Sie sind auf Seite 1von 4

TDN > Softwares de Gesto > Microsiga Protheus > Recursos Humanos > Gesto de Pessoal > Banco

do Conhecimento > SEFIP Expand ALL Colapse ALL

Instrues - Novo Layout SEFIP 4.0


15540 EXECUTVEL COM DATA SUPERIOR A 22/03/2000.

FGTS - Atualizao ( SEFIP Verso - 4.0 ). A Caixa Econmica Federal, comunicou que a partir da competncia 03/2000, o FGTS (meio - magntico ), dever ser recolhido atravs da SEFIP verso 4.0, est verso tem o layout diferente da verso 3.0, portando foi desenvolvido novo programa para a gerao atravs do SIGAGPE.

Alterao do Menu Para rodar esse novo programa, deve ser atualizada a verso, com data superior a 22/03/2000 e deve ser criado no menu do SIGAGPE (SIGAGPE. MNU) uma nova opo com a seguinte descrio : "SEFIP 4.0" , chamando o programa "GPEM610".

Rodando SEFIP 4.0

Para executar o programa, deve ser checado os parmetros de gerao, onde foram criados novos cdigos e opes para preenchimento conforme segue abaixo : Data de Referncia = Data de competncia para processamento da SEFIP. Data Recolhimento FGTS = Data efetiva de recolhimento do FGTS. Data Recolhimento INSS = Data efetiva do recolhimento da GPS. Arquivo Destino = Caminho para gerao do arquivo SEFIP.RE. Filial De/Ate = Filiais a serem geradas. Centro de Custo De/Ate = Centros de Custo a serem gerados. Matricula De/Ate = Funcionrios a serem gerados. Gerar por Filial ou Centro de Custo = Filial para empresas que no necessitam gerar por tomador de servio ou quando cada filial for um tomador e, por Centro de Custo para empresas de prestao de servio ou construtora onde cada Centro de Custo possui um CGC ou CEI e deve ser gerado como tomadores de servios. Gerar c/CEI s/CEI ou Ambos = Para empresas que geram por Centro de Custo, quando selecionar a opo c/CEI, ser gerado para os centros de custos que tenham tomadores, se for s/CEI so os centros de custos que no possuem tomadores e pertenam ao CGC da empresa e se for Ambos, ser gerado para os dois casos c/CEI e s/CEI. Gerar C.C.Rateado Sim ou No = Para empresas que geram por Centro de Custo e que rateiam a folha de um mesmo funcionrios em diversos centros de custo. Folha/Ferias ou 13o.Salario = A opo Folha/Frias serve para os recolhimentos mensais , inclusive com o 13 Salrio em dezembro e 13 Salrio serve para emitir a GPS referente ao 13 Salrio. Movimento Mensal ou Acumulado = Mensal ser gerado sobre os valores variveis atuais e Acumulado serve para meses anteriores com movimentos j fechados. Base Fgts ou Inss = Serve para selecionar sobre qual remunerao dever ser informada por FGTS ou INSS. Agrupar Empresas Sim ou No = Serve para empresas que queiram juntar mais de uma empresa, em um mesmo arquivo. A primeira empresa a ser gerada no ms, deve estar com Agrupa=No, para a limpeza do arquivo SFP.DBF que esta com movimento anterior, e as demais com Agrupa=Sim. Centralizar Filiais Sim ou No = Serve para indicar se existe filial responsvel ou centralizadora. Filial Responsvel ou Centralizadora = Quando a opo Centralizar Filiais for "Sim", informar a Filial que centraliza as informaes e quando for "No" informar a responsvel pelas informaes . Cdigo Remag = Cdigo da Empresa na Caixa. Esta informao encontra-se nos parmetro Encargos Empresa do sistema por Filial, quando for preenchido este campo, ser considerado este cdigo para todas as filiais.

Cdigo Recolhimento SEFIP =Cdigo de Recolhimento de FGTS conforme tabela da Caixa demonstrada abaixo. Cdigo de recolhimento GPS =Cdigo de Pagamento GPS conforme tabela do INSS demonstrada abaixo. Tipo de Contrato Indeterminado ou Determinado = Selecionar para qual Tipo de Contrato, pois para cada Tipo de Contrato, os cdigos de recolhimento e arquivo so diferenciados. Recolh. INSS No Prazo, Em Atraso ou No Gera GPS= Indica o Recolhimento para o INSS . Recolh. FGTS No Prazo ou Em Atraso = Indica o Recolhimento de FGTS. ndice Correo INSS = ndice de correo quando em atraso. Optante pelo Simples = Informar se a Empresa optou ou no pelo recolhimento do imposto simplificado Origem Receita 1=Arrec.Evento 2=Arrec.Patrocionio 3=Arrec.Evento/Patrocinio = Informar sobre qual a origem do valor da receita a ser declarado. Valor da Arrec. Evento ou Patrocnio = Valor da Receita a ser declarada. Valor Produo Rural P. Fsica = Valor quando for Produtor Rural pessoa Fsica Valor Producao Rural P. Jurdica = Valor quando for Produtor Rural pessoa Jurdica. % de Iseno Filantropia = Percentual de iseno conforme Lei 0732/98. Nome do Contato na Empresa = Pessoa de contato para a Caixa. Telefone do Contato na Empresa = Telefone de contato da Empresa para a Caixa (DDD+TELEFONE). Endereo Internet para contato =Endereo da Internet para contato da Caixa com a empresa. Tipo Insc. Fornec. Folha de Pagamento = Tipo de inscrio da Empresa Fornecedora da Folha de Pagamento 1=CGC 1=CEI No. Insc. Fornec.Folha de Pagamento = Nmero do CGC ou CEI da Empresa fornecedora. Cdigo de recolhimento por C.Custo = Cdigo de Pagamento GPS conforme tabela do INSS, utilizado quando for gerado por Centro de Custo, com CEI ou Ambos. Campos Opcionais : Foram criados novos campos no Registro 20 (Tomador de Servio), para informar "Valor de Reteno" e "Valor das Faturas" emitidas para o tomador Lei. 9.711/98, para que esses valores sejam informados no sistema, as para empresas prestadores de servios, podem criar os seguintes campos no arquivo de Centro de Custo (SI3):

Novos : Descrio Tamanho Dec. Tipo I3_VALFAT 12 2 Numrico I3_RETIDO 12 2 Numrico J existentes: I3_TIPO 01 Caracter I3_CEI 14 Caracter I3_NOME 30 Caracter I3_ENDEREC 30 Caracter I3_BAIRRO 15 Caracter I3_CEP 08 Caracter I3_MUNICIP 20 Caracter I3_ESTADO 02 Caracter

Outro campo que passa a ser opcional a "Categoria do Trabalhador", se na empresa houverem outras categorias, poder ser criado no cadastro de funcionrios -SRA o campo RA_CATEG ,Tipo - Caracter, Tamanho - 02 e informar a categoria conforme a tabela da SEFIP, com este campo preenchido, o sistema passa a assumir o informado. O Sigagpe trata as seguintes categorias 01- Empregado 04 - Funcionrios com Tipo de Contrato "2"-Determinado 05 - Diretor com FGTS 11 - Diretor sem FGTS 13 - Autnomo VERSO X.07 EM DIANTE

TABELA DE CDIGO DE RECOLHIMENTO SEFIP

Cd. Situao 115 Recolhimento ao FGTS e informaes Previdncia Social (no prazo ou em atraso); 130 Recolhimento ao FGTS e informaes Previdncia Social relativas ao trabalhador avulso (no prazo ou em atraso); 145 Recolhimento ao FGTS de diferenas apuradas pela CAIXA; 150 Recolhimento ao FGTS e informaes Previdncia Social de empresa prestadora de servios com cesso de mo-de-obra e empresa de trabalho temporrio (Lei n 6.019/74), em relao aos empregados cedidos, ou de obra de construo civil - empreitada parcial (no prazo ou em atraso); 155 Recolhimento ao FGTS e informaes Previdncia Social de obra de construo civil - empreitada total ou obra prpria (no prazo ou em atraso); 307 Recolhimento de Parcelamento do FGTS e Informaes Previdncia Social; 317 Recolhimento de Parcelamento do FGTS de empresa com tomador de servios e Informaes Previdncia Social; 327 Recolhimento de Parcelamento do FGTS contratado segundo resoluo CCFGTS 325/1999 e Informaes Previdncia Social; 337 Recolhimento de Parcelamento do FGTS contratado segundo resoluo CCFGTS 325/1999 de empresas com tomador de servios e Informaes Previdncia Social; 345 Recolhimento ao FGTS de diferenas apuradas pela CAIXA de Parcelamento contratados segundo resoluo CCFGTS 325/1999; 418 Recolhimento recursal para o FGTS; 608 Recolhimento ao FGTS e informaes Previdncia Social relativos a dirigente sindical (no prazo ou em atraso); 640 Recolhimento ao FGTS para empregado no optante (competncia anterior a 10/1988); 650 Recolhimento ao FGTS e informaes Previdncia Social relativos a dissdio coletivo ou reclamatria trabalhista (no prazo ou em atraso); 660 Recolhimento exclusivo ao FGTS referente a reclamatria trabalhista (no prazo ou em atraso); 903 Declarao do valor adicional pago pelo sindicato a dirigente sindical; do valor pago pela Justia do Trabalho a magistrado classista temporrio; ou do valor pago pelos Tribunais Eleitorais aos nomeados magistrados, sobre os quais no incide FGTS; 904 Declarao para a Previdncia Social em decorrncia de reclamatria trabalhista; 905 Declarao para a Previdncia Social; 906 Declarao de ausncia de fato gerador das contribuies para a Previdncia Social e FGTS (Sem Movimento); 907 Declarao para a Previdncia Social de empresa prestadora de servios com cesso de mo-de-obra e empresa de trabalho temporrio (Lei n 6.019/74), em relao aos empregados cedidos, ou de obra de construo civil - empreitada parcial; 908 Declarao para a Previdncia Social de obra de construo civil - empreitada total ou obra prpria; 909 Declarao para a Previdncia Social relativa ao trabalhador avulso; 910 Declarao para a Previdncia Social relativa a dirigente sindical; 911 Declarao para a Previdncia Social de Cooperativa de Trabalho relativa aos contribuintes individuais cooperados.

Tabela de cdigos de pagamento da GPS Cdigo Descrio 1007 Trabalhador Autnomo e Equiparado Recolhimento Mensal NIT/PIS/PASEP 1104 Trabalhador Autnomo e Equiparado - Recolhimento Trimestral NIT/PIS/PASEP 1201 GRC Contribuinte Individual DEBCAD (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 1309 Segurado Empresrio Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP 1350 Segurado Empresrio Recolhimento Trimestral - NIT/PIS/PASEP 1406 Segurado Facultativo Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP 1457 Segurado Facultativo Recolhimento Trimestral - NIT/PIS/PASEP 1503 Segurado Especial - Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP 1554 Segurado Especial - Recolhimento Trimestral - NIT/PIS/PASEP 1600 Empregado Domstico Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP 1651 Empregado Domstico Recolhimento Trimestral - NIT/PIS/PASEP 1708 Reclamatria Trabalhista - NIT/PIS/PASEP 2003 Empresas Optantes pelo Simples CNPJ 2100 Empresas em Geral CNPJ 2119 Empresas em Geral CNPJ Recolhimento exclusivo para Outras Entidades (SESC, SESI, SENAI, etc.) 2208 Empresas em Geral CEI 2216 Empresas em Geral CEI Recolhimento exclusivo para Outras Entidades (SESC, SESI, SENAI, etc.) 2305 Entidades Filantrpicas com Iseno Total ou Parcial CNPJ 2321 Entidades Filantrpicas com Iseno Total ou Parcial CEI 2402 rgos do Poder Pblico CNPJ 2429 rgos do Poder Pblico CEI 2500 Recolhimento sobre a Receita Bruta de Espetculos Desportivos e Contratos de Patrocnio CNPJ 2607 Recolhimento sobre a Comercializao de Produto Rural CNPJ 2615 Recolhimento sobre a Comercializao de Produto Rural - CNPJ- exclusivo para Outras Entidades - SENAR 2631 Contribuio retida sobre a NF/Fatura da Empresa Prestadora de Servio CNPJ 2640 Contribuio retida sobre NF/Fatura da Prestadora de Servio - CNPJ (Uso exclusivo do rgo do Poder Pblico Administrao direta, Autarquia e Fundao Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, contratante do servio). 2658 Contribuio retida sobre a NF/Fatura da Empresa Prestadora de Servio CEI 2682 Contribuio retida sobre NF/Fatura da Prestadora de Servio - CEI (Uso exclusivo do rgo do Poder Pblico Administrao Direta, Autarquia e Fundao Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, contratante do servio) 2704 Recolhimento sobre a Comercializao de Produto Rural CEI 2712 Recolhimento sobre a Comercializao de Produto Rural CEI exclusivo para Outras Entidades - SENAR 2801 Reclamatria Trabalhista CEI 2810 Reclamatria Trabalhista CEI Recolhimento exclusivo para Outras Entidades (SESC, SESI, SENAI, etc.) 2909 Reclamatria Trabalhista CNPJ

2917 Reclamatria Trabalhista - CNPJ Recolhimento exclusivo para Outras Entidades (SESC, SESI, SENAI, etc.) 3000 ACAL CNPJ 3107 ACAL CEI 3204 GRC Contribuio de Empresa Normal DEBCAD (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 4006 Pagamento de Dbito DEBCAD (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 4103 Pagamento de Dbito CNPJ (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 4200 Pagamento de Dbito Administrativo Nmero do Ttulo de Cobrana (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 4308 Pagamento de Parcelamento Administrativo Nmero do Ttulo de Cobrana (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 6009 Pagamento de Dvida Ativa Dbito Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 6106 Pagamento de Dvida Ativa Parcelamento Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 6203 Recebimento de Crdito ou de Dvida Ativa - Ao Judicial Referncia 6300 Pagamento de Dvida Ativa, Cobrana Amigvel Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 6408 Converso em Receita de Depsito Judicial casos anteriores Lei no 9.703/98 CNPJ 6432 Converso em Receita de Depsito Judicial casos anteriores Lei no 9.703/98 CEI 6440 Converso em Receita de Depsito Judicial casos anteriores Lei no 9.703/98 DEBCAD 6459 Converso em Receita de Depsito Judicial casos anteriores Lei no 9.703/98 NB 6467 Converso em Receita de Depsito Judicial casos anteriores Lei no 9.703/98 NIT/PIS/PASEP 8001 Financiamento Imobilirio Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 8109 Aluguis Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 8133 Condomnio a Ttulo de Reembolso Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 8141 Parcelamento de Financiamento Imobilirio Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 8150 Parcelamento de Aluguis Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 8168 Taxa de Ocupao - Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 8176 Impostos e Taxas a Ttulo de Reembolso Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 8206 Alienao de Bens Imveis Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 8257 Alienao de Bens Mveis Referncia (Preenchimento exclusivo pelo INSS) 9008 Devoluo de Benefcio NB (Preenchimento exclusivo pelo INSS)

Nvel Acesso Nvel 1 (Acesso Clientes) Idioma Espanhol , Ingls

Das könnte Ihnen auch gefallen