Sie sind auf Seite 1von 13

1

O Profeta Pernambucano de Deus: Meu Rei e a Construo do Paraso


Priscilla Pinheiro Quirino1

Resumo Este artigo traz uma anlise sobre a constituio da figura de Ccero Jos de Farias Meu Rei como pretenso Profeta de Deus e, tal fato teria ocorrido numa comunidade de cunho messinico-milenar do Serto do Moxot, no municpio de Buique e se estendeu do final da dcada de 1970 ao ocaso da dcada de 1990. Como eixo central, tambm foi analisado o campo de atuao deste lder e os agentes que junto com ele atuavam na manuteno de tal campo. Ademais, nossa pesquisa nos fez refletir sobre a administrao deste mercado de bem simblico no qual a religio de cunho apocalptico o seu principal capital. Do ponto de vista terico, nos foram basilares as obras de Pierre Bourdieu, Max Weber, Jean Delumeau, Hans Kohn e Norman Cohn. Em nossa compreenso, no vis sociolgico, este um movimento singular e que consubstancia um movimento maior de (re)encanto da religiosidade que v-se cada vez mais nos dias de hoje. Dentro de nossas anlises dos escritos weberianos e da documentao referente comunidade de Meu Rei, podemos dizer que tais comunidades constituem-se em micro-estados patrimonialistas, permeados por lutas simblicas com a autoridade da Igreja constituda e com seu corpo de burocratas especializados na busca pela legitimao de sua doutrina e pelo controle do mercado de bens de salvao. Palavras-chave: Milenarismo. Carisma. Poder Simblico. Capital Religioso. Histria.

Fazenda Porto Seguro, o novo Jardim das Delcias...

O messianismo pode ser encontrado em quase todas as religies, pois na humanidade existe um anseio universal de perfeio e liberdade, ou seja, como proclamariam alguns dos profetas bblicos, a esperana no advento de um mundo melhor, perfeito, paradisaco.

Mestre em Histria do Norte e Nordeste do Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco. Email: priscillapquirino@hotmail.com

Hans Kohn2 nos diz que, no Zoroastrismo persa, o messianismo se apresenta como poderosa fora social. Mas , sobretudo, no judasmo, onde esta fora exerce maior capacidade de impulso. Nele se inspiraram o Cristianismo e o Islamismo, religies particularmente messinicas.3 Foi no Judasmo que a idia do Messias (Mashiah) encontrou melhor aceitao e, acredita-se, que alguns conceitos religiosos ocidentais foram buscar nele as cores de seus messianismos. 4 No se deve confundir, contudo, o messianismo com outras idias religiosas como, por exemplo, a doutrina escatolgica e a doutrina do milenarismo.5 O que caracteriza o messianismo o sentido de fora viva e atuante, ou seja, a vivncia prtica. a crena de que, para os infelizes, incapazes, os que se vem como vtimas, alguma fora divina poder acabar com seus sofrimentos, construindo um mundo de paz e felicidade, o Paraso Terreal. O sentido universalista teria transformado o messianismo numa espcie de filosofia social de bem-estar e felicidade, assumindo a forma poltica ou social, teria perdido seus caracteres religiosos e conservado seu entusiasmo mstico, afinal, o misticismo sua principal constante.6 As ambies polticas muitas vezes amparam-se no elemento religioso e sua insatisfao perpassa explicaes racionais e se instala em justificativas divinas. Como bem nos diz Pierre Bourdieu7, existe um entrelaamento entre o
2

Para Kohn, existe semelhana entre o messianismo judaico e a doutrina do Saoshyant, o protetor que h de vir no Zoroastrismo. Para esta religio o mundo seria um campo de batalha entre os princpios do bem e do mal, e o dever dos homens seria ajudar Deus a vencer o prprio mal. Os zoroastristas acreditam que aps trs mil anos da morte de Zoroastro iria surgir um Saoshyant trazendo novas condies de vida. KOHN, Hans. Messianisme. In: Encyclopedia of Social Science. New York: Macmillan, 1948. 3 No Cristianismo a vinda do messias j se concretizou na figura de Jesus, o que os cristos esperam agora a volta de seu messias e a instaurao do Paraso Terrestre; o Isl conheceu manifestaes milenaristas com a espera de um messias, o Mahdi (o Bem Dirigido), instaurador na terra de um reino de paz que precede o Juzo Final. In: DELUMEAU, Jean. Mil Anos de Felicidade: Uma Histria do Paraso. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. 4 COHN, Norman. Na Senda do Milnio Milenaristas Revolucionrios e Anarquistas Msticos da Idade Mdia. Lisboa: Presena, 1970 5 Milenarismo a doutrina, considerada hertica, que se baseia na crena de que Cristo voltar a reinar pessoalmente sobre a Terra, num perodo que durar mil anos. A concepo milenria fundamenta-se na literatura apocalptica judaica, embora no comeo, se afirmasse a perenidade do Reino Messinico na Palestina. A esse respeito ver: COHN, Norman. Op. Cit.; DELUMEAU, Jean. Op. Cit.; KOHN, Hans, Op. Cit. 6 Oliver Cromwell, por exemplo, durante a Revoluo Inglesa, era tido como o messias do povo, pois, trazia consigo mudanas radicais que culminaram com o primeiro caso de condenao morte de um soberano, Carlos I. In: DELUMEAU, Jean. Op. Cit. 7 BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1982.

campo religioso e o campo poltico. O primeiro caracteriza-se por uma base burocrtica forte, o que levaria o segundo apropriar-se de algumas de suas diretrizes e discursos. Como no caso dos imperialismos que tm suas bases no messianismo nacionalista8, tais imperialismos se desenvolveram, muitas vezes, como verdadeiras guerras santas9. Dentro desta tica, a criao da comunidade da Fazenda Porto Seguro no poderia ter se dado de outra forma a no ser por ordem divina. O local de espera do advento do milnio no seria mais a Jerusalm do Apocalipse de Joo, mas sim a Fazenda Porto Seguro, na Serra dos Breus. E a nao responsvel por tal repovoamento seria a brasileira (aqui se entende nao brasileira como o grupo dos iniciados) e Meu Rei seria seu grande lder:
Deus vai recomear o mundo de glria no seu reino aqui na Serra dos Breus. No tempo do dilvio houve um julgamento para a gerao admica, e de No a Cristo no houve mais julgamento. Deus sempre falou a este mundo atravs de seus confidentes, bem como, Abrao, Moiss e Cristo. Porm, agora vim desci das alturas, estou na terra como soberano, senhor de tudo que existe no universo. Eu sou Jeov o pai de Jesus Cristo, Eu vim para d cumprimento ao bem, criar o reino de Deus aqui na Fazenda Porto Seguro, um Novo Paraso.10

A fundao da comunidade se d no ano de 1976 e, lembra bastante o Israel Antigo: Israel teria nascido a partir de um chamado divino ao patriarca Abrao, que estando em Ur, na Mesopotmia, recebe ordens semelhantes s recebidas por Meu Rei de criar um novo povo, um novo comeo de civilizao. E em suas terras, segundo revelao divina, que a Nova Jerusalm emergir do solo, fazendo do Brasil o pas escolhido para o advento do milnio, em detrimento da Palestina. Na instaurao deste Reino Milenar seria reproduzido, em terras braslicas, um jardim do den terreal.

A fase nacionalista do messianismo caracteriza-se pela presena de um heri nacional que deve desincumbir-se da velha promessa feita por Deus e originalmente cumprida pelo prprio Deus nas guerras de Jav, no tempo de Josu e dos Juzes (perodo descrito no Antigo Testamento). Como tambm o caso de figuras nacionais elevadas ao patamar de messias, como o caso de Frederico II, El Cid e Dom Sebastio. KOHN, Hans. Messianisme. In: Encyclopedia of Social Science. New York: Macmillan, 1948. 9 Como um caso clssico, podemos citar a colonizao das Amricas, principalmente a Amrica Espanhola e Portuguesa, que tiveram na necessidade de civilizar os selvagens atravs da f catlica, para que deles fosse tambm o Paraso e para aumentar seu contingente de fieis, que foi gravemente ameaado pela Reforma Protestante. 10 FARIAS, Ccero Jos de. Testamento: a palavra de Deus. Aqui est claro a palavra de Deus falando a Israel. Buique: Fazenda Porto Seguro, 1993.

Contudo, esta construo do Paraso no ocorreria se no existisse uma demanda pelo capital simblico oferecido por Meu Rei na roupagem salvacionista tantas vezes empregada pelo Cristianismo, seja catlico ou reformado, como forma de angariar adeptos, ou consumidores, de um mercado de bens simblicos bastante significativo. Afinal de contas, vale salientar que em tal comunidade viviam quarenta e cindo ncleos familiares com cerca de cinco membros cada um, o que daria um total populacional de aproximadamente duzentas e vinte e cinco pessoas, sem levar em considerao aqueles que ia Porto Seguro passar algumas semanas apenas, tambm fazendo parte, de certa forma, da organizao do espao social da comunidades.

Meu Rei e a administrao do espao social...

A ordem social comporta uma serie de observncias especificas, positivas ou negativas, que se juntam para a manuteno e a estabilidade de uma sociedade. Essas observncias tm um significado especial quando se referem s expresses tico-simblicas da fenomenologia do ato religioso no que se refere s expresses culturais vigentes em uma determinada formao social. Dentre os tericos sociais, foi Max Weber quem teria encontrado os meios de correlacionar o contedo do discurso mstico aos interesses religiosos daqueles que o produzem, que o difundem e que o recebem. Numa viso mais aprofundada, chega a constituir o sistema de crenas e prticas religiosas como a expresso transfigurada das estratgias dos diferentes grupos de especialistas em competio pelo monoplio da gesto dos bens salvacionistas. Weber afirma que a religio cumpre uma funo social de conservao da ordem social, contribuindo para a legitimao do poder dos dominantes e para a domesticao dos dominados.11

11

WEBER, Max. Economa y Sociedad: esbozo de sociologia comprensiva. V. I. Ciudad Del Mexico: Fondo de Cultura Econmica, 1964.

Para

Pierre

Bourdieu,

religio

contribui

para

imposio

(dissimulada) dos princpios de estruturao da percepo e do pensamento do mundo e, em particular, do mundo social, na medida em que impe um sistema de prticas e de representaes cuja estrutura objetivamente fundada em um princpio de diviso poltica apresenta-se como a estrutura natural-sobrenatural do cosmos.12 A formao de um habitus religioso, segundo Bourdieu, seria o princpio gerador de todos os pensamentos, percepes e aes, segundo normas de uma representao religiosa do mundo natural e sobrenatural, isto , objetivamente ajustados aos princpios de uma viso poltica do mundo social. Dentro deste habitus circularia um capital religioso que dependeria do estado da estrutura das relaes objetivas entre demanda religiosa e oferta religiosa que as diferentes instncias so compelidas a produzir e a oferecer em virtude de sua posio na estrutura das relaes de fora religiosa. Na tica de Bourdieu, este capital religioso determinaria tanto a natureza, a forma e a fora das estratgias que estas instncias podem colocar a servio da satisfao de seus interesses religiosos com as funes cumpridas por estas instncias na diviso dos trabalhos religiosos. Dentro das perspectivas tericas aqui apresentadas, Meu Rei teria desenvolvido ritos e proibies nas terras da comunidade da Fazenda Porto Seguro que garantiriam a consolidao e permanncia da ordenao do espao social comunitrio no qual ele era o lder absoluto. Uma vez por semana ocorriam as chamadas Reunies Dominicais, ou Ciclo Litrgico Semanal, essas reunies serviam para manter a solidariedade interna, estimular a f na Aliana para com Jeov e instigar a crena comum na esperana da Parusa e subseqente instaurao do Reino de Deus na Terra o milnio. Cada Reunio constituiria o ensejo para a efetuao de sermes, por parte de Meu Rei, contra eventuais desnimos, criticas e dissenses no grupo e, tambm, para que cada um dos iniciados pudesse se pronunciar. Existia tambm, a pratica de um rito de passagem cujo valor pragmtico seria de natureza sociologicamente perpetuadora para os iniciados uma vez que tal rito visava a iniciao de adolescentes nos Mistrios Sacras
12

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simblica. So Paulo: Perspectiva, 1987.

institucionais orgnicos comunidade real. Tal rito era conhecido como Escola de Metafsica. Essa Escola de Metafsica atendia somente adolescente e o contedo ministrado tinha um carter estratgico para a manuteno da comunidade. O contedo programtico consistia num conjunto de conhecimentos gerais sobre a criao do Novo Paraso e sua predestinao nos quadros de uma Histria Sagrada. Os alunos viam ainda noes de teologia. Esta Escola consistiria um rito de iniciao coletiva obrigatrio. As festas, ou data festivas, da comunidade ocorriam trs vezes ao ano e constitua o ciclo litrgico dos neo-israelitas e eram chamadas Festas de Natividade. As proibies existentes na comunidade consistiam em dez tpicos bsicos: o diabolismo, a idolatria, a feitiaria, os seqestros, os assaltos, os roubos, matar, o uso de entorpecentes, o jogo, as festas de interveno. A proibio do diabolismo, da idolatria e da feitiaria tinha como objetivo a viabilizao da f e da livre fidelidade Jeov e Nova Aliana, por parte dos iniciados. Em relao aos seqestros, assaltos e roubos eram proibidos, como tambm a existncia de pessoas que os praticassem, pois, essas perpetraes concorreriam negativamente contra a vida comunal. No referente matar, os seguidores de Meu Rei dizem que a comunidade era o Reino da Vida e que l no se mata homem, nem mulher, nem boi, nem ovelha, nem caprinos. Na Porto Seguro era proibido se matar qualquer ser vivo, pois a faculdade de tirar vidas pertencia apenas Deus, oq eu teria tornado os iniciados vegetarianos. No documento intitulado Revelao n 4, est escrito que no h salvao para quem usa maconha, cocana e outros entorpecentes, que tira o homem do domnio de si prprio
13

. Esta proibio preveniria a tentativa de

adoo de solues artificiais sobre os problemas humanos.

13

FARIAS, Ccero Jos de. Revelao Nmero 4. Buique: Serra dos Breus, 1960.

No que se versa sobre a prtica do Jogo, era total e definidamente proibida. Tal proibio manifestaria uma preocupao de carter moral e tambm traduzia a incompatibilidade de universos ontolgicos autoexcludentes. A proibio das ditas Festas de Interveno se referia ao sacrifical e ao folio de carnaval. A interdio da prtica sacrifical e carnavalesca na Serra dos Breus baseava-se no fato de no haver salvao custa de carne e sangue sacrificado; em relao ao folio de carnaval, a justificativa de sua proibio alicerava-se no fato de o carnaval ser o momento de transgresso das proibies sociais, intervindo na ordem social e causando confuso das formas o que se tornaria a subverso das ordens divinas.
A teologia no admite fora das armas, a condenao, a falta de perdo, o crime a tortura, e nem a salvao atravs do sacrifcio. Porque o sacrifcio vem de origem maligna. Se v claro duas fontes criativas e produtivas, a do bem e a do mal. Pelo aqui exponho, na vulgata teolgica se divulga o mundo de Deus [...] No sentido da salvao em Cristo sacrificado, cabe isso dentro das religies, no dentro da teologia.14

Alm destes aspectos scio-simblicos da sociedade da Porto Seguro, Meu Rei vai alm e cria um cdigo de cunho tico-religioso que era composto por vrios documentos, como uma forma de legitimar seu papel como enviado de Deus e, tambm, como um reforo dominao e controle do imaginrio coletivo. Neles, Meu Rei se auto-intitula como o Segundo Ado 15 no lugar de Jesus.
[...] Considerando a profundeza deste cdigo, se v claro a misso dada pr Deus a Israel (Meu Rei), cujo homem confidente com Deus recebeu a misso de segundo Ado, pai da civilizao que vai prevalecer na entrada do terceiro milnio.16

Ademais se utiliza da Teoria do Ditado esta teoria diz respeito ao processo de inspirao das Escrituras e segundo este ponto de vista, o prprio
14

FARIAS, Ccero Jos de. Base de Restaurao do Paraso Admico. Buique: Fazenda Porto Seguro, 1996. 15 Essa expresso utilizada por alguns exegetas cristos para explicar que assim como o pecado entrou no mundo por um nico homem (Ado), a redeno da humanidade tambm se relaciona obra de uma nica pessoa (Cristo). Numa das percopes do captulo cinco da Epstola Paulina aos Romanos, o apstolo pe em contraste as conseqncias do pecado de Ado e o resultado da obra redentora de Cristo. In: SHEDD, Russell. Escatologia do Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, s/d. 16 FARIAS, Ccero Jos de. Cdigo da longa vida para aqueles que esto a caminho a procura de Deus, criando o Reino da Vida. Buique: Fazenda Porto Seguro, 1993.

Deus teria ditado aos escritores cannicos cada palavra contida nos livros da Bblia para atribuir suas aes como desgnios de Deus. Esta Teoria do Ditado foi utilizada ao longo da Histria para endossar o carter santo e instrumental dos escritos sacros. Um bom exemplo disso a iconografia crist posterior ao sculo VII que mostra sempre a figura de Gregrio, o Grande (540-604), tendo sobre os ombros uma pomba, smbolo do Esprito Santo, a comunicar-lhe a verdade divina aos ouvidos.17
Disse o Senhor Deus Jeov: Tu Israel (Meu Rei), na Terra uma autoridade capaz de resolver o que Deus te autoriza fazer. Porem preciso te preparar para que chegues altura de um homem confidente com Deus e capaz de escrever o que estou te revelando. Portanto, para este levantamento, toma a caneta e escreve a palavra de Deus [...] Disse Deus: a Minha palavra nessa composio fica como obra eterna e imutvel para todos os tempos, um renovo de vida para o povo chamado filho da luz. Quando tu completares esse cdigo ele representar Deus construindo o seu mundo.18

Alm do exposto anteriormente, Meu Rei procura, num determinado momento, preterir os ensinamentos bblicos para enaltecer o seu cdigo ticoreligioso como o nico vlido.

O Surgimento do Profeta e o Poder Carismtico...

Bourdieu nos diz que a concorrncia do Profeta com a Igreja constituda conjuga-se com a crtica intelectualista de certas categorias de leigos, tentando reforar a tendncia da burocracia sacerdotal em submeter a liturgia e o dogma a uma sistematizao casustico-racional produzindo um efeito de banalizao que se destina a torn-los instrumentos homogneos, coerentes, distintivos e fixos da luta simblica tornando-os suscetveis de serem adquiridos e usados por qualquer individuo aps uma aprendizagem especfica.19

17

CAIRNS, Earl E. O Cristianismo Atravs dos Sculos: Uma Histria da Igreja Crist. So Paulo: Vida Nova, 1995, p. 135. 18 FARIAS, Op. Cit. 19 BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1987.

Para que isso pudesse ocorrer na Porto Seguro, Meu Rei age com bastante cautela e percepo. Ele busca, a princpio, no preterir os escritos bblicos utilizando vrias citaes do Antigo Testamento como forma de igualarse aos profetas e patriarcas, contudo, paulatinamente, no decorrer de alguns documentos ele refere-se a uma superao da Bblia e at mesmo do prprio Cristo.
[...] A misso de Israel (Meu Rei) escrita nesse cdigo a maior de todos os tempos que Deus falou ao homem. [...] Esse cdigo no est em controvrsia com a Bblia, porque ao profeta Isaas Deus disse: Nos ltimos dias Eu derramarei do meu esprito sobre toda a casa de Israel, assim, para que o homem receba o abstrato de vida, deve buscar nesse cdigo o que nele est escrito. Os imortais seguem as instrues do cdigo enquanto os mortais devem se reger pela Bblia.20

Ademais, Meu Rei refaz a linhagem Bblica para que possa se incluir nela, utilizando a Teoria do Ditado para demonstrar que tal pertencimento obra divina. Assim, ele nos diz que pertence a mesma linhagem de No e Moiss: Levantei No e ele prevaleceu na sua misso; Levantei Moiss e ele prevaleceu na sua misso; Agora levantei Meu Rei21. As revelaes do cdigo seguem uma ordem progressiva, como se tentasse seguir a evoluo espiritual do instrumento da divindade. Este cdigo buscava fomentar a legitimidade de Meu Rei como representante de Deus na terra, assim como a legitimidade da comunidade da Serra dos Breus como o povo eleito. Esse cdigo dava sustento a organizao social de expresso hierrquica, a qual inerente a todo e qualquer fenmeno religioso. Contudo, o quadro hierrquico da Serra dos Breus era minguado, fato que evidenciava a separao radical entre os adeptos-sditos e seu lder e rei, do que a separao daqueles entre si. A comunidade liderada por Meu Rei seria uma organizao scioreligiosa no-burocratizada, essencialmente carismtica e semi-libertria. Ela estaria inscrita num organograma acanhado, subjetivo e pessoal, onde inexistiria especializao rigorosa.
20 21

FARIAS, Op. Cit. Ibidem.

10

Segundo Weber, a dominao exercida por um profeta surgiria a partir


da criao de um poder carismtico no sentido puro [...] que seria sempre o produto de situaes singularmente extraordinrias especialmente de situaes polticas ou econmicas, ou psquicas internas, sobretudo religiosas - , e se originariam por uma excitao comum a um grupo de homens, excitao surgida do inaudito [...]22

desta feita, o poder carismtico exercido por Meu Rei no s incitaria seus seguidores a uma efetiva transformao de sua natureza ntima, como consistiria numa reao tanto a permanncia recalcitrante dos valores e costumes tradicionais quanto s inovaes racionais. Mas, para que haja a dominao carismtica, necessria a existncia dos dominados e, portanto, do reconhecimento destes em relao a dominao.
O reconhecimento puramente ttico, mais ativo ou mais passivo, de sua misso pessoal pelos dominados, nos quais se apia o poder do lder carismtico, tem sua origem na fiel consagrao ao extraordinrio e inaudito, alheio a toda norma e tradio e, com isso, em virtude de proceder da misria e do entusiasmo, ao estimado como divino.23

na dialtica entre experincia ntima e imagem social que a cadeia da eficcia simblica se completa. Desta maneira o profeta e sua audincia constituem uma realidade mpar ao passo que entre eles existe uma certa identidade tico-poltica.
pela capacidade de realizar, atravs de sua pessoa e de seu discurso como palavras exemplares, o encontro de um significante e de um significado que lhe era preexistente mas somente em estado potencial e implcito, que o profeta rene as condies para mobilizar os grupos e as classes que reconhecem sua linguagem porque nela se reconhecem.24

Em resumo, a comunidade como um todo no se constituiu ontologicamente como prisioneira do passado, nem se deixou prender pelas amarras do presente. Ela se abriu para as possibilidades futuras que se descortinavam sob a divindade de Meu Rei.

22 23

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. WEBER, Op. Cit. 24 BOURDIEU, Pierre. Economia das Trocas Simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1982.

11

Nela existia a certeza num porvir interligado a um tempo teofnico que lhes muniria de coragem. Mas, tudo desmoronou com a morte do lder, aproximadamente, vinte e trs anos aps a fundao da Fazenda Porto Seguro, levando consigo a promessa de imortalidade no Novo Paraso.

Consideraes Finais

Vivemos em um mundo onde o (re)encanto pela religiosidade um fato notrio e concreto e, por isso, no podemos falar do sagrado sem aludirmos aos ponto em que o humano e o divino se entrelaam. No caso da comunidade da Fazenda Porto Seguro, o sagrado subsumido pelo divino no qual se imanentiza sem abdicar da transcendncia. E esse evento s pode se cristalizar a partir da experincia humana do divino, porque quando este trava relaes com o interlocutor escolhido e nele se personifica. A objetivao do divino na Histria sempre levou o homem ao, fato que teria desencadeado uma jornada messinico-milenar, impondo a formao de um novo panorama social onde se estabeleceria um espao e um tempo sacros, como Meu Rei assim tentou realizar na Fazenda Porto Seguro, na Serra dos Breus. Do que foi argumentado, podemos aferir que a gesto de um movimento religioso envolve muito mais do que apenas uma nova concepo de mundo, do futuro ou a construo de novas bases tico-religiosas onde o objetivo final oferecido a participao no hall dos escolhidos e, na busca deste Paraso, vemos a insero destes movimentos na teoria braudeliana da longa durao, pois suas origens remontam Antiguidade Judaico-Crist.

Referncias

12

BOURDIEU, Pierre. Economia Perspectiva, 1982.

das Trocas Simblicas.

So Paulo:

CAIRNS, Earl E. O Cristianismo Atravs dos Sculos: Um Histria da Igreja Crist. So Paulo: Vida Nova, 1995. COHN, Norman. Na Senda do Milnio Milenaristas Revolucionrios e Anarquistas Msticos da Idade Mdia. Lisboa: Presena, 1970. DELUMEAU, Jean. Mil Anos de Felicidade: Uma Histria do Paraso. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. FARIAS, Ccero Jos de. Testamento: a palavra de Deus. Aqui est claro a palavra de Deus falando a Israel. Buique: Fazenda Porto Seguro,1993. ______. Revelao Nmero 4. Buique: Serra dos Breus, 1960. ______. Cdigo da Longa Vida para Aqueles que esto em Caminho a Procura de Deus, Criando o Reino da Vida. Buique: Fazenda Porto Seguro, 1993. ______. Base de Restaurao do Paraso Admico. Buique: Fazenda Porto Seguro, 1996. KOHN, Hans. Messianisme. In: Encyclopedia of Social Science. New York: Macmillan, 1948. SHEDD, Russell. Escatologia do Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, s/d. WEBER, Max. Economa y Sociedad: esbozo de sociologia comprensiva. V. I. Ciudad Del Mexico: Fondo de Cultura Econmica, 1964. ______. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen