Sie sind auf Seite 1von 80

1

Eletricidade Bsica

Sempre existe alguma situao em que o tcnico de hardware se depara com problemas que geralmente no so da sua rea, como um computador que est com problemas de reinicializao, ou at mesmo algo bastante comum como um chock. Ento so nessas situaes que levam ao simples tcnico de hardware a procurar estas solues em outras reas como a sua eterna companheira a eletrnica. Bom nessa introduo vimos que interessante que ns tivssemos esses conhecimentos. Com base nessas afirmativas estudaremos os principais tpicos relacionado a ELETRICIDADE ao MULTMETRO e ao ATERRAMENTO. Eletricidade

A eletricidade um fenmeno fsico originado por cargas eltricas estticas ou em movimento e por sua interao. Quando uma carga se encontra em repouso, produz fora sobre outras situadas sua volta. Se a carga se desloca, produz tambm campos magnticos. H dois tipos de cargas eltricas, chamadas positivas e negativas. As cargas de nome igual (mesmos sinais) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem. Grandezas Eltricas Tenso eltrica a "fora" responsvel pela movimentao de eltrons. Sua unidade de medida o volt. Temos dois tipos de Tenso eltrica a continua e alternada. Continua (CC ou, em ingls, DC - direct current), o fluxo constante e ordenado de eltres sempre numa direo. Esse tipo de corrente gerado por baterias de automveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente 9V), pilhas (1,2V e 1,5V) e fontes de alimentao de vrias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contnua. Normalmente utilizada para alimentar aparelhos electrnicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informtica. Este tipo de circuito possui um plo negativo e outro positivo ( polarizado). 1

Alternada CA (em ingls AC - alternating current) uma corrente eltrica cuja magnitude e direo da corrente varia ciclicamente, ao contrrio da corrente contnua cuja direo permanece constante.

Corrente eltrica o fluxo ordenado de partculas portadoras de carga eltricas. Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres esto em movimento aleatrio devido a agitao trmica. A unidade padro para medida de intensidade de corrente o ampere. A corrente eltrica tambm chamada informalmente de amperagem. Resistncia eltrica a capacidade de um corpo qualquer se opor passagem de corrente eltrica pelo mesmo. Seu clculo dado pela Lei de Ohm, sua medida em ohms.

3 Tomadas Eltricas

Fio Terra o condutor cuja funo conectar terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referncia (proteo).

Novos Padres de Tomadas No ano passado o Inmetro passou a utilizar uma norma, estabelecida pela ABNT, que estipula um nico modelo para as nossas tomadas. A partir de janeiro de 2009, as tomadas e plugues de equipamentos eletroeletrnicos fabricados no Brasil comearo a ser substitudos por um novo padro, bem mais seguro.

5 MULTMETROS O multitester ou multmetro o aparelho usado para medir corrente eltrica (DCmA) ou (DCA), tenso contnua (DCV), tenso alternada (ACV) e resistncia eltrica (). A funo do multitester pode ser escolhida atravs da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipos de multitester: o analgico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal lquido). Cada um tem sua vantagem: o analgico melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital melhor para medir tenses e testar resistores. Abaixo vemos os dois tipos citados. Clique em cada um para saber como utiliz-los de forma correta:

Teste bsico de funcionamento do multmetro Antes mesmo da compra, efetue um teste bsico de funcionamento do multmetro. Este teste deve ser feito tambm se o aparelho ficar muito tempo parado, alm de servir tambm para saber se um fio est partido. Os multmetros so vendidos com duas ponteiras, que so 2 fios com cabos e ponta de metal, sendo 1 vermelha e 1 preta. Conecte as ponteiras nos bornes do multmetro de acordo com o manual do aparelho. Feito isto, localize o campo no multmetro que mede resistncia. o campo onde est o smbolo de OHM mega ( ). Geralmente localiza-se na parte esquerda inferior. Aponte a seta do ponteiro do multmetro para 20k ou 200k. Segure as ponteiras vermelha e preta pelo cabo e cruze-as encostando a parte de metal de uma na outra. O visor vai oscilar os valores e tem que parar em zero. Caso depois de alguns segundos a oscilao no pare em zero, sinal que as ponteiras esto ruins, no esto encostadas corretamente, ou o multmetro est defeituoso.

Aponte a seta do ponteiro do multmetro para 20k ou 200k. O visor vai oscilar os valores e tem que parar em zero.

Aponte a seta do ponteiro do multmetro para 20k ou 200k. Ajuste OHM e tem que parar em zero.

Multmetro Analgico Possui um ponteiro no painel para indicar o valor da unidade a ser medida. menos preciso que o digital na medida de tenses ou resistncias, porm o mais eficiente no teste de componentes eletrnicos. O ideal que o multitester analgico tenha a escala de X1 e X10K. Abaixo mostramos um modelo, onde basta clicar em cada funo indicada em volta da chave seletora para aprender como se utiliza a mesma:

7 Multmetro com voltmetro de Tenso Contnua (DCV) Esta funo pode ser usada para medir a tenso de pilhas, baterias ou em qualquer ponto de um circuito eletrnico como por exemplo nos terminais de um transstor ou CI. Escolher a escala mais prxima acima da tenso a ser medida (DCV 2,5 10 - 50 - 250 - 1000). Por exemplo para medir a tenso de uma pilha (1,5 V) usamos a escala de DCV 2,5; Colocar a ponta preta no terra do circuito ou no ponto de menor tenso (plo negativo das pilhas e baterias); Colocar a ponta vermelho no ponto de maior tenso no circuito; A leitura no painel feita da esquerda para a direita, usando como base o fundo de escala igual ou parecido com a escala que estiver a chave seletora. Veja abaixo:

Multmetro para medir Tenso Alternada (ACV)


O procedimento para a medida de tenso alternada muito parecido com a medida de tenso contnua. As escalas so parecidas, a leitura do painel feita da mesma forma que a funo DCV. A diferena que a tenso alternada no tem polaridade, portanto a posio das pontas do multitester no alteram em nada a medida. Este teste feito na rede eltrica ou nos transformadores dos circuitos eletrnicos. Abaixo vemos como feita a medida de tenso num transformador e tambm na rede eltrica:

Multmetro para medir Corrente Eltrica (DC mA ou DCA) Para este tipo de teste, devemos desligar uma parte do circuito e colocar a ponta vermelha no ponto mais prximo do +B e a preta mais prximo do terra, de tal modo que a corrente do circuito passe por dentro do multitester. Porm este teste no realizado em consertos de circuitos, devido dificuldade de colocao das pontas de prova no circuito e ao fato da corrente do circuito no vir indicada nos esquemas dos circuitos. Abaixo vemos como feito o teste:

Multmetro Funcionando como Homimentro Para usar a funo de ohmmetro, antes temos de tomar alguns cuidados. Para testar os componentes eletrnicos no circuito, o mesmo deve estar desligado da alimentao. Tambm no devemos guardar o multitester na funo de ohmmetro, em nenhuma das escalas, pois isto acaba rapidamente com as pilhas e baterias. Para saber se o ohmmetro est queimado, coloque a chave em X1 ou X10 e segure nas pontas pela parte metlica. O ponteiro no deve mexer, caso contrrio, a escala est queimada (resistor interno X1 geralmente usa um de 18 ohms e X10 um de 200 ohms). Coloque o multitester na escala do ohmmetro apropriada ao componente (X1, X10, X100, X1K ou X10K); Zere o multitester (encoste as pontas e ajuste o potencimetro do painel at o ponteiro parar no zero) Coloque as pontas no componente, faa a leitura na ltima fileira de cima do painel e acrescente os zeros da escala que estiver a chave seletora (X1 - leitura direta, X10 - acrescenta um zero, X100 - acrescenta dois zeros e assim por diante). Abaixo vemos como zerar o multitester

Multmetro Digital Possui um visor de cristal lquido o qual j indica o valor medido diretamente. Abaixo temos um exemplo deste tipo com as funes indicadas na chave seletora. s clicar em cada funo para saber como us-la:

Multmetro Digital na medida de Tenso Continua (DCV) Coloque a chave na escala DCV mais prxima acima da tenso a ser medida. Ponha a ponta preta no terra ou qualquer outro ponto com potencial mais baixo e a vermelha no ponto de tenso mais alta. A leitura ser prxima ao valor indicado.Isto depender da preciso mo muiltitester. Veja abaixo:

10

Multmetro Digital para medir corrente eltrica Para usar o ampermetro, coloque a chave seletora na escala mais prxima acima da corrente a ser medida. Para isto necessrio saber qual a corrente que passa pelo circuito. Interrompa uma parte do circuito. Coloque a ponta vermelha no ponto mais prximo da linha de +B e a preta no ponto mais prximo do terra. Em assistncia tcnica quase no se usa o ampermetro devido a dificuldade da colocao das pontas de prova. Abaixo vemos como se mede a corrente num circuito simples:

Multmetro Digital para medir a Tenso Alternada Coloque a chave na escala ACV mais prxima acima da tenso a ser medida. A maioria dos multmetros digitais s tm duas escalas ACV: at 200 V e at 750 V. Mea a tenso no se importando com a polaridade das pontas. A tenso alternada nos circuitos eletrnicos costuma ser medida na entrada da rede ou nos secundrios do transformador de alimentao do mesmo. Abaixo vemos como feito este tipo de teste:

10

11

11

12

Componentes Eletrnicos

O FUSVEL um pedao de fio geralmente de cobre ou estanho que queima ou "funde" quando a corrente ultrapassa um determinado valor. So usados nos circuitos como elementos de proteo. Em eletrnica existem vrios tipos de fsivel, todos porm com a mesma finalidade.

Caractersticas bsicas dos fusveis a mxima corrente que pode passar por ele sem queim-lo. Quando o seu limite mximo ultrapassado, ele queima e protege o circuito ao qual est ligado. Em eletrnica temos fusveis desde alguns miliampres (mA) at vrios ampres (A). Tipos de Fusveis Existem modelos dos mais variados para fusveis. Quanto ao encapsulamento temos os fusveis de cartucho de vidro ou de porcelana, fusveis com corpo de plstico, "epxi" e os de rosca. Quanto sua ao podemos classific-los em retardados (demoram alguns segundos para queimar) ou rpidos (queimam instantaneamente). Quanto ao tipo de proteo, temos os de corrente e os trmicos (queimam com a temperatura). Abaixo vemos vrios tipos de fusveis:

12

13

Teste dos fusveis

Medido em Resistncia eltrica, que medida em ohms(W) Fusveis Queimados Se o fusvel estiver queimado, antes de troc-lo por outro recomenda-se medir os diodos ou a ponte retificadora. Nunca se deve soldar um arame no lugar do fusvel.

13

14

DIODOS

O diodo um componente formado por dois cristais semicondutores de silcio ou germnio. Durante a fabricao, os semicondutores recebem a mistura de outras substncias, formando assim um cristal P e um outro N. O terminal P recebe o nome de anodo e o N recebe o nome de catodo. Abaixo vemos o smbolo e aspecto deste componente:

Funcionamento dos Diodos O diodo s conduz corrente eltrica quando a tenso do anodo for maior que a do catodo, portanto eles podem funcionar como chave interruptora. Abaixo vemos o esquema de funcionamento:

DIODOS RETIFICADORES So projetados para trabalharem com altas correntes (1 A para cima). Possuem o encapsulamento de "epoxi" e so encontrados em fontes de alimentao, amplificadores de potncia e outros circuitos de altas correntes. Alguns representantes desta categoria so: 1N4007 (de 1 A), 1N5404 (para 3 A) e os da srie SKE. Nestes, o primeiro nmero indica a corrente mxima e o 14

15 segundo, a tenso mxima. Ex: SKE1/08 para 1 A e 800 V. Abaixo vemos alguns modelos de retificadores:

DIODOS ZENERS Estes diodos podem conduzir corrente no sentido inverso. Para isto devemos aplicar tenso igual ou maior que a indicada no corpo dele. Quando um zener est conduzindo no sentido inverso, ele mantm a tenso constante nos seus terminais. Portanto ele pode ser usado como estabilizador de tenso ou em circuitos de proteo. Abaixo vemos o funcionamento e alguns tipos de zener: Os zeners padronizados so: 2V4, 2V7, 3, 3V3, 3V9, 4V3, 4V7, 5V1, 5V6, 6V2, 6V8, 7V5, 8V2, 9V1, 10, 12, 13, 15, 16, 18, 20, 22, 24, 27, 30, 33, 39, 43, 75, 91, 120, 130 V.

FUNES DOS DIODOS No circuito, eles fazem basicamente o papel de chaves liga/desliga. Encontraremos em fontes de alimentao, estabilizadores, circuitos de proteo, etc. Abaixo vemos um exemplo de diodos funcionando como retificadores de fonte de alimentao (transformando a corrente alternada em pulsante):

15

16

PONTE RETIFICADORA So 4 diodos interligados dentro de uma nica cpsula. usada para substituir os 4 diodos do circuito retificador de muitas fontes de alimentao. Sua principal vantagem ocupar menos espao que os diodos separados. Abaixo vemos o aspecto fsico e o smbolo:

LED (ou diodo emissor de luz) um diodo especial feito de arseneto de glio que acende quando polarizado no sentido direto. usado nos circuitos como sinalizadores visuais. Abaixo vemos o smbolo e a posio dos terminais:

Funcionamento do LED Os LEDs funcionam da mesma forma que os diodos comuns, ou seja , s conduzem corrente eltrica quando a tenso do anodo for maior que a do catodo. Abaixo vemos o princpio:

16

17

Tipos de LEDs Os LEDs so classificados de acordo com a cor (vermelho, laranja, amarelo, verde, etc), com o formato (cilndrico, quadrado, retangular, triangular, ou outro formato) e com o tamanho (3 ou 5 mm). Abaixo vemos alguns modelos de LEDs:

Resistores em serie com LED Para o LED funcionar num circuito sem ter risco de queimar, vai um resistor ligado em srie com ele. Para determinar o valor deste resistor fcil. Basta subtrair da tenso de alimentao (V), a tenso sobre o LED (Vled) e dividir o resultado pela corrente que d um bom brilho (10 mA = 0,01 A). A tenso do LED vermelho 1,6 V, amarelo = 1,8 V e verde = 2,1 V. Abaixo vemos um exemplo:

17

18 LEDs especiais Podemos incluir nesta categoria: Os LEDs duplos (dois Leds numa nica pea com trs terminais) e os LEDs infravermelhos que emitem uma luz invisvel. O LED duplo usado em monitores de computador e em alguns televisores. O infravermelho (ou infrared) usado como transmissor de dados do controleremoto. Abaixo vemos estes tipos:

Teste do Diodo Os diodos conduzem corrente em 1 s sentido. Se conduzirem nos dois sentidos da ponta de prova do onhmimetro significa que esto queimados (curto) e precisam ser trocados por tipos iguais ou de maior capacidade

Usar a maior escala (X10K ou X1K) e medir o diodo nos dois sentidos. O ponteiro s deve deflexionar num sentido. Como a ponta preta est ligada no positivo das pilhas, o ponteiro ir mexer com a preta no anodo. Se o ponteiro deflexionar nos dois sentidos, o diodo est em curto. Se o ponteiro no deflexionar em nenhum sentido, o diodo est aberto. MULTITESTER DIGITAL PARA TESTAR DIODOS Diodos - Coloque a chave seletora na posio com o smbolo do diodo e mea o componente nos dois sentidos. Num sentido o visor deve indicar um valor de resistncia e no outro ficar apenas no nmero "1". Veja abaixo:

18

19

Na funo de ohmmetro do mitter digital, a ponta vermelha a positiva, ao contrrio do analgico. CAPACITORES so componentes usados em eletrnica como reservatrios de cargas eltricas. So formados por duas placas condutoras separadas por um isolante chamado "dieltrico". o dieltrico que d nome ao capacitor. Por exemplo se o capacitor de cermica, na verdade o dieltrico que de cermica. Abaixo vemos o princpio de funcionamento do capacitor:

Capacitores Eletrolticos Estes tipos possuem alta capacitncia (valor) e so polarizados. Eles vm com o valor indicado em microfarad (F). So usados em filtros ou acoplamento em circuitos de baixa frequncia ou em circuitos temporizadores. De acordo com a posio dos terminais do capacitor eletroltico, podemos classific-lo em radial ou axial. Possuem uma faixa no corpo que na maioria dos casos indica o plo negativo dele. Abaixo vemos este componente

19

20 Capacitores de Polister formado internamente por uma tirinha de polister enrolada com duas tirinhas de papel metlico. Estes capacitores possuem valor mdio, geralmente entre 1 nanofaraf (nF ou kpF) a 2,2 microfarad (F). No tem polaridade e so usados nos circuitos que trabalham em frequncias mais altas. Antigamente estes capacitores possuiam anis coloridos no corpo, sendo chamados de "zebrinha". Hoje em dia este tipo no mais usado. Abaixo vemos alguns modelos:

Capacitor de Cermica Possuem internamente um lmina de cermica. So usados em circuitos que trabalham com altas frequncias. A maioria dos capacitores de cermica usados nos aparelhos eletrnicos possuem baixa capacitncia (menos de 10 nF). Abaixo vemos alguns destes capacitores:

Outros tipos de Capacitores Entre os capacitores menos usados, podemos citar o capacitor a leo (foi muito usado antigamente em circuitos de alta tenso) e o capacitor de "poliestirol" ("styroflex"). Abaixo vemos estes tipos:

20

21

Tenso de Trabalho a mxima tenso que o capacitor pode receber nos seus terminais sem estourar. No circuito o capacitor sempre trabalha com uma tenso menor que a indicada no corpo dele. Na troca de um capacitor, sempre o faa por outro com a mesma tenso ou com tenso superior. Veja abaixo

Leitura dos Capacitores Comuns Apenas uma regra: O valor o nmero indicado no corpo da seguinte forma: menor que 1 = F; maior que 1 = pF. A letra a tolerncia: J = 5%; K = 10%; M = 20%: Leitura dos Capacitores de Polister

21

22

Leitura de Capacitores de Cermica

Leitura de Outros Capacitores

Leitura de Capacitores Zebrinhas

22

23

Funo dos Capacitores no Circuito Eletrnico Os capacitores podem ser usados com filtro de fonte de alimentao, transformando corrente pulsante em contnua e tambm servem para bloquear C.C. e deixar passar apenas C.A. Quanto maior o valor do capacitor ou a frequncia da C.A., mais fcil para passar pelo capacitor. Tambm so usados para sintonizar determinados circuitos. Abaixo vemos os circuitos usando capacitores para estas finalidades:

Associao dos Capacitores Assim como fazemos com resistores, os capacitores tambm podem ser interligados para obtermos um determinado valor de capacitncia. Podemos ligar os capacitores em srie ou em paralelo, como veremos abaixo: 1. Associao em srie - Os capacitores so ligados no mesmo fio, um aps o outro, como podemos ver abaixo:

23

24

Para calcular a capacitncia equivalente do circuito em srie, o processo o mesmo da associao de resistores em paralelo, ou seja, usamos duas regras: a. Valores iguais - Basta dividir o valor de um dos capacitores pela quantidade de peas, como vemos abaixo:

b. Valores diferentes - Multiplique o valor dos dois e divida pela soma do valor dos mesmos. Veja abaixo:

A regra a mesma para os capacitores eletrolticos, mesmo que eles estejam ligados em oposio formando um capacitor no polarizado e qualquer unidade que eles estejam usando, porm a unidade usada para todos os capacitores deve ser a mesma. A tenso de trabalho dos capacitores se somam na associao em srie. 2. Associao em paralelo - Os capacitores so ligados aos mesmos pontos, um ao lado do outro, como vemos abaixo:

Para calcular a capacitncia equivalente deste circuito, basta somar o valor dos capacitores e a tenso de trabalho corresponde menor de todos os capacitores. Veja abaixo:

24

25 TESTE DE CAPACITOR ELETROLTICO Comear com a menor escala (X1) e medir nos dois sentidos. Aumente a escala at achar uma que o ponteiro deflexiona e volta. Quanto maior o capacitor, menor a escala necessria. Este teste apenas da carga e descarga do capacitor. Veja abaixo:

Se o ponteiro no deflexionar ou deflexionar s um pouco, o capacitor est aberto ou esgotado. Se o ponteiro deflexionar e no voltar, o capacitor est em curto. Veja abaixo:

TESTE DE CAPACITORES COMUNS Em X10K, medir nos dois sentidos. No mximo o ponteiro dar um pequeno pulso se o capacitor tiver valor mdio. Se tiver valor baixo o ponteiro no mover. O melhor mtodo de testar capacitor medi-lo com o capacmetro ou troc-lo. Abaixo vemos como deve ser feito o teste nestes capacitores usando o ohmmetro

Este teste vlido para qualquer tipo de capacitor no polarizado (cermicos, "styroflex", polister, papel, leo, etc). Apenas os capacitores com valores acima de 4,7 nF daro um pulso perceptvel no ponteiro do multmetro.

25

26 RESISTORES So componentes usados para dificultar a passagem da corrente eltrica e diminuir a tenso em vrios pontos de um circuito eletrnico. Ao lado voc encontra a barra de MENU. Basta clicar nela para navegar na explicao deste componente:

Cdigo de Resistores Os resistores so medidos em OHM ( ). Em alguns tipos este valor j vem indicado direto no corpo em forma de nmero. Porm a maioria usa um sistema de anis coloridos para indicar o valor, conforme visto abaixo:

Lei de OHMS Esta lei relaciona a corrente eltrica que passa por um resistor com a tenso aplicada nos seus terminais. A corrente medida em Ampre (A), a tenso em Volt (V) e a resistncia em Ohm (). Basta dividir a tenso pelo valor do resistor e saberemos a corrente que passa por ele. Veja abaixo:

26

27

Potencia Nominal dos Resistores o mximo calor que um resistor pode suportar sem queimar. A potncia nominal indicada em WATT e depende do tamanho da pea. Os resistores de grafite e metalfilme tem potncia nominal variando de 1/16 a 3 W. Os resistores de fio vo de 2 a 200 W. Abaixo vemos alguns exemplos:

Resistores nos Circuitos Eletrnicos Conforme vemos abaixo, eles so usados para diminuir ou dividir a tenso em vrios pontos do circuitos. Desempenham papel fundamental na polarizao dos transstores e CIs (circuitos integrados) que so os principais componentes dos circuitos eletrnicos:

27

28

Resistores Especiais Podemos divid-los em duas categorias diferentes: Os de baixo valor (abaixo de 10 com a 3 faixa dourada ou prateada) e os de preciso (com 5 ou 6 faixas no corpo). Veja abaixo: 1. Resistores de baixo valor - Observe os exemplos abaixo como se a 3 faixa for dourada, colocamos "vrgula" entre os dois primeiros ou dividimos o valor por 10. Se for prata, dividimos o valor por 100 ou colocamos "0," antes:

2. Resistores de preciso - Observe abaixo como a leitura comea pela faixa mais fina. As trs primeiras so nmeros e a quarta so os zeros. A quinta a tolerncia (marrom - 1%, vermelho - 2%) e a sexta o coeficiente de temperatura (quando usada):

28

29 Associao dos Resistores Os resistores podem ser ligados em srie, em paralelo ou de forma mista (srieparalelo) para a obteno de um valor de resistncia: 1. Em srie - So ligados no mesmo fio, um aps o outro como visto abaixo:

a) A corrente eltrica a mesma em todos; b) A tenso se divide entre eles; c) A resistncia equivalente (Rt) a soma do valor de todos. 2. Em paralelo - So ligados um ao lado do outro, nos mesmos pontos, como visto abaixo:

a) A corrente se divide entre eles; b) A tenso a mesma em todos; c) Se os valores forem iguais, divida o valor de um deles pela quantidade e se forem diferentes, multiplique os valores e divida pela soma dos mesmos. TESTE DE RESISTORES Usar uma escala adequada ao valor da pea, zerar o multmetro e medir. A leitura deve estar prxima ao valor indicado no corpo dele. Abaixo temos duas regras para escolher a escala: Valor do resistor - menor que 1K X1 ou X10 3 LISTRA DO CORPO Entre 1K e 100K X100 ou X1K PRETA X1 Acima de 100K X10K MARROM X10 VERMELHA X100 LARANJA - X1K AMARELO X10K

29

30

MULTITESTER DIGITAL NO TESTE DE RESISTORES Escolha uma escala do ohmmetro mais prxima acima do valor do resistor a ser medido (200, 2K, 20K, 200K, 2M, 20M se houver). Mea o componente e a leitura deve estar prxima do seu valor. Este teste pode ser feito com bobinas, fusveis, chaves, etc. Abaixo vemos o teste:

BOBINA e TRAFO Tanto a bobina (ou indutor) quanto o transformador (ou trafo) so componentes formados basicamente por fios enrolados em espiras. A bobina tem apenas um enrolamento, enquanto o transformador possui dois ou mais enrolamentos. Abaixo vemos alguns exemplos destes componentes:

30

31 BOBINA Tambm chamada de indutor um componente formado por um fio enrolado em espiras. Quando passa corrente eltrica no fio da bobina, ela produz um campo magntico (igual ao de um m). Se a corrente for alternada, o campo produzido tambm ser alternado e induzir outra tenso na bobina. Esta tenso fica em oposio tenso aplicada. Desta forma as bobinas dificultam a passagem da corrente alternada num circuito. Abaixo vemos alguns modelos de bobinas:

Indutncia a propriedade de uma bobina em criar o campo magntico e se opor a C.A. Depende da quantidade de espiras que a bobina tem. As bobinas pequenas so medidas em microhenrys (H) e as grandes em Henrys (H). Algumas tem o valor indicado no corpo em forma de nmero. Outras usam o cdigo de cores, conforme visto abaixo:

TRANSFORMADOR (TRAFO) o componente formado por duas ou mais bobinas prximas, porm isoladas. Uma das bobinas recebe o nome de primrio e a outra o secundrio. Um trafo pode ter mais de um primrio ou mais de um secundrio. Aplicando tenso alternada no primrio, este produz um campo magntico alternado o qual induzir uma tenso tambm alternada no secundrio. A tenso induzida no secundrio pode ser maior, igual ou menor que a do primrio dependendo da quantidade de 31

32 espiras. Abaixo vemos um tipo de transformador e o smbolo:

Tipos de Transformadores de Alimentao Alguns transformadores tem mais espiras no primrio que no secundrio. Desta forma eles diminuem a tenso, sendo chamados de redutores. Como exemplo citamos os transformadores usados na alimentao de rdios e aparelhos de som em geral. Outros possuem mais espiras no secundrio, sendo chamados de elevadores. Como exemplos temos o transformador de alta tenso do forno microondas e o "fly-back" dos televisores. Abaixo temos exemplos destes tipos de transformadores.

Transformadores para 110V e 220V Nesta categoria temos os modelos com trs fios no primrio (um primrio s) ou quatro fios no primrio (na verdade so dois primrios). Abaixo vemos os dois modelos e a maneira correta de lig-los na chave 110/220 V do aparelho:

32

33

BOBINAS DE FI Na realidade estes componentes so transformadores blindados com um capacitor comum ligado em paralelo com o primrio. Servem para deixar passar apenas o sinal de uma determinada faixa de frequncia. So usados nos rdios AM (trabalhando na frequncia de 455 KHz) e FM (trabalhando na frequncia de 10,7 MHz). Possuem um parafuso para a calibrao da frequncia exata. Abaixo vemos este componente:

TESTE DE BOBINAS (INDUTORES) Em X1, medir os terminais da bobina e o ponteiro deve mexer. Se no mexer, a bobina est aberta (interrompida). Veja abaixo o estado das bobinas testadas

33

34

TESTE DE TRANSFORMADORES DE FORA Na escala de X1 ou X10, medir os terminais aos pares ou aos grupos. Nos transformadores usados nos rdios, o primrio tem muito maior resistncia que o secundrio. Abaixo vemos o teste:

Se o ponteiro no deflexionar no primrio ou no secundrio, o transformador est queimado. Veja abaixo:

TRANSISTORES o principal componente da eletrnica, sendo o sucessor da vlvula eletrnica. um componente formado por trs cristais de silcio, sendo dois N e um P ou dois P e um N. Abaixo vemos os tipos e smbolos dos transstores comuns usados em eletrnica (bipolares):

34

35

Polarizao dos Transistores Polarizar um transstor significa aplicar uma tenso contnua em cada um dos seus terminais para que o mesmo possa desempenhar suas funes nos circuitos. por causa da polarizao que os equipamentos eletrnicos devem ser alimentados com pilhas, baterias ou a partir da tenso da rede eltrica. 1 - NPN - Funcionam com tenso maior no coletor, mdia na base e menor no emissor. A tenso da base s um pouco maior que a do emissor. 2 - PNP - Funcionam com tenso maior no emissor, mdia na base e menor no coletor. A tenso da base s um pouco menor que a do emissor. Abaixo vemos os exemplos:

Potencia dos Transistores De acordo com a quantidade de calor que o transstor pode suportar classificamos em : 1 - Transstores de baixa potncia - Tem o corpo pequeno e so usados em 35

36 circuitos de baixo consumo de energia eltrica. o tipo mais usado. 2 - Transstores de mdia potncia - Possuem o corpo um pouco maior (geralmente retangulares). Alguns tm uma aba metlica para parafus-lo num dissipador de calor. 3 - Transstores de alta potncia - Possuem o corpo todo metlico ou retangular de plstico com um furo para parafus-lo num dissipador. Abaixo vemos exemplos das categorias citadas:

Dissipadores de Calor So chapas de alumnio ou ferro usadas para "espalhar" o calor gerado por um transstor ou um CI de mdia ou alta potncia. Na maioria dos casos colocado um pouco de pasta trmica entre o transstor e o dissipador para melhor transferncia do calor. Abaixo vemos alguns tipos de dissipador:

Cdigos dos Transistores a maneira de identificar um transstor. Por trs deste cdigo esto uma srie de caractersticas da pea, tais como a mxima corrente que le aguenta, mxima tenso, ganho, etc. Abaixo temos alguns dos mais usados: Baixa potncia -BC548, BC558, BC337, BC327, BF494, BF422, BF423, 36

37 2SC1815, 2SA1015, 2N2222, etc Mdia potncia -BD139, BD140, TIP41, TIP42, BUW84, BF459, 2SD401, 2SD1414, 2SB667, 2SB578,etc Alta potncia -2N3055, 2SC2365, 2SD1554, 2SD1877, 2SC4769, BU2508, BU208, etc. Agora clique em cada sistema abaixo para aprender mais sobre cdigos de transstores: Sistema europeu Comea com letras. Se a 1 letra for A, a pea de germnio e se for B, de silcio. A 2 letra indica o tipo e a funo da pea da seguinte forma: A = diodo, B = diodo varicap, C = transstor de baixa frequncia e baixa potncia, D = transstor de baixa frequncia e mdia potncia, E = diodo tnel, F = transstor de alta frequncia e baixa potncia, L = transstor de alta frequncia e alta potncia, M = elemento hall (magntico), N = fotoacoplador, P = elemento sensvel a radiao, S = transstor de alta potencia para comutao, U = transstor de alta potncia para chaveamento, Y = diodo retificador, Z = diodo zener. exemplos: AC188 Transstor de germnio (antigo) para baixa frequncia e baixa potncia BD139 Transstor de silcio (moderno) para baixa frequncia e mdia potncia Sistema americano Pode comear com 1N se for diodo ou 2N se for transstor. exemplos: 1N4148 diodo 2N3055 transstor Sistema japons - Pode comear com 1S se for diodo ou 2S se for transstor. Geralmente este prefixo no vem no corpo. Apenas uma letra seguida de um nmero. Se vier as letras A ou B, ser PNP. Se for C ou D, ser NPN. Ex: 2SC1815 NPN. Sistema Texas TIP Transstor de mdia ou alta potncia; TIS Transstor de baixa potncia; TIC Tiristor (SCR ou TRIAC). exemplo: TIP31 um transstor de mdia potncia Sistema Motorola MJ Transstor de silcio para alta potncia; MP Transstor de germnio para alta potncia; MPS Transstor de silcio de baixa potncia; MPF Transstor FET. exemplos: MPSA42 um transstor de baixa potncia; MJE13007 um transstor de alta potncia. Transistores de Efeitos de Campo Possui os trs terminais com nomes diferentes dos transistores comuns: dreno, source e gate. O dreno trabalha com a tenso mais alta e o source com a mais baixa. Aplicando uma tenso mdia no gate, ele cria um campo eletrosttico dentro do transistor. Este campo aumenta ou diminui o fluxo de corrente dentro do componente. Como visto, ele muito parecido com um transistor comum, porm 37

38 seu consumo menor e sua impedncia de entrada bem mais alta.

Transistores de Efeitos de Campo semicondutor de xido metlico (MOSFET) um FET com o terminal do gate isolado dos outros dois por uma fina camada de xido de silcio. Esta camada sensvel a esttica. Os MOSFETs de potncia so usado como chaveadores de fontes de alimentao devido ao seu consumo reduzido e alta impedncia de entrada

Medida de Tenso dos terminas do transistores Geralmente as tenses no circuito eletrnico so medidas em relao ao terra. Coloque a ponta preta no terra e com a ponta vermelha mea a tenso nos terminais do transstor e compare com o esquema. Veja abaixo:

38

39 TESTE DE TRANSSTORES - PARTE 1 Usar X1, e procurar um terminal que conduz igual com os outros dois. Este a base. Verificar com qual das pontas na base o ponteiro deflexiona. Se for com a ponta preta, o transistor NPN. Se for com a vermelha na base, o transistor PNP. Abaixo vemos como feito o teste:

Importante: O ponteiro s deve mexer com uma das pontas na base. Se mexer com as duas pontas na base, o transistor est em curto. Se no mexer com nenhuma, o transistor est aberto. TESTE DE TRANSSTORES - PARTE 2 Em X10K, coloque a ponta invertida na base e a outra ponta em cada terminal restante. Aquele terminal que o ponteiro mexer o emissor. Se o ponteiro mexer nos dois terminais, o transistor est com fuga ou curto. Abaixo temos o teste:

Transstores - Usando a mesma escala do diodo, procure um terminal que indique aproximadamente a mesma resistncia com os outros dois. Este a base. Se indicar resistncia com a vermelha na base, o transstor NPN. Se der resistncia com a preta na base, o transstor PNP. O terminal que d um pouco mais de resistncia com a base o emissor. Veja abaixo este teste:

39

40 CAPACITOR VARIVEL um tipo especial cuja capacitncia em pF pode ser alterada ao girarmos um eixo. Este eixo movimenta vrias placas mveis encaixando-as em outras placas (fixas). Abaixo vemos dois tipos de capacitores variveis: antigos e modernos:

Tipos de Variveis Os capacitores variveis podem ser classificados quanto sua construo (varivel com ncleo de ar ou com ncleo de pltico), quanto as sua seces (duplo ou qudruplo) e quanto ao seu eixo (comum ou trimmer). Abaixo vemos alguns destes exemplos:

TRIMMERS um tipo de capacitor varivel que no possui eixo para ajuste. Portanto s pode ser ajustado com chave de fenda. Servem para calibrao dos rdios AM e FM. Geralmente devem ser ajustados com chave isolada (plstico ou madeira). Abaixo vemos alguns tipos:

40

41

Aplicaes variveis So usados nos circuitos sintonizados dos rdios AM e FM (sintonia e oscilador local). Os trimmers so ligados em paralelo com os variveis para calibrar estes circuitos. O usurio do rdio s pode mexer no varivel para a troca das estaes. O trimmer ajustado na fbrica. Abaixo vemos um circuito de sintonia de um rdio AM/FM, onde temos os variveis e trimmers:

O CIRCUITO INTEGRADO (ou CI) um circuito eletrnico (ou vrios circuitos) dentro de uma nica pastilha de silcio. o principal responsvel pela miniaturizao dos circuitos eletrnicos. Dentro de um CI tem normalmente transstores, diodos e resistores ou at outros componentes como filtros de cermica. Abaixo temos alguns exemplos:

41

42

Estrutura interna de um CI Conforme j explicado um CI possui vrios componentes impressos em sua pastilha de silcio usando uma tcnica parecida com "silk screen". Os componentes so basicamente resistores, transstores e diodos. Porm se houver queima de algum deles, a pea ser trocada toda. A quantidade de peas depende do tipo do CI. Para dar uma idia abaixo vemos o esquema interno de um CI TBA120S (normalmente o esquema interno no aparece no esquema dos aparelhos):

CIs DIGITAIS Estes tipos so encontrados em relgios, calculadoras, microcomputadores, balanas eletrnicas, ou seja em todos os equipamentos que manipulam dados digitais chamados "bits". Os transstores internos funcionam como "chavinhas" liga/desliga. Alguns tipos tem transstores bipolares dentro, sendo chamados de CIs TTL. Outros possuem transstores MOSFET, sendo chamados de CMOS. Estes ltimos so sensveis eletricidade esttica. Durante o transporte ele deve estar numa embalagem ou espuma antiesttica e nunca deve ser tocado 42

43 diretamente nos seus terminais. Geralmente os TTL comeam com 74 e os CMOS com 40. Estes CIs funcionam como portas lgicas, flip-flops, multiplexadores e contadores. Outros funcionam como microcontroladores, memrias, etc. Abaixo vemos alguns exemplos:

CIs ANALGICOS Estes tipos so usados em rdios, televisores, amplificadores, etc. Possuem internamente transstores (bipolares ou MOSFETs) funcionando como amplificadores, osciladores ou reguladores de tenso. Abaixo vemos alguns CIs destes tipos:

FUNES DOS CIs Atualmente os CIs so usados em praticamente todos os equipamentos eletrnicos. Isto se deve ao seu tamanho reduzido e um menor consumo de energia que componentes discretos (fora do CI). Basicamente eles podem funcionar como amplificadores, osciladores, chaveadores e reguladores de 43

44 tenso. Abaixo vemos uma placa de TV onde destacamos dois CIs: o processador geral ou "faz tudo" (CI analgico) e o microcontrolador (CI digital):

CIs REGULADORES DE TENSO So usados para estabilizar o valor de uma tenso contnua (+B) para alimentar um determinado circuito eletrnico. Recebem uma tenso no estabilizada mais alta e fornece uma tenso mais baixa, porm constante. Temos os da srie 78 (reguladores positivos), os da srie 79 (reguladores negativos) e o LM 317 (regulador com tenso ajustvel). Exemplo: 7805 para 5 V, 7806 para 6 V e assim por diante, sempre os dois ltimos nmeros indicam a tenso de sada da pea. Abaixo vemos estes componentes:

CIs DE POTNCIA So aqueles projetados para trabalharem com grande consumo de energia. Possuem uma aba metlica para dissipar o calor produzido pela pea, assim como nos transstores de potncia. Podem ser usados como sadas de udio, 44

45 reguladores de fonte de alimentao, sada vertical de TV, etc. Abaixo temos alguns exemplos destes tipos

CIs DO TIPO SMD (DISPOSITIVO DE MONTAGEM SUPERFICIAL) So colocados e soldados do lados das trilhas da placa de circuito impresso. Alguns tem duas e outros tem quatro fileiras de terminais. Estes tipos so menores que os CIs convencionais. Estes tipos vem sendo cada vez mais usados nos equipamentos modernos. Abaixo vemos alguns tipos:

SOQUETES PARA CIs Em alguns aparelhos o CI pode vir encaixado num soquete e desta forma o trabalho de troc-lo fica facilitado. Como desvantagem pode ocorrer, depois de muito tempo de uso, a oxidao do soquete e em consequncia o funcionamento intermitente do CI. Abaixo vemos alguns modelos de soquetes para CIs:

45

46

MEDIDA DE TENSO EM CI Coloque na escala DCV mais prxima acima da tenso indicada no pino do CI. Se no estiver marcada, tome como base a tenso do pino de +B (a maior de todas). Coloque a ponta preta no terra e a outra no pino correspondente. Veja abaixo:

MEDIDA DE TENSO NUMA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO Coloque uma ponta preta numa trilha de terra (normalmente as mais largas do circuito) e a vermelha na solda que se quer conferir a tenso, como vemos abaixo:

46

47

Potncimetros so resistores cuja resistncia pode ser alterada ao girarmos ou deslizarmos um eixo. Trimpots so potencimetros miniaturas ajustados atravs de uma fenda no seu corpo. Os trimpots so ajustados apenas uma vez ou outra e por isto ficam dentro dos aparelhos, no sendo acessveis aos usurios. Abaixo vemos alguns tipos de trimpots e potencimetros:

TESTE DE POTENCIMETROS Use uma escala adequada ao valor indicado no corpo da pea, assim como nos resistores (X1 a X10K). Zere o multitester e mea inicialmente os dois terminais da ponta do potencimetro. Deve indicar o valor da pea. Se o ponteiro no mexer, a pea est aberta. A seguir, mea cada ponta com o terminal e gire o eixo devagar. A variao da resistncia deve ser uniforme. Se o ponteiro der saltos bruscos, a pea est suja ou com a pista de grafite gasta. Abaixo vemos o teste deste componente:

Em caso de sujeira num potencimetro, basta limp-lo com um spray lubrificante (WD40). TESTE DE FUSVEIS E CHAVES Estes dois componentes devem ser testados em X1 e o ponteiro deve ir at o zero. No caso da chave, esta deve estar ligada. Se o ponteiro no deflexionar, o componente est com defeito. No caso da chave, aberta, no caso do fusvel, queimado. Veja abaixo: 47

48

48

49 TESTE DE OUTROS COMPONENTES O multitester tambm pode ser usado para testar outros tipos de componentes, tais como LEDs, bobinas de rdio, fios, etc. Abaixo vemos alguns destes testes:

TESTE DE TRANSSTOR MOSFET Coloque o multitester em X10K, e verifique se o gate (G) conduz com algum dos terminais restantes dreno (D) e source (S). Se o gate conduzir com algum dos outros terminais, o MOSFET est em curto. Abaixo observamos o teste:

TESTE DE ALTO FALANTES Usar a escala de X1 do multitester, colocar uma ponta fixa num terminal do falante e a outra ponta raspar no terminal restante. O ponteiro dever deflexionar e sair um rudo no cone. Se o ponteiro no mexer, o falante est aberto. Se o ponteiro for ao zero e no sair rudo, o falante est em curto. No mitter digital indicar a resistncia da bobina, mas no produzir rudo. Veja abaixo:

49

50

Este teste no 100% confivel. s vezes a bobina do falante est boa, mas ele est com outro tipo de defeito como por exemplo cone rasgado, sujeira no entreferro da bobina mvel, etc. Nesta situao ele funciona, mas produz som fanhoso ou de "taquara rachada". TCNICAS DE SOLDAGEM DE COMPONENTES Esta pgina muito importante para aqueles que trabalham ou querem trabalhar com eletrnica ou mesmo para quem gosta de eletrnica por hobbie. Uma boa soldagem o primeiro passo para o perfeito funcionamento de qualquer circuito eletrnico. Atualmente os ferros de solda mais utilizados so os de 30 e os de 40 W. Abaixo vemos estes dois tipos, assim como a estrutura interna desta importante ferramenta:

O ferro de solda ou soldador formado por um tubo de ferro galvanizado contendo uma resistncia de nquel-cromo e uma ponta metlica em seu interior. Ao passar corrente eltrica pela resistncia, esta aquece a ponta at chegar numa temperatura apropriada para derreter a solda. Abaixo temos vrios tens relacionados com uma boa soldagem. s clicar: LIMPEZA DO FERRO DE SOLDA Existem muitas marcas de ferros de solda. Algumas muito boas como "Hikary", "Weller", "Fame", etc e outras no to boas. Porm qualquer que seja a marca do soldador, devemos tomar alguns cuidados para ele durar o mximo tempo possvel: Limpeza e estanhagem da ponta - Segure o ferro pelo cabo e medida que ele vai esquentando, derreta a solda na ponta para esta ficar brilhante e da cor do estanho. Abaixo vemos como deve ficar:

50

51

Quando a ponta j est quente, vai acumulando uma crosta de sujeira. Para limpla basta passar numa esponja de ao ou numa esponja vegetal mida, daquelas que vm no suporte do ferro. Tambm possvel comprar esta esponja separada. NO SE DEVE NUNCA LIXAR OU LIMAR A PONTA. ISTO ACABA RAPIDAMENTE COM A MESMA. MANUTENO DO FERRO DE SOLDA 1 - Troca da resistncia - Os ferros mais caros podem ter a resistncia trocada com certa facilidade e compensa. Desparafuse e retire a ponta. Tire os parafusos do cabo e empurre o fio da resistncia para dentro. Retire o "espaguete" da emenda da resistncia. No perca estes "espaguetes" j que alm de isolantes eltricos, so isolantes trmicos. Coloque a nova resistncia dentro do tubo metlico. Refaa a emenda do cabo de fora e recoloque os "espaguetes". Posicione a resistncia at ela encostar bem perto da ponta. Recoloque os parafusos do cabo e a ponta. Abaixo vemos o procedimento:

2 - Troca da ponta - Basta retirar o parafuso que prende a mesma e retir-la do 51

52 tubo da resistncia. Na colocao da ponta nova, no deixe-a muito para fora seno ela esquentar pouco. Abaixo vemos como deve ficar:

A SOLDA Existem diversas marcas de solda para eletrnica. Uma marca de solda considerada de boa qualidade quando, ao se fazer uma soldagem com um ferro de solda limpo e estanhado, esta soldagem ficar brilhante. Se ficar opaca (cinza) a solda no de boa qualidade. As soldas de boa qualidade so "Best", "Cobix", "Cast", etc. Abaixo vemos um tubinho e uma cartela de solda. Ela tambm vendida em rolo de 500 g e 250 g como visto:

As soldas usadas em eletrnica possuem 30 % de chumbo e 70 % de estanho, alm de uma resina para a solda aderir ao circuito. Esta resina era substituda antigamente pela "pasta de solda" (breu). APLICAO DE SOLDA NOS CIRCUITOS ELETRNICOS 1 - Segue o ferro de solda da mesma forma que o lpis para escrever; 2 - Limpe e estanhe a ponta do ferro de solda; 3 - Encoste a ponta ao mesmo tempo na trilha e no terminal do componente. Mantenha o ferro imvel durante esta operao; 4 - Aplique solda na trilha at ela cobrir toda a ilha e o terminal do componente; 5 - Retire o ferro rapidamente. A operao da soldagem deve ser feita rapidamente para no danificar as trilhas da placa. Abaixo vemos o procedimento:

52

53

SUGADORES DE SOLDA Esta ferramenta usada para retirar a solda do circuito. formada por um tubo de metal ou plstico com um embolo impulsionado atravs de uma mola. Abaixo vemos diversos modelos de sugadores de solda: Para o sugador durar o mximo de tempo possvel, de vez em quando temos que desmont-lo para fazer uma limpeza interna e colocar grafite em p para melhorar o deslizamento do embolo. Tambm podemos usar uma "camisinha" para proteger o bico. A "camisinha" um bico de borracha resistente ao calor e adquirido nas lojas de ferramentas ou componentes eletrnicos. USO CORRETO DO SUGADOR DE SOLDA Abaixo vemos a sequncia para aplicar o sugador de solda e retirar um componente de uma placa de circuito impresso:

1 - Encoste a ponta do ferro na solda que vai ser retirada. O recomendvel aqui colocar um pouco mais de solda no terminal do componente. Isto facilita a 53

54 dessoldagem; 2 - Derreta bem a solda no terminal do componente; 3 - Empurre o embolo (pisto) do sugador e coloque-o bem em cima da solda na posio vertical, sem retirar o ferro; 4 - Aperte o boto, o pisto volta para a posio inicial e o bico aspira a solda para dentro do sugador; 5 - Retire o ferro e sugador ao mesmo tempo. Agora o componente est com o terminal solto. Se ficar ainda um pouco de solda segurando o terminal, coloque mais e repita a operao. ACESSRIOS PARA SOLDAGEM Estes acessrios so basicamente uma esponja vegetal que deve ser umedecida para limpar a ponta do ferro, suportes para colocar o ferro aquecido e a pasta de solda (breu) usada quando vamos soldar numa superfcie onde difcil a aderncia da solda. Abaixo vemos os elementos citados:

PISTOLA DE SOLDA um tipo de ferro de solda que aquece a ponteira quase instantaneamente quando apertamos um boto que ele tem em forma de gatilho. Tambm tem uma pequena lmpada para iluminar o local onde est sendo feita a soldagem. Este ferro indicado para soldas mais pesadas, ou seja, componentes grandes com terminais mais grossos. Abaixo vemos um tipo de pistola:

54

55 Como Dessoldar Componentes Introduo Algumas vezes tcnicos em manuteno de computadores precisam substituir componentes, tais como capacitores eletrolticos e conectores. O caso mais comum quando voc tem uma placa-me com capacitores eletrolticos estourados. Dessoldar e substituir componentes no to fcil quanto sold-los. O principal problema que a placas de circuito impresso, especialmente as placas-me, possuem vrias camadas. Voc v apenas duas camadas (chamadas camada de solda e camada de componentes), mas existem outras camadas dentro da placa de circuito impresso, semelhante a um sanduche. Os furos onde os componentes so soldados so metalizados e servem no apenas para o encaixe dos componentes, mas tambm provem conexo eltrica entre as duas camadas visveis e as camadas internas da placa de circuito impresso, que no so visveis. Se voc fizer um movimento errado enquanto estiver removendo um componente, voc pode quebrar a conexo entre o furo e as camadas internas da placa, destruindo-a. Nesse tutorial ensinaremos a voc como dessoldar corretamente componentes, com vrias dicas prticas de como obter melhor resultado. Ferramentas Necessrias Para dessoldar componentes voc precisar das seguintes ferramentas: Ferro de solda (25 W ou 30 W, no use ferro de solda com potncia maiores para pla me do que essas) Solda Sugador de solda Pano de limpeza Esponja Chave de fendas pequena lcool isoproplico (Isopropanol), no use lcool comum Escova de dente

55

56 Ferramentas necessrias Preparao Ligue o seu ferro de solda e espere at que o mesmo esquente (trs minutos, em mdia). Molhe a esponja e limpe a ponta do ferro de solda, fazendo o movimento indicado na Figura 2. Certifique-se de repetir o movimento at a ponta do ferro. normal que durante o processo de limpeza saia fumaa do ferro, j que a esponja est molhada.

Limpando o ferro de solda Durante o processo de dessoldagem voc precisar limpar a ponta do ferro de solda novamente. Toda vez que voc notar que a ponta do ferro de solda est suja, repita o processo de limpeza mostrado anteriormente. Localizando os Terminais dos Componentes O prximo passo olhar cuidadosamente o componente que voc deseja remover. Como comentamos anteriormente, a placa de circuito impresso possui dois lados visveis, o lado dos componentes, onde os componentes esto localizados, e o lado da solda, onde os componentes so soldados. Por isso, devemos localizar o componente no lado dos componentes e procurar seus terminais no lado da solda. Usaremos como exemplo um capacitor eletroltico de uma placa-me mostrado na Figura 3. Agora precisaremos localizar seus terminais no lado da solda da placame.

56

57 Capacitor eletroltico que removeremos da placa-me em nosso exemplo.

Localizando os terminais do capacitor.

Terminais do capacitor Limpando os Terminais A primeira coisa que voc precisa fazer aps encontrar os terminais do componente que voc deseja dessoldar limpa-los com lcool isoproplico (tambm conhecido como isopropanol) usando uma escova de dente. Para isso, molhe a de dentes com lcool isoproplico e escove os terminais. No use lcool comum.

57

58 Molhando a escova de dente com lcool isoproplico

Limpando os terminais do componente com lcool isoproplico Terminais limpos corretamente Preparando para Dessoldar Agora voc soldar o componente que deseja remover. Sim, justamente isso o que voc acabou de ler. Voc pode est se perguntando porque deveria soldar o componente se deseja dessold-lo. Na verdade, esse um macete para permitir que a solda antiga seja removida. Acontece que solda antiga (alguns anos) muito difcil de ser derretida com o ferro de solda e sugada pelo sugador. Por isso, o que voc ir fazer misturar solda nova com solda antiga. Essa mistura facilita o derretimento da solda e consequentemente a remoo. Existe ainda um outro macete que pode ser usado durante o processo. Com a ponta do ferro de solda voc deve empurrar o terminal para frente e para trs para fazer com que ele se desprenda da borda do furo. Em algumas situaes os terminais ficam to presos nas bordas o que dificulta bastante o processo de remoo. Voc deve repetir o processo pelo menos duas vezes em cada direo. Aps ter feito movimentos com a ponta do ferro de solda no terminal, voc deve deix-lo mais ou menos no meio do furo. Nas figuras abaixo mostramos essas duas tcnicas separadamente, mas voc deve utiliz-las ao mesmo tempo, j que o movimento no terminal do componente ajuda a misturar a solda velha com a nova.

58

59 Soldando um terminal

Soldando o outro terminal

Empurrando o terminal para frente com a ponta do ferro de solda.

Empurrando o terminal para trs com a ponta do ferro de solda

59

60

Dessoldando o Componente Para dessoldar o componente voc precisar usar um sugador de solda. Voc deve arm-lo posicionando o seu acionador para baixo. Para us-lo, voc deve pressionar o boto, que um gatilho: o acionador voltar para a posio original sugando tudo que estiver localizado perto da sua ponta, da o seu nome. Ele funciona como se fosse um pequeno aspirador de p. Aqui est o processo: com uma mo, voc deve derreter a solda localizada no terminal do componente, com a outra, voc deve segurar o sugador de solda e posicionar sua ponta na solda derretida e pressionar o seu boto. A solda derretida dever ser sugada. Dica: Nunca deixe seu sugador de solda armado aps o trabalho ter sido feito. Isso far com ele perca sua presso.

Sugador de solda. Arme-o com o seu polegar.

60

61 Modo correto de segurar o sugador de solda para utiliz-lo.

Voc deve prestar muita ateno na forma como o ferro de solda deve ser segurado, como mostramos

Modo correto de segurar o ferro de solda.

Dessoldando o componente Repetindo o processo muito raro remover toda a solda de primeira (veja Figura 17). Voc precisar repetir o processo. Voc pode precisar soldar o componente novamente para misturar a nova solda com a antiga, facilitando o derretimento e a suco da solda. Outra dica mover o terminal para frente e para trs com ajuda de uma pequena chave de fenda para desprend-lo do furo.

61

62

Terminais aps a primeira dessoldagem

Empurrando o terminal para frente com a chave de fenda.

Empurrando o terminal para trs com a chave de fenda. Ento, voc precisar repetir o processo novamente at que voc veja que o terminal est desprendendo-se do furo. Na Figura 20 voc pode ver ambos os terminais no final do processo. Preste ateno como os terminais esto centralizados e se no existem solda prendendo os terminais nos furos.

62

63

Terminais aps o processo de dessoldagem Removendo o Componente Para remover o componente, apenas puxe-o com seus dedos. Caso ele ainda esteja difcil de ser removido, existem algumas dicas adicionais dependendo do componente. Se o componente usa terminais axiais (os terminais esto no lado oposto do componente), voc pode segurar o terminal no lado do componente da placa com ajuda de um alicate de bico e pux-lo enquanto, no lado da solda da placa, mexa no terminal com a ponta do ferro de solda. Este tipo de componente raro em placas usadas em computadores. Se o componente usa terminais radias (os terminais esto prximos um do outro e localizados no mesmo lado do componente como em capacitores eletrolticos usados nos exemplos), voc pode empurr-lo em um dos seus lados com seu polegar enquanto toca no lado correspondente do terminal com a ponta do ferro de solda no lado de solda da placa. Por exemplo, se voc empurrar o capacitor da esquerda para a direita, voc deve esquentar o terminal localizado na esquerda. Voc nunca deve utilizar alicates para remover capacitores eletrolticos, porque geralmente quando voc faz isso o capacitor sair em sua mo enquanto que os seus terminais ainda continuaro soldados. Voc pode utilizar alicate, caso necessrio, para remover componentes que possuem superfcie dura, como transistores e circuitos integrados. Para circuitos integrados com encapsulamento DIP (Dual In Parallel), voc pode usar uma pequena chave de fenda para ajud-lo na remoo. Apenas insira a chave de fenda em um dos lados do circuito integrado (entre a placa e o componente) e use-a como alavanca para suspender o circuito integrado enquanto esquenta os terminais do circuito no mesmo lado que voc colocou a chave de fenda. Ento faa a mesma coisa no outro lado. Repita o processo at que voc possa ter removido totalmente o circuito integrado. Tome cuidado. Voc pode apenas seguir essas dicas aps ter executado todo o procedimento padro que descrevemos nesse artigo. Se voc tentar puxar um componente sem remover a sua solda como explicamos anteriormente, voc pode remover junto como componente o tubo metlico do furo. Este tudo que faz contato entre todas as camadas da placa de circuito impresso. Se voc fizer isso, voc danificar a placa, j que o contato entre as camadas ser perdido. 63

64

Removendo o componente

Removendo o componente

Preste ateno na polaridade do componente que estiver removendo, pois voc precisar saber essa informao na hora de instalar o novo componente no lugar do que foi removido. O processo de dessoldagem ainda no acabou. Ainda tem um passo final. Continue lendo. 64

65 O Toque Final O toque final a limpeza da placa. Como voc pode ver na Figura 24, aps remover o componente a placa ter um resduo marrom envolta do furo do componente. Para remover esse resduo, use uma pequena chave de fenda, como mostramos na Figura 25. No passe a chave de fenda com muita fora ou voc remover o verniz da placa (verde na placa que usamos em nossos exemplos).

Aps a remoo do componente existe muito resduo marrom na placa.

Removendo o resduo com uma pequena chave de fenda

Aps usar a chave de fenda. 65

66 Agora voc precisa limpar a placa com uma escova de dente molhada com lcool isoproplico.

Limpando a placa (lado da solda). Voc deve tambm limpar o local onde o componente foi previamente instalado no lado do componente.

Limpando a placa (lado do componente).

Nossa placa-me (lado do componente). 66

67

Nossa placa-me (lado da solda).

COMO TESTAR E CONSERTAR UMA FONTE ESTABILIZADA Abaixo podemos ver os pontos para medir tenso numa fonte estabilizada:

1 - Medir o +B na sada da fonte. Deve estar prximo ao valor do esquema; 2 - No h +B - Verifique se chega +B at o transstor regulador; 3 - Chega +B no regulador - Teste o transstor (ou os demais, se tiver mais de um), resistores, diodo zener e o trimpot de ajuste do +B (se houver); 4 - No chega +B no regulador - Teste: transformador, diodos, capacitor de filtro, cabo de fora, chave e fusvel (se a fonte tiver). Importante - Se a fonte est com fusvel queimado e ao troc-lo o mesmo queima de imediato, teste os diodos retificadores, o filtro e veja se o trafo no est com o primrio em curto. Caso os componentes citados estejam bons, o defeito em outro circuito do aparelho e oportunamente falaremos sobre isto. 67

68

68

69

Fonte de Alimentao Dispositivo responsvel por prover energia ao computador a de fonte de alimentao. A funo da fonte de alimentao converter em tenso contnua a tenso alternada fornecida pela rede eltrica comercial. Em outras palavras, a fonte de alimentao converte os 110V ou 220V alternados da rede eltrica convencional para as tenses contnuas utilizadas pelos componentes eletrnicos do computador, que so: +3,3V, +5V, +12V, -5V e -12V. A fonte de alimentao tambm participa do processo de refrigerao, facilitando a circulao de ar dentro do gabinete.

Tipos de Fonte Existem praticamente dois tipos de fonte de alimentao no mercado: AT, ATX e BTX. As fontes AT so mais antigas e encontradas com certa dificuldade no comrcio. As fontes ATX so utilizadas nos computadores modernos. A diferena bsica entre uma fonte de alimentao AT e ATX est relacionada com as tenses que cada uma pode fornecer ao computador. As fontes de alimentao AT so capazes de fornecer as tenses de +5V, +12V, -5V e -12V. J as fontes de alimentao ATX so capazes de fornecer as mesmas tenses de uma fonte AT (+5V, +12V, -5V e -12V), alm da tenso de +3,3V.

69

70 Diferena AT x ATX As fontes de alimentao AT e ATX tambm diferem no tipo de conector utilizado para conectar placa-me. As fontes de alimentao AT possuem dois conectores de seis pinos que devem ser encaixados placa-me de tal forma que os fios pretos fiquem no centro do conector. J coneco entre a uma fonte de alimentao ATX e a placa-me feita atravs de um nico conector de 20 terminais divididos em duas colunas de dez.

AT

ATX Fonte BTX Chamada de Fonte de Alto desempenho, baseada na ATX, essa fonte possui um conector de 24 terminais, dividido em duas colunas de doze, e um conector auxiliar de 8 terminais. possivel usar um adaptador para converter uma fonte ATX em BTX e vice-versa.

70

71

Potncia Fonte de alimentao classificadas com base na sua potncia mxima que podem em suas sadas, medidas em watts. Potncia a capacidade de transformao da energia eltrica em outro tipo de energia. Em geral quanto maior for a potncia de uma fonte de alimentao, mais placas e perifricos podem ser instalados no computador.

Anatomia das Fontes As fontes de alimentao pegam os 127 V ou 220 V da rede eltrica e, com ajuda de um transformador, reduzem esta tenso para, por exemplo, 12 V. Esta tenso reduzida, que ainda alternada, passa ento por um circuito de retificao que feito por uma srie de diodos, transformando esta tenso alternada em tenso pulsante. O prximo passo a filtragem, que feito por um capacitor eletroltico que transforma esta tenso pulsante em quase contnua. Como a tenso contnua obtida aps o capacitor oscila um pouco (esta oscilao chamada ripple), um estgio de regulao de tenso necessrio, feito por um diodo zener ou por um circuito integrado regulador de tenso. Aps este estgio a sada realmente contnua.

Diagrama em Bloco Tudo antes do transformador chamado primrio e tudo aps ele chamado secundrio. Se a chave 110 V / 220 V estiver configurada para 110 V, a fonte de alimentao usar um dobrador de tenso de modo a fazer com que a tenso esteja sempre por volta de 220 V antes da ponte retificadora. Nas fontes de alimentao dos PCs dois transistores em um configurao push-pull normalmente fazem o chaveador.

71

72

Diagrama em bloco de uma fonte de alimentao

Formas de ondas encontradas em uma fonte de alimentao.

72

73

Diagrama esquemtico de uma fonte de alimentao ATX Falaremos agora sobre os componentes encontrados em cada estgio da fonte de alimentao. O primeiro estgio de uma fonte de alimentao para PCs a filtragem de transientes. O componente principal deste estgio chamado MOV (Varistor de xido Metlico) ou simplesmente varistor, que o responsvel por cortar os picos de tenso (transientes) encontrados na rede eltrica. Este exatamente o mesmo componente encontrado nos filtros de linha. por isso que os filtros de linha no servem para nada, j que todas as fontes de alimentao j possuem um varistor. Alm do MOV, voc encontrar tambm uma bobina de ferrite e capacitores (cermicos e de polister) neste estgio. O filtro de transientes no apenas filtra os transientes oriundos da rede eltrica, mas tambm evita que o rudo gerado pelo transistor de chaveamento volte para a rede eltrica, que causaria interferncia em outros equipamentos eletrnicos.

73

74 Componentes da filtragem de transientes

Fusvel Voc deve tambm encontrar um fusvel perto do filtro de transientes. Se o fusvel estiver queimado, cuidado. Fusveis no queimam sozinhos e um fusvel queimado normalmente indica que um ou mais componentes da fonte de alimentao esto com defeito. Se voc substituir o fusvel, o novo provavelmente estourar logo aps voc ter ligado o micro. Dobrador de Tenso e Retificador Primrio O dobrador de tenso utiliza dois grandes capacitores eletrolticos. Desta forma os maiores capacitores encontrados em uma fonte de alimentao pertencem a este estgio. Como mencionamos, o dobrador de tenso usado apenas se voc conectar sua fonte de alimentao na tenso eltrica de 127 V.

Capacitores eletrolticos do dobrador de tenso Ponte Retificadora Prximo aos dois capacitores eletrolticos voc encontrar uma ponte retificadora. Esta ponte pode ser feita por quatro diodos ou por um nico componente. No primrio voc encontrar tambm um termistor NTC, que um resistor que muda sua resistncia de acordo com a temperatura. Ele usado para reconfigurar a fonte de alimentao aps ela ter sido usada por um tempo e est quente. NTC significa Coeficiente de Temperatura Negativa (Negative Temperature Coefficient).

74

75

Transistores Chaveadores As fontes de alimentao dos PCs normalmente utilizam dois transistores chaveadores em configurao push-pull. Esses transistores possuem um dissipador de calor, j que eles so transistores de potncia e produzem muito calor. Como em nossa fonte de alimentao os transistores estavam localizados atrs dos dois grandes capacitores eletrolticos do dobrador de tenso, ns removemos os capacitores para voc ter uma idia de como os transistores so. Eles so pretos e tm trs terminais.

Diodos Retificadores Diodos usados na retificao das tenses de 12 V e 5 V, que fornece uma corrente menor (e, conseqentemente, uma potncia menor) do que as demais sadas (0,5 A cada nesta fonte de alimentao especfica). As outras tenses de sada fornecem correntes acima de 1 A, requerendo diodos de potncia para realizar a retificao. 75

76

Testando a Fonte de Alimentao Simplesmente usar um voltmetro(multmetro ou multi-teste) em suas sadas e verificar se os valores encontrados esto dentro da faixa de valores esperados que mostramos anteriormente no o suficiente. Isto ocorre porque o problema mais comum encontrado em fontes no a das suas tenses de sada estarem incorretas, mais sim a fonte no conseguir fornecer corrente suficiente para o computador. Um mtodo que pode ser usado medir as tenses de alimentao da fonte o plugue da fonte conectado a placa-me e o computador ligado executando alguma tarefa que consuma bastante corrente.

76

77 Curiosidades VLVULAS ELETRNICAS Coloquei este espao na pgina para aqueles que gostariam de conhecer o funcionamento destes antigos componentes por curiosidade e tambm para os colecionadores tcnicos que possuem aparelhos antigos usando vlvulas. Aprenderemos como funcionam estes componentes, formas de test-los e tambm indicarei um site onde o visitante pode obter informaes tcnicas sobre os mais variados cdigos de vlvulas:

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DAS VLVULAS Qualquer tipo de vlvula tem o mesmo sistema de funcionamento: aquecimento. A vlvula um tubo de vidro, geralmente a vcuo contendo: um filamento, um catodo, uma placa (ou anodo) e alguns tipos tm algumas grades espiraladas internas. Abaixo vemos o princpio bsico de funcionamento:

O filamento acende e aquece um tubinho metlico chamado catodo. Quando o catodo est quente, ele libera (emite) eltrons que ficam girando ao seu redor. Aplicando uma tenso positiva na placa, esta atrai os eltrons emitidos pelo catodo estabelecendo uma corrente pelo interior da vlvula. Em alguns tipos de vlvula o prprio filamento emite os eltrons e desta forma elas no tem catodo. Esta vlvula do exemplo chama-se diodo porque possui dois elementos internos: placa e catodo. O filamento no conta na nomenclatura das vlvulas. Outras vlvulas tem grades entre o catodo e a placa, sendo chamadas, de triodos, tetrodos, etc. VLVULAS DIODO Possui dois elementos internos: placa e catodo. Algumas no tem catodo, sendo chamadas de diodos de aquecimento direto. O prprio filamento emite os eltrons para a placa. Os diodos com catodo so chamados de aquecimento 77

78 indireto. Abaixo vemos alguns tipos e o o funcionamento:

Observe que a vlvula diodo funciona igual ao diodo de silcio e germnio, explicados em outra pgina deste site. VLVULAS TRIODO Possui uma grade espiralada entre a placa e o catodo, chamada grade de controle. Este o primeiro tipo de vlvula que funcionava como amplificadora. O diodo s podia funcionar como retificador. A grade controla os eltrons que chegam na placa e desta forma a corrente interna da vlvula. Abaixo vemos o funcionamento do triodo:

Umas das diferenas entre as vlvulas e os transstores est no valor das tenses de polarizao. A tenso da grade sempre menor que a do catodo. Quanto menor, menos corrente passa dentro da vlvula. Como o sinal a ser amplificado uma tenso alternada, ele faz a tenso da grade de controle variar. Desta forma a corrente dentro da vlvula varia e a tenso na placa da mesma tambm. Assim o sinal que entrou na grade sai mais forte na placa. 78

79

VLVULAS TETRODO Possui uma grade de blindagem entre a grade de controle e a placa. Esta grade de blindagem serve para reduzir as capacitncias internas que eram muito altas no triodos e impediam estas de amplificar sinais de frequncias altas. Abaixo vemos o princpio:

VLVULAS PENTODO Estas possuem uma terceira grade chamada grade supressora. Esta grade geralmente vai ligada internamente no catodo ou externamente ao terra. Tem a funo de mandar de volta para a placa alguns eltrons que escapam devido a acelerao imposta pela grade de blindagem. Este efeito chamado de emisso secundria e limitava o uso dos tetrodos como amplificadores de sinais. Abaixo vemos a estrutura de uma vlvula pentodo e o funcionamento:

SOQUETES DE VLVULAS Abaixo vemos alguns modelos de soquetes para vlvulas. A contagem dos pinos feita no senti horrio a partir de alguma referncia (guia ou dois pinos mais distantes).

79

80

TESTE DO FILAMENTO Usando o multitester em X1, mea os dois pinos da vlvula que correspondem ao filamento. Se o ponteiro mexer, o filamento est bom. Se o ponteiro no mexer, o filamento est aberto, o que significa vlvula queimada. Abaixo vemos o teste:

80

Das könnte Ihnen auch gefallen