndice de Gini1 da distribuio da terra, no Brasil, passou de 0,731 (1960) para 0,858 (1970) e 0,867 (1975). Esse clculo inclui somente a distribuio da terra entre os proprietrios. Se forem consideradas tambm as famlias sem terra, o ndice de Gini evidencia maior concentrao ainda: 0,879 (1960), 0,938 (1970) e 0,942 (1975). Na verdade, em 50 anos, as pequenas alteraes que ocorreram, em termos de concentrao de terra, no Brasil, foram para pior, conforme mostra o grfico a seguir. Concentrao Fundiria - ndice de Guini - INCRA e IBGe

1 ndice de Gini uma medida do grau de desigualdade da distribuio de renda ou de um recurso. O ndice varia de um mnimo de zero a um mximo de um. "Zero" representa nenhuma desigualdade e "um" representa grau mximo de desigualdade. No incio da dcada de 80, o agravamento dos conflitos pela posse da terra, na regio Norte do pas, levou criao do Ministrio Extraordinrio para Assuntos Fundirios e dos Grupos Executivos de Terras do Araguaia/Tocantins - GETAT, e do Baixo Amazonas - GEBAM. O balano das realizaes desses trs rgos, no entanto, pobre, com registro de alguns poucos milhares de ttulos de terra de posseiros regularizados. Nos seis anos do ltimo governo militar (1979-1984), a nfase de toda a ao fundiria concentrou-se no programa de titulao de terras. Nesse perodo, foram assentadas 37.884 famlias, todas em projetos de colonizao, numa mdia de apenas 6.314 famlias por ano. A ao fundiria no perodo 1964-1984, revela uma mdia de assentamento de 6.000 famlias por ano e pode ser resumida na seguinte tabela:

Em 1985, o governo do Presidente Jos Sarney elaborou o Plano Nacional de Reforma Agrria (PNRA), previsto no Estatuto da Terra, com metas extremamente ambiciosas: assentamento de um milho e 400 mil famlias, ao longo de cinco anos. No final de cinco anos, porm, foram assentadas cerca de 90.000 apenas. A dcada de 80 registrou um grande avano nos movimentos sociais organizados em defesa da reforma agrria e uma significativa ampliao e fortalecimento dos rgos estaduais encarregados de tratar dos assuntos fundirios. Quase todos os estados da federao contavam com este tipo de instituio e, em seu conjunto, aes estaduais conseguiram beneficiar um nmero de famlias muito prximo daquele atingido pelo governo Federal. No governo de Fernando Collor (1990-1992), o programa de assentamentos foi paralisado, cabendo registrar que, nesse perodo, no houve nenhuma desapropriao de terra por interesse social para fins de reforma agrria. O governo de Itamar Franco (1992-1994) retomou os projetos de reforma agrria. Foi aprovado um programa emergencial para o assentamento de 80 mil famlias, mas s foi possvel atender 23 mil com a implantao de 152 projetos, numa rea de um milho 229 mil hectares. No final de 1994, aps 30 anos da promulgao do Estatuto da Terra, o total de famlias beneficiadas pelo governo Federal e pelos rgos estaduais de terra, em projetos de reforma agrria e de colonizao, foi da ordem de 300 mil, estimativa sujeita a correes, dada a diversidade de critrios e a falta de recenseamento no perodo 1964-1994.

4B1T

Escola: E.E. Prof Maria Augusta de Avila Nome: Samuel dos Santos N31 Srie: 3H Data: 25/10/11 Prof Xavier

Das könnte Ihnen auch gefallen