Sie sind auf Seite 1von 82

FISIOLOGIA DA DIGESTAO RUMINANTES

Melhor digestao aqui

Maior producao

Esofago

Intestino

RETICULO
20 Estomago

OMASO
30 Estomago

ABOMASO
40 Estomago ( Verdadeiro)

RMEN
10 Estomago

FUNES DO APARELHO DIGESTIVO


a)

fornecer ao organismo, de forma contnua, nutrientes, gua e eletrlitos;

armazenar alimentos por um determinado perodo de tempo e liber-los parcialmente para sofrerem digesto; c) metabolizar o alimento para absoro;
b) d)

absorcao; e) eliminar os resduos alimentares (produtos no digeridos).

FATORES RESPONSVEIS PELA DIGESTO


a)

Fatores mecnicos - mastigao, deglutio, regurgitao, motilidade gstrica e intestinal e defecao. Fatores secretrios atividades das glndulas digestivas (glndulas do trato gastrointestinal e glndulas acessrias). Fatores qumicos - enzimas, tanto as produzidas pelas glndulas como as das plantas (menos importante) e as substncias qumicas (ex: HCl), produzida pela mucosa gstrica. Fatores microbianos - atividades secretoras dos microorganismos (bactrias, protozorios, fungos e leveduras) presentes no estmago e intestino dos animais ruminantes e no intestino dos herbvoros monogstricos.

b)

c)

d)

ERUCTAO => produo de gases = 30 a 40 litros/h RUMINAO => 30 a 40% do dia ruminando MOTILIDADE DO RUMEN E RETICULO => 1 a 2 /minuto PRODUO DE SALIVA => 150 a 200 litros/dia

APREENSO DOS ALIMENTOS

APREENSO ALIMENTOS
BOVINOS Lngua CAPRINOS E OVINOS Dentes incisivos inferiores Lngua Lbio superior

O processo de digesto inicia-se com a introduo dos alimentos na cavidade oral. O processo de apreenso dos alimentos (captao) varia de acordo com a espcie de animal, podendo ser utilizado em vrios graus dentes, lbios, lngua, cabea e as extremidades dos membros anteriores.

Nos bovinos, a lngua longa e mvel o principal rgo de apreenso. Os lbios, devido a limitao de seus alimentos, no so utilizados na apreenso. Os alimentos so apanhados atravs de movimentos da lngua, introduzidos na boca e cortados pela compresso dos dentes incisivos inferiores contra o palato duro superior.

O processo auxiliado por movimento da cabea, na direo posterior. A aspereza da superfcie da lngua, com suas papilas, impedem o retrocesso do alimento.

Os ovinos e caprinos utilizam, principalmente, os dentes incisivos inferiores e a lngua para apreenso, mas em grau menor que os bovinos. Os carneiros podem apanhar pequenas partculas de alimentos graas a movimentos do lbio superior. Ao ingerirem alimento liquido, os ruminantes colocam apenas a poro mdia da fenda labial sobre o lquido. Atravs da retrao da mandbula e da lngua, produz-se uma presso negativa que aspira o lquido para o interior da cavidade oral.

MASTIGACO EM ANIMAIS RUMINANTES

MASTIGACO
INTRODUO Mastigao x Remastigacao EFEITO DA MASTIGAO Tamanho da partcula Processo de reduo da partcula

A mastigao um fenmeno reflexo que pode receber influncia da crtex cerebral; pode ser interrompida voluntariamente, e por exemplo, partculas indesejveis podem ser retiradas da cavidade oral. O processo da mastigao tem por finalidade reduzir o tamanho dos componentes da alimentao a partculas menores e mistur-las com a saliva, facilitando a deglutio. A importncia da mastigao reside no fato de que o alimento finamente dividido apresenta uma superfcie maior de ao dos sucos digestivos, facilitando a digesto. Os ruminantes utilizam os dentes e o palato duro no processo da mastigao.

A intensidade da mastigao e sua importncia, variam nas diferentes espcies. Nos ruminantes ocorre a moagem do alimento, devido a natureza grosseira de sua dieta. Nos ruminantes, deve-se distinguir entre a mastigao fugaz, aps a ingesto dos alimentos, e aquela aps a regurgitao do contedo do rmen. No primeiro processo, os movimentos mastigatrios no ocorrem com a mesma intensidade que durante a ruminao e, mesmos os movimentos laterais, so pouco pronunciados. O tempo necessrio para mastigar uma determinada quantidade de alimento, depende da intensidade dos movimentos mastigatrios e das caractersticas do alimento. Alimentos ricos em gua, requerem menos movimentos mastigatrios, e portanto, menos tempo que os alimentos secos. Para mastigar 1 Kg de feno uma vaca gasta oito minutos e o nmero de movimentos mastigatrios de 78 a 94/minuto. Este animal, alimentando-se somente de feno realiza em mdia 47.000 movimentos por dia e alimentandose de concentrado e silagem, de 10.700 movimentos por dia.

SALIVA

Nas glndulas salivares existem dois tipos de clulas secretoras, denominadas de clulas serosas e mucosas. De acordo com a secreo destas clulas, temos trs tipos de saliva: Saliva tipo serosa - secretada pelas clulas serosas e caracteriza-se pela presena de eletrlitos e uma quantidade de gua, no tendo mucina. Saliva tipo mucosa - secretada pelas clulas mucosas, caracteriza-se pelo alto teor de mucina, tendo muito pouco eletrlitos e gua. Saliva tipo mista - secretada por ambas as clulas. uma mistura da secreo serosa e mucosa.

QUANTIDADE DE SALIVA PRODUZIDA


ESPCIE Vaca Ovelha Cavalo Suno Homem Galinha QUANTIDADE 98 - 190 litros 6 - 16 litros 40 litros 15 litros 1,5 litros 25 gramas

PRODUO DE SALIVA DE BOVINOS CONSUMINDO DIFERENTES TIPOS DE DIETA


Produo de saliva Dieta Rao peletizada Gramnea fresca Silagem Gramnea seca Feno g/g de alimento ml/minuto Taxa de alimentao g de alimento/minuto

0,68 0,94 1,13 3,25 3,63

243 266 280 270 254

375 283 248 83 70

FATORES QUE AFETAM A SECREO DE SALIVA


Mastigao - a mastigao (ou ruminao) aumenta a secreo de saliva; Alimentos - os alimentos fibrosos e secos, estimulam o aumento na produo de saliva. O contato dos alimentos com a parede do rmen causa um aumento na produo de saliva. O alimento concentrado (gros) estimula a produo de saliva em maior quantidade que determinados volumosos. Distenso - a distenso da parede esofgica e ruminal estimulam aumento na produo de saliva. Olfato - o olfato parece estimular o aumento na produo de saliva.

FUNES DA SALIVA
A saliva, devido ao alto teor de umidade, facilita a mastigao e a deglutio. Durante a mastigao, ocorre umidificao e entumecimento dos alimentos e desprendimento de nutrientes essenciais e substncias que estimulam a sensibilidade gustativa e a secreo de saliva e suco gstrico. Nos ruminantes, existe a lipase salivar que atua na hidrlise de triglicerdeos. Apresenta uma ao lubrificante, principalmente devido a presena de mucina (complexo altamente lubrificante composto de cido neuroamnico e N acetil galactosamina), facilitando o deslizamento do alimento, na deglutio e na ruminao.

FUNES DA SALIVA
Possui uma pequena atividade antibacteriana. Devido ao contedo de ons alcalinos na saliva, so neutralizados principalmente os cidos ons formados no rmen, evitando a acidez crescente do rmen. Atravs da neutralizao, o pH do rmen mantem-se dentro de limites estreitos. Fornece micronutrientes aos microorganismos do rmen. Apresenta uma propriedade antiespumante que ajuda na preveno do timpanismo, que pode ocorrer em diferentes ruminantes. Sob determinadas condies, possui funo excretora, eliminando substncias ingeridas em excesso, como o mercrio e o potssio.

CARACTERISTICAS DA MCOSA DO TRATO GASTROINTESTINAL

PAREDE DO TGI
MUCOSA Epitelio - Lamina prpria - musculatura SUBMUCOSA TECIDO MUSCULAR Circular e Longitudinal SEROSA PLEXUS NERVOSOS Plexus de Meissmer - Plexus de Auerbach GLANDULAS DA SUBMUCOSA

Mesentrica Serosa
Ndulo linftico Plexus mesentrico Mucosa muscular Lmina prpria mucosa Epitlio Plexus da submucosa de Meissner Musculatura longitudinal Musculatura circular Submucosa

Lmen

Vilo

Glndula na submucosa

Esofago

Estomago

Intestino Delgado

Intestino Grosso

MUCOSA DO TRATO GASTROINTESTINAL DE RUMINANTES

Epitlios do estmago dos ruminantes

Retculo/Rmen

Retculo

Rmen

Rmen

ESTMAGO DOS RUMINANTES

O estmago um dos principais rgos do trato gastrointestinal. Nos animais ruminantes, o estmago compreende quatro compartimentos: os pr-estmagos (contendo o rmen, retculo e omaso) e o estmago verdadeiro, o abomaso. Nos animais ruminantes, a estrutura da mucosa dos compartimentos do rmen, retculo e omaso semelhante a estrutura da mucosa da regio esofgica do estmago dos monogstricos e da primeira parte do abomaso. Nestes compartimentos, no existem secrees e predomina a presena de microorganismos (bactrias, fungos, leveduras e micoplasma.) responsveis pela digesto microbiana, fundamental no suprimento de nutrientes para o animal especialmente substrato para produo de energia.

Funes do rmen

PRODUO DE GASES PRODUO DE ACIDOS GRAXOS VOLATEIS PRODUO DE MASSA MICROBIANA

FUNES DO TRATO GASTRO INTESTINAL DE RUMINANTES


ESOFAGO
> Regurgitao da digesta pela ruminao > Escape de gases pela eructao

RMEN
Digesto de celulose, hemicelulose e amido. Fermentao de aucar a acetato, propionato e butirato. Oxidao e absoro de acetato, propionato e butirato. Assimilao de aucares, minerais e nitrogenio no corpo microbiano

INTESTINO GROSSO
Absoro de gua

PASTOREIO, MASTIGAO, RUMINAO SECREO SALIVAR

RMEN
Absoro de acetato, propionato e butirato, acidos, sodio e outros ions

INTESTINO DELGADO
Absoro tpica de microorganismos. Absoro de aas

RETCULO

OMASO

ABOMASO
Secreo de HCl mata os microorganismos Digesto peptidica de microorganismos

> Regurgitao na Absoro de gua, acetato, propionato ruminao e butirato > Eructao

Digesto de carboidratos pelos ruminantes

Carboidratos

ENERGIA
ELm ELg ELl

Figado Tecidos Carboidratos dos alimentos

CO2 & CH4

cidos Orgnicos

Microorganismos Intestino grosso

Carboidrato que escapa Rumen

Figado Tecidos Carboidratos dos alimentos

CO2 & CH4

cidos Orgnicos

Microorganismos
Intestino grosso

Carboidrato que escapa Rumen

Absorcao de acucares e proteina microbiana

Figado Tecidos Carboidratos dos alimentos Glicose

CO2 & CH4

cidos Orgnicos

Fezes

Microorganismos Intestino grosso

Carboidrato que escapa Rumen

Absorcao de acucares e proteina microbiana

Absoro do AGV
?

Mecanismo eficiente e de alta capacidade ? Epitlio dos pr-estmagos ? Poucos AGVs escapam para vias digestivas inferiores Manuteno do pH ruminal ? Remoo do cido da ingesta ? Contribuio com bicarbonato no processo

Digesto de protenas nos ruminantes


? Microbiana (no rumen)
? Bactrias ? Protozorios 50% atividade proteolticas

? Enzimtica
? Abomaso ? Intestino Suco gstrico Suco pancretico (proteases) Enzimas intestino

Microrganismos que participam da digesto das protenas pelos ruminantes


Bactrias
Bacterodes amylophilus Bacterodes rumnicola Selemona ruminatum Butyribrio fibrisolvens Succinovibrio sp Borelia sp

Isotricha Dasytricha

Protozorios

As protenas permanecem engolfadas at serem digeridas pelos protozorios ou at a morte deste para serem removidos pelo ID

Ingerem partculas de protenas e armazenam dentro de seus corpos protegendo da ao das bactrias

Utilizao de nitrognio pelos ruminantes

Digesto de lipdeos pelos ruminantes


Fontes de lipdios Volumosos e concentrados Principal lipdio diettico: Triglicerdios Outros: Colesterol, ster de Colesterol Fosfolipdios

Saliva Lipase Salivar Triglicerdios que contm cido butrico Rmen: lipdios de origem animal e vegetal Microorganismos Saturao Formas CIS e TRANS Hidrlise de Triglicerdios Glicerol e cidos Graxos

Rmen Glicerol cido Propinico cido Ltico cido Succnico Fosfolipdios: Hidrlise cidos Graxos Insaturados: Hidrogenao cido Olico Linolnico Linolico Esterico

Absoro dos lipdeos pelos ruminantes


Absoro Emulsificao Hidrlise Formao de Micelas Absoro Intestino Delgado: Emulsificao -cidos Biliares Hidrlise Lipase e co-lipase (Pncreas) Lipase: 2 c.graxos e 1 monoglicerdio

DIGESTO NO ESTOMAGO DOS RUMINANTES

REGIES DO ESTOMAGO
Regio Esofgica: regio da mucosa inicial do estmago prximo ao esfncter crdia , onde a mucosa apresenta uma estrutura semelhante a estrutura da mucosa esofgica. Regio Crdia: regio localizada aps a regio esofgica, com estrutura da mucosa j diferenciada, e apresentando clulas que secretam substncia mucosa (abomaso). Regio Fndica: principal regio do abomaso, onde a mucosa apresenta grande nmero de clulas secretoras de suco abomasal. Regio Pilrica: regio prxima ao esfncter pilrico, apresenta a estrutura da parede com bastante musculatura, tendo como funo primordial a mistura e diluio do alimento com suco abomasal.

CLULAS DO ESTMAGO
Clulas superficiais - funo primordial secretar muco e um fludo alcalino. Clulas mucosas ou clulas epiteliais - secreo de muco e fludo alcalino (rico em eletrlitos) Clulas principais - secretar as pr-enzimas do suco abomasal (pepsinognio principalmente). Clulas parientais ou oxnticas - secreo de cido clordrico (HCl) e do "fator intrnseco" (IF - Intrinsec Factor), responsvel direto pela absoro da vitamina B12 nos animais. Clulas pilricas - secreo de pr-enzimas do suco gstrico (como o pepsinognio) e de muco. Clulas enterocromafnicas - produo e secreo do hormnio gastrina, diretamente para a corrente sangnea. Clulas no diferenciadas - so clulas primordiais, no diferenciadas, que originariam as demais clulas encontradas no abomaso.

INTESTINO DELGADO DOS ANIMAIS RUMINANTES

O intestino delgado apresenta a estrutura geral do aparelho digestivo, mas a mucosa se caracteriza por possuir vilosidades e microvilosidades, em toda a extenso. O tamanho das vilosidades entre 0,5 a 1,5 milmetros, e com uma densidade de 10 a 40/mm2. Cada uma destas vilosidades, possuem as microvilosidades, que apresentam uma densidade de 20.000/mm2. A presena na mucosa das vilosidades e microvilosidades, aumenta muito a superfcie do intestino delgado; no homem de 300/m2 e no suno, 9.000/m2 e nos ruminantes variando de 6.000 a 12.000/m2.

ESTRUTURA INTESTINAL E FUNO DAS VILOSIDADES A superfcie da mucosa intestinal intensamente pregueada e apresenta numerosas vilosidades. As vilosidades constituem-se de invaginaes da lmina prpria que diferem nos diversos tipos de animais na forma, tamanho e posio. Quanto menor for a capacidade absortiva de um determinado segmento intestinal, mais desenvolvido o sistema de vilosidade. As vilosidades mais bem desenvolvidas e maiores ocorrem, nos carnvoros e no cavalo; no suno, so menores e nos bovinos muito pouco desenvolvidas.

CLULAS ABSORTIVAS DO INTESTINO DELGADO


As clulas absortivas apresentam uma borda em escova. As microvilosidades so recobertas por um envoltrio contnuo rodeados de finos filamentos dispostos radialmente. A borda em escova a regio de diferentes enzimas que, entre outras funes, garantem o processo digestivo da membrana. As membranas das clulas absortivas compe de zonas hidrfobas e hidrfilos (0,1% da superfcie celular). Atravs destes poros, so transportados aminocidos, acares e ons. Na passagem de uma substncia atravs destes poros por processo de difuso simples, existe uma relao entre o tamanho das mesmas e o tamanho molecular. Devido a diferentes tamanhos de poros, existe uma seletividade na absoro dos substratos. As zonas lipdicas, constituem exclusivamente os locais de transporte de compostos apolares.

MOTILIDADE DO INTESTINO DELGADO O fluxo abomasal est ligado atividade cclica sobrepostas ao longo do intestino delgado em fluxo de intervalos de 90 a 120 min. A durao das contraes regula a passagem da digesta. A motilidade dividida em ondas consecutivas, iniciadas em contraes rtmicas (peristalse) e segmentadas (segmentao rtmica), localizadas nos segmentos sucessivos do intestino delgado.

FIGADO, BILIS E VESICULA BILIAR

O fgado um dos maiores rgo do organismo, e do ponto de vista metablico, o mais complexo. A estrutura bsica do fgado o lbulo, formado por cordes de clulas que se irradiam da trade portal contendo o canal biliar intraglobular e os ramos terminais dos vasos da circulao: veia porta, artria heptica e linfticos. O fgado tem como funo bsica no processo de digesto, a formao e excreo da bile a partir de produtos provenientes das clulas do parnquima heptico, como por exemplo, conjugados da bilirrubina, colesterol, cido clico sob formas de sais biliares e excreo de substncias removidas do sangue pela atividade heptica, como metais pesados e corantes (bromosulfoleina e a fosfatase alcalina). Nos ruminantes, a bile armazenada na vescula biliar que quando estimulada, libera o contedo dentro do intestino delgado, fundamental no processo de digesto e absoro das gorduras, colesterol, vitaminas lipossolveis e outros compostos.

PRODUO, SECREO E ARMAZENAMENTO DA BILE


A secreo da bile necessria para a digesto e absoro de lipdeos e para a eliminao normal de vrios produtos endgenos (colesterol, pigmentos biliares) e produtos qumicos administrados aos animais. A secreo da bile estudada sob trs aspectos: a formao da bile pelos hepatcitos e ductos peliares, o armazenamento e a concentrao da bile na vescula biliar e a expulso e transporte da bile da vescula biliar para o lmen do intestino. A bile uma complexa mistura de componentes orgnicos e inorgnicos. Normalmente a bile uma substncia homognea e depende do ambiente fsico da soluo em que se encontra. No quadro 18 esta representado a composio aproximada da bile de ovinos.

EMULSIFICAO
Os sais biliares tm uma grande capacidade de reduzir a tenso superficial da gua, sendo capazes de atuar nas gorduras que chegam ao intestino dissolvendo os cidos graxos e os sabes insolveis em gua (dividem a gordura em gotas cada vez menores). A bile necessria no processo de digesto e absoro da gordura e na absoro das vitaminas lipossolveis (A, D, E e K). Quando a digesto da gordura prejudicada, outros alimentos tambm so mal digeridos, uma vez que a gordura cobrem as partculas alimentares e impedem a ao das enzimas. A ligao ou presena dos sais biliares com os cidos graxos monoglicerdeos, produtos de digesto de fosfolipdeos e vitaminas lipossolveis, formam micelas, que so solveis em gua, e conseqentemente, mais facilmente absorvidas.

CARACTERSTICAS DA SECRE O BILIAR EM RUMINANTES Especialmente no caso dos ruminantes, a digesto que ocorre no intestino delgado dependente das secrees do fgado e vescula biliar do pncreas e da mucosa do intestino delgado. A secreo biliar e a pancretica entram direto no intestino pelo ducto biliar sendo outras enzimas secretadas pela mucosa intestinal (produzidas pelas clulas glandulares do duodeno). O aumento de pH tem importante implicao com relao a atividade enzimtica no intestino, devido a secreo enzimtica amiloltica e proteoltica do pncreas e mucosa intestinal geralmente ter um pH timo de neutro a ligeiramente alcalino. Mais de 90% dos sais biliares secretados no duodeno so reabsorvidos no leo, retornando ao fgado pela circulao enteroheptica.

CARACTERSTICAS DA SECRE O BILIAR EM RUMINANTES Pesquisas com ovinos mostram que o fluxo biliar aumentava de 1,7 ml/hora para 20 a 40 ml/hora quando sais eram re-infusados no intestino o aumento na secreo pode ser atribudo a um efeito estimulatrio da reabsoro de sais biliares, os quais retornam ao fgado. A circulao enteroheptica de sais biliares aparentemente exerce mais ou menos efeitos estimulatrios contnuo na secreo biliar. A entrada de digesta no duodeno tambm influncia a taxa de secreo biliar. A passagem contnua de digesta direta para o abomaso e duodeno e o retorno para o fgado de sais biliares reciclados provavelmente so os mais importantes fatores que regulam a secreo biliar em ruminantes.

MICELA FORMADA POR SAIS BILIARES, TRIACILGLICEROL E LIPASE PANCREATICA

PANCREAS E SECREO PANCRETICA

A secreo pancretica excrina est dividida convenientemente em componentes aquosos ou bicarbonatos e componentes enzimticos. A funo do componente aquoso a neutralizao do contedo duodenal de modo que evita danos mucosa duodenal pela ao do cido clordrico e pepsina, elevando o pH do contedo prximo ao timo para a atividade das enzimas pancreticas. O componente enzimtico um pequeno volume de secreo contendo enzimas que vo atuar na digesto dos constituintes da dietas dos ruminantes.

CARACTERSTICAS DA SECREO PABCRETICA EM RUMINANTES O suco pancretico secretado pelos ruminantes contm enzimas amilolticas, lipolticas e proteolticas em soluo de eletrlitos e gua. A atividade destas enzimas so aproximadamente as mesmas da secreo pancretica dos monogstricos. A atividade das enzimas pancreticas no intestino dos ruminantes muito baixa, sendo o volume total se suco pancretico secretado de 2,2 a 4,8 l/dia em bovinos e 350 a 450 ml/dia em ovinos. A entrada de digesta no duodeno o fator mais importante fator regulador do volume do suco pancretico secretado em ruminantes, correspondendo ao fluxo contnuo de digesta. A extenso da digesto ps ruminal de amido que escapa da fermentao ruminal particularmente dependente da secreo de quantidade adequada de amilase pancretica. A quantidade de amido que chega ao intestino afeta a quantidade de amilase secretada.

ENZIMAS ENCONTRADAS NO SUCO PANCRETICO CLASSE Carboidrases Amilase Quintinase Tripsina Endopeptidases Proteases: Quimotripsina A Quimotripsina B Quimotripsina C Exopeptidases Carboxipeptidase A Carboxipeptidase B Lipases Triacilglicerol lipase Fosfolipase A Colesterol esterase Nucleases Ribonuclease Desoxiribonuclease NOME SECREO Enzima ativa Enzima ativa Tripsinognio Quimotripsinognio A Quimotripsinognio B Quimotripsinognio C Procarboxipeptidase A Procarboxipeptidase B Enzima ativa Profosfolipase Enzima ativa Enzima ativa Enzima ativa

DIGESTO NO TRATO GASTROINTESTINAL DOS ANIMAIS RUMINANTES

A digesto pode ser definida como o somatrio de processos pelos quais macromolculas do alimento so degradadas compostos simples, os quais so absorvidos pelo trato gastro intestinal. Em todas as espcies de ruminantes, a digesto constituda pelo metabolismo fermentativo da dieta (devido aos microrganismos do rmen e ou intestino) e pela decomposio hidroltica enzimtica dos nutrientes (secrees no abomaso e no intestino delgado). Os ruminantes so animais que tem maior atividade fermentativa microbiana (nos pr-estmago) mas a digesto ps-ruminal vital para o animal, Pois os lipdeos, protenas, vitaminas, minerais e alguns carboidratos no estruturais escapam fermentao ruminal ficando disponveis para o animal hospedeiro por esta rota.

DIGESTO NO INTESTINO DELGADO Com exceo dos animais ruminantes, no intestino que a maior parte das substncias alimentares degradada. Os produtos da degradao alimentar so absorvidos de maneira contnua e extensa. A mucosa intestinal dispe de uma atividade metablica intensa, necessria para a manuteno das numerosas transformaes pelas quais os produtos digeridos sofrem a fim de serem absorvidos. O bolo alimentar transportado atravs do piloro para o intestino delgado, apresentando uma consistncia fluda, e denominado quimo. No intestino o mesmo submetido s secrees que continuam degradao dos alimentos. Durante a sua passagem pelo intestino delgado, o quimo submetido s aes das secrees pancretica, entrica e biliar.

DIGESTO DE PROTEINA NO INTESTINO DELGADO


O desdobramento das protenas no intestino delgado ocorre tanto intraluminalmente pelas ao das enzimas do suco pancretico (tripsina, quimiotripsina e carboxipeptidases), ou atravs da digesto de contato e da degradao intracelular, pelas aminopeptidases e dipeptidases das clulas da mucosa. Os peptdeos de alto peso molecular, produtos da digesto abomasal, so inicialmente degradados no lmen intestinal pela tripsina e quimiotripsina. A tripsina tem uma alta especificidade ao substrato e degrada ligaes de lisina e arginina. As carboxipeptidases do suco pancretico encurtam as cadeias peptdicas atravs da hidrlise de resduos dos aminocidos no carbono terminal.

DIGESTO DE PROTEINA NO INTESTINO DELGADO A degradao dos oligopeptdeos ocorre atravs da digesto da membrana intracelular. As aminopeptidases separam os aminocidos por quebra do nitrognio terminal no fim da cadeia. As dipeptidases quebram apenas os peptdeos com um grupo livre carboxil ou amnico. As dipeptidases e aminopeptidases so encontradas principalmente na borda em escova das clulas epiteliais e, nesta regio, provavelmente, ocorre quebra das ligaes peptdicas atravs do contato do substrato com a mucosa intestinal.

DIGESTO DE PROTEINA NO INTESTINO DELGADO A degradao do DNA e RNA ocorre atravs de ribonucleases e desoxiribonucleases do suco pancretico. As ribonucleases quebram os oligonucleotdeos do RNA e os grupos pirimdicos 3 nucleotdeos. As desoxiribonucleases quebram o DNA em oligodesoxiribonucleotdeos. Na degradao subseqente dos produtos da hidrlise participam fosfodiesterases. A degradao do DNA e RNA importante para os ruminantes pois os microorganismos do rmen (em grande parte degradados no intestino) so ricos nestes cidos nucleicos.

DIGESTO DE CARBOIDRATOS NO INTESTINO DELGADO


A degradao dos carboidratos ocorre em duas etapas: o desdobramento intraluminal dos polissacardeos e a digesto por contato dos produtos de degradao, assim como dos oligossacardeos provenientes da alimentao. A degradao intraluminal do amido e do glicognio ocorre pela ao da amilase pancretica, que rompe as ligaes 1,4-glicosdicas mas no as ligaes 1,6-glicosdicas. As dissacaridases e as dextrinases atuam na degradao dos dissacardeos so degradadas a maltose (pelas maltases), lactose (pela lactase) e a sacarose (pela sacarase). Uma dextrinase (isomaltase, oligo-1,6 glicosidase ) rompe ligaes 1,6-glicosdeos ramificados em maltose e glicose. A mucosa intestinal secreta muco e tambm o local de origem de certas enzimas entricas, as quais so especialmente importante na digesto ps ruminal de carboidratos. As clulas de Brunners, no duodeno proximal, secreta um suco neutro ligeiramente alcalino o qual contm amilase e ribonucleases numa taxa de secreo de suco duodenal de 13 ml/h em ovinos alimentados uma vez por dia. Aumentando a freqncia de alimentao de 1 para 3 vezes ao dia e aumentando a taxa de fluxo de digesta para o duodeno, produz um aumento na taxa de secreo para 26 ml/h.

DIGESTO DE LIPIDEOS NO INTESTINO DELGADO


A digesto lipdica intraluminal compreende a emulsificao das gorduras pelos sais biliares, a sua degradao hidroltica e a formao de micelas. A emulsificao da gordura ocorre com a participao dos cidos biliares que provocam diminuio da tenso superficial da gua e com isto elevam o grau de disperso dos lipdeos. Os cidos biliares elevam, alm disso, a atividade da lipase e impedem uma nova esterificao dos cidos graxos no intestino delgado. A lipase pancretica quebra a molcula de triglicerdeos apenas os grupos hidrolticos ligados aos cidos graxos, resultando dos mesmos um mol de monoglicerdeo e 2 moles de cidos graxos. Os monoglicerdeos de com cidos graxos de cadeia curta e mdia sofrem isomerizao mais rpida do que os de cadeia longa. A absoro dos cidos graxos e monoglicerdeos consiste na incorporao das micelas, constitudas principalmente de cidos biliares e monoglicerdeos alm de outros lipdeos, como cidos graxos, colesterol e vitaminas lipossolveis.

CARACTERTISTICAS DA DIGESTO NO ID DE RUMINANTES Como em mdia 67% da matria seca digervel bem como cerca de 80% das ligaes glicosdicas dos polmeros de glicose so digeridos j nos pr estmagos, a digesto ps ruminal de pequeno significado. Uma proporo bastante grande da celulose digervel tambm degradada no compartimento rumino-reticular. Os compostos nitrogenados que chegam ao intestino com o quimo provenientes do abomaso consistem de protenas originrias das bactrias e protozorios do rmen e de protenas alimentares no digeridas. Cerca de 80 a 90% das protenas alimentares so digeridas j nos pr-estmagos. Os carboidratos encontrados no intestino delgado resultam dos compostos no degradadas provenientes do rmen e dos seus microorganismos.

CARACTERTISTICAS DA DIGESTO NO ID DE RUMINANTES


Os lipdeos encontrados no duodeno so provenientes das gorduras alimentares e dos cidos graxos cujas cadeias longas parcialmente hidrogenadas, e originrias das gorduras microbianas. Os cidos graxos so em grande parte ligados s fases das partculas do contedo intestinal; com isso, apesentam distribuio dispersa. As gorduras so hidrolisadas pela lipase pancretica. A absoro de cidos graxos de cadeia longa depende da incorporao dos mesmos aos agregados moleculares hidrossolveis (micelas). Como no so encontrados monoglicerdeos no contedo intestinal em conseqncia da degradao lipdica nos pr-estmagos, ocorre nos seus lugares nas micelas a lisolecitina que liberada com a bile originria da sua degradao a partir de cidos graxos pela lecitinase do suco pancretico. Das micelas, os cidos graxos so absorvidos pela mucosa intestinal e incorporados aos triglicerdeos dos quilomcrons. Ao contrrio do que acontece com animais monogstricos, a formao dos triglicerdeos ocorre nos ruminantes preferencialmente a partir do glicerofosfato.

INTESTINO GROSSO EM ANIMAIS RUMINANTES

O intestino grosso compreende o ceco, clon (ou colo) e reto. Existe grande variao entre as espcies animais em relao ao desenvolvimento anatmico e fisiolgico do intestino grosso. Fisiologicamente, os processos digestivos que ocorrem no intestino grosso so dependentes do seu desenvolvimento.
A funo principal do intestino grosso consiste na absoro de gua e eletrlitos. O suco entrico secretado pela mucosa (clulas de Goblet) do ceco e clon fludo, mucoso e desprovido de enzimas, fazendo com que o meio seja levemente alcalino (pH variando de 6,5 a 7,5) e anaerbico, favorecendo o desenvolvimento de uma flora bastante heterognea, dependendo do tipo de alimentao ingerida. A degradao da protena alimentar, de substncias proticas provenientes dos diferentes sucos digestivos e clulas descamadas pelas bactrias intestinais, resulta na produo final de aminocidos, cidos graxos volteis, indol, escatol, fenol, crisol, aminas e gases (cido sulfrico, amnia e hidrognio). O indol e o escatol resultante da ao bacteriana sobre o triptofano no intestino grosso so responsveis pelo odor caractersticos das fezes, mais acentuada nos animais carnvoros e onvoros que nos ruminantes. A estrutura da mucosa do intestino grosso no apresenta vilos ou vilosidades, como acontece no intestino delgado.

A funo homeosttica do intestino grosso envolvendo eletrlitos e fludo cria um ambiente para o desenvolvimento de microorganismos e um depsito temporrio para excreo, at sua eliminao. A grande variao na anatomia do intestino grosso parece no estar relacionado formao de fezes peletizadas em ovinos e caprinos. A indicao de uma funo do colo espiral na formao de peletes dada pelo tempo mdio de reteno (20 horas em ovinos e 8 horas em bovinos) devido a presena em ovinos e cabras do colo espiral de segmentao ou diviso do lmen no interior segmentado normalmente por contraes rtmicas uniformes. Estas contraes propulsionam as fezes a pequenas distncias e em ambas direes, ocorrendo a formao dos peletes".

Das könnte Ihnen auch gefallen