Sie sind auf Seite 1von 12

2

Polticas Econmicas
Carlos Ilton Cleto Lucas Dezordi

Introduo
No captulo anterior, foram apresentadas as relaes da empresa e diversos conceitos para uma melhor compreenso do ambiente econmico, como oferta, demanda, custos, entre outros. Pretende-se neste captulo abordar a economia em seu sentido mais abrangente. No captulo anterior foi estudada a economia na sua viso micro, chamada de microeconmica, onde a anlise sobre os agentes econmicos (empresas, famlias e governo) ocorre de maneira individualizada e/ou setorizada. No enfoque macroeconmico, utilizado ao longo deste captulo, ir ser abordada a economia como um todo, buscando verificar as inter-relaes existentes entre os agentes e as variveis do sistema econmico. Dessa forma pretende-se apresentar algumas situaes onde o universo composto por juros, moeda, cmbio, renda e demais variveis macroeconmicas afetam o cotidiano das pessoas.

1 Caracterizao de Macroambiente Econmico


O domnio do conhecimento acerca do macroambiente econmico de suma importncia para empresrios, homens de negcio, tomadores de deciso e para todas as pessoas de forma generalizada, a dona de casa, o estudante, o poltico, o profissional, pois os acontecimentos que ocorrem na esfera macroeconmica afetam a vida de todos.
COLEO

GESTO
EMPRESARIAL

15

A macroeconomia prope-se a responder questes tais como: Qual o motivo de tanto desemprego? Por que o Brasil deficitrio no Balano de Pagamentos? A inflao poder voltar? O que fazer para baixar a taxa de juros? Assim, pode-se dizer que as medidas adotadas no mbito da poltica econmica (abordagem macroeconmica) afetam de maneira intensiva a vida do cidado comum. Uma deciso de elevao do depsito compulsrio (estudado no decorrer deste captulo) pode interferir diretamente na renda, no emprego, nas vendas, e conseqentemente na vida dos agentes econmicos. Diferenciando microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo, com o geral. Uma analogia bastante comum para esta diferenciao comparar o estudo econmico ao estudo de uma floresta. Diz-se que, ao estudar uma floresta, est sendo realizado um estudo microeconmico a preocupao estiver voltada para as rvores e animais de cada espcie, de forma isolada. Por outro lado, se o estudo macroeconmico a preocupao estar voltada para a floresta como um todo, e nas vrias interrelaes entre os animais e as plantas da floresta. Apesar do aparente contraste existente entre a micro e a macroeconomia, elas no so antagnicas e muito menos excludentes, sendo a diferena apenas uma questo de foco de estudo. Inclusive muito do estudo macroeconmico se respalda em concluses obtidas na esfera microeconmica, e vice-versa. Portanto, alm desses enfoques no serem contraditrios, so tambm complementares, pois as manifestaes ocorridas no mundo externo, principalmente as resultantes da ao do governo na economia, terminam por afetar o dia-a-dia do mundo microeconmico.

2 O que so Polticas Econmicas?


Entendem-se como polticas econmica, as aes tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econmicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconmicos. papel do governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral. Para esta finalidade, o setor pblico, enquanto um agente econmico de peso dentro do sistema, procura atuar sobre determinadas variveis e atravs destas alcanar determinados fins tidos como positivos para a populao. A exemplo do que foi comentado, comum encontrar, no jornalismo econmico, notcias a respeito da elevao ou reduo da taxa de juros.

EMPRESARIAL

ECONOMIA

16

Todavia, essas alteraes nos juros so determinadas pela atuao do governo sobre outras variveis (neste caso oferta de moeda). Essas modificaes nos juros buscam afetar outros objetivos maiores como crescimento econmico e/ou controle inflacionrio. Polticas econmicas tm como objetivo afetar a economia como um todo, e por isso que sua anlise est no campo da macroeconomia. Entender os objetivos e instrumentos das polticas um dos objetivos do presente captulo. Portanto, torna-se fundamental o entendimento do encadeamento lgico entre as aes, variveis e objetivo. Desta forma possvel uma leitura e interpretao geral do mundo macroeconmico.

3 Para que Existem as Polticas Econmicas?


Os governos federais, estaduais e municipais tm importante papel na economia de uma nao. As principais funes do setor pblico so destacadas em quatro reas de grande abrangncia:

reguladora: o Estado deve regular a atividade econmica mediante leis e disposies administrativas. Com isso, torna-se possvel o controle de alguns preos, monoplios e aes danosas ao direito do consumidor; provedora de bens e servios: o governo, tambm, deve prover ou facilitar o acesso a bens e servios essenciais, principalmente queles que no so de interesse do setor privado, tais como, educao, sade, defesa, segurana, transporte e justia; redistributiva: as polticas econmicas devem atingir e vir a beneficiar os mais necessitados da sociedade. Com isso, modificam a distribuio de renda e riqueza entre pessoas e/ou regies. A igualdade social deve ser uma prioridade a ser buscada pelos rgos pblicos; estabilizadora: os formuladores de polticas econmicas devem estar preocupados em estabilizar/controlar os grandes agregados macroeconmicos, tais como, taxa de inflao, taxa de desemprego e nvel de produo, com o intuito de beneficiar a populao.

Os cidados e agentes informados da sociedade brasileira sabem que essas quatro funes bsicas do governo so vitais para o bom funcionamento de qualquer sistema econmico.

COLEO

GESTO
EMPRESARIAL

17

No estudo da macroeconomia cabe ainda destacar, neste captulo, a ltima funo do governo, ou seja, a de estabilizar/controlar os grandes agregados macroeconmicos. Dentro dessa funo do setor pblico, os principais agregados econmicos so: taxa de juros, crescimento econmico, nvel de preos, taxa de desemprego e taxa de cmbio. Entretanto, para que esses objetivos do setor pblico sejam alcanados de forma eficaz, o governo utiliza-se de um conjunto de polticas e instrumentos econmicos, destacados a seguir.

4 Polticas Econmicas e seus Instrumentos


As polticas econmicas e os grupos de instrumentos de que estas se utilizam para o atingimento de determinados fins podem ser divididos em trs grandes grupos: poltica monetria, poltica fiscal e poltica cambial.

4.1 Poltica monetria


A poltica monetria tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia. Determinar a quantidade de moeda (dinheiro) na economia funo do Conselho Monetrio Nacional (CMN), com participao do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem-se a formao da taxa de juros, ou seja, a taxa de juros pode ser simplificadamente interpretada como sendo o preo do dinheiro. A lgica da poltica monetria consiste em controlar a oferta de moeda (liquidez) para determinar a taxa de juros de referncia do mercado. Nesse sentido, o Banco Central, seja qual for o pas, eleva a taxa de juros (preo do dinheiro), enxugando (diminuindo) a oferta monetria, e a reduz atuando de forma inversa. Cabe destacar que em um sistema econmico, moeda representa os meios de pagamento. Estes, na sua forma mais lquida, podem ser representados pelo papel-moeda e pelos depsitos vista nos bancos comerciais. Tanto as cdulas/moedas metlicas quanto os valores existentes nas contas bancrias representam os meios de pagamento. A poltica monetria, ao controlar os meios de pagamento, est visando estabilizar o nvel de preos geral da economia. Os governos que necessitam diminuir a taxa de inflao reduzem a oferta monetria e aumentam a taxa de juros. Esse mecanismo controla o nvel de preos. Mas, se as taxas de juros permanecerem elevadas por um perodo longo, a economia pode deixar de elevar o crescimento econmico.

EMPRESARIAL

ECONOMIA

18

A propsito, qual o motivo de a taxa de juros da economia brasileira ser to elevada, e o que poderia ser feito para reduzir a mesma? Os juros esto altos com o intuito de controlar a estabilidade de preos da economia, e, para baixar o mesmo, o governo teria que aumentar a liquidez do sistema, ou seja, colocar mais moeda em circulao, o que provavelmente traria um efeito indesejado que a elevao dos preos de forma generalizada, definida em economia como inflao.
A lgica da poltica monetria consiste em controlar a oferta de moeda (liquidez) para determinar a taxa de juros de referncia do mercado

Assim, respondendo a uma questo de anseio popular, a inflao pode retornar a patamares mais altos? Sim. Mas isto s vir a acontecer se por algum motivo (dificuldades na rolagem da dvida, por exemplo) o governo tiver que colocar em circulao uma grande quantidade de moeda para financiar a dvida. O BACEN pode alterar os meios de pagamento (oferta de moeda) utilizando-se de quatro instrumentos: a) Operaes de mercado aberto (Open Market) As operaes de mercado aberto so caracterizadas pela compra e venda de ttulos pblicos do BACEN no mercado. Esses ttulos podem ser de emisso prpria ou em geral do Tesouro. Seu impacto sobre a liquidez na economia pode ser resumido em dois simples exemplos: Exemplo 1: Banco Central compra ttulos pblicos do mercado, fazendo o pagamento em reais. Nesse caso, a oferta de moeda aumenta, pois o BACEN est retirando um ativo (ttulo) que no meio de pagamento e fornecendo ao mercado um ativo lquido (moeda), no caso, Real. Essa operao, realizada em grande quantidade, tem como objetivo aumentar a oferta de moeda e conseqentemente diminuir a taxa de juros do mercado. Exemplo 2: Banco Central vende ttulos pblicos ao mercado, recebendo o pagamento em reais. Ocorre o caso inverso do exemplo anterior. O BACEN est ofertando um ativo menos lquido (ttulos) e retirando do mercado (economia) um ativo mais lquido (moeda). Essa operao, realizada em grande escala, tem como finalidade diminuir a oferta monetria e conseqentemente aumentar a taxa de

COLEO

GESTO
EMPRESARIAL

19

juros e com isso controlar o nvel de preos. b) Depsito compulsrio So depsitos sob a forma de reservas bancrias que cada banco comercial obrigado legalmente a manter junto ao Banco Central. calculado como um percentual sobre os depsitos vista nos bancos comerciais. Quanto maiores os depsitos compulsrios, maior o nvel de reservas obrigatrias dos bancos junto ao Banco Central. Os recursos destinados aos emprstimos sofrero uma diminuio e provocando com isso a criao de moeda bancria (valores depositados nos bancos). A taxa de juros sofreria um aumento, sendo o inverso tambm verdadeiro. Para diminuir a liquidez do sistema financeiro, o Banco Central eleva a taxa de compulsrio. Com menos recursos para emprestar dos bancos comerciais, o crescimento da economia como um todo e afetado. c) Redesconto bancrio A assistncia financeira de liquidez ou redesconto o mecanismo pelo qual o BACEN socorre instituies financeiras com problemas de liquidez. O redesconto o emprstimo que os bancos comerciais recebem do BACEN para cobrir eventuais problemas de liquidez. A taxa cobrada sobre esses emprstimos chamada de taxa de redesconto. Um aumento da taxa de redesconto indica que os bancos sofrero maiores custos, caso tenham problema de liquidez. Neste caso, as instituies iro aumentar suas reservas e diminuir o crdito, aumentando o custo para se obter meios de pagamento, ou seja, a taxa de juros. d) Controle e seleo de crdito Um instrumento no muito convencional, mas s vezes utilizado pelo Banco Central, refere-se ao controle direto sobre o crdito. Este pode estar relacionado ao volume de crdito, ao prazo e destinao do crdito. Este instrumento pode gerar distores no livre funcionamento do mercado de crdito, e at desestimular a atividade de intermediao financeira.
A poltica fiscal visa estimular o crescimento e reduzir a taxa de desempenho por meio da elaborao do oramento pblico

EMPRESARIAL

ECONOMIA

20

4.2 Poltica Fiscal


O principal instrumento de poltica econmica do setor pblico referese poltica fiscal. Esta, por sua vez, consiste na elaborao e organizao do oramento do governo, o qual demonstra as fontes de arrecadao e os gastos pblicos a serem efetuados em um determinado perodo (exerccio). A poltica fiscal visa atingir a atividade econmica e assim alcanar dois objetivos inter-relacionados, a saber, estimular a produo, ou seja, crescimento econmico e combater, se for o caso, a elevada taxa de desemprego. O financiamento do dficit do setor pblico, tambm e um fator de preocupao da poltica fiscal. O governo pode alterar o volume das receitas e gastos pblicos atravs dos instrumentos fiscais. Estes instrumentos so: a) Impostos (receita): Os impostos podem ser classificados em duas categorias: - Impostos diretos: incidem diretamente sobre a renda das unidades familiares e das empresas. Ex.: IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Fsica); IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurdica). - Impostos indiretos: so tributos que oneram as transaes intermedirias e finais. So incorporados ao processo produtivo e, portanto, incidem indiretamente sobre o contribuinte (consumidor). Ex.: ICMS; ISS; COFINS; PIS. b) Despesas do governo (gastos): As despesas do governo podem ser divididas em: - Consumo: gastos com salrios, administrao pblica, funcionalismo civil e militar. - Transferncias: benefcios pagos pelos institutos de previdncia social, sob a forma de aposentadorias, salrio-escola, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servio). - Subsdios: so pagamentos feitos pelo governo a algumas empresas pblicas ou privadas. - Investimentos: gasto com aquisio de novas mquinas, equipamentos, construo de estradas, pontes, infra-estrutura. c) Oramento do governo: O resultado das operaes de receitas menos os gastos do setor pblico representam o oramento do governo. Este saldo pode ser classificado em trs esferas: - Oramento equilibrado: ocorre quando o total das receitas em valores monetrios de um determinado perodo for exatamente igual ao total dos gastos em valores monetrios. - Oramento superavitrio: as receitas superam os gastos em valores monetrios em um determinado exerccio do governo. - Oramento deficitrio: as receitas so inferiores aos gastos.
COLEO

GESTO
EMPRESARIAL

21

Quando o Tesouro Nacional, responsvel pelas contas do setor pblico, registra um caso de dficit, o governo deve determinar como ser o financiamento ou o pagamento desse excesso de gastos. Entretanto, o resultado do setor pblico pode ser dividido em duas contas: Supervit/dficit primrio ou fiscal: o saldo positivo/negativo alcanado quando a receita do governo federal e estadual superior/ inferior aos seus gastos. a diferena entre os gastos pblicos e a arrecadao tributria no exerccio, independente dos juros e da correo da dvida passada. Dficit operacional (Necessidade de Financiamento do Setor Pblico - NFSP): calculado pelo resultado primrio, acrescido do pagamento dos juros da dvida passada.

O dficit do setor pblico pode ser financiado por duas principais fontes de recursos:

Emisso de moeda: o BACEN, neste caso, cria moeda para financiar a dvida do Tesouro. Este procedimento tambm conhecido como monetizao da dvida. Emprstimos: venda de ttulos da dvida pblica ao setor privado (interno ou externo): o governo oferta ttulos em troca de moeda para financiar sua dvida atual. Esse financiamento tende a aumentar o dficit operacional devido ao pagamento dos juros.

O atual governo (Fernando Henrique Cardoso) apresenta uma dvida pblica no seu conceito operacional crescente porque busca sistematicamente o financiamento do dficit via emprstimos. A monetizao1 da dvida descartada, pois esta teria um impacto significativo sobre a taxa de inflao. A atuao do governo atravs da poltica fiscal, da mesma forma que pela poltica monetria, busca alcanar alguns objetivos de poltica econmica, dentre os principais, a estabilidade e o crescimento econmico. Por exemplo, o nvel de desemprego da economia brasileira pode ser entendido como resultado do baixo crescimento econmico, e este pode ser explicado em grande parte pela falta de polticas fiscais expansivas (por exemplo, aumento dos gastos pblicos). Pelo lado da poltica monetria, uma maior oferta monetria para reduo da taxa de juros poderia estimular o investimento privado, gerando desta forma novos empregos.
1 Entende-se como monetizao da dvida o resgate dos ttulos pblicos (dvida do governo) atravs da compra destes, utilizando-se nova moeda criada no sistema. O governo emite moeda e atravs desta salda a sua dvida.

EMPRESARIAL

ECONOMIA

22

4.3 Poltica Cambial


O mercado de cmbio (divisas) formado pelos diversos agentes econmicos que compram e vendem moeda estrangeira, conforme suas necessidades. Empresas que vendem mercadorias ou aes no exterior esto aumentando a oferta de moeda estrangeira, em particular o Dlar, pois sua receita ocorre em moeda estrangeira. Empresas que compram bens ou aes do exterior esto demandando moeda estrangeira (Dlar), pois seus gastos ocorrem em dlares. Neste sentido, o preo da moeda estrangeira em relao moeda nacional determinado neste mercado. Este preo chamado de taxa de cmbio (R$/US$). Cabe explicar que as relaes econmicas, comerciais e financeiras dos agentes de determinado sistema econmico, com os agentes de outro sistema econmico (normalmente pas), so registradas na Balana de Pagamentos. Eventuais dficits no Balano de Pagamentos so decorrentes do fato de a entrada de divisas (dlares) ser inferior a sada de divisas. Este fato resultado de dois desequilbrios. O primeiro que se exportam bens e servios menos do que se conseguem importar, resultando em uma sada de divisas maior do que a entrada. O segundo desequilbrio causado pelo lado financeiro, onde no se conseguem atrair recursos (dlares) em quantidade suficiente para pagar as contas em dlar.
As empresas brasileiras que participam do comrcio internacional dependem substancialmente da taxa de cmbio. Entender o funcionamento desse mercado fundamental

Caso o cmbio esteja a R$ 2,50, significa que so necessrios R$ 2,50 reais para comprar um dlar. Se este subir para R$ 3,00 por dlar, ocorreu uma desvalorizao da moeda local em relao moeda estrangeira. O preo da moeda estrangeira elevou-se. Se o preo sobe devido a um aumento da demanda por dlares, dizemos que ocorreu uma desvalorizao do Real frente ao Dlar. Precisa-se de mais reais para comprar a mesma quantidade de dlares. Se o preo desce devido a um aumento da oferta de dlares, dizemos que ocorreu uma valorizao do Real frente ao Dlar. Menos reais sero necessrios para comprar a mesma quantidade de dlares. As empresas brasileiras que participam do comrcio internacional dependem substancialmente da taxa de cmbio. Entender o funcionamento desse mercado fundamental. Ele pode agir de trs maneiras.
COLEO

GESTO
EMPRESARIAL

23

a) Regime de cmbio flutuante Neste caso no h interveno do Banco Central no mercado. O preo da moeda estrangeira, ou a taxa de cmbio, determinado exclusivamente pela interao entre oferta e demanda. O BACEN no compra e no vende dlares. Esse procedimento adotado nos principais pases desenvolvidos. Aps a desvalorizao do Real frente ao Dlar em 1999, o Pas adotou um regime hbrido de cmbio, que mais se aproxima do cambio flutuante. b) Regime de cmbio fixo Este regime representa um caso extremo de controle do mercado. O Banco Central deve estar constantemente regulando o mercado. Caso haja um excesso de procura/demanda por dlares, este deve vender dlares ao mercado para que o cmbio no se desvalorize. Caso ocorra um excesso de oferta de dlares no mercado, o Banco Central deve comprar o excesso para que o cmbio no se valorize. A Argentina adotou esse regime durante a dcada de 1990. Alguns pases da Amrica Latina, tais como, Equador e Uruguai, tambm adotam ou adotaram esse sistema. Eles buscavam uma alternativa para controlar o nvel de preos internos, fortalecendo a moeda nacional, pois esta estava fixada a uma taxa determinada de cmbio. Controlar o mercado de cmbio exige do Banco Central um certo nvel de reservas internacionais (cambiais). Se esse regime sofrer uma fuga significativa de capitais (dlares), o BACEN ira perder muitas reservas e conseqentemente pode desvalorizar a moeda local. c) Formas hbridas de cmbio Formas hbridas de cmbio so maneiras de atuar sobre este; uma mistura entre o cmbio fixo e o cmbio livre ou flutuante. Existem inmeras maneiras intermedirias entre o cmbio fixo e o cmbio livre de se atuar sobre o cmbio. Este texto se concentra em duas delas, pelo fato destas terem sido utilizadas na economia brasileira desde o perodo de 1994 at 2002. Regime de Bandas Cambiais e Dirty Float (flutuao suja). O Regime de Bandas Cambiais, que foi utilizado na economia brasileira para o perodo de 1994 a 1999, adota uma flutuao para a taxa de cmbio dentro de determinados limites, ou seja, estabelece um teto e um piso. Esta forma de cmbio considerada hbrida, porque entre os parmetros, superior e inferior, o cmbio flutua livremente, aproximando-se dessa forma do cmbio

EMPRESARIAL

ECONOMIA

24

livre. Todavia, quando a taxa de cmbio aproxima-se ou ultrapassa as bandas, as autoridades intervm no mercado comprando ou vendendo divisas (dlares) at que a taxa retorne aos patamares estabelecidos. Sendo assim, podemos considerar essa taxa fixa dentro de determinados valores. A amplitude de variao da taxa de cmbio depende dos interesses das autoridades econmicas, com vista aos objetivos de poltica econmica, podendo ter uma flexibilidade maior (limites mais amplos), ou ter uma maior restrio fazendo com que o teto e o piso desta flutuao se aproximem, sendo que neste segundo caso o regime tambm chamado de Mini Bandas Cambiais. A flutuao suja, que passou a ser utilizada no Brasil ps 1999, distancia-se do Regime de Bandas Cambiais, porque a princpio o cmbio livre e pode flutuar livremente. No entanto, quando as oscilaes ocorridas no mercado cambial podem vir a comprometer determinados objetivos de poltica econmica, o governo atua sobre o mercado at que a situao venha a estabilizar-se. A idia que, com a adoo do cmbio flutuante, o mercado passe a ter uma completa liberdade. Desta maneira, as intervenes no so desejadas e s ocorrem em situaes especficas.

Consideraes finais
Pretende-se explicitar que as polticas econmicas, discutidas ao longo deste captulo, so de suma importncia para o entendimento dos cenrios macroeconmicos. As aes de poltica monetria, fiscal e cambial tm como finalidade maior alcanar objetivos que tragam benefcios para a populao, sendo que tanto o resultados destes objetivos como os reflexos, muitas vezes indesejados, que estas trazem acabam por afetar a vida de todos, empresas e pessoas. Porm importante saber que o governo, antes da adoo das medidas de poltica econmica, procura fazer uma leitura do cenrio macroeconmico, buscando verificar qual a situao em que se encontra a economia, para traar um plano de onde espera chegar. Para isto ele utiliza-se de mecanismos de observao da atividade econmica, que so conhecidos como indicadores econmicos e que sero tratados no prximo captulo.

COLEO

GESTO
EMPRESARIAL

25

Bibliografia recomendada
MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia empresarial. Curitiba: Ed. do autor, 2002. ROSSETTI, Jos P. Introduo economia. 18.ed. So Paulo: Atlas, 2000. DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley. Macroeconomia. 5.ed. So Paulo: Makron, Mc Graw-Hill, 1991.

Resumo
Pretendeu-se com este captulo apresentar e relacionar os principais objetivos de poltica econmica e seus instrumentos. Inicialmente, destacou-se a importncia do estudo da macroeconomia na sociedade. Seu amplo impacto nas relaes sociais e econmicas justifica seu estudo. Crescimento econmico, estabilidade do nvel de preos e igualdade de renda so objetivos almejados por qualquer pas que avana rumo ao desenvolvimento sustentvel. Entretanto, os governos utilizam-se de polticas econmicas para alcanar e/ou manter esses objetivos. Os trs grandes instrumentos de poltica macroeconmica podem ser na esfera monetria, fiscal ou cambial. A poltica monetria referese ao controle da oferta monetria, a poltica fiscal, a preparao e execuo do oramento pblico e a poltica cambial ao controle e influncia na definio da taxa de cmbio (valor da moeda local).

EMPRESARIAL

ECONOMIA

26

Das könnte Ihnen auch gefallen