Sie sind auf Seite 1von 5

IMPLANTANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL PARA UMA EMPRESA DE LIMPEZA PBLICA - APLICADA REA DE COLETA DE RESDUOS SLIDOS

SISTEMAS DE GESTO AMBIENTAL (SGA).

Introduo:

A preocupao com o meio ambiente, nos ltimos anos,vem crescendo tanto nas sociedades desenvolvidas quanto nas em desenvolvimento. Esta preocupao com a qualidade ambiental pode manifestar-se principalmente pelo repdio dos consumidores em adquirir bens que ao longo de seu ciclo de vida causem degradao ambiental. Nesse sentido, a ISO 14001 visa apresentar uma discusso acerca dos benefcios econmicos, sociais e ambientais que a implantao de um sistema de gesto ambiental poder proporcionar para a empresa. Alm disso, busca-se destacar a importncia de aes individuais, por parte das empresas, em prol da preservao do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentvel. Empresas lderes buscam superar as barreiras, saindo na frente com a bandeira da questo ambiental, colhendo os louros da visibilidade frente aos concorrentes. No restam mais dvidas, no entanto, de que a fatura ambiental ser cobrada cedo ou tarde.A aceitao da responsabilidade ambiental por parte da empresa e a adoo de uma postura pr-ativa passam, obrigatoriamente, por uma tomada de conscincia do seu verdadeiro papel na sociedade. A sociedade moderna comea a evidenciar sua necessidade quanto a produtos e servios de qualidade, valorizando cada vez mais a proteo ambiental. Por sua vez, os instrumentos legais e normativos ampliam-se, colocando em evidncia a poluio em todos os nveis, definindo a responsabilidade, inclusive penal, da pessoa jurdica, permitindo forar, inclusive, sua liquidao em certos casos, com transferncia de seu patrimnio para o Patrimnio Penitencirio Nacional (Lei 9605/98).

Definio: O SGA a parte de um sistema de gesto de uma determinada organizao utilizada para desenvolver e implementar sua poltica ambiental e para gerenciar seus aspectos. um processo voltado a resolver, mitigar e/ou prevenir os problemas de carter ambiental objetivando o desenvolvimento sustentvel. A srie ISO14000, que compreende um conjunto de normas ambientais, no obrigatrias e de mbito internacional, possibilita a certificao ambiental, porm esta s obtida por uma determinada empresa se a mesma implementar o Sistema de Gesto Ambiental (SGA). Este visa reduzir impactos ambientais gerados na produo (inclui matriaprima), transporte, uso e disposio final do produto (descarte).Segundo a Associao

Brasileira de Normas Tcnicas: ABNT-ISO14001, a poltica ambiental consiste em uma declarao da empresa quanto as suas intenes e princpios em relao ao desempenho ambiental. Deve prever, portanto, estrutura para agir e definir seus objetivos e metas ambientais.Pode ser definido como a parte de sistema de gesto que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e recursos, para elaborar, aplicar, revisar e manter a poltica ambiental da empresa.

Benefcios: Muitos so os motivos pelos quais as empresas adotam o SGA atualmente, entre eles esto: Exigncia de clientes / consumidores; Exigncia da matriz; Adoo do SGA pela concorrncia; Apelo de marketing para manter ou ampliar mercados; Exigncias do mercado internacional; Perspectivas de ganhos para a imagem da instituio; Presses da comunidade, de entorno ou de ONGs e aes judiciais movidas por estas; Percepo de possibilidades de reduo de desperdcios e custos de controles ambientais; Interesse em financiamentos incentivados; Garantia do cumprimento das exigncias legais; Percepo de tendncias mundiais de mercado. Baseado nisso, evidencia-se que a maior motivao no tem fundamento intrnseco, focado apenas nos benefcios que o SGA possa trazer para dentro da empresa, para a melhoria de seu sistema produtivo ou para reduo de custos, mas tambm nas exigncias externas (clientes, fornecedores, rgos ambientais) ou fatores de contorno, como incentivos governamentais, financiamento, etc. Na verdade, os benefcios do SGA projetam-se nos aspectos: Da garantia de melhor desempenho ambiental; Reduo de desperdcios; Preveno de riscos (acidentes ambientais, multas, aes judiciais, etc.); Utilizao da responsabilidade ambiental;

Homogeneizao da forma gerencial ambiental em toda a empresa; Demonstrao da conscincia ambiental do mercado competitividade; Construo de uma boa reputao junto aos rgos ambientais; Possibilidade de obteno de financiamentos a taxas reduzidas; Benefcios intangveis como a melhoria do gerenciamento em funo da cultura sistmica, da padronizao dos processos, treinamento e capacitao de pessoal, rastreabilidade de informaes tcnicas, etc. Por outro lado, deve-se considerar uma postura reativa da empresa quando procura evitar os riscos e limita-se a atender os requisitos legais, o que normalmente significa investimentos e a postura pr-ativa em que a questo ambiental insere-se na viso estratgica da empresa, ou seja, a empresa deixa de agir apenas em funo dos riscos e passa a perceber tambm as oportunidades. A implantao do sistema proporciona envolvimento da empresa como um todo e a responsabilidade ambiental disseminada a cada setor. Todos passam a enxergar as questes sob a mesma tica, situaes criativas passam a surgir, exploram-se as oportunidades de aproveitamento de rejeitos, substituio de insumos, eliminao de perdas nos processos, reciclagem, reduo ao consumo de energias (combustveis), mudanas tecnolgicas, etc.

Quanto custa no ter um SGA? No se utilizar deste sistema de gesto hoje seria como se manter alienado aos riscos de decadncia e at possvel falncia no setor. Alguns dos riscos agravantes ao meio ambiente podem ser irreversveis e quando ocorrem acidentes ambientais automaticamente a imagem da empresa pela mdia e pelos processos judiciais, as multas e transtornos com passivos ambientais, acarretam uma srie de desafios e custo empresa que poderiam ter sido evitados.Atualmente o setor empresarial tem adotado ao SGA de forma ntegra, no s pela imagem da empresa, mas pela sua estrutura legal. Implantar um sistema deste porte passou a ser de suma importncia devido ao fato de que a sustentabilidade oferece benefcios considerveis, tornando os custos oferecidos como investimentos positivos a mdio e longo prazo. A melhoria da imagem da empresa e seu desempenho, a satisfao do cliente, a facilidade na obteno nos financiamentos e negociaes internacionais, a reduo de riscos e custos e a conquista de novos mercados, so alguns dos diferenciais obtidos pelo SGA, no implementar este sistema contnuo e adaptativo seria assumir um alto risco perante o desenvolvimento sustentvel no s da empresa como tambm do meio ambiente. Uma metodologia de implantao, manuteno e monitoramento do SGA.

A metodologia de implantao se um SGA deve obedecer a critrios rgidos de organizao, entre os elementos bsicos para um bom desempenho funcional esto: Fase 1) a introduo ao SGA com seu histrico, poltica e organograma da empresa, abreviaturas, aprovao e controle do manual a que se refere. Fase 2) o planejamento do SGA com abrangncias, aspectos e impactos ambientais, requisitos legais e outros, objetivos e metas, programa de gesto do SGA. Fase 3) a implementao e sistema de gesto, com estrutura de responsabilidade,recursos, treinamento , conscientizao e competncia, comunicao , documentao do SGA, controle de documentos,controle do processo,controle operacional ambiental, gesto de resduos, requisitos mnimos aos fornecedores, preparao e atendimento a emergncias. Fase 4)verificao e ao corretiva com monitoramento e medio,no conformidades e aes corretivas e preventivas, registros,auditorias do sistema de gesto ambiental; Fase 5)aes , anlise crtica pela administrao. Oferecer uma boa poltica ambiental um desafio que exige interao entre o gestor e toda a equipe a que se destina, atravs de pesquisas qualitativas, quantitativas, exploratrias obtem-se informaes para o ponto de partida da operao, incluindo o SGI como recurso necessrio no processo.Deve-se ressaltar que no contexto da melhoria contnua da qualidade ambiental, as exigncias de capacitao e os mecanismos de apoio evoluem constantemente, ou seja, devem ser aperfeioadas ou adequadas sempre que necessrio. Atravs de estudo de um caso descritivo com uso de pesquisa documental coletando dados gerenciais e entrevistas em todos os setores da empresa, levantando histrico, estrutura fsica, necessidades organizacionais,produo e posicionamento ao SGA, adaptaes exigidas,coleta de dados de benefcios em reduo de energia,tratamento de resduos a utilizao de tcnicas e equipamentos corretos para esta avaliao impulsionam o desenvolvimento do planejamento do SGA e oferecem subsdios para o comeo do trabalho.

Concluso: Na implantao do SGA a gesto do conhecimento importante para a identificao dos aspectos e impactos ambientais referentes ao processo produtivo, uma vez que consideremos o conhecimento de cada individuo, relacionado as suas tarefas especficas.Alm disso, podendo essa prtica contribuir para a disseminao e incorporao de normas mais seguras de acordo com a legislao ambiental vigente entre os funcionrios de todos os nveis.Ao implantar este sistema ocorrem benefcios estratgicos importantes, acesso ao mercado externo, aumento de credibilidade da empresa, melhoria da imagem corporativa, fortalecimento com organizaes ambientalistas e scios e acionistas em virtude da segurana dos processos produtivos. A ocorrncia dessa interao proporciona a capacitao e adequao contnua do quadro de funcionrios, melhora nos aspectos humanos, reduo de custos,

adequao aos padres ambientais, benefcios estratgicos, segurana em minimizar impactos ambientais por aes preventivas e corretivas entre outras. Todos os desafios ambientais so possveis quando a organizao realmente incorpora o SGA no seu dia a dia, desde a alta administrao at o funcionrio de linha, todos devem compreender que o meio ambiente importante para a garantia futura das geraes e sustentao da empresa no atual mercado competitivo.

Referncias: MOREIRA, Maria S. Estratgia e Implantao do sistema de gesto ambiental (modelo ISO 14000). Editora Desenvolvimento Gerencia; Feij, Cludia Cristina Ciappina Slides aula1 Sistemas de Gesto Ambiental ISO14001, Introduo, conceitos fundamentais e planejamento. Fonte: http://www.webartigos.com/articles/58780/1/SISTEMAS-DE-GESTAOAMBIENTAL-/pagina1.html#ixzz1Q76AaoNm

Das könnte Ihnen auch gefallen