Sie sind auf Seite 1von 3

O que escritura pblica? A escritura pblica um documento elaborado em cartrio, por agente que detm a funo pblica.

a. Esse documento apto a ser registrado no cartrio de imveis, transmitindo a propriedade de determinado bem imvel. O art. 108 do Cdigo Civil dispe que a escritura pblica essencial aos atos relativos aos bens imveis com valor superior a trinta vezes o salrio mnimo. Art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas.

O que CCIR?

Documento emitido pelo INCRA, que constitui prova do cadastro do imvel rural, sendo indispensvel para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imvel rural e para homologao de partilha amigvel ou judicial (sucesso causa mortis) de acordo com os pargrafos 1. e 2. do artigo 22 da Lei n. 4.947, de 6 de abril de 1966, modificado pelo artigo 1. da Lei n. 10.267, de 28 de agosto de 2001. Sem apresentao do Certificado de Cadastro, no podero os proprietrios, sob pena de nulidade, desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda imveis rurais. Em caso de sucesso causa mortis nenhuma partilha, amigvel ou judicial, poder ser homologada pela autoridade competente, sem a apresentao do Certificado de Cadastro Os dados constantes do CCIR so exclusivamente cadastrais, no legitimando direito de domnio ou posse, conforme preceitua o pargrafo nico do artigo 3. da Lei n. 5.868, de 12 de dezembro de 1972.

Qual a diferena entre o ITR e o CCIR? R: O ITR um imposto territorial rural, administrado pela Receita Federal e a apresentao dos 05 ltimos exerccios, possibilita a transferncia dos imveis rurais e permite os financiamentos bancrios. O INCRA hoje em dia, apenas emite o CCIR do terreno rural, que obrigatrio. Pago o ITR do terreno rural, mas ainda no tenho o cadastro no INCRA, est correto? R: No, o cadastro do ITR fiscal, ou seja, para tributao do imposto da terra. O cadastro no INCRA o cadastro do imvel rural. Quais so os prazos de regularizao dos imveis rurais? R: Imveis de 5.000ha. ou superior o prazo venceu em 30/01/2003; Imveis de 1.000ha. a 5.000ha. o prazo venceu em 30/10/2003; Imveis de 500 ha a 1.000ha. o prazo ser 20/11/2008; Imveis com menos de 500ha o prazo ser 20/11/2011. Existe prazo para registrar escritura pblica de aquisio feita por estrangeiros? R: A escritura pblica de imvel rural tem que ser apresentada no Registro Imobilirio dentro de 15 dias aps a sua lavratura. O que uma Certido Vintenria? R: A certido vintenria, a certido emitida pelo Registro de Imveis, comprovando o tempo do domnio do imvel registrado, como sendo superior a 20 anos.

O regime de bens que adotei quando casei influi no meu imvel? R: Quando h um casamento, tem que se escolher um regime de bens. Os regimes podem ser: Regime da comunho parcial de bens; Regime da comunho universal; Regime da separao de bens; e o Regime de participao final nos aquestos. grande a influncia do regime de bens, devendo estar averbado no Registro de Imveis. O regime da comunho parcial de bens, no direito brasileiro o regime legal, aquele em que no se escolhendo outro, ser o que vai prevalecer no casamento civil. Este um regime em que s se comunica, ou seja, fica pertencendo ao casal, os bens adquiridos aps o casamento. Neste regime os bens adquiridos anteriormente ao casamento no se comunicam. No regime da comunho universal de bens, ficam em comunho todos os bens adquiridos anteriormente, como os adquiridos aps o casamento. Foi durante muitos anos o regime legal. A caracterstica mais marcante a de que cada um dos cnjuges possui a metade de todos os bens mveis e imveis. O regime da separao de bens, o regime em que os patrimnios so distintos, ou seja, completamente separados. Cada um ir ter a posse e a administrao dos seus prprios bens. O regime de participao final nos aquestos, no qual cada cnjuge possui patrimnio prprio anterior ao casamento e tem direito, poca da dissoluo da sociedade conjugal, metade dos bens adquiridos aps a unio.

Terminei de pagar as prestaes do financiamento, o que fazer agora? R: Terminado o pagamento das prestaes do financiamento, o credor dever emitir a autorizao de baixa da hipoteca e liberao do imvel. Este documento particular, dever ser levado ao Registro Imobilirio para averbao do cancelamento da hipoteca. Quero desmatar um pedao do meu terreno rural para plantar, o que preciso fazer? R: O Cdigo Florestal, modificado pela lei 7.803/89, acrescentou a averbao da Reserva Florestal Legal no Registro Imobilirio. uma limitao que incide sobre cada propriedade rural, nas coberturas florestais naturais e nos macios frutferos, ornamentais ou industriais, para que a Autoridade Florestal possa autorizar um corte raso na rea a ser explorada. A finalidade da averbao da Reserva Legal delimitar uma rea de cobertura florestal (20 %) que, alm de ser preservada, no poder ser cortada e/ ou explorada. Esta averbao dever-se- fazer na matrcula do imvel, atravs do Termo de Preservao de Floresta, emitido pelo proprietrio e o IEF, tornando-se um nus real que passar a acompanhar sempre o imvel, seja em alienaes ou desmembramentos posteriores.

O que o Registro Torrens? R: O Registro Torrens um sistema de registro que predomina nas colnias inglesas da Oceania. No Brasil, este tipo de registro facultativo e no dispensa a aquisio comum no Registro Imobilirio. A finalidade mais importante a de tornar o imvel insuscetvel de reivindicao e garantida a propriedade pelo Estado. Este sistema, possui duas fases. A primeira a fase extrajudicial, em que o Registro Imobilirio faz um exame prvio de toda a documentao apresentada. A segunda fase, a judicial em que sero expedidos editais para possveis contestaes. Caso no haja contestao, o Juiz determinar o registro.

Sou posseiro de um terreno, ele passou a ser devoluto? R: A posse existe tanto em terrenos particulares, quanto em terrenos devolutos. A diferena que em terrenos particulares, ou seja, aquele que j teve proprietrio, resulta na ao de usucapio. A posse em terrenos devolutos, resulta na legitimao feita pelo Estado, atravs do ITER.

Das könnte Ihnen auch gefallen