Sie sind auf Seite 1von 16

1

Miguel ngelo

ndice

Pg. . 1 Capa Pg .2 ndice Pg. . 3 Introduo Pg. . 4 Desenvolvimento Pg. . 8 Obras Pg. . 13 Concluso Pg. . 14 Bibliografia 2

Introduo

Com este trabalho, pretendo aprofundar os meus conhecimentos sobre Miguel ngelo. Apesar de conhecer Miguel ngelo, no sabia muito sobre. Sendo assim, resolvi elaborar este trabalho sobre ele, para ficar a conhecer um pouco das obras dele e coisas da sua vida. Neste trabalho, vou falar das suas obras e tambm um pouco da sua vida, desde o local de nascimento at ao local da sua morte; as suas obras etc. Miguel ngelo, foi um artista do Renascimento. Foi escultor, pintor, poeta e arquitecto renascentista italiano. Foi considerado o maior artista de seus tempos chamavam-no de o Divino.
Foi por algum tempo arquitecto da Baslica de So Pedro. Porm dizer que Miguel ngelo foi um dos principais pintores e escultores do Renascimento Italiano no chega. Ele foi um gnio da histria da arte e exerceu uma forte influncia tanto nos seus contemporneos quanto na arte ocidental. Veio a falecer em 1464. Ficou conhecido como sendo um dos artistas mais influentes da sua poca.

Desenvolvimento

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu a 6 de Maro de

1475, na provncia florentina de Caprese. Foi o segundo de cinco filhos do casal Lodovico di Lionardo Buonarroti e Francesca di Neri di Miniato del Sera. Aos seis anos, Miguel ngelo ficou rfo de me e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite cujo marido era cortador de mrmore da aldeia vizinha. Para o artista, foi a influncia desse homem (marido da sua ama) que o levou sua vocao de escultor. Entretanto, o seu pai, uma pessoa muito temente a Deus e violenta, era de uma famlia tradicional da velha aristocracia florentina. Por isso, nunca aceitou a inclinao do filho pelas artes, julgando ser vergonhoso ter um artista na famlia. Muitas vezes, chegou a espancar o menino na tentativa de demov-lo da ideia de ser um pintor.

Vocao nata

Mas a persistncia e obstinao de Miguel ngelo venceram a reticncia do pai. Ele ingressou na oficina do pintor Domenico Ghirlandaio, considerado o mestre da pintura em Florena. A aprendizagem durou apenas um ano porque ele se irritou com o ritmo de estudo, que considerava devagar demais. Alm disso, o artista acreditava que a pintura era uma arte limitada e seu objectivo era uma mais ampla e monumental. Logo aps deixar os ensinamentos de Ghirlandaio, o jovem entrou para a escola de escultura do rico banqueiro e protector das artes em Florena, Loureno o Magnfico. Nesse ambiente, no qual se evocava a magnificncia da Grcia antiga, Miguel ngelo inseriu-se completamente no Renascimento italiano. Na sua primeira obra produzida na escola, O Combate dos Centauros, o baixo-relevo de tema mitolgico transmite a fora e beleza impassveis dos deuses gregos. nessa escola, tambm, que Miguel ngelo influenciado por muitos artistas da poca, como por Masaccio etc. Mas, a morte de Loureno, em 1492, e a inflamada pregao mstica do monge Savonarola, nesse mesmo perodo, fazem com que Miguel ngelo abandone a cidade e fuja para Veneza.

Novas descobertas

Longe das profecias de Savonarola, que o amedrontavam, Miguel ngelo redescobriu a beleza do mundo e tomou conhecimento de grandes autores do perodo, como Petrarca, Boccaccio e Dante. E, mesmo nesse ambiente tomado de fervor religioso, esculpe obras de motivos pagos, tais como Baco Bbado e Adonis Morrendo. Com a derrocada do monge Savonarola, em 1498, instala-se em nele uma certa melancolia. Por mais que este sentimento no seja dito nas suas cartas famlia em Florena, as suas obras exprimem a sensao. Piet, por exemplo, mostra esse sentimento envolto numa figura bela e clssica.

Momento de maturidade

Apenas com sua volta a Florena, em 1501, o artista Miguel ngelo encontra a maturidade nos seus trabalhos. A escultura de Davi o principal exemplo disso. A obra foi esculpida num bloco de mrmore, abandonado h 40 anos na catedral da cidade porque o escultor a quem foi entregue o trabalho - Ducci - morreu inesperadamente. O objectivo inicial seria a confeco de um profeta, no entanto resolveu transformar o mrmore no colossal Davi, smbolo de luta contra o Destino, assim como a personagem bblico lutou contra Golias. A obra foi to contemplada por outros artistas, como Leonardo da Vinci, Botticelli, Filippino Luppi e Perugino, que eles formaram uma comisso para conversar com ele e perguntar-lhe onde seria o melhor lugar para a escultura ficar. O artista decidiu-se pela praa central de Florena, em frente ao Palcio da Senhoria.

Novas misses

A genialidade dele encantou o Papa Jlio II. Em 1505, o pontfice chamou o artista para uma misso: construir uma tumba monumental para Jlio II que recordasse a magnitude da antiga Roma. Esse foi um dos principais desafios na sua vida. Aps muitos contractos confusos entre ele e o papa, o trabalho s foi finalizado anos depois da morte de Jlio II (este faleceu em Fevereiro de 1513) e da sucesso de outros papas. Em Janeiro de 1545, o pesadelo da sua vida, que foi a construo deste mausolu, estava finalizado. Do projecto inicial restou apenas o Moiss, que era um detalhe e, no final, tornou-se o centro do monumento.

Os ltimos anos

Recebeu outros trabalhos dos papas que sucederam Jlio II para reestruturar fachadas de capelas e decor-las. Tanto que, nos ltimos anos, o artista exerceu muito mais a funo de arquitecto do que de escultor ou pintor. Mas tambm merece destaque a sua incurso na poesia. Ele produziu, principalmente, sonetos de grande vivacidade sobre os temas religiosos. Toda a produo do final da sua vida marcada por uma unio mstica com Cristo e voltada para as cenas da Paixo de Jesus. A 18 de Fevereiro de 1564, aos 88 anos, d-se a sua morte. Miguel ngelo morre na sua cama. Como testamento, o artista pediu que seu corpo regressasse a Florena, pois estava doando a sua alma a Deus e o seu corpo terra.

Vida Amorosa

Michelangelo nunca se casou e hoje praticamente um consenso que tenha sido homossexual, a despeito da negao de seus primeiros bigrafos. Tem sido aventado que o artista teve casos amorosos concretos com vrios jovens, como Cecchino dei Bracci, para quem desenhou o tmulo, e Giovanni da Pistoia, que conheceu enquanto trabalhava no teto da Capela Sistina, e para quem escreveu alguns sonetos. Outra figura de grande importncia em sua vida pessoal foi Vittoria Colonna. Descendente de uma famlia nobre, foi uma das mulheres mais notveis da Itlia Quinhentista. Miguel ngelo escreveu-lhe vrias poesias e desenhos, ela por sua vez dedicou-lhe tambm uma srie de poemas. Da parte de Vittoria, Abigail Brundin disse que as poesias que ela dedicou revelam o mesmo esforo de lidar com essa responsabilidade e de compartilhar os frutos do labor no esprito de uma comunho evanglica com algum que passava pelas mesmas dvidas e agitaes de alma. Miguel ngelo esteve presente na sua agonia, e ela faleceu nos seus braos,

enquanto ele em lgrimas beijava as suas mos. Condivi registou que aps a morte de Vittoria, Miguel ngelo passou um longo perodo de tempo transtornado, como se tivesse perdido a razo. Num soneto expressou a sua tristeza e revolta, e disse que jamais a natureza fizera face to bela.

8
Vittoria Colonna

Algumas das suas obras


Escultura:

David, 1501 - 1504. Galleria dell'Accade

Piet de Florena, c. 1550. Museo dell'O

Pintura:

Michelangelo: O Juzo Final. Capela Sistina

10

Michelangelo: viso parcial do teto da Capela Sistina

Arquitectura:

Michelangelo: Detalhe do vestbulo da Biblioteca Laurenciana

11

Michelangelo: Projecto da praa do Capitlio, Roma

Desenho:

Michelangelo: Estudo para o Ado da Capela Sistina

12

Michelangelo: Tytus

Poesia:

Non pur d'argento o d'oro

Nem s de prata ou ouro (traduo livre)

Non pur d'argento o d'oro Nem s de prata ou ouro vinto dal foco esser po' piena aspetta, fusos no fogo, ainda espera ser cheia, vota d'opra prefetta, oca da obra feita, la forma, che sol fratta il tragge fora; a forma, que s a revela ao quebrar; tal io, col foco ancora eu tambm, a queimar d'amor dentro ristoro de amor, por dentro eu forro il desir voto di belt infinita, o anelo oco pela beleza infinda di coste' ch'i' adoro, daquela que eu adoro, anima e cor della mie fragil vita. alma e corao desta frgil vida. Alta donna gradita Nobre dama, e bem-vinda, in me discende per s brevi spazi, em mim desce por to finos espaos, c'a trarla fuor convien mi rompa e strazzi.[121] que a extra-la me rompo em pedaos.

13

Concluso

Com este trabalho conclui que Miguel ngelo foi mais que um simples artista do Renascimento, mas sim uma personalidade do Renascimento.

Miguel ngelo foi um dos poucos artistas do mundo erudito que pde penetrar na cultura popular e criar um folclore a seu respeito. Ele deu o nome a uma quantidade de pessoas, estabelecimentos de ensino, empresas e produtos comerciais de vrios tipos. Mesmo tendo passado vrios anos aps o Renascimento, Miguel ngelo ainda hoje, em pleno sc.21, falado por todos. As suas obras ainda esto expostas e so consideradas grandes obras. Apesar da oposio de seu pai e de todas as dificuldades que passou na sua vida, Miguel ngelo, penso eu, que conseguiu aquilo que tanto queria: ser artista e ser reconhecido pelo seu trabalho. As suas obras foram realmente notveis e encontram-se expostas nos museus mais famosos mundialmente. Pintou o teto da Capela Sistina, que na minha opinio, foi a maior obra por ele realizada.

14

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo

http://1.bp.blogspot.com/_Bnt9EaXVnw/RyEJfMBltUI/AAAAAAAAAE8/jI4CYnlG3zI/s320/250pxMichelangelo01.jpg

15

16

Das könnte Ihnen auch gefallen