Sie sind auf Seite 1von 5

Imperialismo

Imperialismo a poltica ocorrida na poca da Segunda Revoluo Industrial. Trata-se de uma poltica de expanso territorial, cultural e econmica de uma nao em cima de outra. O imperialismo contemporneo chamado de neo-imperialismo, pois possui muitas diferenas em relao ao imperialismo do perodo colonial. Basicamente, os pases imperialistas buscavam trs coisas: Matria-prima, Mercado consumidor e Mo-de-obra barata. A concepo de imperialismo foi perpetrada por economistas alemes e ingleses no incio do sculo XX. Este conceito constituiu-se em duas caractersticas fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econmica monopolista. Desse modo, a capitalizao das naes imperialistas gradativamente se ampliava, por conseguinte a absoro dos pases dominados, pois monoplios, mo-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que o produto da expanso constante do imperialismo. Os pases imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. A poltica imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do pio na China, a Revoluo dos Cipaios na ndia, etc. Assim, ao final do sculo XIX e o comeo do XX, os pases imperialistas se lanaram numa louca corrida pela conquista global, desencadeando uma rivalidade entre os mesmos. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princpio nova era imperialista onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial

Imperialismo a prtica atravs da qual, naes poderosas procuram ampliar e manter controle ou influncia sobre povos ou naes mais pobres.

Algumas vezes o imperialismo associado somente com a expanso econmica dos pases capitalistas; outras vezes usado para designar a expanso europia aps 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distino entre um e outro. Colonialismo normalmente implica em controle poltico, envolvendo anexao de territrio e perda da soberania. Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influncia que exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, poltica ou economicamente.

Aes imperialistas na frica e na sia


- frica Na metade do sculo XIX a presena colonial europia na frica estava limitada aos colonos holandeses e britnicos na frica do Sul e aos militares britnicos e franceses na frica do Norte. A descoberta de diamantes na frica do Sul e abertura do Canal de Suez, ambos em 1869, despertaram a ateno da Europa sobre a importncia econmica e estratgica do continente. Os pases europeus rapidamente comearam a disputar os territrios. Em algumas reas os europeus usaram foras militares para conquistar os territrios, em outras, os lderes africanos e os europeus entraram em entendimento respeito do controle em conjunto sobre os territrios. Esses acordos foram decisivos para que os europeus pudessem manter tudo sob controle. Gr Bretanha, Frana, Portugal e Blgica controlavam a maior parte do territrio africano, a Alemanha tambm possua l, muitas terras mas, as perdeu depois da I Guerra Mundial. Os estilos variavam mas, os poderosos colonizadores fizeram poucos esforos para desenvolver suas colnias. Elas eram apenas locais de onde tiravam matrias-primas e para onde vendiam os produtos manufaturados. Talvez o pior legado do Colonialismo tenha sido a diviso da frica em mais de 50 Estados cujas fronteiras foram demarcadas sem dar a menor importncia aonde as pessoas viviam e como organizavam sua prpria diviso poltica. As fronteiras atuais, em geral, dividem uma nica comunidade tnica em duas ou mais naes. Por exemplo: embora a maioria dos Somalis vivam na Somlia, eles constituem uma significativa minoria no Knia e na Etipia e muitos deles gostariam de ser cidados da Somlia. Outro legado ruim do Colonialismo foi o seu efeito na vida econmica dos povos africanos. O sistema colonial destruiu o padro econmico que l existia. O colonialismo tambm ligou a frica economicamente s grandes potncias e os benefcios desse sistema sempre vo para os pases poderosos e nunca de volta para frica. A histria da explorao econmica teve um papel importante na forma como certos governos africanos independentes, se preocuparam em desenvolver suas prprias economias. Alguns pases como a Costa do Marfim, criaram uma base econmica orientada para a exportao dentro das regras coloniais. Outros, como a Tnzania, procuraram redirecionar sua economia para a produo de gros e de bens necessrios para o seu povo. O terceiro mal causado pelo colonialismo foi a introduo das idias europias de superioridade racial e cultural, dando pouco ou nenhum valor s manifestaes culturais dos povos africanos. Aos poucos os africanos esto recuperando o orgulho por sua cor, raa e cultura.

sia O perodo da conquista europia na sia comea por volta de 1500 e continua at a metade do sculo 20 . Alguns historiadores acreditam que esse perodo ainda no terminou. O interesse europeu pela sia comeou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquezas deste continente. Para isso, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras, isso aconteceu nos sculos 19 e 20. Na poca da I Guerra Mundial, a maior parte da sia estava sob controle europeu. Trs ou quatro sculos de contato e controle europeu trouxeram boas e ms conseqncias para sia. As contribuies europias foram, novas idias e tcnicas para agricultura, indstria e comrcio, sade e educao e administrao poltica. Poucas culturas asiticas estavam aptas para se adaptar a essas novas regras e idias, mas aquelas que, como o Japo, conseguiram, tiraram muito proveito aps sua independncia. Dentre os problemas do Colonialismo, a explorao das riquezas, que os europeus levavam para as metrpoles, a diviso da sia sem levar em conta suas culturas, povos e regies fsicas. Houve tambm os problemas polticos e sociais causados pelas minorias estrangeiras, como a cultura francesa na Indochina, que se chocava com a cultura existente nesse pas. At hoje existem problemas desse tipo nas naes asiticas.

Concluso
assim que podemos compreender as dificuldades que certos pases tm at os dias atuais. As marcas profundas deixadas pelo colonialismo se refletem em suas culturas, polticas, economias e so vistas com clareza nas guerras e massacres causados por diferenas tnicas. So pases ainda, de certa forma, dominados pelas naes poderosas a esse domnio que chamamos Imperialismo. Leia mais:

Histria do Imperialismo e Neocolonialismo Na segunda metade do sculo XIX, pases europeus como a Inglaterra, Frana, Alemanha, Blgica e Itlia, eram considerados grandes potncias industriais. Na Amrica, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes pases exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes imprios econmicos, levando suas reas de influncia para outros continentes.

Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e tambm de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes pases se dirigiram frica, sia e Oceania, dominando e explorando estes povos. No muito diferente do colonialismo dos sculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgao do cristianismo; o neocolonialismo do sculo XIX usou o argumento de levar o progresso da cincia e da tecnologia ao mundo. Na verdade, o que estes pases realmente queriam era o reconhecimento industrial internacional, e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matrias primas e fontes de energia. Os pases escolhidos foram colonizados e seus povos desrespeitados. Um exemplo deste desrespeito foi o ponto culminante da dominao neocolonialista, quando pases europeus dividiram entre si os territrios africano e asitico, sem sequer levar em conta as diferenas ticas e culturais destes povos. Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885 foi realizado o Congresso de Berlim. Neste encontro, os pases europeus imperalistas organizaram e estabeleceram regras para a explorao da frica. Na diviso territorial que fizeram, a cultura e as diferenas tnicas dos povos africanos no foram respeitadas. Devido ao fato de possurem os mesmo interesses, os colonizadores lutavam entre si para se sobressarem comercialmente. O governo dos Estados Unidos, que j colonizava a Amrica Latina, ao perceber a importncia de Cuba no mercado mundial, invadiu o territrio, que, at ento, era dominado pela Espanha. Aps este confronto, as tropas espanholas tiveram que ceder lugar s tropas norte-americanas. Em 1898, as tropas espanholas foram novamente vencidas pelas norte-americanas, e, desta vez, a Espanha teve que ceder as Filipinas aos Estados Unidos. Um outro ponto importante a se estudar sobre o neocolonialismo, entrada dos ingleses na China, ocorrida aps a derrota dos chineses durante a Guerra do pio (1840-1842). Esta guerra foi iniciada pelos ingleses aps as autoridades chinesas, que j sabiam do mal causado por esta substncia, terem queimado uma embarcao inglesa repleta de pio. Depois de ser derrotada pelas tropas britnicas, a China, foi obrigada a assinar o Tratado de Nanquim, que favorecia os ingleses em todas as clausulas. A dominao britnica foi marcante por sua crueldade e s teve fim no ano de 1949, ano da revoluo comunista na China.

Como concluso, pode-se afirmar que os colonialistas do sculo XIX, s se interessavam pelo lucro que eles obtinham atravs do trabalho que os habitantes das colnias prestavam para eles. Eles no se importavam com as condies de trabalho e tampouco se os nativos iriam ou no sobreviver a esta forma de explorao desumana e capitalista. Foi somente no sculo XX que as colnias conseguiram suas

independncias, porm herdaram dos europeus uma srie de conflitos e pases marcados pela explorao, subdesenvolvimento e dificuldades polticas.

Das könnte Ihnen auch gefallen