Sie sind auf Seite 1von 5

A sua revista eletrnica ___________________________________________________________

CONTEMPORANEIDADE E PSICANLISE1 Patrcia Guedes2

Comemorar 150 anos de Freud nos remete ao exerccio de reviso da nossa prtica clnica. O legado deixado por ele norteia a nossa poca e, tambm, nos confronta com algumas questes pertinentes nossa condio de analistas: Estamos diante de novos sujeitos e de novos sintomas? Como desdobramento, podemos, ainda, interrogar sobre o lugar do analista na contemporaneidade. Em A Psicanlise na Civilizao, encontramos uma observao que diz o seguinte: (...) no se v mais os grandes sintomas dos primeiros pacientes de Freud, mas, que em contrapartida, viase muitas pessoas com problemas narcsicos, quer dizer, segundo ele, dificuldades de sucesso social, profissional, de insero no mundo (SOLER, 1998: 288). Sem nos apropriarmos desta observao como verdade absoluta, mas, tomando-a como ponto de partida para uma discusso, podemos dizer que tanto o sujeito quanto os sintomas demonstram, na clnica, a marca da contemporaneidade. E ao analista, cabe intervir tentando diminuir o nus da submisso do sujeito civilizao. Segundo Freud, o homem tem os seguintes propsitos na vida: por um lado visa a ausncia de sofrimento e de desprazer; por outro, experincia de intensos sentimentos de prazer (FREUD, 1996: 84). Todo o sentido da vida caminha na direo do princpio do prazer, mas, neste percurso, algo da realidade se impe impedindo que a satisfao almejada seja

Este artigo foi apresentado na Jornada de Psicanlise, realizada pelo Curso de Psicologia do Centro Universitrio Leste de Minas Gerais Unileste-MG, em 25 de agosto de 2006.
2

Psicloga, Psicanalista, Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitrio Leste de minas Gerais Unileste-MG.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

alcanada. o princpio da realidade que se coloca diante do princpio do prazer, sendo conseqncia disso, o desprazer imposto pela realidade.

Ao se confrontar com esta realidade, o sujeito faz uma srie de rearranjos para impedir a manifestao de um sofrimento, que, por sua vez, poderia lev-lo a interrogar sobre as suas expectativas subjetivas em relao ao mundo externo e a um saber sobre o inconsciente. A sensao de desprazer, muitas vezes, no faz uma questo para o sujeito, parece no comportar um efeito de sentido que remeta a uma significao. As queixas do sujeito, freqentemente, se relacionam a um mal-estar imposto pelas tcnicas modernas, pelas condies do mercado e pela dificuldade de se fazer lao social. Sob a vertente da ausncia de sentido, o sujeito responde com um modo de gozo, que se constitui como excesso pulsional, com o qual o sujeito no consegue se a ver pela via simblica. Modo de gozo, que tambm dispensa a fantasia e, por conseguinte, o inconsciente, demonstrando que o objeto de gozo no o objeto causa de desejo. Em O Mal-Estar na Civilizao, Freud nos diz que (...) o que chamamos de nossa civilizao em grande parte responsvel por nossa desgraa e que seramos mais felizes se abandonssemos s condies primitivas (FREUD, 1996: 93). Isto posto, devemos considerar que a civilizao nos confronta com uma srie de impasses que correspondem, principalmente, perda dos ideais e dos valores, sendo o sofrimento do sintoma o preo que se paga por nossa condio de sujeito. O sujeito moderno colocado em um lugar que o impede de se individualizar, fixa-o a um modo de funcionamento pr-estabelecido, no qual a expresso de sua singularidade torna-se impossvel. Ele responde s exigncias da realidade de forma padronizada, em consonncia com aquilo que a civilizao espera dele. Sobre isto, nos diz Freud: ... a civilizao algo que foi imposto a uma maioria resistente por uma minoria que compreendeu como obter a posse dos meios de poder e coero (FREUD, 1996: 16). O destino deste sujeito que cede de seu desejo, face aos impasses da civilizao, a impotncia diante da satisfao de seu desejo. Para evitar o mal-estar, o sujeito faz um contorno, ou melhor, um curto circuito diante do real, marcando ai uma posio particular, porm, no pela via do desejo, mas do gozo um gozo estranho que o sujeito no

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

reconhece como seu. De outra maneira, poderia seguir pela via do inconsciente, que talvez fosse capaz de conduzi-lo a uma significao que o nomeasse e o introduzisse na ordem de uma falta.

As sadas encontradas pelo sujeito, no comportam, muitas vezes, um efeito de sentido capaz de remet-lo a um saber do inconsciente, pelo contrrio, sustenta-o em uma posio de gozo, da qual ele tambm no abre mo. Elas presentificam, em ato, a perda real que o sujeito incapaz de simbolizar, apresentam-se, portanto, como mensagem cifrada, mascarada no sintoma. O sintoma surge, ento, justamente aonde algo fracassa. A Psicanlise, tanto em Freud quanto nos analistas contemporneos. Com isso, no se

pretende negar a existncia da conscincia, mas no se atribuir a ela a essncia do psquico. Nem to pouco, deixar de reconhecer nas manifestaes do sujeito as transformaes da cultura. Segundo Freud:
(...) a diviso do psquico em o que consciente e o que inconsciente constitui a premissa fundamental da psicanlise, e somente ela torna possvel a esta compreender os processos patolgicos da vida mental, que so to comuns quanto importantes, e encontrar lugar para eles na estrutura da cincia. (FREUD, 1996: 27).

O sintoma, na modernidade, se apresenta sob novas formas. Freud o identificava em um sujeito dividido entre seus ideais e suas pulses, atualmente nos deparamos com o sintoma em um sujeito dividido pela falta e atrelado a um gozo, ao qual no se remete um saber do inconsciente. A toxicomania, a anorexia, a bulimia, os ataques de pnico, a depresso, dentre outros, so sintomas da contemporaneidade, mas, estes, com certeza, no so freudianos. Eles no se apresentam como uma formao de compromisso, mas, como forma de gozo. Citando Freud (1996: 95)
Um sintoma um sinal e um substituto de uma satisfao pulsional que permaneceu em estado jacente; uma conseqncia do processo de recalque. O recalque se processa a partir do ego quando este pode ser por ordem do superego se recusa a associar-se com uma catexia pulsional que foi provocada no Id.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

De forma diferente, os sintomas contemporneos, se posicionam na vertente da repetio, fazem uma recusa ao inconsciente e um apelo ao gozo. Contudo, isto no quer dizer que a neurose e psicose no existam, s no fazem mais parte da modernidade, da maneira que se apresentavam na clnica freudiana. Retomando a observao que deu origem a esta breve discusso, arriscamos dizer que os pacientes de Freud, tambm apresentavam questes relativas a seu tempo, embora diferentes das atuais, mas, historicamente contextualizadas. Os sintomas, por sua vez, tm um sentido e se relacionam com as experincias do sujeito. Neste sentido, nota-se que os sintomas contemporneos so utilizados como meio para manejo do mal-estar colocado pela civilizao. Freud como observador e pesquisador da condio humana antecipou alguns traos do malestar em nossa civilizao aos quais estamos expostos freqentemente. Mas, os analistas contemporneos, a partir do ensino freudiano, tambm trouxeram algo de novo psicanlise, mas:
A psicanlise continua freudiana porque Freud inventou o procedimento analisante e dele colheu os primeiros resultados. Desde que um sujeito entra em tarefa analisante, a sombra de Freud, tal como um anjo da guarda, l est. O analisante como tal sempre freudiano. Esta a condio primeira. (SOLER, 1998: 282).

O analista deve intervir nas questes de seu tempo, ao ser convocado, o sujeito lhe enderea algo para alm de suas queixas; parece buscar nele o reconhecimento de seu desejo, mesmo que, ainda, no lhe confira algum sentido. O analista colocado pelo sujeito no lugar daquele que tem um saber sobre ele, e que pode responder desse lugar dando-lhe uma significao que o determine. O saber que ele supe ao analista concerne sua prpria questo enquanto sujeito, estando, portanto, para alm de seu sintoma. Cabe ao analista dar uma significao fala advinda do inconsciente, a algo que est para alm da demanda. Estamos, portanto, diante de sujeitos e de sintomas que fazem um lao social de nova forma, e de analistas atentos s questes da contemporaneidade para intervir de forma a permitir que a subjetividade seja capaz de emergir neste contexto. Para finalizar, utilizaremos o significado dado por Freud expresso civilizao humana:
Por um lado inclui todo o conhecimento e capacidade que o homem adquiriu com o fim de controlar as foras da natureza e extrair a riqueza desta para

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

satisfao das necessidades humanas; por outro, inclui todos os regulamentos necessrios para ajustar as relaes dos homens uns com os outros e, especialmente, a distribuio da riqueza disponvel (FREUD, 1996: 16-17).

Diante deste conceito, podemos concluir que estamos todos, velhos e novos sujeitos submetidos ordem da civilizao. Ela, a civilizao, um processo dinmico, est em constante movimento. Cabe-nos, ento, acompanhar este processo e inserir nele da forma que nos possvel, sem perder de vista a tentativa de subjetivar nossas questes.

REFERNCIAS

FREUD, S. O Mal-Estar na Civilizao (1930 [1929]). In: O Futuro de uma Iluso, O MalEstar na Civilizao e Outros Trabalhos. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996. pp. 67-148. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXI). _________. O Futuro de uma Iluso. In: O Futuro de uma Iluso, O Mal-Estar na Civilizao e Outros Trabalhos. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996. pp. 13-63. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXI). FREUD, S. Inibies, Sintomas e Angstia (1926 [1925]). In: Um Estudo Autobiogrfico, Inibies, Sintomas e Angstia, A Questo da Anlise Leiga e Outros Trabalhos. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996. pp. 81-167. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, vol. XX). SOLER, C. Os direitos do sujeito. In: A psicanlise na civilizao. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998. pp. 283 290. ________. A identidade freudiana da psicanlise. In: A psicanlise na civilizao. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998. pp. 277 282.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Das könnte Ihnen auch gefallen