Sie sind auf Seite 1von 8

A IMPORTNCIA DA EDUCAO FSICA ESCOLAR

SORATO, Maurcio PUCPR mauriciosorato@hotmail.com


2

HUF, Tnia PUCPR taniahuf@hotmail.com

MIRANDA, Simone de _ PUCPR simone.miranda@pucpr.br

Eixo Temtico: Didtica: Teorias, Metodologias e Prticas Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo Este foi um trabalho desenvolvido na disciplina de Prtica Profissional II - Identidade Profissional e Produo do Conhecimento do curso de licenciatura em Educao Fsica cujo objetivo deste estudo foi investigar a importncia da Educao Fsica Escolar a partir da opinio dos professores do curso de Educao Fsica de uma instituio de ensino superior particular da cidade de Curitiba, assim como refletir sobre a prtica docente na disciplina escolar. Para a coleta de dados optou-se pelo uso da entrevista, onde os participantes foram filmados ou somente gravados em udio. A investigao teve o propsito de analisar a importncia da Educao Fsica na escola, sendo que esta tem um papel relevante no processo educativo, e este por sua vez, est diretamente ligado ao momento histrico e necessidades sociais das pessoas. Os objetivos da Educao Fsica (sade, performance, etc.) variam de acordo com diversos fatores que influenciam os professores e as instituies de ensino. Esta pesquisa possibilitou a compreenso do papel da Educao Fsica atualmente na escola e a reflexo da prtica docente que poder auxiliar na elaborao de novas propostas pedaggicas para a disciplina. Com a realizao desta, podemos constatar que para a maioria dos entrevistados o maior objetivo da Educao Fsica escolar o desenvolvimento humano, consequentemente o motor; para os investigados a Educao Fsica na escola no est sendo bem trabalhada e associam este fato aos dilemas e contradies que existem na formao dos professores. Alm das prticas vazias, sem reflexes para os alunos; falta de saberes adquiridos na formao acadmica h tambm a falta de reflexo do professor sobre suas prticas e sobre a disciplina; portanto, a sugesto para reverso deste quadro a associao da teoria e prtica, mudana no comportamento e atitude do professor e a utilizao concreta da ao pedaggica voltada para a Educao Fsica. Palavras-chave: Importncia. Educao Fsica escolar. Desenvolvimento. Introduo

1 2

Graduado em Bacharelado e acadmico do Curso de Licenciatura de Educao Fsica da PUCPR. Graduada em Bacharelado e acadmica do Curso de Licenciatura de Educao Fsica da PUCPR. 3 Docente do Curso de Educao Fsica da PUCPR

11186

Para compreendermos de forma mais crtica a importncia da Educao Fsica escolar, busca-se normalmente ferramentas que possam auxiliar no processo, uma delas a reflexo da sua prpria prtica. Muitos dos profissionais que hoje atuam na rea da Educao Fsica no possuem tempo, ou at mesmo interesse, em refletir sobre o papel que possuem na sociedade. O que se percebe uma grande quantidade de profissionais que dizem compreender o papel fundamental da profisso, mas que sequer tm argumentos para convencer seus alunos dessa importncia. O profissional de Educao Fsica est acomodado, fazendo o seu papel, que muitas vezes ele mesmo desconhece, e esperando que algum faa alguma coisa para proteg-lo.

De repente, preciso cuidar do corpo. preciso tirar o excesso de gordura. preciso melhorar a performance sexual. preciso melhorar o visual. preciso competir. preciso, acima de tudo, vencer. Vencer no esporte e vencer na vida. Mas acontece que nunca perguntamos a ns mesmos o que realmente vencer na vida. Dentro deste panorama, a Educao Fsica se desenvolve e se prolifera em nosso pas. E hoje, mais do que em nenhuma outra poca, ela vem atendendo a toda essa demanda da sociedade de consumo. Desta forma, so os seus profissionais orientados a preencher este enorme campo que se abre; um campo de trabalho sem precedentes na histria da Educao Fsica nacional, e que j ultrapassa em muito o mbito escolar a que basicamente se restringia o licenciado tempos atrs. Formado o profissional ou mesmo antes de completar seu curso vai como professor ou tcnico em busca de mercado. E, encontrando o seu lugar, procura desempenhar fielmente a funo tcnica que dele se cobra. Procura dar exatamente aquilo que se pede a ele. Este um trao do perfil generalizado do profissional da Educao Fsica no Brasil. E por meio deste tipo de relao que, segundo me parece, podemos analisar parte da falncia desta disciplina como proposta de real valor: aquela Educao Fsica entendida como disciplina que se utiliza do corpo, atravs de seus movimentos, para desenvolver um processo educativo que contribua para o crescimento de todas as dimenses humanas. nesse sentido que entendemos que a crise que costuma atingir quase todos os setores da sociedade que clamam por desenvolvimento, parece no estar perturbando muito a Educao Fsica. Ela vem cumprindo de maneira mais ou menos eficiente, disciplinada e comportada a funo que a ela foi destinada na sociedade (Medina, 1987, p. 24).

A partir das experincias adquiridas no processo de formao e no exerccio da profisso, alm das eventuais discusses com colegas da rea educacional, fica evidente que a Educao Fsica no se demonstra de maneira clara, com objetivos e prticas bem estruturadas, ainda busca uma forte concordncia que a justifique com clareza. Apesar de cumprir seu papel deixa de lado a organizao, que indispensvel para dar objetivos e traar estratgias cada vez mais claras.

11187

Devido grande quantidade de informao acumulada pela disciplina acabaram surgindo diversos objetivos para a prtica (desenvolvimento motor, sade, performance, etc.), mas so objetivos que variam de acordo com professores e instituies de ensino. O grande problema est em reconhecer qual o momento histrico que a sociedade est vivendo. O processo educativo est sempre intimamente ligado ao momento histrico e necessidades sociais das pessoas, conforme comenta Freire (1996):

Uma das tarefas mais importantes da prtica educativo-crtica propiciar as condies em que os educandos em suas relaes uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experincia profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histrico como ser pensante, comunicante, transformador [...] No fundo, passa despercebido a ns que foi aprendendo socialmente que mulheres e homens, historicamente, descobriram que possvel ensinar (p. 41-44).

Mas onde nos situamos hoje historicamente, qual a contribuio da Educao Fsica na sociedade atual? Facilmente podemos identificar, de maneira simplista, momentos histricos que influenciaram determinadas prticas ou adjetivar as prticas desses perodos, porm no podemos identific-los em sua complexidade, talvez seja por isso que to complicado entender o que est acontecendo atualmente e quais so os fatos e acontecimentos que influenciam as mudanas ou no. Um exemplo quando nos referimos Grcia Antiga como o perodo de maior nfase na prtica de atividades fsicas e Idade Mdia como o perodo de decadncia das atividades fsicas (RAMOS, 1983). Portanto, sabemos que existem diversos objetivos para justificar a presena da Educao Fsica na escola, mas qual ser o objetivo mais necessrio para o quadro atual de acordo com docentes do curso de Educao Fsica de uma universidade de Curitiba? fundamental compreender o papel da Educao Fsica na escola atualmente e buscar apresentar reflexes acerca do assunto que auxiliem na elaborao de novas propostas pedaggicas para a disciplina. Desenvolvimento Para verificar qual o atual objetivo da Educao Fsica escolar, investigamos junto aos docentes de um Curso de Educao Fsica de uma instituio de ensino superior particular da cidade de Curitiba. Utilizamos a entrevista como instrumento de pesquisa, sendo que a

11188

mesma foi do tipo padronizado e com o objetivo de determinao das opinies sobre os fatos. Classifica-se tal estudo como um estudo exploratrio descritivo (LAKATOS; MARCONI, 2001). Para compreender de forma mais crtica a importncia da Educao Fsica escolar busca-se normalmente ferramentas que possam auxiliar no processo, sendo que uma delas a reflexo acerca da prtica docente na disciplina. Conforme afirma Piccolo (1993, p.15) refletir necessrio e os resultados dessa reflexo radical e contextualizada devem ser socializados na perspectiva de desestruturar-se a ordem estabelecida. Mas afinal para que serve a Educao Fsica escolar? Creio no existir pessoa ou profissional mais capacitado para responder esta pergunta que o prprio professor de Educao Fsica. Mas como bem lembra Piccolo (1993):
O principal papel do professor, atravs de suas propostas, o de criar condies aos alunos para tornarem-se independentes, participativos e com autonomia de pensamento e ao. Assim, poder se pensar numa Educao Fsica comprometida com a formao integral do indivduo. Dessa forma, pode-se enfatizar o papel relevante que a Educao Fsica tem no processo educativo. O que, na verdade, ameaa a existncia desta disciplina nas Escolas a sua falta de identidade. Ela sofre conseqncias por no ter seu corpo terico prprio, isso , a informao acumulada vasta e extremamente desintegrada por tratar-se de uma rea multidisciplinar (p. 13).

Segundo De Marco (1995, p.77), a Educao Fsica como sendo um espao educativo privilegiado para promover as relaes interpessoais, a auto-estima e a autoconfiana valorizando-se aquilo que cada individuo capaz de fazer em funo de suas possibilidades e limitaes pessoais. A capacidade da criana se movimentar essencial para que ela possa interagir com si mesma e com o meio ambiente em que vive; os quais desempenham um papel formidvel na extenso dos limites do crescimento e do seu desenvolvimento, sendo este um processo demorado e sucessivo. Alm da maturao, as experincias e as caractersticas individuais agem no processo do desenvolvimento da criana. A entrevista realizada com os participantes foi registrada atravs de udio ou filmada de acordo com a escolha de cada professor (a), feita em um ambiente separado proporcionando maior liberdade de resposta aos entrevistados. Aps as respostas coletadas

11189

analisamos os dados levantando os principais indicadores em cada questo e verificando a quantidade de respostas semelhantes.

Questes que direcionaram a entrevista com os professores: a) Para voc, qual o maior objetivo da Educao Fsica escolar.

Para esta questo, quatro dos entrevistados relataram que o maior objetivo da Educao Fsica escolar o desenvolvimento humano e consequentemente o motor. Para estes profissionais o valor da disciplina e da vivncia motora na escola est no fato de que pode criar condies para que essa pessoa se desenvolva na sua plenitude motora, desenvolvendo suas capacidades locomotoras, manipulativas e estabilizadoras. Isso facilitar sua escolha e estimular o gosto por uma atividade fsica, o que implicar em um estilo de vida saudvel futuramente atravs de uma prtica para a vida toda. Dos cinco entrevistados, apenas um relatou que para ele o objetivo maior da Educao Fsica escolar o poder que possui para trabalhar aspectos da aprendizagem e desenvolver inteligncias mltiplas. b) Baseando-se em suas experincias e vivncias pessoais, qual a viso que voc

possui com relao prtica da Educao Fsica na escola atualmente? Com relao a esta questo, dos cinco professores entrevistados trs disseram que a Educao Fsica escolar no est sendo bem trabalhada de maneira geral, no como deveria, e afirmam que os principais problemas so a formao do professor de Educao Fsica, a falta de embasamento terico, o imediatismo no desenvolvimento da disciplina e o comodismo do professor. Do restante dos entrevistados dois comparam suas vivencias como alunos, que relataram terem sido muito bom, e como estagirio e professor de Educao Fsica na escola, onde um deles diz ter sido uma prtica ruim e sem metodologia e o outro afirma ter sido sempre muito boa. O entrevistado que teve opinio divergente dos demais no relatou se acha que as aulas esto sendo bem desenvolvidas ou no, mas acredita que a disciplina muito

11190

voltada para o esporte, que os contedos so muito repetitivos e a as aulas abusam das atividades recreativas, o que pode dar um carter de oba-oba disciplina. c) Em muitas instituies de ensino a Educao Fsica includa, como parte da

ao educativa, mais pelo dever de satisfazer formalmente o postulado da educao global, j que ela auxilia a educao moral, esttica e intelectual. Quando justificada por tal fato a funo pedaggica da Educao Fsica funda-se sobre coisas no especficas da Educao Fsica, ou seja, os objetivos especficos da Educao Fsica ficam fora da educao, e l ficaro enquanto estes objetivos forem diretamente orientados para o corpo, pois se pode form-lo, aperfeio-lo, mas no se pode educ-lo, porque somente a personalidade objeto da educao e nada mais. Assim sendo, se orientam os objetivos da Educao Fsica para a formao global da personalidade, eles se dispersam e perde-se a especificidade da Educao Fsica. Se eles dirigem-se para o corpo, tornam-se estranhos Pedagogia. Dito isso, comente justificando se concorda ou no. Se concordar, sugira uma soluo. A ltima questo gerou respostas muito extensas e bastante complexas, portanto a anlise aqui realizada ser para levantar apenas ideias centrais que foram passadas. Quatro dos entrevistados concordam com o que foi dito e justificam-se por diversos motivos, entre eles esto: prticas vazias, sem quaisquer reflexes para os alunos; a falta de utilizao dos saberes adquiridos na formao acadmica; falta de reflexo do professor sobre suas prticas e sobre a disciplina; e a falta de identidade da disciplina por no ter um objetivo claro, bem definido no mbito escolar. As sugestes dadas por esses professores para a reverso do quadro atual incluem: associao da teoria e prtica, mudana de comportamento e atitude por parte do professor e utilizao concreta de uma ao pedaggica voltada para a Educao Fsica. Um dos entrevistados relatou que no h como reverter o quadro enquanto a Educao Fsica utilizar-se de outras aes pedaggicas no especficas para se justificar. Apenas um dos entrevistados no concordou totalmente com o artigo, mas concordou em partes, disse que quando o professor planeja no pensa no indivduo como corpo apenas, mas como ser, disse que a dificuldade est em observar tais fatos.

11191

Concluso Somente com esta pesquisa no possvel apontar a real importncia da Educao Fsica escolar, mas atravs desta pesquisa pudemos constatar que, na viso da populao pesquisada, a Educao Fsica escolar no se apresenta como deveria, pois sempre acaba limitando-se a uma pequena quantidade de atividades que no geram reflexes posteriores, que perdem seu significado na promoo do imediatismo. Segundo os dados levantados, a falta de embasamento terico e o comodismo dos professores, alm de outros fatores como, por exemplo, o excesso de atividades recreativas, acabam formando uma opinio errada da disciplina para os alunos, principalmente pelo fato de que a Educao Fsica lhes aparece muitas vezes sem significado ou objetivo bem definido. esta falta de objetivo e de identidade da disciplina que, segundo o que foi comentado e pesquisado, gera conflitos para a Educao Fsica escolar, pois falta-lhe uma razo de ser que v alm do corpo, ao mesmo tempo que no o esquea, e onde encontra-se o desafio do profissional, em fundamentar cada vez mais suas prticas e dedicar-se profisso, realizando de maneira efetiva o papel de educador. REFERNCIAS DE MARCO, Ademir (org.). Pensando a educao motora. So Paulo: Papirus, 1995. FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano; MAZZA, Dbora. Na escola que fazemos-: uma reflexo interdisciplinar em educao popular. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1996. 109 p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 4. ed., rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 2001. 288 p. LUDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educao & Sociedade, Campinas, v.22, n.74, p.77-96, 2001. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302001000100006&lng=pt &nrm=iso>. Acesso em: 08 Jul. 2008. MEDINA, Joo Paulo Subir. A Educao Fsica cuida do corpo... e mente: bases para a renovao e transformao da educao fsica. Campinas: Papirus. 1987.

11192

PICCOLO, Vilma L. Nista. Educao fsica escolar: ser___ ou no ter?. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1993. 136 p. RAMOS, Jayr Jordo. Os exerccios fsicos na histria e na arte. So Paulo: IBRASA, 1983. 348 p.

Das könnte Ihnen auch gefallen