Sie sind auf Seite 1von 17

A IMPORTNCIA DAS AES EDUCATIVAS REALIZADAS PELO ENFERMEIRO DO PROGRAMA SADE DA FAMLIA (PSF) Ana Rita Alves Ferreira1

Riane Tiara da Silva Soares RESUMO

No ano de 1994 foi implantado pelo Ministrio da Sade (MS) no Brasil o PSF, e que atualmente passou a ser denominado como Estratgia Sade da Famlia (ESF) com o objetivo de redirecionar a forma de assistncia da sade prestada, e surgiu da necessidade de existir maior vnculo assistencial ateno bsica da populao. E o enfermeiro por fazer parte da ESF, desempenha papel fundamental em levar ao conhecimento da populao as informaes referentes ao processo sade-doena, expressadas de forma dinmica que reflitam aprendizado ao pblico-alvo de suas aes. A pesquisa tem por objetivo entender a importncia das aes educativas desenvolvidas pelo enfermeiro do PSF e foi realizada na UBS do bairro Perptuo Socorro, localizada no municpio de Macap Amap. A pesquisa exploratria do tipo qualitativa por meio da observao participante, realizada com quatro enfermeiros que so do ESF. Nos resultados referentes as aes educativas dentro da UBS em estudo, 100% dos entrevistados confirmam que as mesmas so importantes para a promoo e preveno da sade na ateno bsica, mencionam que as principais atividades so as palestras na UBS, comunidade, escolas e instituies prximas do local, entretanto colocam a situao da deficincia e o estado dos recursos materiais incluindo a falta dos mesmos, porm apenas 50% desenvolvem as atividades de educao em sade. Acrescentam ainda que aps a implantao do PSF possibilitou mudana significativa de como a sade vista pela populao e a melhora na qualidade da assistncia as famlias atendidas e como dificuldades constatam o no reconhecimento profissional pelo trabalho realizado. Todavia, estabelecem que estas situaes existem mas imprescindvel os enfermeiros terem comprometimento, dedicao e responsabilidade pelo que fazem, visto que o ESF vem dando certo enquanto modelo assistencial que o MS vem investindo, havendo profissionalismo da equipe de sade do Perptuo Socorro para que transcorra o servio, e o enfermeiro um colaborador da sade no processo educativo. Palavras-chave: enfermeiro, atividades educativas, programa sade da famlia.

Enfermeira orientadora das Faculdades Integradas de Jacarepagu FIJ. Enfermeira orientanda na especialidade Gesto em Programa de Sade da Famlia.

1 INTRODUO

O Programa Sade da Famlia (PSF) ou Estratgia Sade da Famlia (ESF) foi criado pelo Ministrio da Sade (MS) no ano de 1994, por meio do Programa Agentes Comunitrios de Sade (PACS) institudo em 1991, com o intuito de levar populao carente das localidades principalmente mais distantes das regies mais inpias de possurem uma assistncia de sade de qualidade. O enfermeiro por fazer parte da ESF, desempenha papel fundamental em levar ao conhecimento da populao as informaes referentes ao processo sade-doena, expressadas de forma dinmica que reflitam aprendizado ao pblico-alvo de suas aes O trabalho foi realizado na UBS do bairro Perptuo Socorro, localizada no municpio de Macap Amap, devido as atividades prticas as quais so exercidas neste bairro ao participar das aes de competncia do enfermeiro nesta unidade. Tendo como temtica proposta, a necessidade de compreender a importncia do trabalho realizado pelos profissionais enfermeiros dentro da UBS, pois objetiva-se a transmisso de conhecimento baseado nos aspectos sociais e de sade para a populao com o intuito de promover mudanas nos hbitos das pessoas, principalmente no meio em que vivem. As atividades desenvolvidas devem considerar a realidade do grupo social existente e a forma que se d essa situao com a natureza, porque o trabalho do enfermeiro fazer com que o servio de sade funcione de forma prtica e promovam a aprendizagem das aes educativas realizadas para que assim haja uma reflexo crtica e acarretem mudanas no cotidiano de vida das pessoas, o que consolida o trabalho e busque promover mudanas de comportamento, e formas de atuao do profissional da sade. Logo o enfermeiro do PSF, deve conhecer os princpios do SUS, o cdigo de tica da profisso e outros acervos de sade, bem como buscar estudar os programas existentes e encontrados nos manuais que o MS fornece, pois nestes se encontram informaes essenciais de como proceder no atendimento populao, mostrando realidades e situao novas que assim s tendem a tornar as aes educativas mais consistentes no conhecimento e tambm o ajudam a direcionar sua prtica diria no trabalho.

2 OBJETIVOS 2.1 Geral Entender a importncia das aes educativas desenvolvidas pelo enfermeiro do PSF na UBS do Perptuo Socorro. 2.2 Especficos Compreender a dinmica de atividades realizadas na UBS pela equipe da Sade da Famlia (SF); Identificar as aes educativas realizadas pelo enfermeiro do PSF; Verificar a qualidade das aes educativas existentes na UBS do Perptuo Socorro;

3 REVISO DE LITERATURA 3.1 PSF ENQUANTO MODELO DE ATENO BSICA DE SADE No se pode trabalhar com o PSF sem antes entender o seu significado, a sade da famlia refere-se ao (...) estado ou processo do indivduo como um todo (holstico) e sua interao com o meio ambiente, incluindo neste mbito a vivencia familiar e, famlia possui significado de ambiente. O autor ainda considera:
(...) a famlia est em um territrio de abrangncia e que, para isso, ela precisa ser cadastrada, mapeada e cartografada para que a equipe seja definida em termos de quantidade e qualidade, j que estabelecido que a comunidade tenha, no mximo, 4.500 pessoas.

A grande amplitude de inter-relao que h entre o ser humano e seu meio de abrangncia geogrfico ou fsico, no sendo apenas mencionado como individual, mas como grupal (familiar), reforado assim a importncia dos trabalhos executados pelo programa junto s famlias, devido ao grau de vivencia, afinidade e que podem desencadear interferncia no processo sade-doena do ncleo exposto. O PSF possui

reas de atuao que obedecem diretrizes operacionais que englobam equipes multiprofissionais em unidades bsicas de sade4.
Os critrios de adscrio estabelecem para uma equipe nuclear de sade da famlia a responsabilidade do acompanhamento de 600 a 1.000 famlias. Na operalizao dos cadastros dessas famlias h necessidade de que seja observado e mantido um limite que no ultrapasse um total de 4.500 habitantes. A definio desses parmetros deve estabelecer relao com o perfil sanitrio, epidemiolgico e socioeconmico da comunidade circunscrita nessa rea (...)4.

Estes critrios facilitam o desempenho das equipes se houver organizao em sua estrutura, principalmente ao ACS se pertencer rea que atua, pois o acesso e o reconhecimento das famlias que necessitam de assistncia colaboram para identificar os problemas com antecedncia e; aumentam as chances de efetivao dos trabalhos a serem executados pelas equipes de sade da famlia. O conhecimento gerando o aprimoramento em como reagir a determinadas situaes de vida da populao, pois no o fato to somente de vivenciar o modo de vida das pessoas que ajuda a amenizar os problemas, mas buscar se instruir por meio da educao e saber o por qu das coisas contribuem para a transformao de toda e/ou qualquer ao exercida, trazendo mudanas, principalmente no que tange aos hbitos de vida.
A construo de um processo educativo efetivo voltado para os profissionais da unidade bsica de sade se traduz na possibilidade de oferecer um servio de melhor qualidade, aumento na resolutividade, viso mais abrangente da necessidade do usurio, programao de aes para a sade, interveno efetiva em relao aos problemas locais, dentre outro.

O trabalho do enfermeiro requer conhecimentos do processo sade-doena, devendo considerar em sua assistncia os assuntos referentes as questes sociais da populao com o objetivo de ajudar e esclarecer as suas prticas cuidadoras por meio de informaes e das experincias que so apreendidas no decorrer de suas atividades. Considerando o Cdigo de tica dos Profissionais da Enfermagem em seu captulo I Dos Princpios Fundamentais (Art. 1)5 consta:
A enfermagem uma profisso comprometida com a sade do ser humano e da coletividade. Atua na promoo, proteo, recuperao da sade e da reabilitao das pessoas, respeitando os preceitos ticos e legais.

Para atuar no basta to somente conhecer, vale-se tambm da condio de est habilitado a desenvolver a assistncia, e o enfermeiro do PSF deve embasar-se no Cdigo de tica de sua profisso, mostrando uma conduta pautada na disciplina, interesse e responsabilidade pelo seu trabalho, tal condio se faz necessria enquanto exercer seu trabalho, mesmo existindo uma prtica que difere de famlia para famlia, pois as pessoas no so as mesmas e no processo sade doena, cada ao executada tambm segue este sentido, pautadas individualmente em sua forma de tratar, e o enfermeiro ciente da situao deve se empenhar em executar cada ao com base no cdigo de tica da profisso. 3.2 EDUCAO E SADE NO PSF: CONSIDERAES OPORTUNAS NA PRTICA EDUCATIVA DO ENFERMEIRO Para toda e qualquer prtica de assistncia de sade, faz-se necessrio, que os profissionais sejam previamente capacitados e se identifiquem com as questes sociais com as quais iro se deparar ao longo de sua jornada de trabalho, da a importncia do curso introdutrio, relaes humanas e atualizaes peridicas da equipe do PSF, de modo a proporcionar populao um atendimento mais holstico e humanizado. O conhecimento dos principais programas do MS permite conhecer caractersticas peculiares dos diversos clientes que so atendidos e fundamentar nas aes planejadas e implementadas pela equipe, buscando proporcionar a populao adscrita um atendimento mais qualificado e humano, no intuito de reduzir a incidncia de agravos e possveis seqelas sade, conduzindo tambm reflexes sobre os vrios temas que o PSF trabalha. Tem-se: No Brasil, com a criao de um curso de educao em sade pblica na Universidade So Paulo, em 1967, que se passou a utilizar a terminologia educao em sade6. Percebe-se que educao em sade como prtica educacional, ainda algo novo no Brasil e que necessita de maiores estudos sobre o tema, pois de grande interesse principalmente dos profissionais em sade que trabalham com educao e mesmo com aqueles que vislumbram a relevncia do assunto, posto haver a necessidade de aprendizado que fundamental na prtica educacional. E para os enfermeiros que lidam durante as consultas de enfermagem e nas visitas domiciliares, as atividades educativas acabam contribuindo para a forma de se dialogar

com os usurios dos servios de sade. No se deve pensar que estas atividades perpassem apenas como dizeres e falas, mas devem ter significados reais para as pessoas que as escutam, para que assim facilite o acesso informao e a educao de como lidar com as situaes dirias vivenciadas pela populao. Um diferencial para as prticas educativas do enfermeiro fazer de suas aes metas que devem ser cumpridas de forma que leve a populao a exercer prtica das mesmas, pois somente utilizando o recurso das palestras no se consegue perceber as aluses necessrias que h na comunidade se no haver a inter-relao entre profissional e indivduo pois necessrio o enfermeiro verificar e fazer uma sondagem dos anseios da populao, para assim conferir o que realizar e o porque de se fazer, posto que sem um direcionamento, sem um exerccio de reflexo e contextualizao, os objetivos propostos sero encarados como simples palavras que acabam passando despercebidas.
As prticas educativas so indispensveis s prticas assistenciais em sade (...). As prticas de sade podem ser desenvolvidas em qualquer contexto social, visto que o campo da sade muito mais amplo do que o da doena6.

Recorrer a leitura, se ater do recurso da visita domiciliar, indagar e buscar se informar com os demais profissionais podero auxiliar o enfermeiro a propor situaes com as quais frizem a importncia de se fazer ao social, no que abarcam as condies de sade-doena da populao. No h formula de ajudar se no presenciar e conhecer as realidades com as quais a comunidade passa, devendo o enfermeiro buscar a ajudar e a enfrentar esse diferencial de pensar, desta maneira conseguir compreender o fosso de vivencias que existem. Educar no significa puramente transmitir conhecimentos, pois sua aquisio requer formao para isso deve criar possibilidades para a sua formulao (produo e construo) e no ser pautado em idias individuais, mas valorizar todos os conhecimentos dos indivduos que participam do processo da educao7.
Educar significa tambm cuidar e para cuidar necessrio se educar. Os atos de educar e cuidar representam uma interseco, que visa internalizao de um pensar e agir por parte dos sujeitos implicados no contexto. A educao possibilita a liberao das potencialidades do ser humano, levando-o a ser um agente transformador do seu meio6.

Essas idias transmitem que a educao conduz os indivduos a participarem do processo de aprendizado quando por meio do conhecimento, passam a analisar e a

desenvolverem o aprimoramento das aes de trabalho, conciliando as vertentes de teoria e prtica ou seja o pensar e agir, as quais realam o formato de qualidade do servio, pois aprender emana no homem o ideal de se sentir capaz, valorizado, promoo da autoconfiana, facilidade na forma que transcorre o trabalho e o desejo de buscar novas solues. A necessidade em se aprender no consiste em refletir a pensar, mas em desenvolver a prtica cabvel por meio do raciocinar, e para o enfermeiro toda ao consiste em prtica e nos estudos aprendidos, pautando suas aes por meio da confiabilidade e segurana do servio que presta sociedade. Dada a importncia que a educao possui promove o redimensionamento do processo de ensinar tornando o educador participante primordial junto com o educando definindo o rumo do aprendizado e das aes de trabalho que ocorrem, proporcionando dinamizao do processo de ensinar.
O educador aquele que se exercita continuamente o processo de busca da sistematizao terico-prtica. Nesse sentido, o educador de profissionais deve ter uma atitude aberta, no dogmtica, de aproximao da teoria com a prtica, pois a ao educativa nunca est plenamente dada.

Assim, (...) preciso adotar uma postura de respeito mtuo, de troca entre os saberes intelectuais e populares, de cultura como mecanismo de construo coletiva do conhecimento, formado por especialistas (SUS) e gente comum . Deve-se considerar tambm que (...) O enfoque na sade e na educao propicia assim grande alcance na cobertura assistencial, pois este o primeiro nvel de contato da famlia e da comunidade com o sistema de sade (...). 8 A relao de confiabilidade reflete no acesso das condutas assistenciais do enfermeiro na comunidade e esta deve participar dos processos de trabalho do PSF, a respeito da participao da comunidade, afirma que (...) declarada na constituio de 1988 e representada na Lei Orgnica de Sade (LOS) n 8142 de 28 de dezembro de 1990
9

, em que assegurado o direito a ter acesso as informaes nas polticas pblicas de

sade, com a finalidade de compreender o processo organizacional da assistncia desenvolvida pelos rgos gestores da sade. O enfermeiro pode e deve tornar a assistncia dinmica, pois torna suas aes esclarecedoras, utilizar um dilogo objetivo, de fcil compreenso e acessvel ao se expressar e o objetivo do seu trabalho comea a ser alcanado atravs das atividades

educativas quando visam tratar o cuidar de forma humanizada para as pessoas. Porm necessrio saber, que cuidar abarca responsabilidade e o enfermeiro do PSF assume o compromisso de sua profisso, atribuindo o dever de fazer o possvel para ajudar as pessoas. Ento:
preciso saber, como profissionais de sade, que cuidar da prpria sade j um desafio; imagine cuidar da sade do outro, que pode ser entendido como um corpo espao mnimo, que denso, com sistema fsico-emocional complexo, intricado, cheio de cores, sons, curvas, dobras e odores, que esconde segredos e experincias, s percebidos e identificados na convivncia.

A condio do enfermeiro do PSF em se importar, estar presente, ajudar, conhecer e aprender com o outro justamente o objetivo do trabalho exercido, ou seja se realizar profissionalmente, ter a certeza do dever cumprido e perceber como pessoa e ser humano que , a sensibilidade e satisfao pessoal quando consegue em suas atividades dirias exerc-las com dedicao e entusiasmo e assim se sentir capaz ao saber que o seu trabalho surte efeito na comunidade ao observar que a mesma responde as expectativas e ensinamentos do profissional, pois h situaes que so visveis como a melhoria de sade ou de uma criana, adulto at mesmo um idoso e reflete em seus semblantes o bem-estar. 4 METODOLOGIA A pesquisa exploratria do tipo qualitativa por meio da observao participante, pois obteve-se informaes que tratam do tema em estudo com o objetivo de possibilitar maior familiaridade com o problema levantado10, o que leva a considerar a realidade de trabalho do enfermeiro do PSF para as suas prticas educativas. A pesquisa contou com quatro enfermeiros do ESF, os quais esto distribudos dois no turno manh e dois a tarde e desenvolvem aes em sade com a comunidade na UBS Perptuo Socorro, localizado no bairro Perptuo Socorro, pertencendo ao municpio de Macap, estado do Amap AP. Sendo que a coleta de dados foi por meio de questionrio misto, contendo perguntas abertas e fechadas, mediante termo de responsabilidade apresentado aos sujeitos da pesquisa e parecer do comit de tica. Utilizou-se a letra E de acordo com a ordem numrica com que iam sendo preenchidos os questionrios pelos sujeitos participantes da pesquisa, para posterior anlise das respostas obtidas.

5 RESULTADOS E DISCUSSO A UBS do Perptuo Socorro conta com quatro equipes de Sade da Famlia, cada uma com um enfermeiro, em torno de seis Agente Comunitrio de Sade (ACS responsvel por 120 famlias em mdia) para cada equipe, um mdico, um Auxiliar de Consultrio Dentrio (ACD) e um odontlogo. Recentemente, o ESF passou a contar com um ncleo de apoio a sade da famlia composto por uma nutricionista e uma fonoaudiloga, as quais do suporte s equipes que devem atendem todas as equipes de Sade da Famlia (SF) alm de realizarem atendimento na prpria UBS, os servios funcionam nos turnos: manh e tarde sendo duas equipes em cada turno e realizam suas atividades no bairro do Perptuo Socorro, que abrange reas em que seus moradores residem em casas localizadas na ponte e em terra firme, conforme as micro-reas de atuao, existindo seis descobertas devido ao nmero reduzido de profissionais de sade. 5.1 Dados pessoais 5.1.1 Sexo e faixa etria Conforme a tabela 01, a populao estudada de enfermeiros mostra 75% so mulheres, ou seja, trs pessoas e 25% corresponde ao nico enfermeiro homem do local. Isso remonta que ainda prevalece a existncia do pblico feminino na profisso, porm no se deve considerar que a profisso seja permeada apenas por mulheres, pois indicaria excluso, e sabe-se que atualmente tanto homens quanto mulheres exercem papis preponderantes para a prtica assistencial. Tabela 01: Distribuio percentual do sexo Sexo (%) Feminino 75 Masculino 25 Total 100
Fonte: R.T.S. Soares. Dados de campo, 2008.

Quanto a faixa etria (tabela 02), tem-se: 75% das pessoas possuem idade que varia entre 25 35 anos e 25% possui idade entre 45 55 anos. Observa-se um pblico jovem

em sua maioria, com certo vigor para a realizao de tarefas e idias novas, para assim transmitir a atualizao profissional dos entrevistados, no deixando de levar em considerao a importncia da experincia profissional, vivenciada para lidar com situaes que surjam. Tabela 02: Distribuio percentual da faixa etria Faixa etria (anos) (%) 25 - 35 75 45 - 55 25 Total 100
Fonte: R.T.S. Soares. Dados de campo, 2008.

5.1.2 Grau de formao De acordo com os dados levantados, verificou-se que 100% dos enfermeiros que participaram do estudo encontram-se cursando alguma especializao, o que pode significar que os mesmos esto buscando cada dia mais conhecimentos, como forma de prestar uma melhor assistncia sua clientela. 5.2 Experincia profissional na Ateno Bsica No aspecto profissional, quando questionados quanto ao tempo de servio na UBS em estudo observou-se um predomnio de trabalho, que varia de dois a oito anos, prevalecendo um corpo profissional recente, devido a presente chamada de profissionais aprovados em concursos pblicos e por meio de contratos administrativos para suprir a necessidade de enfermeiros da unidade de sade. Observou-se que a maioria dos profissionais enfermeiros (75%) trabalham h mais de dois anos nas equipes de SF (tabela 03), fato este importante para a anlise dos dados, j que a relao profissional e comunidade j se consolidada pelo tempo de convivncia e entrosamento entre os cuidadores assistida. e os indivduos a serem cuidados na comunidade

Tabela 03: Tempo de atuao do enfermeiro no PSF da unidade TEMPO DE ATUAO 1 2 anos 2 3 anos + 3 anos TOTAL
Fonte: R.T.S. Soares. Dados de campo, 2008.

% 25 50 25 100

O tempo de atuao dentro de uma determinada rea de abrangncia do PSF permite uma maior envolvimento do profissional com a comunidade, o que por sua vez reflete melhores resultados dentro dos indicadores de sade, visto os mesmos vivenciarem e compreenderem a realidade da comunidade em que trabalham e sua dinmica de atuao ser reconhecida. No decorrer do levantamento dos dados, observou-se um predomnio de consultas de enfermagem e visitas domiciliares (100%), dentre as principais atividades realizadas pelo enfermeiro do PSF (tabela 04), seguidos de 50% de palestras educativas e servios burocrticos do programa e 25 % de administraes de medicamentos prescritos pelo mdico. Tabela 04 Distribuio das principais atividades realizadas no cotidiano do enfermeiro do PSF. ATIVIDADES REALIZADAS N ENFs % Consulta de enfermagem 4 100 Administrao de medicaes prescritas 1 25 Palestras educativas 2 50 Atividades burocrticas do PSF 2 50 Visitas domiciliares 4 100
Fonte: R.T.S. Soares. Dados de campo, 2008.

Ainda se percebe um predomnio de consultas de enfermagem (ambulatorial e domiciliar), oportunidades para uma aproximao com a populao local, pois contribuem para a realizao das atividades assistenciais do enfermeiro, pois antes havia o modelo de apenas a populao procurar os servios de sade, atualmente esta situao remonta um novo diferencial na assistncia de enfermagem. As visitas domiciliares ajudam a chegar nas pessoas com dificuldade de se deslocarem at a unidade de sade principalmente se estiverem debilitadas fisicamente e biologicamente. No caso da administrao de medicamentos prescritos pelos mdicos

ainda parte da rotina do enfermeiro em participar e colaborar no tratamento do indivduo para o processo de cura. As palestras educativas resultam na adoo de hbitos e comportamentos mais saudveis para a populao, direcionando e reforando condutas sobre noes de higiene e bem-estar como forma de amenizar os problemas de sade e doena. Quanto as atividades burocrticas, ainda assim exigido do enfermeiro o preenchimento de produes e documentos da prpria UBS no que compete seu trabalho, como forma de acompanhar o desenvolvimento das tarefas que realiza junto com a equipe do PSF. Em relao aos dados mencionados pelos enfermeiros e referentes ao ESF, 100% dos mesmos responderam que as aes educativas so importantes na UBS, destacando: a base do programa, pois trabalha a preveno (E1). Contribui para uma melhor qualidade de vida no que diz respeito a preveno de doenas (E2). garantir a integralidade da ateno por meio da realizao de aes de promoo da sade, preveno de agravos (...). (E4) Diante de tal fato, as atividades educativas so de suma relevncia na promoo e preveno de doenas e agravos sade, por possibilitarem condies que modifiquem a forma de pensar e agir da populao, se forem promovidas com freqncia acabam tendo resultados positivos.
Aes de educao permanente em sade buscam assegurar a qualidade e efetividade das prticas e a adequao delas aos pressupostos da integralidade, declarados como princpio do sistema de sade do pas, para o qual se atribui a responsabilidade de efetivar aes de promoo, preveno, tratamento e reabilitao da sade 9.

Com isso, propem-se mudanas significativas em como o profissional pode atuar para assim viabilizar as estratgias previstas pelo SUS, reafirmando o modelo vigente na prtica assistencial e educativa, representada pelo ESF. Quanto s atividades educativas mencionadas pelos enfermeiros tem-se as palestras e orientaes durante as visitas domiciliares, sendo as seguintes questes mencionadas:

As atividades realizadas foram palestras que visam orientar a populao quanto a preveno de doenas, a ateno criana, o adolescente, a mulher, adulto e idoso. Promovendo uma melhor qualidade de vida populao. (E4) No temos atividades elaboradas, porm a educao feita no dia-a-dia na UBS e nas reas, so realizados palestras nas escolas e outras instituies prximas unidade pelas equipes do PSF. (E2) Ao que se refere aos materiais e ferramentas didticas de trabalho, algumas respostas variavam quanto a disponibilidade de materiais para haver a execuo das atividades, outras se assemelharam. Porm todas mostraram a necessidade e a preocupao com a deficincia e a precariedade ou mesmo a falta de recursos materiais para disporem na realizao do trabalho educativo. Usamos pouco materiais como cartolinas, cartazes, fotos. (E2) Cartazes, folders e raramente dispomos de data-show. s vezes, usa-se vdeo. Infelizmente no dispomos mais de recursos. (E3). As atividades desenvolvidas pela equipe do PSF, utiliza-se vdeos, data-show, cartazes, folder, quites odontolgicos e outros. Para informar e orientar de forma descontrada e atrativa. (E4) Diante das informaes levantadas observa-se a falta de investimentos em recursos materiais para otimizar as prticas educativas, o que acabam por prejudicar o processo de educao em sade, visto se fazer necessrio a aquisio de atrativos, como recursos audio-visuais, possibilitando uma melhor assimilao dos temas abordados. Segundo a citao6: (...) importante ter em mente, que o objetivo principal da educao em sade ajudar o indivduo a adquirir os conhecimentos necessrios para mudar a realidade. Dentre as mudanas significativas observadas dentro e fora da UBS, aps implantao do PSF, foram mencionadas melhora do servio e aumento da confiabilidade da populao quanto prestao do servio, o que por sua vez refletiu numa diminuio de atendimentos dentro da UBS.

Acredito que a demanda de usurios diminuiu na UBS, visto que o mdico vai a residncia prestar assistncia, assim como toda equipe do PSF. (E3) Foi trazer a comunidade para dentro da unidade, conhecer o estado de sade da populao ao redor da UBS e o apoio das equipes para o melhoramento do atendimento em nmeros e qualidade. (E2) O incio de uma pequena mudana no pensamento sobre sade da populao e dos profissionais do PSF. (E1) Em ambos os aspectos houve melhoras devido o melhor acesso da comunidade UBS, que atualmente apresenta uma maior disponibilidade dos componentes da equipe, de equipamentos e consultas. (E4) No item correspondente as dificuldades que foram encontradas para realizar os trabalhos do PSF foram citadas: Reconhecimento pelo trabalho prestado populao, falta de materiais, salas inadequadas para os atendimentos. (E2) Falta de recursos materiais (aparelho de P.A., glicosmetro, sonar, balana) e humanos (ACS), pois muitas microreas so descobertas. (E3) O objetivo do programa a (...) reorganizao da ateno sade (...)11, como forma de prestar uma assistncia diferenciada populao. Dentre os fatores imprescindveis para garantir um atendimento de qualidade faz-se necessrio dispor de uma boa estrutura para acolher a comunidade, recursos humanos capacitados, salas equipadas, boa ventilao e iluminao, recursos materiais, de modo a favorecer uma melhora na assistncia prestada e maior reconhecimento pelas aes desenvolvidas, o que remonta novamente o sentido de qualidade do atendimento. E como forma de oportunizar melhoria ao PSF, foi perguntada sobre as ferramentas indispensveis ao enfermeiro para desenvolver suas atividades, dentre elas destaca-se:

Conhecimento, comprometimento, dedicao, unio da equipe para que tenha um trabalho produtivo e harmnico e principalmente amor pela profisso (E4). Equipe empenhada e unida, apoio da direo e dos funcionrios da unidade, materiais de trabalho (aparelho de P.A., balana, sonar, etc.). (E2) Recursos materiais (...) (E1) O PSF funciona como uma equipe, se no haver cooperao, no se desenvolve um bom trabalho, alm claro dos recursos materiais. (E4) Diante as informaes levantadas, pode-se observar a valorizao de questes subjetivas, como dedicao, unio e cooperao entre os profissionais, como ferramentas essenciais para garantir um atendimento de qualidade comunidade, pois so caractersticas essenciais ao trabalho em equipe. Porm, no se pode deixar de citar a importncia dos recursos materiais na realizao das tarefas dirias, pois estes interferem na qualidade da assistncia prestada, como por exemplo, a falta de aparelhos de presso, glicosmetros e balanas,visto os mesmos impossibilitarem o acompanhamento adequado dos pacientes portadores de doenas crnicas e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianas.
Para cuidar da famlia, o enfermeiro e sua equipe precisam ser generalista, mais do que especialista, para atender a demanda; capazes de diversas performances aes e estratgias -, com criatividade e raciocnio rpido para agir com competncia, pacincia, segurana e persistncia; e polivalente, com capacidade de realizar inmeras tarefas e agir em qualquer tipo de situao.

Ressalta-se assim que o enfermeiro assume um trabalho de responsabilidade em todas aes que pratica, bem como deve caracterizar que as atividades educativas quando realizadas promovem mudanas significativas, pois contribuem para o reconhecimento do trabalho do enfermeiro do ESF em participar do processo educativo, no devendo propor que assumir cargo de professor, mais colaborador das atividades que lhe competem.

6 CONSIDERAES FINAIS

As aes realizadas pelo enfermeiro do PSF na UBS possuem importantes relevncias para as medidas de sade coletiva, pois tendem a exercer significados de bemestar oportunos as famlias das reas cobertas pelo programa do MS, colaborando na reflexo e no aprendizado de como proceder diante de situaes de vida que influenciam no processo sade-doena, e na Unidade do Perptuo Socorro, percebe-se o intuito dos profissionais em se estabelecer inter-relao com a comunidade em se minimizar os problemas de sade decorrentes principalmente pela falta de condies socioeconmicas adequadas. No decorrer da pesquisa, observou-se a necessidade dos enfermeiros do PSF, de desenvolverem prticas educativas na UBS em estudo, pois os mesmos manifestavam interesse nesta atividade, porm havia ainda a preocupao principalmente com a dinmica assistencialista, as questes educativas eram suscitadas de forma recorrente nos dilogos com as famlias entretanto este trabalho no era proposto e colocado em prtica na prpria unidade de sade, por informarem a situao de no terem recursos materiais que se destinassem a este fim. Observou-se h grande necessidade dos enfermeiros em organizarem atividades educativas que facilitem a compreenso do pblico que atendido, e a forma como a assistncia de enfermagem ocorre, pois h uma quantidade pequena de funcionrios para realizarem atendimentos a grande quantidade de pessoas que fazem uso dos servios de sade, sendo apenas quatro enfermeiros do PSF, ou seja quatro equipes deste programa que atuam divididos em dois turnos: manh e tarde e, mesmo assim no conseguem cobrir todas as micro-reas do bairro, existindo seis descobertas. Mesmo diante destas situaes a implantao do PSF possibilitou mudana significativa de como a sade vista pela populao pois percebeu-se a melhora na qualidade da assistncia as famlias atendidas em virtude do enfermeiro passar a acompanhar de perto o modo de vida destas. Assim, a ESF vem dando certo enquanto modelo assistencial que o MS investe, havendo profissionalismo da equipe de sade do Perptuo Socorro para que transcorra o servio, e o enfermeiro possui habilidades especficas neste contexto, sendo um colaborador da sade e no processo educativo.

7 REFERNCIAS

1 ALBUQUERQUE, A.P.A et all. Aes educativas de enfermeiros, mdicos e agentes comunitrios em unidades de sade da famlia. Rev Enferm UFPE On Line. 2008; 2(1):2835. 2 ALENCAR, R.C.V. A vivncia da ao educativa do enfermeiro no Programa Sade da Famlia (PSF). Dissertao (mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Escola de enfermagem, 2006. 120p. 3 FIGUEIREDO, N.M.A.; TONINI, T. (org.). SUS e PSF para enfermagem: prticas para o cuidado em Sade Coletiva. 2 reimpresso da 1 Ed. So Paulo: Yends Editora, 2008. 312p. 4 OHARA, E.C.C.; SAITO, R.X.S. (org.). Sade da Famlia: consideraes tericas e aplicabilidade. So Paulo: Martinari, 2008. 424p. 5 COFEN - Conselho Federal de Enfermagem.Conselho Regional de Enfermagem do Amap - COREN AP. Lei 5.905/73. Documento base para o exerccio profissional. Cdigo de tica dos profissionais de enfermagem. Mandato: 2003-6. 6 BORGES, C.J. Avaliao de aes educativas em sade com grupos de gestantes: estudo comparativo entre Unidade Sade da Famlia e Unidade Bsica de Sade. Dissertao (mestrado) Universidade Federal de Gios. Faculdade de enfermagem, 2005. 158p. 7 FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 33 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p. 8 PEREIRA, E.S. Pratica educativa: a unibitica como estratgia para melhorar a qualidade de vida. InterAES - Cultura e Comunidade / v. 2 n. 2 / p. 81-89 / 2007. Disponvel em: < http://200.233.146.122:81/revistadigital/index.php/revistateste/article/view/5/6 > Acesso em: 18 jan 2009. 9 SAITO, R.X.S. Integralidade da ateno: organizao do trabalho no programa sade da famlia na perspectiva sujeito-sujeito. So Paulo: Martinari, 2008. 160p. 10 GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002. 11 LEITE, K.A.O.; MEDEIROS, F.A.L. O ato de cuidar na perspectiva de profissionais do programa sade da famlia (PSF). Rev. Nursing. 2008; 11(126): 518-523.

Das könnte Ihnen auch gefallen