Sie sind auf Seite 1von 44

RESOLUES RESOLUES

ENCONTRO NACIONAL DO VI ENCONTRO NACIONAL DA


Florianpolis, 28, 29, 30 e 31 de Julho de 2011 Florianpolis,

JUVENTUDE COMUNISTA AVANANDO JUVENTUDE COMUNISTA AVANANDO

NDICE

Apresentao Introduo Saudaes internacionais e nacionais Breve histrico da JCA A Juventude Avanando na dcada de 1980 A JA na dcada de 1990 Maro de 1999: Ativo Juvenilda CCLCP que decide reorganizar a JA Maio de 2000: I Encontro Nacional da JA Abril de 2001: II Encontro Nacional da JA Abril de 2004: III Encontro Nacional da JA Fevereiro de 2007: IV Econtro Nacional da JA Abril de 2009: V Encontro Nacional da JA Abril de 2010: I Econtro Estadual de SC da JCA Julho de 2011: VI Encontro Nacional da JCA Resolues do VI ENJCA Conjuntura Internacional Conjuntura Nacional Movimento de massas Notas

5 7 9 13 14 15 16 17 18 19 20 21 25 26 29 29 33 37 42

Avanar! Na luta socialista! Avanar! Juventude Comunista! Avanar! Pelo pas inteiro com Luiz Carlos Prestes pelo Povo Brasileiro! Juventude Comunista Avanando! Com o estudante na rua lutando! Juventude Comunista Avanando! Com a classe operria marchando!

APRESENTAO
O honroso convite para escrever esta apresentao ao caderno de resolues do VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avanando nos faz retornar ao ano de 1998, quando fomos informados que a ento Comisso Poltica Nacional (CPN) da Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes (CCLCP) havia deliberado que deveramos envidar esforos no sentido de reorganizar a Juventude Avanando. Da Juventude Avanando anterior, ns, os poucos militantes jovens da poca, tnhamos apenas alguns textos de teses de eventos passados e informaes verbais de militantes mais antigos da CCLCP. Passamos a debater, entre algumas pessoas, e, desde logo assumimos a posio no de reorganizar uma tendncia de estudantes, e sim de gestar uma organizao juvenil de comunistas. Para fazer parte, no bastaria concordar com uma ou outra tese nossa para algum evento espordico de estudantes, e sim assumir a designao de comunista, com tudo de melhor que esta expresso trs consigo, e tambm com todos os riscos e estigmas. Por bvio, esta posio provocou amplos debates, entre os prprios jovens, e, principalmente, dentro da prpria Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes e de sua Direo Nacional, ento chamada de CPN. No Ativo Juvenil de maro de 1999 que deveria apenas debater e levar os resultados CPN tomamos a firme posio de organizar a Juventude Avanando, uma organizao de jovens comunistas, com autonomia organizativa e ttica em relao CCLCP. ramos apenas 11 militantes jovens que participamos daquele ativo, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de So Paulo. Imagine-se alguma coisa muito artesanal: ramos ns! Mas entendamos que aos jovens comunistas deveria se dar autonomia (ou que j a estvamos conquistando na prtica), justamente para potencializar seu crescimento poltico e militante, para dar-lhes responsabilidade sobre suas prprias decises, para que pudessem aprender com seus acertos e com seus erros. Evidente que a vinculao ideolgica e programtica Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes deveria ser um horizonte permanente, pois do contrrio correramos o risco de construir qualquer coisa, menos uma juventude comunista. Entendamos que precisvamos de uma escola de quadros comunistas, e no uma agregao de militantes jovens para cumprir tarefas polticas especficas.

Em dois anos de debates, essa concepo se afirmou, pelo convencimento de alguns, pela experincia que fez desaparecer alguns fantasmas, pela desistncia de outros. Os riscos de ser comunista, e de assumir todos os atos, fez fortalecer a capacidade poltica, terica e militante de vrios jovens, e estes no tm parado de assumir posies e responsabilidades sempre maiores. No se trata meramente de existir uma organizao de jovens militantes comunistas (o que em si j louvvel), e sim de gestar o prprio futuro. Todos sabemos que a emancipao da humanidade no se dar espontaneamente, que os explorados e oprimidos no se levantaro um dia para construir a sociedade nova sem o aporte dos elementos conscientes acerca desta velha e da nova sociedade. Podemos afirmar que se levantaro, mesmo sozinhos, mas, sem os elementos conscientes, acabaro reproduzindo o velho ao invs de gestar o novo. Contribuir ativa e conscientemente para a construo do partido da revoluo o objetivo concreto mais elevado para o mdio prazo. No surgir o partido revolucionrio necessrio pela agregao de militantes bem intencionados, e muito menos com iniciativas afoitas nesse sentido. necessrio e fundamental um nmero razovel de quadros polticos capazes de se inserir no movimento de massas e puxar para cima as demandas e as perspectivas histricas dos explorados e oprimidos. Estar entre os proletrios e demais sujeitos povo e conseguir mostrar-lhes os patamares mais elevados da condio e da potencialidade humana. Formar militantes que, no meio de seus iguais (estudantes ou proletrios), sejam o elemento conscien-

te de ligao entre o spero viver atual e a potencialidade humana futura. O povo continuar lutando, mas preciso que se imprima uma racionalidade humanitria a essa luta, e que se mostre o nico caminho possvel para a emancipao substancial e efetiva, que s pode ser encontrada na sociedade sem classes, comunista. Da rida realidade atual at a superao da pr-histria da humanidade, um complexo de movimentos, de iniciativas, de tticas sero necessrios, sempre abrindo uma estrada maior por onde passaro os filhos do passado e os construtores do futuro. No dizer de Ho Chi Minh, devemos ser um marco beira da estrada, orientando a caminhada dos que vem depois de ns. assim que a Juventude Comunista Avanando tem crescido: para a frente, rompendo o horizonte; para os lados, abrindo a cada passo a vereda que j se torna uma estrada; e em profundidade, mergulhando no conhecimento mais avanado que a humanidade produziu. com imensa alegria e com entusiasmo verdadeiramente comovido que saudamos cada militante desta j imensa juventude comunista. Aos atuais militantes da JCA, pela qualidade e pela dedicao grande causa do socialismo, podemos dizer que percebemos com clareza o crescimento de sua Organizao e o transbordamento de quadros comunistas cada vez melhores para a formao do futuro partido da Revoluo Brasileira. Avante, mocidade audaz! Amauri Soares Membro da Direo Nacional da Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes Santa Catarina, primavera de 2011.

INTRODUO

Camaradas e amigos da JCA, com muita alegria e aps muito trabalho que apresentamos as resolues aprovadas no VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avanando. Este o primeiro caderno de resolues que tornamos pblico. O fazemos, pois estamos certos de que aps mais de 10 anos construindo esta gloriosa Juventude Comunista podemos afirmar que conseguimos consolid-la. A dedicao de honrosos camaradas que passaram por suas fileiras no foi e no tem sido em vo. Essas resolues so a expresso de uma organizao juvenil que amadureceu e se temperou nas lutas, que aps difceis enfrentamentos na luta de classes, nas ruas de nossas cidades e no campo, e mesmo aps crises internas, conseguiu crescer qualitativa e quantitativamente, e coloca agora prova suas posies: ns, jovens comunistas, no temos receio da crtica nem da autocrtica. Para ns, que enfrentamos momentos de avano e de refluxo, o mais importante trilhar o caminho correto.

No corao de cada jovem deste pas bate um sentimento de angstia e incerteza em relao aos dias que viro. Por certo, com o acirramento das contradies do capitalismo e sua crise estrutural, novas lutas surgiro, e a juventude mais uma vez despejar sua rebeldia na esperana de uma vida melhor. Para os jovens comunistas, essa rebeldia deve ser organizada e canalizada contra o inimigo correto, que no Brasil se expressa na trade formada pelo imperialismo, pelos monoplios e pelo latifndio, que so os pilares do capitalismo dependente (nico capitalismo possvel em nosso pas com estabilidade vivel). Tal qual a Rosa do Povo de Drummond, aquela que rompeu o asfalto, os comunistas voltam a surgir no cenrio nacional aps vrias dcadas buscando mover montanhas com poucos e precrios instrumentos. Velhos textos voltam com novos ensinamentos. Novas lutam surgem com antigas esperanas. Neste caderno apresentamos a sntese de nosso histrico, nossas anlises sobre a conjuntura internacional e nacional, sobre a estratgia socialista e sobre a universidade popular, sobre o movimento estudantil universitrio e secundarista. Reafirmamos nossos esforos de organizao dos jovens trabalhadores e da juventude da periferia das grandes cidades. Trazemos tambm as saudaes de importantes camaradas que pelo nosso pas e pelo mundo lutam incansavelmente, e ressaltamos com satisfao a presena dos camaradas da Unio da Juventude Comunista (UJC), da Juventude LibRe Liberdade e Revoluo, da Juventude do MST e da Juven-

tude da Consulta Popular na abertura do nosso Encontro. Agradecemos tambm a presena na mesa de abertura e todo o apoio dado pela Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes na realizao deste encontro mas, principalmente, por todo suporte terico, moral e ideolgico, sem o qual no seria possvel sequer a constituio desta juventude. Registramos tambm, com imensa honra e gratido, a presena de Anita Leocdia Prestes na mesa de abertura, tratando do tema A histria dos comunistas no Brasil. A camarada engrandeceu nosso encontro com sua presena e, assim como seus pais, Luiz Carlos Prestes e Olga Benrio Prestes, heris do povo brasileiro, nos alimenta de grande gana de lutar e transformar o mundo. importante frisar tambm que este caderno contm resolues de cunho estratgico e ttico, o que exige que as posies sejam analisadas luz do seu tempo histrico. possvel, portanto, que algumas resolues j estejam em pleno vapor, ou ainda j tenha passado o tempo de sua implementao ao chegar aos olhos do leitor no presente momento. Samos deste encontro com a certeza de que devemos falar muito alto toda juventude deste pas e do mundo: a ns no resta outra alternativa seno a luta pelo socialismo. Qualquer sada individual ser cada vez mais difcil, e quando muito, sero apenas temporrias e superficiais. O valor que nos move apresentamos aqui em poucas palavras do camarada Antonio Gramsci: vale a pena viver, quando se comunista. Direo Nacional da JCA Outubro de 2011

SAUDAES
internacionais e nacionais Colectivos de Jvenes Comunistas - Espanha

Estimados camaradas de la Juventud Comunista Avanzando: Desde los Colectivos de Jvenes Comunistas de Espaa queremos agradecer sinceramente la invitacin a vuestra VI Asamblea Nacional. Desgraciadamente no pudimos asistir a tan importante evento, por cuestiones de trabajo y el coste del viaje. Esperamos que la asamblea haya ido bien y que de ella hayis salido reforzados en vuestro compromiso y vuestros anlisis para derrotar al sistema capitalista que ahora mas que nunca, nos demuestra que no tiene nada que ofrecer a la humanidad mas que miseria y barbarie. Nosotros en Espaa lo sabemos bien, como ante la crisis y el miedo de la oligarqua a un estallido popular los aparatos de represin del sistema se estn endureciendo contra cualquier expresin organizada del movimiento obrero centrndose en nuestra militancia, as como en la de nuestro partido el PCPE. En los ltimos meses hemos tenido que vivir como adems de volver a aplazar el caso de nuestros tres camaradas de Catalua (prolongando casi un ao entero su sufrimiento por no saber si entraran finalmente en prisin o no), se han intentado enjuiciar a cinco camaradas mas en Asturias por cargos de terrorismo, siendo afortunadamente absueltos estos ltimos evidenciando el montaje policial contra ellos. Y en este contexto de lucha y represin, es ms importante que nunca estrechar los lazos de solidaridad y camaradera entre la juventud obrera organizada del mundo, que cada uno desde nuestra realidad y nuestro entorno luchamos unidos por un objetivo comn. Derrotar a este sistema criminal, ahora que muestra su peor cara y construir una sociedad donde verdaderamente se pueda vivir con justicia y dignidad. Camaradas, nuestra mejor arma es la unidad y el internacionalismo proletario, as pues y en nombre de la buena relacin que desde hace tiempo tiene nuestras organizaciones recibid nuestro mas calido y camaraderil saludo de vuestros camaradas en Espaa. Guillermo Villaverde: Responsables de la comisin de relaciones internacionales del Comit Central de los CJC

10

Jvenes por el Socialismo Mxico

Mxico, D.F. a 15 de Julio de 2011 Estimados camaradas de Juventud Comunista Avanzando: La organizacin mexicana Jvenes por el Socialismo (JPS) tiene como principal misin contribuir a la construccin de un mundo ms humano, dnde no exista la explotacin del hombre por el hombre y todos gocen de los mismos derechos y oportunidades. Para ello adoptamos la filosofa del proletariado, el marxismo-leninismo, enriquecida con el pensamiento del Maestro Vicente Lombardo Toledano. Es por esta razn que compartimos el sentir de que el socialismo erradicar definitivamente los problemas fundamentales de la clase oprimida. En particular, el pueblo mexicano ha padecido, durante 30 aos, las consecuencias de gobiernos neoliberales. Vemos cmo vamos perdiendo nuestras tradiciones indgenas, como las condiciones de los campesinos empeoran y cmo cada vez la educacin en nuestro pas va enfocndose a crear mano de obra que sirva a los fines del imperialismo yanqui. Para nosotros, causa gran alegra que los pueblos de nuestra Amrica Latina se unan en la lucha contra el capitalismo por lo que simpatizamos enormemente con el esfuerzo de la Juventud Comunista Avanzando de Brasil. Lamentablemente, y por razones ajenas a nosotros, no podremos acompaarlos en su Encuentro Nacional pero les deseamos mucho xito y nos causa gran satisfaccin que su lucha rinda frutos. Bienvenido todo aquello que nos una! Viva Luiz Carlos Prestes! Viva Vicente Lombardo Toledano! Hasta la victoria, siempre! Por la Comisin Nacional de Jvenes por el Socialismo: Ernesto Dorantes Flores Toms Trinidad Montes Natalia Campos Rivera Manuel Alejandro Ramrez Osorio

11

Unio da Juventude Comunista/UJC Brasil

Camaradas, Recebam a cordial saudao de toda a militncia da Unio da Juventude Comunista e sua Direo Nacional, por ocasio da realizao do VI Encontro Nacional de sua organizao. Encontro que se realiza em meio a grande crise do capitalismo na sua fase imperialista (com destaque para a possvel moratria da insustentvel dvida dos EUA) que oferece excelentes perspectivas de progresso das foras que lutam contra a dominao do capital. Crescem a cada dia em todo o mundo a resistncia dos trabalhadores e da juventude s tentativas de tirar direitos conquistados em anos de luta. Na Europa ressaltamos a destacada atuao dos comunistas gregos no enfrentamento ofensiva do capital. No Brasil a receita da burguesia no diferente: retirar direitos dos trabalhadores e da juventude para compensar a queda tendencial da taxa de lucro. O gestor de turno do estado burgus se mostra to comprometido com o projeto do capital quanto os anteriores, ficando a diferena no mbito estilstico. O campo poltico que nos anos 80 desempenhou papel importante na luta contra o capital, hoje o principal gerenciador do projeto da burguesia e para isso utiliza de todos os expedientes para frear a luta dos trabalhadores e da juventude. Constatamos que as lutas imediatas dos trabalhadores e da juventude se chocam com o capital. Nunca esteve to clara a ameaa que o capitalismo representa ao progresso da humanidade e a necessidade de sua superao positiva pelo socialismo, rumo ao comunismo. Camaradas, hoje mais necessrio do que nunca estreitar os laos de amizade, solidariedade e unidade prtica entre as nossas organizaes. Com esse pensamento que enaltecemos a nossa construo conjunta do Seminrio Nacional de Universidade Popular (um projeto de universidade que articula as demandas imediatas da juventude e dos trabalhadores com uma estratgia de superao do capital) que acontecer em setembro em Porto Alegre, rumo a um Movimento Nacional por uma Universidade Popular. Esperamos que a organizao da Juventude Comunista Avanando saia ainda mais fortalecida orgnica e politicamente depois de seu VI Encontro Nacional. Recebam o abrao fraterno desta Juventude Comunista irm. Viva a juventude do mundo! Viva o comunismo! Viva o VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avanando!

12

BREVE HISTRICO
da juventude comunista avanando
A histria da Juventude Comunista Avanando (JCA) parte da longa histria dos comunistas no Brasil, especialmente da Juventude Comunista. Ligada ideolgica e programaticamente Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes (CCLCP), foi reorganizada em 1999 (aps experincia como tendncia estudantil na dcada de 80), com o carter de juventude comunista, autnoma, e escola de formao de quadros para a revoluo brasileira. Esse breve histrico trar as particularidades da organizao da Juventude Avanando (JA), que mudou o nome para JCA a partir do seu V Encontro Nacional, em 2009. O incio da histria da JCA tem como marca a ruptura do camarada Luiz Carlos Prestes com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1980, aps seus 37 anos como Secretrio-geral desta organizao. Temos clareza de que esse histrico dever estar em constante aperfeioamento, dada a complexidade do passado e os desafios que temos no futuro. No entanto, trata-se de uma tarefa fundamental para os jovens hoje, conhecer a histria do nosso povo, da organizao da classe trabalhadora e dos comunistas, para forjar um novo tempo em que no haja explorao nem opresso, para edificar a sociedade comunista.

14

A Juventude Avanando na dcada de 1980 A primeira experincia de organizao da JA ocorre na primeira metade da dcada de 80, como uma tendncia estudantil, aglutinando os jovens estudantes alinhados com as posies de Luiz Carlos Prestes (LCP). O rompimento de LCP com o PCB influenciou muitos militantes, sobretudo jovens, que acabam saindo com ele do Partido. Prestes defendia que era necessrio a construo de um Partido de novo tipo, efetivamente revolucionrio, e para isso era necessrio preparar quadros revolucionrios, conhecedores do marxismo-leninismo com uma elaborao criativa sobre a realidade brasileira. Prestes analisava que os erros e os desvios do PCB decorriam de uma estratgia equivocada aplicada de forma dogmtica em nosso pas, pois para ele, como expressa claramente na Carta aos Comunistas (1980), no se pode separar a elaborao de uma estratgia revolucionria da estratgia de construo de uma organizao revolucionria. No PCB da poca, mantinha-se o velho equivoco de que para se fazer a revoluo socialista no Brasil, era necessrio antes, liberar nosso pas do jugo imperialista. Contrapondo o etapismo, estes camaradas que romperam com o PCB defendiam que a estratgia para a revoluo brasileira era socialista, e que era necessrio elaborar as devidas mediaes dentro da formao social capitalista dependente e da consolidao de um poder burgus organizado na forma de Estado Autocrtico.

No entanto, os tempos no eram nada fceis para a organizao dos comunistas, pois a crise do PC no foi uma particularidade de nosso pas. Esta crise estava vinculada com a eminente derrocada da Unio Sovitica (URSS). As teses de que a histria havia acabado e que o socialismo no era possvel ganharam muita fora, fazendo com que a social-democracia e o reformismo passassem a ser a direo da poltica brasileira, levando a grande maioria dos jovens a organizar-se no PT. Os Comunistas Alinhados s Posies Revolucionrias de Luiz Carlos Prestes, como ficaram conhecidos no incio, no capitularam com nenhuma forma de reformismo ou revisionismo, e seguiram defendendo a estratgia socialista em tempos muito difceis. Assim, estes comunistas organizaram a Juventude Avanando em 1983, fruto da necessidade de articulao nacional dos militantes comunistas que atuavam no movimento estudantil. As experincias do movimento estudantil da poca estavam associadas luta contra a ditadura e reorganizao das entidades estudantis. Os estudantes identificados com LCP atuavam em Centros Acadmicos (CA's) e Diretrios Centrais de Estudantes (DCE's) com destaque para os estados de RS, SC, RJ, DF, PB e CE. Em 1979, ocorre o enqua-

Manifestao Novembrada Santa Catarina, 1979.

15

dramento da Diretoria do DCE da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na Lei de Segurana Nacional decorrente da Novembrada protesto contra a ditadura convocado pelo DCEUFSC e que adquiriu expresso de revolta popular. Este episdio d projeo nacional aos militantes da entidade. Na poca, muitos militantes identificados com LCP participavam da sua diretoria (ainda militantes do PCB). A reorganizao da entidade dos estudantes catarinenses, a Unio Catarinense dos Estudantes (UCE), e a construo de um movimento estudantil em todo o estado colocou a JA como tendncia hegemnica do movimento estudantil de Santa Catarina. No Congresso da UCE de 1983 se identificavam com as propostas da JA aproximadamente 400 delegados, representando cerca de 80% dos participantes. As principais bases polticas da JA no estado, alm de Florianpolis, eram Blumenau, Cricima e Joinville, onde os militantes eram organizados em bases por cursos. Em 1984 a participao da JA no Congresso Nacional da Unio Nacional dos Estudantes (UNE) possibilita a indicao para a executiva da entidade diretor de relaes internacionais um integrante da JA e estudante da UFSC. A segunda metade da dcada de 80 foi marcada pelo processo de desarticulao paulatina da JA. Dificuldades de articulao nacional e processos polticos locais foram colocando obstculos para a reproduo poltica dos quadros da juventude que aps a sua formatura perdiam o vnculo com o espao estudantil.

A JA na dcada de 90

No incio da dcada de 90, o RS e a PB eram os estados que possuam uma organizao expressiva de estudantes identificados com LCP. No congresso da UNE de Campinas-SP apresentamos Tese e realizamos atividades paralelas ao congresso, sem participar da composio de chapas. Esta pode ser identificada como a ltima participao organizada da JA desta sua primeira fase. Nos anos seguintes a desintegrao foi muita significativa e apenas militantes isolados participaram dos Congressos da UNE. Ocorreu um esvaziamento organizativo em todos os estados. Este processo ocorre numa conjuntura adversa para a luta comunista do final do sculo passado. As transformaes regressivas do socialismo no Leste Europeu, o enfraquecimento poltico e militar das resistncias revolucionrias na Amrica Latina, o isolamento econmico de Cuba, e particularmente a morte de LCP, podem ser identificados como fatores que debilitaram a JA. A primeira resposta organizativa a esta conjuntura adversa foi a organizao da Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes (CCLCP) em 1992, 2 anos aps a morte de LCP, buscando organizar de forma mais efetiva os comunistas identificados com a poltica de LCP. Na segunda metade da dcada de 90, com a reorganizao de uma base estudantil da CCLCP na UFSC, a reorganizao da JA passa a ser uma questo prioritria para os militantes da base estudantil.

16

A reorganizao da JA ocorre dentro de um processo de atuao poltica no movimento estudantil. J em 1995, ficam evidentes as diferentes perspectivas de atuao poltica do movimento estudantil e so criadas as condies para a construo poltica do processo de reorganizao da JA. Primeiramente, definiu-se uma poltica de alianas com movimentos sociais, em especial com o MST, possibilitando a nossa participao em ocupaes de terra e a realizao de estgios de vivncia em assentamentos da reforma agrria. So questes que vo forjando uma militncia que se identifica na prtica com a classe trabalhadora e com a construo do socialismo no Brasil. Organiza-se o Grupo de Ao Poltica Florestan Fernandes um crculo de atuao poltica dos membros da CCLCP junto aos estudantes da universidade. Os enfrentamentos polticos do movimento estudantil e a capacidade de respostas a este movimento vo forjando as bases para o debate de reorganizao da JA.

Maro de 1999: Ativo Juvenil da CCLCP que decide reorganizar a JA O Ativo um espao da CCLCP dedicado ao debate da atuao da organizao em diferentes aspectos de sua vida poltica. Nos dias 27 e 28 de maro de 1999, realizou-se um Ativo Juvenil com o objetivo de discutir a conjuntura internacional e nacional, a Universidade e o Movimento Estudantil. Participaram do Ativo camaradas de diferentes estados. As discusses feitas no Ativo levaram a CCLCP a considerar a necessidade de organizar uma Juventude que comea em alguns estados e universidades, mas que dever ampliar-se para todos os estados e para outros setores da juventude brasileira, como a juventude camponesa, operria, desempregada, etc. Resolveu-se, de incio, chamar essa juventude de Juventude Avanando, em referncia ao passado da dcada de 80.

Atuao da Juventude Avanando no movimento estudantil da UFSC em 2001

17

Sobre reorganizao da Juventude Avanando Foi avaliado no decorrer das discusses desse Ativo que as condies estavam maduras para a reorganizao da Juventude Avanando, com o objetivo organizar a juventude brasileira para lutar por seus direitos e pela construo de uma perspectiva socialista para a sociedade brasileira. A Juventude Avanando foi ento criada com autonomia organizativa, ou seja, organizada pelos prprios jovens, estando vinculada poltica, ideolgica e programaticamente Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes. Teria, ento, identidade ideolgica comunista no esforo de lutar pela construo de uma ofensiva socialista. Partindo da organizao da juventude universitria, a JA passou a trabalhar na perspectiva de incorporao dos jovens camponeses, operrios e demais setores da Juventude. O entendimento de que a relao da JA com os jovens trabalhadores era um fertilizante da Juventude, tanto para a proletarizao da conscincia da juventude estudantil como para a elevao do nvel de conscincia dos jovens trabalhadores. A atividade central para este ano (1999) foi a participao no Congresso da UNE, levando a discusso feita neste Ativo e outras sobre Universidade e a situao do movimento estudantil. O centro da luta poltica seriam os problemas fundamentais do povo e a necessidade de voltar a Universidade para o estudo e a soluo destes problemas. Foi tirada neste ano uma Coordenao Provisria Nacional da Juventude Avanando que teria como tarefa a

preparao da tese para o Congresso da UNE e a organizao do 1 Encontro Nacional da Juventude Avanando. A JA passou a ser organizada por ncleos de base de acordo com o espao de atuao e foi iniciado uma poltica de finanas prpria, alm de ser definido os primeiros critrios para o recrutamento de novos membros. Aps esta deciso de formar a JA, foi ntido o aprimoramento das definies polticas e da interveno no movimento estudantil. Alm da construo de ncleos locais, a deciso de criar a JA tambm propiciou uma participao mais efetiva nos fruns estaduais e nacionais do movimento. Tambm comeou-se a dar mais ateno para a articulao internacional, especialmente na Amrica Latina, com a participao de alguns militantes no XII Congresso da OCLAE (Organizao Caribenha e Latino-Americana de Estudantes) em abril de 2000.

Maio de 2000: I Encontro Nacional da JA Em maio de 2000, aconteceu o I Encontro Nacional que definiu as Normas Mnimas de organizao da JA e estabeleceu o seu carter de uma organizao de jovens comunistas orientada pela teoria marxista-leninista e identificada com a linha poltica, programtica e ideolgica da Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes, alm de eleger a primeira Direo Nacional (DN). Os temas discutidos neste I Encontro foram praticamente os mesmos discutidos no Ativo Juvenil (Conjuntura, Uni-

18

versidade, Movimento Estudantil, Partido Revolucionrio, Juventude Avanando), porm com maior profundidade e objetividade nos encaminhamentos. O avano ocorreu na discusso e definio das Normas Mnimas de organizao que, dentre os principais elementos, definiu os princpios polticoideolgicos, as principais orientaes programticas, as instncias orgnicas e a forma de recrutamento. No movimento de massas, conseguimos consolidar os primeiros ncleos de base da Juventude. Desde o I at o II Encontro Nacional que j ocorreria no ano seguinte, em abril de 2001, priorizamos a consolidao dos ncleos existentes e a organizao do movimento de massas onde estvamos inseridos, dando alguns pequenos passos em direo a outros setores juvenis, como o movimento secundarista e o movimento popular e comunitrio. A partir da poltica do Movimento Universidade Popular (UNIPOP), iniciamos a organizao de um ncleo popular. Assim, neste Encontro, alm dos temas como Universidade e movimento estudantil, iniciamos uma discusso sobre educao em geral, movimento secundarista e sobre as potencialidades do movimento popular e comunitrio para a organizao do proletariado urbano. Surgiram tambm algumas divergncias de concepo referentes ao prprio carter da Juventude. Alguns militantes no compreendiam o significado da autonomia orgnica e do carter nacional e democraticamente centralizado da Juventude Avanando e acabavam produzindo vcios trazidos de antigas experincias partidrias. Em ltima instncia, no havia sido assimilada a

crtica de Prestes s antigas prticas do PCB. Via-se a Juventude na prtica como uma tendncia juvenil que deveria simplesmente implementar as polticas definidas pelo partido (no caso a Corrente) nos seus espaos de atuao e no como uma organizao prpria de jovens, com instncias e mtodos prprios de discusso e formao.

Abril de 2001: II Encontro Nacional da JA No entanto, essas divergncias, apesar de dificultarem, no impediram o avano da Juventude e o encaminhamento das principais deliberaes das suas instncias. Desde o II at o III Encontro (que ocorreria apenas em abril de 2004), continuamos um processo de crescimento em nossas principais bases (SC e RS), alm de uma interiorizao em SC e de dois novos ncleos em PE. Esse foi um perodo bem ativo em atividades que possibilitaram uma compreenso mais ntida do carter nacional e autnomo da Juventude: participamos e constitumos chapa em praticamente todos os Congressos da UNE; voltamos a disputar as Unies Estudantis Estaduais (UEEs) e estivemos tambm em outros fruns nacionais de discusso da Universidade como plenrias e comandos nacionais de greve e nas marchas a Braslia; participamos de todos os Fruns Sociais Mundiais em Porto Alegre; comeamos a participar mais ativamente do movimento de solidariedade internacional e das Convenes Nacionais de Solidariedade a Cuba; ajudamos a organizar o Seminrio

19

Amrica Latina construindo o Socialismo em SC e continuamos a aproximao com o MST, atravs da participao ativa no ENU (Encontro Nacional de Estudantes: A Terra e um Projeto para o Brasil), no Encontro Catarinense de Jovens e Amigos do MST, no Plebiscito Nacional contra a ALCA e uma srie de outras atividades de solidariedade (embora no tenhamos conseguido manter e dar seqncia ao Projeto Universidade Popular, que na poca se materializava nos estgios de vivncia e nos comits urbanos de apoio Reforma Agrria em SC).

Abril de 2004: III Encontro Nacional da JA Quando do III Encontro Nacional de abril de 2004 havia ocorrido mudanas significativas tanto na conjuntura nacional, com a vitria de Lula em 2002, quanto na conjuntura internacional, com as guerras e a nova ofensiva do imprio ps 11 de setembro de 2001 e, especificamente na Amrica Latina, com o avano da Revoluo Bolivariana. Do ponto de vista orgnico, tambm houve mudanas com a superao das divergncias de concepo poltica. Assim, o III Encontro elegeu uma nova DN, bastante renovada em termos de quadros e muito mais coesa politicamente. A partir do III Encontro, a JA se mostrou uma organizao mais estruturada organicamente, com uma compreenso geral bastante estvel acerca do seu carter, maior identidade entre seus membros, definio mais precisa e

maior clareza sobre o papel de cada secretaria, um trabalho de relaes internacionais mais estruturado a partir da deciso de ingresso como organizao amiga na Federao Mundial das Juventudes Democrticas (FMJD) e a realizao de reunies mais peridicas da DN. Havia tambm a possibilidade de construo de ncleos da JA no Nordeste e no Centro Oeste. Quanto s principais discusses, alm de conjuntura internacional e nacional e das questes orgnicas, o debate sobre o movimento de massas abordou apenas os temas de Universidade e movimento estudantil. Neste momento, j havia tambm a discusso da necessidade de reorganizar uma organizao sindical a partir da CCLCP, o Movimento Avanando Sindical (MAS), dando vazo militncia juvenil junto classe trabalhadora. Vrias dificuldades foram encontradas no processo de construo poltica e organizativa da JA, as quais seriam o ponto de partida para o estabelecimento dos desafios e prioridades futuras a partir do IV Encontro Nacional. Manter os acertos e buscar corrigir as debilidades seriam os nossos principais desafios para continuar trilhando o caminho da revoluo brasileira como parte da revoluo latino-americana e caribenha.

Fevereiro de 2007: IV Encontro Nacional da JA Em termos de teses e resolues polticas, o IV Encontro Nacional aprofundou importantes questes que apontavam para a necessi-

20

dade do crescimento da JA como uma organizao nacional. No que diz respeito conjuntura internacional, relaes internacionais e solidariedade, o IV Encontro aprofundou o debate e deliberou sobre: a crise estrutural do capital; a necessria revitalizao do marxismo-leninismo e da revoluo socialista e comunista em escala mundial; a necessria batalha de idias para desmistificar conceitos burgueses que camuflam a realidade, como o chamado neoliberalismo; o apoio s experincias na Venezuela e em Cuba socialista; a intensificao do trabalho de Relaes Internacionais e solidariedade da JA, atravs do trabalho junto FMJD, como juventude amiga e a participao na Associao Cultural Jos Mart (ACJM). Nesse perodo, a JA havia intensificado muito as suas relaes internacional, e continuaria nessa crescente aps o Encontro, participando de vrios eventos, principalmente na Venezuela, na maioria das vezes a convite da JCV (Juventude Comunista da Venezuela) e/ou da FMJD, tais como: 16 Festival Mundial da Juventude e os Estudantes (2005); Frum Social Mundial das Amricas (2006); Encontro Mundial de Mulheres (2007); 16 Aniversrio dos Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes (2007); Al Presidente com Hugo Chvez (2007); Congresso Mundial da Paz (2008) e Encontro Abya Yala (2008). Alm dos eventos na Venezuela, a Juventude tambm participou nesse perodo da reorganizao da ACJM em alguns estados, bem como, de todas as Convenes de Solidariedade a Cuba no Brasil. Tambm participamos do Congresso da Juventude Comunista Para-

guaia (2007); de um intercmbio em acampamento campons do Partido Comunista Paraguaio (2009); de um Congresso da Juventude Comunista da Venezuela (2009) e do 80 Aniversrio do Che (2008), na Argentina. Em relao conjuntura nacional, o debate e as deliberaes do IV Encontro giraram em torno do carter neo-conservador e pr-imperialista do governo Lula: governo de coalizo; promotor de contra-reformas, como a universitria, previdenciria, sindical e trabalhista; beneficiador da iniciativa privada atravs de privatizaes e do PAC (Programa de Acelerao do Crescimento). No que diz respeito ao movimento de massas, as prioridades da Juventude, apontadas no IV Encontro, foram a luta contra a Reforma Universitria do Governo Lula, a participao e o fortalecimento da Frente de Luta Contra a Reforma Universitria pela retirada do PL 7200/06 e a construo do Movimento por uma Universidade Popular. Para as universidades pagas, apontou-se a necessidade de organizar seminrios para debat-las e iniciar um trabalho no movimento universitrio do Sistema Acafe em SC. Alm do movimento universitrio, o IV Encontro a JA reafirmou a necessidade de se criar ncleos nos secundaristas e no movimento cultural, como o movimento HIP-HOP, por exemplo. Em relao s polticas de alianas, o IV Encontro apontou para a necessidade de aprofundar os laos com as Juventudes Comunistas do Frum de Unidade dos Comunistas, criado em 2006 pela CCLCP, o PCB e a Refundao Comunista (RC), ou seja, com a

21

Unio da Juventude Comunista e com a Juventude da RC, a Juventude LibRe Liberdade e Revoluo, criada em 2008. Contudo, a grande questo do IV Encontro foi o tema Organizao. Um conjunto de problemas acumulados e mal trabalhados explodiu e trouxe conseqncias para os anos seguintes da JA, que foram sendo esclarecidos paulatinamente atravs de crticas e autocrticas. Contraditoriamente, foram tambm anos em que a Juventude gestou as condies para dar um salto de qualidade. A necessidade de superao da crise colocou o desafio para os dirigentes de elaborar propostas orgnicas e de dar acompanhamento poltico mais efetivo s bases. Assim, as prioridades da DN eleita no IV Encontro foi a reorganizao dos nucleos de base com a criao de novos ncleos e com a potencializao de novos quadros; elaborao e aprovao do primeiro Programa Mnimo de Formao da JA, bem como, o Primeiro Programa Mnimo de Formao para os secundaristas; elaborao da primeira pgina na internet (que est em fase de reelaborao); profissionalizao do trabalho internacional e a aprovao da JA como organizao amiga da FMJD, primeira etapa para o seu futuro ingresso como organizao membro; participao nas Convenes Nacionais de Solidariedade a Cuba; participao nos encontros do Frum de Unidade dos Comunistas; participao na Frente de Luta Contra a Reforma Universitria; construo da luta por uma Universidade Popular; participao em congressos estudantis estaduais e nacionais; construo do I

Seminrio para a reorganizao da luta dos Estudantes Catarinenses; construo de acampamentos nacionais da JA; elaborao do Jornal Avanando e confeco de materiais para autofinanciamento da organizao.

Abril de 2009: V Encontro Nacional da JA Como parte da superao da crise vivida pela Juventude, o V ENJA foi o maior encontro nacional desde a reorganizao da JA. Tambm contou com a honrosa presena de Martn Almada, do Paraguai, na mesa de abertura. Todos os militantes foram envolvidos no seu processo de construo, desde a elaborao das teses s atividades culturais. O Caderno de Teses foi o maior produzido at ento e foi resultado do desafio proposto a todos os militantes de estudar e elaborar, encarando a JA como uma escola de quadros, na qual se deve experimentar e ousar. Este encontro aprovou a mudana do nome de Juventude Avanando (JA) para Juventude Comunista Avanando (JCA), como expresso deste salto de qualidade conseguido com o esforo de tantos anos de trabalho. O Caderno 1 tratou da Situao do Mundo e da Amrica Latina, contendo teses sobre: a crise estrutural do capital; a Revoluo Cubana; Revoluo Nacional-Democrtica e Socialismo na Amrica Latina; a Bolvia; a Colmbia; o Vietn; a Rssia; a Palestina; e sobre solidariedade internacional.

22

O Caderno 2 tratou sobre a Situao Atual do Brasil, contendo teses a respeito de: a contra-reforma universitria; as universidades privadas e fundacionais; a relao entre o trabalho e evoluo tecnolgica; a sade e o desenvolvimento do estado capitalista dependente; o avano e a criminalizao dos movimentos sociais. O Caderno 3 tratou de Estratgia, contendo teses sobre: o carter da Revoluo Brasileira; universidade popular e movimento nacional de luta pela universidade popular. J o Caderno 4 tratou do Movimento Estudantil, contendo teses sobre: o movimento estudantil brasileiro; a organizao estudantil em Executivas e Federaes de curso; o movimento estudantil secundarista; e sobre o histrico da atuao da JA em algumas universidades. Por ltimo, o Caderno 5 tratou sobre a Organizao, contendo teses sobre: o nosso histrico, a concepo e estrutura da JA e sobre a juventude brasileira em geral. Participaram do V Encontro militantes de 5 estados. A programao do encontro tambm expressou um avano nos debates. As mesas foram: Histria do Movimento Comunista no Brasil e da JCA; A crise estrutural do capital e as principais lutas de resistncia no mundo e na Amrica Latina; As polticas neoconservadoras e pr-imperialistas do Brasil e o seu papel no contexto latinoamericano; A Revoluo Brasileira e as tarefas da Juventude Comunista; A luta pela universidade popular e o movimento estudantil universitrio; Movi-

mentos de massa juvenil e movimento estudantil secundarista; Avaliao da JCA e Plenria Final. Quanto s resolues, no que diz respeito conjuntura internacional, em resumo, foi aprovado: a reafirmao do socialismo e do comunismo como estratgia de superao da crise estrutural do capital; a luta contra o avano do grande capital e do fascismo; a luta pelo fim das bases militares e as guerras imperialistas; solidariedade aos povos em luta; defesa da ALBA; defesa de Cuba socialista, da Revoluo Bolivariana e dos processos avanados na Bolvia e no Equador; contra as tropas no Haiti; contra o Estado narco-terrorista colombiano e reconhecimento da beligerncia das foras polticas armadas de esquerda na Colmbia. As resolues da conjuntura nacional, resumidamente, foram: defesa de um programa mnimo de emergncia para o Brasil (que proponha a unidade do Brasil com os pases latino-americanos da ALBA; auditoria da dvida pblica interna e externa; fim das privatizaes e estatizao ou reestatizao integral e sem indenizao das empresas privadas, especialmente dos setores estratgicos; participao nas campanhas como O Petrleo Tem Que Ser Nosso! e A Vale

23

Nossa!; luta pela Reforma Agrria e a defesa do meioambiente; melhores condies de trabalho com garantia de estabilidade; aumento real de salrios; programa emergencial contra o desemprego; reduo da jornada de trabalho sem reduo de salrio; criao de empregos estatais para garantia de infra-estrutura social e produtiva como na construo de moradias, transporte, fbricas e fazendas estatais; manuteno, reviso e ampliao dos valores e benefcios da previdncia e assistncia social, bem como, a universalizao dos beneficirios; democratizao do transporte pblico, atravs da reduo da tarifa e defesa do passe livre visando transformao do transporte em um equipamento pblico, gratuito e de qualidade; educao pblica, gratuita e de qualidade em todos os mbitos; escolas de tempo integral, estatizao de escolas, merenda escolar com administrao pblica, democracia interna com eleio para cargos da administrao escolar; sade pblica, gratuita e de qualidade; efetiva implementao do SUS e contra qualquer forma de privatizao da sade, como atravs das Fundaes Estatais de Direito Privado e as Organizaes Sociais (OSs); liberdade de organizao, inclusive para os militares; contra a criminalizao dos movimentos sociais e

pela implementao da defensoria pblica nos estados de Santa Catarina e Gois; fim da destinao de verbas pblicas iniciativa privada; Petrobrs 100% pblica e estatal; debate sobre as bases energticas do pas e a soberania dos seus recursos; lutar pelo direito histria e memria, ou seja, pela abertura dos Arquivos da ditadura civilmilitar; lutar pela indenizao e retratao total e irrestrita dos crimes e injrias cometidos contra as vtimas da ditadura brasileira e seus familiares; reforma da legislao trabalhista com aumento de direitos e manuteno daqueles j existentes. Sobre estratgia, as principais resolues foram: a reafirmao do carter socialista da revoluo brasileira, sem etapas anteriores de carter nacional-libertadora; a reafirmao da necessidade de criao no Brasil de um bloco de foras sociais anti-imperialista, antimonopolista e anti-latifundirio, para conformar um poder revolucionrio que, sob a direo do proletariado e de sua organizao revolucionria, seja capaz de tomar o poder poltico e abrir caminho para a construo do socialismo; construir nacionalmente o Movimento de Luta por uma Universidade Popular (envolvendo estudantes, tcnico-administrativos, professores e movimentos populares). Quanto ao movimento estudantil, definiu-se como ttica na luta pela Universidade Popular: lutar contra a Reforma Universitria (Reuni, Prouni, Lei de Inovao Tecnolgica, SINAES, etc.); pela democracia interna (paridade ou voto universal nas eleies, nos rgos colegiados das IES) e contra a lista trplice; pela autonomia intelectual e de

24

gesto financeira plena das Instituies; pela manuteno e ampliao dos projetos de pesquisa e extenso com carter popular; pela manuteno e ampliao dos direitos estudantis. Nas universidades pagas e privadas, alm de todos estes outros pontos acima, lutar pela reestatizao ou estatizao a mdio prazo; pela qualidade de ensino; pelo rebaixamento de mensalidades a curto prazo e gratuidade a mdio prazo; e pela liberdade de organizao sindical e estudantil e liberdade de expresso. Sobre o movimento estudantil, ainda, o V Encontro Nacional avaliou que se vivia um retrocesso na organizao do movimento estudantil brasileiro: embora exista a UNE, no existe um organizador nacional, porque o papel atual da UNE tem sido desarticular e extinguir qualquer plataforma de luta. Foi avaliado que, o surgimento de entidades paralelas tampouco equacionaria a atual crise do movimiento. O Encontro, assim, delibera que a JCA ir buscar participar dos espaos nacionais propondo a reorganizao de baixo para cima e a construo de uma estratgia. Isto colocou o desafio de organizar o movimento estudantil articulando as Executivas e Federaes de curso, os CAs, DCEs e UEEs. Para isso, a JCA identificou como fundamental articular as lutas imediatas do movimento estudantil com a elaborao estratgica da Universidade Popular, acumulando foras atravs da criao de um Movimento Nacional de Luta pela Universidade Popular. No aspecto orgnico, alm da mudana de nome tambm foram reformuladas antigas secretarias e aprovadas outras novas, alm de definies das

funes e secretarias das Direes Estaduais (DEs); Direes Municipais (DMs) e dos Ncleos de Base, bem como a construo de uma Escola de Formao em conjunto com a CCLCP e o MAS. Contudo, em geral, nesses dois anos que seguiram ao encontro, a Juventude e sua DN conseguiram dar seqncia ao trabalho de avano: deu-se continuidade ao trabalho de poltica internacional, com destaque para a participao em quase todas as reunies regionais da FMJD; a participao na construo da Conveno Nacional de Solidariedade Cuba em Florianpolis; a participao no 17 Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, na frica do Sul e, principalmente, o avano dos encaminhamentos para a aprovao do ingresso da JCA na FMJD, em 2011; deu-se um salto significativo na elaborao da imprensa; construiu-se em conjunto com a CCLCP a Escola de Formao Luiz Carlos Prestes em janeiro de 2011 e reelaborou-se o Programa Mnimo de Formao; deu-se passos importantes para a viabilizao do I Seminrio Nacional de Universidade Popular (SENUP) que pode ser o incio de um Movimento Nacional de Luta pela Universidade Popular; participou-se do Congresso da UNE, avanando na unidade com as juventudes do Frum de Unidade dos Comunistas (UJC e Juventude LibRe).

Juventudes Comunistas CONUNE 2009

25

Abril de 2010: I Encontro Estadual de SC da JCA


O encontro foi fruto da necessidade de avano da organizao diante do nosso crescimento no estado. Todos militantes da JCA foram convidados, e o encontro foi um momento de fortalecimento da convico ideolgica, terica e poltica. O Caderno de Teses envolveu todos militantes de SC e expressou uma grande capacidade de estudo e elaborao acerca da realidade. Naquele ano, por exemplo, no segundo semestre ocorreriam as eleies para o governo do estado. Aps anlises da histria e economia de SC, chegou-se a concluso que o prximo governador seria Raimundo Colombo do DEM, debido a necessidade de auto-afirmao da oligarquia local. O mesmo se elegeu j no primeiro turno, surpreendendo muitos desavisados. Em suma, o Caderno de Teses tratou da: conjuntura internacional e nacional; em especial da realidade e conjuntura estadual (economia, poder oligrquico e questo habitacional); ensino superior, escolas tcnicas e ensino mdio; cultura dos jovens em SC; universidade, movimentos sociais e movimento estudantil; e aspectos orgnicos para a JCA de SC. Nas resolues foram aprovados: anlises sobre a estrutura econmica e fundiria do estado, ligada ao padro dependente e monopolista do desenvolvimento capitalista brasileiro; a necessidade de aprofundar o trabalho de juventude nas reas industriais; oligarquia catarinense como parte da consolidao da dominao burguesa no Brasil; anlise e reconhecimento da Guerra do Contestado como parte da luta popular brasilei-

ra; a necessidade de projetos coletivos agro-industriais em conjunto com a reforma agrria e urbana; aprofundar a insero da JCA nas escolas tcnicas, profissionalizantes, fundacionais e privadas; consolidar o trabalho no movimento estudantil secundarista; a construo dos Estgios Interdisciplinares de Vivncia (EIV`s) com movimentos sociais como ferramenta na luta pela Universidade Popular. Nas questes orgnicas, foi eleita a Direo Estadual de SC da JCA. A JCA em SC tem militncia importante no movimento estudantil universitrio. Tambm buscamos apoiar as lutas da classe trabalhadora, ajudando em eleies de sindicatos aliados, em aes de movimentos sociais do campo, em lutas pela sade, educao, segurana, transporte pblico e outros direitos essenciais para os trabalhadores e os estudantes. Tambm merece destaque a atuao dos camaradas da JCA nas campanhas das candidaturas da CCLCP Deputado Estadual e Federal, rendendo duas vitrias, em 2006 e 2010, para Deputado Estadual do camarada Amauri Soares, voz do povo catarinense na Assemblia Legislativa.

I Encontro Estadual da Juventude Comunista Avanando 2010

26

Julho de 2011: VI Encontro Nacional da JCA Este ltimo encontro foi sem dvida uma expresso do salto de qualidade que nossa organizao deu nos ltimos anos. Estiveram presentes camaradas de 6 diferentes estados da federao. A abertura do encontro contou com a presena de diversas juventudes amigas: Unio da Juventude Comunista (UJC), Juventude LibRe Liberdade e Revoluo, Juventude da Consulta Popular e a Juventude do MST. Tambm esteve presente na mesa de abertura uma representante da Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes. A mesa de abertura, que tratou do papel das juventudes comunistas, foi seguida de uma mesa sobre A histria dos comunistas no Brasil, com a honrosa presena de Anita Leocdia Prestes. Durante os trs dias do encontro que seguiram foram feitos debates sobre: A crise estrutural do capital e a resistncia popular pelo mundo, Conjuntura Nacional, O Marxismo-Leninismo e a prxis revolucionria, A luta pela Universidade Popular e Movimentos de massa juvenil e estudantil (secundarista, universitrio e jovens trabalhadores). No ltimo dia, foi feita a Plenria Final que fez uma avaliao da JCA nos ltimos dois anos, aprovou as resolues internas e elegeu a nova Direo Nacional. Este encontro foi realizado num momento crucial da histria: um momento em que a crise estrutural do

VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avanando 2011

27

I Seminrio Nacional Universidade Popular

capital se aprofunda sem prespectivas de recuperao, e as manifestaes populares voltam cena da histria mundial. Na conjuntura nacional, o primeiro encontro da JCA aps a eleio da presidenta Dilma Roussef, e de cara podemos confirmar nossa anlise feita no perodo Lula, de governos que so a expresso do bloco de poder dominante formado pelos latifndios, monoplios e pelo imperialismo. O VI ENJCA tambm ocorre num momento de notvel avano da luta pela Universidade Popular em nosso pas, com a construo do 1 Seminrio Nacional de Universidade Popular. Merece destaque neste encontro o desafio a que nos propomos: apesar de a frente estudantil universitria ser atualmente o principal espao de atuao, aprovamos vrias medidas concretas anteriormente ficamos muito tempo no mbito do reconhecimento da necessidade, mas com poucas experincias e esforos duradouros no compromisso com a organizao da juventude do movimento estudantil secundarista e dos jovens trabalhadores (do campo e da cidade), setores que so estratgicos, j que a grande maioria dos jovens brasileiros sequer ingressam na universidade. A medida mais significativa foi a criao de uma Secretaria de Jovens Trabalhadores na Direo Nacional, que ser responsvel pelo acompanhamento dos militantes em seus espaos de trabalho, formulando poltica especialmente para onde no haja uma possibilidade imediata de trabalho sindical. Enfim, nossa Juventude tem demonstrado grande capacidade de elaborao e uma abnegao s lutas populares que admirvel. nesse espirto que reafirmamos nosso compromisso com a Revoluo Socialista, educando novos jovens no esprito do marxismo-leninismo, atravs do estudo e da luta cotidiana, fazendo da JCA uma verdadeira escola de comunistas, principal objetivo da CCLCP quando a criou. Estamos certos de que estamos contribuindo para a construo do Partido Revolucionrio no Brasil, aquele que atravs das lutas de massa ser a expresso da vontade organizada de nosso povo na edificao de uma nova sociedade.

28

RESOLUES
do VI ENJCA
Conjuntura Internacional 1 A atual crise do capital sistmica, estrutural, e possui caractersticas especficas: trata-se de uma crise global (tende a afetar todos os pases e ramos de produo), universal (afeta todas as esferas da vida social ambiental, poltica, moral, econmica, etc) e que tende a se intensificar, pois o perodo entre as crises cclicas que se do no interior da crise estrutural tende a diminuir, no sentido de uma depresso contnua. 2 Diante da crise estrutural do capital, o atual presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, se comporta como um sujeito histrico do imperialismo e para o imperialismo. Na tentativa de salvar o Imprio, Obama mantm seu mandato com medidas austeras de retirada de direitos da classe trabalhadora do seu pas e com uma poltica externa ainda mais agressiva e perigosa para a sia, frica e Amrica Latina do que George Bush, com o maior gasto militar anual da histria dos EUA. 3 (A crise estrutural do capital e a agressividade do imperialismo) Diante do atual momento histrico, em que a crise estrutural do capital aproxima a atual ordem scio-metablica de seus limites absolutos que, por sua vez, no podem ser efetivamente superados sem o estabelecimento de um modo de produo e controle social socialista, o imperialismo aumenta e aumentar cada vez mais sua poltica de rapina e agressividade a todos os povos do mundo, em especial aqueles que so detentores de importantes recursos naturais e/ou que lutam por soberania ou pelo socialismo. Por estas razes, defendemos as seguintes posies: a. Pela desativao das bases e tropas militares imperialistas instaladas em todo o mundo, como os comandos militares estadounidenses que operam em cinco regies do planeta, e o recentemente instalado AFRICOM na frica. b. Pelo fim das guerras, intervenes e ingerncias imperialistas no Oriente Mdio, como no Iraque, Afeganisto, Paquisto, Lbia, Sria, Ir, entre outras. c. Pelo fim da poltica terrorista do Estado de Israel contra o povo palestino, a ocupao dos territrios, a inteno sionista de criar um Estado racial judeu e a escandalosa construo do Muro que separa os palestinos do Jordo.

30

d. Apoio s lutas juvenis e populares na Europa contra as polticas de austeridade que cortam direitos sociais e intensificam ainda mais a explorao dos trabalhadores. Destacamos as manifestaes gregas lideradas pela PAME (Frente Militante de Todos os Trabalhadores) e pelo KKE (Partido Comunista da Grcia) e KNE (Juventude Comunista da Grcia), que apontam para todo o mundo o socialismo como nica alternativa real para superao da crise. e. Contra a criminalizao praticada pelos pases imperialistas e/ou subservientes ao imperialismo dos migrantes, como a praticada pela Unio Europia, com a denominada Diretiva de Retorno, e pelos Estados Unidos, com a construo do Muro da Vergonha construdo na fronteira com o Mxico. Apoio s justas reivindicaes dos migrantes contra a discriminao, a represso, os abusos e a negao de direitos de que so vtimas. 4 (conjuntura da Amrica Latina): A intensificao da agressividade do imperialismo na Amrica Latina, dada pela hegemonia mundial dos Estados Unidos, uma renovada tentativa de impr novas formas de contrarevoluo preventiva por todos os meios que incluem os mais extremados meios militares e autocrticos e ocorre em funo do crescimento da resistncia popular, na qual se conjugam as lutas dos movimentos sociais e dos trabalhadores com processos revolucionrios democrtico-radicais e populares. Diante desta conjuntura: a. Defendemos a ALBA (Aliana Bolivariana para os Povos de Nossa

Amrica), por ser ela uma proposta concreta de integrao social, econmica e cultural para os pases da Amrica Latina, visando o desenvolvimento e a soberania dos pases que a integram. b. Defendemos a continuidade da Revoluo Socialista em Cuba (pioneira na transio ao socialismo nas Amricas). Repdio ao criminoso bloqueio econmico e a poltica de desestabilizao e agresso praticada durante meio sculo pelo Imprio contra Cuba. Solidariedade aos Cinco Heris Cubanos. Repdio manuteno da Base de Guantnamo que, alm de violar a soberania de Cuba, centro de tortura de presos dos EUA. c. Defendemos os avanos promovidos pela chamada Revoluo Bolivariana na Venezuela, como: o avano da reforma agrria, da reforma educacional, da reforma urbana; a estatizao de importantes meios de produo; a construo de novas empresas estatais e de propriedade social; a democratizao dos meios de comunicao; a solidariedade aos povos pobres e em luta; a promoo da integrao latinoamericana; as polticas e campanhas anti-imperialistas, entre outros. No entanto, repudiamos as polticas que representam recuo no processo, como a entrega de militantes de esquerda colombianos ao Estado narco-terrorista colombiano, hoje governado pelo guerreirista Juan Manoel Santos. d. Defendemos os avanos promovidos na Bolvia pelo movimento de massas e pelo Governo Evo Morales (como as estatizaes, a reforma educacional, a reforma democrtica, os avanos da reforma agrria, a reforma da

31

previdncia que diminui a idade para a aposentadoria dos trabalhadores bolivianos; as polticas anti-imperialistas e a solidariedade e integrao com os demais povos, em especial da Amrica Latina). Repudiamos as tentativas golpistas e divisionistas da direita fascista boliviana. e. Defendemos as posies avanadas de Rafael Correa no Equador como a no renovao da base dos EUA em Manta, a auditoria da dvida externa e interna e o no pagamento de grande parte destas, a aprovao da nova constituio e ingresso na ALBA. No entanto, repudiamos as posies do governo que vo no sentido contrrio ao seu carter progressista, como a entrega de militantes colombianos para o Estado narcoterrorista colombiano. f. Comprometemo-nos a lutar para que o Brasil pague sua dvida histrica com o povo paraguaio, vtima da covarde e cruel Trplice Aliana, a servio do neocolonialismo do Imprio Britnico. Estamos ao lado do povo paraguaio na luta pela recuperao de sua soberania energtica e renegociao do acordo de Itaipu Binacional, em bases justas, assim como na reivindicao da devoluo, por parte do governo brasileiro, do arquivo nacional e dos smbolos histricos, saqueados pelas foras armadas do Imprio dos Bragana, em seguida ao genocdio praticado contra o povo guarani. Defendemos o direito do povo paraguaio de realizar uma reforma agrria justa e igualitria que implique, inclusive, na expulso dos latifundirios brasileiros que exploram aquele territrio. g. Exigimos a retirada das tropas do MINUSTAH invasoras do Haiti, sob

o vergonhoso comando das tropas brasileiras, e da nova invaso dos EUA que ocorre com o pretexto de solidariedade s vtimas do terremoto. O que o povo haitiano precisa de mdicos, comidas, remdios e, sobretudo, liberdade e possibilidade de autodeterminao, bandeira pela qual lutou em toda sua histria. h. Pelo fim da IV Frota, das operaes do Comando Sul e da manuteno das tropas, bases e manobras militares ianques em pases da nossa Amrica Latina, que so uma ameaa permanente aos nossos povos. i. Pelo fim dos acordos dos EUA e Colmbia, que formam uma unidade militar contra os povos em luta da Amrica Latina. Consideramos central a luta contra o Estado narcoterrorista colombiano e o atual governo fascista de Juan Manoel Santos (ex-ministro da defesa) que tutelado pelos EUA, tenta transformar este pas irmo numa cabea-deponte do imperialismo na Amrica Latina, desempenhando aqui o papel belicista que o Estado de Israel cumpre no Oriente Mdio. Solidarizamo-nos ao Partido Comunista Colombiano, ao Plo Democrtico Alternativo, ao movimento sindical e popular, aos trabalhadores da cidade e do campo, aos estudantes da FEU (Federao de Estudantes Universitrios) e da ACEU (Associao Colombiana de Estudantes Universitrios), JUCO (Juventude Comunista Colombiana) e demais organismos e movimentos juvenis que, nas duras condies em que tentam organizar a resistncia ao fascismo, vm sendo vtimas de assassinatos, prises arbitrrias, torturas e todo tipo de violncia e abusos por parte do Estado terrorista e do paramilitarismo na Colmbia.

32

j. Reconhecemos e defendemos as FARC-EP e as reivindicamos como fora poltica beligerante, assim como o Exrcito de Libertao Nacional (ELN). k. Somamos-nos luta pela anulao de todos os tratados que violam a soberania militar, territorial e econmica das naes da Nossa Amrica; em particular do Plano Colmbia Iniciativa Andina, do Plano Panam e do Plano Patriota. l. Repudiamos as represses violentas aos estudantes e trabalhadores chilenos promovidas pelo governo de Sebastin Piera do Chile, ligado direita fascista daquele pas. Solidarizamosnos luta justa dos povos Mapuche pela terra e somos contra qualquer forma de criminalizao destes. m. Apoiamos a causa da independncia e autodeterminao das colnias ainda existentes na Amrica Latina. Em particular, aos estudantes portoriquenhos que tm desempenhado um importante papel nos embates s polticas de ingerncia estadunidense relacionadas educao e aos jovens. n. Todo apoio luta do povo hondurenho que segue sofrendo duramente com a represso instaurada pelo golpe militar que assolou o pas em 2009. o. Repudiamos as leis antiterroristas, aprovadas por pases como o Chile, o Paraguai e Honduras, pois entendemos que seu objetivo principal a criminalizao das organizaes populares. 5 Lbia: O levante popular iniciado na Lbia no incio do ano de 2011 assumiu carter distinto dos levantes nos outros pases rabes. Os EUA e pases

centrais da Europa, preocupados com o controle da regio (por conta da importncia geopoltica do pas que tem fronteira com o Egito e a Tunsia e que possui a segunda maior reserva de petrleo da regio), aproveitam-se do momento de instabilidade poltica criada pela insatisfao da populao para ocupar militarmente o pas e recuperar o seu controle poltico e econmico. Por isso, somos contra a interferncia militar dos Estados Unidos e pases centrais europeus que se utilizam da OTAN para garantir e aprofundar a explorao imperialista no pas. 6 Mundo rabe: os recentes acontecimentos nos pases rabes so manifestaes que se caracterizam como levantes populares impulsionados pela insatisfao com a situao social, econmica e poltica nos seus pases. Porm, embora seja um forte movimento contestatrio com aspiraes democrticas importantes, que deve educar o povo a partir de sua prpria experincia de luta, ainda no ultrapassa os limites da ordem burguesa. Os casos da Tunsia e do Egito so exemplos desta insuficincia, com a diferena que l as manifestaes lograram a retirada dos mandatrios, porm sem a construo de um poder popular, razo pela qual ainda se caracterizam como insurreies populares. Apoiamos a luta desses povos e entendemos que para esses levantes seguirem adiante e terem conseqncias duradouras, os povos desses pases precisaro avanar na luta anti-imperialista e no fortalecimento da organizao da classe trabalhadora com uma perspectiva socialista.

33

7 Repblica rabe Saarau Democrtica (RASD Saara Ocidental: Apoio luta por soberania, autodeterminao e reconhecimento da Repblica rabe Saarau Democrtica (Saara Ocidental). Na Amrica Latina os nicos pases que no reconhecem a soberania da RASD so Chile, Argentina e Brasil. Enquanto comunistas brasileiros, temos o dever de manifestar nossa solidariedade ao povo saarau denunciando o posicionamento do governo brasileiro e, dentro do possvel, construir campanhas pelo reconhecimento da RASD e contra a interferncia imperialista no pas. Atualmente o povo saarau sobrevive devido a sua forte resistncia e solidariedade internacional. A luta em defesa da autodeterminao desse povo passa tambm pela luta por autodeterminao de pases como o Brasil que, subserviente s naes imperialistas, continua legitimando o massacre ao povo saarau. Poltica Internacional 1 Consolidar a participao da JCA como juventude membro da FMJD. Buscaremos articular-nos principalmente com as organizaes que visualizam a construo de um bloco das organizaes comunistas, realmente marxistas-leninistas, e encaminhar suas atividades de solidariedade internacional e da luta anti-imperialista nos nossos espaos de atuao. Defender o carter antiimperialista da Federao. 2 Participar e ampliar o trabalho de solidariedade a Cuba e demais pases atravs das entidades de solidariedade, como as ACJM (Associao Cultural Jos Mart) e a Casa da Amrica Latina.

Conjuntura Nacional 1 A consolidao da revoluo burguesa no Brasil se deu desvinculada de uma revoluo nacional e democrtica. O imperialismo, os monoplios e o latifndio formam o bloco de poder dominante, organizado na forma de Estado Autocrtico, responsvel pela manuteno da ordem burguesa, permanentemente dependente e subdesenvolvida. A burguesia nativa se desenvolveu de forma associada e dependente ao imperialismo, de modo que o capitalismo dependente no decorre de uma ausncia de desenvolvimento capitalista. Por isso, a revoluo democrtica (e as reformas que dela decorrem) s pode ser efetivada com desdobramentos contra a ordem, profundamente vinculada revoluo socialista. Portanto, contribuir para a construo do Bloco Histrico que rena os setores explorados e oprimidos pelo imperialismo, pelos monoplios e pelo latifndio, sob a direo da classe trabalhadora e seu Partido Revolucionrio, uma tarefa fundamental para criar as condies para a revoluo socialista brasileira. 2 - O Governo Dilma Rousseff representa a continuidade das polticas do bloco hegemnico dominante, que busca assegurar a reproduo ampliada do capital e a manuteno do status quo dentro de uma ordem burguesa autocrtica pr-imperialista. Suas medidas vo das privatizaes aos cortes no oramento, da negao de direitos ao privilegiamento do pagamento da dvida

34

pblica interna e externa, da criminalizao das greves e dos movimentos sociais ao beneficiamento dos empresrios e latifundirios. So polticas que visam responder aos interesses monoplicos e imperialistas contra o conjunto da classe trabalhadora, e que servem para demonstrar o carter do atual governo nacional, que se coloca contra os interesses dos de baixo para tentar salvar o grande capital dentro da sua crise estrutural. 3 A JCA contra a entrega dos aeroportos brasileiros iniciativa privada, tanto na forma de parcerias pblico/privada quanto na forma de concesses; 4 Como algumas medidas imediatas necessrias para garantir uma vida minimamente digna aos trabalhadores brasileiros, a JCA defende o aumento real do salrio mnimo (afastando-se dos R$ 545,00 aprovados e aproximando-se dos R$ 2.222,99 propostos pelo DIEESE), reduo forada dos preos (incluindo os que so cobrados pelos alimentos, aluguel, medicamentos e transporte coletivo) e reduo da jornada de trabalho sem reduo de salrios. 5 Somos contra as medidas da contra-reforma previdenciria, como o aumento da idade mnima para aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. Tambm consideramos inadmissveis as polticas de desonerao dos empresrios que o governo vem promovendo em benefcio do capital contra a previdncia social.

6 Consideramos a aprovao do novo Cdigo Florestal um verdadeiro retrocesso no que diz respeito defesa do meio ambiente brasileiro, alm de favorecer o agronegcio e o latifndio. Tambm consideramos a construo da usina hidreltrica de Belo Monte, um atentado contra todos os povos, rios e biodiversidade. 7 Manifestamos apoio a todas as greves e formas de luta dos trabalhadores que atualmente se encontram em movimento pela defesa dos seus direitos e por melhores salrios. 8 Defendemos as lutas pela reforma agrria, pela promoo de polticas que visam assegurar a nossa soberania alimentar e pela rediscusso das polticas nacionais em torno da produo, distribuio e comercializao de energia. Portanto, somos favorveis ao direito de livre organizao e manifestao dos movimentos sociais que compem a via campesina, contrariando toda e qualquer forma de criminalizao dos mesmos por parte do Estado brasileiro e represso pelos latifundirios; 9 Defendemos a realizao de uma Auditoria da dvida pblica (interna e externa). Consideramos esta dvida injusta, criminosa e impagvel, e deve ser anulada. 10 Defendemos o carter laico do Estado brasileiro, que seja respeitado de forma indiscriminada os direitos de todos os cidados, independentemente de sua orientao religiosa, poltica e/ou sexual.

35

11 Apoio a abertura dos arquivos da ditadura, pela verdade e pela memria, bem como, realizao de julgamento de todos aqueles que estiveram envolvidos com a represso promovida pelos militares. 12 Nacionalizao e reestatizao das empresas estratgicas, como: a Vale do Rio Doce (cuja privatizao foi fraudulenta e deve ser anulada), a Usiminas, a Embraer, a Telebrs e a Eletrobrs. Estes complexos produtivos, dotados de elevada competncia tcnica e organizacional, devem tornar-se a base de um planejamento estatal (com controle democrtico e popular) capaz de garantir nossa soberania nos recursos naturais e um desenvolvimento socialmente justo e emancipatrio. 13 Petrobrs 100% estatal e pblica com controle monoplico de todo o petrleo brasileiro. 14 Democratizao dos meios de comunicao. Combate aos monoplios e oligoplios da mdia privada. Defesa da mdia pblica, gratuita, comunitria e popular. 15 Defendemos a sade pblica, gratuita e de qualidade, com a integralidade do Sistema nico de Sade (SUS). Somos contra a cedncia de espaos pblicos da sade para a iniciativa privada; pela revogao das leis das fundaes e organizaes sociais e fim das terceirizaes e de todas as formas de privatizao da sade pblica.

Direito Cidade 1 Defendemos a realizao da Reforma Agrria e da Reforma Urbana como meios fundamentais para a efetivao do direito cidade. Um direito de carter amplo que abrange a materializao de todas as necessidades urbanas. Sua busca deve servir como o fundamento condutor das lutas populares pela democratizao das cidades que caminhe para a necessria superao da contradio entre campo e cidade. 2 - Proposta de um projeto de controle pblico dos transportes: defesa da municipalizao do transporte coletivo, ou seja, a assuno pelo poder pblico municipal do controle e gerenciamento dos transportes, uma vez que a Constituio prev que: Art. 30 Compete aos Municpios: V organizar e prestar, diretamente, ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o transporte coletivo, que tem carter essencial. Aps a municipalizao, o poder pblico municipal dever criar uma empresa pblica de transportes, com frota de nibus prpria (adquirida atravs de financiamento do Governo Federal, com controle social). Para auxilio no custeamento do sistema, propomos que seja criado um imposto, pago pelas camadas mais ricas da sociedade: donos dos meios de produo e circulao do capital (indstrias, grandes supermercados, bancos, etc.). Desse modo, no ser necessrio mais a cobrana da tarifa, j que todo o sistema ser mantido pelo poder pblico. Para resolver o problema do emprego dos cobradores propomos a criao de novas funes, alm

36

da necessria ampliao do sistema de transportes coletivos que ser fundamental conforme avance sua democratizao efetiva. 3 - O Capital, principalmente em sua fase superior - imperialista e monopolista - precisa manter a aprofundar um sistema de transportes cuja lgica est determinada - ainda mais nos pases dependentes - pela hegemonia do automvel individual. Este sistema restringe fortemente o acesso ao transporte e cidade, pois subordina toda a infraestrutura lgica rodoviarista. Essa lgica se aprofunda cada vez mais e suas conseqncias so sentidas por todo o povo, uma vez que este obrigado a construir e sustentar um sistema cujo bnus fica inteiramente com a burguesia. necessrio reverter este quadro para que o transporte pblico possa ser pautado pelo valor de uso. Isso implica no s em dar acesso para o povo ao sistema de transporte existente, mas tambm em transform-lo por inteiro de acordo com as necessidades de uma sociedade sem exploradores nem explorados. Universidade 1 A universidade est em uma constante disputa de interesses antagnicos. Diante da necessidade autoexpansiva do capital, h mais de duas dcadas acelerou-se uma feroz ofensiva sobre as reas consideradas deveres do Estado, com nfase na sade e na educao. Tal processo foi iniciado a partir de fora, com o marco das polticas implementadas aps o Consenso de Washington, que direciona internamente

todo o processo de mudanas institucionais e organizacionais das relaes de produo e trabalho, atingindo todo o campo da produo cientfica e tecnolgica, assim como a transmisso do conhecimento e formao ideolgica, tornando-os ainda mais funcionais necessidade de expanso do capital. 2 A hegemonia na universidade, atualmente, dada pelo capital, sobre a trade dos monoplios, imperialismo e latifndios. O projeto de contrareforma universitria do bloco de poder hegemnico, intensificado com os governos Lula-Dilma, tem sido implementado paulatinamente (decreto das Fundaes (1994), SINAES (2004), Lei de Inovao Tecnolgica (2004), PROUNI (2005), Universidade Aberta do Brasil (2006), REUNI (2007), novo ENEM (2009), Pacote da Autonomia (2010), MP 520 e Decreto 7423 (ambos de 31 de Dezembro de 2010), MP 525 (2011), corte de 3,1 bilhes da educao e 1,7 bilhes da Cincia e Tecnologia (2011), citando os mais importantes). Portanto, trata-se de uma contra-reforma permanente, que se aprofunda na medida em que o povo no consigue empreender uma ofensiva, e que visa um projeto global de universidade pautado pelas necessidades de reproduo do capital. Compreendemos a necessidade de contrapor a esse projeto outro igualmente global, identificado com as necessidades dos explorados e oprimidos. Por isso, entendemos que a luta pela Universidade Popular uma necessidade histrica. Tendo a socializao dos meios de produo e a distribuio da riqueza de forma planifi-

37

cada como metas fundamentais para a construo de uma sociedade sem classes (sem explorao e opresso), a apropriao coletiva da cincia e tecnologia, a sua produo de acordo com as necessidades humanas, bem como uma educao socialista que trabalhe todas as potencialidades para a emancipao humana tornam-se mediaes fundamentais, por assim, dizer, estratgicas. 3 A Universidade Crtica, Criadora e Popular como estratgia para a universidade, exige a vinculao da disputa da universidade brasileira, desde o povo e para o povo, com a construo do Bloco Histrico de foras proletrias e populares anti-imperialista, antimonopolista e anti-latifundirio, capaz de guiar a experincia das massas nas lutas sociais dentro da ordem tomada do poder poltico, abrindo caminho para o socialismo.

educao brasileira ao padro dependente de desenvolvimento justificado por um suposto desenvolvimento nacional abstrato. Por outro lado, h tambm os setores da esquerda do movimento, que se encontra bastante fragmentada e em uma situao de resistncia s polticas do governo, mas que tem tido dificuldade de avanar para outro patamar organizativo, que s pode surgir em torno de uma unidade programtica e prtica, que d vazo s lutas de resistncia articuladas a uma ofensiva. 2 Para reorganizar o movimento estudantil universitrio necessrio retomar o debate estratgico, de projeto alternativo ordem do capital, que potencialize a luta dos estudantes em cada sala de aula, curso, universidade pelas suas questes mais sentidas. Articular as bases do projeto estratgico de Universidade Popular (e agora com o seu movimento real, materializado no 1 Seminrio Nacional de Universidade Popular - SENUP) com as demandas do dia-a-dia uma tarefa militante dos comunistas da JCA. 3 A construo do 1 Seminrio Nacional de Universidade Popular (SENUP) uma importante iniciativa no sentido de construir um campo de articulao e luta, bem como unificar o movimento universitrio em torno de um programa estratgico coerente e abrangente de disputa da universidade para o povo brasileiro. O SENUP dever apontar tticas para essa luta, construindo um programa mnimo (ttico) e elementos de um programa mximo (estratgico), expresso em uma carta de

Movimento de massas Movimento Estudantil Universitrio 1 O movimento estudantil universitrio brasileiro encontra-se hoje em grande parte inerte em relao s polticas governamentais, principalmente pelo papel cumprido pela Unio Nacional dos Estudantes (UNE), hoje hegemonizada pelo PCdoB/UJS e seus aliados. Esse papel decorre, entre outras coisas, de uma ampla cooptao empreendida no seio do movimento e de uma estratgia equivocada que visa adequar a

38

unidade, transformando a bandeira da UP em fora social organizada. Para manter e aprofundar a Articulao Nacional do campo UP, a JCA prope que o 1 SENUP constitua um grupo de trabalho nacional de universidade popular (GT Nacional - UP), composto por todas as organizaes, entidades e indivduos convocantes do SENUP 2011. 4 O objetivo da JCA a construo de um movimento nacional de luta por uma Universidade Popular, o qual no possvel prever tempo para constituio, pois depender de desdobramentos das tticas do 1 SENUP na base, bem como o entendimento entre os dirigentes e coordenadores das organizaes e entidades convocantes do Seminrio. No entanto, trabalharemos para que a constituio de um movimento seja elemento de debate do GT Nacional UP, apontando-o como eixo de debate para a construo do 2 SENUP, para final de 2012. 5 Construir antes e aps o SENUP movimentos de base pela Universidade Popular (movimentos que lutem pela universidade popular em cada universidade onde estamos inseridos). Como primeiro passo, reunir as organizaes e entidades que constrem e apiam o SENUP, construindo campanhas e lutas que estejam latentes (cada camarada dever avaliar as potencialidades de lutas e a ttica mais adequada dentro da sua universidade). 6 Um movimento nacional por uma Universidade Popular no deve ser confundido com uma nova entidade.

Ele deve ser composto pelas trs categorias universitrias, bem como por movimentos populares e sindicais que no estejam diretamente vinculados universidade. Este movimento dever sim, fortalecer as entidades estudantis e sindicais, munindo a luta na universidade de um horizonte estratgico. Ao mesmo tempo, por ser um movimento permanente, se transformaria em um elemento de acmulo de foras sociais organizativas em constante aperfeioamento. Um movimento democrtico, autnomo e amplo no sentido da composio de categorias; construdo de dentro da universidade para fora e de fora para dentro, bem como solidrio as demais lutas dos trabalhadores. 7 Como tticas importantes que acumulem fora para estratgia de Universidade Popular, defendemos: - Barrar a contra-Reforma Universitria do capital; - Lutar pela democracia interna (voto universal nas eleies e paridade nos rgos colegiados das IES); - Lutar pela autonomia das Instituies (artigo 207 da Constituio); - Lutar pela contratao por concursos pblicos para professores e funcionrios, melhores salrios, e contra a terceirizao do trabalho; - Pelo total financiamento pblico manuteno e ampliao dos projetos de pesquisa e extenso vinculados s necessidades populares, articulando os diversos laboratrios, professores, tcnicos e estudantes, na construo do projeto de Universidade Popular. Uma orientao para iniciar este trabalho mapear os projetos em cada uni-

39

versidade para posterior articulao atravs de seminrios, etc, bem como pensar as possibilidades de criao de projetos em cada rea do conhecimento; - Lutar pela manuteno e ampliao dos direitos estudantis; - Nas universidades pagas e/ou privadas, lutar pela qualidade de ensino, pelo congelamento/rebaixamento de mensalidades curto prazo e gratuidade a mdio prazo, pela liberdade de organizao sindical e estudantil e democracia interna. Em mdio e longo prazo, lutar pela reestatizao/estatizao destas universidades. - Organizar Estgios de Vivncia junto a movimentos sociais; - Lutar por currculos e projetos poltico-pedaggicos crticos e criadores, capazes de vincular a apreenso crtica do conhecimento produzido, sistematizado e acumulado pela humanidade, com a prtica investigativa criadora vinculada produo de conhecimento para a satisfao das necessidades populares e a transformao social; 8 Orientar nossas plataformas polticas dos processos eleitorais de Centros Acadmicos, Diretrios Acadmicos e Diretrios Centrais dos Estudantes e tambm na luta cotidiana, com a estratgia e as tticas da Universidade Popular. 9 Devemos participar, mediante avaliao prvia nas instncias da JCA, dos Encontros Estudantis e Frentes que j existem e que possam surgir, levando nossa postura crtica e a necessidade de um debate estratgico.

10 (Com relao a entidades nacionais): A Unio Nacional de Estudantes (UNE) segue em uma crescente burocratizao e despolitizao, que envolvem desde os processos de tiragens de delegados realizao dos encontros (CONUNEs, CONEBs e CONEGs), que viraram um fim em si para reciclagem e manuteno fisiolgica das organizaes polticas que hegemonicamente compem sua diretoria. Seguiremos participando destes espaos como instrumento de dilogo com os estudantes honestos que esperam da UNE uma postura combativa e autnoma, bem como com os grupos da oposio de esquerda, com os quais queremos manter um dilogo cordial e de constante avaliao sobre as possibilidades de disputa de cargos na direo da entidade, o que no consideramos prioridade no momento (mas que no representa uma posio de princpio, e sim, conjuntural). Sobre a Assemblia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL), criada em 2009, entendemos que surge repetindo vrios vcios hegemonistas e de baixo nvel de debate poltico, pois mantm como centralidade da poltica a disputa de aparelhos e no a construo de uma estratgia que esteja altura dos reais desafios do movimento estudantil hoje. Observaremos as movimentaes da ANEL, levando sempre a necessidade de permanente disputa de projeto de universidade. 11 Temos dado importantes passos e conseqncia na deliberao de Encontros anteriores sobre a importncia das Executivas e Federaes de Curso. A experincia da Coordenao Naci-

40

onal da ENESSO demonstra que a ttica correta, e que preciso dar continuidade a ela, somando articulao das bandeiras especficas da categoria profissional a luta pela Universidade Popular. O debate dos currculos e as demandas democrticas de cada categoria na formao universitria so exemplos da necessidade da democratizao radical das instituies universitrias. Sobre os Estgios Interdisciplinares de Vivncia (EIVs) 12 A JCA defende a manuteno e o aprofundamento das diretrizes gerais traadas para os EIVs pela Federao dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), que at a formulao destas resolues aponta: 1) a contruo dos estgios deve pautar-se pelo horizonte da Revoluo Socialista e 2) sua formao deve estar voltada prtica militante. 13 A ausncia de uma entidade geral nacional e de entidades estaduais dos estudantes (representativas e combativas) deixa os EIVs rfos e dificulta a atuao tanto no sentido de politizar os EIVs quanto de apresentar alternativas organizativas aos estagirios. Est tarefa tem sido cumprida somente por poucas entidades de rea. Isto levanta a necessidade de articular os EIVs reorganizao do movimento estudantil em cada estado e nacionalmente. Como mediao a esta tarefa de longo prazo, devemos ligar a construo do EIV s entidades locais (DCE's, CA's) ou, e preferencialmente, a movimentos que se orientem pela discusso de Universidade Popular.

14 Hoje, a ausncia de orientao terica na construo dos estgios muito grande. Portanto, importante sempre acumular orientaes, redigindo documentos destinados construo dos demais EIVs atravs de entidades e movimentos envolvidos. 15 Fazer um levantamento e articular atravs do GT Nacional de Universidade Popular proposto para o 1 SENUP todos os EIVs construdos por entidades, movimentos e organizaes que esto envolvidas no debate de Universidade Popular, buscando tirar os EIVs do isolamento e dar-lhes um direcionamento nacional atravs de uma poltica estratgica que acumule fora; 16 poltica da JCA construir os EIVs em todos os locais onde tem atuao. A atuao dentro da construo dos EIVs deve pautar-se: pela necessidade de formar militantes socialistas; pela necessidade de vincular a luta estudantil aos movimentos sociais organizados; pela estratgia de reorganizar o movimento estudantil a nvel nacional atravs da poltica de Universidade Popular; pela estratgia de reorganizar os EIVs atravs da reorganizao do movimento estudantil a nvel nacional. M ov i m e n t o E s t u d a n t i l Secundarista 1 O movimento estudantil secundarista apresenta um grande potencial de luta e mobilizao. Alm disso, atualmente, a grande maioria dos jovens formados no ensino mdio no chega a ingressar nas universidades as quais possuem uma estrutura elitista e

41

anti-popular e acaba entrando desde cedo no mundo do trabalho. No entanto, assim como no movimento estudantil universitrio, sua principal entidade representativa, a Unio Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), est afastada das lutas de base, coadunando com as polticas governamentais de privatizao e precarizao da educao. Esta situao refora a necessidade da JCA ter a organizao dos jovens secundaristas como uma de suas polticas prioritrias. 2 Intensificar o trabalho nos cursos tcnicos incorporando nos debates sobre o movimento estudantil as condies de trabalho e a dinmica societria em crise do capitalismo. Essa transio para o mundo do trabalho deve ser problematizada com a luta nos Grmios Estudantis. 3 Sistematizar e aprofundar as tticas de aproximao e acompanhamento dos jovens secundaristas, em conjunto com os professores do Movimento Avanando Sindical. Acompanhar mais constantemente a formao de Grmios Estudantis, os movimentos de luta contra os aumentos das tarifas do transporte coletivo, alm de executar o programa mnimo de formao para os estudantes secundaristas. 4 Elaborar um caderno guia para os estudantes secundaristas com os quais trabalhamos, que contextualize histrica e conjunturalmente a luta da educao e do movimento estudantil secundarista e que os oriente na organizao de um Grmio Estudantil e na luta cotidiana.

42

Notas:
Ativo um espao interno da CCLCP, do qual participam todos os militantes que fazem trabalho em determinada rea de atuao (juvenil, sindical, poltica inter nacional, etc), destinado ao aprofundamento de temas relacionados poltica da organizao. No possui carter deliberativo, podendo indicar resolues para serem aprovadas nas devidas instncias, como Direo Nacional ou Encontro Nacional. Este caderno contm resolues de cunho estratgico e ttico, o que exige que as posies aqui apresentadas sejam analisadas luz do seu tempo histrico. possvel, portanto, que algumas resolues j estejam sendo implementadas, ou ainda j tenham sido vencidas pela prpria conjuntura, que bastante dinmica, ao chegar aos olhos do leitor no presente momento.

http://jcabrasil.org/ jca@cclcp.org

Das könnte Ihnen auch gefallen