Sie sind auf Seite 1von 7

Tcnicas de Programao

Lincoln John Campos Ribeiro

Soluo Algoritmo

MEDIA ARITMETICA

SOMA,NUM,N,CONTA,SOMA : INTEIRO ; MEDIA : REAL; ESCREVA(QUANTOS NUMEROS DA SRIE); LEIA ( N ); SE N < = 0 ENTAO

INICIO

ESCREVA ( NUMERO NEGATIVO);


CONT : = 1; SOMA: = 0; ENQUANTO CONT < = N FAA

SENAO

INICIO_ENQUANTO ESCREVA(QUAL O NMERO); LEIA (NUM); SOMA : = SOMA + NUM ; CONT := CONT + 1; FIM_ENQUANTO

MEDIA : = SOMA / N; ESCREVA (MEDIA);

FIM_SE

FIM.

Soluo Algoritmo

Exerccios Algoritmos

Utilizando tipos primitivos de dados, crie declaraes de variveis, que armazenem as seguintes informaes: o nome de uma figura geomtrica, a quantidade de lados, a rea e o permetro. Faa um algoritmo e fluxograma capaz de somar todos os nmeros inteiros compreendidos entre 1 e 10, e mostrar o resultado da soma. Faa um algoritmo para Somar todos os numero inteiros compreendidos entre 2 numero, sendo que:

Os dois nmeros sero informados pelo usurio O numero inicial no poder ser maior ou igual ao numero final

Exerccios Algoritmos

Faa um algoritmo para reajustar o salrio de acordo com a funo. Se for tcnico, aumentar o salrio 50%, se for gerente, aumentar 30% e se for outro cargo, aumentar 20%. Elabore um algoritmo para determinar o menor nmero fornecido de um conjunto de valores inteiros positivos dados. Considere que o nmero zero indica o encerramento do conjunto de dados de entrada. Faa um algoritmo capaz de calcular a media das notas de cinco alunos que devero ser informadas pelo usurio, e aps o calculo informe o nmero de alunos que ficou com a nota acima da media calculada.

Exerccios Algoritmos

Faa um algoritmo para ler e escrever o Nome de 20 pessoas. Dado uma relao de 100 carros imprima quantos so da cor azul. Sendo para cada carro tem-se uma ficha contento o nome e a cor. Elabore um algoritmo que leia um conjunto de dados contendo SEXO , DATA DE NASCIMENTO e ESTADO CIVIL (Casado/ Solteiro/ Divorciado/ Outros) de um grupo de 100 pessoas e determine, ao final:

a) Mdia de Idade das mulheres. b) Estado Civil de maior ocorrncia entre os entrevistados e o de menor ocorrncia.

Exerccios Algoritmos

Suponha que para cada aluno de sua sala exista uma ficha contendo o nome e a idade do aluno. Supondo que exista 50 alunos, faa uma algoritmo que determine quantos alunos tem idade maior que 30. Um determinado clube de futebol pretende classificar seus atletas em categorias e para isto ele contratou um programador para criar um programa que executasse esta tarefa. Para isso o clube criou uma tabela que continha a faixa etria do atleta e sua categoria. A tabela est demonstrada abaixo:

IDADE CATEGORIA

De 05 a 10 Infantil De 11 a 15 Juvenil De 16 a 20 Junior De 21 a 25 Profissional

Construa um programa que solicite o nome e a idade de um atleta e imprima a sua categoria.

Das könnte Ihnen auch gefallen