Sie sind auf Seite 1von 20

Direito Processual Civil

DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA

Introduo

Sumrio

Definio de Personalidade Jurdica (Daiane) Pressupostos histricos da Desconsiderao da P. Jurdica(Daiane) Definio de Desconsiderao da Personalidade Jurdica(Daiane)

Desenvolvimento

Quanto a Incidncia (Paulo) Hipteses de Aplicao (Paulo) Extenso das Obrigaes aos Bens Particulares (Robrio)

Dos Scios da Pessoa Jurdica Dos Administradores Bens da Empresa do mesmo Grupo Econmico

Legitimidade para instaurar o incidente (Luciene) Procedimentos e Repercusses Processuais (Luciene)

Concluso

Definio de Personalidade Jurdica


Aptido genrica para titularizar direitos e contrair obrigaes

Histria

1809 EUA 1897 Caso Salomon Dcada 70 Rubens Requio 1990 Art 28 CDC

Art. 28 - O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao.

Atual Art 50 CC

Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

Despersonalidade x Desconsiderao

Quanto a Incidncia

O procedimento ser um incidente processual que dever correr em autos apartados ao processo onde for solicitado, no podendo ser instaurado antes de ser dada a oportunidade pessoa jurdica de satisfazer a obrigao ou de indicar os meios pelos quais ser executada. Trata-se de providncia salutar, pois de interesse

geral que a teoria seja aplicada segundo regras mnimas, precedida de discusso entre os interessados e com amplo respeito ao contraditrio e ao devido processo legal

Hipteses de aplicao

Hipteses de aplicao

Dolo e Fraude Desvio de Finalidade Confuso Patrimonial Relaes de Consumo

Art 28 CDC 3 Correntes

Relaes de Trabalho

Direito Ambiental

Art. 28 - O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao.

Relaes de Trabalho - Correntes


trs correntes doutrinrias acerca da aplicabilidade da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, a saber:

os que defendem a aplicao da responsabilidade objetiva para determinar a desconsiderao da personalidade jurdica; os que defendem a aplicao da responsabilidade subjetiva para a desconsiderao e a que no admite a desconsiderao.

Relaes de Trabalho - Correntes-1


Os defensores da primeira corrente entendem que a teoria da desconsiderao

sempre aplicvel ao Direito do Trabalho, devido ao princpio da proteo ao trabalhador hipossuficiente in dubio pro operrio, da natureza

alimentar dos crditos trabalhistas e do fato de que o risco da atividade econmica deve ser exclusivo do empregador. Neste diapaso, defende Nelson Mannrich : A inteno dos juzes das melhores e permite o uso de patrimnio de scio para pagar dvida de empresa encontra suporte jurdico para este comportamento na Justia do Trabalho e o pressuposto de que o empregado contribuiu com o

seu esforo para construir patrimnio da empresa e automaticamente dos scios.


Para esta corrente, aplica-se, portanto, a

responsabilidade objetiva para


da personalidade jurdica,

determinar

independentemente de haver fraude ou uso indevido da pessoa jurdica, bastando, apenas, a inexistncia de bens em nome da
empregadora (pessoa jurdica), diante da proteo super privilegiada do crdito
alimentar.

desconsiderao

Relaes de Trabalho - Correntes-2


A segunda posio defende que a desconsiderao da personalidade jurdica deve ser

sempre a exceo e no a regra.


Para esta corrente, nas sociedades annimas e nas de responsabilidade limitada os bens dos scios somente podem ser objeto de execuo nos casos de

retiradas abusivas, ou em prejuzo do capital social, ou pela parte do capital no integralizado, nos termos do artigo 2 do Decreto n 3.708/19, que diz: Art. 2 O ttulo constitutivo regular-se- pelas disposies dos arts. 300 a 302 e seus nmeros do Cdigo Comercial, devendo estipular ser limitada a responsabilidade dos scios importncia total do capital social.(grifo nosso) A jurisprudncia, nesse sentido, acrescentou as hipteses de abuso de direito,

excesso de poder, fraude execuo, violao legal e insuficincia de capital social para o desenvolvimento da atividade empresarial .

Para a aplicao da desconsiderao da personalidade jurdica, segundo este entendimento, no

basta provar a insolvncia da sociedade, necessria a comprovao do mau uso da pessoa jurdica, da ausncia de dissoluo legal ou fraude no gerenciamento da empresa.
No restando demonstrada a m-f, prevalece a limitao da responsabilidade dos scios.

Relaes de Trabalho - Correntes-2


Com muita propriedade, Amador Paes de Almeida esclarece que a Justia admite a desconsiderao da personalidade jurdica da sociedade: Quando os administradores utilizam a pessoa jurdica, aparentemente na forma da lei, com desvio de sua exata funo: 1) uso abusivo da sociedade; 2) fraude, como artifcio para prejudicar terceiros, levados a efeito dentro de presumida legalidade; 3) confuso patrimonial; 4) insuficincia do capital social para o exerccio de sua atividade empresarial. Nestes casos, a caracterizao do dolo ou culpa dever ser feita pela demonstrao de existncia do abuso ou da fraude, hiptese em que aplicar-se- a teoria da responsabilidade subjetiva. Evidente, ainda, que ocorrer a aplicao da teoria nos casos de simulao de transferncia e encerramento de atividade sem quitao do passivo laboral, quando j havia inmeras reclamaes trabalhistas (fraude contra credores).

Relaes de Trabalho - Correntes-2


Neste compasso, o Tribunal Superior do Trabalho j decidiu: Em sede de Direto do Trabalho, em que os crditos trabalhistas no podem ficar a descoberto, tambm vem-se abrindo uma exceo ao se aplicar a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica (disregard of legal entity) para que o empregado possa, verificando a insuficincia do patrimnio societrio integralizado, sujeitar-se execuo os bens dos scios individualmente considerados, porm solidria e ilimitadamente, at o pagamento integral do crditos dos empregados, evitando-se , dessa forma, que os scios e a pessoa jurdica se locupletem s custas do empregado, pois foram os scios os beneficirios diretos do resultado do trabalho do obreiro em sociedade. Advirta-se que o encerramento da atividade empresarial na tentativa de no efetuar o pagamento da obrigao trabalhista ou, ento, transferir os bens necessrios da pessoa jurdica, sempre buscando o inadimplemento contratual, so exemplos tpicos da possibilidade de desconsiderao. Portanto, para os adeptos desta segunda corrente, o juiz poder, excepcionalmente, aplicar o princpio da desconsiderao da personalidade jurdica. Dever faz-lo, todavia, de maneira prudente, criteriosa e analtica, sempre com base nos princpios da legalidade, proporcionalidade e razoabilidade. Comprovado o dolo ou a m f, atravs do desvio, fraude ou abuso, nada mais justo que ocorra tal desconsiderao, beneficiando-se assim o empregado lesado.

Relaes de Trabalho - Correntes-3


A ltima posio bate-se pela impossibilidade de aplicao da teoria da desconsiderao da pessoa jurdica, argumentando principalmente que, por no comporem o plo passivo na reclamao trabalhista originria (fase de conhecimento), os scios no podero sofrer qualquer condenao naquele processo. Os defensores da mencionada corrente argumentam, ainda, que o artigo 596 do Cdigo de Processo Civil probe penhora dos bens particulares dos scios e que no h previso legal exigida por referido dispositivo, in verbis: Art. 596. Os bens particulares dos scios no respondem pelas dvidas da sociedade seno nos casos previstos em lei; o scio, demandado pelo pagamento da dvida, tem direito a exigir que sejam primeiro excutidos os bens da sociedade. Aplica-se, portanto, ao caso vertente o dispositivo legal do artigo 5, II, da Constituio Federal, que dispe, in verbis: Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; Alegam, ainda, que a diferenciao do patrimnio da pessoa jurdica e dos scios indispensvel para a segurana e o bom andamento da poltica comercial.

Extenso das Obrigaes aos Bens Particulares


Dos Scios Dos Administradores Bens da empresa do mesmo grupo econmico

Legitimidade Procedimento e repercusso processual


Decreto de ofcio Divergncia entre os doutrinadores

PLS 166/10 Novo Cdigo de Processo Civil

Art. 77. Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado na forma da lei, o juiz pode, em qualquer processo ou procedimento, decidir, a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou dos scios da pessoa jurdica ou aos bens de empresa do mesmo grupo econmico.

Pargrafo nico. O incidente da desconsiderao da personalidade jurdica:

I pode ser suscitado nos casos de abuso de direito por parte do scio;

II cabvel em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentena e tambm na execuo fundada em ttulo executivo extrajudicial.

Art.78. Requerida a desconsiderao da personalidade jurdica, o scio ou o terceiro e a pessoa jurdica sero citados para, no prazo comum de quinze dias, se manifestar e requerer as provas cabveis. Art. 79. Concluda a instruo, se necessria, o incidente ser resolvido por deciso interlocutria impugnvel por agravo de instrumento.

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen