Sie sind auf Seite 1von 4

Sucesso Profissional

Todos ns queremos conhecer o segredo do sucesso profissional para as nossas vidas, alm do sucesso familiar e sucesso em todas as outras reas.

Mas ento qual o segredo para o sucesso profissional?

Existem algumas caractersticas que nos podem ajudar a alcanar o sucesso, mas a principal a aco. Sem aco, qualquer boa caracterstica que tenha no serve de muito.

Das seguintes caractersticas, consegue aprender algumas na escola, outras no emprego e outras ainda da experincia da vida.

Aqui ficam os segredos do sucesso profissional.

1. Falar bem em pblico


A capacidade de falar bem em pblico, seja para uma pessoa ou para centenas, uma das mais importantes que podemos aprender.

Quem domina a arte de falar em pblico, aparece aos olhos dos outros como uma pessoa confiante e mais atractiva, que todos gostam de acompanhar.

Com esta caracterstica, pode vender produtos ou servios, mas mais importante, vender ideias, defender pontos de vista e apresentar solues. Se quiser saber mais, veja como falar em pblico.

2. Escrever bem
Saber escrever bem oferece praticamente as mesmas vantagens de saber falar em pblico.

Consegue estruturar melhor as suas ideias e defender as suas opinies.

preciso dominar a gramtica da sua lngua e ter a capacidade de apresentar textos muito bem organizados e claros.

Os grandes gurus de uma determinada rea de negcio so pessoas que normalmente escrevem artigos para vrias publicaes e que tambm aparecem em conferncias.

3. Gesto Pessoal
Outro segredo do sucesso profissional a Gesto Pessoal. Para podermos agir corretamente, nas tarefas que criam mais valor, necessrio melhorar a nossa gesto pessoal. Organizao, produtividade, disciplina e Desenvolvimento Pessoal constante, so hbitos obrigatrios para quem quer ter sucesso profissional.

4. Redes de contactos
Ter uma rede de contactos til para angariar clientes e procurar emprego, mas muito mais importante para criar ideias e desenvolver produtos finais interessantes. As portas de fornecedores, clientes e parceiros abrem-se e gera-se uma corrente de valor para a inovao e criatividade.

5. Pensamento crtico
Existe hoje em dia muito mais informao a circular no Mundo do que existia em geraes passadas, o que torna impossvel o conhecimento de todas as reas. Por isso, a capacidade de filtrar a informao importante e relacion-la com a informao que j conhece, crucial para atingir o sucesso profissional e distinguir-se dos outros milhes de pessoas.

6. Capacidade de deciso
Como j vimos, agir a nica forma de fazer com que as coisas aconteam. Para podermos agir necessrio ter uma excelente capacidade de deciso baseada nos fatos que dispomos num determinado momento. No quer dizer que necessrio acertar sempre nas decises tomadas, mas ficarmos sem agir devido a uma anlise excessivamente demorada dos problemas bastante pior.

7. Matemtica
No preciso ser genial e dominar conceitos mais avanados, como derivadas e integrais, mas ser rpido a analisar dados na sua cabea, como juros compostos e conceitos estatsticos.

Aliar esta capacidade de anlise com a capacidade de decidir rapidamente, faro a diferena na sua carreira.

8. Capacidade de investigao
Como j vimos, a quantidade de informao existente numa qualquer rea demasiado grande para que uma pessoa saiba tudo sobre ela.

Hoje em dia, no se espera que saiba tudo, mas espera-se que consiga encontrar rapidamente uma resposta para os problemas. Para isso, temos de saber onde procurar:

Bibliotecas

Jornais

Internet

Ler mais eficazmente

Conhecer as pessoas que tm respostas

9. Saber relaxar
O Stress afecta a sua sade, pode at ser de forma fatal, mas afecta tambm a sua performance.

Quando estamos ansiosos, mais difcil pensar, tomar decises e socializar correctamente.

Trabalhar at cair para o lado para conseguir ser promovido ou acompanha o mercado, no sucesso profissional, apenas obsesso idiota.

Enfrentar os problemas da forma mais produtiva possvel e da forma que gera menos Stress, talvez o mais importante de tudo.

10. Contabilidade
O dinheiro um factor muito importante na nossa sociedade, porque permite muitos prazeres que seriam impossveis de outra forma.

Por isso, importante conhecer contabilidade mais simples, como finanas pessoais, para registar o que ganha e o que gasta.

tambm muito importante saber quanto vale o seu tempo profissional e quanto valem as tarefas que tem de cumprir, para escolher as que lhe tragam maiores benefcios pelo mesmo tempo de trabalho.

Estas so apenas dez caractersticas importantes. Haver mais algumas especficas para determinados objectivos e outras mais gerais para que tenha outros valores na vida para a palavra Sucesso.

Se conseguir melhorar em algumas, ou ainda melhor, em todas as caractersticas, tem quase a garantia que ser bem sucedido em qualquer rea, porque descobriu o segredo do sucesso profissional.

Das könnte Ihnen auch gefallen