Sie sind auf Seite 1von 38

Apostila de AutoCAD e 3D Studio max 2.

0
Giuliano Romanholo
Eng. Civil - CREA: 5060471183-D

SUMRIO GERAL: Parte I: AutoCAD Release 14 1)Apresentando o AutoCAD 1.1)Barra de Menu 1.2)Barras de Ferramentas 1.3)Caixa de dilogo 2)Pontos bsicos do AutoCAD 2.1)Iniciando os comandos 2.2)Comandos a partir dos teclados 2.3)Comandos a partir dos menus 2.4)Comandos a partir das barras de ferramentas 2.5)Sistema de coordenadas 2.6)Usando os recursos dos Osnaps 2.7)Salvando e Encerrando 3)Desenhando em 2D 3.1)Pontos essenciais de Desenho Desenhando linhas (LINE) Desenhando polilinhas (PLINE) Desenhando crculos (CIRCLE) Desenhando elipses (ELLIPSE) Desenhando arcos (ARC) Desenhando polgonos (POLYGON) Desenhando anis e reas slidas (DONUT) 3.2)Pontos essenciais de edies Desfazendo comandos (UNDO) Selecionando tudo (ALL) Cancelando comando (Esc) Copiando entidades (COPY) Completando entidades (FILLET) Deslocando entidades (OFFSET) Estendendo entidades (EXTEND) Gerando rotaes das entidades (ROTATE) Alinhando as entidades (ALIGN) Movendo as entidades (MOVE) Aparando as entidades (TRIM) Alongando parte das entidades (STRECH) Apagando parte das entidades (BREAK) Criando imagens especulares (MIRROR) Removendo as entidades (ERASE) Produzindo Arrays de entidades (ARRAY) Ajustando a escala de um desenho (SCALE) Chanfrando as linhas (CHAMFER) 3.3)Visualizando um desenho Atualizando a Tela (REDRAW)

Regenerando a apresentao (REGEN) Ampliando o desenho (ZOOM) Os movimentos pelo desenho (PAN) 3.4)Primeiras configuraes de desenhos Definindo o formato e a preciso dos nmeros Definindo fonte de texto Definindo tipo de linha Definindo tipo de ponto 3.5)Tcnicas Avanadas de Desenho Trabalhando com textos (TEXT) Criando reas hachuradas (HATCH) Acrescentando dimenses a um desenho (DIM) 3.6)Tcnicas Avanadas de Edio Editando as polilinhas (PEDIT) Gerando objetos 3D a partir de 2D (EXTRUDE) Partindo as entidades (DIVIDE e MEASURE) Trabalhando com camadas (LAYER) Alterando entidades dos desenhos (DDCHPROP) Calculando a rea de uma regio (AREA) Verificando a distncia (DIST) 3.7)Ferramentas auxiliares Definindo a Grade (GRID) Definindo o Modo Snap (SNAP) Identificando os pontos (ID) Acessando o Dos (SHELL) 3.8)Criando uma biblioteca de smbolos Criando as partes de uma biblioteca (BLOCK) Gravando Blocos em um arquivo (WBLOCK) Inserindo Smbolos em um desenho (INSERT) Separando os blocos (EXPLODE) 4)Trabalhando com as Barras de Ferramentas 5)Configurando o ambiente de trabalho 5.1)Personalizando a barra de menu 5.2)Criando atalhos de teclado 5.3)Personalizando as barras de ferramentas 5.4)Criando novos botes 6)Lendo aplicaes externas 7)Plotando um desenho 8)Desenhando em 3D 8.1)Entendendo a terceira dimenso 8.2)O Sistema de Coordenadas 8.3)O eixo Z 8.4)Desenhando objetos tridimensionais 8.5)funes Booleanas (UNION, INTERSECT e SUBTRACT) 8.6)O sistema Word de coordenadas (WCS) 8.7)O Sistema de coordenadas do usurio (UCS) 8.8)Alterando o ponto de visualizao (VPOINT) 8.9)Ocultando as linhas (HIDE)

8.10)Dividindo objetos tridimensionais (SLICE) 8.11)Rotacionando slidos em 3 dimenses(ROTATE3D) 8.12)Espelhando slidos em 3 dimenses (MIRROR3D) 8.13) As superfcies tabuladas(TABSURF) 8.14) As superfcies delimitadas(RULESURF) 8.15) As superfcies de revoluo(REVSURF) 9)Renderizando Slidos no AutoCAD 14 9.1)Introduo ao Region Modeler 9.2)Acessando o Region Modeler (RENDER) 9.3)Acrescentando luzes (LIGHT) 10)Exportando para o 3D Studio Parte II: 3D Studio Max 2.0 1)Apresentando o 3D Studio Barra de menu Painel de Visualizao Painel de Comandos Controle de Seleo Restrio dos eixos Trava de encaixe Controle deslizante do tempo da animao Controle de reproduo de animaes Controle dos Painis de visualizao 2)Pontos Bsicos do 3D Studio Iniciando os comandos Comandos a partir dos teclados Comandos a partir dos menus Comandos a partir das barras de ferramentas 3)Desenhando em 2D (Alguns Comandos) Desenhando Linhas (LINE) Desenhando Retngulos (RECTANGLE) Desenhando Donut (DONUT) Desenhando Crculos (CIRCLE) Entrando com Textos (TEXT) 4)Desenhando em 3D (Alguns Comandos) Desenhando Caixas (BOX) Desenhando Esferas (SPHERE) Desenhando Cilindros (CYLINDER) Desenhando Tubos (TUBE) Desenhando Cones (CONE) 5)Modificando Objetos 6)Criando objetos Lofted 7)Importando Objetos do AutoCAD 14 8)Renderizando um objeto 9)Animao Grfica 9.1)introduo animao Grfica

9.2)Prioridades de movimento ( IK ) 9.3)Animando um objeto importado do AutoCAD 10)Produo de filmes no Formato AVI

Anexo: Introduo s coordenadas e planos em 3 dimenses

INTRODUO:

O AutoCAD o padro da industria para os projetos auxiliados por computador, alm de ser o programa mais sofisticado e flexvel do mercado. A preciso do AutoCAD de at 16 casas decimais e nos permite desenhar uma cidade inteira em escala. Com o AutoCAD, podemos economizar horas de repeties tediosas combinando partes de desenhos antigos e tambm utilizando os comandos poderosos de cpia desse pacote. Com as capacidades de gerao de modelos em 2D e 3D, podemos analisar o projeto de forma visual, acrescentar superfcies em 3D aos desenhos, definir fontes de iluminao e adicionar cores, para que os desenhos tenham uma aparncia mais realista. Finalizando, temos o 3D Studio, que outro programa to poderoso quanto o AutoCAD, nele tambm podemos desenhar em 2D e 3D, porm com a entrada de comandos um pouco diferente.O 3D Studio tambm permite a elaborao de filmes com sada para televiso e para computador no formato AVI, dando movimento e uma realidade virtual daquilo que se pretende construir futuramente. Voc tem em mos um guia para uma etapa significativa na evoluo destes programas, no se intimide com o seu tamanho e sua complexidade, pois a nica condio exigida para que se aprenda estes dois programas usar o dom que nos foi dado ;o de tentar, tentar ... e persistir.

Todos os dias quando acordo No tenho mais o tempo que passou Mas temos muito tempo Temos todo tempo do mundo.

(Renato Russo)

PARTE I: AutoCAD Release 14 1)Apresentando o AutoCAD A rea de trabalho do AutoCAD possue uma estreita semelhana com os outros aplicativos modernos do Windows, especialmente os que fazem parte do pacote Microsoft Office, como por exemplo o Microsoft Word 7.0. Para a familiarizao com o ambiente de trabalho mostraremos a seguir quais os nomes a considerar: 1.1)Barra de Menu a primeira linha da tela do AutoCAD, nela encontram-se as opes: File, Edit View, Insert, Format, Tools, Draw, Dimension, Modify e Help 1.2)Barras de Ferramentas So realmente vrias barras com botes de comandos (fig. 1). O AutoCAD 14 elaborou algumas barras de ferramentas que sero acessadas clicando com o boto direito sobre uma barra existente, ou indo no menu View e selecionando a opo Toolbars. Futuramente criaremos nossas prprias barras de ferramentas.

fig. 1 1.3)Caixa de dilogo Os quadros de dilogo do AutoCAD permitem que muitas respostas e ajustes diferentes sejam selecionados, antes que um comando seja executado. A fig. 2 mostra um exemplo de quadro de dilogo. Mostraremos mais adiante, o modo de aplicao dos quadros de dilogos.

fig. 2 2)Pontos bsicos do AutoCAD 2.1)Iniciando os comandos O AutoCAD fornece muitos mtodos para a entrada de comandos, com o mais bsico deles colocando os resultados na rea de prompt dos comandos, localizada na parte inferior da tela do AutoCAD. Sempre ser necessrio saber se o AutoCAD est pronto para aceitar um comando, se est completando uma tarefa, ou se espera a uma consulta. O AutoCAD est pronto para receber comandos, quando o prompt de comandos estiver vazio, como mostrado a seguir: Command: Se um comando estiver em processo, o AutoCAD apresenta um prompt solicitando uma entrada de nossa parte, como neste exemplo: Command: line<enter> From point:

2.2)Comandos a partir dos teclados O teclado o mais bsico dentre os mtodos usados na entrada de comandos. Digitamos o comando desejado e pressionamos ENTER para execut-lo, ou para responder uma pergunta. Ex. 1: Command: line<enter> From point: (clique o boto esquerdo no lado esquerdo da tela) To point: (clique o boto esquerdo no lado direito da tela) To point: (clique o boto direito)

2.3)Comandos a partir dos menus

Cada vez que selecionamos uma opo de menu, o AutoCAD executa um arquivo de menus chamado de ACAD.MNU. Com esse sistema, no necessrio digitar o comando - o AutoCAD entra o comando por ns. Ex 2: Command: (V ao menu Draw e selecione a opo line) Command: _line From point: (repita o ex. 1)

2.4)Comandos a partir das barras de ferramentas Neste caso, a entrada de comandos bem mais direta, porm as barras de ferramentas ocupam um espao considervel na rea de trabalho, ento conveniente deixar apenas os comandos mais usados. Futuramente aprenderemos a personalizar as barras. Ex. 3: Command: (V at a barra do lado esquerdo e clique no primeiro boto Command: _line From point: (repita o ex. 1) 2.5)Sistema de coordenadas )

Seja qual for o tipo de desenho que voc cria no AutoCAD, precisa-se de um mtodo sistemtico de especificar os pontos. Os pontos definem o ponto inicial, o ponto mdio e o ponto final das linhas, o centro dos crculos e arcos e assim por diante. portanto, primordial que o usurio saiba as noes de plano cartesiano e suas coordenadas, dever saber tambm sobre coordenadas polares, coordenadas absolutas e relativas. Na fig. 3, temos uma demonstrao de um pano cartesiano e um retngulo desenhado sobre o mesmo.

fig. 3

A seguir mostraremos como trabalhar com coordenadas: -Cartesiana absoluta: Entraremos ponto a ponto at obtermos a figura desejada.

Ex.4 Command: line<enter> From point: 100,100<enter> To point: 100,200<enter> To point: 400,200<enter> To point: 400,100<enter> To point: 100,100<enter> To point: (clique o boto direito) Obs: Nota-se que o desenho obtido um retngulo vermelho semelhante ao da fig. 3. -Cartesiana relativa Neste caso entraremos com as coordenadas em relao ao ponto em que estivermos n o momento. Indicaremos para o AutoCAD que a coordenada relativa usando o sinal de arroba ( @ ) antes da coordenada. Ex. 5 Command: line<enter> From point: 100,100<enter> To point: @0,100<enter> To point: @300,0<enter> To point:@0,-100<enter> To point: @-300,0<enter> To point: (clique com o boto direito) -Polares absoluta: No caso das coordenadas polares, a entrada das coordenadas ser com uma distncia e um ngulo. Por exemplo, temos a coordenada 5<30, ou seja, a distncia 5 e o angulo 30, separados por um sinal matemtico. Ex. 6 Command: line From point: 100,100 To point: 500<30 To point: (clique com o boto direito) -Polares relativas a mais usada e a mais fcil dentre as coordenadas. Entra-se como no caso das coordenadas polares absolutas, porm com o sinal de arroba antes. Ex. 7 Command: line From point: 100,100

To point: @50<90 To point: @150<0 To point: @100<30 To point: @150<270 To point: @100<150 To point: @150<180 * To point: (clique com o boto direito) Ex 8 Repita o ex.7 e no lugar da coordenada que possui o asterisco digite a letra C. 2.6)Usando os recursos dos Osnaps O AutoCAD possui um grupo de ferramentas que permitem construes geomtricas precisas. Os Osnaps so usados para identificar direta ou indiretamente os pontos-chave em seus desenhos ou objetos. A barra de ferramenta pode ser exibida clicando com o boto direito do mouse sobre uma barra existente, e colocando um X na opo Object Snaps. Surgir uma barra parecida com a da fig. 4.

fig.4 Ex.9

2.7)Salvando e Encerrando O usurio dever criar uma pasta, para melhor organizao dos projetos. Uma observao importante que devemos ressaltar, que os projetos nunca devero ser trabalhados direto do disquete. Dever ser gravado e/ou modificados arquivos direto do disco rgido, os arquivos em disquetes devero ser usados apenas para locomoo dos arquivos. Aps elaborado o projeto, v at o menu File na opo Save ou Save As..., escolha a pasta a ser armazenado o arquivo, escolha um nome para o arquivo e clique OK. Obs: Certifique-se de que o arquivo tenha a extenso DWG.

3)Desenhando em 2D 3.1)Pontos essenciais de Desenho

10

-Desenhando linhas (LINE) Como foi visto desenhamos uma linha fornecendo dois pontos inicial e final dessa linha. Para se desenhar vrias linhas conectadas, basta continuar a designar os pontos finais das linhas. -Desenhando polilinhas (PLINE) A diferena que com este comando se faz vrias linhas, porm as mesmas sero uma nica entidade. -Desenhando crculos (CIRCLE) Outro comando bsico, mas importante o circulo. Eles so usados para representar furos, rodas, hastes, colunas, rvores, etc. Existem vrios mtodos para se desenhar um circulo e, ao contrrio do manual, a construo rpida e precisa. V at o menu Draw e selecione circle. Surgir ento, as opes de entrada. -Desenhando elipses (ELLIPSE) As elipses so figuras geomtricas um tanto complicadas, mas, se voc adquirir um conhecimento bsico da geometria de uma elipse, o AutoCAD lhe permitir desenha-las com facilidade. V at o menu Draw e selecione a opo ELLIPSE.

-Desenhando arcos (ARC) O comando ARC usado para desenhar arcos circulares. V at o menu Draw, selecione a opo arc e verifique as opes.

-Desenhando polgonos (POLYGON) O comando POLYGON usado para criar polgonos regulares. Voc pode desenhar um polgono regular formado por 3 a 1024 lados. Aps chamar o comando, o AutoCAD pede a entrada de alguns dados, entre eles: Number of sides: nmero de lados Edge/Center of polygon: Voc escolher se deseja definir o polgono especificando o seu centro ou os pontos finais de um lado. Incribed in circle/ Circumscribed about circle: Se escolher <I>, todos os vrtices faro parte do circulo, se escolher <C>, o raio ser igual distncia do centro do polgono aos pontos mdios dos lados. Radius of circle: Ele pede o raio do circulo

11

-Desenhando anis e reas slidas (DONUT) O comando DONUT, desenha anis slidos. V at o menu Draw e selecione a opo DONUT. Logo em seguida o AutoCAD pede as seguintes informaes: Inside diameter: dimetro interno do anel Outside diameter: dimetro externo do anel center of doughnut: centro do anel Ex. 10

Ex. 11

3.2)Pontos essenciais de edies -Desfazendo comandos (UNDO) O comando UNDO (desfazer) nos permite reverter passos do processo de seleo de objetos removendo grupos de objetos na ordem inversa em que foram escolhidos. -Selecionando tudo (ALL) Entrando ALL (tudo; no so permitidas abreviaes) selecionaremos todas as entidades presentes em um desenho, exceto as existentes em camadas imobilizadas ou bloqueadas. -Cancelando comando (Esc)

12

A tecla Esc maneira mais rpida para o cancelamento de comandos em execuo. Tecle Esc para retornar imediatamente ao prompt de comando. O AutoCAD no ir se lembrar do conjunto de selees feita anteriormente, podendo ento digitar enter para repetir o mesmo comando. -Copiando entidades (COPY) O comando COPY (copiar) faz cpias de objetos existentes no desenho. Esse comando mas poderoso, nos permite utilizar um objeto de maneira repetida num desenho. Ex. 12

-Completando entidades (FILLET) O comando FILLET completa a interseco de duas linhas. Podemos completar a interseco de um par de linhas, arcos ou crculos, ou comprimento de uma polilinha Ex.13

-Deslocando entidades (OFFSET) O comando OFFSET cria uma cpia de um objeto existente e coloca essa cpia de forma paralela ao original. Especificamos a distncia de deslocamento que a cpia dever apresentar em relao ao original. -Estendendo entidades (EXTEND) O comando EXTEND estende linhas, arcos e crculos at uma linha limite. A linha de limite pode ser quase qualquer outro objeto que esteja visvel na tela. No possvel fazer a extenso at um bloco, porque o AutoCAD no reconhece as localizaes dos limites do bloco. -Gerando rotaes das entidades (ROTATE) Podemos utilizar o comando ROTATE para gerar rotaes de qualquer elemento que esteja desenhado na tela. Ex. 14

13

-Alinhando as entidades (ALIGN) O comando ALIGN alinha uma entidade selecionada a pontos especificados pelo usurio. Ex.15

-Movendo as entidades (MOVE) Podemos utilizar o comando MOVE para mover um objeto para um novo local. O comando MOVE similar ao COPY, exceto que o MOVE apaga o objeto original. -Aparando as entidades (TRIM) O comando TRIM apara as linhas at que cheguem ao limite de corte. Os objetos selecionados com limite de corte devem estar visveis na tela. Ex.16

-Alongando parte das entidades (STRETCH) O comando STRETCH (alongar/esticar) move partes de objetos, sem perturbar as conexes existente entre os objetos. Esse comando pode ser usado para alongar ,contrair ou alterar seus alinhamentos. Ex.17

14

-Apagando parte das entidades (BREAK) O comando BREAK remove sees de um objeto. Este comando tambm nos permite separar um objeto em duas partes sem remover qualquer uma delas. -Criando imagens especulares (MIRROR) O comando MIRROR (espelho produz uma imagem especular de objetos localizados ao longo de uma linha. Essa opo ideal para a criao de objetos simtricos. Ex.18

-Removendo as entidades (ERASE) O comando erase (apagar) remove entidades indesejadas. Para executar a funo de ERASE, ser apenas necessrio informar ao AutoCAD quais as entidades que desejamos apagar. -Produzindo Arrays de entidades (ARRAY) O comando ARRAY nos permite criar muitas cpias uniformemente espaadas. O comando ARRAY semelhante ao comando COPY Multiple. Ex.19

15

-Ajustando a escala de um desenho (SCALE) Para ajustar proporcionalmente o tamanho dos objetos, deve ser utilizado o comando SCALE. Para comear, precisamos de um ponto de base para ser a referncia a partir da qual o objeto deve crescer (ou reduzir). Em seguida, especificamos um fator de escala ou usaremos a parte de um objeto. Ex.20

-Chanfrando as linhas (CHAMFER) Uma chanfradeira utilizada pelos mecnicos para atenuar a borda aguda de uma pea metlica. O AutoCAD nos permite chanfrar duas linhas que apresentam interseco. Ex.21

3.3)Visualizando um desenho -Atualizando a Tela (REDRAW)

16

O comando REDRAW (redesenhar) informa ao AutoCAD para atualizar a imagem presente na tela. Ao desenharmos e editarmos, o AutoCAD deixa smbolos de marcao (pequenos sinais de (+) nos pontos de seleo) e buracos (criados quando uma entidade fica sobreposta a uma outra). Podemos utilizar, em qualquer ocasio, o comando REDRAW para fazer uma limpeza na imagem da tela. Ressalto ainda, que com a evoluo do AutoCAD para a verso 14, este comando deixou de ser utilizado, mas foi muito usado na verso 12 e 13. -Regenerando a apresentao (REGEN) Quando se faz um desenho no AutoCAD, principalmente arcos, o programa apresenta na tela uma aproximao das informaes reais do desenho. Para aumentar sua velocidade de apresentao e eficincia, o AutoCAD divide algumas entidades em segmentos curtos de retas. Em determinadas ocasies, a imagem apresentada no chega a uma preciso adequada. O comando REGEN recalcula a imagem da tela a partir dos dados originais do desenho. Ex. 22 Abra o des2; Em seguida aproxime o anel (DONUT) utilizando o zoom; Observe que a rea solida no totalmente circular; Digite REGEN. -Ampliando o desenho (ZOOM) Uma das funes mais importante do AutoCAD nos permitir visualizar os desenhos com clareza. Ao ser entrado ZOOM no prompt de comandos, o AutoCAD apresenta a seguinte seleo de opo. All / Center / Dynamic / Extends / Previous / Scale (X/XP) / Windows / <Realtime>: Obs: Deve-se notar que, o comando ZOOM pode ser acessado com um outro comando em execuo. -Os movimentos pelo desenho (PAN) Vamos supor que seja preciso visualizar uma parte do desenho que fique direita da tela atual. Como mostramos anteriormente, podemos alterar a visualizao gerando um afastamento com ZOOM, colocando parte do desenho numa janela e, em seguida, ampliar o material contido na mesma. Porm essa operao muito complicada para uma simples alterao de viso de uma parte do desenho para outra. O Comando PAN nos permite percorrer o desenho sem ser necessrio, primeiramente, uma operao com ZOOM. Digite PAN e pratique o comando com qualquer desenho. 3.4)Primeiras configuraes de desenhos -Definindo o formato e a preciso dos nmeros Como foi dito na introduo dessa apostila, o AutoCAD oferece uma preciso de at 16 casas decimais, porm no mtodo convencional e rpido acesso, podemos definir em at 8 casas decimais, que j de uma preciso suficiente. Para alterar a preciso v at o menu Format e escolha a opo Units... -Definindo fonte de texto

17

O AutoCAD possui uma biblioteca de tipos de letras semelhante a do Word, permitindo a edio de textos nos mais variados resultados. Porm em se tratando desenhos arquitetnicos, o tipo de letra que mais se aproxima do normgrafo o estilo simplex.txt. V at o menu Format e escolha a poo Text Style. Em Font Name, escolha o tipo de letra e selecione apply. -Definindo tipo de linha O AutoCAD tambm possui uma biblioteca de tipos de linhas, para a representao de vrias situaes de desenho, como por exemplo a linha tracejada para representar arestas ocultas. Ex.23 Para escolher um tipo de linha, v at o menu Format e escolha a opo Linetype; Mande o AutoCAD ler os tipos de linhas na opo Load; Escolha um tipo de linha (Acad_iso02w100) e escolha OK; Mande que este tipo seja a linha corrente no momento selecionando Current e escolha OK; Faa uma linha e verifique o resultado. -Definindo tipo de ponto No muito importante, o AutoCAD da a escolha do tipo de ponto que ser feito no momento do desenho. Esta escolha esta no menu Format, na opo Point Style. 3.5)Tcnicas Avanadas de Desenho -Trabalhando com textos (TEXT) O comando TEXT nos permite entrar uma linha de texto por vez. Para acrescentar mais textos, o comando deve ser repetido. Entre TEXT no prompt de comandos. O AutoCAD apresenta o seguinte prompt: Justify / Style / <Start point>: A poo Justify nos permite especificar uma das 14 opes para o posicionamento e alinhamento do texto; A opo Style nos permite especificar o estilo que ser utilizado no texto; A opo <Start point> nos permite especificar o ponto inicial do texto. O alinhamento esquerda modo padro. Podemos pressionar Enter como uma quarta opo. Utilize essa opo para acrescentar uma outra linha de texto sob a anterior, sem necessrio especificar novamente as opes. -Criando reas hachuradas (HATCH) O comando HATCH coloca um padro numa rea fechada definida pelos objetos selecionados -Acrescentando dimenses a um desenho (DIM) Todos os desenho precisam possuir dimenses, para fornecer aos usurios um acesso rpido a informao crtica, como comprimento, largura, ngulos e espaos livres.

18

Aps digitar o comando DIM, o AutoCAD espera que o usurio entre com o tipo de dimensionamento. Podemos entrar com as seguintes opes: HORIZONTAL (HOR): Faz dimensionamentos na horizontal VERTICAL (VER): Faz dimensionamentos na vertical ALIGNED (ALI): Alinha o dimensionamento a partir de dois pontos ANGULAR (ANG): Faz o dimensionamento de arcos, especificando duas linhas RADIUS (RAD): Faz dimensionamento de arcos CENTER (CEN): Apenas indica o centro de arcos para prximas referencias BASELINE (BAS) Continua um dimensionamento a partir do ponto inicial. 3.6)Tcnicas Avanadas de Edio -Editando as polilinhas (PEDIT) Aprendemos anteriormente a fazermos linhas (LINE) e polilinhas (PLINE). Agora discutiremos as vantagens de em alguns casos trabalharmos com polilinhas. Por exemplo, se conectarmos vrias linhas para formarmos uma polilinha nica, podemos manipular os objetos como se fossem uma entidade nica. Podemos copiar(COPY), deslocar(OFFSET) ou mover(MOVE) um objeto com mais facilidade do que seria possvel manipular os objetos individualmente. Alem disso, quando trabalharmos com objeto em 3 dimenses gerados a partir de desenhos em 2 dimenses, teremos que unir todas as linhas do desenho para que o prximo comando seja executado. O comando PEDIT pode ser utilizado para executar as seguintes tarefas: Converter linhas em polilinhas (JOIN) Abrir uma polilinha (OPEN) Fechar uma polilinha (CLOSE) Alterar largura de uma polilinha (WIDTH) -Gerando objetos 3D a partir de 2D (EXTRUDE) Como foi dito acima, o comando EXTRUDE gera objetos em 3 dimenses a partir de desenhos em 2 dimenses. Convm ressaltar que ser executado o comando apenas depois que as linha a serem extrudadas fizerem parte de uma nica entidade. Ex. 24 Faa o desenho a seguir Faa a unio entre as linhas para transforma-la em uma entidade V at ao menu View na opo 3D Viewpoint(SE Isometric) Digite EXTRUDE Defina a altura igual a 50 Defina angulo igual a zero

19

-Partindo as entidades (DIVIDE e MEASURE) O comando DIVIDE utiliza pontos para dividir uma entidade em partes iguais. O uso de DIVIDE levemente diferente do comando MEASURE, que coloca pontos em intervalos medidos ao longo de uma polilinha. Em vez de solicitar o comprimento do intervalo, o comando DIVIDE pergunta quantas partes desejamos que o AutoCAD crie. Ex. 25 Faa uma linha de 300 unidades na horizontal Faa uma linha paralela com 50 unidades de distncia Digite DIVIDE na linha de comandos Selecione a primeira linha para ser dividida digite 10 para o nmero de segmentos Digite MEASURE na linha de comandos Selecione a segunda linha para ser dividida digite 10 para a distncia entre os segmentos

-Trabalhando com camadas (LAYER) Um desenhista manual sempre utiliza uma tcnica chamada desenhos com sobreposies. Nos desenhos com sobreposies, folhas transparentes de filmes plstico, cada uma contendo um elemento diferente, so colocados em pilhas (sobrepostos) para criar o desenho total. O AutoCAD nos permite fazer o empilhamento de partes diferentes de um desenho eletrnico. Podemos ativar ou desativar as camadas do AutoCAD, de modo que o computador apresente apenas as camadas que precisamos ver. Ex. 26 Faa um polgono regular de 6 lados e raio inscrito de 50 V at o menu format e escolha a opo layer Crie uma nova camada escolhendo new e nomeie-a de La1, escolhendo a cor verde Coloque esta camada como corrente (current) Faa um quadrado de 50 unidades no centro do polgono Crie uma camada vermelha (La2) e faa um circulo de raio 70 no centro do poligono

20

-Alterando entidades dos desenhos (DDCHPROP) Para modificar rapidamente as propriedades de um desenho, podemos utilizar a entrada pelo menu modify na opo properties. Em seguida surgir uma caixa de dilogo, na qual poder ser feita as modificaes quanto: A cor da linha; Ao tipo de camada Ao tipo de linha.

-Calculando a rea de uma regio (AREA) O comando AREA utilizado para calcular a rea de uma regio ou de um objeto. Ao digitar AREA no prompt de comandos o AutoCAD pedir o tipo de operao que se deseja fazer. Command: <First point>/Object/Add/Subtract: A opo em sugesto colocada pelo AutoCAD, para que se escolha os vrtices de uma regio para que ele calcule a rea interna. A opo Object calcula a rea interna de um objeto fechado. Ex. 27 Faa um retngulo de 200x100 Ao lado faa um crculo de 50 unidades de raio Calcule a rea dos dois objeto -Verificando a distncia (DIST) O comando DIST retorna a distncia entre dois pontos selecionado no desenho. Podemos utilizar o comando DIST para verificar o espao livre entre o canto de uma cama e o guarda-roupa. Ao digitar DIST, e escolher dois pontos, o AutoCAD retorna as seguintes informaes: Distance = 223.6068, Angle in XY Plane = 63, Angle from XY Plane = 0 Delta X = 100.0000, Delta Y = 200.0000, Delta Z = 0.0000 Obs.: Deve-se tomar cuidado quando o AutoCAD estiver com duas linhas de comando, pois as informaes podero ficar ocultas na linha superior. Ento deve-se ir at a barra de rolagem, e procurar as informaes desejadas. 3.7)Ferramentas auxiliares

21

-Definindo a Grade (GRID) O comando GRID cria um padro de pontos na tela. Esses pontos uniformemente espaados auxiliam os desenhos de forma muito semelhante utilizao das linhas existentes num papel milimetrado. Entretanto o sistema de grade do AutoCAD no utiliza linhas, em vez disso, possui pontos para indicar onde as linhas apresentariam interseces. A grade de pontos interfere menos com o desenho do que aconteceria no caso de uma grade de linhas. Os pontos da grade no iro aparecer no desenho plotado. Podemos definir tamanho da grade do AutoCAD de forma diferente, sempre que desejarmos. Podemos at mesmo definir o espaamento de grade na direo X de forma diferente do valor utilizado na direo Y. Ao digitarmos GRID na linha de comando o AutoCAD, pede para definir o espaamento entre os pontos. Depois devemos acionar o comando digitando ON. Para retirar os pontos da tela digite OFF. -Definindo o Modo Snap (SNAP) O modo SNAP do AutoCAD, limita o posicionamento do cursor na tela, de acordo com um valor que definimos. Ao digitarmos SNAP na linha de comandos o AutoCAD, pede para definir o espaamento do cursor. Aps definir o espaamento, devemos acionar o comando, digitando ON. Se quisermos voltar ao espaamento anterior desative o modo SNAP, digitando OFF. Na linha de comandos aparecer as seguintes opes, como mostraremos a seguir: Grid spacing(X) or ON/OFF/Snap/Aspect <0.0000>: -Identificando os pontos (ID) O comando ID retorna as informaes de posicionamento para um ponto especfico do desenho. Ao digitar ID no prompt de comandos, o AutoCAD pedir um ponto. Ele retornar as seguintes informaes a respeito do ponto selecionado. Point: _endp of X = 237.6147 Y = 277.2962 Z = 0.0000

Obs.: As coordenadas retornadas sero absolutas. -Acessando o Dos (SHELL) Se for necessrio acessar o DOS durante a utilizao do AutoCAD, podemos utilizar o comando SHELL. Esses comandos saem temporariamente do AutoCAD, de modo que seja possvel executar os comandos do DOS. No ser necessrio recarregar o AutoCAD ao sair desse SHELL (janela do MSDOS). Para retornar ao AutoCAD digite EXIT. 3.8)Criando uma biblioteca de smbolos -Criando as partes de uma biblioteca (BLOCK) No AutoCAD, um bloco uma entidade individual composta por muitas entidades podemos desenhar estas entidades da forma que fazemos normalmente, usando os comandos de desenho e edio do

22

AutoCAD, em seguida, compilando estas entidades num bloco para uso como um smbolo no desenho. Este smbolo pode ser qualquer elemento, desde um quadro at uma tomada eltrica. Aps o desenho das entidades necessrias utilize o comando BLOCK para compil-las num bloco dentro do prprio arquivo. Ex. 28 Chame o Arq4 Digite BLOCK <Enter> Block name (or ?): Escolha Cama como nome do bloco <Enter> Insertion base point: Escolha o canto inferior esquerdo da cama Select objects: selecione a cama (sem o texto) <Enter> -Gravando Blocos em um arquivo (WBLOCK) O comando WBLOCK tem quase a mesma funo que o comando BLOCK, diferenciando apenas pelo fato de que no primeiro comando voc escolhe a pasta para que seja guardado os blocos e no segundo comando, os blocos sero guardados em um diretrio especfico do AutoCAD. Utilize o comando WBLOCK para gravar o bloco em uma pasta especfica do usurio, tornando esse bloco disponvel para acesso de qualquer outro desenho. Obs.1: Ressalto ainda que apesar de existirem os dois comandos, no muito prtico e vivel utilizar o comando BLOCK, pois com esse comando no ser possvel utilizar os blocos de um desenho em outro desenho. J o com o comando WBLOCK poderemos aproveitar os blocos para qualquer desenho. Obs.2: Aps criar o bloco o desenho selecionado ir desaparecer da tela, ento para recuper-lo digite UNDO e o comando voltar o desenho sem desfazer o bloco. Ex. 28 Chame o Arq4 Digite WBLOCK <Enter> Escolha Cama como nome do bloco e Bloco como a pasta de destino <Enter> Block name: <Enter> Insertion base point: Escolha o canto inferior esquerdo da cama Select objects: selecione a cama (sem o texto) <Enter> -Inserindo Smbolos em um desenho (INSERT) Para acessar os blocos futuramente em outros desenhos, v at ao menu insert e escolha a opo block. Teremos uma caixa de dilogo com as opes: Block: Insere os blocos do prprio desenho File: Insere os blocos de qualquer desenho -Separando os blocos (EXPLODE) Quando inserimos um bloco em um desenho, o AutoCAD interpreta o bloco como se fosse uma nica entidade. Se for preciso separar esse bloco para alteraes, devemos explodir este bloco para separa-lo em entidades utilizando o comando EXPLODE. 4)Trabalhando com as Barras de Ferramentas

23

No decorrer do curso, trabalhamos com alguns botes de comando. Agora chegamos na etapa mais importante que a otimizao do tempo de servio. Podemos ganhar tempo de trabalho substituindo a entrada de comandos por teclado, pela entrada de comandos por botes. Para isso temos que acessar as barras de ferramentas do AutoCAD. Para acessar as barras de ferramentas clique com o boto direito em qualquer outro boto existente na tela ou v at o menu View e escolha a opo Toolbars. Logo em seguida aparecer uma caixa de dilogo, na qual podemos escolher qualquer barra de ferramentas pr definida pelo AutoCAD. Situao 2 Para se ter uma idia de como se trabalha com os botes, deixe acessado as barras de ferramentas Standard Toobar, Draw, Modify eObject Snap. Treine a entrada de comandos fazendo um sof e guarde-o na biblioteca. 5)Configurando o ambiente de trabalho 5.1)Personalizando a barra de menu Algum dia voc precisar criar os seus prprios menus personalizados no AutoCAD. Para isso, voc modificar o arquivo fonte do menu do AutoCAD e, em seguida, recompilar o menu. Par se ter uma viso mais aproximada, carregue o arquivo ACAD. MNU, que esta no diretrio C:\Arquivos de Programas\AutoCAD R14\Support. O arquivo ACAD.MNU nada mais que um arquivo texto fcil de modificar e usar para insero de recursos ao menu do AutoCAD. Clique duas vezes sobre ele para abri-lo. Par se ter uma idia do que possvel fazer no menu, compare as duas situaes a seguir: Situao 1
***POP9 **MODIFY ID_MnModify ID_Ai_propch ID_Matchprop ID_MnObject ID_MnExterna ID_Xbind [&Modify] [&Properties...]^C^C_ai_propchk [&Match Properties]^C^C_matchprop [->&Object] [->&External Reference] [&Bind...]^C^C_xbind [--] ID_Xclipfram [<-$(if,$(eq,$(getvar,xclipframe),1),!.)&Frame]$M=$(if,$(eq,$(getvar,xclipframe),1),^C^C_xclipframe 0,^C^C_xclipframe 1) ID_MnImage [->&Image] ID_Imageadju [&Adjust...]^C^C_imageadjust ID_Imagequal [&Quality]^C^C_imagequality ID_Transpare [&Transparency]^C^C_transparency [--] ID_Imagefram [<-&Frame]^C^C_imageframe [--] ID_Xclip [&Clip]^C^C_xclip ID_Imageclip [Ima&ge Clip]^C^C_imageclip [--] ID_Hatchedit [&Hatch...]^C^C_hatchedit ID_Pedit [&Polyline]^C^C_pedit ID_Splinedit [&Spline]^C^C_splinedit ID_Mledit [&Multiline...]^C^C_mledit ID_MnAttribu [->&Attribute] ID_Ddatte [&Single...]^C^C_ddatte ID_Attedit [<-&Global]^C^C_attedit ID_Ddedit [<-&Text...]^C^C_ddedit [--] ID_Erase [&Erase]^C^C_erase ID_Copy [Cop&y]$M=$(if,$(eq,$(substr,$(getvar,cmdnames),1,4),GRIP),_copy,^C^C_copy) ID_Mirror [M&irror]$M=$(if,$(eq,$(substr,$(getvar,cmdnames),1,4),GRIP),_mirror,^C^C_mirror) ID_Offset [Off&set]^C^C_offset ID_Array [&Array]^C^C_array [--] ID_Move [Mo&ve]$M=$(if,$(eq,$(substr,$(getvar,cmdnames),1,4),GRIP),_move,^C^C_move) ID_Rotate [&Rotate]$M=$(if,$(eq,$(substr,$(getvar,cmdnames),1,4),GRIP),_rotate,^C^C_rotate) ID_Scale [Sca&le]$M=$(if,$(eq,$(substr,$(getvar,cmdnames),1,4),GRIP),_scale,^C^C_scale) ID_Stretch [Stretc&h]$M=$(if,$(eq,$(substr,$(getvar,cmdnames),1,4),GRIP),_stretch,^C^C_stretch) ID_Lengthen [Len&gthen]^C^C_lengthen [--] ID_Trim [&Trim]^C^C_trim ID_Extend [Exten&d]^C^C_extend ID_Break [Brea&k]^C^C_break ID_Chamfer [&Chamfer]^C^C_chamfer ID_Fillet [&Fillet]^C^C_fillet [--] ID_Mn3dopera [->&3D Operation] ID_3darray [&3D Array]^C^C_3darray ID_Mirror3d [&Mirror 3D]^C^C_mirror3d ID_Rotate3d [&Rotate 3D]^C^C_rotate3d [--] ID_Align [<-A&lign]^C^C_align ID_MnBoolean [->&Boolean] ID_Union [&Union]^C^C_union ID_Subtract [&Subtract]^C^C_subtract ID_Intersect [<-&Intersect]^C^C_intersect [--]

24
ID_Explode ID_Slice [E&xplode]^C^C_explode [--] [Slice ]^C^C_Slice

Acrescente as duas ltimas linhas da situao 1 e apague os arquivos ACAD.MNS e ACAD.MNC. Saia do programa e carregue-o novamente para verificar a alterao. 5.2)Criando atalhos de teclado Assim como digitamos E para abreviar ERASE e L para abreviar LINE, podemos fazer isso com qualquer comando do AutoCAD. Para fazer isso devemos modificar o arquivo ACAD.PGP. Esse arquivo esta no diretrio C:\Arquivos de Programas\AutoCAD R14\Support. De dois cliques sobre o arquivo ACAD.PGP e verifique a listagem a seguir: 3A, *3DARRAY 3F, *3DFACE 3P, *3DPOLY A, *ARC AA, *AREA AL, *ALIGN AP, *APPLOAD AR, *ARRAY AAD, *ASEADMIN AEX, *ASEEXPORT ALI, *ASELINKS ASQ, *ASESQLED ARO, *ASEROWS ASE, *ASESELECT AT, *DDATTDEF -AT, *ATTDEF ATE, *DDATTE V at a linha ( L, *LINE ) e modifique para ( Linha, *LINE ). Salve e saia do arquivo. Saia do AutoCAD e carregue-o novamente que voc ver que a nova abreviao de LINE ser Linha e no mais L. 5.3)Personalizando as barras de ferramentas Uma das desvantagens das barras de ferramentas que ela ocupa muito espao na tela, diminuindo a rea de trabalho. Ento, conveniente que o usurio tenha na tela apenas os botes mais usados para os projetos, como por exemplo, os comandos Line, Erase, Offset, Trim, Copy, Move, etc. Nesse item do curso aprenderemos a criar barras de ferramentas com os botes do usurio. Deve-se tomar muito cuidado, pois estamos trabalhando com a configurao do AutoCAD e qualquer passo errado que se tomemos, poderemos no ter o resultado desejado. importante ressaltar, que nesta parte de configuraes, devemos saber exatamente o que estamos fazendo. Chame a caixa de dilogo Toolsbars clicando com o boto direito sobre um boto existente ou v at o menu View.

25

Crie uma nova barra de ferramenta clicando no boto New e escolhendo o nome caixa1. Aparecer uma barra de ferramenta vazia com o nome de caixa1, na qual poderemos incluir qualquer boto desejado. Clique no boto Customize para acessar as listas de botes. Escolha a categoria (categories) Modify. Clique e mantenha o boto esquerdo do mouse pressionado sobre o boto Arraste e solte o boto na barra de ferramenta Caixa1. Desse modo em diante, poderemos colocar qualquer boto nessa barra de ferramenta. Para treinar faa uma barra de ferramenta como mostrado a seguir:

5.4)Criando novos botes Alguns botes no esto disponveis nas barras de ferramentas contida na caixa de dilogo Toolsbars. Por isso o AutoCAD permite a criao de botes para serem inseridos nas barras de ferramentas . O primeiro passo adicionar botes sem comando nas barras de ferramentas. Para exemplificar, coloque 3 botes como na barra a seguir:

D dois cliques com o boto direito sobre qualquer boto vazio. Clique sobre o boto Edit... e faa um cone como na figura 5 Na caixa Macro digite ^C^C_text Como na figura 5

Fig. 5

Para treinar faa mais dois botes. Um boto para DIM e outro para LIGHT como na barra a seguir.

26

6)Lendo aplicaes externas Entre outros recursos que o AutoCAD possui, temos a opo de ler aplicativos externos, ou seja, informaes contidas em outra extenso, como por exemplo, a extenso TXT e LSP. Esse recurso que o AutoCAD oferece utilizado para dinamizar os projetos. Podemos ampliar os comandos do programa utilizando por exemplo a linguagem AutoLisp e lendo-a como uma aplicao externa. Aps mandar ler o aplicativo, ( menu Tools escolhendo a opo Load Application ) o mesmo fica na memria do AutoCAD para ser usado durante o projeto. Para isso basta digitar na linha de comandos o nome do comando.

7)Plotando um desenho Uma das etapas finais do projeto a plotagem. Nela o usurio pode ter em mos o produto final de seu trabalho. Na caixa de dilogo para plotar desenhos, podemos especificar espessura e cor da linha, ajustar o desenho no papel, aferir a escala desejada entre outros recursos. Na figura 6, temos um exemplo de uma caixa de dilogo para plotagem: Pen Assignments... Ajusta cor e espessura da linha Plotted Inches = Drawing Units Ajusta a escala do desenho Rotation and Origin... Ajusta a posio do desenho no papel e a sua rotao Window... Seleciona a janela de desenho a ser plotada Preview.. Visualiza a impresso antes de plota-la

Fig. 6

8)Desenhando em 3D 8.1)Entendendo a Terceira Dimenso Seja qual for o tipo de desenho que voc cria no AutoCAD, precisa-se de um mtodo sistemtico de especificar os pontos. Quando entramos com coordenadas em duas dimenses, especificamos duas coordenadas (X,Y) em relao a uma origem. Nesta fase de projetos, acrescentarmos mais uma coordenada. A terceira dimenso aquela que nos d a noo de distncia e de volume dos objetos. possvel posicionar um ponto no espao, fornecendo 3 pontos em relao a uma origem estabelecida.

27

Com a terceira dimenso, podemos confeccionar paraleleppedos, cilindros, cones, etc. Aprendendo a mudar de coordenada, ser fcil colocar telhados com a devida inclinao. Outro recurso que o AutoCAD possui a ferramenta do tipo booleana, na qual podemos fazer objetos complexos a partir de objetos simples.

8.2)O Sistema de Coordenadas O sistema de coordenadas um pouco mais especfico do que em 2D. preciso dominar o sistema de coordenadas em 2D e acrescentar a coordenada da terceira dimenso. Ao entrar com o ponto em 2D digitvamos @100,40. Em 3D no ser diferente do que j conhecamos, porm acrescentaremos mais uma coordenada, por exemplo, @100,40,15. Em coordenada polares acrescentaremos mais um ngulo convenientemente. Coordenada em 2D@200<45 Coordenada em 3D@200<45<90 Obs: A entrada com coordenadas polares no muito usual pela sua complexidade, porm ser ressaltado nesse curso apenas com exemplos prticos.

8.3)O eixo Z O eixo Z, o diferencial nos projetos de AutoCAD. O usurio agiliza o desenho, visualizao e a plotagem, pode-se ousar na elaborao de projetos complexos. Porm ressalto que fundamental que se domine essa nova coordenada. O eixo Z pode ser simplificado como sendo a altura do objeto. Na entrada de comandos ser chamado de HEIGHT. Na figura a seguir temos uma ilustrao do que seria um ponto posicionado no espao.

28

8.4)Desenhando objetos tridimensionais O AutoCad possui alguns slidos em 3D pr definidos. Podemos escrever no teclado tais comandos como fizemos em 2D, ou aciona-los na barra de ferramenta. Por questo de rapidez, usaremos as barras de ferramentas. Para acessar a barra de ferramenta de slidos chame a caixa de dilogo Toolbars, e marque a opo SOLID. Surgir a seguinte barra de ferramenta, na qual praticaremos os comandos.

8.5)Funes Booleanas (UNION, INTERSECT e SUBTRACT) Para criar objetos compostos, podemos manipular os slidos no espao de tal forma que produziremos um terceiro objeto a partir de outros dois. Para fazer isso dispomos de recursos matemticos chamados operaes booleanas. Existem 3 tipos de operaes booleanas no AutoCAD: UNION, SUBTRACT, INTERSECT.

29

O comando UNION permite unir dois ou mais slidos em um nico slido de seus volumes combinados. As figuras no precisam se tocar ou sobrepor, para serem unidas. O comando SUBTRACT permite criar orifcios nos slidos ou retirar parte deles. Esses orifcios e recortes tornam-se parte do slido; se voc mover o slido, os orifcios se movem tambm. O AutoCAD pede que voc indique a regio a ser subtrada e depois pede as regies que deseja subtrair. O comando INTERSECT cria um novo slido a partir de volumes comum de dois ou mais slidos sobrepostos. Obs.: Usar o comando INTERSECT em regies que no se interceptam ou se sobrepem cria uma regio sem rea, chamada regio nula. Basicamente, o AutoCAD exclui as regies que voc selecionou. Se isso ocorrer, voc pode usar o comando UNDO para restaurar as regies.

UNION

SUBTRACT

INTERSECT

8.6)O Sistema Word de Coordenadas (WCS) Nos desenhos em duas ou trs dimenses, desenhamos um espao o mundo (World) nico. Todos os objetos sero desenhados com coordenadas relativas origem (0,0,0), que fixa no espao. O nome que o AutoCAD fornece para esse sistema o Sistema World de Coordenadas, (WCS World Coordinate System). Ao trabalharmos o Sistema World de Coordenadas, cada entidade ser colocada num local de posicionamento absoluto. No exemplo de coordenadas, desenhamos uma linha que vai do ponto 8,7,0 ao ponto 3,0,9; a linha sempre estar entre essas duas coordenadas, no interessando o ngulo utilizado para visualizar a linha. Apesar do WCS ser a referncia para todos os objetos em um desenho, no ser possvel desenhar as entidades tridimensionais no WCS. O WCS excelente para o desenho de entidade lineares simples, mas no para objetos complexos, como mesas, cadeias ou dispositivos mecnicos. Para desenhar partes tridimensionais complexas, ser preciso um sistema flexvel de coordenadas que nos permita desenhar partes de algumas entidades em relao a outras. Essa necessidade requer um sistema seja possvel especificar origens e orientaes diferentes para os eixos X,Y e Z. uma origem diferente altera a localizao do 0,0,0; uma orientao diferente altera as direes dos eixos X,Y e Z. em resumo, precisamos um sistema de coordenadas definido pelo usurio, como descrito na prxima seo.

8.7)O Sistema de Coordenadas do Usurio (UCS) O Sistema de Coordenadas do Usurio (UCS User Coordinate System) uma referncia de coordenadas X, Y, Z colocada em qualquer local do WCS. Especificamos as direes dos eixos do UCS e a localizao da origem. Um ECS nos permite desenhar e editar as entidades tridimensionais, com facilidade,

30

porque podemos orientar o plano de desenho, para que sempre estejamos desenhando numa vista plana. (Essa capacidade no necessria nos desenhos bidimensionais). Com o AutoCAD, podemos definir um nmero ilimitado de Sistemas de Coordenadas do Usurios para cada desenho. Podemos atribuir um UCS diferente s elevaes laterais, frontais e traseiras (mesmo diretamente sobre a vista plana). As capacidades do comando UCS entram em ao, ao trabalharmos com planos inclinados (como um telhado) ou partes angulares. Um UCS temporrio; o definimos ao ser ajuda nos desenhos ou nas edies. O UCS pode ser descartado, quando no for mais necessrio, podendo tambm ser salvo com um nome (para que possa ser utilizado posteriormente).

8.8)Alterando o ponto de visualizao (VPOINT) `Podemos alterar o ponto de visualizao para observar um objeto em 3D. Basta fornecer 3 pontos no espao para ter uma visualizao. Digite VPOINT para acionar o comando, em seguida fornea os trs pontos. Se preferir, quando o AutoCAD pedir os trs pontos, poderemos ajustar a visualizao a partir de um eixo de coordenadas que aparece na tela ao clicar o boto direito, como na figura a seguir:

Obs.1: Para dominar este comando requer muito treino do usurio, pois muitas vezes no adquirimos a viso desejada. Obs.2: O usurio dispe de uma barra de ferramenta com os principais pontos de visualizao, que pode ser acessada na caixa de dilogo Toolbars, na opo Viewpoint. Ressalto ainda que em se tratando de visualizao, com certeza a barra de ferramenta ser suficiente para se projetar em 3D.

8.9)Ocultando as linhas (HIDE)

31

O comando HIDE (esconder) remove todas as linhas que estejam ocultas atrs de outros objetos a tela fica momentaneamente em branco enquanto o AutoCAD verifica cada linha, determinando-se se o posicionamento acontece na frente ou atrs de outros objetos. Se uma linha estiver posicionada atrs de outro objeto no desenho, deve ficar oculta na visualizao. As linhas como essas so chamadas de linhas ocultas, sendo necessria remov-las na visualizao, para que o desenho se mostre to real quanto o possvel. A seguir ser mostrado as situaes antes de executar o comando HIDE e depois de execut-lo. ANTES DEPOIS

Obs.: Quando se produz objetos esfricos ou cilndricos, O AutoCAD coloca traos em zigue-zague ao executar o comando HIDE. Tais trao podero ser indesejados ao plotar o desenho. Para retira-los digite DISPSILH e adote o valor igual a 1. ANTES DEPOIS

8.10)Dividindo objetos tridimensionais (SLICE) O comando SLICE tem a propriedade de serrar um objeto a partir de um plano pr definido no espao ou com entrada de trs pontos que por sua vez forma um plano. ANTES DEPOIS

32

8.11)Rotacionando slidos em 3 dimenses(ROTATE3D) Assim como fizemos rotaes de objetos em 2D, fornecendo um ponto para girar e o ngulo de rotao, na Rotao em 3D, tambm fornecemos um ponto e um ngulo, porm devemos informar o eixo de rotao. Ex.29: Faa o seguinte desenho e faa a unio entre eles

8.12)Espelhando slidos em 3 dimenses (MIRROR3D) Ex.30: Faa o seguinte desenho:

33

8.13) As superfcies tabuladas(TABSURF) O comando TABSURF cria uma superfcie tabulada. TABSURF qualquer forma em qualquer direo do espao. A superfcie tabulada definida por duas entidades que apresentam as seguintes funes; Uma entidade de curva de formato, que define a forma da superfcie Uma entidade vetorial de direo, que controla a direo e distncia da superfcie O comando TABSURF apresenta os seguintes prompst:
Select path curve: Select direction vector:

A entidade de curva de forma define a superfcie. Essa entidade por ser linha, um arco, um crculo ou uma polilinha; porm no pode ser um ponto. A entidade vetorial de direo (uma linha ou polilinha aberta) indica em que direo e com que comprimento a forma deve ser estruturada. A direo depende da extremidade selecionada do vetor. Se for selecionada uma polilinha como vetor direcional, a direo ser determinada pelo ponto inicial e pelos pontos finais da polilinha como um todo os pontos intermedirios no interferem na extruso. Ex.:31 Faa um L com 100x200 Coloque em SW Isometric Na extremidade do lado maior faa uma reta na vertical com 200 unidades. Faa um semi crculo na interseo das duas retas que esto na horizontal. Digite TABSURF Selecione o semi crculo Selecione a reta na vertical ANTES DEPOIS

8.14) As superfcies delimitadas(RULESURF) O comando RULESURF cria uma superfcie delimitada entre duas entidades, como curvas, linhas, pontos, arcos, crculos ou polilinhas. Se uma das fronteiras de delimitao estiver aberta (um segmento d reta ou um arco, por exemplo), a segunda fronteira de delimitao tambm deve estar aberta. De forma inversa, se a primeira fronteira estiver fechada (um crculo ou uma elipse), o mesmo tambm deve acontecer com a Segunda fronteira. Por exemplo, possvel utilizar pontos com a Segunda fronteira, tanto para o caso fechado como para o aberto, pra criar um cone. O comando RULESURF apresenta os seguintes pronpts:

34

Select first defining curve: Select second defining curve:

Podemos selecionar qualquer entidade do AutoCAD para servir como primeira curva de definio. O comando RULESURF utiliza o ponto final mais prximo ao ponto onde a entidade foi selecionada, para servir como ponto de partida da malha. A Segunda curva de definio pode ser selecionada com a escolha de um ponto na Segunda entidade. Ex.32: Faa o desenho a seguir{Somente o preto)

Digite RULESURF Selecione a curva Selecione a reta menor na horizontal

8.15) As superfcies de revoluo(REVSURF) O comando REVSURF gera a rotao de um perfil em relao a um eixo. Um perfil uma vista em corte da superfcie ; essa a curva de formato (path curve como aparece nos prompts). O eixo uma linha em qualquer local do espao. Ex.33: Mude o UCS para 90 Graus no eixo X. Coloque na vista frontal Line: @100<180 @10<90 @95<15 @150<90 @200<150 @50<90 Coloque no SE Isometric Transforme as entidades em uma nica entidade Volte para o WCS

35

Faa uma linha na vertical a partir da extremidade do perfil Digite REVSURF Selecione o perfil Selecione a reta na vertical ANTES DEPOIS

9)Renderizando Slidos no AutoCAD 14 9.1)Introduo ao Region Modeler O region modeler uma ferramenta fundamental para dar um acabamento no final no projeto. Ele acrescenta profundidade e realismo superfcie ou ao slido, no oferecido por imagens de linhas simples ou de linhas ocultas. A renderizao conseguida atravs de algortimos, que so meios matemticos de relacionar luzes, cores e formas. O AutoCAD fornece trs tipos a seguir de renderizao: Render Opo bsica do AutoCAD para obter o melhor desempenho Photo Real Renderizador fotorrealista de linhas de varreduras, capaz de apresentar materiais de mapas de bits e transparentes, e de geral sombras volumtricas e mapeadas. Photo Raytrace Renderizador foto realista que usa o Reytracing para geral reflexos, refrao e sombras mais precisas. Obs.: No nossos curso aprenderemos a utilizar apenas o Render com o efeito de luz.

9.2)Acessando o Region Modeler (RENDER) Para aplicar o acabamento de slidos v at o menu View e escolha a opo Render/Render. Surgir ento, uma caixa de dilogo, clique na opo OK. Dependendo da velocidade do Microcomputador, levar desde alguns segundos at minutos para o AutoCAD mostrar o resultado do slido renderizado. Notar-se-a que o resultado obtido no ser muito satisfatrio, pois o AutoCAD possui uma opo de luz corrente que no produz muito efeito, portanto devemos ajustar as luzes do slidos como mostraremos no item seguinte. Obs.1: Para acessar o comando Render podemos utilizar o atalho de teclado, digitando RR. Obs.2: O boto correspondente a este comando encontrado na caixa Toolbars, selecionando a barra de ferramenta Render, e escolhendo o boto a seguir

9.3)Acrescentando luzes (LIGHT)

36

O AutoCAD possui trs tipos de luzes: Point Light A opo ponto de luz produz raios em todas as direes, como uma lmpada encandecente. Distant Light A opo luz distante produz raios paralelos provenientes de um ponto muito distante, portanto fazendo o papel do sol. Spotlight A opo luz direcionada produz raios direcionados, podem ser comparadas s luzes de Boite Para acessar luzes v at o Menu View e escolha a opo Render/Light, ou simplesmente digite LIHGT. Aparecer uma caixa de dilogo, na qual poderemos escolher um tipo, um nome e uma posio.

10)Exportando para o 3D Studio O AutoCAD possui a opo de interagir com outros programas, ou seja, um projeto feito no mesmo possa ser aberto em outros aplicativos, como por exemplo no 3D Studio. Podemos exportar um projeto feito no AutoCAD com vrias possibilidades e extenses, entre elas: .WMF, .DXF, .SAT, .STL, . EPS, .DXX, .BMP, .3DS. Agora, basta que o outros aplicativos interpretem as extenses citadas acima. No nosso caso o programa 3D Studio interpreta a extenso .3DS. Para exportar, v at o Menu File e escolha a opo Export, aparecer ento, um caixa de dilogo, na qual o AutoCAD pede a pasta aonde ele ir armazenar o arquivo exportado. Escolha a pasta, o nome do arquivo com a extenso .3DS e mande salvar. Selecione os objetos para exportar e tecle enter. Aparecer uma caixa de dilogo como a seguir, pedindo como ele ir exportar.

J est selecionada a melhor opo, que a exportao por camadas, portanto digite OK. Mais uma vez, o tempo em que ele levar para exportar depender da velocidade do micro. Quando aparecer a mensagem a seguir, significa que o AutoCAD terminou a exportao. 3D Studio file output completed Command:

37

Iniciaremos o nosso primeiro contato com o 3D Studio. Minimize o AutoCAD e abra o 3D Studio. V at o menu File e escolha a opo import. Aparecer uma caixa de dilogo perguntando aonde esta o arquivo a ser importado. Procure a pasta e o arquivo que voc acabou de exportar e selecione abrir. Outra caixa de dilogo ser ativa com novas opes:

Na primeira opo, o 3D Studio combinar as informaes do AutoCAD com a do3D Studio, fundindo-os. Na Segunda opo, o 3D Studio importar todas as informaes do AutoCAD, inclusive informaes de ambiente e luz. Como no desenharemos no 3D Studio, escolheremos a segunda opo.

Das könnte Ihnen auch gefallen