Sie sind auf Seite 1von 10

i.

Social

Acessibilidade de Caladas

i.Social

Soluo de Incluso

A i.Social preocupada com a acessibilidade de pessoas com deficincia ou com mobilidade reduzida. tem como um dos principais objetivos, desenvolver projetos especiais que tragam melhoria da qualidade de vida e valorizao da imagem deste grupo de pessoas. O Brasil possui 24,5 milhes de pessoas (14,5% da populao) com algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficincia fsica ou mental. Se considerarmos que cada pessoa acima citada faa parte de uma famlia teremos por volta de 95,5 milhes de brasileiros que direta ou indiretamente, convivem com este pblico.

i.Social

Objetivo
Identificar os pontos em que haja a presena de rampas de acessibilidade, para que mesmo a longa distncia, os portadores de necessidades especiais possam realizar sua travessia com segurana e comodidade. Atravs de um selo de conformidade exibido no piso, o usurio poder ter certeza que aquele trecho lhe garantir a segurana necessria para cruzar de um trecho outro. O Projeto Acessibilidade Sinalizada baseia-se na norma tcnica da ABNT / NBR 9050, mencionada como referncia nas principais leis federais que tratam sobre acessibilidade.

i.Social

Acessibilidade
Uma grande parcela da populao, devido s condies precrias das caladas em geral, impedida de circular livremente pela cidade, pois encontra no caminho obstculos que, muitas vezes, so intransponveis. As dificuldades so muitas, mas a que chama mais a ateno a ausncia de rampas de passeio nas esquinas e cruzamentos. Ciente desta realidade e partindo da premissa de que a cidade deve oferecer condies de acesso para que todos possam circular livremente com autonomia, conforto e segurana, nasceu o Projeto Acessibilidade Caladas, que pretende, em parceria com a iniciativa privada, contribuir com a comunidade atravs da implementao de melhorias em nossas caladas de forma a garantir o livre trnsito de todos os cidados, principalmente daqueles que possuem necessidades especiais, como pessoas que utilizam cadeira de rodas.
* Locais a determinar, a seguir sugesto de um local.

i.Social

Caractersticas do Rebaixamento
- As caladas devem ser rebaixadas junto s travessias de pedestres sinalizadas com ou sem faixa, com ou sem semforo, e sempre que houver foco de pedestres. - Os rebaixamentos devem ser construdos na direo do fluxo de pedestres. A inclinao deve ser constante e no superior a 8,33% (1:12). - No deve haver desnvel entre o trmino do rebaixamento da calada e o leito carrovel.

i.Social

Caractersticas do Rebaixamento

- Deve ser garantida uma faixa livre no passeio, alm do espao ocupado pelo rebaixamento, de no mnimo 0,80 m, sendo recomendvel 1,20 m; - As abas laterais dos rebaixamentos devem ter projeo horizontal mnima de 0,50m e compor planos inclinados de acomodao. A inclinao mxima recomendada de 10%; - Deve ser previsto a sinalizao ttil de alerta nos rebaixamentos de caladas, em cor contrastante com a do piso.

i.Social

Caractersticas do Rebaixamento

-A aplicao do rebaixamento em canteiros centrais deve-se manter uma distncia mnima de 1,20 m entre os dois rebaixamentos de caladas.

- Quando a distncia entre rebaixamentos for inferior a 1,20 m, deve ser feito o rebaixamento total do canteiro divisor de pistas.

i.Social Piso Ttil

Caractersticas do Rebaixamento

Piso ttil de alerta um recurso que atravs do contraste de cor e textura, auxilia a pessoa portadora de deficincia visual ou com viso subnormal na sua localizao, posicionamento e locomoo em reas de rebaixamento de calada, travessia elevada e canteiro divisor de pistas.

i.Social

Comunicao Visual

i.Social

Informaes
A Farah Solues Sustentveis & Comunicao, atravs de suas equipes de trabalho, desenvolve projetos especiais contemplando novas concepes dos ambientes urbanos, com resultados expressivos, aliando objetivos empresariais aos interesses sociais, culturais e ambientais da cidade e seus habitantes.

Farah Rua Gumercindo Saraiva, 54 Jd. Europa SP CEP 01449 070 Fone: 11 3086 0141 farahservice@farahservice.com.br http://www.farahservice.com.br

O PRESENTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO PELA FARAH SENDO SUA UTILIZAO, TOTAL OU PARCIAL E SEM PRVIA AUTORIZAO, PROIBIDA E SUJEITA S NORMAS LEGAIS, CONFORME LEI 6015 DE 31/12/73 (LEI DOS REGISTROS PBLICOS), ART. 127, ITEM VII E LEI 9610/98 (LEI DE DIREITOS AUTORAIS) ARTIGO 7 INCISOS X E XII

Das könnte Ihnen auch gefallen