Sie sind auf Seite 1von 10

Como elaborar seu Projeto de Pesquisa

(Draft, agosto 96)

Jos Eli da Veiga


USP (Dep.Economia & PROCAM)
zeeli@usp.br

Verso ligeiramente modificada do texto Como transformar seu plano de trabalho em projeto de pesquisa preparado para os Seminrios de Integrao do primeiro semestre de 1995 (terceira turma do PROCAM)

-AO objetivo maior do Mestrado demonstrar que o aluno possui:


* * * Conhecimento sobre a bibliografia geral da rea de concentrao; Conhecimento da bibliografia especfica do tema da pesquisa selecionada;

Capacidade de descobrir, selecionar, discutir e criticar os dados mais importantes das bibliografias estudadas; Capacidade de reorganizar, de forma coerente, os dados utilizados; Aptido para expor com clareza o "estado da arte" do seu campo de pesquisa2.

* *

Para produzir em 30 meses uma boa Dissertao de Mestrado fundamental que seu Projeto de Pesquisa seja redigido em 6 meses3. O problema que voc talvez nem saiba o que um projeto de pesquisa cientfica. provvel que seus estudos anteriores e sua vida profissional nunca o tenham obrigado a apresentar um projeto desse tipo. Talvez voc nunca tenha se deparado com um bom projeto de investigao. No se trata de nenhum bicho de sete cabeas, mas uma tarefa que exige muita dedicao. Quando ele estiver pronto, voc perceber que contm, no mximo, 1% de inspirao e, no mnimo, 99% de concentrao.

Por isso, este texto tem trs objetivos bsicos: * * ajud-lo a entender o que um projeto de pesquisa cientfica; ajud-lo a avaliar a distncia que o separa de seu futuro Projeto de Pesquisa; ajud-lo a descobrir a melhor maneira de encurtar essa distncia.

Conforme a "Proposta para reduo dos prazos de titulao na ps-graduao strictu sensu", (Texto para discusso elaborado pela Pr-reitoria de Ps-Graduao, s/d) O prazo de 30 meses uma meta importante para o PROCAM e tende a se tornar uma exigncia geral na USP.

-B1. Os ingredientes bsicos

Um projeto de pesquisa contm, no mnimo, dez componentes, dos quais os quatro que esto em negrito so os mais rduos 4: - ttulo; - delimitao do assunto (tema); - objetivos; - justificativa; - reviso da produo cientfica j acumulada sobre o tema; - formulao do problema; - hiptese(s); - descrio dos procedimentos; - cronograma de execuo - bibliografia

(a) Em vez de dez, podem ser enumerados uns vinte. Basta, que se desagregue o tem "descrio dos procedimentos" (e se inclua "oramento", "anexos", etc). Por exemplo, no caso de pesquisa experimental, costuma-se desagregar a descrio dos procedimentos em: definio operacional das variveis, indicao das variveis de controle, descrio da populao, mtodo de amostragem, indicao do instrumento e como ser aplicado na coletada de dados, constituio ou no de grupo de controle; como sero conduzidos a coleta e o registro das informaes a serem colhidas; etc. Considerando-se, entretanto, a variedade das reas temticas cobertas pelo que estamos entendendo por "Cincia Ambiental", o eventual detalhamento na descrio dos procedimentos depender, sobretudo, do problema e da(s) hiptese(s). (b) A ordem em que aparecem nossos dez ingredientes a ordem lgica em que devem aparecer no projeto. Mas o processo de reflexo sobre ele no est preso a essa ordem. Por isso, este texto segue, primeiro, o encadeamento mais comum do processo de concepo para, depois, incluir observaes sobre os elementos necessrios exposio.

-C2. A delimitao do assunto (tema)

O que est em jogo, aqui, , antes de tudo, a prpria viabilidade da pesquisa. Sua pretenso inicial precisa ser pragmaticamente reduzida a dimenses adequadas a dois anos de trabalho "solitrio" de um bolsista com pouca (ou nenhuma) experncia de pesquisa. A preocupao geral que o levou a escolher uma determinada temtica da "Cincia Ambiental" pode ser mantida, mas voc ter que circunscrever um aspecto bem menos abrangente para que possa elaborar seu Projeto de Pesquisa. Como no h escassez de assuntos a serem pesquisados - sobretudo no amplo leque de desafios colocados pela problemtica ambiental - a deciso pode envolver muitas dificuldades. Mais do que em outras reas do conhecimento, haver tendncia a se enfrentar questes muito abrangentes, de difcil enquadramento numa pesquisa individual no mbito de um Mestrado. E a reduo de uma questo ampla a um bom assunto de pesquisa pode ser muito angustiante, sobretudo para quem tem ambio holstica (como bem provvel que seja o seu caso). Voc j fez uma seleo. Ela resultou de algum interesse particular ou profissional, prtico ou terico, antigo ou simplesmente instigado por suas ltimas leituras. Seja qual for o caso, bom que algumas coisas fiquem bem claras desde j: - o assunto deve corresponder ao seu gosto e, portanto, proporcionar-lhe uma experincia psicologicamente gratificante, alm, claro, de contribuir para o avano da Cincia Ambiental; - o assunto deve ser bem adequado, tanto sua formao, quanto ao tempo, recursos e energia que voc poder consagrar a essa pesquisa; - o assunto deve estar suficientemente documentado. Isto , o material bibliogrfico pertinente deve ser suficiente, facilmente identificvel, disponvel, acessvel, e, sobretudo, deve permitir uma rpida "varredura"; No existe qualquer receita que permita a delimitao do assunto (tema). No mximo, pode-se aconselhar a fixao de limites, particularmente de tempo e espao, isto , a indicao do mbito histrico e geogrfico que envolve o tema. As outras possibilidades de decomposio de uma temtica mais ampla em diversos tpicos de pesquisa dependero de uma discusso mais aprofundada com pessoas mais

-D-

experientes, a comear, evidentemente, por seu orientador. Quase sempre necessrio ampliar ou aprofundar suas leituras anteriores sobre o assunto para que os critrios de "corte" comecem a aparecer.

Vamos ver se um exemplo hipottico ajuda a esclarecer esta questo.

Suponha que o assunto de seu interesse fosse, por exemplo, "as implicaes ambientais da biotecnologia". Uma boa medida seria logo "baixar a bola", reduzindo o escopo aos possveis efeitos imediatos da liberao de um produto biotecnolgico especfico sobre um determinado ecossistema. Delimitar, de fato, poderia ser, por exemplo, propor um "estudo de caso" (pesquisa descritiva), ou relatar algum "teste" (pesquisa experimental), se o acesso fosse possvel. Todavia, tendo presente as caractersticas de uma Dissertao de Mestrado do PROCAM, o mais indicado - e mais prudente - seria escolher um produto especfico (p.ex: alguma "frankenfood", como o tomate da Calgene) e organizar uma boa exposio sobre esse tema, com base nas fontes secundrias (pesquisa bibliogrfica), entrevistas com especialistas, e eventuais consultas a outras fontes primrias. Essa exposio deveria ser do tipo descrio analtica, centrada numa comparao dos argumentos das correntes favorveis e opostas liberao do produto no ambiente.

Como esse exemplo sugere, a delimitao do assunto - ou escolha do tema especfico do projeto de pesquisa - pode esbarrar numa tendncia (muito recorrente entre mestrandos) de se optar por temas que, por sua extenso e complexidade, no permitem a profundidade. Tambm muito comum que o candidato a pesquisador resista necessria delimitao, por consider-la menos importante, muito despretenciosa, ou desestimulante. Nesse caso, bem provvel que perder muito tempo at se convencer que sua opo original era genrica demais para resultar numa boa dissertao no prazo de 30 meses.

-E3. A "reviso de literatura"

Para delimitar o assunto, o processo de reviso de literatura j foi forosamente iniciado. A diferena que, neste tpico do projeto de pesquisa, deve aparecer uma reviso mais articulada e bem concentrada no tema especfico que acabou sendo retido. Ou seja, se esse tema for "o tomate da Calgene", de pouco servir a reviso mais geral de literatura que deve ser sido feita sobre a biotecnologia em geral. Neste tem do projeto, a maior importncia estar na comparao de documentos cientficos (artigos, comunicaes, entrevistas, etc) sobre o tema especfico. E essa comparao deve ser organizada de tal forma que a posterior formulao do problema seja sua decorrncia lgica. Em outras palavras, no se trata de fazer uma "colcha de retalhos", emendando citaes dos documentos consultados, mas sim de articular idias que conduzam formulao do problema; idias estas que devero estar apoiadas nas referncias cientficas citadas. A pesquisa bibliogrfica sobre a qual se constri este tpico do projeto de pesquisa no pode deixar de lado nenhuma obra importante sobre o tema especfico. Mas impossvel que consiga ser exaustiva. Ou seja, a reviso de literatura do projeto de pesquisa ser, por definio, exploratria. A demonstrao de que o pesquisador no deixou "escapar" nenhum trabalho relevante dever ser feita, no devido tempo, pela Dissertao. Por melhor que seja a preparao do projeto de pesquisa, inevitvel que esta ou aquela referncia s seja descoberta na fase posterior (e mais longa) de execuo. Ao mesmo tempo, se uma contribuio cientfica muito importante sobre o tema especfico da pesquisa no for includa na reviso de literatura do projeto de pesquisa, bem provvel que a proposta venha a ser considerada "imatura" pelos relatores (ou pareceristas). Por isso, voc estar correndo muito risco se construir o seu Projeto sobre o flcido alicerce de um levantamento bibliogrfico precrio, ou feito s pressas. Prepare-se, portanto, para passar longos dias em bibliotecas especializadas e para correr atrs de pessoas bem informadas sobre o tema. Em princpio, o seu orientador indicar centros de documentao que precisaro ser rastreados, e pesquisadores, autoridades e outros agentes que precisaro ser entrevistados. Se voc subestimar a importncia destas tarefas, seu trabalho exploratrio ser muito parcial e voc pagar um alto preo nas fases posteriores da investigao. Pode ser muito desagradvel descobrir, tarde demais, um documento que sugere algum tipo de inconsistncia na formulao do projeto. Bem melhor se prevenir.

-F4. A formulao do problema

Um problema bem formulado mais importante para o desenvolvimento da cincia do que sua eventual soluo. Mesmo que no solucione, uma investigao pode ter um grande mrito se abrir, ou pavimentar, um caminho. Muitas outras pesquisas o trilharo at que o "mistrio" seja desfeito, gerando novas interrogaes. " precisamente este sentido do problema - diz Bachelard - que d a marca do verdadeiro esprito cientfico"5. "Enquanto o assunto permanecer assunto, no se iniciou a investigao propriamente dita. O assunto escolhido ser questionado, portanto, pela mente do pesquisador, que o transformar em problema, mediante seu esforo de reflexo, sua curiosidade ou talvez seu gnio." (Cervo & Bervian,1974:77) Conseguir uma boa formulao do problema exige um grande esforo para espantar ambiguidades. E, quando o problema estiver claro para o pesquisador - isto , suficientemente amadurecido pelo estudo da produo cientfica pertinente - quase certo que poder ser formulado como simples pergunta. "A colocao interrogativa tem a virtude de formular o problema de maneira direta". (Marinho,1980:28) Se o pesquisador no consegue formular o problema central da pesquisa por meio de uma pergunta bem direta, o mais provvel que ele tenha feito uma insuficiente discusso da produo cientfica j existente sobre aquele assunto. Ou seja, quando o conhecimento acumulado sobre o tema selecionado no foi suficientemente digerido, vrios problemas se superpem na mente do pesquisador, e suas tentativas de definir "o" problema resultam em proposies hermticas, intrincadas, nebulosas, e, at, bizantinas. Voc s poder formular a pergunta da pesquisa se fizer uma boa reviso de literatura, refletir, discutir com o orientador, reler parte do material, esboar algumas perguntas, submet-las ao orientador, descartar as menos pertinentes, reformular as outras, voltar a discut-las, e assim por diante, at se fixar numa frase interrogativa que sintetize bem o problema da pesquisa.
5

"C'est prcisment ce sens du problme qui donne la marque du vritable esprit scientifique". Gaston BACHELARD, La formation de l'esprit scientifique, p.14, apud Cervo & Bervian (1974:77)

-G5. A(s) hiptese(s)

"Hiptese sempre uma conjectura inteligente, em relao a um problema, numa tentativa de explicao satisfatria dos fenmenos envolvidos. Como norma, as hipteses buscam oferecer explicaes gerais de relao ou de causalidade, pelas quais os fenmenos se comportam de determinada maneira." (Marinho,1980:29) "Em termos gerais, a hiptese consiste em supor conhecida a verdade ou explicao que se busca. Em linguagem cientfica, a hiptese equivale, habitualmente, suposio verossmel, depois comprovvel ou denegvel pelos fatos, os quais ho de decidir, em ltima instncia, sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar. A hiptese a suposio de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenmeno at que os fatos a venham contradizer ou afirmar." (Cervo & Bervian,1974:29) Dito de forma mais simples e direta, a hiptese da pesquisa uma resposta provisria pergunta que sintetizou o problema. Se a pergunta da pesquisa fosse, por exemplo, "Qual a atividade econmica que mais tem contribudo para a degradao da mata ripria no Estado de So Paulo", a hiptese poderia ser, por exemplo, "A agricultura, visto que..(razes)". A pesquisa visar justamente procurar as evidncias que permitam a confirmao, ou no, dessa hiptese (resposta provisria). Caso as evidncias colhidas no processo investigativo no confirmem essa hiptese, elas certamente traro, por si mesmas, uma nova hiptese. Aconteceu exatamente isto com a primeira dissertao de mestrado defendida no PROCAM. A hiptese inicial (agricultura) no foi confirmada pelas evidncias colhidas. Na regio estudada, a explorao da areia na beira rio tem sido muito mais devastadora que qualquer outra atividade. Esta concluso da pesquisa no responde inteiramente interrogao sobre os fatores que tm gerado a degradao da mata ripria em todo o Estado de So Paulo. Mas fornece uma boa hiptese para outras pesquisas. A investigao abriu um caminho que no havia sequer sido cogitado pela pesquisadora, e por seu orientador, na fase exploratria de elaborao do projeto de pesquisa. O trabalho foi frutfero porque o problema (pergunta) e a hiptese (resposta provisria) haviam sido formulados sem rodeios e ambiguidades. A hiptese funciona como uma verdadeira bssola. ela que ajuda o pesquisador a sair dos inmeros labirintos em que infalivelmente se mete.

-H6. Outros

Quando voc tiver formulado sua hiptese, depois de percorrer as trs etapas anteriores (delimitao do tema, reviso de literatura e formulao do problema) os outros seis ingredientes bsicos necessrios redao do projeto de pesquisa certamente fluiro com mais facilidade. Ficar mais simples tomar uma boa deciso sobre o ttulo, definir objetivos e justific-los. Tambm no dar muito trabalho descrever os procedimentos previstos na procura das evidncias que possam confirmar, ou no confirmar, a hiptese. E o planejamento desses procedimentos em etapas de trabalho, com os perodos de execuo, tambm no esbarraro em dificuldades significativas. necessrio, entretanto, advertir para a necessria coerncia que deve existir entre hiptese, procedimentos e cronograma. Os relatores (ou pareceristas) daro muita importncia a este aspecto. Ser que os procedimentos descritos permitiro, de fato, testar aquela hiptese? Ser que tais procedimentos podero, de fato, ser concludos nos prazos indicados? H, evidentemente, uma dose admissvel de incerteza. Mas os relatores sero pesquisadores experientes que no tero dificuldade em perceber incongruncias metodolgicas ou "chutes" sobre prazos. De resto, o projeto de pesquisa deve respeitar certas normas sobre ttulo, linguagem, citaes, notas de rodap, traduo, tabelas, grficos, notaes convencionais, referncias bibliogrficas. Tais normas so idnticas s que vigoram para a redao da prpria Dissertao (e dos trabalhos cientficos em geral). Esclarecimentos muito teis sobre essas normas podem ser encontrados em diversas publicaes, como, por exemplo, a de Vieira (1991). Finalmente, preciso enfatizar que transformar um plano de trabalho em projeto de pesquisa cientfica nunca uma tarefa leve, mesmo para pesquisadores experimentados, que j no precisam de orientao (doutores). E pode ser bem pesada para quem enfrenta o desafio pela primeira vez, como talvez seja seu caso. Por isso, bom assumir desde j que seu Projeto s ficar bom se seu trabalho exploratrio for bem feito. E esse trabalho s ser bem feito se voc cultivar muita curiosidade intelectual, entusiasmo, independncia mental, capacidade de trabalho e ambio. (Vieira,1990:74) BOA SORTE ! Indicaes bibliogrficas

-I-

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1978) Normas ABNT sobre documentao; referncias bibliogrficas - NB-66, Rio de Janeiro, s.ed. BECKER, Howard S. (1986) Writing for Social Scientists. How to Start and Finish Your Thesis, Book, or Article. The University of Chicago Press CASTRO, Cludio de Moura (1976) Estrutura e apresentao de publicaes cientficas, ed. McGraw-Hill _______________________ (1977) A prtica da pesquisa, ed. McGraw-Hill CERVO, Amado Luiz & Pedro Alcino Bervian (1974) Metodologia Cientfica, ed. McGrawHill, 3 edio: 1983 ECCO, Umberto (1983) Como se faz uma tese, ed.Perspectiva FERRARI, Alfonso Trujillo (1982) Metodologia da pesquisa cientfica, ed. McGraw-Hill FIGUEIREDO, Laura Maia & Llia Galvo Caldas da Cunha (1967) Curso de bibliografia geral, ed. Record GEWANDSZNAJDER, F. (1989) O que mtodo cientfico, ed.Pioneira HOUAISS, Antnio (1967) Elementos de bibliografia, Instituto Nacional do Livro LAKATOS, E.M. & M.A.Marconi (1986) Metodologia do trabalho cientfico, ed.Atlas MARINHO, Pedro (1980) A Pesquisa em Cincias Humanas, ed. Vozes REY, L. (1987) Planejar e redigir trabalhos cientficos, ed. Edgar Blucher RUDIO, Franz Victor (1978) Introduo ao projeto de pesquisa cientfica, ed. Vozes RUIZ, Joo lvaro (1986) (2 ed.) Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos, ed.Atlas SEVERINO, Antonio Joaquim (1983) Metodologia do trabalho cientfico, Cortez & Moraes Editora VIEIRA, Sonia (1991) Como Escrever uma Tese, ed. Pioneira

Das könnte Ihnen auch gefallen