Sie sind auf Seite 1von 15

OAB 2 FASE 2010.

3
Direito Penal Prof. Geovane Moares

Captulo 4 Resposta a Acusao 1. 1.1 Resposta a acusao. Rito Comum Ordinrio e Sumrio.

A resposta a acusao o procedimento a ser adotado aps o recebimento da denncia ou da queixa, onde o acusado deve, no prazo de 10 dias, argir, se for o caso, matria preliminar, ou seja, toda e qualquer falha de natureza processual apresentada na pea acusatria, objetivando induzir a uma possvel absolvio sumria ou motivar excees. Dever tambm arrolar testemunhas, qualificando-as. Deve-se procurar trs elementos para haver a resposta a acusao: ter havido denncia, esta ser recebida e o ru ser citado. TRADUZINDO: Observe o seguinte esquema: a) Oferecimento da denncia ou queixa: 1. Hiptese rejeio liminar (art. 395 do CPP); 2. Hiptese recebimento (no precisa de fundamentao) citao por mandado (pessoal) ou por hora certa do acusado prazo de 10 dias para resposta a acusao; Citao por mandado ser pessoal, e em estando o ru preso deve ser realizado por Oficial de Justia. OBS: Existem trs situaes em que a citao deve ser pessoal 1) Ru preso 2) MP 3) Defensoria Pblica Citao por hora certa - a partir de 2008 passou a existir esta modalidade de citao. Ocorre quando h evidencia de que o ru esta se escondendo, neste caso o oficial de justia poder proceder a citao por hora certa. Vale ressaltar que ela ser efetuada nos termos da lei processual civil 227 a 229 do CPC. A citao por hora certa ocorre aps a terceira tentativa de citao pessoal. Aps a terceira tentativa de citao pessoal ele designara uma hora para realizar a citao em dia e hora designado, independentemente de nova comunicao. OBS STJ fala que o prazo da resposta a acusao contado da data da citao, no sendo contado da data da devoluo do mandado cumprido, como ocorre no direito processual civil. OBS: O prazo da resposta a acusao processual, desta forma, na contagem do prazo deve-se excluir o dia de incio e incluir o dia de vencimento.

citao por edital ficam suspensos o processo e o prazo prescricional (art. 366 do CPP) at o comparecimento pessoal do acusado ou de seu defensor aps este comparecimento, abre-se o prazo de 10 dias para resposta a acusao. Citao por Edital Ocorre quando o citando encontra-se em local incerto e no sabido, vale observar o Art. 366 CPP e o prazo de citao por edital fica suspenso, junto com o prazo prescricional at o aparecimento do ru ou o advogado. Se o ru citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro SUSPENSOS o processo e o curso do prazo prescricional.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

OBS: A tendncia dos tribunais superiores, como as decises do STJ, de considerar que o prazo mximo de interrupo do prazo prescricional seria o da pena mxima abstratamente cominada para o crime, neste sentido, vale mencionar a seguinte deciso da 5 e 6 Turma do STJ: Processo HC HABEAS CORPUS 2010/0005660-6 Relator(a) Ministro FELIX FISCHER (1109) rgo Julgador T5 - QUINTA TURMA Data do Julgamento 15/06/2010 Data da Publicao/Fonte DJe 02/08/2010 159429 / SP

Ementa PENAL. HABEAS CORPUS. ART. 155, 4, INCISO I DO CDIGO PENAL. CITAO POR EDITAL. ART. 366 DO CPP. PERODO MXIMO DE DURAO DA SUSPENSO DA FLUNCIA DO PRAZO PRESCRICIONAL. PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA. INOCORRNCIA. I - O perodo mximo de suspenso da fluncia do prazo prescricional, na hiptese do art. 366 do CPP, corresponde ao que est fixado no art. 109 do CP, observada a pena mxima cominada para a infrao penal (Precedentes). II - Tendo-se em conta a pena mxima do delito de furto qualificado perpetrado por menor de 21 (vinte e um) anos, o prazo da suspenso do processo e da prescrio deve ser de 06 (seis) anos, ex vi dos arts. 109, inciso III c/c 115, do Estatuto Repressivo. III - In casu, a denncia foi recebida em 02/02/2000 e a suspenso do processo e do prazo prescricional foi determinada em 27/04/2000. Em 26/04/2006, com o encerramento da suspenso do feito, retomou-se a contagem da prescrio, a qual, considerando tambm o lapso de aproximadamente 03 (trs) meses decorridos entre o recebimento da denncia e data de suspenso do processo, no se operou, haja vista que no ultrapassou o prazo de 06 (seis) anos previsto arts. 109, inciso III c/c 115, do Cdigo Penal. Ordem denegada. Processo HC HABEAS CORPUS 2006/0239867-3 Relator(a) Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA (1131) rgo Julgador T6 - SEXTA TURMA Data do Julgamento 06/08/2009 Data da Publicao/Fonte DJe 31/08/2009 69377 / SP

PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. ESTELIONATO. 1. ACUSADO CITADO POR EDITAL. NO COMPARECIMENTO. ARTIGO 366 DO CPP. SUSPENSO DO PROCESSO E DO PRAZO PRESCRICIONAL. FIXAO DE PRAZO PARA A SUSPENSO DO PRAZO PRESCRICIONAL. LAPSO PRESCRICIONAL PREVISTO EM RELAO PENA EM ABSTRATO DO DELITO. MEDIDA ADEQUADA. ENTENDIMENTO PACFICO. 2. ORDEM CONCEDIDA. 1. A fixao do prazo mximo de suspenso do prazo prescricional no caso em que o paciente, citado por edital, no comparecer nem constituir advogado, matria pacfica no mbito desta Corte, e se pauta pelo prazo prescricional mximo previsto para o crime, de acordo com a pena em abstrato. 2. Ordem concedida para cassar o acrdo que deu provimento ao recurso em sentido estrito, restabelecendo-se, por conseguinte, a deciso de primeiro grau que, diante do no comparecimento do acusado, fixou o limite temporal para a suspenso do prazo prescricional OBS: A citao pode ainda ser feita por:

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

Carta Precatria ocorre quando o sujeito est em local certo e sabido mas em territrio de outra comarca, o prazo da resposta a acusao comea a correr da data do cumprimento da precatria, no e da devoluo da carta precatria. Carta Rogatria - sujeito est em local certo e sabido, mas no estrangeiro. DICA ! Quanto ao nome da pea processual existe a seguinte diferenciao: Resposta a Acusao = Rito comum ordinrio, rito comum sumario e jri. OBS: No rito Sumarssimo Juizados Especiais a resposta a acusao deve ser verbal, conforme o Art. 81, Lei 9099 95 e no caberia a resposta a acusao escrita. Defesa Preliminar = Rito dos crimes afianveis praticados por funcionrio publico ou crimes da lei de drogas b) Em sendo o acusado citado: 1. Hiptese constitui advogado e oferece resposta a acusao no prazo de 10 dias; 2. Hiptese constitui advogado mas no oferece resposta a acusao no prazo de 10 dias ou no constitui advogado juiz nomeia defensor e concede vistas aos autos para que este oferea resposta a acusao no prazo de 10 dias; Vale lembrar o contedo do Art. 366 do CPP: Art. 396 do CPP - Nos procedimentos ordinrio e sumrio, oferecida a denncia ou queixa, o juiz, se no a rejeitar liminarmente, receb-la- e ordenar a citao do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. Pargrafo nico. No caso de citao por edital, o prazo para a defesa comear a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constitudo. MUITO CUIDADO AGORA: A resposta a acusao deve ter o seguinte contedo: Art. 396-A. Na resposta, o acusado poder argir preliminares e alegar tudo o que interesse sua defesa, oferecer documentos e justificaes, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimao, quando necessrio. 1o A exceo ser processada em apartado, nos termos dos arts. 95 a 112 deste Cdigo. 2o No apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, no constituir defensor, o juiz nomear defensor para oferec-la, concedendo-lhe vista dos autos por 10 (dez) dias. a) Argio de preliminares levantamento de todas as falhas tcnicas, de natureza processual, que possam existir na pea de acusao. Ex: ausncia de justa causa, inpcia da pea acusatria, falta de interesse processual da ao, crime prescrito, fato atpico ou qualquer outro fator que possa motivar excees ou gerar absolvio sumria, nos termos do art. 397 do CPP. Vale lembrar o contedo deste artigo:

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

Art. 397. Aps o cumprimento do disposto no art. 396-A, e pargrafos, deste Cdigo, o juiz dever absolver sumariamente o acusado quando verificar: I - a existncia manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; II - a existncia manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; III - que o fato narrado evidentemente no constitui crime; ou IV - extinta a punibilidade do agente. DICAS ! na argio de preliminares, no se deve entrar no mrito propriamente dito da defesa, mas apenas discutir questes formais ou tcnicas. Existe uma seqncia a ser seguida para a alegao das preliminares. Assim sendo, importante observar os seguintes artigos na seqncia: 1) Art. 107 CP Causas extintivas de punibilidade. Se o caso for de queixa crime deve-se verificar se houve decadncia ou perempo Art. 60 CPP, pois voc alegar na resposta a acusao. 2) Art. 109 CP Prescrio o prazo prescricional mnimo hoje de 3 anos 3) Art. 564 CPP Nulidades O Art. 564 CPP lista todas as nulidades, s que na resposta a acusao e memoriais elas so essenciais, valendo lembrar as seguintes nulidades de suma importncia contidas neste artigo: I incompetncia, suspeio e suborno. II ilegitimidade da parte comum que a prova coloque que foi deferido o arquivamento do inqurito. Inconformada a famlia da vtima entrou com ao penal privada subsidiria da pblica, haver ilegitimidade da parte. III por falta das frmulas ou dos termos seguintes: b) ausncia do exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestgios.

Ver art. 158 CPP nos crimes que deixam vestgios o exame de corpo de delito e obrigatrio. OBS Cuidado com a Jurisprudncia do STJ referente ao estupro, segundo este Tribunal Superior nos crimes que deixam vestgios indispensvel o exame de corpo de delito, salvo o de estupro, pois este pode ser demonstrado de outros meios. O Tribunal leva em considerao que o exame de corpo de delito no estupro altamente invasivo e no e razovel obrigar a realizao do exame de corpo de delito. Logo, no caso especifico do estupro no se deve argir a nulidade referida. Neste sentido, vale lembrar as seguinte deciso da 6 Turma do STJ, respectivamente: Processo REsp RECURSO ESPECIAL 2001/0128991-6 Relator(a) Ministro OG FERNANDES (1139) rgo Julgador T6 - SEXTA TURMA Data do Julgamento 23/02/2010 Data da Publicao/Fonte DJe 22/03/2010 401028 / MA

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

EMENTA RECURSO ESPECIAL. PENAL E PROCESSUAL PENAL. ESTUPRO. DENNCIA. REJEIO. EXAME DE CORPO DE DELITO. AUSNCIA. APLICAO DO ARTIGO 167 DO CDIGO DE PROCESSO PENAL. 1. "A ausncia de laudo pericial no tem o condo de afastar os delitos de estupro e atentado violento ao pudor, nos quais a palavra da vtima tem grande validade como prova, especialmente porque, na maior parte dos casos, esses delitos, por sua prpria natureza, no contam com testemunhas e sequer deixam vestgios" (HC-47.212MT, Relator Ministro Gilson Dipp, DJ de 13.3.06). 2. Conforme a jurisprudncia desta Corte, uma vez inexistente o exame de corpo de delito, tal fato no tem o condo de descaracterizar a tipicidade da conduta narrada na exordial acusatria, haja vista a possibilidade de ser suprido por depoimentos testemunhais, conforme previso do art. 167 do Estatuto Repressivo. 3. A rejeio da denncia somente tem cabimento em casos em que se verifique de plano a atipicidade da conduta, sem a necessidade de o magistrado, na simples deciso de recebimento, efetuar um exame aprofundado da prova, cuja apreciao deve aguardar momento oportuno, qual seja a instruo criminal. 4. O Tribunal a quo, em sede de ao penal originria, ao concluir pela ausncia de prova material do estupro, incursionou em profunda anlise da prova e assim antecipou-se, indevidamente, ao julgamento de mrito da lide, em momento sabidamente inoportuno, no qual vedada a anlise exauriente da prova. 5. Recurso ao qual se d provimento.

d) ausncia de interveno do MP nos casos em que for necessrio. Ocorre muito na ao penal privada subsidiria da pblica. 4) Art. 23 CP ir para o art. 396 A CPP fala de justificaes nada mais so do que as hipteses de excluso de ilicitude do Art. 23 CP, que devem ser alegadas em preliminar. 5) Deve-se buscar todo e qualquer outro defeito que levaria a ocorrncia rejeio liminar da pea acusatria. OBS: Cada preliminar deve estar em um pargrafo, cada uma delas deve ser justificada normativamente, em lei, e alm disso no ir aprofundar as discusses de mrito. As preliminares so de natureza tcnica processual, h a indicao da falha e no mrito que sero apresentadas as teses que foram levantadas nas preliminares. b) Oferecimento de documentos e requerimento de produo de provas solicitao formal de juntada de documentos como certides, alvars e atestados, bem como de produo de provas que a defesa julgue necessrio (exame de corpo de delito, acareaes, busca e apreenses, entre outros). c) Oferecimento de justificaes muito cuidado, pois estas justificaes nada tm a ver com o mrito da tese de defesa, mas sim com a argio de possveis excludentes de ilicitude, previstos no artigo 23 do CP. Ex: caso a defesa entenda que no caso analisado existe um estado de necessidade, causa de excluso de ilicitude e conseqentemente, do crime, deve argir j na defesa prvia, como forma de tentar forar a absolvio sumria. d) Arrolar testemunhas e qualific-las devem ser listadas todas as testemunhas e obrigatoriamente qualificadas, mediante indicao de todos os elementos de identificao possveis destas. No se admite arrolamento de testemunhas sem a devida qualificao.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

DICA 1 O requerimento de intimao das testemunhas no obrigatrio, podendo estas ser arroladas independentemente de intimao. Todavia, recomenda-se fazer o pedido de expedio de intimao. Caso no tenham sido intimadas e no compaream para serem ouvidas, as testemunhas no podero ser conduzidas coercitivamente, nem substitudas por outras, o que pode prejudicar substancialmente a defesa. DICA 2 Rito ordinrio at 8 testemunhas por parte e por acusado (art. 401 do CPP); Rito sumrio at 5 testemunhas por parte e por acusado (art. 532 do CPP); DICAS MUITO IMPORTANTE: A resposta a acusao, sempre que possvel, deve tentar levar a uma absolvio sumria, devendo este pedido ser explicito na pea. Nos Juizados Especiais Criminais a resposta a acusao feita oralmente. Art. 81 da Lei 9099\95. Aberta a audincia, ser dada a palavra ao defensor para responder acusao, aps o que o Juiz receber, ou no, a denncia ou queixa; havendo recebimento, sero ouvidas a vtima e as testemunhas de acusao e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e prolao da sentena. A resposta a acusao e obrigatria, se ela no for feita o processo no anda, havendo nulidade por afronta ao principio da ampla defesa. A antiga defesa prvia era antes um ato meramente formal, mas com as mudanas ocorridas em 2008, regra geral, a resposta a acusao e a nica oportunidade de apresentar a tese de defesa por escrito, pois os memoriais, via de regra, realizado de forma oral, e a exceo que ele seja realizado por escrito. Caso a resposta a acusao seja feita pela defensoria pblica o prazo DOBRA, pois a lei Complementar n. 80/94 previu este beneficio para a defensoria pblica da Unio, do Distrito Federal e Territtios e dos Estados, respectivamente nos Arts. 44,I, 89, I e 128,I, tendo elas o prazo de 20 dias para oferecer resposta a acusao. 1.2 Rito do Tribunal do Jri.

A resposta a acusao no rito do Tribunal do jri segue a mesma lgica da resposta a acusao no rito ordinrio e sumrio, devendo ser realizada no prazo de 10 dias a contar da citao do acusado ou do momento que este ou seu defensor constitudo, comparecer em juzo, em casos de citao invlida ou feita por edital. No sendo procedida esta resposta, o juiz nomear defensor para oferece - l, no prazo de 10 dias, concedendo-lhe vista aos autos. Neste sentido, vale lembrar os seguintes artigos que fundamentam a resposta a acusao neste no rito do jri: Art. 406 do CPP - O juiz, ao receber a denncia ou a queixa, ordenar a citao do acusado para responder a acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. 1o O prazo previsto no caput deste artigo ser contado a partir do efetivo cumprimento do mandado ou do comparecimento, em juzo, do acusado ou de defensor constitudo, no caso de citao invlida ou por edital. 2o A acusao dever arrolar testemunhas, at o mximo de 8 (oito), na denncia ou na queixa. 3o Na resposta, o acusado poder argir preliminares e alegar tudo que interesse a sua defesa, oferecer documentos e justificaes, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, at o mximo de 8 (oito), qualificando-as e requerendo sua intimao, quando necessrio. Art. 407 do CPP - As excees sero processadas em apartado, nos termos dos arts. 95 a 112 deste Cdigo.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

Art. 408 do CPP - No apresentada a resposta no prazo legal, o juiz nomear defensor para oferec-la em at 10 (dez) dias, concedendo-lhe vista dos autos. DICAS: 1 Embora no exista previso em lei a manifestao da absolvio sumria, no rito do jri, atualmente muitos doutrinadores defendem a tese de que a defesa deve adentrar, em alguns casos, no mrito da questo, j na resposta acusao, objetivando a decretao da absolvio sumria, impronncia, desclassificao ou desclassificao imprpria. Recomenda-se que caso a questo oferea elementos para tal, deve-se adentrar o mrito e fazer o pedido cabvel. 2 - Cuidado com o pedido a ser feito no rito do Tribunal do Jri: a) ANULAO DO PROCESSO quando manifestarem-se nulidades, ou seja, quando a pea acusatria ou os procedimentos adotados aps o recebimento desta, no observarem os requisitos ou as formalidades previstas em lei; CUIDADO as nulidades podem ser: Absolutas devem ser declaradas pelo magistrado, de ofcio, ou a requerimento de qualquer uma das partes; Relativas somente podem ser declaradas quando argidas pela parte interessada; MAIS CUIDADO AINDA no rito do jri, em se tratando de nulidades relativas, ou a defesa pede a sua decretao na resposta acusao ou ocorrer precluso, no podendo mais esta nulidade se argida; Art. 564 do CPP - A nulidade ocorrer nos seguintes casos: I - por incompetncia, suspeio ou suborno do juiz; II - por ilegitimidade de parte; III - por falta das frmulas ou dos termos seguintes: a) a denncia ou a queixa e a representao e, nos processos de contravenes penais, a portaria ou o auto de priso em flagrante; b) o exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no Art. 167; c) a nomeao de defensor ao ru presente, que o no tiver, ou ao ausente, e de curador ao menor de 21 anos; d) a interveno do Ministrio Pblico em todos os termos da ao por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ao pblica; e) a citao do ru para ver-se processar, o seu interrogatrio, quando presente, e os prazos concedidos acusao e defesa; f) a sentena de pronncia, o libelo e a entrega da respectiva cpia, com o rol de testemunhas, nos processos perante o Tribunal do Jri; g) a intimao do ru para a sesso de julgamento, pelo Tribunal do Jri, quando a lei no permitir o julgamento revelia; h) a intimao das testemunhas arroladas no libelo e na contrariedade, nos termos estabelecidos pela lei; i) a presena pelo menos de 15 jurados para a constituio do jri; j) o sorteio dos jurados do conselho de sentena em nmero legal e sua incomunicabilidade;

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

k) os quesitos e as respectivas respostas; l) a acusao e a defesa, na sesso de julgamento; m) a sentena; n) o recurso de oficio, nos casos em que a lei o tenha estabelecido; o) a intimao, nas condies estabelecidas pela lei, para cincia de sentenas e despachos de que caiba recurso; p) no Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais de Apelao, o quorum legal para o julgamento; IV - por omisso de formalidade que constitua elemento essencial do ato. Pargrafo nico. Ocorrer ainda a nulidade, por deficincia dos quesitos ou das suas respostas, e contradio entre estas. Art. 565 do CPP - Nenhuma das partes poder argir nulidade a que haja dado causa, ou para que tenha concorrido, ou referente a formalidade cuja observncia s parte contrria interesse. Art. 566 do CPP - No ser declarada a nulidade de ato processual que no houver infludo na apurao da verdade substancial ou na deciso da causa. b) EXTINO DA PUNIBILIDADE quando manifestarem-se umas das hipteses elencadas no art. 107 do Cdigo Penal; Art. 107 do CP - Extingue-se a punibilidade: I - pela morte do agente; II - pela anistia, graa ou indulto; III - pela retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso; IV - pela prescrio, decadncia ou perempo; V - pela renncia do direito de queixa ou pelo perdo aceito, nos crimes de ao privada; VI - pela retratao do agente, nos casos em que a lei a admite; VII - (Revogado pela Lei n 11.106, de 2005) VIII - (Revogado pela Lei n 11.106, de 2005) IX - pelo perdo judicial, nos casos previstos em lei. c) Em se pretendendo tratar do mrito, j na resposta a acusao o pedido poder ser de: ABSOLVIO SUMRIA nas hipteses do art. 415 do CPP. Art. 415 do CPP - O juiz, fundamentadamente, absolver desde logo o acusado, quando:

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

I provada a inexistncia do fato; II provado no ser ele autor ou partcipe do fato; III o fato no constituir infrao penal; IV demonstrada causa de iseno de pena ou de excluso do crime Pargrafo nico. No se aplica o disposto no inciso IV do caput deste artigo ao caso de inimputabilidade prevista no caput do art. 26 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, salvo quando esta for a nica tese defensiva. IMPRONNCIA nas hipteses do art. 414 do CPP. Art. 414 do CPP - No se convencendo da materialidade do fato ou da existncia de indcios suficientes de autoria ou de participao, o juiz, fundamentadamente, impronunciar o acusado. Pargrafo nico. Enquanto no ocorrer a extino da punibilidade, poder ser formulada nova denncia ou queixa se houver prova nova. DESCLASSIFICAO nas hipteses do art. 419 do CPP. Art. 419 do CPP - Quando o juiz se convencer, em discordncia com a acusao, da existncia de crime diverso dos referidos no 1o do art. 74 deste Cdigo e no for competente para o julgamento, remeter os autos ao juiz que o seja. Pargrafo nico. Remetidos os autos do processo a outro juiz, disposio deste ficar o acusado preso. DESCLASSIFICAO IMPRPRIA nas hipteses de desclassificao do crime imputado, mas de nova classificao, ainda na alada do Tribunal do Jri. Ex: desclassificao do crime de homicdio para infanticdio. Embora tenha ocorrido uma desclassificao, a nova imputao no afastou a competncia do jri.

2.

Estrutura da resposta a acusao.

Endereamento. EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _______________________ ( Regra Geral) EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ____ VARA CRIMINAL DA SECO JUDICIRIA DE _______________________(Crimes da Competncia da Justia Federal) EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA DO TRIBUNAL DO JRI DA COMARCA DE________________________ (Regra geral) EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ____ _______________________(Crimes da Competncia da Justia Federal) Porm, se a comarca for a CAPITAL do Estado coloque: EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _______________________ CAPITAL DO ESTADO DE__________________ VARA DO TRIBUNAL DO JRI DA SECO JUDICIRIA DE

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

Processo nmero: Coloque 4 dedos ou 3 dedos de espaamento, desde que quando for colocar o rol de testemunhas colocar o mesmo espaamento, tambm de 4 ou 3 dedos. Para comear o pargrafo coloque sempre dois dedos. Qualificao. (Fazer pargrafo regra dos dois dedos) Nome, j qualificado nos autos do processo s folhas ( ) _____________, por seu advogado e bastante procurador que a esta subscreve, conforme procurao em anexo, vem, muito respeitosamente a presena de Vossa Excelncia, apresentar com fundamento nos artigos 396 e 396A (OU Art. 406 CPP No caso de Tribunal do Jri) do Cdigo de Processo Penal (no colocar abraveatura) apresentar a sua (sem saltar linhas) RESPOSTA A ACUSAO pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos. (Pula-se uma linha) 1. Dos Fatos Deve-se escrever colado na margem (daqui para frente sem saltar linha) O candidato deve externar os fatos de forma sucinta. No copie igual os fatos, se a questo deu 20 linhas para os fato deve-se usar menos linhas, umas 15, por exemplo. Deve-se fazer uma sntese, trazer os fatos de forma resumida. Os perodos devem ser sempre curtos, 5 ou 6 linhas. 2. Das Preliminares Como j foi explicado existe uma seqncia a ser seguida. Abra os artigos na seguinte seqncia: 1) Art. 107 CP Causas extintivas de punibilidade. 2) Art. 109 CP Prescrio 3) Art. 564 CPP Nulidades 4) Art. 23 CP Causas de excluso de ilicitude. 5) Deve-se buscar todo e qualquer outro defeito que levaria a ocorrncia rejeio liminar da pea acusatria. OBS Com j foi dito, as preliminares so apenas mencionadas, no mrito e que se poder aprofundar alguma tese das preliminares, como no caso da preliminar de excluso da ilicitude. 3. Do Mrito Deve-se alegar o que mais salta aos olhos, devendo demonstrar conhecimento.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

10

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

Se nas preliminares citou-se o instituto jurdico, ex legitima defesa, deve discorrer sobre os requisitos da legitima defesa. Deve-se discorrer sobre os institutos demonstrando os requisitos do instituto. Toda vez que falar de uma preliminar deve-se falar no mrito sobre ela em um pargrafo. Deve-se mencionar de forma geral, segundo a melhor doutrina, ou segundo o entendimento da doutrina dominante, ou conforme o entendimento dos tribunais superiores. No se deve discorrer sobre temas controversos, deve-se falar o que todo mundo sabe. Use ideias fceis, simples e que todos conhecem. OBS: Ao elaborar sua tese de defesa tente sempre demonstrar a necessidade de absolvio sumria do ru. 4. Dos Pedidos Pedido Principal = Absolvio Sumria. (Fazer pargrafo regra dos dois dedos) Diante de todo exposto, juntando nesta oportunidade o rol de testemunhas abaixo arroladas e identificadas, requer-se a Vossa Excelncia que decrete a Absolvio Sumria do acusado, nos termos do Art. 397 do Cdigo de Processo Penal indicar o inciso correspondente ( Rito do Jri pea apenas a absolvio sumria, sem mencionar artigos) como medida de preservao da mais ldima justia.

DICAS ! O pedido de absolvio sumaria do ru um pedido obrigatrio. Absolvio Sumaria do Art. 397 CPP para os crimes do Rito Ordinrio. Esta absolvio sumria ocorre aps o recebimento da denncia e antes da instruo probatria. Absolvio Sumaria do rito do tribunal do jri - se a resposta a acusao for no rito do tribunal do jri pea apenas a absolvio sumaria, MAS NO INDIQUE ARTIGO. O Cdigo de Processo Penal no prev a resposta a acusao com pedido de absolvio sumaria para o rito do Tribunal do Jri, pois a absolvio sumaria do ART. 415 CPP um instituto completamente diferente do Art. 397 CPP. A absolvio sumaria na resposta a acusao do jri no esta prevista em artigo especifico. No se deve confundir a absolvio sumaria da resposta a acusao com a absolvio sumria do Art. 415 CPP, este artigo fala de absolvio sumria, o nome o mesmo, mas os institutos jurdicos so distintos, pois a absolvio sumria do Art. 415 ocorre no FINAL DA INTRUCAO PROBATORIA e alegada nos MEMORIAIS. Por conta disso, como no existe artigo de lei que fundamente a absolvio sumaria no Rito do Jri para a resposta a acusao, deve-se aleg Pedido Subsidirio (Fazer pargrafo regra dos dois dedos) Apenas por cautela, no caso de no ser acolhida a tese de absolvio sumria, requer que seja decretada a anulao do recebimento da peca acusatria em razo da visvel nulidade(alegar a nulidade ou outra tese subsidiria) com a conseqente extino do processo. Ex. se for nulidade pede-se a anulao do recebimento da peca acusatria Arrolamento e intimao das testemunhas.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

11

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

No final dos pedidos deve-se fazer pargrafo pedido o arrolamento e intimao das testemunhas ao final arroladas. No esquea de pedir intimao. Aps terminar os pedidos pula 1 linha e coloca Nestes termos, (no canto da pgina) Pede deferimento. ( em outra linha sem saltar) Aps salte 2 ou trs linhas, v para o meio da pagina e coloque Comarca, data (Centralizado) Advogado, OAB OBS: A FGV poder pedir para contar o prazo processual e neste caso desconsiderar o dia da semana, pedindo apenas para datar no ultimo dia do protocolo. Este espao e o mesmo do inicio. Rol de testemunhas. ( No colocar nome, endereo, somente colocar do jeito apresentado) 123OBS: DICA Para evitar que o corretor no vire para outra pgina o ideal que se termine na mesma pgina nestes termos, pede deferimento em diante. 3. Caso Prtico resolvido.

Csar, brasileiro, solteiro, oficial de justia do TRF, com 42 anos de idade, e Pedro, brasileiro, casado, analista processual do TRF com 45 anos, ambos com residncia e domiclio na Comarca X Estado Z, trabalham a mais de 10 anos no referido tribunal e sempre foram muito amigos. Atualmente, ambos trabalham na Vara da Justia Federal da Comarca X e so responsveis pelo andamento de vrios processos, tendo esta vara um grande volume de processos. Apesar de serem muito amigos, Pedro no conhecia as prticas maliciosas de seu amigo Csar. Este sempre recebeu vantagens pecunirias para retardar o andamento de alguns processos, deixando de praticar atos de ofcio inerentes as suas funes. Em virtude da lentido do andamento processual que ocorria na Seo Federal de X, houve uma denncia annima informando que haveria a prtica do crime de corrupo passiva por funcionrios da referida Seo, o que encadeou uma investigao pela Polcia Federal para verificar a procedncia da informao. O promotor competente recebeu o inqurito policial e aps a sua apreciao denunciou Csar e Pedro, por terem, no dia 09/09/2010, recebido para si a importncia de R$ 2.000,00 reais para deixarem de efetuar a penhora de bens da Construtora Y S/A, imputando a ambos a prtica do crime previsto no Art. 317, 1 do Cdigo Penal. Vale salientar que no inqurito policial, existia uma interceptao telefnica, autorizada judicialmente, do celular de Csar, onde este acertou com um funcionrio da Construtora Y S/A, que no foi identificado, o recebimento da importncia de R$ 2.000,00 reais para deixar de efetuar a penhora

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

12

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

dos bens da empresa, o que efetivamente ocorreu, bem como houve a quebra do sigilo bancrio da conta de Csar que comprovou o depsito do valor mencionado na conta corrente deste. Alm disso, em nenhum momento do inqurito policial existiam indcios de que Pedro teria cometido algum crime, entretanto como os dois denunciados trabalhavam na mesma vara e eram amigos, o promotor de justia resolveu denunciar ambos, pois suspeitou de alguma participao. O juiz federal da Vara Criminal da comarca X recebeu a denncia e determinou a citao dos rus para se defenderem no prazo legal, tendo a citao sido efetivada em 15/09/2010. Pedro, desesperado com a situao a que estava passando, contratou um advogado para realizar a sua defesa, informando ao causdico que nunca teve conhecimento dos crimes praticados pelo seu amigo Csar, pois apesar de trabalharem na mesma Vara Federal, sempre exerceu de forma exemplar o seu trabalho, nunca tendo recebido qualquer tipo de vantagem indevida, tendo confirmado esta verso em seu depoimento constante do inqurito policial. Em face da situao hipottica apresentada, redija, na qualidade de advogado(a) constitudo(a) pelo acusado Pedro, a pea processual, privativa de advogado, pertinente defesa de seu cliente. Em seu texto, no crie fatos novos, inclua a fundamentao legal e jurdica, explore as teses defensivas e date o documento no ltimo dia do prazo para protocolo.

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA____ VARA CRIMINAL DA SECO JUDICIRIA DA COMARCA X ESTADO Z Processo nmero: Pedro, j qualificado nos autos do processo s folhas ( ), por seu advogado e bastante procurador que a esta subscreve, conforme procurao em anexo, vem, muito respeitosamente a presena de Vossa Excelncia, apresentar com fundamento nos artigos 396 e 396A do Cdigo de Processo apresentar a sua: RESPOSTA A ACUSAO pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos. 1. Dos Fatos. O ru Pedro foi denunciado, juntamente com o ru Csar, pela suposta prtica do crime de corrupo passiva previsto no Art. 317, 1, do Cdigo Penal, porque teriam, no dia 09/09/2010, recebido para si a importncia de R$ 2.000,00 reais para deixarem de efetuar a penhora de bens da Construtora Y S/A. A denncia teve como base um inqurito policial realizado pela polcia federal, que, por meio de uma denuncia annima, foi investigar a razo da lentido de alguns processos da Vara Federal da comarca X, situada no Estado Z. No inqurito policial foi realizada uma interceptao telefnica, autorizada judicialmente, do celular do ru Csar, onde restou comprovado que este acertou com um funcionrio da Construtora Y S/A, que no foi identificado, o recebimento da importncia de R$ 2.000,00 reais para deixar de efetuar a penhora dos bens da referida empresa, o que efetivamente ocorreu, bem como houve a quebra do sigilo bancrio da conta de Csar que comprovou o depsito do valor mencionado na conta corrente deste. Em seu depoimento perante a autoridade policial, o ru Pedro informou que nunca teve conhecimento dos crimes praticados pelo seu amigo Csar, pois apesar de trabalharem na mesma Vara Federal, sempre exerceu de forma exemplar o seu trabalho, nunca tendo recebido qualquer tipo de vantagem indevida. Alm disso, mesmo no existindo indcios suficientes da participao do ru Pedro no crime de corrupo passiva de autoria exclusiva do ru Csar, muito menos prova da materialidade do crime, pois o dinheiro do crime estava exclusivamente na conta do ru Csar, o promotor de justia, pelo simples fato de os rus trabalharem na mesma vara e serem amigos, resolveu tambm denunciar Pedro, o que denota uma patente ausncia de justa causa para a propositura da ao penal, como ser esclarecido a seguir. 2. Das Preliminares Preliminarmente, cumpre elucidar ao douto julgador a visvel e patente falta de justa causa para o exerccio da ao penal contra o ru Pedro, nos moldes do Art. 395, III, do Cdigo de Processo Penal, o que j deveria ter acarretado a rejeio liminar da denncia em relao ao referido ru, em virtude da falta de indcios suficientes de autoria e de materialidade do fato. 3. Do Mrito

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

13

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

Inicialmente, cumpre esclarecer que a falta de justa causa para o exerccio da ao penal caracteriza-se pela ausncia de indcios suficientes de autoria ou da prova da materialidade do fato, devendo haver a concomitncia destes dois requisitos para que se possa falar em justa causa. No caso em comento, conforme se depreende da simples leitura do inqurito policial, no existem indcios de que o ru Pedro tenha participado do crime de corrupo passiva previsto no Art. 317, 1, do Cdigo Penal, tendo em vista que no foi provado, em nenhum momento, que o referido ru teria recebido para si, a importncia de R$ 2.000,00 reais para deixar de efetuar a penhora de bens da Construtora Y S/A. Alis, o que existe to somente uma interceptao telefnica do celular do ru Csar que demonstra a autoria nica e exclusiva deste em relao ao referido crime. Ensina a melhor doutrina que para que sejam configurados os indcios suficientes de autoria do crime devem existir indicativos de que o ru tenha efetivamente participado da empreitada criminosa, o que em momento nenhum do presente processo foi demonstrado. Alm disso, o promotor de justia, mesmo verificando a falta de participao do ru Pedro no cometimento da corrupo passiva cometida pelo ru Csar, imputou a prtica deste crime a Pedro pelo simples fato deste ser amigo de Csar e trabalhar na mesma vara, o que representa um grande equvoco. Alm disso, afora o fato de no existirem os indcios suficientes de autoria, o que por si s j seria suficiente para descaracterizar a falta de justa causa para o exerccio da ao penal, tambm no esto presentes a prova da materialidade do crime em relao ao ru Pedro. Ensina a doutrina que a prova da materialidade do fato caracteriza-se pela certeza de que o fato existiu, entretanto no existem provas cabais de que o ru Pedro tenha cometido o crime de corrupo passiva, alis, o que existe to somente a prova da quebra do sigilo bancrio da conta do ru Csar, demonstrando que este recebeu todo o dinheiro do crime sozinho, no havendo nenhuma prova de que o ru Pedro tenha recebido qualquer forma de vantagem indevida para deixar de praticar ato de ofcio. Desta forma, os fatos narrados no inqurito policial em relao ao ru Pedro evidentemente no constituem crime, como bem esclarece o Art. 397, III, do Cdigo de Processo Penal, no existindo o cometimento de qualquer crime por parte de Pedro em face da sua falta de participao na empreitada criminosa e da ausncia de materialidade do crime. 4. Dos Pedidos Ante o exposto, pleiteia-se a decretao da absolvio sumria do ru, nos termos do Art. 397 CPP, III, do Cdigo de Processo Penal, por no existir a prtica de qualquer crime por parte do ru Pedro, em razo de sua falta de participao e da ausncia de materialidade do crime. Apenas por cautela, no caso de no ser acolhida a tese de absolvio sumria, o que no se espera, requer que seja decretada a anulao do recebimento da pea acusatria em razo da visvel ausncia de justa causa para o exerccio da ao penal, com a conseqente extino do processo, nos moldes do Art. 395, III, do Cdigo de Processo Penal. Por fim, requer, desde logo, que sejam intimadas e inquiridas as testemunhas ao final arroladas.

Nestes termos, Pede deferimento.

X, comarca do Estado Z, 25/09/2010 Advogado, OAB

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

14

OAB 2 FASE 2010.3


Direito Penal Prof. Geovane Moares

Rol de testemunhas: 123-

4.

Caso prtico proposto.

Agostinho, de 30 anos de idade, empresrio, residente e domiciliado a Rua Frei Caneca, Bairro de Boa Viagem, na cidade de Recife-PE, foi denunciado pelo Ministrio Pblico como incurso nas penas previstas no art. 121 do Cdigo Penal por crime praticado contra Soares, estudante, de 20 anos de idade. Consta da denncia que no ms de abril de 2010, no dia 5, Agostinho, com animus necandi, por volta das 21h00, em alto mar, na cidade do RecifePE, afogou Soares, causando-lhe a morte, conforme laudo tanatoscpico constante do inqurito policial. O juiz recebeu a denncia e determinou a citao do ru para se defender no prazo legal, tendo sido a citao efetivada em 15/04/2010. Agostinho procurou a ajuda de um profissional para que ele o defendesse. Agostinho informou ao advogado que no dia do ocorrido estava ele e seu amigo Soares velejando em alto-mar, quando ento o navio de Agostinho, mesmo sendo de grande porte, comeou a afundar, restando apenas um colete salva-vidas. Soares se desesperou e comeou a bater em Agostinho, estando eles ainda no navio em deriva, foi quando ento no restou outra alternativa a Agostinho, seno bater em Soares, que ficou desacordado e morreu afogado, tudo conforme o seu depoimento prestado na delegacia. Em face da situao hipottica apresentada, redija, na qualidade de advogado(a) constitudo(a) pelo acusado Agostinho, a pea processual, privativa de advogado, pertinente defesa de seu cliente. Em seu texto, no crie fatos novos, inclua a fundamentao legal e jurdica, explore as teses defensivas e date o documento no ltimo dia do prazo para protocolo. Endereamento Vara do Tribunal do Jri da Comarca de Recife Capital do Estado de Pernambuco. Tese Preliminarmente falar que no caso concreto h a ocorrncia do estado de necessidade, Art 23, I e 24. No Mrito falar dos requisitos do estado de necessidade, demonstrando os seus elementos que esto no caso concreto. Pedido absolvio sumria com base em existncia manifesta de causa de excluso da ilicitude de estado de necessidade (sem mencionar artigo correspondente, pois no rito do tribunal do jri NO existe.)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035.0105

15

Das könnte Ihnen auch gefallen