Sie sind auf Seite 1von 4

SEGURANA E QUALIDADE ALIMENTAR

DOENAS DE ORIGEM ALIMENTAR


Infeces e intoxicaes
Elsa Soares

As doenas de origem alimentar constituem um grupo de patologias que se definem como "qualquer entidade nosolgica de natureza infecciosa ou txica que seja causada pelo consumo de alimentos ou gua". Associam-se maioritariamente a um conjunto de sintomas como vmitos, diarreia, nuseas, dores abdominais, sendo vulgarmente conhecidas por gastroenterites ou doenas diarreicas. A razo pela qual surgem estes sintomas prende-se com o funcionamento do nosso organismo, uma vez que ocorrem quando as funes do aparelho gastrointestinal so perturbadas. As doenas de origem alimentar, em especial as que so provocadas por microrganismos patognicos, constituem um problema de sade pblica cuja magnitude elevada, embora o conhecimento da situao seja inferior realidade. Este fenmeno comum a todos os pases, incluindo os mais desenvolvidos, j que este tipo de doenas surge sob as mais diversas formas, desde ligeiras indisposies at situaes mais graves que podem carecer de cuidados hospitalares ou mesmo causar a morte. Estas doenas podem ocorrer sob duas apresentaes clnicas: doena infecciosa geralmente causada por bactrias; intoxicao que pode ter origem bacteriana, qumica ou por contaminao atravs de toxinas de origem natural existentes nos prprios alimentos.

Dez regras de ouro da OMS


A Organizao Mundial de Sade definiu de forma sinttica 10 regras de ouro para a preparao de alimentos. Pela sua abrangncia e versatilidade podem ser adoptadas, de acordo com as condies de aquisio, processamento e consumo, como regras de preveno que permitem melhorar a segurana dos gneros alimentcios e deste modo contribuir para a preveno da ocorrncia de doenas de origem alimentar. 01 Seleccionar cuidadosamente os alimentos; 02 Os alimentos devem ser completamente cozinhados; 03 Consumir o mais breve possvel os alimentos aps a sua confeco; 04 O armazenamento dos alimentos deve ser efectuado de acordo com as suas caractersticas e correctamente acondicionados; 05 O reaquecimento dos alimentos deve ser completo; 06 Evitar o contacto entre alimentos crus e cozinhados; 07 Lavar as mos sempre que necessrio e repetidamente; 08 Manter todas as superfcies e utenslios que contactem com os alimentos devidamente higienizados; 09 Proteger os alimentos de insectos, roedores e outros animais; 10 Utilizar sempre gua potvel.

PROCESSO DE INFECO
A infeco um processo resultante da ingesto de alimentos contaminados com bactrias patognicas vivas. O inoculo tem de ser suficiente para que consigam ultrapassar a barreira gstrica, j que a acidez do estmago tem um papel protector na destruio de microrganismos. Passada esta barreira os microrganismos sobreviventes chegam ao intestino delgado, onde se multiplicam e desenvolvem originando o aparecimento de sintomas. Os microrganismos em contacto com o interior do intestino podem actuar de vrias formas: fixando-se ao epitlio intestinal, onde se multiplicam colonizando a superfcie do lmen e causando alteraes de absoro ou excreo de fluidos (ex. E. Coli), ou produzindo substncias, enterotoxinas, que actuam sobre as clulas epiteliais causando grandes excrees de gua, electrlitos que so arrastados provocando diarreias aquosas (ex. Vibrio colerae). Outros microrganismos invadem o intestino passando para a corrente sangunea e vo originar outro tipo de sintomas consoante o rgo atingido (ex. Brucella, Listeria).
6 | N.2 | MAIO 2007

SEGURANA E QUALIDADE ALIMENTAR

As parasitoses e patologias causadas por vrus cuja origem se deve ingesto de alimentos ou gua actuam de modo semelhante.

DOSE INFECCIOSA
As infeces de origem alimentar ocorrem pela conjugao de vrios factores, tais como a capacidade de produzir doena (virulncia do microrganismo, que varivel consoante os serotipos) e a vulnerabilidade especfica de cada indivduo (de acordo com as suas caractersticas fisiolgicas, considerando-se que existem grupos de maior susceptibilidade para o desenvolvimento de doenas alimentares). Como foi referido na definio de doenas de origem alimentar, os agentes patognicos podem ser inoculados a partir das mais diversas fontes. Os alimentos podem constituir uma via de contaminao assim como a gua. Contudo, a doena ocorre apenas quando um nmero suficiente de bactrias consumido, designando-se este por dose infecciosa. A dose infecciosa varia com o tipo de microrganismo e com o hospedeiro. O aparecimento de infeco deve-se portanto interaco entre a capacidade do microrganismo causar doena (ou seja a sua virulncia) e a vulnerabilidade do hospedeiro (ou seja a capacidade em cada momento que a pessoa tem de debelar ou no a infeco de acordo com o seu sistema imunitrio). Esta susceptibilidade varia ao longo da vida de acordo com o estdio fisiolgico e o estado de sade. Assim, as crianas, as grvidas, os idosos e os doentes imunossuprimidos (como doentes crnicos, neoplsicos ou sujeitos a teraputicas imunossupressoras) constituem um grupo mais susceptvel para o qual no linear estabelecer nveis de doses infecciosas. A ttulo de exemplo e com base em vrios estudos populacionais so estimadas algumas doses infecciosas para certos grupos de microrganismos: para a Shigella causar doena estima-se que baste 10 a 102, para o Clostridium perfringens 106 a 108 e para o Campylobacter 500. Todavia acresce que para alm destas variveis o prprio alimento veiculador de microrganismos patognicos pode influenciar o desenvolvimento da doena, j que nalguns casos mesmo pequenas doses de microrganismos podem causar doena se o alimento actuar como protector do agente patognico e impedir a aco do cido clordrico do estmago de neutralizar o microrganismo. Esto descritos casos deste gnero em que alimentos como o queijo ou o chocolate funcionaram como barreira protectora de uma pequena quantidade de microrganismos do tipo da Salmonella, que ao chegarem ao intestino delgado reproduziram-se e causaram doena. De um modo geral, a maioria dos adultos saudveis de pases desenvolvidos pode ser afectada por doenas do foro alimentar, sofrendo apenas de indisposies ligeiras e geralmente autolimitadas, no deixando de ter algum impacte social e econmico. Porm, ocorrem incidentes, em especial junto de grupos
N.2 | MAIO 2007 | 7

SEGURANA E QUALIDADE ALIMENTAR

populacionais mais vulnerveis, que tm uma expresso mais grave e que podem pr em perigo a vida ou mesmo deixar sequelas (ex. E. Coli especficas, Listeria).

das situaes, de modo a impedir ou diminuir o seu impacte na vida das populaes. Em termos de Segurana Alimentar, quer pelos dados que dispomos quer pela bibliografia internacional, as fontes de contaminao mais frequentes na origem de surtos de doenas alimentares so: Ingredientes contaminados; Ms condies higio-sanitrias; Falha nos processos de controlo; Processamento inadequado dos alimentos; Contaminao cruzada; Factores relacionados com a manipulao dos alimentos (refrigerao indevida, manipuladores doentes, armazenamento incorrecto). A forma de evitar ou reduzir os riscos passa pela aplicao de: Boas prticas de fabrico; Boas prticas de higiene; Autocontrolo eficaz; Educao de produtores, manipuladores e consumidores; Sistemas de vigilncia. Aos servios de Sade cabe a responsabilidade de organizar e assegurar estes sistemas de vigilncia, de modo a planear medidas de preveno adequadas e em estreita colaborao com outras entidades com responsabilidades na rea da segurana dos gneros alimentcios. Estes sistemas de vigilncia contemplam: A avaliao das causas de morte; A avaliao dos diagnsticos de alta hospitalar; A avaliao das Notificaes das doenas de origem alimentar; A investigao de surtos; Implementao e monitorizao de sistemas sentinela; A vigilncia laboratorial.

PROCESSO DE INTOXICAO
Nos processos de intoxicao alimentar no so os microrganismos que originam os sintomas mas sim a suas toxinas. Isto pressupe que anteriormente houve no alimento o crescimento microbiano e produo de toxinas que so ingeridas conjuntamente com os alimentos. A grande diferena entre as duas entidades nosolgicas deve-se ao perodo de incubao que habitualmente muito mais reduzido nas intoxicaes, uma vez que as toxinas quando chegam ao aparelho gastrointestinal iniciam a sua aco, no necessitando de tempo para se desenvolverem. Geralmente o perodo que medeia entre a ingesto de alimentos e o aparecimento de sintomas pode ser de uma a duas horas (por vezes bastam 30 minutos).

FOTO MADRP

A OMS (Organizao Mundial de Sade) estima que o conhecimento oficial das doenas de origem alimentar seja de 10% em relao ao total de ocorrncias. A prevalncia destas doenas (toxinfeces/intoxicaes alimentares) influenciada por diversos factores, nomeadamente por alteraes ambientais, industrializao, estilos de vida, urbanizao, mudanas de hbitos, comrcio internacional, alongamento da cadeia alimentar, conhecimentos, atitudes e comportamentos dos manipuladores de alimentos quer profissionais quer domsticos - e pela prpria informao do consumidor.

IMPE-SE A CARTA DE MANIPULADORES


Apesar das alteraes legislativas e da implementao de regulamentos europeus, em Portugal ainda no foi possvel criar um instrumento regulador da maior importncia, que a obrigatoriedade de formao adequada de quem explora e trabalha em estabelecimentos onde se manipulam gneros alimentcios, semelhana do que sucede em vrios pases da Europa, nos quais existem Cartas de Manipuladores de Alimentos que garantem que quem trabalha no ramo alimentar possui o mnimo de formao adequada em matria de higiene e segurana alimentar. O fomento de conhecimentos, atitudes e comportamentos junto dos diversos estratos da populao em relao segurana alimentar constitui, para alm de outros objectivos, uma importante ferramenta na preveno de situaes de risco de origem alimentar e na promoo da sade pblica. A preveno a melhor forma de curar, a mais eficaz e a menos onerosa.
Elsa Soares, Mdica de Sade Pblica, Servio de Sade Pblica da ARSLVT Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo

PAPEL DOS SERVIOS DE SADE PBLICA


A preveno assenta em medidas reguladoras, de vigilncia e educacionais, que implicam um esforo multi-sectorial importante. A par das boas prticas, estas medidas reduzem os riscos envolvidos no aparecimento de doenas de origem alimentar. Os servios de Sade, nomeadamente os de Sade Pblica, tm desempenhado um papel importante nestas questes. Ao longo da histria as epidemias de origem alimentar ou por consumo de gua afectaram inmeras populaes. A interveno dos servios de sade organizados permite o tratamento, preveno e controlo
8 | N.2 | MAIO 2007

Das könnte Ihnen auch gefallen