Sie sind auf Seite 1von 3

Carta 69 Freud comea a carta dizendo que est confessando um segredo a Fliess, ele diz que no acredita mais

em sua neurtica (ou seja, na sua teoria das neuroses) Ele comea a explicar seus motivos da descrena, destacando: 1- Os contnuos desapontamentos de fazer sua prpria anlise chegar a uma concluso real ; 2- A debandada das pessoas, que ele acreditava estar compreendendo com bastante segurana; 3- As ausncias de xitos que ele acreditou que teria; 4- A possibilidade de explicar seus xitos parciais de outras maneiras, segundo critrios comuns (fora da sua teoria). Alm deste primeiro grupo de motivos ele acrescenta: a) Que a sua concluso inicial de que todos os casos, o pai, inclusive o dele, tinham de ser apontados como pervertido (fator determinante), identificados pela freqncia nos casos de histeria, ele havia chegado a esta concluso, pois a perverso teria que ser mais freqente do que a histeria, uma vez que a doena s aparece quando h uma acumulao de eventos e quando sobrevm um fator que enfraquece a defesa; mas diz ele no seria muito provvel uma dimenso to grande de perverso com relao s crianas; b) Em terceiro lugar ele fala que no h comprovadamente no inconsciente, indicaes de realidade, de modo que no se consegue distinguir entre verdade e fico que catexizada com o afeto e isso justifica a possibilidade que a fantasia sexual tivesse os pais como tema; c) Ele acrescenta em 4 lugar a reflexo de que na psicose mais profunda, a lembrana do inconsciente no vem a tona, no sendo, pois, revelado o segredo das experincias infantis, nem mesmo no delrio mais confuso. Se, dessa forma, o inconsciente nunca supera a resistncia do consciente, ento se abandona a expectativa de que o inverso acontea no tratamento, a ponto de o inconsciente ser totalmente domado pelo consciente; Por essas questes ele estava disposto a abandonar duas coisas: a resoluo completa de uma neurose e o conhecimento seguro de sua etiologia na infncia. Se diz confuso por no saber a que ponto chegou, pois no havia obtido uma compreenso terica do recalcamento e de sua inter-relao de foras. Que novamente tornou-se discutvel se so somente as experincias posteriores que estimulam as fantasias, que ento retornam a infncia. E com isso ele recupera o fator de predisposio hereditria em uma esfera de influencia, que ele havia excludo, para elucidar a neurose.. Concluindo diz que a questes apresentadas no so sinais de fraqueza, apesar de parecer, e sim de um trabalho honesto e esforado. E termina a carta interrogando se estas questes no poderiam ser o sinal de um novo conhecimento... E que tem um sentimento de vitria.

Carta 71 Freud diz que sua auto-analise a coisa mais importante no momento e que promete adquirir um maior valor ao chegar a seu termino. Comenta que ficou trs dias se sentindo mal, inconsolvel e na seqncia admira-se que a clinica lhe proporcione uma grande quantidade de tempo livre... Acrescenta que isso tudo importante para os seus propsitos; de vez que conseguiu encontrar alguns pontos de referencias. Comenta que havia perguntado para a sua me se ela ainda se recordava de sua bab, e ela mesmo idosa, se lembra e fala que a bab o levava para a igreja e quando ele voltava ficava fazendo pregaes religiosas. E segue dizendo que quando a irm (Ana 2,5 anos mais nova) do Freud nasceu, descobriu-se que ela era ladra e que tanto dinheiro como brinquedos que foram dados a ele foram encontrados nos pertences dela. O irmo de Freud (Philipp 20 anos mais velho) chamou a policia e ela ficou presa durante 10 meses; E ai diz que esse fato confirma as suas concluses de interpretao do sonho que teve. E encontra uma explicao para seu engano comentado em uma carta anterior, Na qual havia interpretado um sonho em que a baba o induzia a furtar dinheiro e dar a ela, ele diz que na verdade o sonho queria dizer que ela mesma roubava. Seu sonho era uma lembrana dele estar tomando indevidamente dinheiro da me de um mdico. E ai identifica que ele era o mdico e a me, a sua. E diz, to longe estava de saber que a bab era ladra que fez uma interpretao errada; Continuando a interpretao deste sonho, ele reflete sobre um mdico de famlia que tiveram, o qual no sonho tinha certo ressentimento e tambm de um professor de histria sua infncia, que diz ter tido relaes entre indiferentes e agradveis. A me de Freud conta que eles tinham semelhanas por terem um s olho cada. F. ento diz que o valor comprobatrio dessas coincidncias poderiam ser invalidadas por uma objeo de que, em alguma ocasio posterior de sua infncia ele teria ouvido falar que sua bab era uma ladra e que depois teria esquecido at que emergiu no sonho. Ele diz que tambm pensa que foi assim. Mas que tem outra prova inatacvel e divertida: diz que a velha senhora desapareceu to de repente, que deveria ser possvel averiguar que impresso causou nele... Ocorre-lhe ento uma cena tinha emergido nos ltimos anos na sua memria consciente. Sem que ele pudesse at ento compreender; ....Freud (43 ANOS) no conseguia encontrar a sua me e gritava, seu irmo Philipp (mais velho 20 a.+ velho 63 anos) tinha diante dele um guarda loua aberto. E ao verificar que sua me no estava dentro chorou ainda mais, at que ela apareceu pela porta. Ao questionar porque seu irmo estava abrindo a caixa, se sabia que sua me no estava l dentro e que aquilo no o tranqilizaria, subitamente compreende, que ele pedira a seu irmo que o

fizesse (abrir a caixa), pois ao sentir falta de sua me teve medo de que ela tivesse desaparecido como aconteceu com a bab. E interpreta que deve ter ouvido que a baba tinha sido presa e deve ter pensado que sua me tambm o fora, ou melhor, que havia sido encaixotada, pois seu irmo gostava de falar por trocadilho. E o fato de ter recorrido ao irmo prova que F. sabia da participao dele no desaparecimento da Bab. Depois disso, diz que conseguiu ACLARAR muitas coisas, mas no chegou a nenhum ponto conclusivo da anlise. Que est inacabado e espera que Fliess o perdoe por isso e se contente com os aspectos que esto estabelecidos com certeza, e que quando tiver o que ele espera dela ele apresentar ao amigo. Diz que um nico valor genrico revelou-se a ele, como no seu caso, a sua paixo pela me e o cime do pai, que considera com um evento universal do inicio da infncia, mesmo que no to precoce como nas crianas que se tornaram histricas. E a partir da conclui que pode-se entender a fora avassaladora do DIPO REI, apesar de todas as objees levantadas pela razo contra a pressuposio do destino, e porque os dramas do destino posteriores estavam fadados a fracassar lamentavelmente e diz que nossos sentimentos opem-se a qualquer compulso arbitrria e individual. Sobre a lenda grega comenta que ela capta uma compulso que toda pessoa reconhece, porque sente a sua presena dentro de si mesma. Cada pessoa da platia foi, um dia em germe ou na fantasia, um dipo, e cada qual recua, horrorizada diante da realizao do sonho aqui transposta para a realidade, com toda a carga de recalcamento que separa seu estado infantil de seu estado atual. E finalizando cita a obra Hamlet de Shakespeare dizendo que aps algum um evento real, tenha instigado o poeta a sua representao, no sentido de que o ics. do autor compreendeu o ics. de seu heri. E cita passagens, do personagem, que ele identifica com histrico, com a sua hesitao em vingar a morte do pai assassinado, mas que envia para a morte cortesos e Laertes; mas que padece com a obscura lembrana que ele mesmo planejou matar seu pai, por causa da paixo pela me. A sua conscincia moral seu sentimento inconsciente de culpa. Cita tambm seu afastamento sexual da Oflia e o assassinato do pai dela como transferncia do desejo de querer assassinar seu pai. E COMPARA NO FINAL COM SEUS PACIENTES HISTRICOS, onde Hamlet sofre o mesmo destino de seu pai, ao ser assassinado pelo mesmo rival (Polnio). Como uma aluso de um castigo sobre si.

Das könnte Ihnen auch gefallen