Sie sind auf Seite 1von 4

Resoluo de Questes Jurdicas Disciplina: Legislao Penal Especial Prof. Patrcia Vanzolini 09.06.

2009

01. Deferido o livramento condicional com a concordncia do Ministrio Pblico, a ausncia do condenado cerimnia solene, prevista no art. 137 da LEP, ter como conseqncia a) a no-implantao do benefcio. b) a revogao obrigatria do benefcio. c) a irrevogabilidade do benefcio, que se tornou definitivo em virtude da nointerposio de agravo em execuo da sentena concessiva do livramento. d) a revogao do benefcio desde que comprovado o descumprimento injustificado das condies impostas na sentena de livramento. (TJ/SP Juiz de Direito 181 conc urso 2008 ) 02. A Lei n. 11.343/06, que afastou a incidncia de pena privativa de liberdade e de multa quanto ao crime de porte de substncia entorpecente para uso prprio (cominadas na Lei n. 6.368/76) e estabeleceu, em seu lugar, a aplicao de outras medidas (advertncia, prestao de servios comunidade, etc.), configura hiptese de a) abolitio criminis. b) novatio legis in pejus. c) novatio legis incriminadora. d) novatio legis in mellius. (TJ/SP Juiz de Direito 181 conc urso 2008 ) 03. O agente que, em ensejo nico, prepara e mantm em depsito para vender, algumas pores de cocana, sem autorizao legal ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, mas preso em flagrante antes da prtica do ato de comrcio, comete crime de a) trfico consumado. b) trfico em concurso formal imprprio (ou imperfeito). c) tentativa de trfico. d) concurso material de delitos. (TJ/SP Juiz de Direito 181 conc urso 2008 ) 04. O cumprimento da pena em presdio fechado pelo condenado em regime semiaberto, por falta de vaga em estabelecimento adequado, acarreta a) excesso de execuo. b) execuo provisria imprpria. c) execuo provisria passvel de oportuna detrao. d) desvio de execuo. (TJ/SP Juiz de Direito 181 conc urso 2008 )

Resoluo de Questes Jurdicas Disciplina: Legislao Penal Especial Prof. Patrcia Vanzolini 09.06.2009

05. No tocante ao regime aberto, incorreto afirmar: a) a regresso de regime pela prtica de crime no curso da execuo (art. 118, I, da LEP) pressupe o trnsito em julgado da sentena condenatria como corolrio do princpio constitucional da no-culpabilidade. b) a lei no prev a remio em regime aberto. c) a lei estabelece rol taxativo das hipteses de regime aberto em residncia particular (priso albergue domiciliar). d) a regresso de regime no acarreta a perda do tempo descontado at a sua decretao. (TJ/SP Juiz de Direito 180 conc urso 2008 ) 06. Ao definir os crimes contra o meio-ambiente, a Lei n 9.605/98 tipifica o incndio em mata ou floresta, admitindo a modalidade culposa. Se, culposamente, uma pessoa vem a provocar incndio em floresta, acarretando extermnio de animais da fauna silvestre, responder a) somente por contravir ao art. 41, pargrafo nico, da citada lei. b) em concurso material, por atear fogo e destruir a fauna. c) pelo crime de punio mais grave. d) por ambas as infraes, em concurso formal. (TJ/SP Juiz de Direito 180 conc urso 2008 ) 07. O art. 323 do Cdigo Eleitoral reprime a divulgao de fatos inverdicos durante o perodo da propaganda eleitoral. Qual a conduta penal a entrevista? a) Simplesmente a divulgao de fatos inverdicos concernentes a partidos e candidatos, capazes, ou no, de influenciar o eleitorado. b) A divulgao deve ter exclusivamente como escopo influir negativamente na imagem de candidato ou partido adversrio. c) Tanto a divulgao de fatos inverdicos, feita em detrimento de candidato ou partido, quanto a exaltao de qualidades inverdicas de um candidato em prejuzo de outro caracterizam crime eleitoral. d) O dolo, nas hipteses figuradas, genrico. (TJ/SP Juiz de Direito 180 conc urso 2008 ) 08. luz da Lei n 11.340/06 (Lei Maria da Penha), assinale a hiptese inadequada. a) Essa lei abrange as relaes homossexuais de toda a espcie. b) A referida lei cobe a incidncia de penas brandas previstas na Lei n 9.099/95, como a oferta de cestas bsicas ou outras prestaes de carter pecunirio. c) A mesma lei restringiu as hipteses de custdia preventiva do agente. d) Ao contrrio, essa lei ampliou as ditas hipteses.

Resoluo de Questes Jurdicas Disciplina: Legislao Penal Especial Prof. Patrcia Vanzolini 09.06.2009

09. A Lei n 10.826/2003 (Sistema Nacional de Armas), que revogou a Lei n 9.437/97, mesmo prevendo o crime de porte ilcito de arma, no contemplou a hiptese prevista no artigo 10, pargrafo 3., inciso IV, da lei revogada (que tratava do mesmo delito e estabelecia penas mais severas de 2 a 4 anos de recluso e multa para o ru que possusse condenao anterior por crime contra a pessoa, contra o patrimnio e por trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins). correto afirmar, ento, no caso de ru j condenado definitivamente como incurso no preceito revogado, a) a irretroatividade do novo ordenamento penal, considerando que, em geral, a lei rege os fatos praticados durante a sua vigncia (tempus regit actum). b) a retroatividade da nova lei, mais favorvel, para desqualificar circunstncia especfica mais gravosa, anterior a sua vigncia, com a adequao da sano imposta, na via prpria. c) a retroatividade da nova lei, sem a possibilidade, contudo, de ela gerar efeitos concretos na atenuao da pena, tendo em conta a deciso condenatria transitada em julgado. d) tratar-se de caso de ultratividade da lei, porque o fato punvel e a circunstncia mais gravosa ocorreram e foram considerados na vigncia da lei revogada. (TJ/SP Juiz de Direito 177 conc urso) 10. Tendo em vista os crimes definidos na nova Lei de Falncias (Lei n 11.101/2005), assinale a alternativa correta. a) A inabilitao para o exerccio de atividade empresarial efeito automtico da condenao pela prtica dos crimes definidos nessa Lei. b) A prescrio, independentemente da quantidade das penas cominadas ou aplicadas, ocorre sempre em 2 anos, mas so cabveis as causas de interrupo previstas no Cdigo Penal. c) A decretao da falncia do devedor no interrompe a prescrio cuja contagem tenha iniciado com a concesso da recuperao judicial ou com a homologao do plano de recuperao extrajudicial. d) Na falncia, na recuperao judicial e na recuperao extrajudicial de sociedades, seus administradores de fato equiparam-se ao devedor ou falido para os efeitos penais, na medida de sua culpabilidade. (TJ/SP Juiz de Direito 177 conc urso) 11. Ao sair do trabalho, durante a noite, jovem adolescente dirigiu-se a um ponto de nibus em via pblica urbana, onde determinado indivduo dela se aproximou e, agindo de inopino, sem que ela pudesse esquivar-se, beijou-a na boca de forma lasciva. Esse fato constitui infrao penal? Em caso positivo, qual? a) Constitui a contraveno penal do art. 61: Importunao ofensiva ao pudor. b) Constitui a infrao do art. 214 do Cdigo Penal: Atentado violento ao pudor. c) No constitui infrao penal. d) Constitui a contraveno penal do art. 65: Perturbao da tranqilidade.

Resoluo de Questes Jurdicas Disciplina: Legislao Penal Especial Prof. Patrcia Vanzolini 09.06.2009

(TJ/SP Juiz de Direito 174 conc urso) 12. Com relao aos crimes contra a Ordem Tributria, previstos na Lei n 8.137/90, assinale a alternativa correta. a) A comprovao de eventual justa causa elisiva nus do ru. b) O arrependimento posterior e a reparao do dano elidem a ao penal e afastam a responsabilidade. c) A co-autoria decorre da adeso vontade delitiva que, in casu, d-se apenas por ao. d) Admitem a tentativa. (TJ/SP Juiz de Direito 174 conc urso) 13. Com relao ao delito de tortura, previsto na Lei no 9.455/97, assinale a alternativa correta. a) A tortura infligida apenas por sadismo ou vingana tipifica o crime de tortura. b) O crime de tortura distingue-se do delito de maus-tratos pela natureza do dolo que, em tese, neste sempre de perigo. c) A Lei de Tortura, a exemplo da Lei dos Crimes Hediondos, veda a concesso de indulto e anistia. d) Quando praticado contra velho ou enfermo, constitui causa de aumento de pena prevista na Lei de Tortura. GABARITO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 A D A D A A C C B D A A B

Das könnte Ihnen auch gefallen