Sie sind auf Seite 1von 4

BOURDIEU, Pierre. A iluso biogrfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes, AMADO, Janana (org.).

Usos & abusos da histria oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996. P. 183-191.

FICHAMENTO
Diogo Franco Rios

A histria de vida uma dessas noes do senso comum que entraram como contrabando no universo cientfico [...] Falar de histria de vida pelo menos pressupor - e isso no pouco - que a vida uma histria e [...] inseparavelmente o conjunto dos acontecimentos de uma existncia individual concebida como uma histria e o relato dessa histria. P. 183 Um destaque que considero relevante apontado inicialmente por Bourdieu: em se tratando de histria de vida: a histria e o relato se constituem como componentes inseparveis. Assim, colocada uma questo que me parece importante no mbito dos trabalhos que esto sendo realizados recentemente pela Histria da Educao Matemtica no pas, considerando o tipo de fontes que tm sido utilizadas. Enquanto reflexo metodolgica: Para alm dos fatores que interferem nas memrias individuais e coletivas, que precisam ser levadas em considerao, - Qual o papel das prticas discursivas na histria de vida? - Como fazer a crtica s fontes nesse caso, se as variaes produzidas no discurso compem a prpria histria?

Bourdieu no est sendo colocando em questo a veracidade objetiva do narrado, mas a problemtica do enredo, o objetivo da construo de certo discurso e suas implicaes, extrapolando a questo da lembrana.

exatamente o que diz o senso comum, isto , a linguagem simples, que descreve a vida como um caminho, uma estrada, uma carreira, [...] um percurso orientado, um deslocamento linear, unidirecional [...] que tem um comeo [...] etapas e um fim, no duplo sentido, de trmino e de finalidade [...] Isto aceitar tacitamente a filosofia da histria no sentido de sucesso de acontecimentos histricos, Geschichte, que est implcita numa filosofia da histria no sentido de relato histrico, Historie, em suma, numa teoria do relato, relato de historiador ou romancista, indiscernveis sob esse aspecto, notadamente biografia ou autobiografia. (grifo nosso) p. 183184 O autor aponta que esse tratamento s narrativas estabelece algumas caractersticas:

- narrativa teleolgica; - a vida como um todo, um conjunto coerente e orientado; Com isso Bourdieu prope uma chave de leitura dos depoimentos, pelo menos em primeira instncia, alertando para o risco da compra do discurso. Destaca que h um esforo lgico por traz da narrao da vida. Uma lgica do relato que busca estabelecer uma inteligibilidade produzida/construda posteriormente ao ocorrido, a partir de uma viso no final do percurso, visando estabelecer em toda a narrativa uma coerncia, ainda que criada artificialmente.

Sem dvida, cabe supor que o relato autobiogrfico se baseia sempre, ou pelo menos em parte, na preocupao de dar sentido, de tornar razovel, de extrair uma lgica ao mesmo tempo retrospectiva e prospectiva, uma consistncia e uma constncia, estabelecendo relaes inteligveis, como a do efeito a causa eficiente ou final, entre os estados sucessivos, assim constitudos em etapas de um desenvolvimento necessrio. (grifo nosso) p. 184 No entanto, cabe ao historiador um papel diferente daquele que narra sua histria. Na explicao dessa diferena que est o objetivo central desse artigo. Contudo, antes de apontar para o papel do historiador na anlise de uma histria de vida, ele desmonta o argumento de inteligibilidade na consistncia do encadeamento de toda uma trajetria de vida, associando-a a tradio literria romanesca, tambm questionada pelo romance moderno: [...] o advento do romance moderno est ligado precisamente a esta descoberta: o real descontnuo, formado de elementos justapostos sem razo, todos eles nicos e tanto mais difceis de serem apreendidos porque surgem de modo incessantemente imprevisto, fora de propsito, aleatrio. P. 185 Nada nos obriga a adotar a filosofia da existncia [...] mas, em todo caso, no podemos nos furtar a questo dos mecanismos sociais que favorecem ou autorizam a experincia comum da vida como unidade e como totalidade. [...] Mas essa identidade prtica somente se entrega intuio na inesgotvel srie de suas manifestaes sucessivas, de modo que a nica maneira de apreend-la como tal consiste talvez em tentar recuper-la na unidade de um relato totalizante (como autorizam a faz-lo as diferentes formas, mais ou menos institucionalizadas, do "falar de si", confidncia, etc.). p. 185-186 Bourdieu segue analisando que mecanismos ento favoreceriam essa busca por inteligibilidade e coerncia da narrativa de si, destacando que esse tipo de relato em muito se aproxima das representaes oficiais que o indivduo tem de si, como a carteira de identidade, por

exemplo, afastando-se do que poderiam ser suas narrativas em conversas de frum ntimo que poderiam estabelecer com seus familiares, por exemplo.

As leis que regem a produo dos discursos na relao entre um habitus e um mercado se aplicam a essa forma particular de expresso que o discurso sobre si; e o relato de vida varia, tanto em sua forma quanto em seu contedo, segundo a qualidade social do mercado no qual oferecido - a prpria situao da investigao contribui inevitavelmente para determinar o discurso coligido. Mas o objeto desse discurso, isto , a apresentao pblica e, logo, a oficializao de uma representao privada de sua prpria vida, pblica ou privada, implica um aumento de coaes e de censuras especficas (das quais as sanes jurdicas contra as usurpaes de identidade ou o porte ilegal de condecoraes representam o limite). (grifo nosso) p. 188-189 Ou seja, interessa saber no apenas o que o indivduo diz, mas porque diz o que diz. Voltamos agora para questo da diferena entre os papeis de quem narra e do historiador que trabalha com histria da vida. Bourdieu coloca para o historiador a responsabilidade de enxergar as foras que mobilizam o depoente pelo menos em dois sentidos, a saber, desde aquelas que o identificam como membro de um grupo social, historicamente localizando e que ter implicaes em suas concepes explicativas do mundo/sociedade sua volta; at quelas foras coercitivas relacionadas a padres de comportamento, - que se impem por identificar-se com o grupo social que participa e deseja permanecer participando. Desse modo, o historiador precisa ficar atento para tambm identificar tais foras que amarram s prticas do narrar de si s lgicas e coeres que a sociedade impe ao indivduo que ela detm. Assim, a busca por coerncia e consistncia no depoimento pode ser explicada pelas foras sociais de identificao coletiva. Querer fixar-se em uma identidade coletiva impe adequao s regras de comportamento e sob essa imposio que o indivduo produz sua narrativa de si. Por isso a produo teleolgica. Por isso conhecer uma histria de vida est amarrado ao conhecimento da sociedade na qual essa vida se realiza. Tentar compreender uma vida como uma srie nica e por si suficiente de acontecimentos sucessivos, sem outro vnculo que no a associao a um "sujeito" cuja constncia certamente no seno aquela de um nome prprio, quase to absurdo quanto tentar explicar a razo de um trajeto no metr sem levar em conta a estrutura da rede, isto , a matriz das relaes objetivas entre as diferentes estaes. p. 189-190

O que equivale a dizer que no podemos compreender uma trajetria [...] sem que tenhamos previamente construdo os estados sucessivos do campo no qual ela se desenrolou e, logo, o conjunto das relaes objetivas que uniram o agente considerado - pelo menos em certo nmero de estados pertinentes - ao conjunto dos outros agentes envolvidos no mesmo campo e confrontados com o mesmo espao dos possveis. p. 190

Das könnte Ihnen auch gefallen