Sie sind auf Seite 1von 218

Conceitos de Hardware e Software

Com o advento da informtica, tornou-se muito comum encontrar microcomputadores em pequenos escritrios e residncias particulares. A reduo do custo dos equipamentos, somado at mesmo a popularizao da Internet, fez com que cada vez mais pessoas desejassem entrar no seleto mundo da informtica. Com o aumento do nmero de microcomputadores, cresceu tambm a necessidade por profissionais que prestem servios de manuteno e que possam montar um microcomputador que se ajuste as necessidades as quais ele se destina. Essa a proposta do nosso curso. Mostrar, usando uma linguagemclara, como se monta um microcomputador, identificar problemas e corrigi-los.. . Assim, desejamos a todos um timo curso e que possam aproveitar ao mximo os ensinamentos aqui transmitidos para desenvolver uma carreira profissional de sucesso neste mercado que no pra de crescer.

Hardware e Sofhvare
Hardware
Refere-se ao Hardware toda a parte fsica de um microcomputador,aquilo que podemos tocar com as mos, ex.: CPU, teclado, monitor etc. Ele divido em duas partes: hardware bsico, composto por monitor de vdeo,teclado, mouse, gabinete, HD (Winchester), disco flexvel (floppy), placa me, placa de vdeo, som, processador, memria RAM etc. Alm disso, temos o hardware opcional composto por impressoras, scanners, web-cam etc.; que conectado ao microcomputador adicionam as funes do mesmo, tornando-o uma grande ferramenta de trabalho e lazer.

>J .

Y' ::*a

Vale a pena lembrar que no necessrio possuir todos os equipamentos do mercado para ter um bom microcomputador.

* g
%I

,'. ." .. : a

pg
..*,

r -

2 -*

." . &'--

*.--y
I _

Um computador mostrando alguns perifericos

L: ;

i. '

c. i

:a

* . h ;

'4

<..=a
p $
n. , .-.
$33,. .

\::a
,

$=?#
15

(p"
Ui .)

O software executa uma sequncia de comandos que determina o que o

seu microcomputador ir realizar a cada instante. Ele pode determinar, por exemplo, quais informaes o processador vai analisar; quando os dados sero gravados no disco rgido etc., ou seja, a parte lgica, os programas o que no podemos tocar com as mos. Os softwares so apresentados em Aplicativos, Linguagens de programao e Sistemas operacionais.

Aplicativos e Linguagens de programao so softwares de alto nvel, como os processadores de texto, planilhas, jogos etc. Eles so assim denominados porque no tm acesso direto ao hardware do microcomputador. Deste modo, eles fazem uso dos softwares de baixo nvel para se comunicar com o hardware e realizar suas operaes. Sistemas operacionais so exemplos de softwares de baixo nvel. Eles manipulam os dados acessando diretamente o hardware do microcomputador. Funcionam como "interpretes" entre o hardware e os softwares que fazem o pedido de algum recurso do hardware.

S.0.S Computadores

O mais importante dos softwares existentes no microcomputador o Sistema operacional. ele que administra todas as funes elementares do microcomputador, como o gerenciamento da memria RAM, o uso dos dispositivos de entradalsada (tambm conhecidos como dispositivos de IIO), a utilizao do processador para vrias funes ao mesmo tempo, entre outras. O Sistema operacional mais utilizado atualmente o Microsoft Windows, cuja ltima verso Windows XP. Ele o sistema padro adotado pela maioria dos fabricantes de microcomputadores da linha PC. Funcional e de operao muito simples, domina o mercado domstico.

Outros sistemas operacionais possuem caractersticas que os habilitam como mais adequados para outras finalidades. Um exemplo disso o Linux, um Sistema operacional de distribuio gratuita, que muito utilizado como Servidor Web e Servidor de Rede, devido a sua estabilidade e pouca exigncia de hardware. Podemos citar, ainda, o Windows NT, um sistema muito mais complexo e seguro que o Windows XP, mas que exige muito mais do hardware do microcomputador. Ele, ao contrrio de seu "irmo menor", um sistema muito utilizado como Servidor de rede e em Estaes de trabalho. Outro sistema que, apesar de no ser mais comercializado ainda bastante utilizado por profissionais de Montagem e Manuteno, o MS-DOS. Este sistema, usado nas primeiras verses do PC, bastante simples, mas de utilizao um pouco complexa, pois possui um ambiente de comandos baseado em textos. Estes tinham que ser digitados corretamente para que o sistema executasse a tarefa solicitada, ou seja, se um comando fosse digitado de modo errado, o sistema o recusava, forando o usurio a redigitar todo o comando.

Componentes do microcom~utador
Todo microcomputador formado necessariamentepor 5 componentes bsicos: processador, memria RAM, disco rgido, dispositivos de

Conceitos de Hardware e Software

entrada e sada e software. Podemos identificar esses componentes em um microcomputador no padro PC, Macintosh ou mesmo em computadores de grande porte. O Processador o crebro do sistema, o responsvel pela tarefa de processar todas as informaes. Ele as recebe, interpreta o que se deseja delas e as passa, para que outros componentes possam utiliz-las.

A memria RAM (Random Acess Memory memria de acesso aleatrio), tambm conhecida como memria principal, usada pelo processador para armazenar os dados processados, funcionando como uma espcie de mesa de trabalho. A quantidade de memria RAM disponvel determina o espaGo em que o processador vai trabalhar. Se a quantidade de memria disponvel for insuficiente, o microcomputador no ser capaz de executar os aplicativos mais complexos. O primeiro IBM PC, lanado em 1981, tinha apenas 64 kilobytes de memria RAM. Isso, para os padres atuais, no suficiente sequer para "dar partida" no seu microcomputador.
Os microcomputadores atuais necessitam de pelo menos 32 megabytes de memria para funcionar (recomenda-se 64 megabytes), dependendo do uso final do microcomputador. Uma das memrias mais usadas atualmente a do tipo DIMM de 168 vias, distribuda atravs de "pentes", como na figura a seguir:
-

5.. ,p ,
:% ;'.
't.+
i

. I - ,

'
,

'

.'.>

" L .

i
!
i

;:?)
i?
?'

'I
,

,
I

E. ."

\c:

I
I

Mdulo de memria DZMM 168 vias

S.0.S Computadores

A memria RAM capaz de responder as solicitaes do processador numa velocidade muito alta. Entretanto, apresenta um pequeno problema: por ser alimentada nica e exclusivamente pela energia eltrica, os dados nela armazenados so perdidos automaticamente assim em que o microcomputador desligado.

Mas e que adianta realizar tantas tarefas e no poder gravar as informaes? Para suprir essa necessidade utilizamos os dispositvos de armazenamento de dados, por exemplo, Disco rgido, CDs, disquetes etc. O principal meio de armazenamento o Disco Rgido, tambm chamado de HD ou Winchester. Todos os componentes citados at agora se comunicam porque esto conectados aos dispositivos de entrada e sada. Tais dispositivos tm a funo de distribuir dados para os componentes do microcomputador. Para entender melhor, vamos mostrar os dispositivos ordenados por categoria:
i Dispositivos de entrada: tem a funo de inserir informaes. O principal

perifrico de entrada o teclado.


i Dispositivo de sada: tem a funo exibir informaes. Os principais

perifricos de sada so a impressora, o monitor etc.


i Dispositivos de entrada-sada: realizam as duas tarefas, por exemplo,

os disquetes, em que tanto se pode salvar um arquivo (entrada) como abrir um arquivo para impresso, visualizao etc. (sada).
i Dispositivos de armazenamento: tm a funo de armazenar os dados:

disquetes, HDs, etc.

Conceitos de Hardware e Software

O teclado o principal perifrico de entrada...

...e o monitor o principal


perifrico de sada.

O disco rigido o principal dispositivo de armazenamento de dados

Sendo assim, outro componente bsico o software (programas), que j foi mostrado no captulo anterior. Um dos locais onde h a maior concentrao de componentes no gabinete. dentro dele que ocorre grande parte do processamento do microcomputador.
A seguir, uma breve descriqo dos principais componentes encontrados no interior do gabiente:
i Placa-me (principal placa do microcomputador) i Processador

S.0.S Computadores

i Memria RAM i Placa de vdeo,


i HD i CD-ROM

som, fax-modem etc.

i Disco flexvel
i Fonte de energia

Veja com mais dois dispositivos de sada: impressora e monitor.

Impressoras
Impressora o dispositivo destinado a imprimir textos , imagens, em papel ou algumoutro tipo de superfcie. Existem diversos tipos de impressoras, por exemplo, as matriciais, jato de tinta, laser, trmicas - jato cera. Cada uma possui uma forma diferente de impresso e velocidade. Vamos ver a seguir os principais tipos de impressoras utilizadas no mercado.

Impressoras Matriciais
As impressoras matriciais utilizam um conjunto de agulhas, geralmente 9, que produzem impacto sobre uma fita de impresso, deixando marcas no papel. As impressoras matriciais so bastante econmicas em comparao com as outras, pois uma fita para a Epson L X 300, por exemplo, custa pouco e pode imprimir vrias centenas de folhas.

Conceitos de Hardware e Software

a" $?B
a*

;e k
8. v&$
."g " G

*E
.& v

8
$ ~4 9

f J
$ 9 ,*
>

$e. .,
$ .

Impressoras Jato de Tinta


As mais usadas atualmente e utilizam para a impresso, em vez de agulhas, espirram gotculas de tinta sobre o papel, conseguindo uma qualidade melhor de impresso.

fj,,
f %
E
r
. O

$3
:,:
;.

.,3)

c.. 4

-3

;3 j -%
..'..3

. ",J,

$Z='
0, 3 -i3 i.3

i-3
t.

>.

Impresssoras a Laser
Numa impressora a laser a forma de impresso totalmente diferente das citadas. Primeiramente, formada num cilindo ou molde a imagem a ser

i,

-3

$3
,

.;.:J
S.0.S Computadores

c . 3

impressa. Em seguida, o cilindro aquecido, passando pelo papel, onde teremos a imagem de qualidade superior com velocidade mais rpida. O que impede a popularizao destas impressoras o alto custo.

- . - ,

.. . ,< ..

..q
,
.I

... . .~ .~2::)

i... I

'

: :t,

1
.

':i

Impressoras trmicas - Jato de cera


Utilizando papel e tintas especiais misturadas com cera, gera impresses com qualidade superior. E como as tintas no borram, geram cores vivas para uma melhor apreciao. As mais utilizadas das impressoras trmicas ou jato de cera so as coloridas, mas como as impressoras a laser, no so muito populares devido ao seu custo alto.

Impressora timeiea-Jato de cera

Conceitos de Hardware e Software

Monitores
Mas s uma boa placa de vdeo no basta. Para garantir uma imagem de qualidade em seu microcomputador necessrio, tambm, um bom monitor de vdeo. Curiosamente, apesar da grande evoluo que ocorreu nos microcomputadores, a tecnologia empregada na fabricao dos monitores segue princpioscriados h mais de 100 anos! Outra curiosidade que o monitor e um equipamento analgico, enquanto todo o equipamento do microcomputador digital. Para garantir seu funcionamento, a placa de vdeo captura os sinais digitais do microcomputador e onverte-os em sinais analgicos. Os monitores mais antigos eram bem simples (porque s exibiam textos), com baixa qualidade de vdeo e alta emisso de radiao. Isso fez surgir um grande nmero de pessoas com problemas de viso. Os primeiros monitores, chamados de CGA (Color Graphics Array), atingiam baixas resolues (de mximo de 320x200 pixels) e exibiam imagens apenas uma cor, como os famosos monitores de fsforo verde ou rnbar. Depois evoluiram, passando para EGA, VGA, chegando aos SVGA utilizactos atualmente, at aos LCD (monitores de cristal lquido). Tambm so apresentados em diversos tamanhos de tela, entre 14 e 21 polegadas. Veja abaixo um monitor de 17 polegadas:

Monitor SVGA 17"

S.0.S Computadores

Veja abaixo as principais tecnologias utilizadas nos monitores: no aceitava cores e eram conhecidos tambm como monocromticos. CGA (Color Graphics Adapter): aceitavam cores e tambm eram monocromticos (alguns raros modelos exibiam at 16 cores diferentes). Trabalhavam em modo texto: 25 linhas por 80 colunas com 16 tons cores de primeiro plano e 8 tons de cores de fundo (usando fsforo verde ou mbar). tm caractersticas melhores que os CGA, aceitando resolues de 16 cores de 640 X 350 pixels. utilizados para IBM PSl2 aceitando as configuraes dos EGA, alm do modo de duas cores com resoluo de 640 480 e de modo 256 cores com resoluo 320 X 200. (Video Graphics Array): aceitam 50 linhas e 80 colunas no modo texto e no modo grfico tem uma resoluo melhor que os anteriores de 640 X 480 pixels com 16 cores e 320 X 200 com 256 cores. conhecido tambm AVGA (AdvancedVGA). Resoluo melhor que os apresentados anteriormente no modo grfico de 800 X 600 e outras como de 1024 X 768 etc. Muito utilizado atualmente. possuem sistemas de gerenciamento de energia que seguem a padres internacionais e tm uma baixssima emisso de radiao Alm disso possuem uma resoluo superior que chega a 1600 X 1200 pixels. Tem uma qualidade de imagem superior aos SVGA. Outra tecnologia que vem evoluindo muito a dos monitores de cristal lquido ou monitores LCD. Sua principal vantagem a melhor qualidade de imagem, se comparados os CRTs (vistos acima). E como desvantagem, o alto preo. totalmente digital e tem problemas de adaptar-se aos microcomputadores, porque a maioria das placas de vdeo no possuem sada digital.
i UVGA (Ultra Vdeo Graphics Array):
i SVGA (Super Video Graphics Array): i VGA

i MDA (Monocrome Display Adapter):

i EGA (Enhanced Graphics Adapter):

i MCGA (Multi-Color Graphics Array):

Conceitos de Hardware e Software

i. .3 .--z
? !' .$ .
? z
. z L

-~.

< ,j
..

-3 .a

$'<+

.' :3.
/%

iI-9

I)
i. .

9
\L .

.. ..

Monitor de Cristal Lquido - LCD

;.C)

9
25 .

63
. I &

) ! .$ . *
S.-

Sistema de cores usados nos monitores


Cor a sensao provocada pela luz nos olhos humanos, conforme o comprimento de ondas que os objetos refletem ou absorvem, e elas so criadas artificialmente usando principalmente dois sistemas: RGB (Red=Vermelho, Green=Verde, Blue=Azul) ou CMYK (Cian=Ciano, Magenta=Magenta, Yellow=Amarelo e BlacK=Preto).

'3 -. ,3 I
,% :. -.

-.-2

i-1 2 4
-. A 1. .

,;

A exibio das cores pode ser feita fotogrfica ou eletronicamente, como na tela do microcomputador, da TV etc., onde o principal fator de qualidade a resoluo da imagem.
A resoluo de um monitor determina o detalhamento de uma imagem apresentada na tela. Em geral, a resoluo descrita em termos do numero de pixels verticais e horizontais que o monitor capaz de apresentar. Pixel a abreviatura de picture element (elemento de imagem). O pixel um ponto da tela onde possvel apresentar informaes. Portanto, um monitor que apresenta imagens grficas em uma resoluo de 800 X 600 pixels tem imagem de melhor qualidade do que um monitor com resoluo de 640 X 480 pixels. Mais pixels na tela significa que o monitor gastar mais tempo para exibi-los. O tempo gasto para exibio de uma imagem na tela expresso em frequncia do monitor, que medido em Hertz. As medidas

3 .-.,-

S.0.S Computadores

mais comuns esto entre 60 Hz e 75 Hz, dependendo da resoluo e do modelo do monitor.

Conceitos de Hardware e Software

Teste seus conhecimentos


1. O que hardware?

O Os programas. O O processador, a memria RAM, o disco rgido, os dispositivos de entrada e sada e os software. O A memria RAM, o monitor, o disquete, a unidade de CD-ROM e os
dispositivos de entrada e sada, o Windows Me. A parte fsica do microcomputador, a CPU, o teclado, o mouse, etc. Tudo que podemos tocar.
2. O que um Sistema Operacional?

O um programa que imprime relatrios sobre o microcomputador. O um programa que administra somente a memria RAM do
@

microcomputador. um programa que administra todas as funes elementares do microcomputador. um programa utilizado para digitar textos.

3. O que Software?

O E um novo tipo de vrus de microcomputador. O um modelo de processador. O So comandos que contm as primeiras instrues de software do

sistema, gravados em um chip. A parte lgica da informtica, os programas. Ex.: Windows, Corel etc.

4. Quais os tipos de Monitores existentes?

O CGA

O VGA, UVGA 0 MDA, SVGA


MDA, CGA, VGA, SVGA, UVGA, LCD...
5. Qual dessas impressoras utilizam fita de baixo custo e que hoje so

utilizadas em empresas etc.

O Jato de cera \O Matricial

O Jato de tinta O Laser

0,

8
$J- - ;
i-..

'
1

. , : >
S.0.S Computadores

:i..--y-3

1
) ;

, /, I

Abrindo o gabinete

. -.-.: r:;. . ...,'


.L.

. I;, . .

Neste captulo, vamos descobrir que o microcomputador no apenas uma mquina eltrica, como tantas outras, que ao levar para casa, ligar na tomada e apertar um boto tudo ir acontecer automaticamente. Ele composto por um conjunto de componentes eletrnicos que "trabalham em equipe" para realizar todas as funes.

Cuidados com os componentes


Devemos ter muito cuidado ao manusear os componentes eletrnicos. Isso porque os equipamentos que compem o microcomputadorso muito sensveis e porque podemos sofrer srios acidentes devido a corrente eltrica que circula pelo microcomputador. Mas que cuidados so esses? Veja que medidas de segurana podem ser tomadas para no termos problemas ao manusear qualquer tipo de equipamento eletrnico: esta a precauo de segurana nmero 1e nunca demais enfatiz-Ia. Desconecte o cabo de alimentao da tomada ou da parte de trs de seu microcomputador. No confie s na chave LigaIDesliga, porque elas podem no funcionar bem. Alm do risco de um choque eltrico, voc pode danificar seu microcomputador e os componentes internos se tentar remover uma placa de interface ou outro dispositivo eletrnico enquanto ele ainda est recebendo corrente. Podemos,
i Desconecte os cabos de fora:

ainda, perder ou soltar uma chave de fenda ou mesmo um parafuso entre os contatos da placa-me, causando um curto-circuito ou algo pior.
Provoque fuga da eletricidade esttica: a eletricidade esttica surge devido ao atrito e facilmente acumulada em nosso corpo, principalmente em ambientes muito secos (como salas com ar condicionado). A maioria dos componentes eletrnicos sensveis de seu microcomputador podem ser seriamente danificados ou at mesmo destrudos por uma descarga de eletricidade esttica. Ento, para evitar problemas, aqui vo algumas dicas importantes.Ao manusear equipamentos sensveis (como placa-me, mdulo de memria e placa de expanso), faa-o segurando o equipamento pelas bordas, nunca tocando diretamente os chips e contatos metlicos. Nunca se esquea de tocar em um objeto de metal, como um armrio de ao, um fichrio, uma mesa, uma cadeira etc. Antes de comear a trabalhar no microcomputador. Outra opo usar pulseiras anti-eletrostticas, que possuem um condutor metlico ligado ao nosso corpo e um fio que conduz a eletricidade esttica para um ponto de descarga (terra). Outra boa dica procurar consertar seu computador em salas que no tenham carpete ou tapete, que so fabricados com fibra sinttica e facilitam o acmulo de eletricidade esttica no corpo humano.
i

microcomputador: se a eletricidade esttica perigosa para seu microcomputador, a energia magntica igualmente perigosa para seu dados. Isso porque os dados so gravados no disco rgido e nos disquetes por meios magnticos, ou seja, a energia magntica gerada pelas cabeas de leitura que grava os dados nos discos. Se voc aproximar ims ou qualquer outro campo magntico intenso do computador, os meios de armazenamento de dados podem ser danificados e corromper tudo o que estiver gravado no computador. 0 s ms tambm so perigosos para os monitores de vdeo tradicionais, ou monitores CRT (Catode Ray Tube). Eles provocam distoro na imagem e podem danificar o tubo de imagem. Em resumo, evite manter campos magnticos de qualquer espcie prximo ao seu microcomputador.
i Mantenha ms distantes de seu

S.0.S Computadores

Jumpers
0 s jumpers, tambm conhecidos como straps, so pequenas peas plsticas, metalizadas internamente para permitir a passagem de corrente eltrica. So encaixados em contatos metlicos encontrados na placa-me ou em vrios outros tipos de placas e funcionam como uma espcie de interruptor. Alternativas na posio de encaixe dos jumpers permitem programar vrios recursos do hardware, como a voltagem, o tipo e a velocidade do processador e da memria usados, alm de outros recursos. Ao montar um micro, os jumpers da placa-me devem ser corretamente configurados, par no danificar alguns componentes. Muitas das placas mais modernas so "jumperless", OU seja, no possuem nenhum jumper, sendo a configurao das funes da placa feita atravs do Setup, para evitar danos as placas.

Abrindo o gabinete

O microcomputador possui em seu interior circuitos que controlam a quantidade de ciclos nos quais os clculos so realizados. Quanto mais rpido for o ciclo (ou seja, mais curto for o intervalo de tempo entre um ciclo e outro), mais rpido o microcomputador.

Hoje em dia, comum um microcomputador que realizar clculos em milhes ou at bilhes de ciclos por segundo.
A unidade de medida de cicios realizados por um microcomputador chamase hertz.

Veja, na tabela abaixo, a unidade de medida Hertz e seus submltiplos:

GHertz (GHz) THertz (THz)


t

1000 MHertz 1000 GHertz

Eletricidade
Qualquer equipamento eletrnico precisa de energia para funcionar. A energia que alimentar o PC precisa ser bem conduzida, ou seja, deve ser limpa e constante, seno trar danos ao microcomputador. Essa alternncia se explica pelo fato de que nem sempre a tomada 110 V estar alimentando em 110 V pode, por exemplo, marcar 1 7 V, 119 V, ... Para saber qual a 1 voltagem de uma determinadatomada usa-se um aparelho chamado multmetro ou multi-teste.

Abrindo o gabinete

Multmetro analcgico Multmetro digital

-.

Multmetro sua principal funo medir o fluxo de corrente eltrica

Ciente dessas alteraes de corrente eltric devemos nos prevenir. Podemos contar com alguns aparelhos como:

Filtro de linha
Sua funo "filtrar" a corrente eltrica 1101220 V. Possui conexes para cabos de alimentao do PC, da impressora, etc. Tambm possui um fusvel, para proteger o seu equipamento.

Estabilizador
Sua principal funo "manter" a corrente em eltrica 1 0 V ou 220 V. 1 Possui conexes para os cabos. H vrios tipos de estabilizadores, e os mais modernos tambm so utilizados para proteger a placa de fax-modem.

N Break - Short Break o


Tem uma funo importante de manter equipamentos em pleno funcionamento caso haja qualquer problema na rede eltrica. Funciona

S.0.S Comptadores

como fonte de alimentao de energia por algum tempo, dependendo do nobreak, por minutos ou at mesmo por horas. No usado s em PCs mais em qualquer tipo de equipamento eletrnico, em hospitais, empresas, etc. Um short-break o mesmo equipamento, s que com uma alimentao menor, um no-break com menos capacidade.

Fontes AT/ATX/Mini ATX


As fontes so componentes encontrados dentro do gabinete e cuja finalidade transformar a eletricidade 1 01220 V em eletricidade menor 1 solicitada pelas placas e componentes. Existem alguns padres AT, ATX, Mini ATX, todos com a mesma finalidade. Mas preciso observar qual a conexo de nossa placa-melgabinetepara comprar a fonte correta.

Fonte de alimentao no Padro ATX, hoje geralmente mais usada

Abrindo o gabinete

Bateria
Temos tambm a bateria que armazena data, hora e as configuraes do Setup. A Liateria fica armazenada na placa-me:

p. ;
>S. . i .

. s

'
I

c-

: a
]
I

.-

iIr. I

*@

, @ * 'q- , ,: $??P

e>.
2.

'
i

.!?i2
.. .
.. I

3
1

.:.xii 1
:

-..?

"

:9
i

Bateria

$ 3

.::,A

."p .

Em placa-me AT, dois chicotes de cabos de fora a serem ligados a placame. O modo correto de instalar fazer com que os fios pretos dos dois jogos de cabos fiquem no meio do encaixe da placa-me. Se os cabos forem encaixados de maneira errada, a placa-me pode ser danificada. Portanto, preste bastante ateno.

_i.'

.-i ,
I

.:=3 .

.tJ$ )
"- .."1;3 q.
"-

,
!
I

0'
<3 , ::2
:
3.

',...
1

: P

Os cabos pretos devem estar juntos

S.0.S Computadores

Cabo de alimentao ATX e seu conector na placa-me

No remova nem troque a posio dos cabos que ligam a fonte de alimentao ao gabinete! Esses cabos j vm corretamente instalados no gabinete e uma inverso acidental pode provocar a queima das placas do seu microcomputador e de todo o circuito eltrico do imvel em que ele estiver ligado! Mesmo sabendo que esses cabos j vm montados, importante salientar o risco que oferece. Os cabos escuros devem ser conectados com os escuros e os claros com claros. Alm do cabo de alimentao principal, h ainda vrios pequenos cabos que ligam os leds e botes frontais do gabinete a placa-me. Voc deve procurar os encaixes de cada um desses cabos e conect-10s corretamente. O local para conexo dos cabos varia de acordo com a marca da placa-me. Assim, procure ter sempre o manual da placa-me em mos quando for montar o microcomputador.
Painel frontal do gabinete

ponto de conexo na placa-me

~ o d o s conectores do painel os frontal do gabinete

Abrindo o gabinete

-<.

! $
.> E

Vamos descrever a funo desses cabos, um a um: Led: esse cabo fica ligado ao led que aponta a alimentao de energia para a placa-me. Ele compartilha uma sada de 5 pinos com a funo Keylock (nos microcomputadores em que essa funo existe) e polarizado. Logo, se ao conectar, o led no funcionar, desligue o micro e inverta o conector. Led: esse cabo era muito utilizado nos computadores mais antigos (at a srie 486) que possuiam um led que demonstrava se a funo "turbo" estava ligada. Essa funo permite ao computador operar em sua velocidade mxima ou um pouco abaixo. Isso porque alguns programas mais antigos, geralmente anteriores a 1986, s funcionavam adequadamente em computadores lentos. Era o caso de alguns jogos dessa poca que ficavam muito rpidos em qualquer processador acima de 286. De qualquer maneira, essa funo podia ser desabilitada pelo BIOS e no existe nos microcomputadores atuais. Esse contato no polarizado, ento no importa o sentido do encaixe. acusa a utilizao (leitura ou gravao) do disco rgido. um led muito importante, porque nos permite identificar quando ocorre um travamento do sistema. Ele polarizado e, geralmente, o lado impresso do encaixe deve coincidir com o texto impresso na placa-me. SW: esse cabo era ligado, nos computadores mais antigos, ao boto que comandava a funo 'Turbo". No mais utilizado hoje em dia. Ele no tem polaridade. esse cabo ligado ao boto que aciona a funo Reset. Esse boto, quando pressionado, corta a alimentao de energia ao sistema, forando um desligamento do computador. Isso necessrio quando h travamento do sistema. Ele no tem polaridade. Alm desses cabos, temos ainda o cabo do auto-falante (Speaker) interno e da funo Keylock. O auto-falante o responsvel por aquele "bip" que ouvimos toda vez que o
i Reset SW: i Turbo i Turbo

gi%
,r*

c..

- .-

i Power

.$":c;.,*

.$*h
_A...

." .
%?.

>=*
+g

C:: -5

2:
's l

% 2

$% .
'& i .
i.?

%v $
:<r-. 'i*%.

2. 9 3
' > %
I

<; r* :, .9 ,. ,
%

.. ,...
L?-

.3

.,

i HDD Led: esse cabo fica ligado ao led que

.-3
.

.-*

:. '3
*:$ '..

. ;
'
7

'-$ r
.'

i-4

>& ,i:J
.i :

.! .. , .

M'

.,
8

.;3, .: :.-,

..
:.)

.:3
i: :.

'

._k

:::.J :.-3
:x -

.' a .r..$ ,
.<..

.4
., " :

;;?a
-3

-r-3
:--y
,
1

"2
!

-:

micro ligado. Os sons (de baixa intensidade) por ele emitidos so produzidos, em geral, pelo processador. O conector no possui polaridade.
i Keylock: uma maneira antiga de se evitar que estranhos tenham

acesso ao computador. Por meio de uma chave, podamos travar o teclado, impedindo seu uso. Isso era facilmente burlvel, bastando abrir o gabinete e desconetar o cabo Keylock ou mesmo tentar destravar a fechadura, que era bem simples. Atualmente, j no se usa mais esse recurso, mas se voc estiver consertando um microcomputador um pouco mais antigo, poder deparar-se com esse mecanismo.

Abrindo o gabinete

Teste seus conhecimentos

1. Por que devemos descarregar a eletricidade esttica do corpo antes de fazer a manuteno do microcomputador?

O
O

Para evitar o acmulo de eletricidade nos chips do microcomputador. Para melhorar a ventilao dentro do microcomputador.

8 Para evitar danos aos componentes eletrnicos do microcomputador.

Para melhorar a velocidade de acesso do modem a Internet.

2. Qual dos cabos abaixo habilita a funo de desligar o microcomputador mesmo aps o travamento da mquina?

O TurboSW
T> Reset SW

O Keylock O HDDLed
3. Qual a funo dos jumpers?

Configurar Desligar placas/componentes

4. Por que devemos utilizar equipamentos como estabilizador ou filtro de linha?

a Para proteger os equipamento contra as variaes


micro so tripolares (trs pontas)

de energia

O Para ter um local para conectar os cabos , pois as tomadas do


;% .$ .
?'

--* ... -. ..
.-.-. . I . "'% + -

<.

S.0.S Coinputadores

Portas

comunicao

Os microcomputadores no so equipamentos que trabalham "isolados" de outros componentes. Eles podem ser conectados a outros equipamentos para aumentar sua funcionalidade e seus recursos. Para estabelecer essas conexes, foram criadas Portas de comunicao. A essas portas podemos conectar impressora, mouse, scanner, cmera digital e at faxl modem. Vejamos essas portas.

Conceito
As portas se dividem em trs grupos: Portas Seriais, Portas Paralelas e Portas USB (Universal Serial Bus). As Portas Paralelas so as mais lentas e, por isso, destinadas a equipamentos que no necessitam de altas taxas de transferncia de dados, como impressoras, scanners etc. Sua interface de conexo (tipo de conector) utiliza uma sada padro DB-25 (25 pinos). A grande maioria dos microcomputadores utiliza apenas uma porta paralela, que compartilhada por impressora e scanner quando ambos esto ligados ao mesmo microcomputador. As Portas Seriais so um pouco mais rpidas, sendo, portanto, destinadas a conexo de equipamentos mais rpidos, como FaxIModens externos, ou equipamentos que exijam conexo simples, como o Mouse. Esta porta pode usar dois tipos de conectores padro: DB-9 (9 pinos) ou DB-15 (15 pinos).

As Portas USB so o que h de mais moderno em termos de conectividade de equipamentos a microcomputadores. Essas portas so totalmente Plug and Play, permitindo que o equipamento seja instalado com o microcomputador ainda ligado, sem haver necessidade de reinicializ-10. Alm dessa vantagem, as portas USB permitem que se conecte at 127 dispositivos diferentes em uma nica porta, atravs de um equipamento chamado Hub (um pequeno equipamento que recebe outros equipamentos conectados a ele), para que possam dividir da mesma porta. 0 s microcomputadores atuais possuem, normalmente, duas portas USB, mas h fabricantes, como a Compaq, que produzem seus microcomputadores com duas portas frontais e mais duas traseiras. Microcomputadores mais modernos possuem uma ou duas portas seriais, dependendo da necessidade. Tambm temos as portas DIWMini-DIWPSI2 que so encontradas nas principais placas, as placas on board (placa-me)

? : '
. ; : ,

c
'.*

::a
S

$?* -a,,

.;a
.

..*

&p
'TL;;I
+" C
.>,i.
%
\

.fl '

fia-

%*

.* ,
.%

6...'$ .* '* ---3@,

,,

.
1

3
.-.

. ..'&
, .

>

,
3

.. & '
,! . ?. :
Y.

..
.;. gF ;

Conector serial padro 25 pinos macho (para impressora serial ou terminal de vdeo) Conector de Video Padro 15 pinos nzacho em 3 colunas (para monitoes VGA, SVGA, UVGA colorido ou monocromtico)

..' B

.I...
7 .

'
C

'.:.P
$ .- .% .. .
;

>

> .*

:i.
-

..-..,. .

-::3

1
i

Conector serial 9 pinos macho para mouse serial

Conector paralelo padro 25 pinos para impressoras e scaizners paralelos.

,. % i -..A&
;
..I

)
I

3. P i.S

<)
%A .

!
I

:TI
v T, *

_L..

S.0.S Computadores

Aseguir, uma tabela com algumas vantagens e desvantagens do uso das portas paralelas, portas seriais e portas USB em um microcomputador:

portas paralela e serial.

... :

Veja a parte traseira de uma placa-me para um gabinete padro ATX mostrando algumas portas:

I
Portas PS/2

Barramentos
i Barramentos so uma espcie de vias de trfego de dados, atravs das

quais o processador pode se comunicar com os demais componentes do microcomputador. Desde a criao do primeiro PC, em 1981,j foram desenvolvidasvrias tecnologias envolvendo os barramentos. Vamos ver cada uma delas:

Portas de coinunicao

i ISA de 8 bits: o barramento ISA (de Industry Standard Architecture) foi

criado junto do XT e transmite 8 bits de dados a cada vez, ou seja, possui vias de dados com largura de 8 bits. Ele trabalha a uma frequncia de 8 MHz, velocidade mais que suficiente quando os processadores trabalhavam a 4,77 MHz. surgimento dos processadores 286, que se comunicavam usando 16 bits de dados, era necessrio ter um barramento que acompanhasse essa capacidade. Apesar de continuar trabalhando com os mesmos 8 MHz da verso anterior, este barramento ainda utilizado nas placas-me atuais, por questes de compatibilidade e porque sua velocidade mais que suficiente para acomodar dispositivos que no necessitam de alta velocidade, como modems e placas de som.
i MCA: o barramento MCA (de Micro Channel Architecture), patenteado

i ISA de 16 bits: com o

pela IBM, surgiu em 1987 para ser utilizado com os processadoresde 32 bits da linha 386. Ele um barramento mais avanado e consideravelmente mais veloz que o ISA ( O MHz). Apesar de trazer recursos surpreendentes I para a poca, como suporte ao Plug and Play, no se popularizou devido ao seu alto custo, incompatibilidade com o ISA e por ser uma arquitetura fechada, isto , a fabricao de placas-me exigia pagamento de direitos autorais a IBM.
i EISA: o EISA (de Extended ISA) foi uma resposta ao MCA, dada pelos

demais fabricantes liderados pela Compaq. Funcionavacom velocidade de 8 MHz e tambm transmitia 32 bits de dados. Mas levava uma significativa vantagem sobre o MCA. Era totalmente compatvel com o padro ISA. Assim como o MCA, tambm tinha suporte ao Plug and Play. Entretanto, a complexidade do EISA acabou resultando em um alto custo de produo e dificultou sua popularizao.Atualmente, MCA e EISA so barramentos extintos. VESA Local Bus - lanado em 1993 pela Video Eletronics Standards Association (dai o nome VESA) para ser usado em microcomputadores 486. O VLB muito mais rpido que o EISA ou MCA, sendo, ento, utilizado por placas de vdeo e controladoras de disco rgido, os maiores prejudicados pela lentido dos barramentos ISA. O VLB era
i VLB:

S.0.S Computadores

controlado pelo processador e trabalhava na mesma velocidade em que este se comunica com a placa-me. Isso significa que, em microcomputadores 486 DX-2 50MHz, trabalhava a 25 MHz. Em microcomputadores486 DX-4 100 MHz, operava a velocidade de 33MHz. Tudo isso trabalhando com 32 bits de dados e mantendo a compatibilidade com o padro ISA. O nico inconveniente que o VLB no oferece suporte a Plug and Play. No foram criadas placas VLB para usar com o processador Pentium.
i PCI: criado pela Intel, o barramento PCI (Peripheral Component

Interconnect) to rpido quanto o VLB, porm mais barato e muito mais verstil. Ao contrrio do VLB, o PCI no controlado pelo processador, mas por uma controladora dedicada includa no chipset. Este barramento opera a metade da velocidade da placa-me, podendofuncionar a 25MHz, 30 MHz ou 33 MHz. Alm disso, este barramento possui a vantagem de oferecer suporte nativo ao Plug and Play. o nome vem de Acelerated Graphics Port, o barramento ideal para as placas de vdeo modernas. Opera com o dobro da velocidade do PCI, ou seja, 66 MHz. Alm de fornecer alta velocidade, este barramento permite que as placas de vdeo possam acessar diretamente a memria RAM. Quem se aproveita de todo esse poder de fogo so as placas de vdeo 3D, que acessam a memria para armazenar as texturas que sero aplicadas sobre os polgonos que compem a imagem tridimensional. Desse modo, as placas de vdeo AGP 2D, como no geram as texturas mensionadas, no fazem uso da memria RAM do micro. Portanto, essas placas tm desempenho semelhante as suas equivalentes de barramento PCI. seu nome vem de Audio Modem Riser. um barramento de insero de placas de modem, udio e rede que utilizam a tecnologia HSP (Host Signal Processing). Os dispositivos HSP no possuem processador. Eles utilizam o processamento da CPU para realizar as tarefas de processamento.
i AMR:
i AGP:

o nome vem de Advanced Communications Riser. uma evoluo do barramento AMR que mantm a compatibilidade com dispositivos HSP.

i ACR:

Portas de coinunicao

Soquete do processador

Soquete/Bancos de Memria

Encaixes do Processador
O Encaixe do Processador, tambm conhecido como Soquete, o compartimento onde o processador acomodado. As placas-me mais antigas tinham seus processadores encaixados em um soquete que obrigava o profissionalde manutenoa aplicar alguma fora para inseri-lo ou remov-lo, correndo o risco de entortar ou at quebrar um dos seus contatos. Outras placas simplesmente tinham o processador soldado a elas.
A partir dos micros 486, foi criado um novo tipo de encaixe para processador, chamado de ZIF. O termo ZIF a abreviatura de Zero Insertion Force ou Fora de Insero Zero. Ele possui uma alavanca que fixa ou libera o processador com muita facilidade.

Existem variaes do soquete ZIF que vo do Socket 1ao Socket 8, cada qual com uma especificao ou numero de pinos diferente. Alm desses, foi criado o encaixe no padro Slot 1 (utilizado pelos microcomputadores I I I Pentium I e Pentium III), Slot 2 (usado pelos Pentium I e Pentium I I Xeon), Slot A (tambm conhecido como Socket 462, utilizado nas duas

primeiras verses do AMD Athlon) e o Socket A (usados pelos processadores AMD Athlon mais recentes e por todos os AMD Duron), alm do Socket 370 (usado pelos Celeron), Socket 423 (usado pelo Pentium 4, codinome Willamante) e Socket 478 (Pentium 4, codinome Northwood, e Celeron, codinome Tualatin). Os Bancos de Memria acomodam pentes de 168 vias e 184 vias, como j mostrado anteriormente.

-Soquete

(processador) -

zif

Portas de comunicao

Teste seus conhecimentos

Agora, vamos exercitar um pouco os conhecimentos at aqui adquiridos sobre as portas de comunicao:
1 Em qual porta de comunicao costumamos conectar o mouse? .

0 PSl2 O Serial

O PS/s e Seriais
2. Em qual dessas portas conectamos a impressora?

O Serial
0 PS/2
@
Paralela
3. Por que as portas USB so melhores?

O Permitem conectar vrios tipos de aparelhos O Porque so mais apropriadas


So modernas e totalmente Plug and Play, permitindo melhor conectividade.

4. Quais os tipos de barramentos criados para microcomputadores padro PC at hoje?

O ISA, K6, K6-2, PCI, MCA e Athlon.


ISA, EISA, MCA, VESA e AGP.

O ISA, EISA, IRQ, MCA, VESA, PCI e AGP.

S.0.S Computadores

I
Captulo 4

Dispositivos de armazenamento

A memria RAM (estudaremos a seguir) capaz de responder as solicita~es processador numa velocidade muito alta. Entretanto, ela do apresenta um pequeno problema: por ser alimentada nica e exclusivamente pela energia eltrica, os dados nela armazenados so perdidos automaticamente no instante em que o microcomputador desligado. Mas de que adianta realizar uma grande quantidade de tarefas diferentes se no podemos gravar as informaes para utiliz-las mais tarde? Para suprir essa necessidade, neste captulo estudaremos os dispositivos que tem por objetivo armazenar as informaes, para serem utilizadas em uma outra ocasio. Sero estudados a seguir, diversos dispositivos de armazenamento internos, como por exemplo, HDs, etc., e externos, como Zip Drive etc.

Unidade de disco Flexvel - Floppy


Conhecidos popularmente como disquetes, sua funo tambm armazenar dados e permitir o transporte de dados entre microcomputadores. Atualmente o mais comum o de 31E", com 1,44 MB de capacidade, mas outros modelos j foram criados. Veja a seguir:

5 1/4 polegada

DD (Double Density)

360 KB 1,2 MB
720 KB

Primeiro modelo de disquete para PC

5 114 polegada
3 1/2 polegada

HD (High Density)
DD (Double Density)

Utilizados atualmente

3 1/2 polegada
3 1/2 polegada

HD (High Density)

1,44 MB

ED (Enhanced Density)

2,88MB

No utilizados no Brasil

Discos rgidos
Os Discos rgidos so discos de metal com alta capacidade de armazenamento de dados, ao contrrio do que acontece com a memria RAM, no perde dados quando desligamos o microcomputador. O primeiro disco rgido foi criado em 1957 pela IBM, e era composto de nada menos que 50 discos com 24 polegadas de dimetro, com capacidade de 5 megabytes, fato incrvel para a poca. Os dados so armazenados em uma mdia magntica, mas no muito diferente dos disquetes. Essa mdia composta por vrios discos empilhado que ficam dentro de uma caixa lacrada para evitar que se danifiquem. Esses discos giram em alta velocidade e, qualquer particula de poeira entre eles e a cabea de leitura, podem causar srios danos ao equipamento. Os discos internos, chamados de "platters", tm duas camadas. A primeira chamada de substrato e composta por discos metlicos, geralmente feitos com liga de alumnio. Para permitir o armazenamento dos dados, esses discos recebem uma segunda camada, de material magntico.

S.0.S Coinputadores

Para ler e gravar os dados so usadas as cabeas de leitura, chamadas "heads", presas a um brao mvel que permite o acesso a todo o disco. Um dispositivo chamado atuador coordena o movimento das cabeas de leitura. O primeiro PC a usar discos rgidos tinha uma HD de 5 MB de capacidade (que no era aquela da IBM). Hoje, encontra-sefacilmente HDs para microcomputadores pessoais com 40 Gigabytes de capacidade ou mais.

O controle dos dados


Falaremos agora sobre as placas Controladoras de discos. Essas placas so os equipamentos que conectam seus discos a placa-me, permitindo a comunicao dos dados. Esta placa pode estar embutida na prpria placame (controladorason-board), como o caso da grande maioria das placas controladoras existentes, ou na forma de placas de expanso. Existem dois padres de controladoras de disco no mercado: as controladoras IDE e SCSI. As controladoras IDE (Integrated Drive Electronics) so mais utilizadas por serem mais baratas que sua concorrente, a SCSI (pronuncia-se "sczi"). Alm disso, a controladora IDE ligeiramente mais rpida que a controladora SCSI.

Dispositivos de arrnazenamento

As controladoras SCSI (Small Computer System Interface) oferece vantagens claras se o seu microcomputadorfor um Servidor de uma rede. Esta controladora aceita at 15 dispositivos conectados a ela em placas SCSI de 16 bits ou 7 dispositivos em placas de 8 bits, contra 2 dispositivos suportados pela interface IDE.

- Controladoras IDE

Placa SCSI

S.0.S Coinputadores

As controladoras SCSI levam uma srie de vantagens sobre as controladoras IDE: ocupam menos o processador que o IDE, aumentando o desempenho do micro, trabalham melhor em sistemas de 32 bits autnticos, como o Windows NT/2000B(P Professional, pois a controladora pode realizar leitura e gravao de dados enquanto programas esto sendo executados. O cabo SCSI pode ter at trs metros de comprimento, permitindo a conexo de equipamentos externos, contra 38 centmetros do cabo IDE. Uma caracterstica que pode pesar contra a interface SCSI que ela exige uma controladora prpria de cabos e conexo (Flat Cables) especficos, fato esse que encarece um pouco mais o produto final.

Unidade de CD-ROM
As unidades de CD-ROM, tambm conhecidas como Drives de CD-ROM, so leitores de CD (como os CDs de udio que temos em casa). Esses leitores podem ler tanto CDs comuns de udio quanto CDs de dados, com os dados de microcomputador gravados. O termo CD-ROM vem de Compact Disc-ReadOnly Memory. Nesses drives, um feixe de laser emitido contra a superfcie do disco, que possui sulcos minsculos, nos quais as informaes ficam gravadas. Esse feixe "l" as informaes gravadas e sero interpretadas pela unidade ptica, que recebe os sinais de luz e os converte em informaespropriamente ditas. Os drives de CD-ROM so classificados de acordo com sua velocidade dacesso aos discos. Essa velocidade medida em fatores referentes a velocidade do primeiro drive desse tipo que era capaz de ler a 150 KB/s. Quando foi criado um drive que lia dados a 300KB/s, ele foi chamado de 2x (ou duas velocidades). Hoje, encontramos facilmente drives de 52x, 54x e at 60x. Um fato curioso que praticamente nenhum desses drives podem trabalhar com o mximo de sua velocidade porque existe uma barreira fsica, que a velocidade com que os discos (conhecidos como mdias)

Dispositivos de armazenamerito

foram gravados. As mdias mais velozes, hoje, aceitam gravaes em 24x. Assim, mesmo que se tenha um drive de 60x, ele ir subir ate sua velocidade mxima e, em seguida, descer para a velocidade de gravao da mdia (24x, no mximo).

Uma unidade de CD-ROM sendo encaixada em sua baia

DVD
E semelhante a um drive de CD-ROM , porm com uma tecnologia mais avanada. um mtodo de armazenamento digital de diversos tipos de dados como imagens, filmes e dados em geral. A grande vantagem est na capacidade de armazenamento. Por exemplo, permite a reproduo de filmes inteiros.

S.0.S Computadores

Unidade d e D W externa, juntamente com uma placa controladora e um DVD ROM

Gravadores de CDslCD-RWIDVD
Com a aparncia semelhante ao CD-ROM as gravadoras vem tomando mercado pelo fato de poder ler e gravar mdias de CD, podendo armazenar em um um CD at 650 MB de informao. Outra tecnologia emergante a de gravadores de DVD (DVD-RW e DVD-RAM), que permitem gravar e regravar filmes inteiros de duas horas de durao ou mais.

Drive gravador de CD-ROM

Drive gravador de DVD-ROM

Dispositivos de armazenainento

Unidade DAT
Permite trabalhar com fitas DAT, que so semelhantes a uma fita de vdeo cassete. Tem grande poder e armazenamento que varia de 1 a 9 GigaBytes.

Perifrico de armazenamento de dados, armazena em mdia 100 Megabytes de informao, mas alguns modelos podem chegar a 2 Gigabytes. Assemelha-se a um drive normal, mas fica externo ao computador, conectando-se somente atravs de cabos. Muito utizado para fazer backups em empresas.

.:I
v....

<,J ' ,

)
.')

-.*
<-

,
I
t

S.0.S Computadores

4 .;9
: j j

,
. i

Atividades

Teste seus conhecimentos

Agora, vamos exercitar um pouco os conhecimentos at aqui adquiridos sobre os dispositivos de armazenamento.
1. Como podemos chamar o HD?

O Disco rgido O Disco rgido, Winchester ou HD O Disco que armazena muitas informaes
2. Qual o modelo de disquete usado atualmente ?

3. O Zip Drive mais usado para.. .

O realizar backups de informaes O gravar dados

O gravar imagens, pois as imagens so arquivos maiores

4. Com o DVD podemos...

O Gravar, ler uma grande quantidade de informaes como filmes etc.


0 Gravar apenas 360 KB de informaes O Gravar 40 GB de Informaessuperando alguns Hd's

S.0.S Com yutadores

Captulo 5

Memria, CPU e Placas

Memrias - viso geral


A memria um dos componentes fundamentais para o funcionamento do microcomputador. O processador a utiliza para armazenar programas e dados que esto em uso.
As memrias so encapsuladas em mdulos (ou pentes). Veja abaixo um mdulo de memria:
*

Um pente de memria

As memrias so divididas em dois tipos principais: RAM (Random Access Memory - memria de acesso aleatrio e ROM (Read Only Memory memria somente para leitura).Adiferena principal entre ambas que as memrias ROM mantm os dados aps desligar o microcomputador. Desta forma, as memrias ROM so utilizadas para armazenar dados essenciais do microcomputador, como as rotinas de ligao do microcomputador. informaes dos componentes etc.

Tipos de memria RAM


A quantidade e a velocidade da memria RAM so mais importantes para o desempenho geral do micro que a prpriavelocidade do processador, principalmente para quem trabalha com aplicativos e jogos.

Fisicamente, elas so placas de silcio frgeis que so encapsuladas para poder ser encaixadas nos microcomputadores. Temos trs tipos diferentes de mdulos de memria RAM: os mdulos SIMM de 30 vias, os mdulos SIMM de 72 vias e os mdulos DIMM de 168 vias. Os mdulos SIMM (Single In line Module Memory) de 30 vias eram utilizados em micros 386 e 486 e foram produzidos com vrias capacidades, como 512 KB, IMB, 4MB, 8MB e 16 MB, sendo os de 1 MB e 4 MB os mais comuns. Tinham contatos em apenas um dos lados do mdulo. O que se via do outro lado era uma extenso dos mesmos contatos. Cada mdulo desses era capaz de trabalhar a 8 bits apenas. Como os processadores que o utilizavam eram de 32 bits, eram necessrios 4 mdulos de memria para trabalhar e o processador acessava todos eles como se fossem um nico banco. 0 s mdulos SIMM de 72 vias, diferente dos mdulos de 30 vias, operavam a 32 bits. Isso significa que um nico pente de memria era necessrio para que o microcomputador funcionasse. Este mdulo foi utilizado nos microcomputadores486 mais modernos e tornou-se padro nos microcomputadoresda srie Pentium.
,ir%

.c*.:

', .s
r.. 2

",
U
% ,

'

.'" 1 g j .: #

Mdulo SIMM de 30 vias

................

Mdulo SIMM de 72 sias

Entretanto, o Pentium acessava informaes usando 64 bits e obrigava o uso de 2 mdulos de memria. Uma caracterstica interessante era que, na utilizao de mdulos SIMM, era obrigatrio usar mdulos iguais. Mdulos de diferente capacidades, velocidades ou ate mesmo marca poderiam causar travamentos da mquina.
J os mdulos DIMM (Double In line Module Memory) de 168 vias so mdulos que trabalham a 64 bits. Logo, um s mdulo pode suprir as necessidades dos processadores mais modernos. Esses mdulos possuem duas linhas de contato, uma de cada lado. Eles so utilizados nos computadores atuais, tanto da linha Intel e quanto da linha AMD.

Mdulo DIMM de 168 vias


v-"

Alm das divises com relao ao tipo, as memrias RAM so divididas tambm com relao a tecnologia utilizada. Existem memrias RAM FPM, EDO, SDRAM, SDRAM Il e RDRAM. mdulos FPM (Fast Page Mode) so os do tipo mais antiquado de memria. Apesar de ser compatveis com os micros modernos, so muito lentas se comparadas as EDO e SDRAM. esto ultrapassados para os padres atuais, mas continuam sendo muito usados. As memrias EDO possuem vrias melhorias em sua arquitetura que as 20% mais rpidas que as FPM.
i s mdulos SDRAM (Syncronous Dynamic RAM) trabalham de maneira 0

i s 0

i s mdulos EDO (Extended Data Output) j 0

sincronizada com a placa-me. Essas memrias so mais rpidas que as anteriores e trabalham de maneira mais precisa.

Melnria, CPU e Placas

i s mdulos SDRAM I (ou memrias DDR = Double Data Rate) trabalham 0 I

com o dobro da velocidade das memrias SDRAM convencionais. As memrias DDR SDRAM conseguem transferir o dobro de dados usando a mesma velocidade das memrias SDRAM convencionais (100 MHz e 133 MHz). As memrias SDRAM e DDR SDRAM no so compatveis entre si. Enquanto um pente de memria SDRAM possui 168 vias, um pente de memria DDR SDRAM possui 184 vias. Atualmente, as memrias DDR SDRAM so utilizadas em placas-me de processadores mais rpidos, tais como os da srie Pntium 4 e os da linha AMD Athlon. Atualmente so encontramos mdulos DDR SDRAM de 128 MB, 256 MB e 512 MB.

M ~ U ~DDR O

SDRAM

II de 184 vias

memrias RDRAM (tambm chamadas de RAMBUS) apresentam uma nova tecnologia de memria para microcomputadores. Ao contrrio das tecnologias de memria anteriores, as memrias RAMBUS podem atingir grandes velocidades (de 200 MHz e 1,6 GHz). As memrias RAMBUS so incompatveis com tecnologias anteriores e esto disponveis em mdulos de 128 MB, 256 MB e 512 MB. Devido ao alto custo, as memrias RAMBUS no so to populares, mas adotadas por empresas como a Intel para as os seus processadores Pentium IV.

i As

S.0.S Computadores

A medida que os micros com velocidade acima de 1 GHz se tornarem padro do mercado, haver uma crescente necessidade de memrias que atinjam velocidades alias. Essa necessidade talvez contribuira para a popularizaoda memria RAMBUS.

Mdulo de memria RDRAM ou RAMBUS

CPUs (Processadores)
Como vimos, o processador o principal componente do microcomputador. Existem, no mercado, diversos processadores, cada um com recursos e preos diferentes. Porm, quando vamos comprar um processador, a primeira coisa que perguntamos qual a sua frequncia de clock, (referida erroneamente como "velocidade" ou "potncia") medida em Megahertz. Acontece que nem sempre um processador com uma velocidade de operago mais alta e mais veloz que outro de menor frequncia. Imagine um processador 486 de 100 MHz comparado a um Pentium de 100 MHz. Apesar de possuir a mesma frequncia de clock, o 486 perderia feio em desempenho. O Pentium seria quase duas vezes mais rpido que o 486. Isso acontece devido, principalmente, a diferena na arquitetura dos processadores. Em alguns processadores adotado o ndice PR. No caso dos Athlon XP, a comparao de clock com o Athlon TB, que superior aos primeiros Pentium 4. Outro aspecto que influencia muito no desempenho do processador o coprocessador aritmtico. Todos os microcomputadores equipados com

Memria, CPU e Placas

processadores padro x86 possuam um processador que efetuava clculos com nmeros inteiros. Para efetuar clculos complexos, como os que envolvem ponto flutuante, era necessrio instalar um coprocessador, com instrues especficas para operar esses clculos. A partir dos modelos 486 DX, o coprocessador passou a integrar ao processador. Antes de mostrar os processadores, vamos falar um pouco de um componente fundamental para o bom desempenho do microcomputador: a memria Cache. Trata-se de uma memria especial, muito mais rpida e cara que a memria RAM, e que se encontra, em parte embutida no processador (cache primrio), em parte embutida na prpria placa-me (cache secundrio). Por ser to cara, ela usada sempre em pequena quantidade (um Pentium 111, por exemplo, usa 32KB de cache primrio e 512 KB de cache secundrio que, neste caso, fica no processador). Os dados lidos so gravados inicialmente na RAM e uma sequncia dos dados (formada normalmente por dados que podem ser requeridos dentro de pouco tempo) gravada na cache. Assim, em vez de o processador ter que buscar novamente esses dados na RAM, ele os encontra na cache.

Ajustando voltagem e clock d o processador


O ajuste da voltagem e do clock do processador decisivo para o desempenho geral do computador. Os processadores atuais utilizam um recurso chamado de Multiplicao de Clock. Isto significa que o processador trabalha internamente a uma velocidade maior que a da placa-me.Apenas para exemplificar, um Pentium 166 trabalha internamente a 166MHz, mas se comunica com a placa-mea apenas 66MHz. A velocidade interna do processador chamada de clock interno, enquanto a velocidade da placa-me chamada de clock externo. O que determina a velocidade que o processador ir funcionar internamente no o processador, mas a placa-me. Ela possui um cristal de quartzo

S.0.S Computadores

que vibra com preciso absoluta. E essa vibraqo usada para sincronizar todos os perifricos (e o processador) com a placa-me. Para conseguir estabelecer a velocidade interna do processador, temos que ajustar o multiplicador que pegar a velocidade do clock externo (tambm conhecida como velocidade do barramento) e a multiplicar por um fator ajustvel. No caso do Pentium 166, o fator 2,5x, j que ele trabalha internamente a uma velocidade duas vezes e meia maior que a velocidade do barramento (66 x 2,5 = 165MHz). Note que o valor no e exatamente o valor expresso pelo nome do processador, que recebeu um acrscimo de 1MHz apenas por questes de marketing. Assim, para montar um Pentium 100, temos que ajustar a velocidade de barramento para 50MHz e o multiplicador para 2x. A nica exceo a essa regra so os processadoresde 233MHz (Pentium 233MMX, K6 233MHz etc.) que usam barramento de 66MHz e multiplicadores de 1,5x, mas, internamente, o processador interpreta esse valor como 3,5x, atingindo os 233MHz (66 x 3,5= 231 MHz). Excesso a essa regra so os processadores da Cyrix, que no so vendidos de acordo a frequncia de funcionamento, mas segundo um ndice Pr, que compara seu desempenho com um processador Pentium. Um 6x86MX Pr233, por exemplo, opera a apenas 187MHz.

Voltagens dos processadores


Por serem produzidos com tcnicas diferenciadas de fabricao, os modelos diferentes de processadoresdemandamvoltagens diferentes para funcionar bem. As placas-me permitem realizar a configurao de voltagem do processador a fim de manter uma compatibilidadecom o maior nmero de processadores possvel. Caso a voltagem ajustada para o processador seja menor que a especificada pelo fabricante, ele fica instvel e pode at no funcionar. Se a voltagem for maior que a especificada, o processador esquentar demais e poder ter a vida til abreviada e at sofrer danos a

Memria, CPU e Placas

curto prazo. No manual da placa-me, encontraremos todas as informaes necessrias para ajustar corretamente a voltagem. O recomendvel que, se a placa-me no disponibilizar a voltagem correta para o processador que voc deseja usar, ela seja ajustada para at 0,1 V, para mais ou para menos. Diferenqas maiores que essa podem prejudicar o funcionamento de seu microcomputador. Veremos, agora, as configuraes de voltagens para alguns dos principais processadores.

Pentium "Clssico" (P54C): existem dois tipos de processadores Pentium, que apesar de terem desempenho idntico, utilizam voltagens diferentes. Os processadoresVRE usam voltagem de 3,5V e os STD usam 3,3V. Para saber se o processador um STD ou um VRE, basta olhar na parte inferior do processador. No exemplo abaixo, na 4alinha, tem-se a inscrio SK1081SSS. A primeira letra aps a barra indica o tipo do processador. Se a letra for um "S", o processador um STD e se for um V , um VRE.

.<i*
c: :

o ncleo do processador do Pentium MMX utiliza voltagem de 2,8V, mas seus contatos com a placa-me usam 3,3V. Assim, o Pentium MMX possui voltagem dual e necessrio suporte da placame a processadores voltagem dual.
i Pentium MMX (P55C):

K6: os processadores da familia K6 trazem voltagem estampada na chapa de metal que cobre o processador, e que pode ser de 2,2V, 2,9V, 3,2V ou 3,3V. Os processadores da linha K6-2 e K6-3 no tm esse problema, pois todos trabalham a 2,2V.
i AMD

a Processadores Cyrix: todos os

processadores Cyrix 6x86MX e 6x86Mll utilizam 2,9V. Entretanto, os processadores 6x86 sem instrues MMX tiveram verses que utilizavam 2,9V, 3,3V ou 3,5V. Os processadores Cyrix trazem voltagem de funcionamento estampada na face superior, para evitar confuso.

contrrio dos processadores que utilizam o soquete7, no precisamos configurar a voltagem ao usar um processador Pentium IIou superior, j que o processador sinaliza a placa-me a voltagem que utiliza. S a ttulo de curiosidade, o Pentium II usa voltagem de 2,8V (ate 333MHz) ou 2,OV (todos os de 350MHz em diante e alguns 300MHz e 333MHz).
DuronIAthlon: os processadores da linha DuronJAthlon tambm sinalizam a placa-me a voltagem correta, ainda que essa voltagem possa ser configurada manualmente pelo BIOS. Os processadores Duron e os Athlon mais recentes trabalham a 1,6V. Os processadores Athlon mais antigos trabalham a 1,7V ou 1,8V.
i AMD

i Pentium IVPentium III: ao

Memria, CPU e Placas

Overclock
O overclock uma prtica comumente utilizada por pessoas interessadas

em tirar mais proveito do sistema que tm montado, sem ter que fazer uma atualizao do processador. O overclock muda os ajustes da placa-me, "forqando" o processador a trabalhar em uma frequncia de clock acima daquela para qual ele projetado. sso pode provocar um superaquecimentodo processador, desgaste prematuro, instabilidade do sistema (com travamentos constantes), e em casos extremos at queimar do processador.

Cooler - dissipador
Um dos principais componentes destinados a refrigerar o processador a cooler. Ao lado, vemos um cooler de tamanho aprimorado que vem com hlices duplas com condutores prfabricado prontos, para trabalhar em conjunto. Lembramos que para cada processador existe um coller para ser utilizado, que so encaixados ou conectados ao dissipador de calor.

Cooler sobre um dissipador de calor

Modelos de ~rocessadores
Srie 286
Trazendo algumas melhorias desde o primeiro IBM PC lanqado o 286 (80286) trabalhava a 8 MHZ, rodando os programas da poca.

S.0.S Computadores

Srie 386
Trazia novidades e tambm melhorias em processadores e placas-me. No entanto, foi lanpdo nas verses SX e DX provocando um acrscimo no preo do microcomputador.

Srie 486
A Intel lanou o 486 em 1989, com verses que variavam dos 25MHz (486 SX) at os 100MHz (486 DX-4). Esse processador tinha 8KB de cache primria e trazia o coprocessador aritmtico embutido a partir da verso DX-2 50 MHz. As verses SX de 25MHz ou 33MHz e a verso DLC 40MHz (criada pelo grupo IBM e Texas Instruments) no tinham coprocessador. A partir desse modelo, passou a ser obrigatrio o uso de um "ventilador", chamado Cooler, usado para resfriar a CPU.

Para lanar as verses mais novas do 486, criou-se um recurso que utilizado at hoje nos microcomputadores: a Multiplicao de Clock. Essa tcnica consiste em fazer o processador trabalhar internamente a uma velocidade maior que a da placa-me. Isso se fez necessrio porque no existiam, na poca, placas-me capazes de trabalhar a mais que 40MHz. Essa frequncia de comunicao da placa-me chamada de Frequncia de Barramento ou Bus.

Memria, CPU e Placas

Srie Pentium MMX


A Intel lanou esse processador em 1993, com uma arquitetura completamente diferente da utilizada no 486. Ele possui 16KB de cache, um coprocessador totalmente novo e uma nova tecnologia, que fizeram do Pentium um processador com desempenho quase duas vezes superior ao do 486.

I
i

O que fazia do Pentium um processador to superior que ele utilizava uma arquitetura superescalar, cujo o processador possui internamente dois processadoresde 32 bits trabalhando independentemente. Assim, ele capaz de processar duas instrues por ciclo de processamento. Essa srie teve verses com frequncia de clock de 6OMHz ao 233MHz. A partir da verso 166MHz, a Intel implementou uma nova tecnologia, chamada MMX (Multi Media extensions), que utilizada at hoje em seus processadores mais modernos.

Para que seja aproveitado os recursos da tecnologia MMX, necessrio que os fabricantes de software reescrevam os seus programas para aproveitar os recursos da tecnologia.

Srie Cyrix 586


Alm de desenvolver projetos de processadores 486, que foram fabricados pela Texas Instruments, a Cyrix lanou um processador que mistura recursos do 486 e do Pentium, oferecendo um desempenho bastante superior a um 486 padro, compatvel com as placas 486.

Srie K5
Nessa nova srie lanada pela AMD, que at ento fabricava processadores ditos "clones" dos processadores Intel, foi feito um trabalho completamente diferente. Foi construdo um processador completamente novo e tecnicamente superior ao Pentium. Esse processador tambm utiliza uma arquitetura superescalar, mas, em vez de dois, tem quatro processadorestrabalhando em paralelo. Alm disso, possua 24KB de cache interno. O nico porm ficava por conta do coprocessador aritmtico, que apresentava um desempenho inferior ao coprocessador do Pentium. Em compensao, seu preo bem menor que o de um Pentium, tornando-o competitivo no mercado domstico. Sua frequncia de clock variava de 75 a 133MHz.

Srie Pentium Pro


Este processador, apesar de ter sido lanado antes das verses MMX do Pentium, foi uma prvia do que seria a nova srie de processadores da Intel: o Pentium II. Era um prqcessador revolucionrio para sua poca, pois possua o cache secundrio interno ao processador, funcionando na mesma velocidade. Ele oferecia, ainda, suporte a multiprocessamento simtrico, permitindo at quatro processadores ligados a uma nica placame. Sua nova arquitetura superescalar oferecia trs processadores internos trabalhando paralelamente, em vez de dois do Pentium comum. Apesar de tudo, ainda um processador de 32 bits. Ele foi desenvolvido para competir no mercado corporativo, trabalhando em

Memria, CPU e Placas

servidores e estaes de trabalho de alto desempenho. Seu maior problema era executar programas de 16 bits, como o MS-DOS ou o Windows 3.1. Mas, com aplicaes puramente 32 bits, como o Windows NT, ele mostra todo o seu poder.
Foram lanadas verses do Pentium Pro com 256,512 e 1024KB de cache e frequncias de clock de 166 e 200MHz.

Srie Cyrix 686


Concorrente da Cyrix para o MMX da Intel, traz 64 KB de cache L I , e composto internamente por 4 processadores. Sua vantagem que custo baixo, porm usado para trabalhos de escritrio (HomeOffice), pois o seu desempenho menor que os processadores da Intel.

Srie K 6
Dando continuidade a srie K5, o K6 foi a evoluo natural. O K6 continua com internamente 4 processadores, mas o cache passou a ser de 64 KB. Ele possui um desempenho superior ao do seu "irmo mais antigo", o K5, e superior tambm aos Pentium MMX, chegando a empatar com o Pentium II, lanado na mesma poca, em muitos aplicativos. Mas o coprocessador continuava a ser o seu ponto fraco.0 K6 teve duas outras verses, denominadas K6-2 e K6-3, com modificaes que fizeram deles processadores bem aceitos no mercado domstico. O K6 original tinha velocidades entre 166MHz e 300MHz.

S.0.S Coinputadores

.-i,.:. . :i..)

, i

-.
1

O K6-2 possua uma srie de 27 novas instrues chamadas "3D Now!", semelhante as encontradas nos Pentium MMX da Intel que visavam agilizar o processamento de imagens tridimensionais, trabalhando em conjunto com uma placa aceleradora. Alm disso, sua frequncia de barramento com a placa-me subiu de 66MHz para 1OOMHz, aumentando o desempenho do microcomputador. Sua frequncia de clock variava entre 266MHz e 533MHz. O K6-3, lanado pouco antes do Pentium III, era bem semelhante internamente ao K6-2, apresentando uma nica diferena. Ele possuia dois nveis de cache interno, o primeiro de 64KB e o segundo de 256K8, alm do cache existente na placa-me, que passava automaticamente a ser chamado de cache nvel 3. Tinha frequncias de clock que variavam de

Srie Celeron
A proposta era ser uma opo de processador mais barato que o Pentium II e concorrer lado a lado com os processadores da linha K6 que comeavam a ganhar espao no mercado dos micros de baixo custo. Entretanto, por suas verses iniciais no possurem cache secundrio (conhecido como cache L2, de Level2) seu desempenho era muito fraco. Este fato fez com que ele fosse pouco aceito no mercado. Para corrigir isso a Intel passou a instalar 128KB de cache secundrio, interno ao processador.
Atualmente, todos os Celeron a venda possuem memria cache secundria e est sendo produzido em verses de 300 a 1,2GHz, todas com barramento de 66MHz a 100 Mhz. Inicialmente, o Celeron era fabricado apenas no encaixe de padro Slot 1. Hoje, oferecido tambm em uma verso de encaixe, em um novo padro chamado Socket 370. Os dois possuem exatamente o mesmo desempenho, mas o formato Slot 1 um pouco mais caro.

Memria, CPU e Placas

Processador Celeron, no padro Slot 1

Processador Celeron, no padro Socket 370

Srie Pentium 11
Seu projeto foi baseado no Pentium Pro, melhorando alguns pontos fracos e retirando alguns recursos (como o suporte a multiprocessamento simtrico) para adequ-lo ao mercado domstico.
A mudana mais visvel em relao a verso anterior o novo formato do processador, parecido com um cartucho de videogame. Dentro da placa de circuitos est integrada ao processador a cache secundria de 512KB.
A Intel procurou corrigir o problema que o Pentium Pro tinha para executar aplicaes 16 bits, modificando parte do ncleo do processador.

Suas verses variavam de 266MHz a 450MHz, sendo que, nas verses at 333MHz, ele operava com frequncia de barramento de 66MHz. Nas verses com frequncia de clock acima de 350MHz, operava com frequncia de barramento de 100MHz.

O Pentium II marcou uma evoluo na era dos processadores, deixando de lado o encaixe padro Socket e adotando outro, mais moderno, chamado Slot 1

Srie Athlon
O processador Athlon, da AMD, um projeto totalmente novo, que, mesmo no se baseando nos processadores da linha K6, recebeu o apelido de K7. considerado um processador de stima gerao, diferentemente do Pentium, que de sexta gerao, devido as inovaes a ele incorporadas. Este projeto conta com um coprocessador redesenhado, criado com arquitetura superescalar, que reune nada menos que trs coprocessadores trabalhando em paralelo. Sua memria cache de 128KB na memria primria e 512KB de memria secundria, incorporada ao processador. A AMD promete lanar modelos de at 8MB de cache.

Modelo Athlon, da AMD. o primeiro processador de stima gerao laizado no mercado, possui um barramento de 200 MHz

Alm disso, conta com novo barramento, especialmente criado para ele, com 200MHz de velocidade. Atualmente, um dos processadores mais rpidos voltados para mercado domstico, com velocidades variando entre 600MHz e 1,2 GHz. O Athlon tambm aceita multiprocessamento simtrico.

Srie Athlon Thunderbird


Apesar de operar em velocidades acima de 1 GHz, os modelos de Athlon anteriores operavam com cache L2 com velocidades de 112,215 ou 113 da frequncia do processador.

Memria, CPU e Placas

Para resolver esse problema, a AMD lanou o Athlon Thunderbird, que apesar de possuir cache de 256 KB, opera na mesma velocidade do processador, obtendo um ganho de performance. Alm disso, o Athlon Thunderbird possui um novo encaixe, denominado Soquete A, diferente dos modelos Athlon anteriores.

Srie Athlon XP
Aproveitando o lanamento do Windows XP, a AMD lanou o Athlon XP, um modelo de processador que, segunda a empresa, capaz de aproveitar os recursos do sistema operacional. A srie Athlon XP traz como novidade o mtodo TPI de medio de velocidade. Um Athlon XP 1900, por exemplo, possui performance equivalente a um modelo Pentium de mesmo clock, mas com preo bem menor. Os modelos da srie Athon XP atingem altas velocidades. So encontrados no mercado modelos de 1,5 GHz a 2,6+ GHz.

Srie Pentium 111


internamente semelhante ao Pentium II.Mesma quantidade de memria cache, compatibilidade com placas-me do Pentium II etc. Suas modificaes mais significativas foram a adio de novas instrues, batizadas de SSE (de Streaming SIMD Extensions, sendo que SIMD significa Single Instruction, Multiple Data), utilizadas para melhorar o desempenho do coprocessador.

S.0.S Computadores

Assim como ocorreu com as instrues MMX includas no primeiro Pentium, essas novas instrues exigiam que os softwares fossem reescritos para usar suas vantagens. Outra mudana a frequncia do barramento, que agora e de 133MHz e a frequncia de clock que varia entre 450MHz e 1,2GHz.

Srie Xeon
Esta srie surgiu ainda na poca do Pentium II para ocupar o lugar do Pentium Pro no mercado de servidores e estaqes de trabalho corporativo. A primeiraverso era chamada de Pentium II Xeon (pronuncia-seZon). A nova verso a Pentium III Xeon. O Pentium II Xeon incorporava as mesmas qualidades do Pentium II, mas permitia a utilizao de at quatro processadores em um nico microcomputador. Oferecia at 2MB de cache L2 incorporado ao processador e trabalhava na mesma velocidade da CPU. Sua frequncia de clock era de 400MHz ou 450MHz. O Pentium III Xeon mantm as mesmas caractersticas bsicas do Pentium IIXeon, mas aceita at oito processadores por sistema, com frequncias de clock que vo de 500MHz a 1,6 GHz. Possui tambm instrues SSE (Streaming SIMD Extensions) do Pentium III normal.

Um processador Pentium ZZZ Xeon, modelo totalmente destinado ao mercado corporativo, com cache L2 de at 2 MB

Memria, CPU e Placas

Srie Duron
O processador Duron uma tentativa da AMD de fazer frente ao Celeron da Intel, no mercado de micros domsticos de baixo custo. O Duron um processador completamente diferente e superior ao Celeron.
A
A

Ele tem 128KB de cache L1 e 64KB de cache L2, incorporados ao processador. Alm disso, tem um barramento diferente do utilizado pelo Celeron, chamado de Socket A, que trabalha na frequncia de barramento de 200MHz. Suas frequncias de clock variam entre 6OOMHz e 1,3GHz.
O Duron apresenta desempenho superior ao do Celeron e muito prximo ao do Pentium III.

Srie Pentium 4
Disponvelem at 2.8 Ghz, oferece alto desempenho em solues empresariais, domsticas etc. Projetado com a mais alta tecnologia para ter alto desempenho em imagens, sons, DVD etc; atualmente um dos processadores mais requisitados no mercado, principalmente para a utilizao do Windows XP. H vrias placas-me para sua conexo, como as da Intel, Asus e outros. Veja ao lado um processador Pentium 4:

S.0.S Computadores

Veja nas tabelas a seguir um resumo das famlias de processadores:


PROCESSADORES INTEL (Pentum/Xeon/itanium)
Procesador

Uock

Muffplicador

xmm!a
50 MHz 50 MHz
50 MHz

Vdis

Cache

G.m?m

* *
*

PGA SPGA PGA

--*

66 MHz 60 MHz 66 MHz 2,5x

66 MHz
66 MHz 66 MHz

;
PGA PPGA PPGA Socket 7 Socket 7

1
/
2,8V/4,5V L1:32 KB L1:32 KB L1:32 KB

2.5~

66 MHz

como 1,5x) 2x 2,5x 2,5x 3x 3x 3,5x 4x 4,5x 5x 3.5~ 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 100 MHz 100 MHz 100 MHz 2,OV 2,8V 2,8V 2,8V 2,8V 2,8V 2,8V 2,8V 2,8V 2,OV 2,OV L1132 KBBN256 KB L1:32 KBA-23256 KB L1:32 KB1'L2:256 KB L1:32 KB/L2:256 KB L1:32 KB/L2:1 MB L1:32 KB/L2:512 KB L1:32 KB/L2:512 KB LI: 32KB/L2:512 KB L1:32 KB/L2:512 KB L1:32 KB/L2:512 KB

I
/

Socket 7 DCPGA DCPGA DCPGA DCPGA DCPGA SEC (Slotl) SEC (Slotl) SEC (Slotl)
..

SEC (Slotl) SEC (Slotl)

Continua na prxima pagina ...

Memria, CPU e Placas

PROCESSADORES INTEL (Pentium/Xeon/ltanium)


k d o r
Uc ok Mulfplimdor
B nm i a ' ab

Vdts

Continua na prxima pgina ...

L1:32 KB/L2:512KB ou

1M 3 ou 2MB E
600 MHz 667 MHz
-

4,5x 5x 7x 5,5x 6x 6,5x 9x 7x 3,25x 3,5x 3,75~ 4x 4,25x 4,5x 4,75x 5x 5,5x
4x 6x

133 MHz 133 MHz 100 MHz 133 MHz 133 MHz 133 MHz 100 MHz -133 MHz 400 MHz 400 MHz 400 MHz 400 MHz 400 MHz 400 MHz 400 MHz 400 MHz 400 MHz 533 MHz 4001533 MHz

2,8Vl5V/12V 2,8V/5VM2V
.

L1:32 KB/L2:256 KB L1:32 KB/L2:256 KB L1:32 KB/L2:1 MB ou 2MB L1:32 KBR2:256 KB L1:32 KBR2:256 KB L1:32 KBi12:256 KB L1:32 KBIL2:2 MB L1:32 KBlL2:256 KB L1:8KB+12KB ETC/L2:256 KB L1:8KB+12KB ETCL2:256 KB L1:8KB+12KB ETC/L2:256 K~ L1:8KB+12KB ETCiL2:256 KB L1:8KB+12KB ETC,L2:256 KB L1:8KB+12KB ETC/E:256 KB L1:8KB+12KB ETC/L2:256 KB L1:8KB+12KB ETCR2:256 KB L1:8KB+12KB ETCR2:512 KB L1:8KB+12KB ETCR2:512 KB L1:8KB+12KB ETCR2:512 KB

SECC2 (Slot2) SECCS (Slot2)


-v.--.----

Pentium Ri Xeon

700 MHz 733 MHz 800 MHz 866 MHz 900 MHz 933 MHz 1,3 GHz 1.4 GHz 1,5 GHz 1,6 GHz 1,7 GHz 1,8 GHz
1,9 GHz

5Vl12V 2,8V/5V112V 2,8V/5V/12V 2,8V/5Vl12V 5V/12V 2,8Vl5V;12V 1,V 1,7V 1,7VI1,75V 1,75V 1,75V 1,75V 1,75V 1,5V 1,5V 1,5V 1,5V

(SloQ) SECC2 (Slot2) SECC2 (Slot2) SECC2 (Slot2) SC330 (Slot2) -- -SC330 (Slot2) Socket-423 (PGA) Socket-423 (PGA) Socket-4231478 (PGA) Socket-4231478 (PGA) Socket-4231478 (PGA) Socket-423/478 (PGA) Socket-4231478 (PGA) Socket-4231478 (PGA) Socket-478 (PGA) Socket-478 (PGA) Socket-478 (PGA)

2 GHz

Pentium
4

2,2 GHz 2,266 GHz 2'4 GHz

Corztinun Izn prxima pgiizn.. .

Memria, CPU e Placas

PROCESSADORES INTEL (PentiumB(eon/ltanium)


Clodc

Prmsador

Nlulplidor

Bmmenb

Volts

Cad~

CMlecior

( * ) Dados no fornecidos pelo fabricante.

PROCESSADOR ES INTEL (Ceieron)


%ocsacb
Clodc

Muifpiidor

Barramento

Volts

Conectw

I
I
I

300 MHz

I
1 I

4.5~
4,5x

1
1

66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHz

I
I I

2,0V 2,OV 2,OV 2,OV 2,OV 2,OV 2,OV

I
I /

L1:32 KBL2:0 KB L1:32 KB/L2:128 KB L1:32 KBR2:128 KB L1:32 KBM:128 KB L1:32 KBR2:128 KB L1:32 KB/L2:128 KB L1:32 KBL2:128 KB

I
I /

Slotl Slotl Slotl SlotllSocket-370

300A MHz

333 MHz

5x 6x 6x 6,5x

i
.. ij
i/

366 MHz
400 MHz 433 MHz

I
]

1
1 1
1

I
I I
I

I
I /
I

I
1

/ SlotlISoket-370 1 I Slotl/Socket-370 1
I Slotl/Soket-370 1

466 MHz

... <,:. .. ...:..*./.. ....,,., ....,..</-.... .>:: ...."r.. ..<?*~?;(.::< .. r':.:<'...'...>..< .?.q:: <~is. .;: , +:~..<A>&*.:.:~:, i,,?1 ./....... ...... . . .,...~::.:::c:::.~.: .........................

'.

<

900 MHz

9x

100 MHz

1,75V

Continua na prxima pkgina ...

Meinria, CPU e Placas

PROCESSADORES INTEL (Celeron)


+txessador

Uodc

Multiplicador

Barramenb

V&

Cache

Conedor

L1:32 KB/L2:256 KB

Socket-370 (FC-PGA) uFCBGA

L1:32 KBR2:256 KB

pFCBGA Socket-370 (FC-PGA) pFCBGA pFCBGA

L1:32 KB/L2:256 KB
L1:32 KBU:256 KB

PROCESSADORES AMD
Processador Clock Multipiicador Barramento Volts Cache Conector

Contiizua na prxima pgina ...

S.0.S Computadores

PROCESSADORES AMD
Processador

Clock

Muiiiplicador

Barramento

13

--

Volts

Cache

Conector

Continua na prxinza pkgiza ...

Memria, CPU e Placas

PROCESSADORES AMD
Jrocessador Clock Multiplicador
-.

Barramento

.
Volts
Cache

' Os processadores AMD Duroii e AMD AWon 4 utilizam isn recurso chamado DDR (Double Data Rate) G d o b r a a freqiincia do barramento de 100 MHz para 200 MHz. ** Os processadores AWon MP iililiuni uni recurso chamado DDR (Dohle Data Rate) que dobra a freqiiencia do barramento de 133 MHz para 266 MHz '*' Velocidade levandose em consideralo o hdice PR.

S.0.S Computadores

150 M M 166 MHz

2,s 2,s 3x 3x 4x 4,5x 2x OU 2 . 5 ~ 2,5x/2x 3w2x 3R?"2,~ 2,5x 3x 3x 3,5x/3x 3,5x/3x 2,5x/3x 2,5x 3x 3x 2.5~ 2,5x 3x 3x 7,5xt5x/3,5x

60 MHz 60 MHz 60 MHz 60 MHz 60 MHz 60 MHz 60 MHd66 MHz 66 M W 5 MHz 66 MHz175 MHd83 MHz 66 MHfl5 MHz 83 MHz 66 MHz 66 MHz 66 MHzt75 MHz 75 MH83 MHz 100 M W 8 3 MHz 100 MHz 95 MHz 100 MHz 133 MHz 133 MHz 133 MHz 133 MHz 66 MHzll 00 MHz 133 MHz

3,3 V 3,3 V 3.3 V 3,3 V 3.3 V 3,3 V 2,9V/3,3V 2.9V13.3V 2,9V13,3V 2,9V/3,3V 2,9V!'3,3V 2,9V/3,3V 2,9Vi3,3V 2,9V/3,3V 2,9V/3,3V 2,9V/3,3V 2,9V/3,3V 2,2V;3,3V 2,2V/3,3V 2,2V 2,2V 2,2V 2,2V

L1:16 KB L.1:16 KB L1:16 KB L1:16 KB L1:16 KB L1:16 KB


L I :64 KB

Mediiox
180 M M 200 MHz 233 MHz 266 MHz PR166 15OMHz/133 MHz PR200 166 MH150 MHz

Socket-7 Socket-7 Socket-7 Socket-7 Socket-7 ocket-7 Socket-7 Socket-7 Socket-7 SockeW Socket-7 Socket-7 Socket-7 Socket-370 Socket-370 Socket-370 Sockel-370 Socket-370

L1:64 KB L1:64 KB L1:64 KB L1:64 KB L1 64 KB L1:64 KB L1:64 KB L1:64 KB L1:64 KB L1:64 KB L1:64 KB L1:64 KB L1:64 K KB L1:64 KB L1:64 KB L2256 KB L1:64 KB L2:256 KB

CyriX MX

PR233 188 MHzM66 MHz PR233 200 MH188 MHz PR266 208 MHz MIE33 200 MHz MIt266 200 MHz MIK300 233 MHzQ25 MHz MIl333 263 MHid250 MHz

Cyrk MBfM2)
MIL333 250 MHz M1066 250 MHz M11400 285 MHz MIM33 300 MHz PR433 333 MHz PR466 366 MHz PR500 400 MHz PR533 433 MHd450 MHz 500 MHz

,9V>ZV

L1: 128 KB

Cyrir I11

533 MHz

8x/5x/Jx

66 MHd100 MHz 133 MHz

1.9V

L1:128 KB

Socket-370

Continua tzn prxima phginn ...

Memria, CPU e Placas

Placas de Vdeo
As Placas de Vdeo so os componentes que vo construir as imagens que sero exibidas no monitor. Essas placas, em conjunto com os monitores, formam o mais importante meio de comunicao entre o microcomputador e o usurio.
J foram criadas placas usando praticamente todos os tipos de barramentos existentes, dos ISA ao PCI, passando pelo MCA, EISA e VLB. Atualmente, usam-se mais as placas com barramento PCI ou AGP por serem mais modernas e, conseqentemente, mais rpidas.

- r; ,
'L"
:
I

Vdeo 2D/3D
Melhoram a qualidade da imagem e o desempenho do microcomputador, porque deixa o processador livre para as outras operaes. Essas placas processam as imagens e as armazenam em uma memria na prpria placa de vdeo. Desse modo, so ideais para processamento de aplicativos que fazem uso intenso de imagens tridimensionais, comoaplicativos CAD e jogos. Para aplicativos que no fazem uso de imagens 2D e 3D, esta placa no oferece diferena de desempenho, ficando ociosa.
S.0.S Coinputadores

Placa de Vdeo 3 0

Memria, CPU e Placas

Placas de som
At pouco tempo, o nico som que o microcomputador pode reproduzir era um nico "bip". Hoje, as placas de som nos permitem-ouvir msicas, o som de jogos e outros sons. Sua funo de captar os sinais digitais e convert10s em sons e envi-los as caixas acsticas conectadas a placa de som. Normalmente so usadas simples caixas de som como tambm complexos sistemas sonoros conectados a elas com subwoofer, woofer e surrond. Ou seja, possui tanto placa simples como tambm placas sofisticadas como descrito acima. Hoje, as placas de som nos permitem ouvir sons WAV, MIDI e MP3 (msica de boa qualidade disponveis tambm na Internet) como tambm complexos sistemas sonoros 3D, de tima qualidade. Veja abaixo esse perifrico que est acoplado em nossos microcomputadores:

" * i

Placa de Som

Caixas de som

Muitas placas-me vm embutidas em placas-me que seguem um padro denominado PCY97, como os modelos Creative CT5880 e C-Media CM18738.

S.0.S Computadores

Placas de Fax-Modem
Devido a popularizaoda Internet e tambm a necessidade de tornar a comunicao cada vez mais rpida e acessvel, os Modems so itens indispensvel no microcomputador. Funcionando como conversor de sinais digitais emitidos pelo computador (modulador) e convertendo-os em sinais analgicos (demodulador), sendo recuperados no outro lado da linha. Isso se deve ao fato de a maioria das linhas telefnicas trabalharem com sinais analgicos e dessa forma podemos ter uma transmisso de forrma rpida e fcil. Lembramos que os Modems tambm so usados para enviarlreceber Fax. acesso a dados de BBS (Banco de Informaes) etc. Os modems mais comuns so os que vm nas placas on-board (como os modems que seguem o padro HSP, mais conhecido como Winmodem). Tambm-ternos os Off-Board, que so considerados melhores e mais rpidos, alm dos modens externos:

Modern interno

Modetlz externo

Memria, CPU e Placas

Placa de Rede
Cada vez mais utilizadas, as redes vm se tornando muito comuns. So indicadas por qualquer profissional na rea de informtica no s para as empresas, mas tambm para os usurios domsticos. Com a rede podemos compartilhar dados, impressoras etc. com outros microcomputadores. Montar uma rede no e to caro nem difcil como se imagina, pois bastam 3 ou mais micros, uma placa de rede e cabo coaxiall par tranado e configurar corretamente o software Windows XP, NT etc.

&

Placas de rede

Quando a ligao de 3 a 5 micros podemos usar o cabo coaxial, placa de rede e alguns metros de cabo. Se a ligao for maior (6 ou mais micros) recomendvel o cabo de par tranado e um HUB para criar a rede. Hoje em dia, usam-se mais a placa, o cabo de par tranado e o hub para a criao das redes.

S.0.S Coinputadores

Rede I

Switch ou Hub

onexo remota

Esquema para ligao de trs redes usando cabo coaxial

Rede local usando Hub

Meinria, CPU e Placas

e
Atividades

Teste seus conhecimentos


1. Qual tipo de memria tambm conhecido como SDRAM II?

O RAMBUS O EDO 0 DDR O Nenhuma das anteriores


2. Que tipo de Memria utilizamos normalmente no PC?

O SIMM 30 vias, SIMM 72 vias, DIMM 168 vias O EDO O DIMM 168 vias O Nenhumadas anteriores
2. O que Overclock?

0 Um recurso do microcomputador utilizado para tirar mais


desempenho da mquina.

A diviso da banda de passagem de dados em duas, para otimizar o sistema.

O
O

Recurso que aumenta o clock de um processador, "forando-o"a trabalhar com uma frequncia de clock mais alta que aquela para o qual foi projetado.
A mudana dos leds que demonstram a velocidade do processador nos gabinetes mais antigos.

1
I

\.

.r'zL .-a

,.

@.

.L. !;#

<. :

,e%

;. : : 45 .

*r
- % 3

4. Quais dos processadores abaixo se encaixa no Slot 1?


r +

O Ceeron O Athlon O Duro"


5. Qual a memria mnima de vdeo exigida, em bytes, de uma placa de vdeo para exibir uma resoluo de 800X600 pixels, usando 24 bits por pixel e 16.777.216 cores?

--

r*. -p
: ; :

;.:-x

6. Qual o objetivo das redes?

O Compartilhar dados, impressoras etc. entre computadores. O Deixar o acesso mais rpido. 0 Nenhuma das anteriores.

S.0.S Computadores

Montando o microcomputador

Vamos, agora, partir para a montagem fsica de um microcomputador. Mas antes de comear, vamos observar algumas coisas importantes: os cuidados a serem tomados, as ferramentas necessrias para a montagem e as ferramentas necessrias para a montagem de um laboratrio de hardware em casa.

Cuidados
Antes de comear o trabalho de montagem, e importante lembrar que a segurana um elemento que no pode ser desprezado. Se voc no um tcnico em eletrnica, no tente fazer manuteno em equipamentos de segurana mesmo com eles desligados: estabilizadores. No breaks ou monitores de video so componentes que armazenam energia eltrica que pode ser descarregada a um simples contato. Da mesma forma, no abra a fonte de alimentao do micro se no for tcnico especializado. Outro elemento indispensvelpara realizao de um bom trabalho a combinao organizao/limpeza. Sendo assim, evite ter em sua mesa objetos e ferramentas que no vai utilizar. Mantenha o seu local de trabalho limpo e arrumado, pois alm de melhorar sua segurana ir evitar a perda de objetos e ferramentas, causando mais perda de tempo. Para que seu trabalho se realize com eficincia importante que voc esteja com sua sade fsica e mental em perfeito equilbrio. Procure trabalhar em um ambiente que lhe seja confortvel e que permita estar concentrado naquilo que esteja fazendo para evitar erros causados pela distra~o. Lembre-se que tambm a pacincia e bom senso so virtudes importantes para o que o trabalho de informtica, tanto de hardware quanto de software se realize em perfeito estado.
i !

Agora que tomamos conhecimento dos cuidados fundamentais, vamos conhecer as ferramentas bsicas para a montagem do microcomputador:
i uma chave de fenda de tamanho mdio;
i

uma chave Phillips de tamanho mdio;

i pinas (especficas para microcomputadores, vendidas em lojas do ramo);

i uma sonda de trs pontas (pega-tudo);


i pasta trmica.

Somente com isso j podemos comear a montar um microcomputador. Caso voc queira montar um pequeno laboratrio de hardware em casa, poder investir em novos equipamentos. Veja uma relao daqueles que podem ser teis na montagem desse mini laboratrio:
i uma chave Allen tamanho
i uma chave Allen i um jogo

12;

tamanho 15;

de chaves de fenda de joalheiro;

i uma chave hexagonal (chave "canho");


i um multmetro (tambm conhecido como "Multiteste"); i alicate de

bico;

i alicate de corte.

Voc tambm pode adquirir em lojas especializadas os kits de montagem e manuteno, em vem em formato de maleta facilitando o transporte. Veja a seguir um exemplo de kit de montagem e manuten~o.

S.0.S Computadores

.'.'.L , ,>.

,. .... .. ,
<

i ( : ,

.:

'

Kit de ferranentas

Vamos comear a montar


A seguir, vamos ilustrar a montagem passo a passo de um microcomputador PC, cujas peas podem ser facilmente encontradas em lojas especializadas. Encontre uma mesa grande e limpa e que fique perto de uma tomada. Coloque sobre ela o kit de ferramentas que ser usado na montagem. No esquea de descarregar a eletricidade esttica, armazenada em nosso corpo, pode provocar a queima de chips e placas. 0 s equipamentos como placas e outros so muitos sensveis; mantenha ims distante do microcomputador. As peas necessrias sobre a mesa, alm do kit de ferramentas, so as seguintes:
H um monitor de vdeo SVGA de i teclado;

14" ou maior;

H mouse;

Montai-ido o microco~nputador

i gabinete (referente a conexo da placa-me, AT/ATX); i placa-me e jogo

de flat cables;

i processador de sua prefernciacompatvel com a placa me e

Cooler compatvel com o processador;


i memria 128 ou superior;

a HD 20 GB ou superior;
i drive de CD-ROM de 52X

ou superior;

i drive de disco flexvel de 3%;


i

um par de caixas de som amplificadas;


1Kva.

i um estabilizador de tenso de

Lembre-se que para esse microcomputador ficar mais em conta, voc deve usar uma placa me on-board, que j tem outros itens como som, vdeo e portas de comunicao na prpria placa.

Equipamentos para a montagem do microcomputador

S.0.S Computadores

Na foto anterior, vimos todos os equipamentos necessrios para a montagem do microcomputador: gabinete, placa-me, mdulos de memria, placa de vdeo, disco rgido, drive de 3 '/2 pol., drive de CD-ROM, processador, cooler (aquele pequeno "ventilador" que fica em cima do processador), cabos de conexo e parafusos. Comearemos com a abertura do gabinete para desprender a chapa de metal onde encaixaremos a placame. Solte os parafusos que prendem o gabinete a sua cobertura de metal, na parte traseira.

Em seguida, solte os parafusos que prendem a chapa da placa-me a estrutura metlica do gabinete. Nessa chapa, vamos prender os espaadores plsticos e parafusos hexagonais, que vo garantir que a placa-me no encoste na prpria chapa. Se a placa-me encostar na chapa, seus contatos podem entrar em curto-circuito e ela pode queimar. Prenda os parafusos hexagonais na chapa do gabinete, nos pontos correspondentes aos furos da placa-me. Normalmente, os parafusos so fixados nos quatro cantos da placa-me. Verifique os furos da placa-mee veja em quais pontos ela combina com os furos da chapa do gabinete. Aplique os espaadores plsticos nestes pontos e encaixe a placa-me (j com os espaadores) na chapa do gabinete.

Os espandores devem ser aplicados placa-me e no metlico

Montando o microco~nputador

Veja detalhadamente a fixao da placa-me a chapa de metal que ser presa ao gabinete logo aps este processo.

Encaixando o Processador
Depois que a placa-me estiver encaixada na chapa metlica, aperte os parafusos de fixao sobre os parafusos hexagonais j presos a chapa. Depois que a placa-me estiver firmemente presa a chapa metlica, vamos encaixar o processador. Em processadores que seguem o padro Socket 7, basta levantar a alavanca do soquete ZIF, encaixar o processador e abaixar a alavanca para que ele fique preso. No h risco de encaixar o processador na posi~o errada, porque ele foi desenhado para s se encaixar em uma

S.0.S Computadores

posio. Em um dos cantos do processador e do soquete existe um pino a menos, o que impossibilitaa instalao errada do equipamento.

Local do encaixe onde falta um pirzo

Soquete ZZF e Processador Socket 7: um pino a menos para facilitar o encaixe

Se o seu microcomputador utilizar-umencaixe de processador do tipo Slot 1 (microcomputadores Pentium I ,Pentium I le alguns modelos de I l Celeron), o modo de encaixar o processador bem diferente. O primeiro passo encaixar os suportes plsticos que servem de apoio ao processador. Esses suportes so necessrios porque os processadores que usam esses slots (com exceo do Celeron) possuem um invlucro de metal. O peso desse invlucro, somado ao peso do Cooler, poderia provocar mau contato do processador com seu encaixe. Alm desse suporte, usamos, ainda, um segundo, que encaixado nos orifcios que ficam na frente do encaixe. Afuno desse segundo suporte servir de apoio ao Cooler, deixando ainda mais firme o conjunto.

Montando o rnicrocoinpiitador

do pentium II/pentium 111 preso a dois orifcios da placa-me com presilhas. Para encaix-lo, temos de soltar as duas presilhas, encaix-las na placa-me, encaixar o suporte e em seguida apertar os parafusos nas presilhas. Encaixe o suporte para o Cooler nos orifcios a frente do Slot 1. Pronto, j podemos instalar o processador.

.. . .

.-

... ...................P -

. . &A
.-.

Os dois suportes j instalados

Encaixe o processador como um cartucho de videogame, deslizando-o para baixo sobre os suportes. No se preocupe em encaixar o processador do lado errado. O Pentium I!/ Pentium III possui fendas no encaixe que no permitem a instala~o lado errado. do

E se o seu processador for um AMD Athlon? 0 s encaixes do processador Pentium 1 / 1 e Athlon so fisicamente semelhantes. E voc no encontrar 11 1 grandes problemas para instal-lo.

Independentementedo tipo de processador utilizado, instale o cooler e ligue seus cabos a conexo correspondente na placa-me. Caso voc no a encontre, consulte o manual da placa-me.

S.0.S Computadores

Se o seu processador for do estilo Socket 7 , como mostrado anteriormente, veja os processos para fixao:

Encaixando o processador ao socket

Abaixando a trava ZIF do socket para prender o processador

Prendendo o cooler sobre o processador

Encaixando o mdulo de memria a placa

Montando o microco~nputador

Instalando placas ISA, PCI e AGP


O encaixe das placas de vdeo, placa de som, modem, placas SCSI ou outro perifrico muito simples. Tanto faz se a placa padro PCI, ISA, AGP ou VLB, o procedimento o mesmo: encaixe a placa no slot apropriado, como um cartucho de videogame e, em seguida, prenda-a ao gabinete com parafuso.

Muitas vezes, em gabinetes novos, existem pequenas chapas de metal que cobrem sua abertura traseira para as placas de expanso. Caso o gabinete usado na montagem seja assim, remova a chapa, quebrando sua conexo com o gabinete, de forma que as portas de conexo da placa que est sendo instalada fiquem a mostra.
~

r"Placa de vdeo PCI sendo encaixada

Porm, se a placa-me for on-board, veja como devemos fazer para a fixao dos componentes:

S.0.S Computadores

Instalando a unidade de 3% polegadas


Esta uma das ltimas etapas da montagem do microcomputador. Para instalar uma Unidade de Disquete de 3% pol basta remover o tampo de plstico do gabinete que cobre a abertura das baias frontais e encaixar o drive na baia desejada. Em seguida, basta prend-lo com parafusos as laterais da baia, deixando-o bem firme.

Encaixe o driye e em seguida fixe-o com parafusos ao gabinete.

A seguir, o processo de ancaixe dos cabos:

Montaiido o microcomp~itador

.... * .p
2. .-

'

.:c .

c? ?

.: i d

Aps fixar o drive, vamos encaixar os cabos. O cabo Flat (um cabo paralelo, cinza, com 40 vias ou 80 vias de dados) o nico ponto que requer alguma ateno para no ser instalado do lado errado. Isso no vai provocar a queima ou qualquer outro dano ao equipamento, mas o drive no vai funcionar, ficando com seu-ledaceso o tempo todo (e sem fazer nenhuma leitura ou gravao). Uma maneira segura de instalar o cabo Flat seguir a regra da tarja vermelha. No cabo flat, sempre h uma extremidade com uma tarja vermelha. Esse lado do cabo deve ser instalado no pino 1do conector. Em praticamente todo conector IDE uma identificao do primeiro pino (pino 1) e do ltimo pino (pino 40 ou pino 80). Seguindo essa regra, a instalao ser sempre perfeita. Conecte uma ponta do cabo Flat na parte traseira do drive e a outra ponta no conector da controladora IDE, respeitando a regra da tarja vermelha.
O cabo de fora deve ser instalado tambm da maneira correta. A seguir, a posio correta de instalao.

&' Sr. ,
* : ..
-. Y ,r.. -

+ .

4
l
I

i3 .
.

..-. $: I < 2 :

<c...% I
4..

,<-

2; ..
Y

---*a
L P
*-

.,,,-.

% -/
;
,

'

i ; >:&

9:. . ..
.,'?--'

'$ ".+
.

'
I

. i.
?.

2 4

,
I

' -? .+
. 2 %

.
..d
.

: .% '. . ]
2

!
3
,

1
i

Posio correta do cabo de alimentao d<,

,., ,, ,

S.0.S Computadores

Instalando o disco rgido


Instalar o disco rgido bastante simples. Em primeiro lugar, vamos configur-lo para trabalhar como Master (Mestre) ou Slave (Escravo). Esta configurao necessriaporque cada conexo IDE capaz de suportar at dois discos conectados e a conexo precisa diferenciar e identificar os dois discos. A grande maioria dos microcomputadores atuais possui duas conexes IDE, ou seja, podemos instalar at quatro discos nestas controladoras. As duas conexes IDE so chamadas de "Primary"e "Secondary".Assim, podemos ter as seguintes configuraes: Primary Master, Primary Slave, Secondary Master e Secondary Slave. Entretanto, ao contrrio do que se possa pensar, essa configurao de "Master" ou "Slave" feita no prprio disco, por meio de jumpers de configurao. Cada disco possui caractersticas prprias de configurao que esto expressas no manual do disco. Caso no tenhamos o manual em mos, no se preocupe. Geralmente, temos um resumo dessa configurao impresso no prprio disco, onde h apenas trs opes: Master, Slave e Cable Select.

Disco Rgido, com a tabela de configurao em destaque

Montaiido o microcomputador

.+r
' ,

.3
:

?'?!a .
.

... Qi
, "

--L-3

A opo Cable Select uma espcie de Plug and Play para discos rgidos, que permite que a configurao seja feita automaticamente. O disco que estiver na ponta do Flat ser o Master, o que estiver no conector do meio do Flat ser o Slave. O problema que, para funcionar, necessrio um cabo Flat especial, motivo pelo qual esta opo pouco usada. Se no configurar um dos discos instalados como Master e o outro como Slave, ocorrer um conflito e nenhum dos dois ir funcionar.

..I

; a .
.

.- ..f

*"?

.:ri
.
.

,.
$

, * .

.-1

S&$ .

Uma dica: em praticamente todos os discos, ao retirar todos os jumpers, o disco passar a funcionar como slave. Assim, se tivermos dificuldade para descobrir a configurao do disco, podemos usar esse artifcio.
Ento, configure seu disco da maneira mais adequada ao seu sistema e, acessando a parte interna do gabinete, procure as baias para instalao de drives. Encontre um espao disponvel que comporte o disco rgido e prenda-o com parafusos nesse espao. Encaixe o cabo Flat na conexo do disco rgido, respeitando a regra da tarja vermelha (extremidade vermelha ligada ao pino 1 do conector) e o cabo de alimentao, sendo que este s se encaixa em uma posio. Conecte a outra ponta do cabo Flat a conexo IDE existente na placa controladora (ou na placa-me, caso ela seja Onboard).

;i"-$
%&
c% <

$ 9
4

rn
$ L &

,$$

c. j
i :

:, 7

>

-)

i3
. +

. -9
*.

.) :

$3
O
$53
.. z '

.,$

': .

->

Encaixando e prendendo, com parafusos, o Hd ao Gabinete.

.L?'
,J &j

._. t:'1

.$I ,
i) ' ;
S.0.S Computadores

i)
..
,\-

:
j
b

-9

1
l
I

Fixao do Flat Cable no Hd.

Instalando a unidade de CD-ROM


Vamos, agora, ao procedimentode instalao da Unidade de CD-ROM. Note que estas instrues valem tambm para unidades CD-R e CD-RW. A unidade ou drive de CD-ROM exige uma configurao semelhante as encontradas em discos rgidos: preciso configur-lo para definir se vai operar como Master ou Slave para transmisso de dados na conexo IDE. Esta configurao feita atravs de jumpers na traseira do drive, como os discos rgidos.

Parte traseira do Drive de CD-ROM, com jumpers ein destaque

Montando o inicrocomputador

Vale mencionar que um drive de CD-ROM compartilhando uma mesma conexo IDE com outro dispositivo (um disco rgido, por exemplo) faz o desempenho dos dois dispositivos cair. Assim, a melhor maneira de configurar um disco rgido e um drive de CD-ROM e instalar o disco rgido como Master da IDE Primria e o CD-ROM como Master ou Slave da IDE Secundria. O drive de CD-ROM possui, ainda, um excaixe especfico para o cabo de udio, para que voc possa ouvir msicas em sem computador. Deste modo, configure o drive de CD-ROM de maneira adequada. E vamos fix-lo ao gabinete. Antes de qualquer coisa, retire o tampo plstico que cobre a abertura da baia (procure uma baia que acomode o drive) e fixe o drive com parafusos. Em seguida, conecte uma ponta do cabo Flat ao drive e a outra a conexo da controladora de disco. Se voc decidir instalar o Disco rgido e a Unidade de CD-ROM em uma mesma controladora IDE, ser necessrio usar um cabo Flat duplo (com duas entradas para conexo de unidades). Uma das pontas do cabo conectada a controladora. O drive que estiver na outra ponta ser o Master (pelo menos teoricamente, j que a configurao dos jumpers pode mudar isso) e o drive que estiver posicionado no meio do cabo Flat seria o Slave.
O cabo de alimentao s tem uma posio de encaixe, impossibilitando

sua instalao de modo incorreto.

S.0.S Computadores

Encaixando os cabos das portas seriais e paralelas


Voc encontrar, na placa-me, duas interfaces seriais, uma porta paralela e, na maioria dos casos, uma porta PSl2. Nas interfaces seriais, podemos instalar vrios equipamentos, sendo os mais comuns os mouses e os os modens. Na porta paralela, podemos conectar impressoras e scanners. As portas PSl2 so utilizadas como alternativas para a instalao de mouses. Os cabos das portas seriais possuem conectores internos de 10 pinos e, aqui, vale a regra da tarja vermelha (extremidade vermelha ligada ao pino 1). Uma vez descoberto o lado correto de um cabo, todos os outros seguiro o mesmo padro: todos ficam virados para o mesmo lado.

Se no encontrar os pontos para conexo dos cabos, consulte o manual da placame. Nas placas-meATX, voc no ter trabalho de encaixar cabo algum, pois as sadas seriais, paralelas as eventuais portas USB e PSl2 formam uma espcie de painel na parte anterior da placa, que diretamente encaixado em uma abertura do gabinete.

Portas na placa-mne ATX

Vamos agora ao procedimento final, que a conexo do teclado, dos cabos de energia, do vdeo etc. As figuras a seguir ilustram esse procedimento.

Montando o microcomputador

Conectando o Teclado

Conectando o Mouse

Aps conectar os outros itens, o gabinete na parte traseira ficar desta forma.

No esquea de ajustar a chave de voltagem 110/220V, que fica na fonte, na voltagem adequada.

S.0.S Computadores

Se voc seguiu corretamente esses passos, o seu microcomputadorj est quase pronto. Para iniciar a instalao do sistema operacional, o prximo captulo trar os seguintes itens: o encaixe dos cabos de energia na placa me, LEDs, configurao de voltagem do processador etc. Continue acompanhando, e em breve vamos iniciar a instalao dos softwares.

Gabinetes
A seguir, os modelos de gabinetes utilizados para a montagem do microcomputador:

Montando o microcomputador

Modelo de gabiente torre paro AT/ATX

A placa-me a principal placa do seu microcomputador. Ela responsvel por acomodar o processador e realizar sua comunicao com todos os demais perifricos. Cada processador precisa de uma placa-me especialmente desenhada para ele, pois, devido as diferenas em sua arquitetura, cada um possuem "necessidades7' diferentes. Cada processador

S.0.S Computadores

possui um nmero diferente de contatos, opera com uma voltagem diferente e precisa de um conjunto de circuitos de apoio desenvolvidos especialmente para ele. A placas-me produzida atualmente em algumas verses diferentes. So elas: AT, Baby AT, LPX, ATX e NLX. As placas AT so um pouco mais antigas e so assim conhecidas por terem um tamanho muito semelhante ao da placa usada no microcomputador IBM AT original, com 30,5cm de largura por 35 cm de profundidade. Para os padres de hoje, essa placa muito grande e, por isso, a maioria dos fabricantes de placa-me abandonaram esse modelo em favor de verses menores.
A Baby AT, como o nome leva a deduzir, uma verso de tamanho reduzido da placa-me padro AT original. Essa reduo de tamanho foi possvel com a miniaturizaode muitos componentes internos.

As placas do padro LPX possuem uma caracterstica que as torna facilmente identificvel: possui uma placa "em p" que se encaixa em uma conexo especfica da placa principal. Vejas os modelos de placa me AT e ATX:

On-Board

Off-board

Montando o microcomputador

,*pi;$-

... ..

:a: u

7
,. . .. ..

Nesta placa, so encaixadas as demais placas do microcomputador.


O desenho desta placa foi concebido pela Western Digital e, at hoje, usado em PCs fabricados pela IBM, Compaq e Gateway. -

A placa ATX, projetada pela Intel em 1995, uma mistura dos padres Baby AT e LPX e, pouco a pouco, tornou-se padro de mercado. O design I ..... ....2 da placa ATX permite aos fabricantes produzir configura6es de hardware menos confusas e apertadas, facilitando o acesso aos componentes. Essas placas exigem um gabinete maior que os utilizados pelos padresAT e Baby AT. Alm disso, usam conectores eltricos de alimentao, conectores de mouse e de teclado diferentes dos usados pelo Baby AT. A placa-me NLX muito recente e foi criada para microcomputadores que usam processadores Pentium IIIe 4. Este design agrupa os melhores recursos do ATX e do LPX. As placas-me tambm possuem alguns componentes internos que as diferenciam, como o Chipset, o BIOS, o Cache L2 e o Encaixe do Processador.
O Chipset o componente mais importante da placa-me, pois ele quem comanda todo o fluxo de dados entre o processador, as memrias e os demais componentes. Praticamente todos os componentes conectados a placa-meso comandados pelo Chipset. O 810s (Basic Input Output System) contm as primeiras instrues de software do sistema e est mais intimamente ligado ao hardware.

S.0.S Coinputadores

encarregado de reconhecer os componentes de hardware instalados, dar o boot e prover informaes bsicas para o funcionamento do microcomputador. Ele gravado em um pequeno chip instalado a placame.
Quando iniciamos o sistema, o BIOS conta a memria disponvel, identifica os dispositivos Plug and Play instalados e realiza uma checagem geral dos componentes. Este procedimento chamado de POST (Power On Self Test). Somente aps o POST que o BIOS entrega o controle do microcomputador ao Sistema Operacional.

O cache L2 um tipo de memria muito mais rpida que a memria RAM, que fica encapsulada na placa-me. Por ser mais rpida, tambm bem mais cara. Por isso a quantidade de Cache L2 disponvel nas placas varia entre 256KB e 2MB. Afuno do Cache ler (e armazenar) os dados que o processador tende a necessitar durante seu processamento. Isso evita desperdcio de tempo e, principalmente, recursos do sistema, ao buscar no disco ou na memria RAM tais dados.

Encaixe ZIF (Zero Insertion Force) Bancos de Memria DIMM

O encaixe do processador, tambm conhecido como soquete, o compartimento onde o processador acomodado. As placas-me mais antigas tinham seus processadores encaixados em um soquete que exigia alguma fora para inseri-lo ou remov-lo, correndo o risco de entortar ou at

Montando o microcomputador

quebrar um dos contatos. Outras placas simplesmente tinham o processador soldado a elas.
A partir dos micros 486, foi criado um novo tipo de encaixe para processador, chamado de ZIF. O termo ZIF a abreviatura de Zero Insertion Force ou Fora de Insero Zero. Ele possui uma alavanca que fixa ou libera o processador com muita facilidade.

Existemvariaes do soquete ZIF que vo do Socket 1ao Socket 8, cada qual com uma especificao ou nmero de pinos diferente. Alm desses, foi criado ainda o encaixe no padro Slot 1 (utilizado pelos microcomputadores Pentium I e Pentium III), Slot 2 (usado pelos Pentium I e Pentium IIXeon), I I I Slot A (utilizado nas duas primeiras verses do AMD Athlon) e o Socket A (usados pelos processadores AMD Athlon mais recentes e por todos os AMD Duron), alm do Socket 370 (usado pelos Celeron).
Os principais fabricantes de placas-me (ASUS, Intel, FIC, PC Chips etc.) utilizam os encaixes do processador especficos dependendo do uso que se dar ao microcomputador.

S.0.S Computadores

Atividades

Teste seus conhecimentos


1. Por que devemos descarregar a eletricidade esttica do corpo antes de fazer a manuteno do microcomputador?

O O O O

Para evitar o acmulo de eletricidade nos chips do microcomputador. Para melhorar a ventilao dentro do microcomputador. Para evitar danos aos componentes eletrnicos do microcomputador. Para melhorar a velocidade de acesso do modem a Internet.

2. O que significa a sigla ZIF, nos soquetes de processadores?

O Zero Instant Failure O Zero Insertion Force O Zone of Insertion Files O Zone Insertion Force
3. O que diz a "regra da tarja vermelha"?

O diz que a tarja vermelha do cabo Flat sempre posicionadaao lado do pino verde. O diz que a tarja vemelha do cabo de fora sempre posicionada ao lado do pino 1. O diz que a tarja vermelha do cabo Flat sempre posicionadaao lado do cabo amarelo. O diz que a tarja vemelha do cabo Flat sempre posicionadaao lado do
pino 1.

4. Quais so as trs opes de configurao que podemos atribuir a um

disco rgido, durante sua instalao?

O O O O

Master, Blaster e Slave Slave, Master e LBA Slave, Master e Criative Master, Slave e Cable Select

5. Qual a funo das portas de conexo padro PS/2?

O O O O

So alternativas para conectar modens. So portas mais rpidas para conexo de placas de rede. So alternativas para conectar mouses. So alternativas para conectar impressoras.

S.0.S Computadores

Captulo 7

Configura~o BIOS do

Vamos, agora, estudar um pouco da configurao do BIOS, um ponto importante para que o microcomputador tenha um funcionamento equilibrado e constante. Um simples ajuste imprprio pode tornar todo o sistema instvel e at impedir o processo de inicializao do microcomputador.

Configurando o BIOS Setup


Depois de montar a parte fsica do computador, vamos as primeiras configuraes em nvel de software, antes de instalar o sistema operacional, o BIOS Setup. O BIOS um chip de memria conhecido como EEPROM (Eletric Erasable Programmable Read Only Memory) que contm uma srie de instrues para identificar as unidades de disco flexvel instalados, a capacidade do disco rgido, definir senhas para utilizao do microcomputador e gerenciamento de energia, entre outras funes. 0 s chips de EEPROM (tambm conhecidos como Flash BIOS) podem ser atualizados por programas especiais, oferecidos pelos fabricantes de BIOS. Os principais fabricantes so a Award Software Inc. e a American Megatrends Inc. (AMI). Para ter acesso as configuraes do BIOS, basta pressionar a tecla Del ou Delete. Pode ser uma combinao de teclas, como <Ctrl>+<Alt>+<s>, dependendo da marca do BIOS. Em microcomputadores mais antigos, usava-se a combinao das teclas <Ctrl>+<Alt>+<Esc>. Uma valiosa dka que essa tecla (ou combinao de teclas) mostrada no momento em que o microcomputadore ligado. Veja agora as principais configuraes:

.-- ---*--

- --

... ,, L - "..7<7:-.:*:r.-.-2.=--~7-..----

r - .rt = -. .

- . .. : . - ..--.

..

,- . .

z.:-zq
.--

CMOS Setup ou Standart Setup A configurao bsica do BIOS consite apenas em detectar os discos rgidos instalados, configurar os drives de disquete e acertar a data e hora do relgio. Configure a sua unidade de disquete como sendo de 1,44 MB e 3,5polegadas. Se no tiver nenhum drive de disquete instalado, escolha a opo none.
i Standart

A configurao do disco rgido pode ser feita automaticamente em outra opo do BIOS Setup. Mas, se voc souber os valores de Cilindros (Cyls), Cabeas (Heads) e Setores (Sectors) do disco rgido, digite-os.

Aproveite para acertar a hora do sistema.

Ambiente de configurao do AMI BIOS

Ambiente de configurao do BIOS Award

No BIOSAward, o sistema de navegao pelas opes semelhante ao AMI. Existem 5 menus na parte superior da tela que permitem ajustar todas as configuraes existentes. Note que a primeira tela (que exibe as informaes do menu Main) d acesso as configura~es discos rgidos e/ou CD-ROMs instalados. Para definir as dos caractersticas de um disco, por exemplo, desa com a seta direcional at a opo do disco a ser configurado e pressione a tecla <Enter>. A opo Auto procura automaticamente as informaes de cilindros, cabeas e setores, tornando desnecessria a autodeteco dos discos rgidos (recurso utilizado nos BIOS da marca AMI).

Configurao do BIOS

J na opo AGP CLWCPU CLK, define-se a frequncia do clock em que o barramento AGP ir funcionar. Escolha 111 se a placa-me estiver operando a 66MHz e 2/3se ela estiver operando em 1OOMHz.

Em AGP Aperture Size, definimos a quantidade de memria RAM que a placa de vdeo AGP poder usar para armazenar texturas de imagens. Configure este valor para a metade da quantidade total de RAM que houver na mquina. Para finalizar, em Assign IRQ for VGA Card ou Allocate IRQ to PCI VGA podemos reservar um endereo de IRQ (uma espcie de canal de comunicao entre o microcomputador e o perifrico) para uso da placa de vdeo. A maioria das placas aceleradoras 3D s funcionam adequadamente se esta opo estiver ligada. Configure esta opo como Enabled (ligada). No BIOS Award, como existe uma opo de menu para cada disco que pode ser instalado, o reconhecimento feito diretamente, quase sem nenhuma interveno. Basta verificar se as configuraes esto de acordo com as do disco rgido. Se estiver tudo OK, basta pressionar a tecla Esc para voltar ao menu inicial e salvar as configuraes.

O BIOS Award reconhecendo os discos rgidos

Configurao do BIOS

No menu Advanced possvel, entre outras coisas, ajustar a velocidade do processador. Para isso, posicione o cursor sobre a opo CPU Interna1 Frequency e pressione <Enter>. Voc poder escolher entre a velocidade que foi detectada pelo prprio BIOS e a opo Manual, onde voc pode determinar a velocidade do processador. Outra funo importante do BIOS determinar a sequncia em que o microcomputador procurar os arquivos necessrios para sua Inicializao. No BIOS Award ela encontrada no menu Boot, no local onde so mostrados os nmeros (de 1 a 4). No BIOS AMI, acesse o menu Advanced CMOS Setup, opes 1st Boot device, 2nd Boot device, 3rd Boot device, 4th Boot device. Neste caso, podemos escolher qual dos dispositivos ser o primeiro a ser procurado, e se os dados de inicialiazao no estiverem disponveis no local indicado, o BIOS buscar os dados no dispositivo seguinte.

S.0.S Computadores

Na tabela a seguir, veja as principais funes da BIOS Setup:

Standard CMOS Setup

Menu mais importante. Nele podemos ajustar data, hora, tipo e modelo de drives, HDs, etc. Neste menu, podemos definir a sequncia de boot, etc. Carrega as configuraes padres para o BIOS Setup Nesta opo podemos configurar portas de comunicaes e outros componentes. Deteco automtica do disco rgido Permite definir uma senha de acesso ao Setup Esta acessada aps terminar a configurao do Setup, para sair e salvar as ateraes.

Advanced CMOS Setup


k

Auto configuraton BIOS defaults Features Setup IDE HDD Auto Detection Change Password

Write do CMOS and exit


:

. x<. ,._.

a
i-&.
:..%.

l..?.

_..

As opes encontradas no Setup podem variar de acordo com o modelo de placa-me utilizada. provvel que voc encontrar opes diferentes das mostradas na tabela acima.

Configurao do BIOS

Atividades

Teste seus conhecimentos

Agora, vamos exercitar um pouco os conhecimentos at aqui adquiridos sobre Placa-me:


1. O que BIOS?

O um novo tipo de vrus de microcomputador. O um modelo de processador.


O So comandos que contm as primeiras instrues de software do
sistema, gravados em um chip.

O So comandos que contm as primeiras instrues de software do


sistema, gravados no disco rgido.
2. Qual funo do BIOS permite configurar a sequncia de boot?

O Standard CMOS Setup O Features Setup O Advanced BiOS Setup O Auto configuration BIOS defaults
3. Qual das opes de configurao do BIOS que permite reconhecer discos

rgidos grandes?

O Normal
O Large

O LBA

Captulo 8
I

Preparando o disco rgido


Trataremos agora da preparao do disco rgido, uma questo delicada, (porm, bastante simples) da configurao. Comearemos com uma explicao detalhada do que a partio e de como ela funciona. Continuaremos com os principais tipos de partio existentes e, em seguida, com a tarefa de particionar, formatar e gerar sistema no disco rgido. Veremos, tambm, quais so os outros tipos de partio menos conhecidos no mercado.

O que parti~o?
A partio uma espcie de "mapa" do disco rgido, sobre o qual o Sistema Operacional poder indicar um local exato para a criao e armazenamento de arquivos. A partio cria endereos lgicos dentro do disco rgido, para que o Sistema Operacional possa localizar arquivos gravados e direcionar a gravao desses arquivos. Pelo fato de a grande maioria dos microcomputadores utilizarem os principais Sistemas Operacionais da Microsoft (MS-DOS, Windows 95/98/ Me) o tipo de partio mais usada a FAT (de File Allocation Table, Tabela de Alocao de Arquivos). Nos sistemas MS-DOS (todas as verses) e Windows 95 (at a verso Win 95a), usava-se a FAT de 16 bits, conhecida como FAT16. J no Windows 95, a partir da verso OSR2 (Operational System Release 2) e Windows 98, Me e XP (todos) a verso de FAT disponvel a de 32 bits, ou FAT32.

Diferenqas entre FAT16 e FAT32


A FAT16 cria uma estrutura que aceita at 16 bits de endereamento de dados. Por essa razo, o Sistema Operacional s reconhece 65536 clusters por partio. Um cluster a menor diviso lgica capaz de

armazenar arquivos. Outro detalhe que cada um desses clusters pode ter, no mximo, 32KB. Se tivermos um grande arquivo para ser gravado, ele ser distribuido por vrios clusters. Por outro lado, se o arquivo for pequeno, ele ocupar apenas uma parte do cluster, impedindo que outro arquivo ocupe o espao no utilizado neste cluster. Isso provoca um desperdcio terrvel de espao. Por exemplo, se tivermos 1.O00 arquivos de texto, cada um com apenas 300 bytes, os arquivos estaro ocupando 300.000 bytes (292,96KB), mas como cada arquivo ocupa um cluster inteiro, estaremos gastando, na realidade, 31,25MB! Veja:
32768 bytes (32KB) x 1000 = 32.768.000 bytes (31,25MB)
.>

..i
%. .#

8-.

i . .

.*
,

... *. -.
.I '

? + > -

.+?

p?P
$"
h.
ii
i

Alm disso, por s aceitar 65536 clusters, com tamanho mximo de 32KB cada um, temos uma outra limitao. Faa as contas:
65536 (mx.clusters) x 32768 bytes = 2.147.483.648 bytes

-e3 ..
C

'% , &

<'?

..i g S
I

$3
..,,
,% .:

,'

O valor final atingido com o clculo corresponde exatamente a 2GB (Gigabytes). Deste modo, o mximo que uma partio FAT16 consegue suportar de capacidade 2GB.
Mas o que fazer se seu disco rgido tem capacidade superior a 2GB? A soluo criar vrias parties, fazendo com que o Sistema Operacional passe a enxergar seu disco rgido como dois ou mais discos de 2GB cada um. Por exemplo, se tivssemos um disco de 6 6 8 para ser particionado com FAT16, ento teramos que criar trs parties de 2GB cada uma.

A FAT32 uma evoluo natural da FATI6. Ela utiliza 28 bits de endereamento de dados (apesar de o nome sugerir 32 bits!), permitindo que os clusters tenham apenas 4KB, mesmo em parties maiores que 2GB. A FAT32 suporta discos de at 2TB (terabytes), embora este valor no seja alcanado devido a limitao do chipset da placa-me e das tecnologias atuais de discos rgidos. Por exemplo, placas-me para o Pentium suportam HD's de at 8 GB, as placas-me para os Pentium II e K6-2 suportam at 32 GB e as placas-me modernas suportam at 132 GB. Este tipo de partio a mais adequada para os discos de grande capacidade que utilizamos atualmente. Quando convertemos uma unidade de disco de FAT16 para FAT32, podemos conseguir um ganho de espao da

S.0.S Computadores

ordem de 15 a 30%, devido ao tamanho reduzido do cluster. O maior problema da FAT32 que outros Sistemas Operacionais (como o MS-DOS, Windows 95, o Linux e o IBM OSl2) no so capazes de acessar arquivos em unidades FAT32. O Windows NT4.0 no compatvel com FAT32 nativamente, mas pode tornar-se com a ajuda de programas de terceiros. Outro detalhe da FAT32 que, por usar endereos de 28 bits, a quantidade de cluster por partio bem maior que na FAT16. Isso faz a performance do disco rgido cair entre 3 e 5%, algo praticamente imperceptvel. Depois disso tudo, fica uma dvida: qual o melhor tipo de partio? Depende do caso. Se seu microcomputador tiver um disco rgido com mais de 2GB e voc pretende usar o Windows 98/Me, utilize a FAT32. Se seu disco for menor que 2GB, ou se voc pretende usar outro sistema no compatvel com FAT32, pense em usar a FAT16.

Particionando o disco rgido

- ..

O prximo passo na montagem do microcomputador fazer o particionamentodo disco rgido e deix-lo preparado para receber os dados que sero gravados. Para realizar essa tarefa, vamos utilizar o utilitrio FDISK, que vem junto com o Windows Me. Mas, para utiliz-lo, precisamos, primeiramente, inicializar o microcomputador.

Vamos precisar de um disco de boot (disquete com os arquivos fundamentais do Sistema Operacional) para "dar a partida" no computador. Utilize um disco de boot criado com Windows 98 ou Me, gerado a partir do item Adicionar ou remover programas (Painel de controle), que dar acesso a unidade de CD-ROM IDE ou SCSI, sem necessidade de configurar os arquivos de inicializa~o. Alm disso, certifique-se de que haja, no disquete, os arquivos FDISK.EXE, FORMAT.COM e SYS.COM. Esses arquivos iro permitir que realizar nosso trabalho. Insira o disquete no drive de 3% pol. e, depois, ligue seu computador. Se voc receber uma mensagem dizendo "Disk Boot Failure" sinal que seu microcomputadorest procurando os arquivos de sistema (arquivos responsveis pelo processo de boot) no disco rgido. Reinicializeseu

Preparando o disco rgido

microcomputador, acesse o BIOS Setup e, na seo "BIOS Features Setup", ajuste o item "Boot Sequence" para "A, C e, em seguida, reinicialize seu microcomputador.Aps encerrar o processo de boot, voc ver a seguinte mensagem em sua tela:

disco for gerado w se oPainel de controle,com o item "Adicionar ou remover programas", do surgir um menu com opes de boot. Escolha uma opo e pressione cEnter>. Agora, poderemos iniciar o particionamento do disco rgido. Digite FDISK e pressione a tecla cEnter>. Surgir a seguinte tela:

Aqui, o programa FDISK pergunta se voc deseja utilizar o suporte a discos de grande capacidade (FAT32). Escolha a opo desejada e tecle novamente <ENTER>. Surgir, ento, o menu de controle do FDISK visto na prxima pgina. Nesta tela, teremos as opes do FDISK. So elas:
Criar uma partio ou uma unidade lgica do DOS - permite criar parties no disco rgido.
i

S.0.S Computadores

Definir uma partio ativa: permite determinar a partio atravs da qual ser dado o boot. Sem definir uma partio do disco como ativa, no possvel dar boot pelo disco rgido.
i

Excluir uma partio ou uma unidade lgica do DOS: permite apagar parties criadas anteriormente. Apagando a partio, todos os dados nela gravados sero perdidos.
i

Exibir as informaes sobre as parties: gera um relatrio informativo sobre todas as parties existentes no disco rgido.
i

Alterar a unidade de disco fixo atual: permite, caso voc tenha mais de um disco rgido instalado, escolher qual deles ser particionado.
i

Menu de controle do FDISK

Para continuar com o particionamento, escolha a opo no1, "Criar uma partio ou unidade lgico do DOS. Para fazer isso, pressione o no1, no teclado, e, em seguida, cEnter>. Surgir, ento, um novo menu, com trs novas opes: Criar uma partio primria do DOS: cria a partio primria do disco. A partio primria ser identificada com a letra "C:\" e ser atravs dela que ser dado o boot. O FDISK permite apenas uma partio primria.
i i

Criar uma partio estendida do DOS: cria a partio estendida do

Prepararido o disco rgido

disco rgido. A partio estendida que receber todas as demais parties do disco rgido. Quando dividimos um disco em trs parties, por exemplo, criamos uma partio primria (C:\) e uma estendida, que ser subdividida em duas parties lgicas (D:\ ; E:\). Criar unidades lgicas na partio estendida do DOS - divide a partio estendida do disco rgido em vrias parties lgicas. Para o Sistema Operacional, toda essa configurao transparente, isto , cada partio (seja ela a primria ou uma das lgicas criadas) um disco diferente, sendo, inclusive, identificado com uma letra de unidade distinta. Daqui para a frente, h duas opes que estudaremos separadamente.

Criando uma nica partico


Para criar uma s partio que ocupe todo o disco rgido, devemos criar apenas uma partio primria. Para isso, pressione o nmero 1 no teclado, , e <EnterraIsso ir selecionar a opo "Criar uma partio primria do DOS". O FDISK perguntar se voc deseja que a partio primriaocupe todo o disco e se torne a partio ativa. Responda "SIM, pressionando a tecla <S> e, em seguida, <Enter>.

Tela final do FDZSK

S.0.S Computadores

Novamente, o FDISK far um breve teste em seu disco rgido e criar a partio primria ocupando todo o disco. Pressione a tecla <Esc> duas vezes. Surgir uma tela pedindo que voc reinicie seu microcomputador (imagem da pg. anterior) para que as alteraes do FDISK tenham efeito e informando, tambm, que voc precisarformatar as unidades criadas. Pressione a tecla <Esc> novamente e reinicie o microcomputador antes de formatar o disco rgido.

Criando vrias partiqes


Para dividir o disco rgido em duas ou mais parties, a partio primria dever ocupar apenas uma parte do disco rgido. Para isso, quando o FDISK perguntar se voc deseja que a partio primria ocupe todo o disco, responda u ~ o * , pressionando as teclas <N> e <Enter>.

A seguir, voc dever, ento, apontar qual ser o tamanho da partio primria, em megabytes, ou qual ser a porcentagem do disco que ela ocupar. A imagem a seguir demonstra a criao de uma partio primria que ocupa metade do disco. Neste caso, foi especificada a porcentagem do disco que esta partio ocupar (50%).

Preparando o disco rgido

Aqui, estamos especiBcando que a partio primria ocupar 50% do disco rgido

Em seguida, ser mostrada uma tela com informaes sobre a partio criada.

Tela de i?lfornzaes do FDISK. Note que ela aponta apenas 50% do disco em uso

S.0.S Computadores

Aps criar a partio primria, devemos criar a partio estendida, ocupando o restante do espao do disco rgido, pois o FDISK permite a existncia de apenas ; a partio primria. Retorne ao menu principal do m FDISK, escolha novamente a opo nmero 1, "Criar uma partio ou unidade Igica do D O S (pressionando<I> e <Enter>) e, em seguida, a opo nmero 2, "Criar uma partio estendida do DOS' (pressionando <2> e <Enter>). Ser perguntado qual o tamanho desejado para a partio estendida. Simplesmente, pressione a tecla <Enter>, para que ela seja criada com o restante do espao disponvel. Ser exibida novamente uma tela com informaes, avisando que o disco possui agora uma partio primria e uma estendida, ocupando todo o disco. Depois de criar a partio estendida, falta apenas dividir esta partio em unidades lgicas. Ao pressionar <Esc>, o FDISK exibir a mensagem de que nenhuma unidade Igica foi definida e pedir que seja informado o tamanho em megabytes ou porcentagem da partio estendida a ser ocupada pela partio Igica.

Criando unidades lgicas com o FDISK

Para que a unidade Igica ocupe todo o espao da partio estendida basta

Preparando o disco rgido

pressionar a tecla cEnter>. Se voc desejar criar mais de duas unidades no disco, s criar a unidade Igica usando apenas uma parte da partio estendida. Neste caso, aps criar a unidade, o FDISK informar que ainda existe espao disponvel no disco e dar a opo de criar mais uma unidade Igica. Ser permitido criar novas unidades at que a partio estendida seja totalmente ocupada. A ltima etapa do particionamento, neste caso, definir a partio ativa. Ao retornar ao menu principal do FDISK, voc receber o aviso de que nenhuma partio est ativada e preciso que a partio primria seja a ativa para que o disco seja inicializvel. No menu principal, selecione a opo nmero 2, "Definir uma partio ativa" e, na tela onde peguntado qual partio dever ser ativada, informe a sua partio primria. Pressione a tecla <Esc> at sair do FDISK e reinicialize seu microcomputador, para que as alteraes tenham efeito. Neste tipo de particionamento, necessrio que se formate cada uma das unidades, independentemente.

Outros tipos de partico


A partio do tipo FAT no a nica existente no mercado. Outros Sistemas Operacionais utilizam parties diferentes. Essas parties diferem entre si no modo de informar ao Sistema Operacional a capacidade do disco e na maneira de armazenar os dados. O Windows NTl2000 (sistema derivado do Windows, voltado para utilizao em rede de computadores) utiliza o tipo de partio NTFS (NT File System). Este tipo de partio oferece configuraes de segurana bem maiores que as oferecidas pela FAT, o que bastante interessante para servidores de rede. Outro exemplo o Sistema Operacional OSl2, que pertencia a IBM e foi extinto. Ele utilizava um sistema de arquivos chamado HPFS. Temos ainda o Linux, que cria uma partio prpria para o Sistema Operacional (comumente chamada de Partio Linux), outra apenas para os dados e mais uma, s para gravar os arquivos de troca (SWAP). Arquivos de troca so arquivos que funcionam como se fossem parte da memria RAM, tornando o microcomputador mais rpido.

S.0.S Computadores

Formatando o disco rgido


Depois de concluir o particionamento do disco rgido, vamos format-lo para que ele possa finalmente receber dados gravados. Formatar nada mais que criar a estrutura anteriormente definida pelo FDISK, para que o disco possa armazenar dados. Para formatar o disco rgido utilizamos o comando FORMAT. O modo de utiliz-lo bastante simples: aps o microcomputador ter sido reinicializado (com o disco de boot), digite:
FORMAT C :

O comando fornecer a mensagem: "TODOS OS DADOS DO DISCO FIXO SERAO PERDIDOS! CONTINUAR? (SIN)". Pressione a tecla <S>, de "SIM", e a formatao se iniciar. Este processo pode demorar um pouco. A formatao de um disco de alta capacidade pode demorar mais de uma hora.

Gerando sistema no disco rgido


Uma vez que o disco rgido esteja pronto para armazenar dados, precisamos gerar sistema nele. Isso necessrio para que o disco possa inicializar o computador sozinho, sem a presena do disco de boot. Aqui, utilizaremos o comando SYS existente em nosso disco de boot. Para execut-lo, apenas digite o comando:
SYS A: C:

Isso ir copiar os arquivos de sistema do disquete para o disco rgido, registrando sua entrada no setor de boot (regio do disco rgido responsvel por armazenar os arquivos de sistema, permitindo o boot do microcomputador). Sem fazer essa operao, no poderemos "dar a partida" no computador apenas pelo disco rgido. Podemos, ainda, usar outro comando para gerar sistema no disco:

Preparando o disco rgido

FORMAT C : / S

Vale lembrar que o ltimo comando listado formata, ou seja, apaga todo o disco antes de copiar o sistema. Outra dica importante que esses dois comandos s funcionam com Sistemas Operacionais Windows 95 ou 98. Com o Windows Millennium,XP. no podemos usar os comandos SYS e FORMAT IS,pois o ncleo do sistema barra esses comandos.

O disco rgido
Os padres para a escolha
IDE (Integrated Device Eletronics): suficiente na maioria dos casos por estar disponvel em praticamente em todos os PCs.
i

i FASTIATA: ambas superam o limite de 528 MB e oferecem desempenho

superior a IDE bsica. SCSI (Small Computer System Interface): permite conexo direta de at 7 dispositivos diferentes de praticamente qualquer tipo a uma distncia de 6 metros, o que no possvel no padro IDE.

Disco de inicializa~o
O disco de iniciliao, ou disco de Boot, possui os principais arquivos necessrios para inicializar o microcomputador, contendo em um disquete os seguintes arquivos: COMMAND.COM, IO.SYS, MSDOS.SYS e DRVSPACE.BIN e outros arquivos como FORMAT , FDISK etc., utilizado at o momento.

S.0.S Computadores

Teste seus conhecimentos

1.0 que partio?

O Diviso do microcomputador em unidades lgicas de processamento. O Pedao ou poro do disco rgido onde os dados excludos sero armazenados. O Trecho do disco rgido onde os dados so lidos mais rapidamente. 0 Uma espcie de "mapa" do disco rgido, onde o sistema operacional
indica como e onde sero gravados os arquivos.
2. Qual o tipo de partio utilizada pelo Sistema Operacional OSl2, da IBM?

0 NTFS

HPFS

0 FAT16
3. O que cluster e qual o seu tamanho mximo?

O a menor poro da memria RAM ocupada. Pode ter at 66KB O a maior poro do disco rgido que reservado como ocupado.
Pode ter at 44,l KB

O a menor diviso lgica capaz de armazenar arquivos. Pode ter at 32KB. O uma unidade de medida de dados convencionadapelo fabricante do
software.

4. Quantas parties primrias podem ser criadas em um mesmo disco rgido?

\O

Uma Duas

0 Trs 0 Quatro
5. Qual o comando usado para formatar um disquete e gerar sistemas no disco, nos Sistema Operacional Windows 95/98?

O format c: Isys O format c: 1s


O format a: /u O format a: 1s

S.0.S Computadores

Captulo 9

Conhecendo o MS-DOS
Conceito
O MS-DOS (Microsoft - Disk Operating System) foi o Sistema Operacional distribudo com os primeiros PCs. Ele fez tanto sucesso que foi usado por 0 mais de 1 anos como o Sistema Operacional de qualquer computador padro IBM PC, criado pela prpria IBM ou por qualquer empresa que decidisse criar um "clone" do IBM PC original. Entretanto, gerava controvrsias por seu ambiente no muito amigvel para o usurio. Muitos achavam difceis os comandos (que tinham que ser digitados com preciso, seno no funcionavam) enquanto outros dizem que foi o melhor Sistema Operacional j escrito.

A Microsoft suspendeu a produo e a venda do MS-DOS para computadores novos, depois do lanamento do Windows 95. Mas, ento, por que estudar o MS-DOS? Porque ele o sistema no qual o Windows (seja ele 95,98, Me ou XP) baseado e, como profissionais de manuteno, temos que conhecer bem essa ferramenta. Baseados nela funcionam a maioria dos programas utilizados pelo profissional de montagem e manuteno de microcomputadores.
S a ttulo de curiosidade, a ltima verso lanada do MS-DOS foi a 6.22 (a IBM lanou uma variante do MS-DOS chamado PC-DOS, na verso 6.3) e baseiam-se nesta verso os comandos que abordaremos em nosso curso.

MS-DOS - introdu~o
O MS-DOS um Sistema Operacional com ambiente baseado em prompt de comandos (comandos enviados ao microcomputador atravs de textos digitados). Deste modo, se errarmos um mnimo detalhe no comando digitado, todo ele ser recusado pelo Sistema Operacional. Para conhecer mais, precisamos antes entender dois conceitos fundamentais usados no

MS-DOS e que se aplicam na informtica at os dias de hoje: precisamos compreender e saber identificar os arquivos e diretrios.

Arquivos
Um arquivo o modo como o MS-DOS (e praticamente todos os Sistemas Operacionais atuais) grava as informaes. Podemos dizer que o arquivo um agrupamento de informaes. Ele tem uma estrutura bsica que deve sempre ser respeitada durante sua criao. Se no observarmos as regras impostas por esta estrutura, o MSDOS impede a criao do arquivo com o nome indicado. Veja:

'.

ARQUIVOS.TXT I

Extenso do Arquivo, que serve para identificar o tipo que arquivo que est sendo criando

Nome do Arquivo, que no pode ultrapassar 8 caracteres (no MS-DOS original) ou 255 caracteres (no Windows)

Note que o arquivo possui duas partes principais em seu nome: o Nome do Arquivo propriamente dito e a Extenso do Arquivo. O Nome do Arquivo normalmente fornecido pelo usurio e serve para identificar o arquivo. Temos uma limitao que a do tamanho do nome, que, no Sistema Operacional MS-DOS original, no pode passar de 8 caracteres e no podem ser usados alguns caracteres especiais (espao, *, ?, \, I, 1, <, >, vrgula e ponto final). Se o ambiente DOS for baseado no Sistema Operacional Windows, ento o limite de tamanho subir para 255 caracteres e podemos utilizar os caracteres especiais espao, vrgula e ponto final. Os demais continuam proibidos.
A Extenso do Arquivo e uma sequncia de caracteres (com limite mximo de 3 caracteres) que funciona como uma espcie de "crach" para o arquivo. Ela identifica qual o tipo de arquivo com que estamos lidando. No

S.0.S Computadores

exemplo anterior, veremos que o arquivo tem a extenso "TXT". 0 termo TXT uma contrao da palavra TeXTo. Assim, todo arquivo de extenso TXT um arquivo de texto. Para separar o nome da extenso do arquivo usamos um ponto final.

Diretrios
Os Diretrios so uma espcie de recipientes que servem para armazenar arquivos e, ao contrrio destes, no guardam informaes dentro deles. Permitem, principalmente, que ns organizemos os locais onde gravaremos os arquivos. Os diretrios possuem nomes simples e no utilizam extenso (ainda que voc possa coloc-la durante sua criao). Existe tambm um limite de comprimento para o nome do diretrio, que so oito caracteres. C:WONTAGEM

Nome do Diretrio, que tambm no pode ultrapassar 8 caracteres no MS-DOS original ou 255 caracteres em ambientes baseados em Windows 95/98/Me.

As mesmas restries que existem para o nome dos arquivos so encontradas no nome de diretrios, ou seja, no MS-DOS original no podemos utilizar espao, *, ?, \, I, 1, c, >, vrgula e ponto final. Em ambientes baseados em Windows 95/98/Me, o diretrio passou a chamarse pasta, mas manteve a mesma funo e permite o uso de espao, vrgula e ponto final. No exemplo acima, temos, ainda, o termo "C:Y' que representao diretrio-raiz. O diretrio-raiz uma representao lgica que o microcomputador associa a uma unidade de disco. Por exemplo, quando temos uma unidade de CDROM instalada, esta unidade identificadapelo microcomputador por uma letra (normalmente, a letra D) seguida do sinal de :(dois pontos) e pela barra 'T',tambm conhecida como barra invertida. Assim, para identificar a unidade de CD-ROM, o microcomputador utiliza o termo D:\. Ele denominado diretrio-raiz porque todos os demais diretrios so gerados a partir dele. Na hora de criar diretrios ou arquivos, lembre-se de que quem dar o nome

Conhecendo o MS-DOS

a eles voc. Procure dar nomes que representem o verdadeiro contedo do arquivo ou do diretrio. Esforce-se para conseguir nomes que sejam de fcil compreenso, tanto para voc quanto para outra pessoa que venha a necessitar deste arquivo ou diretrio e tenha que procur-lo em seu rnicrocomputador.

Inicializando o rnicrocomputador
Toda vez que acionamos o rnicrocomputador, ele ir executar um processo conhecido como boot (que corresponde a inicializao do sistema). Neste processo, quem entra em ao primeiro o BIOS, que se encarrega de testar todos os dispositivos do microcomputador (esta etapa conhecida como POST - Power On Self Test). Em seguida, o controle do rnicrocomputador entregue ao Sistema Operacional. neste ponto que o usurio v a mensagem "Iniciando o MS-DOS O Sistema Operacional aciona todos os programas de controle necessrios para seu correto funcionamento. Esses programas so carregados a partir de comandos existentes em dois arquivos gravados no diretrio-raiz do seu rnicrocomputador. Esses arquivos so o CONFIGSYS e o AUTOEXEC.BAT.

...".

O arquivo CONFIC.SYS
O arquivo CONFIG.SYS possui uma srie de comandos que controlam as definies de idioma para o teclado e vdeo, gerenciamento de memria RAM do rnicrocomputador, entre outras funes. Alm disso, esses comandos permitem, tambm, carregar os programas que controlam os dispositivos de hardware existentes no rnicrocomputador (como o drive de CD-ROM). Esse arquivo ser importante para ns no momento em que criarmos um disco de boot (disquete com os arquivos de sistema, utilizado para a inicializao do microcomputador). Esses comandos so acionados antes dos comandos do AUTOEXECBAT.

S.0.S Computadores

Veja, aqui, um exemplo do contedo do arquivo CONFIG.SYS para um computador 486 ou superior:
device=c:\dos\setver.exe device=c:\dos\himem.sys device=c:\dos\emm386.exe ram devicehigh=c:\mo use\mouse.sys buffers=20 f iles=40 dos=high,umb

Veja, a seguir, uma pequena relao dos comandos que podem ser utilizados dentro do arquivo CONFIG.SYS:

bufers country device

Especifica a quantidade de memria que o MS-DOS reserva para transferir informaes dos e para os discos. Define as convenes de idioma para o seu sistema. Carrega um driver (um programa que controla um dispositivo de hardware, como um mouse ou uma placa de memria) de dispositivo instalvel. Carrega um driver de dispositivo instalvel na memria alta (rea da memria normalmente utilizada para carregar pequenos controladores). Especifica se o MS-DOS usar a rea da memria alta e se fornecer acesso aos blocos de memria superior. Especifica quantos arquivos podem ser abertos ao mesmo tempo. Define o nmero de letras de unidade vlidas. Especifica se a configurao do Numlock do teclado estar inicialmente ativada ou desativada. Indica que o texto que se segue e um comentrio descritivo, no um comando. Especifica a quantidade de memria reservada para o processamento de interrup~es hardware. de

devicehigh

dos files lastdrive numlock rem ou ; stacks

Conhecendo o MS-DOS

Obs.: esses comandos foram listados somente como fonte de consulta e compreenso do CONFIG.SYS.

O arquivo AUTOEXEC.BAT
O arquivo AUTOEXEC.BAT um arquivo de lote (arquivo que contm comandos compreendidos pelo MS-DOS) especial que executado toda vez que o computador inicializado. Nele, so colocados todos os comandos do prprio MS-DOS, ou comandos de programas a parte, que se deseja acionar durante o processo de boot. Veja um exemplo do contedo de um arquivoAUT0EXEC.BAT:
@echo of f path c:\; c:\dos; prompt SpSg set temp=c:\temp doskey smartdrv

A seguir, uma lista de alguns dos comandos mais utilizados em um arquivo AUTOEXEC.BAT

echo

Ativa ou desativa a exibio das linhas de comando enquanto o Autoexec.bat executado


D instqes para que o MS-DOS procure os arquivos de programa nos diretrios listados aps o comando, caso o programa no seja encontrado no diretro atual.

path

prompt

Permite ajustar a maneira como o prompt do MS-DOS ser exibido.. Armazena em memria todos os comandos digitados para que possam ser recuperados, evitando ter que redigit-10s. Carrega um programa que acelera a busca a dados gravados em unidades de disco. Cria variveis de ambiente (definiqes de caractersticas espec8icas do ambiente do software).

doskey

smartdrv set

S.0.S Computadores

OBS.: esses comandos foram listados apenas como fonte de consulta e compreenso do AUTOEXEC.BAT. Aps encerrar o processamento do AUTOEXEC.BAT o MS-DOS exibe o seu prompt (tambm conhecido como Aviso do MS-DOS). Agora o microcomputador est pronto para receber a digitao dos primeiros comandos.

Conhecendo os comandos do MS-DOS


Vamos agora conhecer e compreender o funcionamento de alguns comandos do MS-DOS 6.22. Vale lembrar que, como essa a verso mais recente do MS-DOS, alguns comandos aqui abordados podem no funcionar em verses anteriores a 6.22, simplesmente porque ainda no existiam quando foram lanadas essas verses. Obs.: todos os comandos do MS-DOS abordados nesta apostila foram digitados em letras maisculas para melhorar a visualizao. Os Sistemas Operacionais que utilizam ambiente MS-DOS aceitam tanto letras maisculas quanto minsculas.

Identificando os arquivos de sistema


Os arquivos de sistema so arquivos fundamentais para o funcionamento do microcornputador. Sem eles, o microcomputador no pode realizar o processo de boot. Eles so basicamente quatro: COMMAND.COM, IO.SYS, MSDOS.SYS e DRVSPACE.BIN. Vamos apresent-los pela ordem de execuo no processo de boot.
o primeiro arquivo a ser executado. Ele contm informaes 1 sobre os principais dispositivos de I 0 (Input/Output). Toda vez que o microcomputador ligado, ele executa o POST (Power On Self Test) e, em seguida, procura pelo arquivo IO.SYS. Ele se encarrega de realizar o princpio da inicializao do Sistema Operacional e direcionar o boot para os
iO IO.SYS:

Conhecendo o MS-DOS

prximos arquivos de sistema.


MSDOS.SYS: o prximo a ser inicializado. Ele contm algumas informaes sobre a verso do Sistema Operacional, comandos internos do MS-DOS (somente nas verses originais do MS-DOS) e suas caractersticas de funcionamento.
iO COMMAND.COM: o principal arquivo de sistema porque trabalha iO

como um interpretador de comandos do MS-DOS. Nele, esto guardadas todas as informaesfundamentais do Sistema Operacional e, por isso, deve estar no diretrio-raiz do disco rgido para ser inicializado. E atravs das informaes nele contidas que todas as funes essenciais do microcomputador so executadas. Os comandos a seguir marcados com asterisco (*) fazem parte do COMMAND.COM. O DRVSPACE.BIN: traz informaes sobre a compactao do disco, em unidades compactadas com o programa DRIVESPACE.
H

Toda vez que geramos um disco de boot atravs do comando SYS, esses quatro arquivos so copiados para seu disquete. Quando o disco de boot construdo pelo prprio Windows Me (atravs da opo Disco de inicializao, da caixa de dilogo Adicionar ou remover programas, do Painel de controle) mais alguns arquivos so copiados, alm destes.

Listando arquivos e diretrios


Listar significa exibir uma lista com todos os arquivos e diretrios existentes. Isso possvel utilizando o comando DIR("). Esse comando exibe uma lista com todos os diretrios e subdiretrios existentes no diretrio atual do seu microcomputador. Se voc estiver, neste momento, no diretrio-raiz (C:\), este comando mostrar somente o contedo do prprio diretrio-raiz. O que existir gravado dentro de outros diretrios no ser exibido.

S.0.S Computadores

Veja o exemplo:
C:\> dir O volume da unidade C MONTAGEM O nmero de srie do volume 2953-772A

Diretrio de C: \
COMMAND AUTOEXEC COM BAT 95.688 278 355 15/05/98 12/02/00 12/02/00 20:01 14 :45 15: 05

CONFIG

SYS 3 arquivos (s)

96.321 bytes 145.492.388 bytes livres

Aps digitar o comando DIR(") e pressionar a tecla <Enter>, apresentou-se o volume da unidade C (um nome usado apenas para representar seu contedo), o nmero de srie do volume (uma sequncia alfanumrica associada ao disco) e os arquivos existentes no diretrio atual (que, neste caso, o diretrio-raiz).
O comando DIR(") pode ser combinado com diversos parmetros para fazer buscas mais eficientes no disco. Veja alguns exemplos:

quando digitamos o comando DIR sem nenhum parmetro e a lista de arquivos muito grande para ser exibida na tela, a listagem passa muito rpido, impossibilitando sua leitura. Utilize este comando para exibir a lista de arquivos e diretrios com uma pausa entre elas. Ou seja, os arquivos e diretrios sero exibidos s at preencher a tela do computador e aguardaro o usurio pressionar uma tecla qualquer no teclado para preencher novamente a tela, e assim at o final.
i DIR /P:

i DIR 1s:realiza a busca dentro de todos os diretrios e subdiretrios

pertencentes ao diretrio atual. Isso muito prtico quando um arquivo est gravado no disco, mas no lembramos o local exato.
i DIR MI: exibe uma lista simples dos arquivos e diretrios, mostrando

apenas o nome e extenso dos arquivos em colunas. Neste caso, o nome dos diretrios aparece entre colchetes.

Conhecendo o MS-DOS

DIRIA: alguns arquivos (normalmente gerados pelo prprio Sistema Operacional) recebem algumas caractersticas especiais que aumentam a sua proteo. Essas caractersticas especiais so chamadas de atributos, fazendo com que fiquem escondidos (arquivos ocultos), tenham sua estrutura bloqueada para modificaes (somente para-leitura) ou fiquem fixos em uma determinada rea do disco rgido (arquivos de sistema). Usamos os comandos DIRIA para visualizar os arquivos que tenham algum tipo de atributo especial.
i

Alm desses parmetros aqui mostrados, podemos, ainda, fazer buscas por arquivos especficos no disco rgido. Veja o comando abaixo:

Neste comando, combinamos o parmetro " i S com o nome do arquivo que estamos buscando. Assim, podemos fazer a busca por todos os diretrios e subdiretrios, a partir do diretrio-raiz "C:\", porm, buscando apenas pelo arquivo COMMAND.COM.

Criando diretrios
Vamos, agora, criar um diretrio. Para fazer isso, utilizamos o comando MD('). O processo para a criao de um diretrio e bastante simples. Veja:

C: \ > md montagem C: \ > -

Aps digitar o comando MD("), seguido do nome do diretrio a ser criado, o microcomputador retorna ao prompt do MS-DOS, sem mandar mensagem alguma. Se digitarmos o comando DIR, podemos ver o diretrio criado.

S . 0 . S Computadores

C :\ > md montagem

C: \>dir
O volume da unidade C MONTAGEM O nmero de srie do volume 2953-772A

Diretrio de C: \
COMMAND AUTOEXEC CONFIG MONTAGEM COM BAT SYS 95.688 278 355 15/05/98 20: O1 12/02/00 14:45 12/02/00 15: 05 04/11/00 19:40 96.321 bytes 145.492.388 bytes livres

<DIR>
3 arquivos (s)

O diretrio MONTAGEM passou a figurar em nossa lista de arquivos e diretrios.

Acessando diretrios
Para acessar diretrios, ou seja, entrar e sair de diretrios previamente criados, usamos o comando CD(*). Para entrar em um diretrio, o procedimento fcil. Veja:
C :\ > cd montagem

Aps digitar o comando CD, seguido do nome do diretrio no qual queremos entrar, o prompt do MS-DOS passa a mostrar o diretrio-raiz seguido do nome do diretrio no qual acabamos de entrar. Para sair de um diretrio, temos duas opes: o comando CD.. e o CD\. O comando CD.. sai de diretrios e subdiretrios, um a um.

Conhecendo o MS-DOS

Se tivsse dentro do diretrio MONTAGEM um subdiretrio MANUT (criado com o comando MD(*)) e, neste momento, estivssemos dentro desse diretrio, o procedimento para sair deles seria o seguinte:

Teramos que digitar o comando duas vezes. Veja, agora, como seria o mesmo processo com o comando CD\:

O comando CD\ sai de todos os diretrios e subdiretcios de uma s vez, indo diretamente para o diretrio-raiz.

Exibindo a rvore de diretrios


Depois de criar uma estrutura de diretrios no microcomputador, ela passa a ser conhecida como rvore de diretrios. O MS-DOS nos oferece uma maneira prtica de visualizar esta rvore atravs do comando Tree. Veja:
C:\>

tree

DOCUME BTOS
WINDCiWS

S.0.S Computadores

O comando TREE auxilia muito na localizao e identificao de diretrios que no encontraramos com facilidade.

Apagando toda a rvore do diretrio


Apagar uma rvore de diretrio significa excluir um diretrio e tudo o que existir dentro dele (todos os arquivos e subdiretrios). O comando utilizado para isso o DELTREE.
C :\ > DELTREE MONTAGEM Excluir o diretrio "MONTAGEM" e todos os seus subdiretrios [sn] C: \> -

Veja que o comando ainda exibe uma mensagem (que aparece em duas linhas devido a falta de espao para o texto), pedindo que o usurio confirme se quer mesmo apagar o diretrio ou no. Deve-setomar muito cuidado ao usar este comando, para que no se apaguem arquivos ou diretrios por engano.

Apagando um diretrio
Apagar um diretrio pode ser til quando ele criado por engano e no vai mais ser necessrio. Podemos utilizar o comando RDC) para apagar um diretrio no MS-DOS, desde que este diretrio no tenha nenhum subdiretrio e nenhum arquivo em seu interior. Observe a sequncia de comandos:
C :\ > RD MONTAGEM

Veja que, no caso anterior, o comando no forneceu nenhuma resposta para o usurio sobre o diretrio ter sido removido ou no. Neste caso, o diretrio foi eliminado.

Conhecendo o MS-DOS

Caso algum problema ocorra durante a excluso do diretrio (o diretrio tenha algum arquivo ou subdiretrio em seu interior ou j tenha sido apagado), o Sistema Operacional nos enviar uma mensagem tpica:
rd montagem Caminho invlido, no um diretrio ou o diretrio no est vazio
C :\ >

Obs.: tanto o comando RD(*) quanto o comando DELTREE permitem apagar diretrios. A nica diferena que o comando RD exige que o diretrio esteja vazio. Se o diretrio no estiver vazio, e se, mesmo assim, voc quiser apag-lo com o comando RD, apague primeiro todos os arquivos e subdiretrios existentes dentro dele ou use o DELTREE.

Apagando arquivos
Vamos conhecer agora o comando DEL('), destinado a excluir arquivos no ambiente MS-DOS. Se voc estiver usando o ambiente operacional DOS baseado em Windows 95198lMelXP tome bastante cuidado ao apagar os arquivos. Estes Sistemas Operacionais no permitem a recuperao de um arquivo se ele for apagado por um ambiente de MS-DOS. Veja como e digitado o comando:
C :\ > de1 arquivos. txt

Se o sistema no emitir nenhuma mensagem, ento o arquivo foi apagado com sucesso. Caso no seja possvel apagar o arquivo, alguma mensagem ser enviada pelo sistema.

S.0.S Computadores

Editando arquivos simples no MS-DOS


Aqui, vamos descobrir como criar arquivos simples no MS-DOS. Usaremos o editor de texto EDIT, que fornecido pelo Sistema Operacional. Esse editor de texto gera arquivos no padro ASCII (American Standard Code for Information Interchange), que segue padres internacionais. Esse padro o utilizado para a gerao de arquivos de lote (arquivos com extenso .BAT), por exemplo.

- . . .

. ..

Tela de edio do Edit

Neste programa, podemos editar alguns arquivos de configurao do sistema, como o CONFIGSYS e o AUTOEXECBAT, e tambm criar nossos prprios arquivos de lote para automatizar processos.

Copiando arquivos
Agora vamos utilizar o MS-DOS para copiar arquivos. Copiar um arquivo significa gerar uma cpia fiel do arquivo original em um lugar diferente ou com um nome diferente do atual. Por uma questo de princpios, nenhum Sistema Operacional aceita dois arquivos com mesmo nome e mesma extenso em um mesmo diretrio.

Conhecendo o MS-DOS

O procedimento correto para copiar arquivos o seguinte:


C :\ > copy arquivos.txt a :

Comando usido para copiar

Nome do arquivo a ser copiado

Local para onde se quer copiar o arquivo

Digite o comando, em seguida, o nome do arquivo que deseja copiar e, por fim, o local aonde o arquivo ser copiado. No exemplo acima, foi copiado o arquivo "ARQUIV0S.TX-"para a unidade de disco flexvel "A:". Depois que o comando for executado, o MS-DOS exibir uma mensagem de confirmao:
C :\ > copy arquivos.txt a : ARQUIVOS. TXT _ 1 ARQUIVO (S) COPIADO (S)

Para criar uma cpia do arquivo com outro nome, o procedimento muito parecido. Veja s:

C:\> copy arquivos.txt detalhes.txt ARQUIVOS.TXT 1 ARQUIVO(S) COPIADO(S)

O comando mostra apenas o nome do arquivo original (de onde se fez a cpia) mas, agora, o arquivo "DETALHES.TXT"j est criado.

S.0.S Computadores

Movendo arquivos
Mover arquivos uma operao muito parecida com copiar arquivos, na maneira de se digitar os comandos. A principal diferena (alm, claro, do comando que aqui se chama MOVE) que, quando se move um arquivo, ele deixa de existir no lugar de origem e transportado para o local de destino. Veja a sintaxe do comando:
C :\ > MOVE ARQUIVOS. TXT A : C:\ARQUIVOS.TXT => A:\ARQuIvOS.TXT [ok]

Note que, aps a digitao do comando, o MS-DOS mostra uma mensagem dizendo que o arquivo saiu de seu lugar original (C:\) e foi para um novo local (A:\). Um artifcio muito utilizado no MS-DOS utilizar o comando MOVE para renomear diretrios. Este comando no foi projetado para tal funo, mas ele consegue realizar muito bem essa tarefa. Veja:
C :\ > MOVE DOCUMENTOS DOCS C :\DOCUMENTOS => C :\DOCS [ok]

Copiando arquivos e rvore de diretrios


O comando XCOPY permite copiar no s arquivos, mas tambm toda uma rvore de diretrios para outro lugar. Isso muito prtico quando se deseja copiar toda uma estrutura de um lugar para outro (como, por exemplo, copiar todo o contedo de um CD de instalao de programas para o disco rgido). Mas, para que o comando XCOPY copie toda a rvore de diretrios, necessrio colocar o parmetro /S aps a sequncia de comandos.

Conhecendo o MS-DOS

Veja o comando digitado a seguir:


C:\> xcopy c:\windows a:\windows /s Lendo o (s) arquivo (s) de origem. . . C:\WINDOWS\ARQUIVOS.TXT C:\WINDOWS\LADRILHO.BMP C:\WINDOWS\~AVE.~A~
C:\WINDOWS\SYSTEM\KRNL~~.DLL C:\WIND~W~\~Y~TEM\NETPPTP.SYS 5 ARQUIVO(S) COPIADO(S)

Se no digitarmos o parmetro "iS" aps o comando, o XCOPY ir se comportar como um COPY normal. Aps a cpia, ser informado o nmero de arquivos copiados.

Exibindo o contedo de arquivos


Podemos exibir o contedo de arquivos sem, necessariamente, mexer em seu contedo, se o arquivo tiver um contedo baseado em caracteres ASCII. O comando para visualizar o contedo de arquivos o TYPE. Veja a sintaxe:
C:\> type arquivos-txt Este um arquivo de exemplo que foi incessantemente utilizado na apostila de Montagem e Manuteno de Microcomputadores. Ele um arquivo fictcio e foi utilizado apenas para facilitar a compreenso e assimilao de conceito bsicos de MS-DOS por parte dos alunos. Em seu dia-a-dia,voc certamente encontrar milhares de arquivos desconhecidos no microcomputador. Fazer uso do comando TYPE pode ser de grande auxlio, evitando que se abra o arquivo em aplicativos pesados e lentos, sem necessidade.

S.0.S Computadores

Se o arquivo visualizado for um arquivo de comando ou de programa (arquivos com a extenso .EXE ou .COM), ento, o que ser visto uma sequncia de caracteres estranhos e, possivelmente, alguns "beeps" emitidos pela placa-me. Isto ocorre porque os arquivos de programas e de comando possuem em seu interior uma linguagem que compreendida apenas pelo microcomputador, conhecida como Linguagem de Mquina. Essa linguagem de mquina constituda por cdigos internos que controlam o microcomputador. Se o contedo do arquivo for muito grande, ento o texto com seu contedo passar rpido demais pela tela, impossibilitandosua leitura. Para solucionar este pequeno problema, basta digitar o comando da maneira descrita a seguir:
C :\ >

type arquivos.t x t

more

Digitando-se a barra vertical ''I'aps o nome do arquivo e a palavra MORE, o contedo vai sendo exibido por partes, at preencher a tela.

Exibindo e modificando os atributos de arquivos


Antes de usar o comando, vamos entender o que so atributos e o que faz cada um dos atributos de arquivos. Atributos so uma espcie de "propriedades especiais" que podemos definir para os arquivos para que tenham algum tipo de proteo do Sistema Operacional. Os trs atributos que podemos dar a um arquivo so: Oculto, Somente para Leitura e Sistema.
Os arquivos ocultos no so exibidos quando digitamos o comando DIR (ainda que exista um parmetro do comando DIR que exiba arquivos ocultos). Eles ficarm realmente ocultos, mas qualquer um que conhea este recurso poder remover o atributo e ver seu contedo. Este atributo identificado pela letra H (de Hidden).

Os arquivos somente para leitura so exibidos normalmente pelo Sistema Operacional, e podem at ser abertos e editados por outros

Corihecendo o MS-DOS

programas. O detalhe que qualquer alterao feita num arquivo com atributo Somente para Leitura no pode ser salva (da o nome somente para leitura). Este atributo reconhecido pela letra R (de Read). Os arquivos de sistema so bloqueados pelo Sistema Operacional. Voc no pode mov-los ou apag-los. Sua posio no disco rgido (ou em outro meio de armazenamento em que esteja gravado) fixa, impedindo que qualquer programa possa moviment-lo.
O comando que exibe e altera o atributo de qualquer arquivo o ATTRIB.

Para exibir o atributo de um arquivo, basta digitar:


C:\> attrib arquivos-txt A ARQUIVOS.TXT C: \ > -

Veja que o comando exibe como resposta a letra "A", que indica que este um arquivo, o nome do arquivo e a sua localizao exata dentro do disco rgido. Para definirmos o atributo de oculto a um arquivo, o comando deveria ser digitado assim:
C: \ > attrib aruqivos .txt +h C:\ > -

Pronto. Agora o nosso arquivo recebeu o atributo especificado. O comando ATTRIB digitado com o sinal de + e a letra correspondente do atributo faz com que o atributo seja especifico do arquivo, neste exemplo, o atributo oculto. Se exibirmos novamente o atributo do arquivo, veremos que ele agora um arquivo oculto.
C:\> attrib arquivos.txt A H ARQUIVOS.TXT

A letra H aps a letra A indica que o arquivo agora e um arquivo oculto. Para remover este atributo, o procedimento e muito simples. Veja:

S . 0 . S Computadores

C: \ > attrib arquivos. txt -h C:\>-

O sinal de menos ( ) antes da letra que corresponde ao atributo indica que o atributo do arquivo est sendo removido.

Corrigindo erros no disco


O Scandisk uma das mais importantesferramentas para o profissional de montagem e manuteno. E ele que verifica se um disco tem algum problema fsico e corrige os defeitos que existirem.
Existem vrios programas deste tipo no mercado e cabe ao profissional determinar qual o melhor. Aqui, utilizaremos o Scandisk porque ele faz parte do MS-DOS. Todos os outros programas de correo de disco (como o Norton Disk Doctor, da Symantec) tm funcionamento bastante parecido. Digite o comando "Scandisk" e o programa, automaticamente, identificar que se deseja us-lo na unidade de disco local. Uma srie de testes ser executada no disco examinado. Quando as verificaes preliminares terminam, o Scandisk pergunta ao usurio se ele deseja realizar um Exame de Superfcie no disco. O Exame de Superfcie verifica todo o disco em busca de dados que possam estar gravados em regies danificadas do disco. Caso isto ocorra, o Scandisk tenta ler os dados ali gravados, moveos para outro ponto do disco que esteja em bom estado e bloqueia o trecho defeituoso para que nada mais seja gravado ali. Ao final do Exame de Superfcie, o Scandisk exibe um relatrio que mostra as condies gerais do disco examinado. Procure executar o Scandisk regularmentepara manter seus discos sempre em boas condies de funcionamento.
A qualquer momento, o Scandisk pode ser interrompido, pressionando a tecla <Esc>, no teclado.

Conhecendo o MS-DOS

.-a
I

+,Y

,c-?$ .. ..
i-.

S..

< :

: -j.

. -

;. I

'?#.'"r
ii

.1"

,7c
!

:p

?)r
e .

.sGT % $

: '9 .
1 B
:-

"

... . .
Z

::,

.-

3
3

-5. .

7 L -

. "9

't.LL3
,-, Q

$3
e .

$ 9

O,
S.

,Q
'. i .

< '% .':

.,$J. .

,
I

i3 $3 -. ;
'j .

;'3

Atividades

Teste seus conhecimentos

1 Para que serve o arquivo CONFIG.SYS? .

O O
0 0

Para habilitar a formatao de disco no microcomputador. Para permitir a outros microcomputadores interpretar, atravs de um ambiente de rede, os comandos executados localmente. Para exibir os arquivos e diretrios em forma de lista. Para carregar os programas que controlam os dispositivos de Hardware existentes.

2. Quais so os quatro arquivos de sistema existentes no microcomputador?

3. O que faz o comando CD?

O Acessa um diretrio. O Apaga um diretrio. O Sai de um diretrio. O Exibe a rvore de um diretrio.

4. Que comando usamos para aplicar o atributo oculto a um arquivo de nome sos.txt?

O O O O

attrib sos.txt attrib sos.txt

+S.

-S.

attrib sos.txt -r. attrib sos.txt +h.

5. O que faz o comando XCOPY, quando digitado da maneira a seguir?

XCOPY C:\MEUSDOCS A: IS

O Copia somente os arquivos do diretrio MEUSDOCS para outro diretrio com um nome qualquer. O Copia somente o diretrio MEUSDOCSpara um disquete, sem copiar os arquivos nele contidos. O Copia os arquivos e a rvore do diretrio MEUSDOCS de umlugar qualquer para o disquete. O Copia todos os arquivos de um HD para outro, mas no a rvore dos
diretrios.

S.0.S Computadores

Instalando o Windows M e
Neste captulo, vamos tratar da instalao do Sistema Operacional Windows Millennium ou Windows Me, o mais novo sistema desenvolvido pela Microsoft. Aqui, aprenderemos as etapas da instalao do sistema aps o disco rgido estar formatado e particionado.

O Windows Me
O Sistema Operacional Windows Me o mais moderno sistema desenvolvido pela Microsoft e traz diversos avanos em relao as verses mais antigas. Ele oferece um suporte maior a dispositivos novos, um ncleo de Sistema Operacional mais estvel e seguro (especialmente para navegao na Internet) e algumas novas ferramentas para multimdia. O Windows Me requer uma configurao mnima para instalao.
i Processador Pentium ou compatvel de 150MHz (recomendvel

300MHz)
iMemria RAM de 32MB (recomendvel 64MB) i No mnimo 320MB de espao disponvel em disco (recomendvel

500MB, pois, durante a instalao, o Windows copia parte dos arquivos de instalao para o disco rgido)
i Uma unidade de CD-ROM para a instalao

Iniciando a instalaco
A instalao do Windows Me, ao contrrio de outros Sistemas Operacionais, um processo bastante simples e intuitivo. Ligue o seu computador, e assim que o processo de boot estiver concludo, digite:

A letra "d:"corresponde a unidade de CD-ROM que voc tem instalada. Isso vai iniciar o Programa de instalao do Windows. O Programa de instalao do Windows Me ir preparar-se para iniciar a instalao do Sistema Operacional. Aqui, o Programa de instalao instala os programas necessrios para a verificao inicial do computador e todos os recursos que sero utilizados durante a instalao do Sistema Operacional. Esse processo pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade de seu microcomputador. Ele exibir a seguinte mensagem:
..., ) . , , . . . . . . . . . .'. .. . . < .:..:.-.< ...........::::,..- .. " .......... . . .... . . . . . . . . . . .....
""
. I . ,

i,.

...

......~..:................. . . . . . . . . . . . . . . . .
""

$&?Jj?$?$j?g$g5&:<.:.

&%!~fi&,*

::.i&:;

..... ......
$3

C,.$

.I/ .... .......


2 .

i : . . . : .

Programa de instalao preparando-se para continuar a instalao do sistema

Terminada esta parte, o Programa de instalao passa para a prxima etapa.

S.0.S Computadores

Finalizadoesse processo inicial, o Programa de instalao vai verificar as condies de seu disco rgido para a instalao do Windows Me. Neste ponto, so avaliadas as condies gerais do disco, o espao disponvel etc.

Ver@caiio do Disco Rigido

Concluda a verificao do disco, o Programa de instalar;o segue em frente. A partir daqui, ele j est pronto para iniciar o processo de instalao do Windows Me em seu microcornputador.

Instalando o Windows Me

Aps a verificao da figura anterior, o Programa de instalao do Windows Me aciona o Assistente de Instalao, um guia que vai indicar, passo a passo, o que o usurio deve fazer para instalar o Sistema Operacional. Nesta primeiratela do assistente de instalao, o programa d as boasvindas ao novo usurio e apresenta algumas vantagens do novo Sistema Operacional.

Tela de boas-vindas do Programa de instalao do Windows Millennium

O Programa de instalao moStra uma srie de vantagens da utilizao do Windows Me em relao hs verses antigas do Windows durante a instalao e informa que esse processo pode durar de 30 a 60 minutos.

S.0.S Computadores

A seguir, o Programa de instalao pede que voc leia o Contrato de Licena para a utilizao de programas Microsoft.

Esse contrato traz normas de utilizao do software e os direitos autorais que o fabricante do software dispe. A utilizao de software no legalizados (softwares piratas) constitui crime contra a lei de direitos autorais. Obviamente, voc s poder prosseguir com a instalao se aceitar o contrato, concordando com todas as clusulas nele descritas.

Contrato de Licena para a utilizago do Software

Todos os fabricantes de saftwares lutam contra a pirataria, que infringe seus direitos e abredam os lucros das empresas, obrigando-as a cobrar mais cara pelos programas.

Instalando o Windows Me

A prxima etapa da instalao a digitao do cdigo de inscrio do software, o "Product Key" (chave do produto). O Product Key (conhecido como CD Key nas verses anteriores do Windows) um cdigo alfanumrico que corresponde unicamente a um Programa de instalao do Windows Me.

Ou seja, o Product Key que vem em um CD de instalao s funcionar com o Programa de instalao existente neste mesmo CD. Isso uma forma de os fabricantes se protegeremcontra pirataria.

Te& do Programa de ,ins~aZa@o, ~ d e fiecessrio digitar o Product Key do 5ofh.ai-e o .4

A digitao do Produb Key deve ser precisa. Se apenas um caracter estiver diferente, o Prugrarnade instal+@o recusar a instalao por no ter a chave corretapark ele. -

S.0.S Computadores

A prxima etapa bastante simples e pede que o usurio indique apenas a pasta ou o diretrio em que o Sistema Operacional ser instalado.

Escolha a pasta em que o sistema devera ser instalado. E sugerida a pasta "C:\WiNDQWS'"

Embora parea um tanto dbvio, este 4 um ponto muito importa0te;da instalao. Se o microcomputador em que se est instalando6Windows Me j tiver uma verso anterior do Wndows (como o Windows:@ ou 98, por -. . exemplo), ela poderdser manuda mesmo depois da instala 90 Windows Me, por um processo chamado de "Dual, Boot" (boot o ? dis Sistemas Operacionais diferentes). O Windows M$.permitequ&'outra verso do Windows seja utilizada. BaSta que o us-urioinstale o novo Sistema Operacional em uma pasta diferente daquela em que est a verso anterior (para isso, selecione a opo Outra pasta e indique o nome da pasta onde ser instalado).

Instalando o Wiridows M e

Depois de o sistema ser instalado, quando o microcomputador exibir a tela de inicializao, o usurio deve pressionar a tecla <F5>. Surgir um Menu de Inicializao, e o usurio poder escolher com qual dos sistemas deseja trabalhar.
A partir da seu microcomputador ir verificar as condies vitais do seu disco rgido. Se houver algum erro na superfcie do disco rgido (normalmente erros fsicos, que podem ocorrer em discos com algum tempo de uso), a verificao automaticamente procurar corrigir esses erros para que a instalao proceda sem maiores problemas. Essa verificao poder tambm demorar um pouco, em funo do tamanho do seu disco.

. -*
i

.:
,,

> .-

I
. . ..

.'.%
. ..:

.:. 4

'5

9-. -9
*? a ;
3.-

.e5

."-% :...
,

+, > i<

... :.! ::

;9

.% .

'

i"f v ' 1-9


'

3
.
7

.c:
,

$
.-

> c-3

i.. 2

. . .

<"-& .
-r 5

:. -3 . ,
e-.,$

;.

3
c
.- % . :

>

.
'
I

G'
c:) .
L

.-

-='> ?C.2
t,

Fazendo uma ver$caGo mais minuciosa no disco rgido

S.0.S Computadores

Neste momento, o Programa de instalao j tem informaes suficientes para comear a instalar o Sistema Operacional. Ele vai executar uma srie de novos testes para averiguar as condies atuais do Sistema Operacional, como problemas no disco rgido, espao em disco etc. Aps esse processo, o Programa de instalao explica que o sistema pode guardar as configuraes de arquivos do sistema atual, o microcomputador j possuir um sistema instalado, e pergunta ao usurio se deseja salvar essas configuraes. Salve-as, pois elas serviro de base para uma restaurao, caso a instalao do Windows Me tenha algum problema.

Confirme a gravao dos arquivos de sistema para uma possivel recupera60 do sistema

Instalando o Windows Me

O prximo passo escolher o tipo de instalao voc vai ir executar: tpica, porttil, compacta ou personalizada. Vamos ver o que cada uma delas faz.

esta opo instala os componentes tradicionais de seu Windows Me. Serve para usurios que desejam apenas que o microcomputador funcione, sem sobrecarreg-locom coisas pouco usadas.
i Tpica:

esta opo instala uma srie de recursos de suma importncia para computadores portteis (notebooks), como gerenciamento de energia, controle de usurios etc.
iPorttil:

i Compacta: instala somente os componentes mnimos para a execuo

do Windows Me, poupando espao em disco.


i Personalizada:

permite que o usurio designe o que ele deseja instalar. a mais indicada para usurios experientes.

Se escolher a opo Personalizada, voc ainda passar por uma tela de ajustes dos dispositivos que sero (ou no) instalados. Concluindo esta configurao ou escolhendo qualquer uma das outras trs opes, teremos a tela a seguir, que solicita a digitao os dados pessoais do usurio.

Aqui se faz a identijkadc) do usudrio

O campo Nome de preenchimento obrigatrio. O campo Empresa facultativo. Procure preencher sempre os campos com os dados do proprietrio do sofhware.

Instalando o Wiiidows Me

Se seu microcomputador estiver conectado a uma rede, surgir a tela a seguir, que pede a descrio do Nome do computador na rede (um nome nico que identificacada computador em um ambiente de rede), o Grupo de trabalho (grupos de usurios que, normalmente, compartilham os mesmos recursos da rede) e Descrio do computador (uma breve descrio sobre qual a funo do microcomputador na rede).

Definio de caractersticas da rede de trabalho

S.0.S Computadores

Vamos, agora, indicar qual ser o idioma padro do Sistema Operacional. O Programa de instalao costuma identificar o idioma em uso no microcomputador, mas se o usurio deseja usar um idioma diferente, ele pode escolher uma das opes da lista. Veja, abaixo, a tela do Assistente de Instalao:

g~erfipo eskrnadu pare u zefr,;~ 0j3 '


k7 ,\'3jj r<$

Escollza o idioma a ser utilizado pelo teclado do microcomputador

Essas configuraes de idioma alteram normalmente configuraes de formato de moeda e exibio de mensagens do sistema no monitor de vdeo. Entretanto, alguns programas mais modernos podem utilizar essa configurao para ajustar o corretor ortogrfico e gramatical, corrigindo o texto no idioma selecionado.

Instalando o Windows Me

Para pequenos ajustes de variao da lngua (como a que existe entre o portugus falado no Brasil e em Portugal), a prxima etapa da configurao de instalao pede que o usurio indique o pas ou a regio em que o microcomputador ser usado. Isso pode interferir em pequenos detalhes que diferenciam os idiomas de determinadas regies do mundo.

Determine o pais ou n regio em que o microcomputador esl%isendo usado

S.0.S Computadores

Aqui, as configuraes de idioma so referentes ao layout do teclado. Os teclados usados no Brasil possuem, normalmente, 2 layouts diferentes: o Portugus (Brasil Padro) e Portugus (Brasil ABNT 2). O Portugus (Brasil Padro) facilmente identificado por no ter a tecla "". Esse formato tambm conhecido como Formato Internacional. O Portugus (Brasil ABNT 2) segue as normas regidas pela ABNT (Associao Brasileira de Normas e Tcnicas). Este teclado possui uma tecla especfica para o "" e a acentuao fica prxima, num formato muito parecido com o da nossa boa e velha mquina de escrever.

. Conflgurand~a o

layout do teclado

instalando o Windows M e

Depois de todas essas configuraes, o sistema iniciar o processo de instalao, pedindo que voc crie um disco de inicializao. O disco de inicializao nada mais que um disco de boot com algumas ferramentas de checagem e diagnstico. Isso ocorre porque o microcomputador precisa executar um boot automaticamente. Esse disco deve ser utilizado se o microcomputador interromper o Programa de instalao ou travar, por qualquer motivo, ao reinicializar. Ele retornar as configuraes originais do microcomputador.

Criando o disco de iniciaizao


: .

. :

.r

*r-

.--.

E altamente recomendvel criar um disco de inicializqo neste momento.

S.0.S Computadores

Todo esse processo de coleta de dados utilizado para que o Assistente de Instalao possa direcionar o restante da instalao do microcomputador. Neste momento, ele exibe a tela de concluso, mas a concluso propriamente dita da instalao est um pouco longe do fim...

Finalizao da coleta de dados para a instalao

Aps clicar sobre o boto "Concluir",o microcomputador ser reinicializado e, a partir da, o Programa de instalao far a cpia de todos os arquivos necessrios para a instalao dos recursos solicitados.

Instalando o Windows Me

Aps reinicializar o microcomputador, o Windows Me exibe a seguinte tela:

Sente-se e relaxe enauanto o Windows Me

Durante este processo automatizado de instalado, voc \ter os aperfeioamentos do W~ndows e alguns dos Me seus novos e incrveis recursos.

Agora em diante, o usurio pode realmente "sentar-se e relaxar" como sugere o Programa de instalao, porque o restante da instalao fica por conta do prprio programa. A seguir, ele far a cpia dos arquivos para o disco rgido e finalizar as configuraes do microcomputador. Depois de terminado o processo, o Windows Me ir provocar um boot novamente no microcomputador e, finalmente, ele estar pronto para usar. Caso esteja instalando o Windows Me sobre outro sistema operacional, comum ocorrer problemas de compatibilidadescom aplicaes (e drivers do prprio Windows) das verses anteriores.

S.0.S Computadores

Atividades

Teste seus conhecimentos

1. O que o Windows Me?

O O

Um programa que estabelece conexo com a Internet. Um modelo de Sistema Operacional mais estvel e seguro. Um programa que se destina a auxiliar o usurio na manuteno do microcomputador. Um tipo de mecanismo de sinalizao controlado por computador.

O O

2. Qual o mnimo de memria RAM necessria para executar o Sistema Operacional Windows Me?

16MB

O 24MB

3. Quais so os tipos de instalao disponveis no Windows Me?

Tpica e Completa

O Tpica, Porttil, Compacta e Personalizada O Tpica, Porttil, Mxima, Personalizada e Otimizada


0Tpica, Compacta e Completa

4. O que necessrio para executar o Dual Boot, usando o Windows Me e

uma verso anterior do Windows?

O Instalar o Windows Me em outro disco rgido. O Instalar o Windows Me a partir de outro drive de CD-ROM. O Instalar o Windows Me em um diretrio/pastadiferente daquele em
O
que o sistema est instalado. Instalar o Windows Me no mesmo diretriolpasta no qual o outro sistema j est instalado.
: -r-.. ='

5. O que o Product Key?

'?7

O Um cdigo alfanumrico que se relaciona unicamente com um


Programa de instalao do Windows Me.

O Um cdigo numrico que se relaciona com todos os Programas de


instalao dos Produtos da Microsoft.

O Um cdigo numrico que se relaciona unicamente com um Programa


de instalao do Windows Me.

0 Um cdigo hexadecimal que se relaciona unicamente com um


Programa de Instalao do Windows Me.

Captulo 1 1

Fazendo atualizaqes no PC
Neste captulo, trataremos da atualizao do PC, desde a troca de placas e componentes que possam queimar (utilizando o recurso Plug 'n Play do Windows) at a desinstalaoe instalao de novas verses de softwares no microcomputador.Aqui, trabalharemos um pouco mais a fundo na manuteno dos microcomputadores, que um dos propsitos do nosso curso.

Problemas com o PC: Como resolver?


O microcomputador um equipamento bastante sensvel e delicado. Assim sendo, muito natural que ele pare de funcionar com uma certa facilidade. E diante de uma situao como essa, o que fazer?

O primeiro passo fazer um diagnstico do que h de errado com o microcomputador.

A primeira atitude (e mais importante) procurar saber o que ocorreu quando o microcomputador parou de funcionar. Esta dica vale tanto para problemas de hardware quanto no software e deve sempre ser observada. Isso ajudar a identificar qual o tipo do problema ocorrido no microcomputador. 0 s microcomputadores podem apresentar, basicamente, dois tipos de problemas: de Hardware e de software instalado.
hardware dizem respeito exclusivamente a parte fsica do microcomputador (uma placa queimada ou um mau contato no cabo de fora, por exemplo).
i problemas de

i problemas de software retratam algum dano que um software pode

sofrer (a perda de parte do programa, problemas com drivers de dispositivo etc.).

Lembre-se que o problema do microcomputadortambm pode estar relacionado simultaneamente com os dois casos citados (software e hardware). Neste caso, preciso, primeiro, resolver o problema do hardware para depois resolver o do software. Uma vez identificado o tipo do problema, vamos tomar as devidas providncias (que variam a cada caso) para solucion-lo. Vamos estudar cada uma delas.

Problemas no sofhvare
Comeamos pelos problemas no software porque eles so relativamente mais simples de solucionar e costumam tomar menos tempo do profissional para ser resolvido (ainda que, em geral tomam muito mais tempo no diagnstico do problema). Os problemas mais comuns de software so perda de arquivos, conflitos em dispositivos, incompatibilidade com o sistema e vrus.
A perda de arquivos o problema de software mais comumente encontrado. Eles ocorrem quando o usurio, inadvertidamente, move ou apaga arquivos vitais ao funcionamento do sistema. Se os arquivos apagados forem do Sistema Operacional, ele poder parar de funcionar ou comportar-se de maneira estranha, causando instabilidade no sistema. Neste caso, a simples reinstalao do sistema danificado vai corrigir o problema, na maioria dos casos.

0 s conflitos de dispositivos so um caso a parte e costumam ser mais complicados de se resolver. Vrias causas podem gerar conflitos de dispositivo, como problemas na distribuio de IRQ pelo sistema, erros no reconhecimento de dispositivos etc. A melhor maneira de solucionar problemas de conflitos usar o Gerenciador de dispositivos do Windows. Para acess-lo clique sobre o boto Iniciar, opo Configuraes e, em seguida, Painel de controle. Dentro do Painel de controle, d um clique duplo sobre o cone Sistema. Clique na guia Gerenciador de dispositivos e surgir a tela a seguir:

S.0.S Computadores

diagnsticos que exibe o status dos dispositivos instalados, os endereos de memria que eles esto utilizando, se algum deles est em conflito com outros existentes, qual deles faz uso de acesso DMA (Direct Access Memory), os endereos de EntradaISada. Um dispositivo em conflito aparece com um ponto de exclamao em um crculo amarelo ao lado de seu cone.
Tela do Gerenciador de Dispositivos

Alguns dispositivos podem ser interpretados como dispositivos em conflito por engano. Nesse caso, o melhor a fazer eliminar todos os dispositivos com problemas, desligar o microcomputador e deixar o prprio Windows Me reconhecer de novo o dispositivo.

@.a-

Mouse

l--...?@jouse $ 9 3 [P21 AirM


I..1

Note que, sobre o cone do dispositivo (mouse), h um ponto de exclamao que exibido dentro de um crculo amarelo

Se os recursos Plug and Play do Windows reconhecerem o dispositivo, ele pra de ser interpretado como conflitante e passa a funcionar normalmente. Se isso no resolver, o dispositivo est realmente em conflito com outro. D um duplo clique sobre o ponto de exclamaqo para verificar qual o problema de conflito. Normalmente, isso ocorre quando dois dispositivos tentam

Fazendo atualizaes no PC

utilizar o mesmo Pedido de Interrupo ou IRQ (uma espcie de canal no qual os dispositivos fazem trafegar os dados). Neste caso, necessrio descobrir quais os outros IRQs que o dispositivo pode utilizar e mudar o endereo IRQ do dispositivo em conflito. Para resolver problemas de conflito, fundamental estar com o manual dos dispositivos em mos, para verificar suas caractersticas ou buscar na Internet o site do fabricante do dispositivo e conseguir as informaes. Os casos de incompatibilidade com o sistema ocorrem quando um usurio adquire um programa que no capaz de funcionar no microcomputador, o que pode ocorrer por falta de recursos fsicos (o hardware insuficiente para executar o programa), porque o programa no funciona em conjunto com outro programa instalado no computador (como o Wingate, programa de compartilhamentode acesso do tipo proxy, que no funciona com o Personal Web Server, da Microsoft) ou mesmo porque o Sistema Operacional no suporta o programa (com os programas desenvolvidos para Windows Me que no funcionam em Linux). Se o problema for falta de hardware suficiente para executar o programa, uma possvel soluo instalar os componentes que faltam para a execuo desse software. Se o problema for incompatibilidadecom o Sistema Operacional, instale o sistema ou troque o software por outro que seja baseado em seu Sistema Operacional. Mas, se o problermafor devido incompatibilidade com outro programa, desinstale aquele que ser menos necessrio e use o outro. Os vrus costumam ser um dos principais motivos de necessidade de assistncia tcnica aos microcomputadores. Eles so programas desenvolvidos por pessoas interessadas em danificar microcomputadores. Espalham-secom muita facilidade (principalmente por disquetes infectados e pela Internet) e podem causar vrios danos, desdea lentido geral do sistema at a formatao do disco rgido! A cada dia, surgem de dez a quinze novos vrus para o Windows. Assim, o melhor remdio para se proteger de ataques de vrus observar as seguintes dicas:

S.0.S Computadores

no executar programas dos quais voc no saiba a procedncia;

i no abrir e-mails na Internet de pessoas que voc no conhece; i no utilizar disquetes de fontes desconhecidas em seu microcomputador.

Existem, no mercado, bons antivrus a venda. O profissional de manuteno deve ter sempre um bom antivrus, atualizado, a disposio para eliminar os vrus de qualquer microcomputador. Os dois mais vendidos hoje em dia so o ViruScan, da McAfee (www.macafee.com) e o Norton Antivirus, da Symantec (www.symantec.com). Procure conhecer bem a soluo antivrus que voc for adotar e mantenha a base de dados sempre atualizada. No final deste captulo falaremos mais sobre este tipo de software que muito importante ter em nosso computador. Aqui foram citados apenas alguns dos problemas que podem ocorrer com o software do seu microcomputador. Se voc encontrar outros, entre em contato com o fabricante do software pela da Internet (no site dos fabricantes sempre h algum tipo de servio de ajuda por e-mail), por carta ou mesmo telefone.

Problemas no hardware
Os problemas de hardware constituem, na maioria dos casos, uma batalha para diagnosticar corretamente o problema. Na maioria das vezes, a nica maneira de identific-lo testar, pea por pea, todos os componentes e verificar qual delas apresenta problemas. Entretanto, h centenas de maneiras (e dicas) para identificar os problemas no hardware do microcomputador.Vamos citar algumas das mais valiosas, e tambm outras, menos comuns, mas que facilitam bastante a vida do profissionalde montagem e manuten~o. Muitas vezes, ter uma descrio do problema ocorrido ajuda a traar

Fazendo atualizaes rio PC

algumas alternativas para a soluo da questo. Se o problema ocorrer em sua presena e o Sistema Operacional enviar alguma mensagem de erro, lembre-se de anotar essa mensagem. Se quem notou o problema foi algum usurio, peGa a ele que anote a mesma mensagem. Isso pode ajudar muito no diagnstico do problema, se for necessrio buscar algum tipo de suporte mais especializado. Para corrigir problemas de hardware, o primeiro passo remover a tampa metlica do gabinete e observar o aspecto do microcomputador. Procure por cabos soltos, placas mal encaixadas, componentes aparentemente queimados etc. Tente firmar a conexo dos cabos, apertar placas em seus encaixes, verificar os mdulos de memria RAM, enfim, verifique se tudo est no lugar. Tente ligar o microcomputador, ainda sem a tampa do gabinete, e veja se ele funciona. Se no funcionar, experimente retirar todos os cabos do lugar e encaix-los novamente. Tente ligar o microcornputador. Se ele continuar apresentando problemas, desligue-o e tire o cabo de fora da tomada. Aqui comea o processo para se descobrir a causa dos problema. Retire os componentes do microcornputador, pea por pea, para test-las fora do conjunto, de prefernciaem outro microcornputador, que esteja funcionando normalmente. Comece pelos mdulos de memria, o processador, as placas de expanso, o disco rgido etc. Se encontrar problemas em algum desses componentes, continue e teste todos os outros. Por estarem conectados atravs da eletricidade, pode ser que o problema esteja ocorrendo em mais de um componente. Se todos os componentes estiverem em perfeito estado, o problema, provavelmente, est na placa-me. Uma maneira curiosa, mas muito til, de avaliar contar o nmero de "beeps" emitido na hora em que se liga o microcornputador. O beep uma checagem feita pelo BIOS, que testa a maioria dos componentes e avisa ao usurio que est tudo bem (ou no). O nmero de beeps emitidos varia de acordo com a marca do BIOS. Veja uma tabela com os cdigos dos beeps dos BIOS AMI:

-* <..J
,o -*

\
!

;3
.

-.

"I, %.-.
L

.:c3
. , ? C

? ' 7 ,iF

S.0.S Computadores

i-. \--:. - ->> 1


)

Nmero de Beeps Nenhum


1

Erro Espera-se que voc oua pelo menos um beep. Se voc no ouvir nada, o microcomputador pode estar com problemas na placa-me, fonte de alimentao ou no alto-falante. Bom sinal. Um beep indica que est tudo bem. Seu microcomputador apresenta problemas de memria. Primeiro, cheque o vdeo. Se ele estiver funcionando, voc ver uma mensagem de erro. Se essa mensagem no aparecer, o problema est nos mdulos de memria. Experimente mud-los de posio e reiniciar o microcomputador. Ele sempre ir buscar a memria no primeiro banco.
O mesmo que 2 beeps

4
5

O mesmo que 2 beeps

Possvel problemas com o processador. Tente reinicializar o microcomputador.


O chip que controla o teclado no est funcionando. Primeiro tente trocar o teclado. Se no resolver, troque o cl-iip.

6
7

Seu processador no est funcionando corretamente. Tente substit-10. Sua placa controladora de vdeo no est funcionando. Verifique se ela est bem conectada. Se o problema persistir, substitua a placa. Problema com o BIOS. Substitua-a. Problemas com o chip da CMOS. Substitua-o. Seu microcomputador est com problemas de memria. Cache e o sistema desabilitou. Ser necessrio substituir as memrias.

8 9
1O
11

....

A tabela deste material apenas como fonte de consulta e conhecimento.

A seguir, veja tambm a tabela de cdigos do BIOS Awards:

Fazendo atualizaqes no PC

S a ttulo de curiosidade, o BIOS Award emite uma sequncia de cdigos bem mais detalhada que a do BIOS AMI. So emitidos em sequncia, com pequenos intervalos de tempo. Entretanto, os diagnsticos so os mesmos que a AMI sinaliza com seu BIOS.

Beeps Seu microcomputador no pde ler a configurao armazenada na CMOS. Substitua o mdulo que abriga o BIOS. 1-1-4 1-2-1 1-2-2 1-3-1 1-3-1 Seus BDS precisa ser substitudo. Problema no chip de timer. Problema na placa-me. Problema na placa-me. Problema na placa-me. Seu microcomputador apresenta problemas de memria. Primeiro cheque o vdeo. Se ele funcionar, voc ver uma mensagem de erro. Se essa mensagem no aparecer, o problema esta nos mdulos de membria. Experimente mud-los de posio e reiniciar o microcomputador. Ele sempre ir buscar a memria no banco numero I. isso no funciponar, substitua Se a placa-me. Problemas na placa-me. Problemas na placa-me. Problemas com a memria. Qualquer combinao de beeps aps 2 beeps significa problemas de memria.
Continua na prxima pgina ...

1-3-3

1-3-4 1-4-1

1-4-2

2----

S.0.S Computadores

3-4-4-2-1 4-2-2 4-2-3

Seu controlador de vdeo no est funcionando. Um dos chips de sua placa-me est com problemas. Primeiro, cheque o teclado. Se no houver problemas, ento o defeito est na placa-me. Primeiro, cheque o teclado. Se no houver problemas, ento o defeito est na placa-me. Uma das placas est com problemas. Retire todas as placas de seu microcomputador e v testando, uma a uma, at conseguir isolar a que est com defeito. Problemas na placa-me. Problemas na placa-me. Problemas na placa-me. Problemas na DataIHora ou na bateria. Problemas nas portas seriais. Seu comprocessador matemtico est com mau funcionamento.

4-2-4 4-3-1 4-3-2 4-3-3 4-34 4-4-114-4-2 4-4-3

Fazendo atualizaes no PC

Instalando e configurando novos componentes


Quem j teve que instalar um novo componente em um microcomputador antigo (anterior ao Pentium) sabe como essa uma tarefa trabalhosa! Configurar uma simples impressora exigia a instalao de um pequeno software (que era fornecido pelo fabricante da impressora e nem sempre deixava claro ao usurio domstico qual a maneira correta de instalar o tal programa), e torcer para que tudo desse certo. Hoje em dia, esse esforo desnecessrio. O Sistema Operacional Windows Me compatvel com um eficiente sistema de reconhecimento de novos componentes instalados, chamado Plug and Play (Ligue e Use, traduzido ao p da letra). O Plug and Play um recurso antigo (existe desde 1987, com as placas de barramento MCA), mas popularizou-se depois do lanamento de microcomputadorescom barramento PCI (que tambm suporta Pn'P) e do Windows 95. Para que uma placa seja reconhecida automaticamente assim que for instalada no microcomputador, no basta apenas que o barramento seja um PCI. O dispositivo instalado, o BIOS e o Sistema Operacional devem suportar o recurso Plug and Play para que os novos componentes possam ser reconhecidos automaticamente. Somente os barramentos MCA e PCI suportam originalmente Plug and Play (apesar de o Windows reconhecer componentes ISA). Todos os BIOS mais novos suportam dispositivos Plug and Play. Quanto aos Sistemas Operacionais, todos os Windows, a partir da verso 95, suportam Plug and Play. Outros sistemas como o Linux e o Windows NT 4 suportam apenas alguns dispositivos (suporte parcial). Quando o processo de reconhecimento iniciado, o Windows Me informa ao usurio que o novo dispositivo foi encontrado e pede para informar onde esto gravados os drivers do dispositivo encontrado. O usurio indica o local e o Windows Me faz o restante: instala os drivers, configura o dispositivo e prepara-opara entrar em funcionamento. Em alguns casos (dependendo dos requisitos do dispositivo), o Windows pedir que voc reinicialize o microcomputador para que os dados do dispositivo fiquem arquivados no Registro do Windows (uma espcie de Banco de dados de configurao
S.0.S Computadores

.% e
'r,.,

.. : ..* .-

ftTg
,,>,.

'
f

: .

-a 1 . . *
i
. . e
i

. - 2 : ,
.

,>.-?.:3
,
1

..r 3
i
<_

1
:

$,
r;
3.
,

S.

-...? .
: '

.3 .?

1.:. ,

:,>
,

.-:7

I;.

.I
;

. i. .. r,&
.- . :

." -, .

-:3;

do sistema). Porm, em alguns casos, o Windows no reconhece um ou mais dispositivos instalados na mquina ou mesmo no instala um driver adequado para ele. Nesses casos, necessrio indicar qual hardware est sendo instalado. Veremos dois exemplos: vdeo e impressora.

Instalando hardware de vdeo


Para instalar o vdeo, clique sobre o menu Iniciar, Configuraes e Painel de Controle. Dentro do painel de controle, clique sobre o cone Vdeo. Ao surgir a janela Propriedades de vdeo, selecione a guia Configuraes.

Nestajanela, clique sobre o boto Avanadas. Ser iniciado o Assistente para atualizao do driver de dispositivo. Aps clicar sobre o boto Avanar, ser exibida a seguinte janela:

Fazendo atualizaes no PC

Selecione a opo Exiba uma lista de todos os drivers em um determinado local para que voc possa selecionar o drive desejado. Nesta opo, o Windows mostrar uma lista de drivers que ele tem disponvel para o dispositivo.

na Se o fabricante e o driver procurado for~encontado iista, elecione-o. Se no, clique sobre o boto Com disco para instalar o drve atravs de um

...

S.0.S Computadores

disquete ou CD do fabricante do dispositivo de vdeo.


O driver ser definitivamente instalado quando o microcomputador for reiniciado.

Instalando uma impressora


S o que voc precisa para instalar uma impressora escolher um modelo (no preciso nem ter a impressora, pois o Windows entende que voc pode estar configurando uma impressora antes de adquirir uma).
Inicie clicando sobre o boto Iniciar, menu Configuraes, comando Impressoras. Surgir uma janela semelhante a exibida a seguir:

inmessara

1000F%3

instalar novas.impressoras. Para obter informaes sobre uma impressora que j esteja instalada, dique m m o boto direito no icone da impressora. Para instalar uma nova impressora, dique em Adicionar impressora para iniciar o assistente 'Adiaonar impressora'. Selecione um item para exibir sua descrio.

...

.?.

...

Na janela Impressoras, d um duplo clique sobre o cone Adicionar impressora. Surgir, ento, a tela do Assistente para adicionar impressora, conforme visto na figura a segyir:

Fazendo atualizaes no PC

Segunda etapa do Assistente: aqui, vamos escolher a marca e o modelo da impressora que desejamos instalar.Agora, devemos informar corretamente os detalhes da impressora a ser instalada, caso contrrio, ela no funcionar direito.

FA-.4detIOOUSF v523

'?I )
h..

.$-,I
L i
I

$3
+ ;
5-

': I

I
I

J
2

Aqui escolhemos um modelo de impressora que foi muito utilizado no passado e serve perfeitamente para nosso exemplo. Foi escolhida a impressora Epson LX-810, da fabricante Epson.

--- 2 C& ? .

c)
:..-.$
- 3
<

'

' 9

-'c..

J
, h

-: 3
.:.,..g
;

'

:-

-R.

$ &
.;; L2

..;.a

1 : %
:

. :
e---.*-

S.0.S Computadores

<3
, "

'
L

:p 7 )
4

Quarta etapa do Assistente: aqui, vamos escolher qual a porta em que vamos conectar a impressora. Normalmente, as impressoras so instaladas na porta LPTI. Se o seu micro-computador no possui tantas portas disponveis quanto as exibidas na figura ao lado, no se assuste. Isso varia bastante entre os microcomputadores. Aqui, vamos dar um nome para essa impressorajunto ao Sistema Operacional. Esse nome de livre eicolha do usurio e nada interfere em seu funcionamento normal. ~ambm vamos informar se esta ser a impressora padro. Se tivermos apenas uma impressora instalada, selecione a opo Sim. Se existir outra impressora em uso, no ser necessrio definir a nova impressoracomo padro.
ssistente para sdic3arwr imprassars

Sexta e ltima etapa do Assistente: neste ponto, vamos informar se a impressora vai imprimir uma pgina de teste aps finalizar a instalao. Se a impressorafor realmente nova, selecione a opo Sim. Seno, opte por No. Pronto! Sua nova impressora est instalada e pronta para ser utilizada.

Fazendo atualizaes no PC

Esse o processo manual de instalao mas, como dissemos anteriormente, o Windows Me pode reconhecer automaticamente o novo equipamento. Isso porque o Windows Me possui um enumerador dos dispositivos instalados que checa todas as portas de comunicao, barramentos de placas etc. Uma vez detectado o novo equipamento, o sistema emite uma janela com a mensagem "Novo Hardware Encontrado". A partir da, ele busca identificar esse hardware e encontrar o driver (pequeno programa que funciona como um controlador de dispositivos) correto para o componente. No exemplo abaixo, foi identificada uma nova placa de vdeo:

&aplcuJ,r grafimPM padfo

fa~e: wpb& B m haxharet Sa obr-r* & &a muma m& d~ir&&& insirs ela qcxa er diwe aPit 'P&&B*

Processo Plugand Plny do Wimjows i$ent@cando uma nova placa de video

Concluindo o processo de instqlaq, o ~ i n d o w s . ~ e . t e r m i n aconfigurar de A$s ser realizado o equipamento e pede que o sistema sejareiniciali~ado. o boot, o dispositivo est pronto para ser-utilizado.

S.0.S Computadores

Pre~arando microcomputador para a Internet o


Preparar um microcomputador para acessar a Internet bastante simples. Vamos partir do princpio que o microcomputador no tem a placa de Fax/ Modem instaladae partir da instalao at a configurao do provedor de acesso. As placas de FaxJModem so equipamentos relativamente simples de configurar. O nico porm fica por conta de conflitos com outras placas do sistema (normalmente, com a placa de som). A preparao do microcomputador para a Internet uma tarefa composta de quatro etapas: instalao fsica do modem, criao da conexo Dialup, criao da conta de usurio e configurao do browser. Comecemos com a primeira etapa: desligue o microcomputador e retire a tampa metlica do gabinete (no se esquea de desconectar o cabo de fora da tomada eltrica). Localize um slot livre para a instalao de sua placa de FaxModem e fixe-a nesse slot. Conecte novamente o cabo de fora e, sem fechar o gabinete com a tampa metlica, ligue-o novamente. O Windows Me dever iniciar normalmente e reconhecer sua nova placa de FaxModem. Fornea os drivers corretos de sua placa e conclua a instalao. Uma vez instalada e configurada, a placa de FaxtModem, precisamos criar uma conexo Dial-up. Uma conexo Dial-up nada mais que uma configurao de software que far a discagem para o provedor de acesso a Internet. Para criar a nova conexo Dial-up, clique sobre o boto Iniciar, menu Configuraes, comando Painel de controle. Dentro do Painel de controle d um duplo clique sobre o cone Opes da Internet e surgir a tela ao lado:

Fazendo atualizaes no PC

Antes de criar a conexo Dial-up, obrigatrio ter algumas informaes referentes ao provedor de acesso a Internet que se pretende usar, como nmero do telefone. Sem esses dados, impossvel criar a conexo Dial-up. De posse dos dados de seu provedor de acesso, clique sobre a guia Conexes e, em seguida, sobre o boto Adicionar. Surge a tela ao lado: nela, digite um nome para a conexo que est sendo criada.

Depois de digitado o nome para a conexo, selecione o Modem instalado em seu microcomputador na lista logo abaixo do nome da conexo.

S.0.S Computadores

Clicando sobre o boto Configurar voc pode determinar mais alguns ajustes de seu Modem (como velocidade, porta de comunicao utilizada, o volume do alto-falanteetc).

...,

Essas configuraes variam bastante de acordo com o tipo de Modem. Procure mais informaes no manual do fabricante do Modem ou em publicaes especializadas.

D e ~ o ide tudo aiustado e s configurado, cliq"e sobre o boto OK. Voc voltar a tela anterior. Clique, agora, sobre o boto Avanar. Seja com o assistente que, agora, pede o nmero d telefone do provedor de acesso para a discagem. Digite os dados corretamente e clique novamente sobre o boto Avanar. .

...

..

Fazendo atualizaes n o PC

Depois da configurao feita, o assistente se prepara para finalizar a criao da conexo Dial-up. Nesta etapa, s nos resta clicar sobre o boto Concluir.

Finalizado o assistente, retorne a tela de Propriedades da Internet. Note que agora j est aparecendo a conexo Dialup que voc acabou de criar. Com isso, est concluda a terceira parte da tarefa: criar a conexo Dial-up. Para terminar de configurar o browser com os dados do provedor de acesso, proceda de duas maneiras: ou configure manualmente, ou utilize um assistente para configurao da Internet, fornecido por algum provedor de acesso.

S.0.S Computadores

Mostraremos aqui o processo de configurao manual. Aps criar a conexo Dial-up, certifique-se de que as configuraes de conexo esto corretas. Para isso, feche as janelas usadas na criao da conexo. Acione o cone Meu computador e, dentro dele, d um duplo clique sobre o cone Acesso a rede dial-up. A seguir, clique sobre a conexo recm-criadacom o boto direito do mouse e acione o comando Propriedades. Surgir a seguinte janela:

Nesta caixa de dilogo, so realizadas as configuraes do Modem. Na guia Geral, ao lado, o numero do provedor para onde voc vai deixar e o modelo do Modem instalado.

Vejamos agora a guia Tipos de servidor, usada para ajustar as configuraes da conexo referentes ao servidor Web.

Fazendo atualizaes no PC

Nesta guia, vamos ajustar o tipo de servidor e o padro de servio fornecido por ele. Isso existe para diferenciar servidores Web de diferentes plataformas, como servidores Windows NT, Unix, Netware etc.

Procure saber que o tipo de provedor de acesso voc est utilizando. Mantenha tambm as configuraes como na imagem acima. Isso ser o mnimo para que o acesso ao Internet seja garantido. Na seo Protocolos de rede permitidos mantenha sempre o protocolo TCPIIP selecionado. baseado nele que toda a Internet trabalha. Um Protocolo uma espcie de linguagem, que deve ser comum aos vrios microcomputadoresde uma rede, para que eles possam "conversar". As informaes vistas aqui podem ser adquiridas junto ao seu provedor de acesso.

S.0.S Computadores

Dando um clique sobre o boto Configuraes de TCPIIP, voc pode verificar se as configuraes do protocolo de comunicao TCPAP esto corretamente selecionadas.

Aqui, especifica-se o endereo ZP do microcomputador, caso ele use ZP fixo

E aqui especifica-se o endereo do servidor DNS, um servidor que conduzir seu microcomputador na navegao pela Web

Se o seu servidor Web for um servidor de Internet acionado por linha discada (linha telefnica comum), o melhor a fazer selecionar a opo "Endereo IP atribudo pelo servidor". Todo servidor Web que acionado por linha discada atribui um endereqo IP (endereqo que identifica unicamente cada usurio) automaticamente a cada novo acesso de usurio. Se voc um usurio-deacesso por Banda Larga, como conexes ADSL, ISDN ou via Cabo, ento, voc tem um Endereo IP fixo. Voc precisa pedir a seu provedor o nmero de IP que seu microcomputador ir usar e especific-lo na caixa de dilogo acima. Essas so as configuraes mnimas para acessar um provedor de Internet gratuito.
Fazendo atualizaes no PC

Instalando e removendo s o h a r e s do Windows


Outra tarefa muito comum que o profissional de montagem e manuteno executa instalar programas em microcomputadores. Em geral, a maior parte dos chamados de suporte tcnico acontece devido a problemas de configurao de microcomputadorque demandam a reinstalao do software.

certo que os programas so os mais modificados de acordo com a necessidade do usurio. Se o chamado que voc atender for um pedido de reinstalao de software, leve algumas ferramentas que podero ser muito teis para o servio. Vamos a elas:
i CD's de instalao (originais) do maior nmero de programas que se

puder ter;
i um drive de CD-ROM para transporte;

mais discos de boot (gerados pelo Painel de controle do Windows Me, para suportar boot com CD). Instalar um programa no Windows Me tarefa bastante simples e muito intuitiva. Todo programa, ao ser instalado, possui um Assistente de Instalao. Esse assistente, tambm conhecido como Programa de Instalao, encarrega-se de tornar o trabalho de instalao mais fcil. Com o Programa de Instalao trabalha um pequeno aplicativo do Windows, chamado Adicionar ou remover programas. Este aplicativo, encontrado no Painel de controle, gerencia todos os softwares instalados em seu microcomputador, permitindo que o Windows Me reconhea os programas que esto instalados e quais os recursos disponveis para eles. Alm disso, o miniaplicativopermite desinstalar o programa, removendo os componentes que poderiam ser utilizados por outros programas (como arquivos DLL), mas que somente este aplicativo est utilizando.

i um ou

S.0.S Computadores

Isto acontece porque um programa, ao ser instalado, deposita a maioria de seus arquivos em um diretriolpasta prprio, dentro do diretriolpasta Arquivos de Programa, porm alguns arquivos (normalmente, arquivos de configurao do aplicativo, bibliotecas DLL e outros) so instalados no diretriolpastaWindows. Portanto, se apagarmos completamente o diretriolpasta do aplicativo, somente uma parte do programa ser apagado. Veremos aqui o programa de instalao, importantsssimo e indispensvel em nossos computadores, o Office 2000, que vem munido das principais ferramentas de trabalho do dia-a-dia: Microsoft Word(Textos), Microsoft Excel(Plani1 has-Clculo), Microsoft PowerPoint(Apresentaes),Mircosoft Acess (Banco de Dados), entre outras ferramentas.

Para iniciar a instalao do Microsoft Office 2000 basta inserir o CD (original) no drive CD e aguardar, pois o AUTO RUN executar a inicializao automtica do software. Se quiser, voc tambm pode executar a inicializao da instalao do software da seguinte forma: Clique no boto Iniciar - Executar - D:\INSTALAR - OK..., aguarde...

Fazendo atualizaes 110 PC

Esta uma das primeiras telas para selecionar as opes:

Ao optar por Adicionar ou remover recursos, podemos escolher os componentes a ser instalados, veja:

Modo de manuteno

Selecionandorecursos

Microsok Word para Windows Mcrosoft Excel para Windows Microdt PowerPdnt para Windows Fcrosoft Outlook para Windows Mcrosdt Access para Windows Microsoft FrontPage para Windows Ferramentasdo Ofhce Convwsores e Fitros

S.0.S Computadores

Nesta etapa do assistente, escolha com o auxlio do mouse os componentes a ser instalados e clique no boto Atualizar, na seguinte tela:

A partir deste momento, devemos deixar por conta do prprio microcomputador.Aps alguns instantes chegaremos a final, onde veremos a seguinte tela de confirmao:

Agora podemos clicar sobre o boto OK, pois a instao j esta pronta.

J para remover um software instalado o procedimento ainda mais simples: acione o cone Adicionar ou remover programas, no Painel de controle. Surgir a caixa de dilogo a seguir:

Fazendo atualizaes n o PC

..
'-

. g

r.')

*,. . .*.i>

;-" .. ,

.-

i .2<

< ,;
-.
.--c,

.,:/'.%

,> 2
-. j

,:? .
i . . .

'i

.-f

.'."a

'A

....a

.-I

~'3
-a

;..:-) : '
.:'.)
L .d

Basta escolher o programa que se deseja remover e clicar no boto Adicionar ou Remover.... O Windows Me acionar o Assistente que instalou o programa, que se encarregar de remov-lo. Antes de remov-lo, o Assistente perguntar se voc deseja realmente remover o programa, como mostra a imagem na prxima pgina.

:i;-]

3
&3, $3 B.,C

*, 0

S . 0 . S Computadores

Se voc confirmar, a remoo ser executada, mostrando uma caixa de aviso quando estiver concluda.

Vrus
0 s vrus de computador so programas executaveis que danificam os dados dos discos, corrompem programas at mesmo reformatam o disco rgido (causando perda de dados). Hoje no mercado existem duas boas ferramentas antivrus: o Mcfee VirusScan (www.macafee.com) da Network Associations e o Norton Antivirus da Symantec (www.symantec.com). O Norton possui tambm um conjunto de ferramentas para resoluo de problemas do dia-a-diacom microcomputadores, o Norton System Works.

Fazendo atualizaes n o PC

Ele vem munido com anti-vrus e programas como:


i Norton utilites: possui cerca de 20 programas que ajudam a evitar e

corrigir problemas, alm de otimizar o desempenho do micro.


i Norton CrashGuard: utilizado para evitar a perda de dados quando ocorre

travamento no microcomputador.
Norton CleanSweep: elimina os arquivos desnecessrios dos discos.

Agora escolha um desses antivirus e utilitrios e proteja-se dos invasores...

S.0.S Computadores

Teste seus conhecimentos

1. Quais os dois principais tipos de problemas que podem ocorrer com o microcomputador?

O O O O

Problemas de Hardware e de Sotware. Problemas de Linguagem e de Operao. Problemas de Boot ou de Execuo. Problemas de Estouro de Capacidade e de Proteo Geral.

2. Quais so os dois maiores fabricantes de BIOS existentes no mercado atual?

O O O

PC Bios e AMI PC Chips e Award Megatrends


AMl e Award

3. O que Dial-Up?

O Um software que realiza a discagem para conexo com a Internet. O Um dispositivo que cadastra todos os nmeros de telefone discados. O Um software de transmisso e recebimento de voz e fax, via rede. O um software destinado a elaborao de rotinas de manuteno.

4. O que um tcnico precisa ter para atender a um chamado de

reinstalao de software?

O O CD de instalao do programa e um microcomputador disponvel para auxiliar na instalao. O O CD de instalao do programa e um disco de boot, mesmo que o cliente no tenha drive de CD-ROM. O O CD de instalao do programa, um disco de boot e um disco rgido disponvel. O O CD de instalao do programa, um disco de boot e um drive de CDROM disponvel.
5. Qual o protocolo utilizado para acessar informaes na Internet?

o IPWSPX
0 NWLink e NetBIOS.
O NetBEUi 0TCPIIP
6. O que um vrus de microcomputador?

O Um programa executvel que mostra mensagens na tela do


computador

O Um programa executvel que se instala no microcomputador e


danifica os arquivos etc.

0 Um boato da intemet

S.0.S Computadores

Glossrio
Dip switch: pequenas chaves para ligar que tm a funo de ajustar a configurao de hardware em algumas placas-me.

Arquitetura de Von Newmann: tipo de arquitetura de microcomputadores criada pelo cientista John von Newmann, que utilizada pela maioria dos fabricantes de microcomputadores atuais. ATA: padro da indstria para endereamento de dados do disco rgido, da ordem de 28 bits. Atravs dessa tecnologia, podem-se criar discos rgidos de at 128 GB. DDR: tipo de memria tambm conhecida como SDRAM 11, trabalha com o dobro da velocidade das memrias SDRAM.
RAMBUS: um tipo de mdulo de memria RAM que transfere dados para o restante do sistema em alta velocidade. Enquanto os mdulos de memria mais rpidos trabalham a 133MHz, o RAMBUS chega a atingir at 800MHz. Este padro foi adotado pela Intel, mas fracassou por questes de posicionamento de mercado.

Multmetro: tambm conhecido como Multiteste, o multmetro um equipamento de medio capaz de medir corrente eltrica, tenso, resistncia eltrica etc. LED: abreviatura de Light Emissor Diode (Diodo Emissor de Luz), o LED utilizado na informtica para indicar a passagem de corrente por um sistema eltrico qualquer e at emitir feixes infra-vermelho ou de laser de baixa potncia. A principal vantagen dos LEDs sobre as lmpadas comuns ter baixo consumo de energia. MODEM: abreviatura de MOduladorDEModulador, o MODEM um equipamento que permite um computador estabelecer conexo com um computador remoto, atravs de uma linha telefnica ou cabo. Placa de Vdeo 3D: so placas de vdeo com processadores (conhecidos como Chipsets) prprios, capazes de gerar imagens em trs dimenses com grande realismo. So normalmente utilizadas por sotwares grficos e jogos de ao.

Placas de Som 30: so placas que exploram ao mximo o efeito Surround, utilizando de 4 a 6 caixas acsticas. Combinadas com um bom jogo de caixas acsticas, proporcionam um som de melhor qualidade. Voltmetro: equipamento utilizado para medir ddp (diferena de potencial), expressa em volts (V) de equipamentos eletrnicos, conhecido popularmente como "voltagem". Webcam: este nome dado as cameras capazes de capturar imagens e disponibiliz-Ias na Internet. Se o usurio possui acesso rpido a Internet (banda larga), pode at visualizar as imagens em tempo real. Esse nome tambm utilizado para identificar sites na Web que disponibilizam essas imagens. Upgrade: termo utilizado quando se faz atualizaes, tanto de hardware quanto de software, em microcomputadores.

S.0.S Coinputadores

GRIMES, Galen - Aprenda em 24 Horas parade e manutenco de PCs. Editora Campus, 2000, So Paulo. MOREIRA, Luiz Mauricio P. - Montagem Confiuuraco e Montagem de Micros. Editora Ibpi, 2001, So Paulo. MORIMOTO,Carlos. Hardware PC - Guia de Aprendizaaem Rpida. Editora Book Express, 2000, So Paulo. SILVA, Nelson. Montaaem. Reparaco e Manutenco de Micros. Editora Brasport, 2001, So Paulo.

Das könnte Ihnen auch gefallen