Sie sind auf Seite 1von 14

PRIMEIROS CONHECIMENTOS

Informtica a cincia que estuda os meios de armazenamento, transmisso e processamento das informaes. Isso dividido em: HARDWARE parte fsica do computador. Isso composto pelas peas ou equipamentos do seu computador, mais conhecido como perifricos. Com isso podemos destacar:
a) Perifricos de Entrada So aqueles que fazem a informao entrar na CPU.

Ex.: Teclado, Mouse, Scanner, etc.


b) Perifricos de Sada So os dispositivos que permitem que a informao saia da

CPU para o usurio. Ex.: Monitor, Impressora, Caixas de Som, Data Show, entre outros.
c) Perifricos Mistos So aqueles que exercem as duas funes (ENTRADA E SADA)

Ex.: Disquete, HD, Modem, Placa de Rede, Memrias (RAM E CACHE )

OBS:
Memria RAM Sigla que vem do ingls Randow Access Memory, ou seja, Memria de acesso Aleatrio ou Temporrio. Por isso, todas as informaes so perdidas quando o seu computador desligado.

Memria ROM Sigla que vem do ingls Read Only Memory, ou seja, Memria de Somente Leitura. Por isso todos os seus dados s podem ser lidos, analisados, mas nunca alter-los. Como exemplo, podemos citar as informaes utilizadas para que seu computador realize o BOOT (processo de inicializao do computador, ou Pontap inicial). Memria CACHE Sua funo acelerar a velocidade da Memria RAM. Alm disso temos:

HD Local onde est armazenado todas as informaes do seu computador. Tambm conhecido como Disco Rgido, Hard Disk ou at mesmo Winchester.

Processador Processa as informaes que esto armazenas no HD Ex.: Intel Pentium IV. Modelo do processador

Empresa que fabricou o processador SOFTWARE parte lgica do computador. Isso composto por programas, entre eles: Windows, Word, Excel, etc. PEOPLEWARE So os usurios de computador. Isso composto por digitadores, analistas de sistema, etc.

UNIDADES DO COMPUTADOR
3 (unidade utilizada nos dia de hoje, onde representada pela letra A:) Capacidade: 1,44MB, mas para armazenar informaes, s podem ser utilizados 1,38MB.

5 (unidade que era utilizada quando desde a criao dos computadores at alguns anos atrs, sendo substitudo por um outro, menor e de maior capacidade e era representado pela letra B:)

Quando instalado, configurado com a letra C:, mas existe um item chamado partio, que nada mais que dividir seu HD em 2 partes de uma forma que vc tenha 2 HDs. E para isso necessrio que esse novo HD Quando instalado, maioria das vezes letra seja representado poroutra letra (na configurado com a D:) D:, mas caso o seu computador tenha um HD particionado, esse CD-ROM ter como representao E:. E ainda, pode acontecer o caso de voc ter tambm em seu computador uma unidade de Gravador de CD-ROM, e para isso, outra Existe doisletra ser utilizada, que nesse caso seria F:. tipos de CD-ROM: CD-R o CD que pode ser usado apenas uma vez. CD-RW (CD Regravvel) o CD que pode ser usado mais de uma vez.

CAPACIDADE:
Segue abaixo as peas existentes em seu computador, bem como sua unidade de capacidade pertencente. Perifrico Unidade de Capacidade HD GB (atualmente) Disquete MB Memria RAM MB (at 1023) aps: GB Fax-Modem KBPS Impressora DPI CD-ROM MB DVD-ROM GB Processador MHZ (at 1000) acima: GHZ Legenda: A seqncia em ordem crescente de capacidade seria: Bit* MB = Mega-Bytes Byte* KB (Kilo-Byte) MB (Mega Byte) GB (Giga-Byte) GB = Giga-Bytes TB (Tera-Byte) Kbps = Kilo Bits por segundo DPI = Pontos por Polegada MHZ = Mega Hertz GHZ = Giga Hertz * Bit a menor unidade de capacidade existente, igual a 1 caracter ou 1 letra e Byte igual a 8 bits.

PORTAS DE CONEXO:
Todos os perifricos que possumos em nosso computador, seja ele interno ou externo, necessita de uma placa para ajudar nesse processo. O nome dela Placa-me.

SLOTS X INTERFACE
Slots so os barramentos (BUS) identificados atravs de fendas nas estruturas da placa-me. Interface quase sinnimo de barramento, mas so pontes de comunicao. E, os slots se encontram na parte interna do Gabinete e a Interface se encontra na parte externa da placa me. Nome do Slot ISA Usado normalmente em Modems, Placas de Som, etc

PCI AGP SCSI N

Modems, Placas de Som, Placas de rede, Placas de Vdeo, demais perifricos... Placas de Vdeo (inclusive 3D) Discos rgidos, CD-ROM, unidades de fita

Interfac Usado normalmente em e 1 Paralela Impressoras, Scanners, Unidades de HD, CD externas 2 e 3 Serial Mouses, Joysticks, Cmeras 4 5 USB PS2 Impressoras, Scanners, Monitores, Unidades Externas, Mouses, Joysticks, teclados Teclado e Mouse

Placa Me

Ventuinha

(UCP

Serve

Unidade para

Central evitar que

de o

Processamento)

aquecimento do computador.

Sistema Operacional (SO)


o programa responsvel por controlar as peas, bem como os programas instalados.

Exemplos:
Windows 95, Windows 98, Windows 2000, Windows NT, Windows Millenium, Windows XP, entre outros.

Obs:
1) DOS um programa independente, ou seja, no necessita do Windows para ser executado.

2) O Windows 3.1 / 3.11 no considerado um Sistema Operacional, por se tratar de um programa de imagem grfica.

INICIANDO O WINDOWS
Ao iniciar o seu computador, seu computador passa por um processo de inicializao, ao qual esse chama-se BOOT ou conhecido tambm por Pontap Inicial.

a representao grfica de uma janela

Papel de Parede ou Plano de Fundo

Barra de Tarefas

rea de Notificao

A tela acima mostrada denominada rea de Trabalho ou Desktop, ou seja, o local onde ser iniciado e realizado todos os trabalhos. , portanto, a rea Principal do computador.

CONES:
Para abr-los: 1. Basta implementar um duplo clique no cone desejado com o boto esquerdo do

mouse (PADRO).

2.

Dar apenas 1 clique, mas para isso, basta ir no item chamado OPES DE PASTA

(INICIAR CONFIGURAES OPES DE PASTA).

DESCRIO DE ALGUNS CONES:


Meu computador
No windows 98, ele mostra as unidades do computador (disquete, HD, Cd-Rom / Gravador de Cd-Rom / DVD-Rom), o Painel de Controle, Acesso a rede dial-up e o item impressoras. No windows 2000, NT e Millenium aparece somente as unidades do computador e o painel de controle. No windows XP, aparece todas as informaes como mostra a janela abaixo:

Painel de Controle

Item responsvel por gerenciar toda a parte fsica e lgica do computador. Nele podemos encontrar, aproximadamente 28 itens, entre os quais podemos citar: Para chegar ao Painel de Controle: a) b) Meu Computador Painel de Controle Iniciar Configuraes Painel de Controle ou

1. ADICIONAR NOVO HARDWARE Serve para adicionar uma nova pea/perifrico ao seu computador. 2. ADICIONAR OU REMOVER PROGRAMAS Serve para instalar ou remover certos programas em seu computador, alm de retirar um componente do windows j instalado em sua mquina e de criar um disco de inicializao. 3. CONFIGURAES REGIONAIS Altera o modo como nmeros, moedas, datas e horas so exibidas. Muitos computadores suportam configuraes internacionais. A alterao da localidade correta de seu computador, pode implicar no modo como esses programas exibiro datas, horas, nmeros e moedas. 4. DATA E HORA Serve para alterar a data e a hora de seu computador. Alm disso, voc pode configurar o fuso horrio e a ajustar seu computador para ele configurar automaticamente para horrio de vero. 5. FONTES Exibe, adiciona ou remove as fontes de seu computador. 6. GERENCIAMENTO DE ENERGIA / OPES DE ENERGIA Altera as configuraes de energia de seu computador. Algumas vezes, seu monitor desliga sozinho, e para ele voltar ao normal, voc ou mexe no mouse ou clicar em algum tecla para ele ligar novamente; isso se deve ao fato que nessa opo, est configurada, que o seu monitor ser desligado aps XX minutos. Portanto, para isso no acontecer com nenhuma pea de seu computador, basta voc escolher nessa tela a opo NUNCA. 7. IMPRESSORAS

Adiciona, inclui, ou remove impressoras instaladas no seu computador, alm de suas configuraes. 8. MODEMS Instala um nova modem em seu computador, alm de mostrar suas configuraes. OBS: MODEM serve para conectar o seu computador na internet com o auxilio da linha telefnica. 9. MOUSE Altera as configuraes do seu mouse, tais como configurao do boto, velocidade do duplo clique, tipo de ponteiro, e rastro do ponteiro. 10. MULTIMDIA

Mostra e te permite alterar as configuraes do componentes multimdia. 11. OPES DA INTERNET

Define as configuraes de conexes e exibies de internet. Dentro dela tem uma opo chamada Histrico, que significa as pginas que voc usou durante o acesso a internet. E l tem uma opo chamada LIMPAR HISTRICO, que caso seja acionado, ele apagar todas as pginas registradas nos ultimos XX dias, que voc pode nesse mesmo lugar escolher o nmero de dias. 12. REDE

Configura seu computador para ter acesso a uma determinada rede. 13. SENHAS

Cria, remove ou altera uma senha para o seu computador. 14. SISTEMA

Mostra todos os perifricos instalados em seu computador, e ainda se alguns deles apresenta conflito. 15. TECLADO

Altera as configuraes do seu teclado. Como por exemplo: Tem alguns teclados que aparecem a tecla e outras no. O que aparece o chamado ABNT2, e o que no apresenta essa tecla se chama PADRO. 16. USURIO

Configura e controla vrios usurios em seu computador. 17. VDEO

Altera as configuraes de seu vdeo, tais como: PAPEL DE PAREDE, PROTEO DE TELA, APARENCIA, E A CONFIGURAO DO TAMANHO DA AREA DA TELA (1024 X 768, 800 X 600 E 640 X 480 ).

Disquete de 3
Item responsvel por mostrar o contedo do disquete, bem como Formatar (apagar) e copiar disco.

a) Formatar: Significa apagar todo o contedo do disquete. Para isso, basta


selecionar a unidade e: 1. Clique no menu Arquivo Formatar 2. Clique com o boto direito no cone e escolha a opo Formatar. Nela encontraremos dois tipos: a) Rpida: Serve somente para apagar o contedo do disquete; b) Completa: Alm de apagar o contedo do disquete, verifica se em algum local est defeituoso e ainda diz a quantidade de bytes defeituosos (PARA ISSO, BASTA VOC DEIXAR A TELA DO JEITO QUE ELE APARECE, OU SEJA, NO MARQUE NENHUMA DA OPES QUE APARECEM AO FINAL DA TELA ISSO PARA O WINDOWS XP). ou

b) Criar disco: Significa copiar todo o contedo de um disquete (disco de origem)


para outro disco (disco de destino). Para isso, basta selecionar a unidade e: 1. Clique no menu Arquivo Criar Disco 2. Clique com o boto direito no cone e escolha a opo Criar Disco. ou

UTILITRIOS
1. Calculadora (INICIAR PROGRAMAS ACESSRIOS)
Pode ser de 2 tipos: a) Padro ou b) Cientfica

Nela podemos realizar diversos clculos entre eles, as quatro operaes usuais, porcentagem, raiz quadrada ,seno, cosseno, tangente, etc.

Obs.:
* Multiplicao / Diviso SQRT Efetua raiz quadrada

Bloco de Notas (ou Notepad) X WordPad (INICIAR PROGRAMAS ACESSRIOS)


Ambos servem para a edio de textos, mas no bloco de notas no existem ferramentas para a sua formatao. WordPad Editor de texto simples, que permite ao usurio fazer formataes, mas inferior ao Microsoft Word.

Scandisk (INICIAR PROGRAMAS FERRAMENTAS DE SISTEMA)

ACESSRIOS

Serve para a verificao de erros em seu computador, tentando corrigi-los ou recuper-los.

Defrag ou Desfragamentador de Disco (INICIAR PROGRAMAS ACESSRIOS FERRAMENTAS DE SISTEMA)


Serve para a organizao dos dados do seu computador, deixando-o mais rpido e eficiente. Essa organizao NO altera os dados do computador.

10

WINDOWS EXPLORER
Mostra tudo o que h em seu computador. No lado esquerdo mostrado as pastas e as unidades, enquanto no lado direito o contedo das pastas e das unidades mostradas no lado esquerdo. Para selecionar mais de um arquivo ou pasta, em ambos os lados tanto seqenciais como aleatrios, basta clicar nos itens desejados mantendo o boto CTRL pressionado. Para selecionar um intervalo de arquivos ou pastas, em ambos os lados, basta clicar no 1 arquivo desejado, mantenha pressionado o boto SHIFT pressionado e aps isso clique no ltimo arquivo desejado. Para selecionar tudo, basta utilizar o caminho: editar selecionar tudo Ou seja: O CTRL seleciona um arquivo e o outro O SHIFT seleciona de um arquivo at o outro. Para arrastar um arquivo ou pasta para outro local (pasta ou unidade): a) Com o boto esquerdo, ele ir retirar (mover) esse item do seu local atual. b) Com o boto direito, ele ir te mostrar um menu com as opes: mover, copiar, criar atalho e cancelar. Sobre essas opes, podemos citar que: Copiar Copia um arquivo ou pasta de um local para o outro local, sem retirar o arquivo / pasta de onde o arquivo estava inicialmente. (editar copiar) Recortar Move um arquivo / pasta de um local para o outro local, retirando o arquivo / pasta do local onde ele estava inicialmente. (editar recortar) Colar (editar colar) Finaliza o processo realizado (copiar ou recortar). Nessa tela, como em qualquer uma, aparece os botes: Minimizar

11

Maximizar Restaurar, coloca a janela no seu tamanho normal (padro) Fechar

LIXEIRA
o local onde armazenado os arquivos que o usurio no deseja mais, mas podem ser recuperados. Para excluir arquivos ou pastas a) TEMPORARIAMENTE: Basta selecionar o item desejado e pressionar o boto Del ou Delete. b) DEFINITIVAMENTE: Basta selecionar o item desejado, pressionar o boto Del ou Delete, mas mantendo o boto SHIFT selecionado.

Obs.: Quando voc for excluir um arquivo ou pasta do disquete, CD-ROM ou DVD-ROM,
automaticamente ele ser excludo definitivamente.

MEUS LOCAIS DE REDE OU AMBIENTE DE REDE


Local onde pode ser visualizado os computadores que esto conectados a rede ao qual sua maquina pertence. Numa rede, pode acontecer de ter unidades compartilhadas, ou seja, unidades que permitam que outros usurios possam acessar seus contedos. Por exemplo: Se voc compartilhar o disquete, outras mquinas conectadas a mesma rede, pode acessar todo o contedo do disquete que estiver no drive da sua mquina. SMBOLO: Para verificar se a mquina estar na rede: Iniciar Executar, em seguida digite

Obs.:

\\nome da mquina.

12

DESLIGANDO O COMPUTADOR
1. Clique no boto Iniciar e escolher a opo Desligar e depois Desligar o Computador e depois OK.
2. Use o atalho CTRL+ESC aperte a tecla R, aperte a tecla D e em seguida aperte a

tecla <ENTER>. isso acontece em todas as verses, exceto o Windows XP.


3. Aperte CTRL+ALT+DEL (Ir aparecer o Gerenciador de Tarefas), e aps isso

aperte o boto Desligar.

REINICIANDO O COMPUTADOR
1. Clique no boto Iniciar e escolher a opo Reiniciar e depois Reiniciar o Computador e depois OK. 2. Use o atalho CTRL+ESC aperte a tecla R, aperte a tecla R e em seguida aperte a tecla <ENTER>. isso acontece em todas as verses, exceto Windows XP. 3. Aperte CTRL+ALT+DEL 2 vezes.

13

TECLAS DE ATALHO DO WINDOWS


Pressionando: CTRL + A CTRL + B CTRL + C CTRL + D CTRL + F CTRL + H CTRL + I CTRL + P CTRL + V CTRL + X CTRL + Z Ao Seleciona todas as pastas Aparece a tela ORGANIZAR FAVORITOS Utiliza o recurso copiar Caso a pasta que est sendo utilizada pertena a rea de trabalho, ele ser excluda de l, mas sem apagar o contedo da mesma. Mostra no canto esquerdo da janela da pasta, o item Localizar Mostra no canto esquerdo da janela da pasta, o item Histrico Mostra no canto esquerdo da janela da pasta, o item Favoritos Mostra a janela Imprimir Utiliza o recurso colar Utiliza o recurso recortar Desfaz a ultima ao realizada

CTRL + ESC Abre o boto Iniciar SHIFT + DEL / DELETE Exclui definitivamente o arquivo ou pasta selecionada CTRL + W OU ALT+F4 Fecha a janela ativa CTRL + F4 Mostra o contedo da Barra de Endereos ALT + A Mostra as informaes do menu ARQUIVO ALT + D Mostra as informaes do menu EDITAR ALT + X Mostra as informaes do menu EXIBIR ALT + F Mostra as informaes do menu FAVORITOS ALT + E Mostra as informaes do menu FERRAMENTAS ALT + U Mostra as informaes do menu AJUDA F1 F2 F3 F5 F10 Utiliza o recurso Ajuda Utiliza o recurso Renomear Mostra no canto esquerdo o item LOCALIZAR Utiliza o recurso Atualizar Te permite navegar pela barra de menus da pasta ativa.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen