Sie sind auf Seite 1von 14

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 1 de 14

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas


Atitude Editorial

Por Antnio Carlos Delaiba, Camila Guesine dos Santos, Elise Saraiva, Jos Wilson Resende, Marcelo Lynce Ribeiro Chaves - 22 de Fevereiro de 2010

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas Uma anlise do efeito de descargas atmosfricas em cargas alocadas em mdia e baixa tenso, considerando a influncia causada pela resistncia de aterramento e a utilizao de supressores de surto como forma de atenuar as sobretenses induzidas que atingem os consumidores

Com a evoluo da tecnologia da eletrnica de potncia, os consumidores residenciais passaram a possuir, cada vez mais, equipamentos eletrnicos sensveis a sobretenses. Surge deste quadro uma grande preocupao por parte das concessionrias de energia relacionada proteo de suas redes de transmisso e distribuio devido a distrbios eltricos, tais como: variaes de curta durao, transitrios tpicos de energizao ou de descargas atmosfricas.

Um dos principais distrbios causadores de danos a equipamentos de consumidores so as sobretenses induzidas ocasionadas pelo impacto de descargas atmosfricas, tanto diretas quanto indiretas, no sistema eltrico. Percebe-se, a partir deste quadro, uma necessidade de estudos mais aprofundados sobre os efeitos das descargas atmosfricas no sistema eltrico, a fim de aprimorar os sistemas de proteo e prevenir os danos a equipamentos.

Neste contexto, importante ressaltar que as modelagens de sistemas eltricos utilizadas para estes tipos de estudos devem ser as mais fiis possveis s condies reais, principalmente em relao ao aterramento dos equipamentos modelados, pois somente assim os resultados obtidos concedero embasamento tcnico para anlises dos impactos gerados sob as protees e posterior estudo de solues e melhorias.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 2 de 14

No presente trabalho, so apresentados estudos onde so analisados os efeitos das sobretenses geradas por descargas atmosfricas incidentes diretamente nas linhas de alta (AT - 88 kV) e mdia tenso (MT - 13,8 kV). Os efeitos destes impactos so analisados nas regies de mdia e baixa tenso (BT - 220 V), nas quais, em geral, esto uma grande quantidade de consumidores industriais e residenciais. Nestas anlises sero avaliadas a influncia das resistncias de aterramento no valor do nvel da tenso de surto induzida.

Todas as modelagens e simulaes do sistema estudado foram feitas com o software Alternative Transient Program (ATP). Neste artigo optou-se por estudar casos considerando descargas atmosfricas com incidncia direta nos circuitos em 13,8 kV, pois se tratam dos casos com sobretenses de surto mais severas e com maiores potenciais causadores de danos a equipamentos de consumidores. Quanto aos circuitos secundrios, abaixo de 600 V, estes so posicionados em alturas inferiores s dos condutores da rede primria. Por isso, esta ltima normalmente funciona como blindagem, tornando rara a incidncia direta de descargas atmosfricas nas redes de baixa tenso.

Modelagem do sistema No presente trabalho, foram utilizadas as modelagens relacionadas subestao (SE) de Barueri, pertencente AES Eletropaulo. Para os propsitos das anlises, ser modelado e analisado apenas um ramal de distribuio de 13,8 kV, que parte da SE Barueri rumo aos consumidores.

A Figura 1 ilustra o diagrama unifilar geral simplificado do sistema eltrico modelado. O sistema constitudo de uma linha de transmisso em 88 kV, a qual alimenta a SE, mais precisamente, a um transformador de 40 MVA (88 kV/13,8 kV). Esta linha de transmisso ser representada por um comprimento de 2.700 m, que suficiente para simular as descargas atmosfricas que iro impactar na SE (na Figura 1 esta linha est situada no setor A). Conforme ilustrado na Figura 1, na sada em 13,8kV da SE, h um alimentador que, ao longo da cidade, alimentar trs transformadores de distribuio, de 45 kVA cada (na Figura 1 este alimentador est situado no setor B). Tem-se ainda que o comprimento deste alimentador, desde a SE at o primeiro transformador de distribuio, de 1.000 m. Em sequncia, a distncia entre a SE e o segundo transformador de 1.500 m e, at o terceiro, de 2.000 m. Ao final de cada transformador de distribuio, inseriu-se uma carga RL, a qual visa representar um consumidor residencial a ser alimentado por este transformador.

A SE protegida contra transitrios por dois para-raios: um na entrada e outro na sada da SE (uma vez que, na sua sada h alimentadores, em 13,8kV). Esta SE tambm possui, dentre outros componentes, dois barramentos, quatro chaves seccionadoras, um conjunto de cabos subterrneos, trs disjuntores, um conjunto de bancos de capacitores e uma malha de aterramento interligada.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 3 de 14

Figura 1 Esquema unifilar geral do sistema eltrico modelado Uma vez que o objetivo aqui apresentar e analisar os efeitos de descargas atmosfricas sobre a tenso de alimentao, desde o local de seu impacto at a entrada de energia do consumidor, no sero includas modelagens especficas das cargas contidas no interior das instalaes dos consumidores.

As modelagens das linhas de transmisso e distribuio, bem como do interior da SE (para-raios, disjuntor, seccionadora, barramento, malha de terra, transformador de potncia, cabos dos sistemas de 88 kV e 13,8 kV), foram baseadas no Relatrio parcial 2.4, Modelagem dos equipamentos e demais componentes da ETD Barueri e no Relatrio parcial 3.4, Modelagem da RAE Barueri. Esses relatrios dizem respeito a um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Faculdade de Engenharia Eltrica da Universidade Federal de Uberlndia (UFU) em conjunto com a AES Eletropaulo. Tal projeto teve como objetivo a anlise de impactos de descargas atmosfricas, chaveamentos e curtos no interior de estaes de transmisso e distribuio (ETDs).

As demais modelagens requeridas para este trabalho, e no desenvolvidas nos documentos citados, sero apresentadas a seguir.

Transformador de distribuio Uma vez que, para o estudo de descargas atmosfricas o acoplamento magntico entre as trs fases do transformador no relevante, utilizou-se o modelo monofsico de transformador saturvel existente no ATP. Assim, a modelagem do transformador de potncia trifsico foi feita considerando um banco de transformadores monofsicos ligados em delta no primrio (AT) e em estrela aterrada no secundrio (BT).

Para o estudo de descargas atmosfricas, importante que todas as capacitncias de fuga sejam representadas. Sendo assim, as capacitncias foram agrupadas em trs valores tpicos, conforme segue:

- capacitncia de fuga do enrolamento do primrio para a terra; - capacitncia de fuga do enrolamento do secundrio para a terra; - capacitncia de fuga entre os enrolamentos primrio e secundrio.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 4 de 14

Para a anlise de fenmenos transitrios rpidos ou extra rpidos, tais como descargas atmosfricas ou chaveamento de manobras, a caracterstica de magnetizao do transformador no fundamental. Sendo assim, tal caracterstica foi considerada linear e representada por um nico ponto que representa a condio nominal.

Supressor de surto Neste trabalho ser analisada a influncia da presena ou no de supressores de surto na entrada de consumidores alocados na tenso de 220 V.

Um supressor de surto, como se sabe, consiste em uma resistncia varivel, isto , um varistor. O ATPDraw apresenta alguns modelos de varistores nos quais preciso entrar com dados de uma curva caracterstica de funcionamento. Para este trabalho, optou-se por utilizar o modelo no linear R(i) type 99 pela simplicidade e eficincia. A curva caracterstica do supressor em 220 V utilizada na presente modelagem apresentada na Figura 2.

Figura 2 Curva caracterstica do supressor

Cabo de ligao do consumidor rede de distribuio Na modelagem do cabo de conexo do consumidor rede eltrica ser considerada apenas a sua capacitncia, uma vez que este o principal elemento que ir influenciar na atenuao do surto de tenso gerado pela descarga atmosfrica. Efetuou-se a determinao da capacitncia do cabo de ligao por meio da rotina cable constants do ATP.

Para tanto, foram requeridos dados das seguintes grandezas do cabo: raio do condutor, espessura da isolao, espessura da blindagem e da capa externa, permeabilidade e permissividade eltrica, arranjo geomtrico do sistema dos cabos e sua forma de instalao. Para a modelagem implementada, os dados das grandezas anteriores foram retirados do catlogo do fabricante para cabos at 450 V. Considerou-se um cabo trifsico de 30 m. Aps processada a sub-rotina, obteve-se uma capacitncia para o cabo de ligao de valor 0,98 F.

Carga do consumidor

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 5 de 14

Para representao da carga dos consumidores no ATP utiliza-se uma carga RL trifsica ligada em estrela aterrada. Os consumidores esto alocados no lado de 220 V dos trs transformadores de distribuio (45 kVA). Assim, nas simulaes, os consumidores foram representados por trs conjuntos de cargas (um conjunto para cada secundrio de transformador). O valor destas cargas concentradas de 80% da potncia nominal dos transformadores (45 kVA), com fator de potncia igual a 0,96.

Fonte da descarga atmosfrica Os dados utilizados para a descarga atmosfrica foram obtidos por meio dos estudos realizados pelo projeto de P&D desenvolvido pela UFU em conjunto com a AES Eletropaulo. Tal projeto baseou-se em dados armazenados em uma rede integrada de deteco de descargas atmosfricas, composta por 23 sensores distribudos pelos Estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Esprito Santo, Gois, Paran e Minas Gerais. Fez-se uma anlise sobre a intensidade das descargas atmosfricas ocorridas pelo perodo de um ano na regio da SE Barueri. Posteriormente, obteve-se uma mdia ponderada mensal e, em seguida, fez-se uma mdia ponderada anual, chegando ao valor de 20 kA, para o ano de 2004.

Para os valores de tempo de calda e tempo de crista foram utilizadas as recomendaes da ABNT NBR 8186 (Guia de aplicao de coordenao de isolamento) e da ABNT NBR 5440 (Transformadores para redes areas de distribuio). Resultou-se, assim, em uma fonte de surto com descarga de 20 kA, tempo de crista de 1,2 s e tempo de calda de 50 s.

As anlises desenvolvidas Para cada descarga atmosfrica aplicada ser adotado um valor diferente para a resistncia de aterramento dos transformadores de distribuio. O objetivo disso o de verificar a influncia do aterramento no impacto das descargas atmosfricas junto aos consumidores.

Os valores adotados para as resistncias de terra sero os seguintes: RT = 10 O; 30O; 100 O; 105 O (este ltimo valor representar um valor infinito, ou seja, ausncia de aterramento).

Para as figuras a seguir, que apresentam os nveis de tenso de surto, o eixo das abscissas corresponde aos diferentes pontos de aterramento na malha de terra. Para melhor entendimento, tais figuras mostram os nveis de tenso nos transformadores de distribuio com a seguinte legenda:

- Transformador 1 (em azul) localizado a 1.000 m da sada da SE; - Transformador 2 (em amarelo) localizado a 1.500 m da sada SE; - Transformador 3 (verde) localizado 2.000 m da sada da SE.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 6 de 14

Durante este estudo, foram analisadas trs hipteses de ocorrncias de descargas atmosfricas:

Descarga atmosfrica incidente no cabo fase da linha de transmisso (em 88 kV), tambm bem prxima penltima sustentao antes da entrada da SE (setor A da Figura 1);

Descarga atmosfrica incidente em cabo fase da linha de distribuio (em 13,8 kV), a 500 m da sada da SE (setor B da Figura 1).

Descarga atmosfrica incidente no cabo guarda (para-raios) da linha de transmisso (88 kV), em local bem prximo penltima sustentao antes da entrada da SE (setor A da Figura 1);

Descarga direta no cabo fase da linha de transmisso (88 kV) A Figura 3 apresenta os nveis mximos da tenso de surto na alta tenso dos trs transformadores de distribuio em relao s diferentes resistncias de aterramento.

Figura 3 Nveis mximos da tenso de surto na AT dos transformadores de distribuio

Pela Figura 3 observa-se que para os transformadores 1 e 2 h uma leve tendncia de crescimento do nvel de tenso de surto conforme o valor da resistncia de aterramento aumenta. Porm, para o transformador 3, mesmo para os diferentes valores de resistncia de aterramento, no houve grandes diferenas entre os valores mximos de tenso de surto (sempre em torno de 121 kV). No entanto, para este transformador, o nvel da tenso de surto ultrapassa o nvel bsico de isolamento, que de 90 kV. Por isso, ser necessria a insero de um para-raios de proteo. Tal fenmeno ocorre devido reflexo da onda do sinal de tenso no final da linha de distribuio.

Para os transformadores 1 e 2, cujo nvel bsico de isolamento (NBI) tambm de 90 kV, a tenso de surto se manteve dentro dos nveis de suportabilidade, no sendo necessria a insero de para-raios de proteo.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 7 de 14

Visando reduzir o impacto da descarga no cabo fase, no transformador 3, inseriu-se um para-raios na entrada do equipamento e os resultados esto na Figura 4. Cabe aqui ressaltar que, para este caso, no foi considerada a hiptese com a resistncia de terra no valor de 105 O (a qual representa uma resistncia infinita), pois isso equivaleria a no aterrar o para-raios inserido no transformador 3.

Da Figura 4 possvel observar mais uma vez que, mesmo para os diferentes valores de resistncia de aterramento dos transformadores 1 e 2, no houve grandes diferenas entre os valores mximos de tenso de surto, os quais continuaram se mantendo dentro dos limites de suportabilidade dos dois equipamentos, inclusive apresentando uma queda em seu valor em relao aos apresentados na Figura 3.

Figura 4 Nveis mximos da tenso de surto na AT dos transformadores de distribuio com a insero de para-raios de proteo no transformador 3

Para o transformador 3, a insero do para-raios se mostrou eficaz, cortando a tenso de surto por volta de 30 kV.

Prosseguindo nas anlises, a Figura 5 apresenta os nveis mximos da tenso de surto no secundrio dos transformadores de distribuio (lado de 220 V) em relao s suas diferentes resistncias de aterramento, j com a insero de para-raios de proteo no transformador 3.

Observa-se que, conforme os valores das resistncias de terra dos transformadores aumentam, os nveis das tenses de surto que atingem a baixa tenso tambm crescem.

Outro ponto relevante a ser observado a intensidade do nvel da tenso de surto que atinge o secundrio dos transformadores, apresentando valores demasiadamente elevados.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 8 de 14

Figura 5 Nveis mximos da tenso de surto na baixa tenso com a insero de para-raios de proteo no transformador 3

A Figura 6 ilustra os resultados obtidos com a insero de supressores de surto no secundrio de cada transformador de distribuio (lado de 220 V).

Figura 6 Nveis mximos da tenso de surto na baixa tenso com insero de supressor de surto no secundrio de cada transformador

Verifica-se que esta proposta (insero do supressor junto ao secundrio dos transformadores) mostrou-se bastante eficaz, pois, assim, consegue-se atenuar consideravelmente o nvel de tenso de surto que atinge a baixa tenso. Os nveis mximos de tenso de surto agora obtidos variam entre 270 V e 280 V (ao contrrio dos valores observados na Figura 5, sempre entre 16 kV e 22 kV).

Pode-se considerar que os resultados obtidos para todas as resistncias de terra foram bastante aproximados. Sendo assim, possvel observar que, com a insero do supressor, o valor da resistncia de aterramento no influenciou de forma considervel no nvel da tenso de surto na baixa tenso.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 9 de 14

Descarga direta na linha de distribuio (13,8 kV) A Figura 7 apresenta os nveis mximos da tenso de surto na mdia tenso (13,8 kV) dos trs transformadores de distribuio em relao s diferentes resistncias de aterramento dos equipamentos.

Verifica-se que o nvel da tenso de surto que atinge os transformadores de distribuio extremamente elevado, chegando ordem de megawatts! Uma descarga com tal ordem de grandeza, ao incidir sobre a linha, ir causar flash over nos isoladores e romper o isolamento de eventuais para-raios existentes.

Figura 7 Nveis mximos da tenso de surto na AT dos transformadores de distribuio para descarga de 20 kA

A fim de verificar o efeito da resistncia de terra na atenuao de descargas atmosfricas para este mesmo caso, tambm se efetuou simulao adotando outros valores para a corrente de descarga: 20 kA (j utilizado inicialmente), 15 kA e 10 kA. Devido ao alto valor da corrente de descarga, foi considerada a insero de pararaios de proteo na alta tenso dos trs transformadores de distribuio.

Pode-se inferir a partir dos resultados que, independente do valor da corrente de descarga atmosfrica, o nvel de tenso de surto no primrio (13,8 kV) dos transformadores de distribuio, depois de atenuado pelos pararaios, ser sempre em torno de 30 kV.

Em relao ao secundrio dos transformadores de distribuio, o aumento do valor da resistncia de terra influenciar no valor da tenso de surto. O secundrio do transformador 1 o mais afetado pela descarga. Este quadro pode ser explicado devido s diferenas de proximidades destes equipamentos em relao ao local da descarga atmosfrica. O transformador 1, sendo o mais prximo deste local (500 m), recebe a descarga com toda sua intensidade de corrente.

A seguir ser apresentada uma anlise mais detalhada, considerando uma descarga atmosfrica com forma de onda de 1,2 s x 50 s 2,5 kA, incidindo na linha de distribuio de 13,8 kV a 500 m da sada da SE.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 10 de 14

Na Figura 8 observa-se que, para o transformador 1, com o aumento do valor da resistncia de aterramento, o nvel de tenso de surto diminui. Tal fenmeno pode ocorrer devido s reflexes do sinal de tenso. Muitas vezes o sinal que chega ao transformador positivo e o que retorna negativo (ou possui uma parcela negativa). Assim, os dois sinais se subtraem, resultando em um nvel de tenso de surto menor no transformador.

Figura 8 Nveis mximos da tenso de surto na AT dos transformadores de distribuio para descarga de 2,5 kA

O mesmo fenmeno ocorre com o transformador 2. No entanto, para o transformador 3 v-se, com clareza, a influncia da resistncia de aterramento. Quanto maior o valor da resistncia, tanto maior a tenso de surto que atinge o equipamento.

Para os trs transformadores, o nvel da tenso de surto ultrapassa o nvel bsico de isolamento (NBI), que de 90 kV. Para tentar reduzir estes nveis para valores mais razoveis, sero testadas duas hipteses de insero de para-raios de proteo:

- nos transformadores 1 e 2; - nos transformadores 1, 2 e 3.

Para a primeira hiptese inseriu-se para-raios nos transformadores 1 e 2. Os efeitos disso esto nos resultados da figura 9. Nota-se nesta figura que a insero do para-raios se mostrou eficaz para os transformadores 1 e 2, cortando a tenso de surto por volta de 30 kV para todos os valores de resistncia de aterramento. Para o transformador 3, o nvel da tenso de surto alcanado para a resistncia de 10 O se manteve dentro da suportabilidade do equipamento.

Entretanto, para as resistncias de 30 O e 100 O o nvel bsico de impulso foi ultrapassado.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 11 de 14

Figura 9 Nveis mximos da tenso de surto na AT dos transformadores de distribuio, com insero de para-raios nos transformadores 1 e 2

Para a segunda hiptese, inseriu-se para-raios nos transformadores 1, 2 e 3. Verifica-se na Figura 10 que a insero do para-raios se mostrou eficaz, cortando a tenso de surto dos transformadores 1, 2 e 3, respectivamente em 31 kV, 29,8 kV e 28,8 kV, para todos os valores de resistncia de aterramento.

Figura 10 Nveis mximos da tenso de surto na AT dos transformadores de distribuio com insero de para-raios nos transformadores 1, 2 e 3

Os efeitos dos impactos destas descargas atmosfricas tambm esto presentes no lado secundrio dos transformadores (BT 220 V). Os resultados esto na Figura 11.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 12 de 14

Figura 11 Nveis mximos da tenso de surto na baixa tenso com a insero de para-raios nos transformadores 1, 2 e 3

Pela Figura 11 pode-se verificar que, mesmo com a insero de para-raios nos primrios dos trs transformadores, a proteo no foi garantida: os nveis da tenso de surto que atingem o secundrio dos transformadores de distribuio so bastante elevados, principalmente para a resistncia de terra de 100 O.

Finalizando este estudo de caso, sero apresentados os resultados obtidos devido insero de supressores de surto no secundrio dos transformadores de distribuio. Tais resultados esto na Figura 12.

Figura 12 Nveis mximos da tenso de surto na baixa tenso com insero de supressor de surto no secundrio de cada transformador

Observa-se que a insero do supressor junto ao secundrio dos transformadores mostrou-se bastante eficaz, pois, assim, consegue-se atenuar consideravelmente o nvel de tenso de surto que atinge a baixa tenso: os nveis mximos de tenso de surto agora obtidos variam entre 1.150 V e 470 V (ao contrrio dos valores observados na Figura 11, sempre entre 20 kV e 138 kV).

Os resultados obtidos para cada resistncia de terra foram bastante similares (apesar de haver uma tendncia de crescimento da tenso de surto com o aumento da resistncia de aterramento).

Descarga atmosfrica incidente no cabo guarda (para-raios) da linha de transmisso (88 kV) Os resultados obtidos nesta hiptese indicaram que as descargas atmosfricas aplicadas diretamente no cabo para-raios de linha de transmisso (88 kV) so bastante atenuadas pela prpria linha e sustentaes. Por isso, o nvel mximo da tenso de surto se apresentou bem abaixo do nvel de suportabilidade dos equipamentos da subestao.

Os impactos desta descarga atmosfrica no lado primrio dos transformadores de distribuio (em 13,8 kV) mostraram que os nveis de tenso de surto nesta regio no superam os limites dos transformadores. Alm

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 13 de 14

disso, observou-se que os nveis de surto permaneceram aproximadamente constantes, mesmo quando os valores das resistncias do aterramento variaram.

Finalmente, no lado da baixa tenso (220 V), sem a adio de supressor de surto, verificou-se que para baixos valores da resistncia de aterramento (10 O e 30 O), o nvel da tenso de surto variou entre 339 V e 569 V. Para os valores da resistncia de aterramento de 100 O e 1.000.000 O, o nvel da tenso de surto variou entre 584 V e 1.336 V. Os valores mais elevados de nvel de tenso de surto ocorreram no transformador de distribuio mais prximo da sada da SE. Com a adio do supressor de surto, para todos os valores da resistncia de terra, o nvel da tenso de surto nos trs transformadores de distribuio apresentou-se similar, variando de 188 V a 199 V.

Concluses finais De acordo com os resultados analisados, pode-se destacar que, em relao descarga atmosfrica incidente no cabo fase (88 kV), os nveis de tenso de surto observados no lado primrio dos transformadores 1 e 2 (13,8 kV) no ultrapassaram a suportabilidade destes equipamentos. Entretanto, para o transformador 3 fez-se necessria a insero de para-raios. Dado ao fenmeno de reflexo de onda, tal transformador, por estar alocado no final da linha de distribuio, teve seu nvel bsico de isolamento (NBI) ultrapassado. Sendo assim, ressalta-se a necessidade de ateno especial com equipamentos alocados nesta situao.

Para o lado de baixa tenso (220 V), as sobretenses induzidas apresentaram-se bastante elevadas, ficando em torno de 20 kV. A insero do supressor de surto se mostrou bastante eficaz, reduzindo a sobretenso de surto na baixa para valores em torno de 300 V.

Em relao descarga atmosfrica incidente na linha de distribuio (13,8 kV), nesta regio (lado primrio dos transformadores de distribuio) todos os nveis de tenso de surto ultrapassaram o nvel bsico de isolamento (NBI) destes equipamentos, sendo necessria a insero de para-raios de proteo nos trs transformadores.

Para o lado da baixa tenso (220 V), verificou-se que, sem a adio de supressor de surto, os nveis de tenso de surto so demasiadamente elevados, apresentando piora para a resistncia de 100 O. Contudo, a adio do supressor de surto mostrou-se bastante eficaz, pois o nvel de tenso de surto sofreu uma reduo drstica, alm de apresentar tambm uma tendncia de crescimento conforme o aumento do valor da resistncia de terra.

Para os casos apresentados, pode-se ressaltar que o valor da resistncia de aterramento dos transformadores de distribuio possui influncia direta no nvel da tenso de surto que atinge a baixa tenso. Quanto maior o valor desta resistncia tanto maior ser o nvel da tenso de surto que reflete na baixa tenso devido incidncia de descargas atmosfricas.

Antnio Carlos Delaiba engenheiro eletricista, especialista em qualidade de energia e professor na Faculdade de Engenharia Eltrica da Universidade Federal de Uberlndia.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

A influncia do aterramento na atenuao de descargas atmosfricas

Pgina 14 de 14

Camila Gesine dos Santos mestre em engenharia eltrica.

Elise Saraiva mestre em engenharia eltrica e doutoranda na rea de dinmica de sistemas eltricos pela Universidade Federal de Uberlndia.

Jos Wilson Resende doutor em engenharia eltrica e professor titular da Faculdade de Engenharia Eltrica da Universidade Federal de Uberlndia

Marcelo Lynce Ribeiro Chaves doutor e professor titular na Universidade Federal de Uberlndia.Este trabalho foi originalmente apresentado durante a VIII Conferncia Brasileira sobre Qualidade da Energia Eltrica (CBQEE), realizada na cidade de Blumenau entre 2 e 5 de agosto de 2009. Veja tambm: tems Relacionados: 24/05/2010 08:48 - INCIDNCIA DE RAIOS EM PRDIOS - Parte II 23/05/2010 18:41 - A eterna polmica sobre eletrodo de aterramento: junta, separa... 23/05/2010 18:34 - Avaliao do dimensionamento e da instalao de resistor de aterramento no neutro (lado de MT) dos transformadores industriais 22/04/2010 20:20 - Ensaios de rotina em transformadores eltricos 03/04/2010 18:35 - Captulo I - Histrico e terminologia tems mais atuais: 26/03/2010 12:37 - Em debate: Internet pela rede eltrica A internet pela rede eltrica uma soluo efetivamente vivel? 26/03/2010 12:33 - A tendncia da eficincia energtica 25/03/2010 20:38 - Padres brasileiros 22/02/2010 20:08 - Circulao de corrente parasita em mancais de geradores 22/02/2010 20:05 - Eletrofitas: o que so e como funcionam? tems mais antigos: 22/02/2010 18:52 - Eletrocentros: novas tendncias no fornecimento de sistemas eltricos prmontados 22/02/2010 18:46 - Eletricidade e desenvolvimento 22/02/2010 12:23 - Mercado de fios e cabos prev crescimento de 19% em 2010 20/01/2010 12:15 - Passo a passo - Separador de fases para baixa e mdia tenso 20/01/2010 12:09 - Riscos de choques eltricos em equipamentos eletromdicos << Pgina anterior Prxima pgina >>

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-r... 05/06/10

Das könnte Ihnen auch gefallen