Sie sind auf Seite 1von 9

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.218.510 - SP (2010/0184661-7) RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI CEM ROBERTO AFONSO BARBOSA E OUTRO(S) ACBEM ROBERTO ELY HAMAL EMENTA

PROCESSUAL CIVIL. CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AO DE ALIMENTOS. CURSO SUPERIOR CONCLUDO. NECESSIDADE. REALIZAO DE PS-GRADUAO. POSSIBILIDADE. 1 O advento da maioridade no extingue, de forma automtica, o direito percepo de alimentos, mas esses deixam de ser devidos em face do Poder Familiar e passam a ter fundamento nas relaes de parentesco, em que se exige a prova da necessidade do alimentado. 2. presumvel, no entanto, presuno iuris tantum , a necessidade dos filhos de continuarem a receber alimentos aps a maioridade, quando frequentam curso universitrio ou tcnico, por fora do entendimento de que a obrigao parental de cuidar dos filhos inclui a outorga de adequada formao profissional. 3. Porm, o estmulo qualificao profissional dos filhos no pode ser imposto aos pais de forma perene, sob pena de subverter o instituto da obrigao alimentar oriunda das relaes de parentesco, que tem por objetivo, to s, preservar as condies mnimas de sobrevida do alimentado. 4. Em rigor, a formao profissional se completa com a graduao, que, de regra, permite ao bacharel o exerccio da profisso para a qual se graduou, independentemente de posterior especializao, podendo assim, em tese, prover o prprio sustento, circunstncia que afasta, por si s, a presuno iuris tantum de necessidade do filho estudante. 5. Persistem, a partir de ento, as relaes de parentesco, que ainda possibilitam a percepo de alimentos, tanto de descendentes quanto de ascendentes, porm desde que haja prova de efetiva necessidade do alimentado. 6. Recurso especial provido.

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas constantes dos autos, por unanimidade, dar provimento ao recurso especial, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Massami Uyeda, Sidnei Beneti, Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Villas Bas Cueva votaram com a Sra. Ministra Relatora. Braslia (DF), 27 de setembro de 2011(Data do Julgamento)

MINISTRA NANCY ANDRIGHI, Relatora

Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011

Pgina 1 de 9

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.218.510 - SP (2010/0184661-7) RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : CEM ROBERTO AFONSO BARBOSA E OUTRO(S) ACBEM ROBERTO ELY HAMAL

RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI RELATRIO

Cuida-se de recurso especial interposto por C.E.M., com fundamento no art. 105, III, a e c, da CF/88, contra acrdo proferido pelo TJ/SP. Ao: de alimentos ajuizada por A.C.B.E.M., em face do recorrente, sob a alegao de que, embora seja maior e tenha concludo curso superior, encontra-se cursando mestrado, fato que a impede de exercer atividade remunerada e, por conseguinte, arcar com suas despesas. Sentena: julgou improcedente o pedido. Acrdo: o TJ/SP deu provimento apelao interposta pela recorrida, nos termos da seguinte ementa:
Alimentos. Sentena que julgou a ao improcedente, para condenar o alimentante ao pagamento de 20% de seus vencimentos lquidos a ttulo de penso. Alegao do apelante sobre a capacidade do apelado em pagar a penso, e sua necessidade de receb-la a fim de concluir curso de mestrado. Penso fixada em obedincia ao binmio necessidade/possibilidade. Art. 1694 1 CC., mas com limite temporal. Recurso provido.

Recurso especial: alega violao dos arts. 1.694 e 1.695 do CC-02, alm de divergncia jurisprudencial. Afirma que a obrigao de sustentar a prole se encerra com a maioridade, estendendo-se, excepcionalmente, at a concluso do curso superior, no podendo subsistir a partir de ento, sob pena de servir (...) de incentivo acomodao e rejeio ao trabalho (fl. 244, e-STJ).
Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011 Pgina 2 de 9

Superior Tribunal de Justia


Contrarrazes: aduz a recorrida que os alimentos devidos entre parentes alcanam o necessrio educao, no importando o advento da maioridade, bastando comprovao de que o filho no consegue, por meios prprios, manter-se durante os estudos (fl. 257/264, e-STJ). Juzo prvio de admissibilidade: o TJ/SP negou seguimento ao recurso especial (fls. 266/267, e- STJ). Deciso: em deciso unipessoal, dei provimento ao agravo de instrumento e determinei a subida do recurso especial. Parecer do MPF: de lavra do Subprocuradora-Geral da Repblica Antnio Carlos Pessoa Lins, pelo provimento do recurso especial. (fl. 343/346, e-STJ). o relatrio.

Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011

Pgina 3 de 9

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.218.510 - SP (2010/0184661-7) RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI CEM ROBERTO AFONSO BARBOSA E OUTRO(S) ACBEM ROBERTO ELY HAMAL

RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI VOTO Cinge-se a controvrsia a analisar a deciso do Tribunal de origem que reformou a sentena para julgar procedente pedido de alimentos feito por estudante que cursa mestrado em universidade pblica em face de seu pai. De se ressaltar que o art. 1.694 do CC-02, apontado como violado no recurso especial, foi expressamente apreciado pelo Tribunal de origem, o que torna incua possvel discusso quanto ao prequestionamento dos demais dispositivos de lei, ou mesmo sobre a comprovao da divergncia jurisprudencial, j que a insurgncia recursal se resume a um nico ponto, abordado pelo referido texto de lei.

1. Da permanncia do dever dos pais de prestar alimentos aos filhos, em razo de estudos, aps o trmino da graduao. Durante a menoridade da prole o dever de sustento decorrente do Poder Familiar no se restringe sobrevivncia dos filhos, mas espraia seus efeitos sobre todos os aspectos da formao da criana e do adolescente, a inclusos, moradia, sade, educao e lazer. A cessao da menoridade tem como efeito reflexo o fim do Poder Familiar e, por conseguinte, o dever de sustento dos pais em relao sua prole, remanescendo, no entanto, pela redao do art. 1.694 do CC-02, a possibilidade
Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011 Pgina 4 de 9

Superior Tribunal de Justia


de os alimentos continuarem a ser prestados, agora em face do vnculo de parentesco. O substrato que d suporte a essa importante alterao nas relaes entre pais e filhos o trmino do processo de criao, a partir do qual se pressupe que o filho possa gerir sua vida sem o beneplcito dos pais. No entanto, por fora das condies socioeconmicas hoje existentes, ao menos um dos aspectos inerentes criao dos filhos no se exaure com a maioridade da prole, pois a crescente premncia por mo de obra qualificada, no mais das vezes, impe a continuidade dos estudos, mesmo aps os 18 anos de idade, em cursos de graduao ou tecnolgicos. A faceta incompleta na formao dos filhos educao fez consolidar a ideia de que, apesar dos alimentos devidos em razo do vnculo de parentesco necessitarem de prova da necessidade do alimentado, presumvel presuno iuris tantum , a necessidade dos filhos de receberem alimentos, aps a maioridade, quando frequentam curso universitrio ou tcnico, por fora do entendimento de que a obrigao parental de cuidar dos filhos inclui uma adequada formao profissional. Relevante citar o posicionamento de Rolf Madaleno quanto ao tema:
(...) subsiste a obrigao alimentar depois de alcanada a capacidade civil aos dezoito anos de idade, quando o crdito de alimentos destinado para a mantena de filho estudante, especialmente porque continua dependente de seus pais por cursar a universidade, mesmo que frequente algum estgio, pois sabido que os valores pagos aos estagirios so em carter simblico e raramente atingem quantias capazes de dispensar o prolongamento da indispensvel prestao alimentar (...). Madaleno, Rolf - in: Curso de Direito de Famlia, Rio de Janeiro: Forense, 2011, p. 902).

A necessidade presumida o suporte para a incidncia da obrigao alimentar nessa fase da vida dos filhos e, usualmente, a mera continuidade dos estudos ser suficiente para a prorrogao do dever de alimentar, sendo desnecessrio que o alimentado prove a sua necessidade.
Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011 Pgina 5 de 9

Superior Tribunal de Justia


O recorrente, apesar de admitir a continuidade da prestao alimentar aps a maioridade do filho para que esse conclua seus estudos, busca a fixao de marco temporal para a prorrogao dessa obrigao alimentar, ou, em outra vertente, para a subsistncia da presuno, iuris tantum, de necessidade do filho estudante. O reclamo tem como lastro a tese de que o processo de educao formal que habilita o filho a buscar colocao no mercado finda, in casu, com a concluso da graduao. Assim, desejando o filho continuar seus estudos aps o trmino da graduao, deve-se manter com uma colocao laboral que lhe permita frequentar um curso de ps-graduao lato ou strictu sensu .

A soluo dessa questo passa pela apreciao do requisito essencial para pedido de alimentos por vnculo de parentesco a existncia de necessidade do alimentado. importante se definir, no entanto, que a necessidade que informa o dever de prestar alimentos por vnculo de parentesco no deve ser extrada de simplista sinonmia do termo, mas sim de uma interpretao realizada sob o lume da efetiva necessidade do alimentado. A condicionante agregada se volta para a compreenso de que as relaes de parentesco, mormente as obrigaes pecunirias entre capazes, devem ser implementadas com cautela, para evitar o enriquecimento sem causa do alimentado ou a indevida sobrecarga do alimentante. A aplicao da expresso efetiva necessidade conspira contra aqueles que, mesmo sendo aptos ao trabalho, insistem em manter vnculo de subordinao financeira em relao ao alimentante. Porm, no desabriga os incapazes de suprirem suas necessidades, por moto-prprio. Sob esse enfoque, frivel o posicionamento adotado pelo Tribunal
Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011 Pgina 6 de 9

Superior Tribunal de Justia


de origem, ao afirma que:
(...)Nesse vrtice e contexto, apesar dos bons motivos e fundamentos da r. sentena, a resposta pretenso da filha deve ter outra resposta. No caso, a positiva isto porque completa sua formao profissional e, pelo que observa, havia alguma expectativa na preservao dessa assistncia paterna ao optar por buscar esse resultado. (fl. 234, e-STJ)

Em rigor, a formao profissional se completa com a graduao, que de regra permite ao bacharel o exerccio da profisso para a qual se graduou, independentemente de posterior especializao, podendo assim, em tese, prover o prprio sustento, circunstncia que afasta a presuno iuris tantum de necessidade do filho estudante. No se ignora que a ps-graduao lato ou stricto sensu agrega significativa capacidade tcnica queles que logram curs-la e, por conseguinte, aumenta a probabilidade de conseguirem melhor colocao profissional. Porm, essa correlao tende ao infinito: especializaes, mestrado, doutorado, ps-doutorado, MBA, proficincia em lngua estrangeira, todos, de alguma forma, aumentam a qualificao tcnica de seus alunos e a no delimitao de um marco qualquer, poderia levar a perenizao do pensionamento prestado. O estmulo qualificao profissional dos filhos no pode ser imposto aos pais de forma perene, sob pena de subverter o instituto da obrigao alimentar oriunda das relaes de parentesco, que tem por objetivo, to s, preservar as condies mnimas de sobrevida do alimentado, para torn-la eterno dever de sustento. A concreta capacidade de insero no mercado de trabalho no se coaduna com a presuno de efetiva necessidade, pois havendo aquela, o alimentado dever tentar colocao laboral e, apenas quando provado seu insucesso e a necessidade alimentar, buscar com lastro nesses elementos a
Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011 Pgina 7 de 9

Superior Tribunal de Justia


percepo de alimentos fundada no jus sanguinis . Os filhos civilmente capazes e graduados podem e devem gerir suas prprias vidas, inclusive buscando meios de manter sua prpria subsistncia e limitando seus sonhos a includos a ps-graduao ou qualquer outro aperfeioamento tcnico-educacional prpria capacidade financeira. Assim, deitando-se as mos sobre o princpio da razoabilidade e tendo em conta o momento socioeconmico do pas, possvel se depreender que a misso de criar os filhos se prorroga mesmo aps o trmino do Poder Familiar, porm finda com a concluso, pelo alimentado, de curso de graduao. A partir de ento, persistem as relaes de parentesco que ainda possibilitam a busca de alimentos, porm, com a prova de efetiva necessidade.

Forte nessas razes, DOU PROVIMENTO ao recurso especial para desonerar o recorrente da obrigao de prestar alimentos sua filha. nus sucumbenciais invertidos.

Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011

Pgina 8 de 9

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO TERCEIRA TURMA

Nmero Registro: 2010/0184661-7


Nmeros Origem: 4742008 PAUTA: 27/09/2011

PROCESSO ELETRNICO REsp 1.218.510 / SP

5620120080074986

5976384

994080635151 JULGADO: 27/09/2011 SEGREDO DE JUSTIA

Relatora Exma. Sra. Ministra NANCY ANDRIGHI Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro MASSAMI UYEDA Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. JUAREZ ESTEVAM XAVIER TAVARES Secretria Bela. MARIA AUXILIADORA RAMALHO DA ROCHA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : CEM ROBERTO AFONSO BARBOSA E OUTRO(S) ACBEM ROBERTO ELY HAMAL

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Famlia - Alimentos

CERTIDO Certifico que a egrgia TERCEIRA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por unanimidade, deu provimento ao recurso especial, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Massami Uyeda, Sidnei Beneti, Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Villas Bas Cueva votaram com a Sra. Ministra Relatora.

Documento: 1092822 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/10/2011

Pgina 9 de 9

Das könnte Ihnen auch gefallen