Sie sind auf Seite 1von 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS JURDICAS Disciplina: Direito Administrativo Turma T-060

Brbara Bravos Carlos Alberto Leo Ismael Oliveira Jssica Karine de Arajo Joo Vitor Penna

ORGANIZAES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO Lei 9790/99 Arts 9 a 20

1.

Em que consiste e qual a finalidade do Termo de Parceria das OSCIP?

Consiste no instrumento capaz de firmar vnculo entre o Poder Publico e as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico. (Art. 9 da Lei 9790/99). Tem por fim discriminar os direitos, obrigaes e responsabilidades das partes Poder Pblico e OSCIP. (Art. 10) 2. Quais as prerrogativas de criao do Termo de Parceria e quais suas clusulas essenciais? A celebrao desse termo precedida pela apresentao e consulta aos Conselhos de Polticas Publicas das reas de atuao correspondentes. Nos termos da lei so expressas algumas clusulas essenciais para a legitimao desse termo dispostas no Pargrafo Segundo, incisos de I a VI. Elas estabelecem a forma pela qual o Termo de Parceria ser estatudo, como que obrigatoriedade da existncia de clusula definindo o objeto e a estipulao de metas. 3. Como e quem procede a fiscalizao quanto ao cumprimento do Termo de Parceria?

A execuo do objeto do Termo de Parceria acompanhada de fiscalizada por um rgo do Poder Publico atuante em rea de igual ou semelhante atuao da Organizao e pelos Conselhos de Polticas Publicas. (Art. 11)

Os resultados obtidos com o ato executrio do Termo de Parceria sero avaliados por comisso composta em comum acordo do rgo competente e da Organizao da Sociedade Civil de Interesse Publico. Da avaliao encaminhasse um relatrio conclusivo autoridade competente. Ademais os Termos que fomentem atividades previstas nessa Lei, esto sujeitos a mecanismo de controle Legislativo. (Art. 11, pargrafo 1, 2 e 3) 4. Encontrada alguma irregularidade por parte dos rgos avaliadores competentes, qual a providencia a ser tomada?

Tendo conhecimento de algum ato irregular ou ilegal na utilizao de recursos e bens por parte de uma OSCIP, o rgo fiscalizador deve dar cincia imediata ao Tribunal de Contas da respectiva localidade e ao Ministrio Publico, sob pena de responder por responsabilidade solidria. (Art. 13) Comprovando-se a ilicitude o rgo fiscalizado deve representar frente ao MP e a Advocacia Geral da Unio, requerendo o decreto de indisponibilidade dos bens, bem como o seqestro dos bens dos seus dirigentes ou agente publico ou terceiros que possam ter enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio publico (Ver Lei n 8.429, de 02 de junho de 1992, e na Lei Complementar n 64, de 18 de maio de 1990.). Previstos nos pargrafos primeiro, segundo e terceiro do artigo 13 da Lei das OSCIPs. Tendo comprovado a irregularidade o pedido seqestro de bens ser processado de acordo com os artigos 822 e 825 do CPC. Se for o caso, ainda, o pedido incluir investigao e exame de bens, contas bancrias etc. No tempo de tramitao do processo o Poder Pblico ser o gestor e depositrio dos bens e valores e se responsabilizar pela continuidade das atividades sociais da organizao. (Art. 13, pargrafos 1, 2 e 3). 5. Sobre os artigos 14 e 15.

Celebrado o Termo de Parceria, a Organizao tem um prazo de trinta dias para engendrar regulamento prprio, contendo os procedimentos que utilizar para contratao de obras e servios, bem como para compras com emprego de recursos provenientes do Poder Pblico, observados os princpios estabelecidos no Artigo 4, inciso I, desta Lei. (Art.14). Caso esta adquira bem imvel, este ser gravado como clusula de inalienabilidade. (Art. 15) 6. Das disposies finais e transitrias

Na parte final da lei, esta veicula que uma OSCIP no poder sob nenhuma forma participar de campanhas eleitorais. (Art.16) Fica a cargo do Ministrio da Justia o livre acesso publico a quaisquer informaes que seja de carter de uma OSCIP, bem como qualquer pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, pode vir a se tornar OSCIP desde que se enquadrando aos requisitos para tanto exigidos. (Art.17 e 18) No mais a lei dispes sobre prazos e sobre a publicao e vigncia da mesma.

Das könnte Ihnen auch gefallen