Sie sind auf Seite 1von 8

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais Ncleo de Educao a Distncia/Canal Minas Sade

MANUAL DO CURSO
CLASSIFICAO DE RISCO EM URGNCIA E EMERGNCIA PROTOCOLO DE MANCHESTER

Belo Horizonte/2011
1 Av. Afonso Pena, 2.300 11 Andar Bairro Funcionrios Belo Horizonte/Minas Gerais

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais Ncleo de Educao a Distncia/Canal Minas Sade Sumrio
Introduo.............................................................................................3 Pblico Alvo............................................................................................3 Objetivos do Curso..................................................................................4 Metodologia do Curso..............................................................................4 Carga Horria Organizao Curricular......................................................5 Estrutura do Material...............................................................................5 Horrios de Transmisso das Aulas da TV ................................................ 6 Critrios de Avaliao..............................................................................6 Certificao............................................................................................8

2 Av. Afonso Pena, 2.300 11 Andar Bairro Funcionrios Belo Horizonte/Minas Gerais

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais Ncleo de Educao a Distncia/Canal Minas Sade Introduo
Caro (a) aluno (a), Seja bem-vindo ao Curso de Extenso Classificao de Risco em Urgncia e Emergncia - Protocolo de Manchester na modalidade a distncia!

Saiba que essa modalidade de ensino privilegia a flexibilizao na organizao do tempo, porm, faz se necessrio o planejamento prvio para que voc fique em dia com o contedo do curso e com o cumprimento dos prazos para a realizao das atividades. Este manual apresenta orientaes gerais sobre o Curso. Voc conhecer o pblico

alvo, os objetivos, a metodologia, a carga horria, a organizao curricular, estrutura do material, enfim... Todas as informaes fundamentais para realizar com primor, os estudos e as vivncias propostas neste curso. Ao final de seus estudos espera-se que voc seja capaz de adotar a estratgia de classificao do risco, utilizando o Sistema Protocolo de Manchester.

Pblico Alvo
Mdicos e enfermeiros que trabalham nos pontos de atendimento de urgncia e emergncia do Sistema nico de Sade de Minas Gerais. Profissionais mdicos e enfermeiros de referncia nas GRSs do estado que daro suporte na implantao deste Sistema/ Protocolo. Ateno: O pblico alvo dever ser indicado pelo gestor do municpio e validado pela Coordenao de Urgncia e Emergncia.

3 Av. Afonso Pena, 2.300 11 Andar Bairro Funcionrios Belo Horizonte/Minas Gerais

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais Ncleo de Educao a Distncia/Canal Minas Sade Objetivos do Curso
Capacitar mdicos e enfermeiros para a implantao e implementao do Sistema Manchester como linha guia da urgncia e emergncia nos pontos de ateno desta rede. Divulgar a Linha Guia da Urgncia e Emergncia. Capacitar Apoiadores das GRS para implantao e implementao do Sistema. Orientar gestores para adeso ao projeto e sua implantao no servio. Capacitar mdicos e enfermeiros que trabalham nos pontos de atendimento de urgncia e emergncia a serem Classificadores do Sistema Manchester. Capacitar gestores e profissionais da sade na organizao do fluxo dos servios e rede de urgncia.

Metodologia
O Curso de Extenso Classificao de Risco em Urgncia e Emergncia Protocolo de Manchester na modalidade a distncia oferecido pela Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais em parceria com o Grupo Brasileiro de Classificao de RiscoGBCR, conta com os recursos tecnolgicos do Ambiente Virtual de Aprendizagem e com apresentao de programas televisivos do Canal Minas Sade e ainda com material de referncia de estudo. A metodologia do curso voltada para o desenvolvimento da aprendizagem utilizando os recursos tecnolgicos por meio de multimdia: material web, material impresso, frum interativo disponveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e vdeo-aulas apresentadas pelo Canal Minas Sade, que contribuiro para a produo do conhecimento por meio da auto-aprendizagem e interao entre aluno/material didtico, aluno/aluno e aluno/pesquisa, aluno/tutor consolidando a comunidade de aprendizagem. Para garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento das competncias previstas, durante o curso voc ter o acompanhamento de mdicos e enfermeiros treinados, denominados tutores.

4 Av. Afonso Pena, 2.300 11 Andar Bairro Funcionrios Belo Horizonte/Minas Gerais

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais Ncleo de Educao a Distncia/Canal Minas Sade Carga Horria Organizao Curricular
O Curso tem carga horria total de 45 horas. Os contedos que compem sua estrutura curricular esto organizados em 05 unidades de estudos, conforme abaixo:
ORGANIZAO CURRICULAR 45 horas Coordenao: Urgncia e Emergncia SES/MG Temticas Apresentao do Curso Carga Horria: 05 horas UNIDADE 1 Histria da Implementao da Classificao de Risco Carga Horria: 05 horas UNIDADE 2 O Processo de Tomada de Deciso e a Classificao de Risco Carga Horria: 05 horas UNIDADE 3 Mtodo de Classificao de Risco Carga Horria: 10 horas - Reforo dos passos da tomada de deciso - Fluxograma geral - Documentao - Avaliao do doente - Cor branca na classificao de risco - Razes da Avaliao da Dor - Instrumentos para avaliao da dor - Avaliao da dor na triagem - Tomada de deciso - Estratgias de Tomada de deciso - Tomada de deciso durante a classificao de riscos Ementa Sensibilizao e inicio de interatividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem

- Nomenclaturas e Definies - Metodologia de Classificao de Risco

UNIDADE 4 Avaliao da Dor na Classificao de Risco Carga Horria: 10 horas

UNIDADE 5 Gesto do Servio de Urgncia e Emergncia a partir da Classificao de Risco Carga Horria: 10 horas

- Tipologia dos doentes - Para alm da priorizao

Estrutura do Material
Material Digital (Web): disponibilizado em unidades de estudos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem com contedos e atividades on-line para anlise, estudo e auto-aprendizagem.

5 Av. Afonso Pena, 2.300 11 Andar Bairro Funcionrios Belo Horizonte/Minas Gerais

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais Ncleo de Educao a Distncia/Canal Minas Sade
Material Impresso: Constitui material de referncia e fonte de consulta bsica para acompanhamento do curso. importante relacionar as informaes deste material com as apresentadas nas unidades de estudos, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Vdeo-Aulas apresentadas por meio do Canal Minas Sade.

TRANSMISSO DAS AULAS PELO CANAL MINAS SADE 25/08/2011 s 14h00min - Vdeo-aula 00 01/09/2011 s 14h00min - Vdeo-aula 01 08/09/2011 s 14h00min Vdeo-aula 02 15/09/2011 s 14h00min - Vdeo-aula 03 22/09/2011 s 14h00min - Vdeo-aula 05

Fique Atento: As reprises acontecero sempre s 09h00min. Elas tambm sero disponibilizadas no Portal Minas Sade (www.portalminassaude.com.br), link Multimdia Vdeos Protocolo de Manchester.

Critrios de Avaliao
A avaliao se dar de forma contnua na medida em que os envolvidos no processo avaliam a caminhada qualitativamente, dialogam e refletem sobre suas aes, visando melhorar o seu desempenho profissional. O processo de acompanhamento e avaliao do aluno ser realizado por meio de trabalhos escritos publicados no AVA, chats, fruns e prova presencial. Ser aprovado o aluno que obtiver o aproveitamento de 60% dos pontos.

Distribuio de Pontos

Sero distribudos 100 pontos durante o processo, sendo: 50 pontos de atividades disponveis no AVA 50 pontos de prova presencial
6 Av. Afonso Pena, 2.300 11 Andar Bairro Funcionrios Belo Horizonte/Minas Gerais

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais Ncleo de Educao a Distncia/Canal Minas Sade
ATENO: Fique atento ao prazo de realizao das atividades. O curso bastante dinmico e se voc perder o prazo de envio das atividades avaliativas a mesma no ser avaliada/pontuada.

Somente podero realizar a prova presencial os participantes que obtiverem o mnimo de 20 pontos nas atividades Virtuais propostas.
ATIVIDADES AVALIATIVAS Atividade Atividade 1 Frum Interativo Avaliativo Atividade 2.1 Frum Interativo Avaliativo Atividade 2.2 Frum Interativo Avaliativo Estudo de Casos Atividade Avaliativa 3.1 Atividade Avaliativa 3.2 Atividade Avaliativa 3.3 Atividade 4.1 Frum Interativo Avaliativo Atividade 4.2 Frum Interativo Avaliativo Estudo de Casos Atividade Avaliativa 5.1 Atividade Avaliativa 5.2 Atividade Avaliativa 5.3 Atividade 6 Frum Interativo Avaliativo 5,0 pontos 15,0 pontos 2,0 pontos 3,0 pontos 15,0 pontos Valor 5,0 pontos 2,0 pontos 3,0 pontos

Prova Presencial A prova presencial obrigatria e ser realizada nas GRSs. Os horrios sero previamente agendados e as informaes enviadas por e-mail. O cronograma das provas ser disponibilizado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) com 15 dias de antecedncia da data prevista no cronograma do curso. Todos devero apresentar, obrigatoriamente, a carteira do CRM ou COREN para realizao da prova.
7 Av. Afonso Pena, 2.300 11 Andar Bairro Funcionrios Belo Horizonte/Minas Gerais

Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais Ncleo de Educao a Distncia/Canal Minas Sade Certificao
Para aprovao e certificao neste curso de extenso necessrio obter o aproveitamento igual ou superior a 60% dos pontos distribudos. Sendo aprovado, o aluno poder emitir o certificado que estar disponvel em um link no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA. Que nossos esforos desafiem as impossibilidades. (Charles Chaplin) Desejamos sucesso, reafirmando a nossa disponibilidade no atendimento as suas dvidas.

Contatos:
Coordenao de Urgncia e Emergncia: urgncia@saude.mg.gov.br Ncleo de Educao a Distncia: nead@portalminassaude.com.br Ncleo de TV: 31-3247-4516 Ncleo de Educao a Distancia / Canal Minas Sade Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais

8 Av. Afonso Pena, 2.300 11 Andar Bairro Funcionrios Belo Horizonte/Minas Gerais

Das könnte Ihnen auch gefallen