Sie sind auf Seite 1von 7

Metalurgia na soldagem 1.

Toda operao trmica de aumento e reduo de temperatura, sob condies de controle, para alterao das caractersticas dos aos denominada?

a)

Austenitizao.

b) Astenitizao, estabilizao ou subilizao c) Tratamento trmico

d) Tratamento trmico, desde que o ao seja austenitizado.

2.Austenetizar significa:

a)

Transformar a austenita em ferrita, cementita ou martensita.

b) Transformar simultaneamente a austenita em ferrita e martensita. c) Transformar a austenita em perlita ou baianita.

d) Transformar a austenita, para estabilizar ou solubizar a ferrita.

3.Elevao de temperatura, tempo de permanncia, temperatura de patamar e resfriamento posterior so variveis mais importantes para?

e) f)

Austenetizao e perlitizao dos aos Tratamento trmico dos aos.

g) Dissoluo de carbonetos em aos hipereutetoides. h) Transformao posterior da austenita retida, em martensita.

4.Refino do gro, homogeneizao da estrutura metalrgica, melhorar a resistncia mecnica tratamento trmico?

do ao o objetivo do

a) Tmpera b) Recozimento c) Revenimento d) Normalizao. 5.Obter a estrutura martenstica e aumentar a dureza do ao o objetivo do tratamento trmico? a)Normalizao b) Recozimento c) Revenimento d) Tmpera

6.A capacidade do ao, formar martensita a uma dada profundidade denominada? a) Temperabilidade b)Tenso residual c) Homogeneizao d) Esferoidizao.

7.Identifique qual das alternativas abaixo falsa.

a) Uma vantagem do aquecimento por resistncia eltrica sobre o aquecimento por induo, que quando se aquece a pea por resistncia, a soldagem pode ser realizada sem desligar a fonte de energia. b) Uma das vantagens do aquecimento por induo sobre o aquecimento por chama o baixo custo inicial do equipamento utilizado para o aquecimento por induo. c) Uma das vantagens do aquecimento por chama em relao ao aquecimento por induo que o aquecimento por chama utiliza equipamentos mais portteis. d) Uma das vantagens do aquecimento por induo sobre o aquecimento por resistncia eltrica que no aquecimento por induo no h perigo de abertura de arco.

8.A micro-estrutura obtida num ao carbono de mdio teor de carbono, que tenha sofrido resfriamento brusco, denominase:

a) Austenita b) Perlita c) Cementita d) Ferrita e) Martensita

9.O elemento que tem papel fundamental na preveno da fissurao a quente dos aos carbono :

a) Carbono b) Fsforo c) Enxofre d) Nibio e) Mangans

10.Indique a alternativa verdadeira:

a) Quanto maior o tamanho do gro, maior resistncia mecnica o material apresentar. b) A difuso ocorre mais rapidamente nos contornos dos gros do que no seu centro, uma vez que o contorno do gro uma regio de alta energia. c) A micro-estrutura de um material no afetada pela composio qumica. d) No estado liquido os tomos, que constituem os metais, se dispem de forma ordenadas e possuem uma estrutura cristalina caracterstica.

11.Sobre os aos cromo-molibdnio:

a)

Com at 2 % de Cr, estes materiais so para servios em altas temperaturas onde os esforos mecnicos so baixos e a corrosividade elevada.

b) Os que contm mais de 2 % de Cr so utilizados para servios em baixas temperaturas. c) Devido a alta temperabilidade desses materiais, na soldagem devem ser considerados os controles trmicos, composio do metal de adio e os tratamentos trmicos aps soldagem.

d) Estes materiais so imunes fissurao quando soldados homogeneamente. e) Soldas homogneas destes materiais dispensam o tratamento trmico de alvio de tenses.

12.Qual o mecanismo capaz de aumentar a resistncia mecnica e a resistncia fratura frgil de um material metlico em baixas temperaturas.

a)

Formao de solues slidas intersticiais.

b) Formao de solues slidas substitucionais c) Refino de gro

d) Tratamento trmico de tmpera e) Formao de carbonetos nos contornos de gro por difuso.

13.A estrutura de solidificao de uma junta soldada se desenvolve como um prolongamento, onde os gros se solidificam adotando a mesma orientao cristalina e o tamanho dos gros no fundidos ou parcialmente fundidos na regio da:

a)

Zona afetada termicamente

b) Zona de ligao c) Zona de fuso

d) Zona fundida

14.A segregao de fases de ponto de fuso mais baixo que o metal da zona fundida ou da zona afetada termicamente, pode resultar: a)Trinca a frio. b) Trinca a quente. c) Epitaxia d) Fratura frgil

15.Indique a afirmativa correta: a) A difuso um fenmeno caracterizado por uma movimentao atmica, que independe da temperatura. b) A difuso um fenmeno caracterizado por movimentao atmica, que diminui com a temperatura. c) Denomina-se difuso o fenmeno de um tomo trocar de posio com outro tomo, deslocando-se de sua posio inicial de equilbrio. Quanto maior a temperatura, maior ser a movimentao atmica. d) No existe o fenmeno de difuso no estado slido.

16.Um ao inoxidvel todo aquele que tem mais de 12% de cromo na sua composio qumica. O descrito acima :

a) Verdadeiro

b) Falso

17.Num ao carbono, o acrscimo no percentual de carbono tende a: a) Diminuir a soldabilidade b) Aumentar a resistncia fragilidade. c) Diminuir o escoamento. d) Diminuir a dureza.

18.O ps-aquecimento de uma junta soldada, tem por finalidade:

a) Eliminar o teor de H 2 b) Reduzir dureza. c) Aliviar tenso residual d) N.R.A 19.Em relao s tcnicas de pr e ps-aquecimento, podemos afirmar:

a) O aquecimento por resistncia eltrica continuo e uniforme. b) Depois de iniciado o aquecimento por resistncia eltrica, no h mais possibilidade de ajustar a temperatura. c) O aquecimento por chama, assegura como vantagem uma distribuio uniforme de temperatura. d) Uma vantagem do aquecimento por materiais isotrmicos deter a mesma aplicao.

20.A participao do metal de base na constituio da junta soldada :

a) Zona fundida. b) Metal de solda. c) Diluio. d) Eficincia da junta.

21.Hidrognio dissolvido no metal fundido, tenses associadas soldagem, micro-estrutura frgil, so fatores responsveis pelo mecanismo da: a) Fissurao a quente. b) Fissurao a frio

c) Mordedura na raiz. d) Porosidade agrupada.

22.De forma simplificada, podemos afirmar, que o que se entende por carbono equivalente, a tendncia de formao de estruturas martensticas na zona afetada termicamente. a) Verdadeiro b) Falso

Metais de Base e Controle de Deformaes. 23.Das recomendaes abaixo, indique aquela que se aplica quando se deseja estabelecer uma seqncia de execuo de solda, de uma estrutura ou equipamento metlico, do ponto de vista do controle de deformaes.

a) Utilizar, sempre que possvel, o martelamento associado com a soldagem com passe a r, independente da seqncia de soldagem. b) Utilizar seqncia que permita, sempre que possvel a livre deformao longitudinal e que restrinja a contrao transversal. c) Formar e soldar primeiro os subconjuntos da estrutura ou equipamentos e depois soldar estes subconjuntos entre si, procurando sempre que possvel, estabelecer uma simetria na seqncia da montagem e soldagem destes subconjuntos. d) Executar as soldas na ordem do comprimento das mesmas, isto , iniciando com as de comprimento maior e terminando com as de comprimento menor.

24.Das recomendaes abaixo, indique aquela mais adequada fabricao de perfis metlicos, compostos por chapas soldadas, do ponto de vista do controle de deformaes:

a) b) c) d)

Usar chanfro em V. Usar a soldagem com passe a r. Evitar a decoeso lamelar. Aproximar e balancear as soldas em torno da linha neutra

25.Das alternativas abaixo, indique a mais adequada para minimizar os efeitos da deformao na execuo de uma solda de topo?

a) b) c) d) e)

Aumentar o ngulo do chanfro e diminuir a abertura da raiz. Aumentar o ngulo do chanfro. Usar chanfro em X. Usar chanfro em V. Diminuir a abertura da raiz.

26.Dentre os metais abaixo, indique aquele que menor deformao apresentar na soldagem de duas chapas deste material em junta de topo, sem restries e por um mesmo processo de soldagem.

a) b) c) d)

Ao inoxidvel Alumnio Cobre Ao carbono

27.Um procedimento para correo de deformaes, pelo aquecimento localizado na soldagem de ao carbono, deve ter como temperatura mxima do aquecimento localizado uma temperatura menor que: a) 720C b) 723C c) 650C d) 700C

28.Dentre os recursos abaixo, indique aquele que dever minimizar as deformaes devido soldagem: a) Executar sempre a soldagem com o reforo mximo permitido. b) Usar sempre que possvel chanfro em V. c) Utilizar processos de soldagem que tenham altas velocidades de avano da poa em fuso. d) Usar sempre chanfros e processos que propiciem a menor zona fundida.

29.O empenamento na soldagem de chapas finas de ao carbono ser evitado quando se utiliza:

a) Dispositivos auxiliares de fixao e montagem (cachorros). b) Processos de soldagem que propiciem um maior aporte de calor. c) O pr-aquecimento na soldagem. d) Chapas acima de sua espessura crtica.

30.A classificao dos aos, conforme o percentual de seus elementos de liga, pode ser: at 5% baixa liga, maior que 5 a 10%, mdia liga e maior que 10%, alta liga.

a) Verdadeiro

b) Falso

31.Na soldagem sem restrio de chapas de ao carbono em juntas de topo,a troca de chanfro em V, por chanfro em X, promovero:

a) Aumento da contrao transversal b) Diminuio da deformao angular. c) Aumento da contrao longitudinal. d) Escoamento do cordo de solda. e) N.R.A.

32.A deformao aps soldagem resultante:

a) Apenas do elevado limite de escoamento do metal de base, em relao ao metal de solda. b) Apenas do acmulo de tenses residuais do metal de solda. c) Apenas da elevada condutividade trmica do metal de solda em relao ao metal de base. d) Da ao combinada de vrios fatores, tais como: Baixa condutividade trmica, tenses residuais elevadas, elevado coeficiente de dilatao, entre outros.

33.Em um processo de soldagem com eletrodo revestido, o que feito para evitar deformaes?

a) Usar eletrodo de maior dimetro. b) Usar eletrodo de menor dimetro. c) Usar eletrodo com p de ferro no revestimento. e) N.R.A.

Das könnte Ihnen auch gefallen