Sie sind auf Seite 1von 14

Universidade Federal do Amazonas UFAM

Andr Lopes de Arajo Ludson Costa Azuelo Mitsuo Lopes Takeno Thalita Juliana Simes de Lima

Metodologia do Trabalho Cientfico Aperfeioamento da Leitura

Manaus 2011

Universidade Federal do Amazonas UFAM

Andr Lopes de Arajo Ludson Costa Azuelo Mitsuo Lopes Takeno Thalita Juliana Simes de Lima

Metodologia do Trabalho Cientfico Aperfeioamento da Leitura

Trabalho requisitado pela professora Sandra Oliva de Almeida que ministra a matria de Metodologia do Trabalho Cientfico, para obteno de nota referente ao 4 (quarto) perodo do curso Superior de Engenharia de Materiais Universidade Federal do Amazonas UFAM

Manaus 2011

Introduo

A leitura tem importncia fundamental na vida das pessoas. A necessidade de muita leitura est posto entre todos, haja vista, que propicia a obteno de informaes em relao a qualquer contexto e rea do conhecimento, assim como, pode constituir-se em fonte de entretenimento. Para uns, atividade prazerosa, para outros, um desafio a conquistar. Urge compreender que a tcnica da leitura garante um estudo eficiente, quando aplicada qualitativamente. O que ler? Qual a importncia da leitura? Quais procedimentos prticos para uma leitura eficiente? Este trabalho tem como objetivo explicar e esclareceralgumas destas questes.

O que texto?
A palavra texto provm do latim textum, que significa tecido, entrelaamento. O texto resulta de um trabalho de tecer, de entrelaar vrias partes menores a fim de se obter um todo inter-relacionado. Da poder falar em textura ou tessitura de um texto: a rede de relaes que garantem sua coeso, sua unidade. Um texto no simplesmente uma seqncia de frases isoladas, mas uma unidade lingstica com propriedades estruturais especficas.

Conceito de texto
Texto uma seqncia verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situao. O texto pode ter uma extenso varivel: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir. Seu nvel de linguagem pode ser formal, coloquial, informal, tcnico. O conceito de texto no se limita linguagem verbal (palavras). O texto pode ter vrias dimenses, como o texto cinematogrfico, o teatral, o coreogrfico (dana e msica), o pictrico (pintura), etc.

Textualidade
Textualidade um conjunto de caractersticas que fazem com que um texto seja considerado como tal, e no como um amontoado de palavras e frases. Dois blocos de sete fatores so os responsveis pela textualidade qualquer discurso: Fatores semntico/formal (coerncia e coeso); Fatores pragmticos (intencionalidade, aceitabilidade, situcionabilidade, informatividade e intertextualidade).

Tipos textuais
Tipos textuais referem-se estrutura composicional do texto. Hoje, admite-se cinco tipos textuais: descrio, narrao, dissertao, exposio e injuno. Ateno muito importante no confundir tipo textual com gnero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em nmero limitado. J os gneros textuais so praticamente infinitos, visto que so textos orais e escritos produzidos por falantes de uma lngua em um determinado

momento histrico. Os gneros textuais, portanto, so diretamente ligados s prticas sociais. Alguns exemplos de gneros textuais so carta, bilhete, aula, conferncia, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc. Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gnero textual, da mesma forma que um nico gnero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

Gneros textuais
Situao determina qual usar. Gnero de texto refere-se s diferentes formas de expresso textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, CRNICAS, contos, prosa, etc. Os gneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usurios de uma lngua. Assim, ao lado da crnica, do conto, vamos tambm identificar a carta pessoal, a conversa telefnica, o email, e tantos outros exemplares de gneros que circulam em nossa sociedade. Piadas, anncios, poemas, romance, carta de leitor, notcia, biografia... So muitos os gneros de texto que circulam por a. So as situaes que definem qual utilizar. O que podemos fazer quando queremos: saber como chegar a um endereo desconhecido por ns? Consultar o "guia de ruas" da nossa cidade, ou perguntar a algum que conhece o trajeto... escolher um filme para ir assistir no cinema? Pesquisar no jornal ou pedir opinio a um amigo... conversar com parentes que esto longe? Telefonar, mandar carta ou e-mail... criar um clima de descontrao com amigos? Contar piadas, conversar... distrair uma criana? Ler um conto de fadas, brincar de adivinhaes... Em todas as situaes acima, usamos diferentes gneros de texto. Situaes diversas, finalidades diversas, diferentes gneros. No importa qual o gnero, todo texto pode ser analisado sob trs caractersticas: O assunto: o que pode ser dito atravs daquele gnero; O estilo: as palavras, expresses, frases selecionadas e o modo de organiz-las; O formato: a estrutura em que cada agrupamento textual apresentado.

Coerncia e Coeso
Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases o relacionamento existente entre si. De que trata, ento, a coeso textual? Da ligao, da relao, da conexo entre as palavras de um texto, atravs de elementos formais, que assinalam o vnculo entre os seus componentes.

Uma das modalidades de coeso a remisso. E a coeso pode desempenhar a funo de (re)ativao do referente. A reativao do referente no texto realizada por meio da referenciao anafrica ou catafrica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas. A remisso anafrica (para trs) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3 pessoa (retos e oblquos) e os demais pronomes; tambm por numerais, advrbios e artigos. Exemplo: Andr e Pedro so fanticos torcedores de futebol. Apesar disso, so diferentes. Este no briga com quem torce para outro time; aquele o faz. Explicao: O termo isso retoma o predicado so fanticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele, o termo Andr; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time so anafricos. A remisso catafrica (para a frente) realiza-se preferencialmente atravs de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genricos, mas tambm por meio das demais espcies de pronomes, de advrbios e de numerais. Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profisso e passara pesadamente a ensinar no curso primrio: era tudo o que sabamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contrados. Explicao: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expresso o professor so catafricos. De que trata a coerncia textual? Da relao que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Est, portanto, ligada ao entendimento, possibilidade de interpretao daquilo que se ouve ou l.

Leitura: do conceito s orientaes


A leitura tem importncia fundamental na vida das pessoas. A necessidade de muita leitura est posto entre todos, haja vista, que propicia a obteno de informaes em relao a qualquer contexto e rea do conhecimento, assim como, pode constituir-se em fonte de entretenimento. Para uns, atividade prazerosa, para outros, um desafio a conquistar. Urge compreender que a tcnica da leitura garante um estudo eficiente, quando aplicada qualitativamente.

O que ler? Qual a importncia da leitura? Quais procedimentos prticos para uma leitura eficiente? Questes bvias, que pela sua evidncia pouco so problematizadas.

Etimologicamente, ler deriva do latim lego/legere, que significa recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos. Nesta reflexo, enfatizamos a leitura da palavra escrita. No entanto, entendemos, com Luckesi (2003, p. 119) que [...] a leitura, para atender o seu pleno sentido e significado, deve, intencionalmente, referir-se realidade. Caso contrrio, ela ser um processo mecnico de decodificao de smbolos. Logo, todo o ser humano capaz de ler e l efetivamente. Destarte, tanto l o conhecedor dos signos lingusticos/gramaticais, quanto o campons, no letrado, que, observando a natureza, prev o sol ou a chuva. mister, primeiramente, frisar que a leitura muitssimo importante, pois [...] amplia e integra conhecimentos [...], abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulrio e a facilidade de comunicao, disciplinando a mente e alargando a conscincia [...]. Investigaes atestam que o sucesso nas carreiras e atividades na atualidade, relacionam-se, estreitamente, com a hbito da leitura proveitosa, pois alm de aprofundar estudos, possibilita a aquisio dos conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade. O objetivo maior ao proceder leitura de uma determinada obra consiste em [...] aprender, entender e reter o que est lendo. Por conseguinte, inquestionavelmente, a leitura uma prtica que requer aprendizagem para tal e, sem sombra de dvida, uma atividade ainda pouco desenvolvida. Neste particular, Salomon (2004, p. 54) enfatiza que a leitura no simplesmente o ato de ler. uma questo de hbito ou aprendizagem [...]. Alm do incentivo e promoo de espaos permanentes de leitura preciso criar o prazer para este ofcio. O deleite advindo da leitura no se conquista num passe de mgica, espontaneamente. Requer opo, atitudes coerentes e pertinentes ao objetivo proposto. No importa tanto o quanto se l, mas como se l. A leitura requer ateno, inteno, reflexo, esprito crtico, anlise e sntese; o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar. Indubitavelmente, preciso saber ler, ler muito e ler bem. Alguns aspectos e/ou habilidades que julgamos pertinentes, nesta perspectiva: 1 - Ler com objetivo determinado, isto ter uma finalidade. Saber por que se est lendo; 2 - Ler unidades de pensamento e no palavras por palavras. Relacionar idias; 3 - Ajustar a velocidade (ritmo) da leitura ao assunto, tema e/ou texto que est lendo; 4 - Avaliar o que se est lendo, perguntando pelo sentido, identificando a idia central e seus fundamentos;

Aprimorar

vocabulrio

esclarecendo

termos

palavras

novas.

O dicionrio um recurso significativo. No entanto, palavras-chave, analisadas no contexto do prprio assunto em que so usadas, facilita a compreenso; 6 - Adotar habilidades para conhecer o livro, isto , indagar pelo que trata determinada obra; 7 - Saber quando conveniente ou no interromper uma leitura, bem como quando retom-la; 8 - Discutir com colegas o que l, centrando-se no valor objetivo do texto, visto que o dilogo a condio necessria para a indagao, para a intercomunicao, para a troca de saberes [...]. 9 - Adquirir livros que so fundamentais (clssicos), zelando por uma biblioteca particular, assim como, freqentar espaos e ambientes que contenham acervo literrio, por exemplo, bibliotecas; 10 - Ler assuntos vrios. No estar condicionado a ler sempre a mesma espcie de assunto; 11 - Ler muito e sempre que possvel; 12 - Considerar a leitura como uma atividade de vida, no desenvolvendo resistncias ao hbito de ler. As orientaes supracitadas tero efeitos promissores, se observadas efetivamente, na prtica, do contrrio, no passam de mero palavreado. A leitura eficiente, depende de mtodo. No entanto, incontestavelmente, o mtodo est na dependncia de quem o aplica. No bastam somente boas intenes. So necessrias aes congruentes aos desgnios. fundamental compreender que, na formao de cada cidado bem como de um povo, a leitura de mxima importncia, representando um papel essencial, pois revela-se como uma das vias no processo de construo do conhecimento, como fonte de informao e formao cultural. Ademais, ler benfico sade mental, pois uma atividade Neurbica. A atividade da leitura faz reforar as conexes entre os neurnios. Para a mente, ainda no inventaram melhor exerccio do que ler atentamente e refletir sobre o texto. O ato de ler um exerccio de indagao, de reflexo crtica, de entendimento, de captao de smbolos e sinais, de mensagens, de contedo, de informaes... um exerccio de intercmbio, uma vez que possibilita relaes intelectuais e potencializa outras. Permite-nos a

formao dos nossos prprios conceitos, explicaes e entendimentos sobre realidades, elementos e/ou fenmenos com os quais defrontamo-nos.

Comparao entre o Bom e o Mau leitor


A primeira vista parece fora de propsito a epgrafe acima. Poder-se-ia objetar que se trata de um problema de valor e seria ocioso, numa perspectiva cientfica, estabelecer um confronto entre bom e mau, pois se torna um julgamento bastante subjetivo. Sem discutir o mrito e a procedncia deste ponto de vista, que nos transportaria provavelmente, para um terreno mais abrangente o valor nas mensuraes cientficas queremos apenas justificar nossa colocao. A experincia e a observao tem nos mostrado um fato bastante freqente: h muitas pessoas que lem e h pessoas que sabem ler. Muitos, sobretudo quando tm conscincia do problema, pagam um tributo caro a hbitos formados desde a escola primria e que nos condicionam a ler, sem saber ler. pelo problema de hbitos negativos de leitura que nos interessamos quando rotulamos a pessoa de mau leitor; e o bom leitor consequentemente, passa a significar para ns aquele que tem habilidades eficientes de leitura. Introduzir algum no conhecimento das habilidades de leitura, sem antes leva-lo a uma auto-anlise, parece-nos no ser o caminho indicado. por isso que tentamos estampar diante do interessado um quadro onde possvel descobrir seu perfil de leitor. medida que este quadro vai se desenrolando, os aspectos positivos e negativos vo sendo identificados e as necessidades especficas de cada um vo sendo colocadas em termos concretos. No trmino desta atividade, a anlise j estar praticamente feita e a pessoa ter condies de decidir pelo que lhe interessar mais de perto.

Bom Leitor
O bom leitor l rapidamente e entende bem o que l. Tem habilidades e hbitos como: 1. L com objetivo determinado Ex: aprender certo assunto repassar detalhes responder a questes. 2. L unidades de pensamento. Abarca, num relance, o sentido de um grupo de palavras. Relata rapidamente as idias encontradas numa frase ou num pargrafo. 3. Tem vrios padres de velocidade. Ajusta a velocidade da leitura com o assunto que l. Se l uma novela, rpido. Se livro cientfico para guardar detalhes l mais devagar para entender bem.

4. Avalia o que l. Pergunta-se frequentemente: Que sentido tem isso para mim? Est o autor qualificado para escrever sobre tal assunto? Est ele apresentando apenas um ponto de vista do problema? Qual a idia principal deste trecho? Quais seus fundamentos? 5. Possui bom vocabulrio. Sabe o que muitas palavras significam. capaz de perceber o sentido das palavras novas pelo contexto. Sabe usar dicionrios e o faz frequentemente para esclarecer o sentido de certos termos, no momento oportuno. 6. Tem habilidades para conhecer o valor do livro. Sabe que a primeira coisa a fazer quando se toma um livro indagar de que trata, atravs do ttulo, subttulos, encontrados na pgina de rosto e no apenas na capa. Em seguida l os ttulos do autor. Edio do livro. ndice orelhas do livro. Prefcio. Bibliografia citada. S depois que se v em condies de decidir pela convenincia ou no de leitura. Sabe selecionar o que l. Sabe quando consultar e quando ler. 7. Sabe quando deve ler um livro at o fim, quando interromper a leitura definitivamente ou periodicamente. Sabe quando e como retomar a leitura, sem perda de tempo e sem perder a continuidade. 8. Discute frequentemente o que l com colegas. Sabe distinguir entre impresses subjetivas e valor objetivo durante as discusses. 9. Adquire livros com freqncia e cuida de ter sua biblioteca particular. Quando estudante procura os livros de textos indispensveis e se esfora em possuir os chamados clssicos e fundamentais. Tem interesse em fazer assinaturas de peridicos cientficos. Formado, continua alimentando sua biblioteca e restringe a aquisio dos chamados compndios. Tem o hbito de ir direto s fontes; de ir alm dos livros de texto. 10. L assuntos vrios. L livros, revistas, jornais. Em reas diversas: fico, cientfica, histria, etc. Habitualmente nas reas de seu interesse ou especializao. 11. L muito e gosta de ler. Acha que ler traz informaes e causa prazer. L sempre que pode. 12. UM BOM LEITOR aquele que no s bom na hora da leitura. bom leitor porque desenvolve uma atitude de vida: constantemente um bom leitor. No s l, mas sabe ler.

Mau Leitor
O mau leitor l vagarosamente e entende mal o que l. Tem hbitos como: 1. L sem finalidade. Raramente sabe por que l. 2. L palavra por palavra. Pega o sentido da palavra isoladamente. Esfora-se para ajuntar os termos para poder entender a frase. Frequentemente tem de reler as palavras. 3. S tem um ritmo de leitura. Seja qual for o assunto, l sempre vagarosamente. 4. Acredita em tudo que l. Para ele tudo que impresso verdadeiro. Raramente confronta o que l com suas prprias experincias ou com outras fontes. Nunca julga criticamente o escritor ou seu ponto de vista. 5. Possui vocabulrio limitado. Sabe o sentido de poucas palavras. Nunca rel uma frase para pegar o sentido de uma palavra difcil ou nova. Raramente consulta o dicionrio. Quando o faz, atrapalha-se em achar a palavra. Tem dificuldade em entender a definio das palavras e em escolher o sentido exato. 6. No possui nenhum critrio tcnico para conhecer o valor do livro. Nunca ou raramente l a pgina de rosto do livro, o ndice, o prefcio, a bibliografia etc., antes de iniciar a leitura. Comea a ler a partir do primeiro captulo. comum at ignorar o autor, mesmo depois de terminada a leitura. Jamais seria capaz de decidir entre a leitura e a simples consulta. No consegue selecionar o que vai ler. Deixa-se sugestionar pelo aspecto material do livro. 7. No sabe decidir se conveniente ou no interromper uma leitura. Ou l todo o livro, ou o interrompe sem critrio objetivo, apenas por questes subjetivas. 8. Raramente discute com colegas o que l. Quando o faz, deixa-se levar por impresses subjetivas e emocionais para defender um ponto de vista. Seus argumentos, geralmente, derivam da autoridade do autor, da moda, dos lugares comuns, das tiradas eloqentes, dos preconceitos. 9. No possui biblioteca particular. s vezes capaz de adquirir metros de livro para decorar a casa. frequentemente levado a adquirir livros secundrios em vez dos fundamentais. Quando estudante, s l e adquire compndios de aula. Formado, no sabe o que representa o hbito das boas aquisies de livro.

10. Est condicionado a ler sempre a mesma espcie de assunto. 11. L pouco e no gosta de ler. Acha que ler ao mesmo tempo um trabalho e um sofrimento. 12. O MAU LEITOR no se revela apenas no ato da leitura, seja silenciosa ou oral. constantemente um mau leitor, por que se trata de uma atitude de resistncia ao hbito de saber ler.

Concluso

Do refrente trabalho podemos retirar algumas dicas para que o leitor possa ter uma leitura mais proveitosa:

1- Leia com determinao, isto , saiba por que se est lendo; 2- Compreenda unidades de pensamentos, e no palavra por palavra; 3- Avalie o que est lendo, identificando a idia central e seus fundamentos; 4- Aprimore o seu vocabulrio, buscando por termos e palavras novas; 5- Discuta com colegas o que l, centrando-se no valor objetivo do texto. Segundo Ecco, o dilogo a condio necessria para a indagao, ou seja para a troca de saberes; 6- Frequente bibliotecas que ofeream entre seu acervo, obras literrias; 7- Leia assuntos diversos; 8- Leia sempre que possvel; 9- Considere a leitura uma atividade de vida, no desenvolvendo resistncias no hbito de ler. Praticando todas essas dicas, voc tornar sua leitura muito mais prazerosa!

Referncias Bibliogrficas
SALOMON, Dlcio Vieira. Aperfeioamento da Leitura. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho cientfico. 5.ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1977. p.44-48. INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prtico de leitura e redao. Editora Scipione. So Paulo. 1991. KOCH, Ingedore G. Villaa. A Coeso Textual. So Paulo: Contexto, 1989. p. 11. ABREU, Antnio Surez. Curso de redao. tica Universidade. So Paulo: tica, 2004. CAMPEDELLI e SOUZA. Portugus: literatura, produo de textos e gramtica. So Paulo: Saraiva, 2000. RUIZ, J. A. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 5. ed. So Paulo: atlas, 2002.

Mdias Eletrnicas: Aperfeioamento da Leitura - www.aureliano.com.br/downloads/salomon2.doc Como aperfeioar a leitura - http://vivaler.blogspot.com/2010/04/como-aperfeicoarleitura-algumas-dicas.html Apostila - Curso de aperfeioamento em leitura - www.megaupload.com/?d=J0BDA1OH Leitura: Do conceito s orientaes - http://www.pucrs.br/mj/artigo-36.php WIKIPDIA. Leitura - http:wikipedia.org/wiki/Leitura Acessos em: 11/10/2011

Das könnte Ihnen auch gefallen