Sie sind auf Seite 1von 21

A reproduo a capacidade de constituir descendncia portadora de genes dos progenitores assegurando a renovao continua da espcie e a transmisso da informao gentica

a de gerao em gerao. A espcie humana, como a maior parte das espcies que existem no planeta Terra, reproduzem-se sexuadamente. Na reproduo sexuada ocorre a fecundao, com fuso de gmetas, geralmente provenientes de dois progenitores diferentes, e formao de um ovo. Os descendentes so nicos, geneticamente diferentes entre si e dos progenitores.

Reproduo Humana Na reproduo humana intervm rgos especializados que formam os sistemas reprodutores (feminino e masculino).

Sistema Reprodutor Feminino O sistema reprodutor feminino um conjunto de rgos que asseguram a produo de vulos e o desenvolvimento de embries. Tem como funes bsicas: . Gnese de gmetas; . Transporte dos gmetas e local de fecundao; . Recepo do esperma; . Desenvolvimento de novos seres.

Sistema Reprodutor Masculino O sistema reprodutor masculino constitudo por rgos que asseguram globalmente a produo de espermatozides. Tem com funes bsicas: . Gnese de espermatozides e seu armazenamento; . Produo de secrees que, com os espermatozides, formam o esperma; . Transporte e libertao de esperma; . Copulao.

Gnadas e Gametognese As gnadas so os locais onde so produzidos os gmetas. No caso da mulher so os ovrios e no caso do homem os testculos. A gametognese um conjunto de fenmenos ao nvel de clulas da linha germinativa que leva formao de gmetas. Nos ovrios d-se a oognese e nos testculos a espermatognese.

Estrutura dos testculos e Espermatognese Os testculos so rgos ovides, situados nas bolsas escrotais, que se encontram no exterior do abdmen, o que mantm a sua temperatura um pouco mais baixa do que o normal, aspecto fundamental para a produo de espermatozides viveis. Cada testculo divide-se em cerca de 250 lbulos testiculares. Cada lbulo possui 1 a 4 tbulos seminferos enrolados e inseridos num tecido rico em vasos sanguneos. Os tbulos seminferos convergem para uma zona de ligao ao epiddimo. A produo dos gmetas masculinos d-se nesses mesmos tbulos. A parede do tubo seminfero formada por: . Clulas germinativas em diferentes fases de espermatognese, que progride no sentido da periferia para o centro dos tbulos; . Clulas de Sertoli, responsveis pela coeso, proteco e nutrio das clulas germinativas, e pela coordenao da espermatognese. A espermatognese o processo de diferenciao das espermatognias (2n) em espermatozides (n). ocorre nos tbulos seminferos. Tem incio n puberdade e contnua ao longo da vida. Este processo engloba as seguintes fases: 1. Multiplicao formao de novas espermatognias (46,XY) por mitoses sucessivas. De cada duas clulas formadas uma mantm-se na fase de multiplicao e a outra prossegue par a fase seguinte; 2. Crescimento formao de espermatcitos I (2n) pela sntese e acumulao de reservas nutritivas e replicao do ADN; 3. Maturao formao de espermatcitos II (23,X ou 23,Y) pela diviso I (reducional) da meiose, no qual cada cromossoma tem dois cromatdeos. No final da segunda diviso da meiose (equacional) formam-se quatro clulas haplides, os espermatdeos, em que cada cromossoma possui apenas um cromatdeo; 4. Diferenciao ou espermiognese converso dos espermatdeos em espermatozides. Na espermiognese os espermatdeos, clulas esfricas, transformam-se em

espermatozides, flagelados, com achatamento do ncleo, diferenciao do flagelo, eliminao do citoplasma e rearranjo de organitos. Os gmetas acabam por ser libertos no lmen dos tbulos seminferos para serem armazenados no epiddimo.

Morfologia e funcionamento do espermatozide O espermatozide essencialmente constitudo por trs zonas: . Cabea com o ncleo gentico e o acrossoma, capuz formado por vesculas do Complexo de Golgi, contendo enzimas digestivas que permitiro perfurar a camada protectora do ocito II (zona pelcida), aquando da fecundao; . Pea intermdia os centrolos, dispostos no plo oposto ao acrossoma, originam os microtbulos que constituem o flagelo. Concentrao de mitocndrias, fornecedoras de energia (ATP) para os batimentos do flagelo; . Cauda formada pelo flagelo, cujos batimentos impulsionam o espermatozide.

Estrutura dos ovrios e oognese Os ovrios so glndulas de forma ovide com cerca de 5 cm de comprimento. Um ovrio apresenta duas zonas de difcil distino: . A zona medular interna e que apresenta elevada vascularizao;

. A zona cortical perifrica, com numerosos folculos ovricos em diferentes estdios de desenvolvimento.

A oognese o processo de produo de gmetas femininos. Ocorre nos ovrios. Tem incio no embrio, com formao de todas as oognias, com meiose suspensa em profase I at puberdade. A partir da puberdade e at menopausa ocorre, em cada ciclo ovrico, a maturao, em regra, de um ocito I, e a degenerescncia de outros. A oognese compreende algumas fases: 1. Multiplicao durante o desenvolvimento embrionrio ocorre a formao de oognias (46,XX) por mitoses sucessivas. A maior parte das oognias formadas degenera. 2. Crescimento d-se um acentuado armazenamento de substncias de reserva e replicao do ADN implicando o crescimento da clula. Passa a designar-se ocito I (2n). 3. Maturao os ocitos que no degeneram iniciam a fase de maturao com a primeira diviso da meiose, que fica bloqueada em profase I. A meiose apenas continua na puberdade, com o incio dos ciclos ovricos. Os ocitos I passam a denominar-se ocitos II Incio e bloqueio da diviso II da meiose em metafase II. A meiose s termina caso haja fecundao, formando-se vulos e segundos glbulos polares.

Nos ovrios cada ocito encontra-se rodeado por um invlucro de clulas somticas mais ou menos desenvolvido, formando em conjunto uma unidade funcional, o folculo ovrico. Na criana recm-nascida cada ocito I est envolvido por algumas clulas, as clulas foliculares, constituindo os folculos primordiais, muito pequenos. Desde a puberdade at menopausa, alguns desses folculos entram em processo de desenvolvimento todos os meses, embora apenas um completa essa maturao. Ao aproximar-se o final da evoluo do mesmo, a cavidade folicular aumenta muito e o folculo para a designar-se assim por folculo maduro ou folculo de Graaf (fase folicular).

A presso da cavidade folicular sobre a parede do ovrio faz romper o folculo e o ocito II libertado, sendo recolhido pelo pavilho da trompa de Falpio. a ovulao.

Aps a ovulao, as clulas foliculares (do folculo maduro) carregam-se de um pigmento amarelo intenso, o corpo amarelo, com funo hormonal. Esta unidade funcional e estrutural segrega estrognios e progesterona. Se no ocorrer fecundao, o corpo amarelo degenera (fase lutenica).

Controlo Hormonal na Mulher O sistema reprodutor feminino caracterizado por ciclos que decorrem desde a puberdade at menopausa. Cada ciclo desencadeia uma srie de transformaes sincronizadas em rgos como os ovrios e o tero. A existncia desses ciclos deve-se aco de hormonas ovricas, estrognios e progesterona, sobre o endomtrio. Os estrognios so produzidos pelas clulas foliculares e pela teca interna. A concentrao desta hormona aumenta progressivamente medida que os folculos ovricos amadurecem, e depois de um modo rpido atingindo o valor mximo antes da ovulao. A concentrao baixa no perodo da ovulao devido perda de clulas foliculares e volta a aumentar novamente durante a fase lutenica devido actividade do corpo amarelo. A progesterona produzida pelo corpo amarelo e atinge o valor mximo de concentrao durante a fase de desenvolvimento do corpo amarelo. Quando o corpo lteo degenera, a concentrao desta hormona tambm diminui. A descida simultnea das duas hormonas provoca a desagregao do endomtrio fase menstrual.

Ciclo Uterino Paralelamente ao ciclo ovrico ocorre um ciclo uterino ou menstrual, com alteraes do endomtrio (revestimento uterino). Essas alteraes, induzidas por hormonas ovricas, ocorrem em ciclos de 28 dias e dividem-se em fase menstrual, proliferativa e secretora. . Fase menstrual quando no se d a fecundao, ocorre a destruio parcial do endomtrio, uma vez que as clulas, devido contraco dos vasos sanguneos do tero, deixam de receber nutrientes. So expelidos pela vagina sangue e fragmentos de tecidos, formando a menstruao. . Fase proliferativa verifica-se o crescimento do endomtrio, ao nvel de espessura, com o desenvolvimento de glndulas e de vasos sanguneos devido elevada concentrao de estrognios a fase folicular. . Fase secretora o endomtrio continua a aumentar de espessura, devido aco dos estrognios e progesterona produzidos pelo corpo amarelo.

Regulao do Funcionamento do Ovrio Os ovrios so regulados por um complexo situado no crebro, mais precisamente na base do encfalo, o complexo hipotlamo hipfise. Este controlo ocorre ao nvel da hipfise anterior e ao nvel do hipotlamo. A hipfise anterior produz duas hormonas, as chamadas gonadoestimulinas, que actuam nos ovrios (FSH e LH). . A foliculoestimulina (FSH) estimula o desenvolvimento dos folculos ovricos que vo produzindo estrognios. . A luteoestimulina (LH) actua no folculo madura estimulando a sua ruptura (ovulao). Determina tambm a formao do corpo amarelo que vai produzindo progesterona e estrognios. O hipotlamo actua sobre a hipfise anterior atravs de uma neuro hormona, GnRH. Esta hormona estimula a libertao de gonadoestimulinas FSH e LH pela hipfise. O complexo hipotlamo hipfise controla o funcionamento ovrico atravs das gonadoestimulinas que, por sua vez, actuam sobre este complexo. Este fenmeno designa-se retroaco. Uma concentrao moderada de estrognios faz baixar a FSH, por retroaco negativa, ou seja, quando existe um teor relativamente elevado de estrognios o complexo hipotalamo hipfise inibido, diminuindo a produo de FSH, atenuando o desenvolvimento folicular e baixando a produo de estrognios (valor do teor de estrognios restabelecido). Uma concentrao elevada de estrognios faz aumentar a FSH e, sobretudo, LH, por retroaco positiva, isto , quando existe um teor muito elevado de estrognios, o complexo hipotlamo hipfise estimulado em vez de inibido fazendo aumentar a produo de gonadoestimulinas. Esta descarga hormonal provoca a ovulao.

Na maior parte das mulheres, os ciclos sexuais deixam de ocorrer entre os 45 e 52 anos, sendo a menopausa o ltimo ciclo menstrual da mulher, devido ao esgotamento dos folculos ovricos. Desse modo deixa de ocorrer retroaco negativa sobre o complexo hipotalamo hipfise, aumentado os nveis de FSH e LH.

Controlo Hormonal no Homem O sistema genital do homem, ao contrrio da mulher, contnuo. A partir da puberdade inicia-se a produo de espermatozides e tambm da hormona masculina testosterona. Esta hormona responsvel pela maturao dos rgos genitais na puberdade, pelo aparecimento e manuteno dos caracteres sexuais secundrios e pela espermatognese. A manuteno do teor de testosterona no sangue regulada pelo complexo hipotlamo hipfise. Assim o hipotlamo liberta GnRH que estimula a produo de gonadoestimulinas por parte da hipfise anterior (FSH e LH). A LH actua nas clulas intersticiais ou de Leydig estimulando a produo de testosterona; a FSH actua sobre as clulas de Sertoli que absorvem a FSH, produzindo uma protena que fixa a testosterona para se iniciar a espermatognese. No caso de o valor do teor de testosterona se afastar os limites estabelecidos, ocorre uma retroaco negativa que regressando ao valor normal.

Fecundao, Desenvolvimento Embrionrio e Gestao A formao do novo ser comea com a penetrao de um espermatozide num ocito II aquando da fecundao (formao do ovo). Aps a formao do ovo inicia-se um processo de desenvolvimento contnuo e dinmico com a durao de 40 semanas que culmina no nascimento.

Fecundao A fecundao o encontro e unio das clulas sexuais masculina e feminina, haplides, com fuso dos seus ncleos e formao de um zigoto diplide. A fecundao engloba vrias etapas: 1. Deposio na vagina de 50 a 130 milhes de espermatozides, no decurso de uma ejaculao; 2. Contacto dos espermatozides com o muco cervical, produzido por glndulas do colo uterino em quantidade e consistncia variveis ao longo do ciclo ovrico; 3. Deslocao do ocito II em direco ao tero, por contraces da trompa de Falpio e movimentos ciliares das clulas do oviduto; 4. Progresso dos espermatozides atravs do colo uterino. Menos de 100 alcanam as trompas de Falpio, local de fecundao; 5. Encontro do ocito II e dos espermatozides, atrados por uma substncia libertada pelas clulas foliculares; 6. Introduo de espermatozides entre as clulas foliculares e reconhecimento pela ligao a receptores especficos da zona pelcida;

7. Libertao do contedo do acrossoma reaco acrossmica com digesto local e travessia da zona pelcida e absoro da cabea do espermatozide pelo ocito II; 8. Concluso da meiose formando-se o vulo e 2 glbulo polar; 9. Formao da membrana de fecundao, impedindo a entrada de mais espermatozides; 10. Fuso dos ncleos dos dois gmetas (cariogamia); 11. Formao do ovo ou zigoto.

Desenvolvimento Embrionrio e Gestao Aps a formao do ovo, inicia-se o desenvolvimento embrionrio ou embriognese, o qual termina com o nascimento. Apesar dos fenmenos do desenvolvimento embrionrio decorrerem de modo contnuo, podem ser assinalados dois perodos: . Perodo embrionrio dura cerca de 8 semanas, ao fim das quais todos os rgos esto j completamente esboados; . Perodo fetal dura as restantes semanas e corresponde ao desenvolvimento dos rgos e ao crescimento do feto.

No perodo embrionrio, o ovo, por numerosas divises mitticas (incio do crescimento), forma um embrio que se implanta no endomtrio. Quando chega ao tero, 4 dias aps a fecundao, o embrio chama-se mrula, flutua livremente e alimentado por secrees uterinas. Desenvolve-se passando a blastocisto. O blastocisto apresenta duas partes ou conjuntos de clulas: o boto embrionrio (massa de clulas que origina o corpo fetal) e o trofoblasto (delimita uma cavidade interna onde faz salincia o boto embrionrio. Participa na formao da placenta.

A implantao do embrio (blastocisto) no endomtrio uterino 6 a 7 dias aps a fecundao designa-se por nidao. Para que tal acontea, as clulas do trofoblasto produzem enzimas que digerem localmente o endomtrio. O boto embrionrio continua a crescer por divises celulares e ocorrem movimentos de territrios celulares (inicio da morfognese). O embrio desenvolve-se formando trs camadas celulares embrionrias com posies determinadas a endoderme, mais interna, a ectoderme, mais externa, e uma terceira, a mesoderme, posicionada entre as duas primeiras. A partir destas trs camadas ou folhetos embrionrios constituem-se, por diferenciao celular, os diferentes tecidos e rgos do novo ser, formando-se

tambm estruturas transitrias (s existem at ao nascimento), os anexos embrionrios: . mnio membrana que delimita a cavidade amnitica, cheia de lquido amnitico. Forma um saco que protege o embrio da dessecao, de choques mecnicos e das variaes da temperatura; . Crion membrana mais exterior que, com o mnio, rodeia o embrio e intervm na formao da placenta, formando uma extensa superfcie de trocas; . Vescula vitelina muito reduzida mas ricamente vascularizada. Parte desta estrutura fica incorporada no cordo umbilical, sendo o primeiro local de produo de glbulos vermelhos; . Alantide contribui para a formao dos vasos sanguneos do cordo umbilical; . Placenta rgo e forma de disco que resulta da fusa do crion com o endomtrio uterino. responsvel pelas trocas selectivas de nutrientes e produtos de excreo entre o embrio e o corpo materno, passagem de anticorpos da me para o filho e produo de hormonas.

Durante todo o desenvolvimento embrionrio ocorrem trs processos fundamentais crescimento, morfognese e diferenciao celular. ORIGEM DE ALGUMAS ESTRUTURAS CAMADA RGOS/SISTEMAS

EMBRIONRIA
Ectoderme Sistema nervoso rgos dos sentidos

Epiderme

Mesoderme

Esqueleto Msculos Sistema circulatrio Sistema excretor Sistema reprodutor

Endoderme

Sistema respiratrio Fgado Pncreas

PROCESSOS BIOLGICOS
Crescimento

A partir de multiplicaes celulares (mitose) e aumento do volume das clulas.

Morfognese

Conjunto de movimentos de territrios celulares que tomam posies uns em relao aos outros, de acordo com as
estruturas que vo formar. So

originadas trs camadas embrionrias.


Diferenciao

Especializao estrutural e bioqumica de clulas da ectoderme, endoderme e mesoderme. Formam-se rgos e sistemas de rgos.

celular

Mecanismos de Controlo de Regulao Hormonal A hormona gonadotropina corinica humana (HCG), fundamental no decorrer da gestao. Esta hormona libertada pelo embrio, ao nvel do trofoblasto, impede a degenerao do corpo amarelo (efeito semelhante ao da LH) que, assim, continua a produzir estrognios e progesterona, garantindo a manuteno do endomtrio e da nidao. Elevados valores de HCG exercem

uma retroaco negativa sobre o complexo hipotlamo hipfise, bloqueando o ciclo ovrico. s oito semanas d-se o declnio da produo de HCG, degenerando o corpo amarelo. A produo de estrognios e progesterona assegurada pela placenta.

No ltimo trimestre da gestao, uma complexa interaco de hormonas induz o parto. A mxima concentrao de estrognios no sangue materno desencadeia a formao de receptores de oxitocina no tero. A oxitocina libertada ao nvel da hipfise posterior e atravs da presso que o feto faz sobre o colo uterino que se desencadeia o envio de mensagens nervosas ao hipotlamo para se produzir esta neuro hormona. A oxitocina, produzida pelo feto e libertada pela hipfise materna, estimula o tero a fortes contraces. Tambm estimula a produo de prostaglandinas pela placenta, aumentado mais as contraces, num mecanismo de retraco positiva. A produo de leite materno controlada por diversas substncias, entre as quais a hormona prolactina, produzida pela hipfise. Durante a gestao os nveis elevados de estrognios e progesterona exercem uma retroaco negativa sobre a secreo da prolactina. Com a expulso da placenta os nveis de estrognios e progesterona diminuem, permitindo a secreo e chegada da prolactina s glndulas mamrias. Inicia-se a produo do colostro e, a seguir, a do leite. A libertao do leite pelas glndulas mamrias controlada pela oxitocina.

Manipulao da Fertilidade Actualmente, existem mtodos contraceptivos de grande eficcia e tambm processos de reproduo assistida que permitem a casais com certos problemas de fertilidade procriarem.

Mtodos Contraceptivos A contracepo consiste na preveno voluntria da gravidez com recurso a mtodos que permitem evitar a fecundao. Os mtodos contraceptivos so processos que permitem aos casais planear o nascimento dos filhos. Existem vrios mtodos contraceptivos: os que modificam o funcionamento normal das gnadas, evitando a gametognese; os que impossibilitam o encontro do espermatozide com o ocito II e consequente fecundao e os que impedem a nidao do embrio. Existem mtodos contraceptivos naturais e no naturais. Os mtodos mais comuns so: . A contracepo hormonal (oral, injectvel, implante); . O dispositivo intra uterino (DIU); . O espermicida; . O preservativo (feminino/masculino); . O diafragma; . A abstinncia peridica; . A contracepo cirrgica;

. A contracepo de emergncia. Mtodos Contra ceptivos Tipo Mtodo Abstinncia peridica Vantagens Sem efeitos secundrios. Natural Impede a fecundao pela ausncia de relaes sexuais durante o perodo fecundo Evita o encontro dos gmetas e, portanto, a fecundao. Protege do contgio das DST. Impede a entrada de espermatozides no tero. Riscos/limitaes Nos casos irregulares. de ciclos sexuais 75% Eficcia

No protege das DST. Pode romper-se ou deixar passar alguns espermatozides se no for colocado correctamente. 95%

No natural

Preservativo

Diafragma

Requer orientao mdica juntamente com uso de 85% espermicidas. Pouco recomendado a jovens.

DIU Espermicidas

Impede a unio dos gmetas ou a Pode ser desconfortvel; risco de nidao se j tiver ocorrido infeces genitais. Mo aconselhado 95% fecundao a mulheres jovens. Destroem os espermatozides. Proteco por pouco tempo. Agravamentos de doenas preexistentes. Problemas circulatrios e metablicos 80% 98%

Impedem a ovulao ou a Plulas fecundao. Ciclos menstruais contraceptivas mais regulares.

Reproduo Assistida Normalmente surgem casos em que casais que planeiam ter filhos e no conseguem concretizar esse desejo. Trata-se de infertilidade. A infertilidade a incapacidade temporria ou permanente em conceber um filho e levar uma gravidez at ao seu termo natura, aps um ano de relaes sexuais sem contraceptivos. Os factores de sucesso na procriao so: . Produo e libertao de espermatozides normais e em numero suficiente; . Produo e libertao de ocitos II viveis; . Capacidade dos espermatozides fecundarem os ocitos II; . Existncia de ovidutos onde possa ocorrer a fecundao; . Existncia de um endomtrio normal onde possa ocorrer a nidao.

A reproduo assistida um conjunto de tcnicas que visam obter uma gestao substituindo ou facilitando uma etapa deficiente no processo reprodutivo. Existem vrias tcnicas para o tratamento da infertilidade. As tcnicas mais comuns de reproduo assistida incluem: . A inseminao artificial; . A fertilizao in vitro; . A transferncia intratubrica de gmetas, de zigotos ou de embries; . Estimulao ovrica; . A injeco intracitoplasmtica de espermatozides (microinjeco).

Inseminao Artificial A inseminao artificial ou IUI (Intra Uterine Insemination) a transferncia mecnica de espermatozides, previamente recolhidos, tratados e seleccionados,

para o interior do aparelho genital feminino, na altura da ovulao. Actualmente existem bancos de esperma nos hospitais e clnicas para os casais em que o homem infrtil. Assim os espermatozides dos dadores so crioconservados para posterior utilizao.

Fertilizao in vitro A fertilizao in vitro a recolha de ocitos II e espermatozides e a sua juno em laboratrio (placas de Petri). Esta tcnica de reproduo assistida tem as seguintes etapas: 1. Estimulao da produo de ocitos pelos ovrios; 2. Recolha dos ocitos, por laparoscopia ou passando uma agulha atravs da parede genital; 3. Mistura, em laboratrio, de gmetas masculinos e femininos; 4. Incubao, in vitro, do zigoto at sua diviso (2 a 8 clulas); 5. Transferncia do embrio ou embries para o tero, para que se possam implantar e desenvolver (FIV ET) (ET Embryo Transfer ou transferncia embrionria)

Transferncia intra tubrica de gmetas, de zigotos ou de embries Na GIFT, transferncia intratubrica de gmetas, os dois tipos de gmetas (ocitos e espermatozides, previamente isolados) so transferidos para o

interior das trampas de Falpio de modo a que a ocorra a sua fuso. Neste caso a fecundao tem lugar in vivo. Na ZIFT, transferncia intratubrica de zigotos, ambos os tipos de gmetas so postos em contacto in vitro, em condies apropriadas para a sua fuso. O zigoto ou zigotos resultantes so ento transferidos por laparoscopia, para o interior das trompas.

Estimulao Ovrica Esta tcnica praticada quando existem anomalias no funcionamento dos ovrios, por exemplo por leses hipfisirias. efectuado um tratamento hormonal mulher a partir do terceiro ou quinto dia do ciclo sexual para estimular o desenvolvimento folicular. Quando este desenvolvimento j suficiente injecta-se mulher uma nova hormona (semelhante a LH) que provoca a ovulao. Este tratamento pode gerar gestaes mltiplas uma vez que ocorrem em simultneo o amadurecimento de vrios folculos.

Microinjeco citoplasmtica de um espermatozide (ICSI) A injeco intracitoplasmtica de espermatozides a microinjeco de um nico espermatozide directamente no citoplasma de um ocito II. Seguidamente, o embrio implantado segundo a mesma tcnica utilizada na FIV ET. Engloba vrias etapas: 1. Recolha de esperma e escolha de um espermatozide normal e bem mvel que aspirado por uma micropipeta; 2. A micropipeta com o espermatozide aproxima-se do ocito II, mantido por uma pipeta de conteno; 3. A micropipeta penetra no citoplasma do ocito at ao centro, sendo o espermatozide empurrado para fora.

Das könnte Ihnen auch gefallen