Sie sind auf Seite 1von 4

Mrcia Jos Silva

Aluna do 9o. Perido do Curso de Direito, da Faculdade Brasileira de Cincias Juridicas. Administradora de Empresas pela Faculdade de Economia e Finanas do Rio de Janeiro. Ps Graduada em Gesto de Pessoas pela Universidade Gama Filho. Trabalha na Pinelli e Mattar Sociedade de Advogados.

http://marciajosesilva.blogspot.com/2011/01/construca o-civil-enfrenta-escassez-de.html

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


Construo civil enfrenta escassez de mo-de-obra

O setor da construo civil tem motivos de sobra para comemorar o crescimento nas vendas de imveis. Mas quando o aspecto a mo-de-obra, especialmente de pedreiros e carpinteiros, a situao preocupante. Segundo estimativas do presidente do Sindicato da Construo Civil, Carlos Alberto Lima, hoje h dficit de mais de 50 mil trabalhadores de todos os nveis nos canteiros de obras. O setor ficou paralisado por quase 30 anos. Nos ltimos quatro anos, ele tem passado por processo de aquecimento muito intenso, o que provocou necessidade de mo-de-obra. Ocorreu que ns tivemos que recrutar as pessoas, e a capacidade de formao no acompanhou, diz. Em apenas dois anos, destaca Lima, o contingente de trabalhadores formais nos canteiros de obras dobrou, pulando de 80 mil para mais de 160 mil pessoas. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construo Civil (Sintracon), Raimundo Brito, o problema no est na indisponibilidade de profissionais. Segundo ele, as empresas demitem os operrios aps o trmino das obras ao invs de reaproveit-los, e eles acabam partindo para servios particulares. Fora que os salrios que eles pagam muito baixo. Um operrio

de obra ganha cerca de R$ 900, e trabalhando sozinho ele passa dos R$ 2 mil, garante Brito.

Construo civil treina mulheres para enfrentar falta de mo de obra

De acordo com pesquisas, a falta de profissional o principal desafio do setor. O setor da construo civil cresceu nos primeiros seis meses do ano, mas aponta a falta de trabalhador qualificado como o maior problema a ser enfrentado, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (30) pela CNI (Confederao Nacional da Indstria) em Braslia. Com a falta de mo de obra o setor j est treinando mulheres no canteiro de obras, acabando com uma tradio de anos no pas de um setor dominado pelos homens. Das empresas de construo pesquisadas, 62% apontaram a falta de trabalhador qualificado como o maior problema a ser enfrentado. Entre as grandes empresas o ndice foi de 81,3%. O segundo problema apontado, por 60,9% das empresas, foi a elevada carga tributria. De acordo com Luiz Fernando Mendes, da CBIC (Cmara Brasileira da Indstria da Construo), a falta de trabalhadores um desafio que est sendo enfrentado pelas empresas, que tem apelado para treinamentos nas construes j que no encontra no mercado trabalhadores com formao.

Para suprir falta de mo de obra, construo civil treina at cortadores de cana.


Muita gente est se qualificando, para trocar de rea. Vo longe os tempos em que a construo civil era uma rea de trabalhadores com baixa qualificao e baixos salrios.

A falta de trabalhadores no canteiro de obras levou construtoras a pagar passagens e hospedagens para os pedreiros. Agora, a construo civil abriu uma nova frente. Est contratando profissionais de outras reas. Est treinando cortadores de cana e oferecendo aulas at noite. Muita gente est se qualificando, para trocar de rea. Vo longe os tempos em que a construo civil era uma rea de trabalhadores com baixa qualificao e baixos salrios.

A busca das incorporadoras por equipamentos e novas tecnologias que vo suprir a grande quantidade de mo de obra.

A carncia de mo de obra pode diminuir com a estabilidade aliada industrializao dos processos construtivos, segundo dados do SindusCon-SP. A mo de obra empregada s tem aumentado, e no proximo ano estar em um patamar mais alto e estvel. As construtoras tm tentado industrializar o que possvel, trazendo concreto j usinado, a porta pronta, os caixilhos de alumnio j com vidro, h vrios procedimentos que vm sendo feitos para facilitar o processo,como por exemplo o uso de MAQUINAS DE PROJETAR EMBOO. Tudo o que puder vir pr-fabricado, pronto, ou agilizar os procesos ajuda na produtividade do canteiro. Tambm se faz essencial, alm de investir em tecnologia, aumentar a produtividade do funcionrio do canteiro de obra. A situao extremamente preocupante. Temos que fazer o bom uso da engenharia, trabalhar mais tranquilos. Esto todos trabalhando no limite de prazo e de preo, se no entrarmos em um novo equilbrio as construtoras no vo aguentar.

Fontes: http://atardeonline.com.br/economia/noticia.jsf? id=5646420#COMENTARIOS5646420 http://noticias.r7.com/economia/noticias/construcao-civil-treina-mulheres-paraenfrentar-falta-de-mao-de-obra-20100730.html http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/10/para-suprir-falta-de-mao-deobra-construcao-civil-treina-cortadores-de-cana-e-mulheres.html

Das könnte Ihnen auch gefallen