Sie sind auf Seite 1von 7

2 Estgio Competncia Tributaria: o poder constitucionalmente atribudo de editar leis que instituam tributos.

s. Indelegabilidade Imprescritibilidade Facultativa (Lei de responsabilidade fiscal) 101/99 Irrenunciabilidade Competncia para legislar sobre direito tributrio. o poder constitucionalmente atribudo para editar leis que versem sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes. Trata-se de uma competncia genrica para traar regras sobre o exerccio do direito de tributar. A. Normas gerais Unio, estados e Distrito Federal, os estado e DF s podero editar normas gerais se no houver normas especificas criadas pela Unio. B. Normas especificas Estados e Distrito Federal. Teoria da Recepo as normas materialmente compatveis com a nova constituio seriam por esta recepcionada, passando a ter o mesmo status da espcie legislativa exigida pela nova carta para disciplinar a matria. Assim recepcionada uma lei ordinria que trata de uma matria cuja disciplina o novo ordenamento jurdico atribui a lei complementar, a lei ordinria no deixa de ser ordinria, mas passa a ter status de lei complementar. CTN 1996 lei ordinria. Tem status de lei complementar, s podendo ser alterada por lei complementar. FOI EDITADO COMO LEI ORDINARIA SENDO RECEPCIONADO COM FORA DE LEI COMPLEMENTAR. CF/ 67 traz lei complementar e recepciona o CTN como lei complementar. CF/88 mantm o status de lei complementar do CTN, o cdigo tributrio no se chamava cdigo, passou a se chamar com o decreto, no lei complementar foi constituio de 67 que a recepcionou e no a de 88. Compete unio editar normas gerais, os estados e o distrito federal exercero competncia legislativa plena para atender as suas peculiaridades, no caso se a unio vier a editar alguma lei que os estados j o fizeram as normas estaduais estaro suspensas no que forem contrarias a lei federal. Trata-se de uma mera suspenso e no revogao, a diferena importante, pois se a lei federal for revogada as leis estaduais imediatamente recuperam suas respectivas eficcias, no havendo em que se falar em Repristinao.

Competncia tributaria o poder constitucionalmente atribudo de editar leis que instituam tributos. O exerccio do poder atribudo uma faculdade, no uma imposio constitucional. Todos os tributos de entes federados devem ser efetivamente institudos e arrecadados. CF no cria tributos apenas outorga competncia para que os entes polticos o faam por meio de leis prprias. Indelegabilidade (art. 7, CTN) A competncia tributaria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributaria, conferida por uma pessoa jurdica de direito publico. Obs. Lei de responsabilidade fiscal se precisa de dinheiro e tiver competncia dever criar o tributo. A regra geral de competncia facultativa, porem a LRF no pode aplicar a facultatividade da competncia.

Capacidade ativa decorre da competncia tributaria - Sentido amplo: 1. Instituir s poder instituir ente federado previsto na CF. Indelegvel. 2. Arrecadar 3. Fiscalizar - DELEGAVEL.

4. Executar leis servios atos ou decises administrativas, relativas ao tributo. - Sentido estrito competncia tributaria indelegvel (art. 7 e 8, CTN) Obs. A capacidade ativa delegvel. Competncia tributaria privativa as competncias tributarias constitucionalmente deferidas a ente determinados sero privativas. Competncia tributaria comum em virtude de a competncia no ser privativamente deferida a ente estatal especifico, corriqueiro em sede doutrinaria denominar atribuio para instituir taxas e contribuies de melhorias de competncia tributaria comum. Competncia tributaria cumulativa Bis in idem duas vezes sobre a mesma coisa, quando o mesmo ente tributante edita lei diversas instituindo mltiplas exigncias tributarias decorrentes do mesmo fato gerador.

Bitributao ocorre quando entes tributantes diversos exigem do mesmo sujeito passivo tributos decorrentes do mesmo fato gerador. Princpios Tributrios Limitaes constitucionais ao poder de tributar Constituem clausulas ptrea no poder ser extinto, mas poder ser modificado desde que no diminua seu alcance. I. Principio da Legalidade somente por meio de lei, dever ser previsto em lei. Art. 5, II, CF, Art. 150, I, CF e 97 do CTN. Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer se no em virtude de lei. Como o tributo uma prestao pecuniria compulsria, obrigando ao pagamento independente do sujeito passivo, de modo que a carta magna probe os entes federados exigir ou aumentar tributos sem lei que estabelea, vale recordar que tributo matria instituda em lei. - Regra geral lei ordinria, quando no se h previso na constituio. - Lei complementar s poder ser instituda com previso expressa na constituio. a- Emprstimos compulsrios b- Impostos residuais c- Novas contribuies de custeio da seguridade. - Medida provisria, s poder instituir e majorar sobre impostos pode disciplinar sobre direito tributrio desde que no verse sobre lei complementar (Art. 62,2, CF). Excees ao principio da legalidade podendo ser disciplinada por meio de ato infralegal decreto presidencial por exemplo. 1 ato do poder executivo pode tratar alquotas (Arts. 153,1, CF, Art.177,4, CF, Art.155,4, CF) IOF, IPI, II, IE CIDE COMBUSTIVEIS ICMS COMBUSTIVEIS 2 A definio de data para o pagamento do tributo no depende de lei poder ser modificada pelo chefe do poder executivo. Atualizao de base de calculo no aumento desta mesma base de calculo. II. Principio da anterioridade os tributos no podero entrar no mesmo ano. Ex. 01.01.11, s poder ser cobrado em 01.01.12. Veda cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro sem que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. O principio existe para proteger o contribuinte, no impedindo, portanto a imediata aplicao das mudanas que diminuam a carga tributaria a que o contribuinte

esta sujeito ou que no tenham qualquer impacto sobre essa carga tributaria. Vale ressaltar que no se configura tributo a mera reduo ou extino de desconto legalmente previsto, no sendo, portanto caso de incidncia do principio da anterioridade. Excees

1 Tributo de cobrana imediata (Art. 150,1, CF) IOF, II, IE, emprstimo compulsrio (guerra ou calamidade) e imposto extraordinrio de guerra. 2 Restrito aos noventa dias ainda que no mesmo ano a obedincia de um prazo mnimo de noventa dias entre a data de publicao de uma lei que majorasse ou criasse tributo era aplicvel exclusivamente as contribuies para financiamento da seguridade social. IPI, contribuio previdenciria do art. 195, 6, CF. ICMS COMBUSTIVEIS CIDE - COMBUSTIVEIS devero ser colocados no mesmo exerccio financeiro devendo obedecer aos noventa dias. 3 Restrito apenas a anterioridade anual, Imposto de renda e alteraes na base de calculo do IPTU e IPVA.

III.

Principio da capacidade contributiva (art. 145, 1, CF) os tributos tem que ser graduados conforme a capacidade econmica co contribuinte. Assim quem ganha pouco inseto do imposto de renda porque o estado reconhece que praticamente todos os seus rendimentos esto comprometidos com suas necessidades bsicas. Quem tem rendimentos maiores contribuem na medida destes, pois tem capacidade contributiva para faz-lo.

- Decorre do principio da isonomia tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais na medida de suas desigualdades. - Sistema de alquotas progressivas expandem de acordo com a capacidade contributiva do contribuinte. (IR, ITR e IPTU pode ter alquotas progressivas diferena alquotas diferenciadas). IV. Principio da Irretroatividade (Art. 150, II, a, CF) vedado aos entres tributantes cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do inicio de sua vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado, a legislao tributaria aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes.

- Vale para presente e futuro Excees 1. Lei interpretativa serve apenas para interpretar outra lei. 2. Lei mais benfica em matria de infrao 3. Quando no houver transito em julgado. Ex. quando lei deixa de considerar ato como infracional. V. Principio da seletividade as alquotas do ICMS e IPI sero graduadas conforme a essencialidade do produto e servio. - ICMS FACULTADO - IPI OBRIGATORIO Principio da vedao do confisco (ARt. 150, IV, CF) o valor da multa no pode ultrapassar ao valor do prprio tributo, o tributo no pode ser usado para suprimir todos os bens do contribuinte ou inutilizar o exerccio da atividade econmica. Ao se utilizar o poder de tributar que a CF lhe confere, deve fazer de forma razovel e moderada, sem que a tributao tenha por efeito, impedir o exerccio de atividades licitas pelo contribuinte, dificultar o suprimento de suas necessidades bsicas ou comprometer seu direito a uma existncia digna. Deve ser feito configurando o montante de sua despesa para suportar e sofrer a incidncia de todos os tributos. VII. Principio da uniformidade geogrfica - Os impostos da unio tem que ter a mesma alquota em todo o territrio. Excees Art. 151, CF reas de incentivos fiscais. Ex. zona franca de Manaus. VIII. Principio da no limitao (circulao de pessoas e bens) tributo no pode ser usado para restringir a circulao de pessoas e bens no territrio nacional. Probe os entes federados a estabelecer limitaes de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo poder publico. O objetivo foi evitar que os entes polticos criassem tributos incidentes sobre passagens de bens pessoas em seu territrio. Exceo Art.150, V, CF (pedgio em vias conservadas pelo poder publico) o mais comum no Brasil o pedgio no tributo, quando a adm. Publica fornece concesso empresa privada, para cuidar da via com a conservao TARIFA. IX. Principio da no comutatividade VI.

Imunidades so limitaes constitucionais ao poder de tributar consistentes na delimitao da competncia tributaria

constitucionalmente conferida aos entes polticos. O que demonstra com preciso que as normas imunizantes so regras que atuam no mbito da delimitao de competncia e no no seu exerccio. sempre prevista na prpria constituio. Se impede a cobrana de tributo, limitando a competncia tributaria. Parmetros constitucionais para a concesso de imunidade A iseno (dispensa legal do pagamento do tributo, assim o ente poltico tem competncia para instituir o tributo e ao faz-lo opta por dispensar o pagamento em determinadas situaes) opera no mbito do exerccio da competncia enquanto a imunidade como visto, opera no mbito da prpria delimitao de competncia. Esta sempre prevista em lei. As imunidades tributarias em espcie sempre que a CF diretamente limita a competncia tributaria atribuda aos entes polticos, esta conferindo uma imunidade. A imunidade tributaria recproca trata-se de clausula ptrea por configurar importante regra protetiva do pacto federativo ao impedir a sujeio de um ente federativo ao poder de tributar do outro. Somente se aplica aos impostos, no impedindo a titulo de exemplo que um municpio institua taxa pela coleta domiciliar de lixo. Para gozar de imunidade as autarquias e fundaes precisam manter seu patrimnio, renda e servios vinculados a suas finalidades essenciais ou delas decorrentes, restrio esta no aplicvel aos entes polticos. A imunidade tributaria religiosa impede que o estado se utilize do poder de tributar como meio de embaraar o funcionamento das entidades religiosas. O STF entende que se um imvel que pertence a ente imune alugado, no deixa de esta vinculado as finalidades essenciais do ente, no perdendo a imunidade. Dessa forma se o no conseguir comprovar a vinculao passa a sujeitar a tributao como os demais contribuintes. No se aplica a imunidade religiosa aos cemitrios institudos por particularidades com manifesta finalidade lucrativa. A imunidade tributaria dos partidos polticos, sindicatos de trabalhadores e entidades educacionais e assistenciais sem fins lucrativos ao evitar que o estado use o poder de tributar como pretexto para subjugar partidos poltico cujas concepes contrariem aquelas adotadas por quem esteja no exerccio do poder. A imunidade tributaria cultural visa baratear o acesso a cultura e por facilitar a livre manifestao do pensamento, a liberdade a atividade intelectual, todos os direitos e garantias constitucionalmente protegidos, configura tambm clausula ptrea. Relao Jurdica Tributria 1. Obrigaes tributarias (Art. 144 CNT)

Hiptese de incidncia + fato gerador = obrigao tributaria. Subsuno tributaria. a. Obrigao tributaria principal a obrigao de pagar a multa tributaria foi tratada pelo CTN como obrigao tributaria principal. Ao afirmar que a obrigao tributaria tem por objeto pagar o tributo ou penalidade pecuniria acabou de definir que tal obrigao sempre de dar, jamais de fazer ou deixar de fazer algo. b. Obrigao acessria tem por objeto as prestaes positivas ou negativas previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao de tributos. Classificam-se estas em fazer ou deixar de fazer, as mesmas independem da existncia da principal, so criadas com o objetivo de facilitar o cumprimento da obrigao tributria principal, bem como de possibilitar a comprovao desse cumprimento (fiscalizao). 2. Sujeitos da obrigao tributaria a- Ativos entes federados (Unio, estados, distrito federal e municpios) a pessoa jurdica de direito publico titular de competncia para exigir o seu cumprimento, somente pessoas de direito publico podem figurar como sujeito ativo numa relao juridico-tributario. b- Passivo contribuintes aqueles que tem relao direta com o fato gerador. Ser a pessoa obrigada a prestaes de fazer ou deixar de fazer. 3. Capacidade tributaria a- Ativa pessoa jurdica de direito publico recebe para arrecadar e fiscalizar tributos. b- Passiva independe da capacidade civil (art.126, II, CTN). E a aptido para ser sujeito passivo da relao jurdico - tributaria. Obs. Cuidado com a sumula 396 do STJ confere capacidade efetiva pessoa jurdica de direito privado. 4. Solidariedade Art. 124, CTN. 5. Responsabilidade tributaria - Comodidade para o fisco 5.1 Por transferncia

Sucesso Solidariedade Terceiros 5.2 Por substituio

Das könnte Ihnen auch gefallen