Sie sind auf Seite 1von 32

Comunicao Empresarial

Prof. Esp. Washington Sales

Resumos dos Assuntos


Conceituando a Comunicao; Processo de Comunicao; Elementos da Comunicao; Falhas e Barreiras da Comunicao; O que Comunicao Empresarial; Comunicao Interna nas empresas:

Conceituando a Comunicao;
O que Comunicao para voc??

Conceituando a Comunicao;

A palavra vem do latim COMMUNICARE tornar comum, repertory, participaro mesmo que comungar. Dicionrio Aurlio por em contato ou relao, ligar, unir, manter entendimento. Comunicao o ato de tornar comum uma mensagem atravs de cdigos verbais ou no-verbais. Comunicao e/ou Informao; Informar colocar a pessoas a par dos acontecimentos; Comunicar oportunizar que as pessoas se relacionem entre si.
(VILLAFNE, 1999)

A comunicao pode ser:


Verbal Oral - ordens, pedidos, conversas, comunicaes telefnicas, entre outras. Escrita - cartas, telegramas, cartazes, livros, jornais, entre outras. No-Verbal - mmica, posturas,modo de vestir, olhar.

Comunicao...
mais do que simplesmente transmitir um significado, a mensagem precisa ser compreendida. A comunicao precisa incluir a transferncia e a compreenso de mensagem. Robbins e Dubrin Comportamento Organizacional

Comunicao.

Falhas e Barreiras da Comunicao: Filtragem Julgamento de Valor Sobrecarga de Informao Defesa Linguagem Medo

Processo de Comunicao:
Alguns elementos so fundamentais para que se produza comunicao. 1. 2. 3. 4. 5. Emissor; Canal; Mensagem; Receptor; Resposta.

Elementos da Comunicao: Fonte (Transmissor):


o emissor ou comunicador que inicia a comunicao atravs da comunicao de um pensamento.

A mensagem
o produto fsico codificado pelo emissor.

Elementos da Comunicao:
A mensagem afetada pelo cdigo ou grupo de smbolos que usamos para transmitir o significado. Cada mensagem precisa ter um contedo e um cdigo para ser transmitida. Codificao: para que a mensagem seja transmitida ela precisa ser codificada, ou seja, seus smbolos devem ser traduzidos em uma forma que possa ser transmita adequadamente atravs do canal escolhido. Canal: o veculo ou mdia pela qual a mensagem encaminhada. O canal o portador da mensagem e selecionado pelo emissor.

Aula II
Prof. Washington Sales

Elementos da comunicao:
Receptor (destino): o sujeito a quem a mensagem se dirige. Por ser um como (destino): pode ser vrios a receber a mensagem. A mensagem deve ser elaborada tendo-se em mente a experincia passada do receptor (conhecimentos, valores, crenas, etc). Decodificao: Decodificao: para que a mensagem seja recebida seus smbolos devem ser traduzidos para que possam ser compreendidos pelo receptor. Rudo: Rudo: refere-se aos fatores que podem distorcer uma mensagem.

OBS: Ele pode ocorrer em qualquer etapa do processo da comunicao.


Resposta (Feedback): o elo do processo de comunicao Resposta. (Feedback): Quando a fonte de comunicao decodifica a mensagem que foi codificada e se a mensagem devolvida, temos a Retroao ou resposta. No fundo, a resposta a reao do destinatrio mensagem enviada.

Entendendo !!!

EMISSOR

Codificao

Mensagem

Canal

Rudo Feedback Decodificao

Resposta

RECEPTOR

Processo estrutural de Comunicao Washington Sales

O que Comunicao Empresarial?


Resumidamente, comunicao empresarial o processo conjunto de mtodos, tcnicas, recursos, meios, etc. pelo qual a empresa se dirige ao pblico interno (seus funcionrios) e ai pblico externo (seus consumidores). Compreende um conjunto de atividades e aes, usadas de forma estratgica, Juarez Bahia para reforar a imagem de uma empresa. Junto aos seus pblicos de interesse. Quem so os interessados na Comunicao empresarial??

Objetivos da Comunicao Empresarial:


Ocupa-se de fortalecer a credibilidade de todas as informaes que emite; Obter noticirio favorvel na imprensa de forma no distorcida; Abrir e manter canais de comunicao; Obter bons negcios; Favorecer a imagem pessoal da diretoria e gerncia.

Comunicao Interna e Externa:


A comunicao interna e a comunicao externa so os tipos de aes mais importantes na estratgia da empresa. Podem ser exercidas simultnea ou paralelamente, esteja a empresa dedicada industria, ao comrcio ou o servio.

Entendendo...
Empresa

Pblico Interno

Pblico Externo

Sociedade

Comunicao Interna:
a ferramenta que vai permitir que a administrao torne comuns as mensagens destinadas a motivar, estimular, considerar, promover, premiar e agrupar os integrantes de uma organizao.

A gesto e seu conjunto de valores, misso e viso de futuro proporcionam as condies para que a comunicao empresarial atue com eficcia (NASSAR)

Pblico interno

O pblico interno no deve ser deixado de lado. Mesmo porque, ele entra em contato com o cliente. No importa a posio que ocupe: o empregado deve saber o que se passa dentro da empresa Ela serve para transmitir aos funcionrios mudanas operacionais e estratgicas feitas na empresa, informaes administrativas, aes da empresa e participaes da companhia no mercado.

CANAL DE COMUNICAO Interna...


So diversos os meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema de comunicao para os funcionrios. Os mais utilizados so jornais, revistas, informativos, intranet e vdeos.

Exemplos...

Aula III
Prof. Washington Sales

Comunicao escrita

Na era do fax, computador e internet so inmeras as maneiras das pessoas se comunicarem de forma rpida e prtica, para qualquer canto do mundo.

Tal como falar, escrever um recurso que precisa ser aprendido, e ambos, esto intimamente ligados, pois so atividades que trabalham com a palavra.

Tcnicas para Escrever


Passos de Planejamento: Defina o propsito de sua comunicao escrita; Analise seu pblico-alvo; Isole e refine seu objetivo final; Planeje sua Redao,

Comunicao escrita Redigir: Dicas


Organizando idias: Escolha do assunto, Lista de idias, Plano, Esboo. Estrutura: introduo, desenvolvimento , concluso.

Para escrever bem


Saiba o que voc quer dizer antes de comear, planeje; No use frases e pargrafos muito extensos; Evite abreviaes; Procure no repetir a mesma palavra, troque-a por sinnimos. No use rimas e palavras de difcil entendimento;

Para escrever bem

Seja direto, claro e simples e no fuja do tema proposto; Prefira palavras curtas e familiares; Prefira verbos ativos, evite os passivos; Use estilo conversacional, escreva do modo que voc falaria; Coloque pessoas nas suas sentenas, evite o impessoal.

Tipos de comunicao escrita

Carta pessoal; Carta social; Carta empresarial; Proposta comercial; Redao Tcnica; Requerimento; E-mail.
Carta pessoal - Essa carta, bilhete ou recado trocada entre parentes e amigos. Sua caracterstica mais importante a informao: necessrio que o remetente consiga ser entendido. Local e data, saudao e assinatura so elementos obrigatrios para garantia das identificaes necessrias, todo o resto livre. Carta social- aquela trocada entre pessoas amigas, mas sem grande intimidade, principalmente para apresentar felicitaes ou psames, e fazer convites e comunicados. Telegrama- empregado para envio de mensagens curtas de maneira rpida.

Cuidados...
Muita ateno ao papel no est amassado, a letra manuscrita legvel. Muita ateno ao escrever nomes, cargos e ttulos! Devem estar sempre corretos, sobretudo quando envolve ego.

O ideal ligar e conferir os dados.

Texto claro, conciso e profissional...


Observe se realmente escreve o que quer comunicar: Leia com ateno: livros, jornais e revistas. ... Logo, releia-o e coloque-se no lugar do outro para ver se est claro... A percepo a realidade.

Aula IV
Prof. Washington Sales

Comunicao oral
...O modo de FALAR essencial na Comunicao... Voc sabe como so as caracterstica de seu modo de falar? Ao falar, voc o faz com riqueza e rigor de vocabulrio, com objetividade, boa entonao, nitidez e timbre agradvel de voz?

Teste... Voc sabe se comunicar???


Comunicao oral...
A comunicao ajuda na hora de vender ideias, projetos e produtos. ... bom lembrar que na comunicao verbal, assim como na escrita, a fluidez do vocabulrio advm da leitura... Saber ouvir... Explorar o ouvir, o poder da voz e das pausas silenciosas um auto-aprendizado pela sensibilidade que amplia a fora da comunicao, da mensagem, do sentido. Lembre que o silncio mais forte do que a voz ou palavra. A voz, o tom e o tempo... Um bom exerccio ouvir atentamente as vozes das pessoas...por exemplo: o volume: qual o grau de energia ou intensidade? A dico boa, as palavras so compreensveis... A pessoa fala muito rpido, come letras... etc! Ajuste o tom personalidade. Volume: Fora da voz Tonalidade: Harmonia de sons Timbre: Qualidade distinta da voz em relao altura ou volume e intensidade ou energia nfase: Entonao Dico: Maneira de articular os sons. A voz revela! Ser sincero muito importante. A falta de sinceridade pode ser percebida por muito sinais. Estar atento ao que o outro fala ( e no focado em si mesmo) fundamental.

O que evitar em uma conversa: Parcialidade e julgamentos pessoais; Rodeios; A centralizao ou Egocentrismo; Tratamento informal; Falsa intimidade; O achismo; Omisso; Ambigidade .

Falhas de Comunicao...

Comunicao Pessoal e Linguagem Corporal...


O modo de olhar, andar, sentar e ficar em p revela muito de sua personalidade e de seu profissionalismo. ... Vale a pena ficar atento postura e linguagem que ela manifesta, ainda que inconscientemente. ... Portanto para ser convincente preciso ser natural... ... A linguagem corporal afasta ou atrai o outro. A postura projeta respeito, medo, insegurana ou poder. Uma palavra importante nesse tema sensibilidade. Sensibilidade de observar as pequenas mensagens enviadas pelo outro... O que so as linguagens corporais?? So vrios sinais como gestos, posturas, expresses que, se no devem ser generalizadas, tambm no podem ser desprezados.

A linguagem do corpo nos contatos cotidianos...


Proximidades; distncia do adequada entre interlocutor. Postura; Muita ateno Inclinao: Sorriso; Gestos que criam barreiras;cuidados com braos, pernas, corpo retrado, mos nos bolsos.

O conhecimento das formas no verbais de comunicao serve para converter o encontro com outra pessoa em uma experincia interessante.

A figura mostra um conjunto de gestos que expressam avaliao crtica. O principal o da mo no rosto, com o indicador levantando a bochecha e outro dedo tampando a boca enquanto o polegar sustenta o queixo.

Quando o adulto diz uma mentira, o crebro ordena mo que tampe a boca para bloquear a sada das palavras falsas, tira a mo da boca e o resultado um gesto tocando o nariz.

Outra posio conhecida a dos braos cruzados com os polegares para cima. um sinal duplo pois os braos indicam uma atitude defensiva ou negativa, enquanto que os polegares representam uma atitude de superioridade.

Falando em pblico...
Pr - requisitos do palestrante; Conhecer o tema; Preparar a apresentao, lembrando que a linguagem simples e direta gera maior empatia; Chegar em tempo hbil; Antes do incio da fala, respirar fundo e olhar calmamente todo o espao para domin-lo;

Criar empatia com a platia logo no incio; Iniciar com uma breve mensagem contendo o objetivo da palestra; Ter a habilidade de transmitir em frase curta a mensagem; Usar recursos diferenciados; Enfatizar relevncia do tema com dados e pesquisas; Projetar a voz de acordo com tamanho do ambiente; Ser franco e honesto; No tente ser engraadinho.

Em Discursos e Apresentaes

Certo ou errado?

DICAS: Planeje sua fala. Evite modismos e palavras estrangeiras. No omita letras (R e S). Olhe para a platia. Exercite a voz (gargarejos) Esteja desprovido de contatos (caneta, papel). Use o diafragma. No grite e no leia o slide. Tome gua (hidrate-se).

Aula V
Prof. Washington Sales

Gerenciamento de Conflitos nas empresas...


Primeiro passo: identificar o tipo de conflito Quando voc estiver envolvido num conflito, preciso estar consciente se o conflito impessoal ou pessoal. difcil separ-los e mais difcil ainda olhar honestamente para si mesmo. Segundo passo: importantes Concentrar-se em questes mais

Uma pessoa tem controle sobre si mesma e no sobre a outra... ... O passo mais eficaz perguntar: O que melhor para empresa?

Terceiro passo: Trabalhar para prevenir a personalizao Os conflitos tornam-se pessoais quando so mal administrados desde o incio. Nessas situaes, a cumplicidade, a cooperao e a objetividade ficam difceis. O desfio est em evitar que a situao atinja esse nvel. Quarto passo: Encontrar pontos em Comum possvel encontrar pontos em comum em todo conflito. Depois, partir para as prioridades de cada um, fazendo concesses nos pontos em que isso possvel, priorizando os interesses da empresa.

Bibliografias...

Washington Sales do Monte Contato:E-mail:wsalesmkt@gmail.com Blog: www.queroserconsultor.blogspot.com Twitter:qroserconsultor Fone: (84) 8894-7519

Obrigado a Todos...

Das könnte Ihnen auch gefallen